Introdução à Programação do Algoritmo às Linguagens Atuais - Inclui Linguagens C, Java, PHP, ASP E

VITRINE Os TOP de vendas !!

Por: R$ 50,00

Preço a vista: R$ 50,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 50,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Introdução à Programação do Algoritmo às Linguagens Atuais - Inclui Linguagens C, Java, PHP, ASP E Objetct Pascal 2ª Edição Revisada e Ampliada

    Severino Paiva é professor e consultor das áreas de informática e educação, tendo especial interesse pela programação de computadores.


    Ao longo de sua carreira profissional, formou várias gerações de programadores, ministrando cursos em várias instituições de ensino.


    Toda essa experiência foi transformada em um livro destinado aqueles que se interessam pela arte e a técnica da programação de computadores.

    Neste livro, o leitor vai encontrar os atalhos para rapidamente programar um computador e desenvolver aplicações.

    Temas como técnicas de desenvolvimento de algoritmos, estruturas de dados, classificação, busca, recursividade e complexidade de algoritmos são abordados de uma forma didática, clara e objetiva. Cada capítulo contém vários exemplos, exercícios resolvidos e exercícios propostos de forma a facilitar o processo de aprendizagem.

    Contém questões recentes do ENADE, do POSCOMP da SBC e de concursos públicos na área de Informática.

    Com este livro, você só não aprenderá a programar se não quiser. Confira e comprove.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    AssuntosASP.NET
    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o Autor Severino Paiva
    Bacharel em Ciência da Computação - UFPB
    Especialista em Informática - UFCG
    Mestre em Informática - UFPB

    Principais Atividades Desenvolvidas

    • Contribuiu na elaboração dos Projetos pedagógicos dos seguintes cursos na área de informática na Paraíba:

    * Tecnólogo em Processamento de Dados - ASPER – João Pessoa – PB
    * Ciência da Computação – UNIPE - João Pessoa – PB
    * Tecnologia em Informática – CEFET - João Pessoa – PB
    * Ciência da Computação – FAC - Campina Grande – PB
    * Sistemas de Informação – FIP - Patos – PB
    * Ciência da Computação – ASPER - João Pessoa – PB
    * Análise de Sistemas – ASPER - João Pessoa – PB
    * Sistemas de Informação – FAP - João Pessoa – PB

    • Ex-professor de programação de Computadores do Colégio Oswaldo Pessoa
    • Ex-Programador da Cia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA
    • Ex-Instrutor de Informática do SENAC-PB
    • Ex-Professor de Informática do CEFET-PB
    • Consultor de Informática desde 1985
    • Ex-Diretor do Colégio Objetivo Padrão
    • Ex-Diretor das Faculdades ASPER
    • Criador do Projeto de Responsabilidade Social Capacitação Comunitária
    • Ex-Presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (2005-2006)
    • Ex-vereador da cidade de João Pessoa
    Informações Técnicas Sumário

    Capítulo 1 - Introdução - 1

    1.1 Conceito de Algoritmo - 2
    1.2 Por que Precisamos de Algoritmos? - 2
    1.3 Características Gerais de um Algoritmo - 3
    1.4 Formas de Representação de Algoritmos - 3
    1.4.1 Descrição Narrativa - 3
    1.4.2 Fluxograma - 4
    1.4.3 Linguagem Algorítmica - 6
    1.4.4 Diagrama de Chapin ou Diagrama Estruturado - 7
    1.5 Um Ambiente para Escrever Algoritmos - 7
    1.5.1 Funcionamento do nosso Computador - 9
    1.5.2 Resolvendo um Problema em Nosso Computador - 10
    1.6 Linguagem de Programação - 11
    1.6.1 Níveis de Linguagem de Programação - 11
    1.6.2 Diferença entre os Níveis de Linguagem - 11
    Exercícios Propostos - 13

    Capítulo 2 - Caracterizando a Linguagem Algorítmica - 17
    2.1 Comandos Básicos - 19
    2.1.1 Atribuição - 19
    2.1.2 Entrada de Dados - 19
    2.1.3 Comando de Saída - 20
    Exercícios Propostos - 21

    Capítulo 3 - Como Resolver Problemas - 25
    Exercícios Resolvidos - 25
    Resolução dos Problemas - 26
    3.1 Uma Metodologia para Resolver Problemas - 28
    3.2 Aplicação da Metodologia - 29
    Exercícios Resolvidos - 32
    Exercícios Propostos - 35

    Capítulo 4 - Convertendo os Algoritmos para Pascal e C - 41
    4.1 Comandos Básicos - 44
    4.1.1 Atribuição - 44
    4.1.2 Entrada de Dados - 45
    4.1.3 Comando de Saída - 46
    Exercícios Resolvidos - 47
    Exercícios Propostos - 48

    Capítulo 5 - Aprendendo a Decidir - 51
    5.1 Decisão ou Seleção - 51
    5.2 Comando Se - 51
    Exercícios Resolvidos - 53
    Exercícios Propostos - 54
    5.3 Comando Escolha - 56
    Exercícios Propostos - 58
    5.4 Usando Expressões mais Complexas - 58
    5.4.1 Aritméticos - 58
    5.4.2 Relacionais - 59
    5.4.3 Lógicos - 59
    5.5 Avaliação de Expressões - 60
    Exercícios Resolvidos - 60
    Exercícios Propostos - 63

    Capítulo 6 - Estruturas de Repetição - 73
    6.1 Introdução - 73
    6.2 Comando Para ou For - 74
    Exercícios Propostos - 79
    6.3 Comando Enquanto - 80
    6.4 Comando Repita/Até - 86
    Exercícios Propostos - 88

    Capítulo 7 - Vetores e Matrizes - 95
    7.1 Introdução - 95
    7.2 Matriz - 96
    7.2.1 Declaração de Matrizes - 98
    7.3 Vetor - 99
    7.3.1 Declaração de Vetores - 100
    Exercícios Resolvidos - 101
    Exercícios Propostos - 106

    Capítulo 8 - Utilizando Subprogramas - 113
    8.1 Introdução - 113
    8.2 Vantagens da Utilização de Subprogramas - 115
    8.3 Procedimento - 115
    8.3.1 Declaração de Procedimentos - 116
    8.3.2 Exemplo de Declaração de Procedimento: - 118
    8.4 Função - 118
    8.4.1 Declaração de Funções - 120
    8.4.2 Exemplo de Declaração de Função - 121
    Exercícios Resolvidos - 122
    8.5 Comparação entre Procedimentos e Funções - 123
    8.6 Passagem de Parâmetros - 124
    8.6.1 Passagem de Parâmetros por Valor - 125
    8.6.2 Passagem de Parâmetros por Referência - 125
    Exercícios Resolvidos - 126
    Exercícios Propostos - 128

    Capítulo 9 - Noções de Recursividade e Complexidade de Algoritmos - 135
    9.1 Recursividade - 135
    Exercícios Resolvidos - 137
    9.2 Complexidade de Algoritmos - 142
    Exercícios Resolvidos - 147
    Exercícios Propostos - 148

    Capítulo 10 - Classificação e Busca - 161
    10.1 Classificação - 161
    10.1.1 Método da Bolha (Bubble Sort) - 162
    10.1.2 Classificação por Seleção (Selection Sort) - 163
    10.1.3 Classificação por Inserção (Insertion Sort) - 164
    10.1.4 Comparação dos Métodos - 166
    10.1.5 Classificação por Ordenação rápida (Quick Sort) - 168
    10.1.6 Classificação por Heap Sort - 170
    10.2 Pesquisa ou Busca - 173
    10.2.1 Pesquisa Sequencial - 173
    10.2.2 Pesquisa Sequencial Ordenada - 174
    10.2.3 Pesquisa Binária - 175
    10.2.4 Pesquisa por Transformação de Chave (Hashing) - 175
    10.2.4.1 Fórmulas de calcular a função Hashing - 178
    10.2.5 Comparação dos Métodos de Busca Apresentados - 181
    Exercícios Propostos: - 182

    Capítulo 11 - Processamento de Cadeias - 193
    11.1 Introdução - 193
    11.2 Representação Interna de Cadeias - 194
    11.3 Operações sobre Cadeias - 194
    11.3.1 Comprimento de uma Cadeia (COMPR) - 194
    11.3.2 Concatenação (CONCAT) - 195
    11.3.3 Subcadeia ou Substring (SUBCAD) - 196
    11.3.4 Caracteres à Esquerda (ESQUERDA) - 196
    11.3.5 Caracteres à Direita (DIREITA) - 197
    11.3.6 Posição de uma Subcadeia Começando pela Esquerda (POS) - 198
    Exercícios Resolvidos - 198
    Exercícios Propostos - 202

    Capítulo 12 - Tratamento de Arquivos - 207
    12.1 Declaração de Arquivos - 208
    12.2 Utilização de Arquivos - 209
    12.2.1 Abrir Arquivo - 209
    12.2.2 Ler dados do Arquivo - 210
    12.2.3 Gravar dados no Arquivo - 211
    12.2.4 Testar se é Fim de Arquivo - 212
    12.2.5 Encerrar o Tratamento do Arquivo - 212
    Exercícios Resolvidos - 213

    Capítulo 13 - Tipos Abstratos de Dados - 227
    13.1 Listas - 227
    13.1.1 Representações de uma Lista - 228
    13.1.2 Operações sobre Listas - 229
    Exercícios Resolvidos - 229
    13.2 Listas Restritas - 232
    13.2.1 Pilha - 232
    Exercícios Resolvidos - 233
    13.2.2 Fila - 234
    Exercícios Resolvidos - 235
    Exercícios Propostos - 236

    Capítulo 14 - Programando com Estilo - 243
    14.1 Documentação Interna - 243
    14.1.1 Cabeçalho de Programa/Algoritmo - 243
    14.1.2 Documentação de Subprogramas - 244
    14.1.3 Separação/Identificação de Áreas Distintas do Programa - 244
    14.1.4 O Comentário Pode Trazer Problemas - 245
    14.1.5 Bons Nomes Normalmente são Sinônimos de Boa Documentação - 246
    14.1.6 Identar é uma Forma de Documentar - 246
    14.2 Programação Estruturada - 247
    14.2.1 Uso Exclusivo de 3 Estruturas Básicas de Controle de Fluxo - 247
    14.2.2 Não Utilização de Comandos de Desvio Incondicional - 247
    14.2.3 Desenvolvimento por Refinamentos Sucessivos - 248
    14.3 Modularidade - 248
    14.4 Inteligência nos Dados - 249
    14.5 Minimização das Áreas de Entrada/Saída - 252
    14.6 Único Ponto de Encerramento do Algoritmo/Programa - 253
    Exercícios Propostos - 253

    Capítulo 15 - Outras Linguagens de Programação - 255
    15.1 Noções de Programação Orientada a Objetos (POO): - 255
    15.2 – JAVA - 257
    15.2.1 - Palavras Reservadas em Java: - 260
    15.2.2 - Tipos de Dados Primitivos em Java: - 260
    Exercícios Resolvidos - 260
    15.3 – PHP - 262
    Exercícios Resolvidos - 264
    15.4 – ASP - 266
    Exercícios Propostos - 267
    Apêndice A - Glossário - 277
    Apêndice B - Sugestões de Projetos de Conclusão de Curso - 283
    Apêndice C - Respostas das Questões Objetivas Propostas - 287
    Bibliografia - 289

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:312
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:2ª Edição Revisada e Ampliada
    Ano:2015
    ISBN:9788539906352
    Encadernação:Brochura
    Autor:Severino Paiva
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!