E-BOOK Introdução à Programação do Algoritmo às Linguagens Atuais - - Inclui Linguagens C, Java, PHP, ASP E Objeto Pascal 2ª Edição Revisada e Ampliada (envio por e-mail)
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- DescriçãoE-BOOK Introdução à Programação do Algoritmo às Linguagens Atuais - Inclui Linguagens C, Java, PHP, ASP E Objeto Pascal 2ª Edição Revisada e Ampliada
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Descrição
Severino Paiva é professor e consultor das áreas de informática e educação, tendo especial interesse pela programação de computadores.
Ao longo de sua carreira profissional, formou várias gerações de programadores, ministrando cursos em várias instituições de ensino.
Toda essa experiência foi transformada em um livro destinado aqueles que se interessam pela arte e a técnica da programação de computadores.
Neste livro, o leitor vai encontrar os atalhos para rapidamente programar um computador e desenvolver aplicações.
Temas como técnicas de desenvolvimento de algoritmos, estruturas de dados, classificação, busca, recursividade e complexidade de algoritmos são abordados de uma forma didática, clara e objetiva. Cada capítulo contém vários exemplos, exercícios resolvidos e exercícios propostos de forma a facilitar o processo de aprendizagem.
Contém questões recentes do ENADE, do POSCOMP da SBC e de concursos públicos na área de Informática.
Com este livro, você só não aprenderá a programar se não quiser. Confira e comprove. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Assuntos ASP.NET Tipo de Livro Livro Digital / E-book Especificações
Sobre o Autor Severino Paiva
Bacharel em Ciência da Computação - UFPB
Especialista em Informática - UFCG
Mestre em Informática - UFPB
Principais Atividades Desenvolvidas
• Contribuiu na elaboração dos Projetos pedagógicos dos seguintes cursos na área de informática na Paraíba:
* Tecnólogo em Processamento de Dados - ASPER – João Pessoa – PB
* Ciência da Computação – UNIPE - João Pessoa – PB
* Tecnologia em Informática – CEFET - João Pessoa – PB
* Ciência da Computação – FAC - Campina Grande – PB
* Sistemas de Informação – FIP - Patos – PB
* Ciência da Computação – ASPER - João Pessoa – PB
* Análise de Sistemas – ASPER - João Pessoa – PB
* Sistemas de Informação – FAP - João Pessoa – PB
• Ex-professor de programação de Computadores do Colégio Oswaldo Pessoa
• Ex-Programador da Cia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA
• Ex-Instrutor de Informática do SENAC-PB
• Ex-Professor de Informática do CEFET-PB
• Consultor de Informática desde 1985
• Ex-Diretor do Colégio Objetivo Padrão
• Ex-Diretor das Faculdades ASPER
• Criador do Projeto de Responsabilidade Social Capacitação Comunitária
• Ex-Presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (2005-2006)
• Ex-vereador da cidade de João PessoaInformações Técnicas INSTRUÇÕES PARA BAIXAR E-BOOKS DA EDITORA CIÊNCIA MODERNA
Preparando seu PC (Mac ou Windows) para baixar seu E-Book.
Antes de fazer a compra de seu E-Book, baixe e instale e autentique o Adobe Digital Editions em seu computador, através do link:
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Sobre os Dispositivos de Leitura (e-Readers)
Nossos livros digitais (E-Books) podem ser baixados e abertos em todos os dispositivos de leitura, compatíveis com o Adobe Digital Editions. No mercado brasileiro, facilmente encontramos o Coo-ler da Gato Sabido e o Positivo Alfa. Uma lista complete poderá se encontrada no link:
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Transferência de Itens entre Computadores
Se você autorizou seu computador, o Adobe Digital Editions não "bloqueia" seus E-Books e outras publicações digitais desse computador – elas são atribuídas a você por meio de sua ID Adobe. Isso significa que você pode transferir itens da biblioteca para 6 (seis) computadores ou dispositivos móveis compatíveis (como um Sony® Reader).
Antes de poder transferir itens entre computadores, você deve autorizar os computadores com sua ID Adobe.
Observação: os marcadores não são copiados quando os itens são transferidos para outro computador.
Para transferir um item de biblioteca para outro computador autorizado:
1. No computador para o qual está transferindo, localize e abra a pasta My Digital Editions, que se encontra dentro da pasta Meus Documentos.
2. Selecione os arquivos EPUB ou PDF que correspondem aos títulos eBook que deseja transferir.
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Sistema Necessário para a Versão Windows do Adobe Digital Editions
Processador: Intel® Pentium® de 500MHz (ou mais rápido)
Sistema operacional:
o Windows 7
o Windows Vista
o Windows XP SP2 (ou superior)
o Microsoft Windows 2000 com Service Pack 4
Memória: 128 MB de RAM (mínimo)
Navegador:
o Internet Explorer 6 (ou superior)
o Firefox 2 (ou superior)
Software adicional: Adobe Flash Player 7 (ou superior)*
* Windows 7 e Windows Vista necessitam utilizar o Flash 9.0.28 ou superior.
Sistema Necessário para a Versão Apple Mac do Adobe Digital Editions
Para Mac família Intel® (Mais recentes)
o Mac OS X v10.4.11 (Tiger) ou mais novo.
o 128MB de RAM
o Qualquer processador da família Intel® para Mac é suportado
o Navegador Safari 4 ou Mozilla Firefox 3
Para Mac família PowerPC (Mais antigos)
o Mac OS X v10.4.11 (Tiger) ou mais novo
o 128MB de RAM
o Processador PowerPC® G4 ou G5 de 500Mhz
o Navegador Safari 4 ou Mozilla Firefox 3
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Sumário
Capítulo 1 - Introdução - 1
1.1 Conceito de Algoritmo - 2
1.2 Por que Precisamos de Algoritmos? - 2
1.3 Características Gerais de um Algoritmo - 3
1.4 Formas de Representação de Algoritmos - 3
1.4.1 Descrição Narrativa - 3
1.4.2 Fluxograma - 4
1.4.3 Linguagem Algorítmica - 6
1.4.4 Diagrama de Chapin ou Diagrama Estruturado - 7
1.5 Um Ambiente para Escrever Algoritmos - 7
1.5.1 Funcionamento do nosso Computador - 9
1.5.2 Resolvendo um Problema em Nosso Computador - 10
1.6 Linguagem de Programação - 11
1.6.1 Níveis de Linguagem de Programação - 11
1.6.2 Diferença entre os Níveis de Linguagem - 11
Exercícios Propostos - 13
Capítulo 2 - Caracterizando a Linguagem Algorítmica - 17
2.1 Comandos Básicos - 19
2.1.1 Atribuição - 19
2.1.2 Entrada de Dados - 19
2.1.3 Comando de Saída - 20
Exercícios Propostos - 21
Capítulo 3 - Como Resolver Problemas - 25
Exercícios Resolvidos - 25
Resolução dos Problemas - 26
3.1 Uma Metodologia para Resolver Problemas - 28
3.2 Aplicação da Metodologia - 29
Exercícios Resolvidos - 32
Exercícios Propostos - 35
Capítulo 4 - Convertendo os Algoritmos para Pascal e C - 41
4.1 Comandos Básicos - 44
4.1.1 Atribuição - 44
4.1.2 Entrada de Dados - 45
4.1.3 Comando de Saída - 46
Exercícios Resolvidos - 47
Exercícios Propostos - 48
Capítulo 5 - Aprendendo a Decidir - 51
5.1 Decisão ou Seleção - 51
5.2 Comando Se - 51
Exercícios Resolvidos - 53
Exercícios Propostos - 54
5.3 Comando Escolha - 56
Exercícios Propostos - 58
5.4 Usando Expressões mais Complexas - 58
5.4.1 Aritméticos - 58
5.4.2 Relacionais - 59
5.4.3 Lógicos - 59
5.5 Avaliação de Expressões - 60
Exercícios Resolvidos - 60
Exercícios Propostos - 63
Capítulo 6 - Estruturas de Repetição - 73
6.1 Introdução - 73
6.2 Comando Para ou For - 74
Exercícios Propostos - 79
6.3 Comando Enquanto - 80
6.4 Comando Repita/Até - 86
Exercícios Propostos - 88
Capítulo 7 - Vetores e Matrizes - 95
7.1 Introdução - 95
7.2 Matriz - 96
7.2.1 Declaração de Matrizes - 98
7.3 Vetor - 99
7.3.1 Declaração de Vetores - 100
Exercícios Resolvidos - 101
Exercícios Propostos - 106
Capítulo 8 - Utilizando Subprogramas - 113
8.1 Introdução - 113
8.2 Vantagens da Utilização de Subprogramas - 115
8.3 Procedimento - 115
8.3.1 Declaração de Procedimentos - 116
8.3.2 Exemplo de Declaração de Procedimento: - 118
8.4 Função - 118
8.4.1 Declaração de Funções - 120
8.4.2 Exemplo de Declaração de Função - 121
Exercícios Resolvidos - 122
8.5 Comparação entre Procedimentos e Funções - 123
8.6 Passagem de Parâmetros - 124
8.6.1 Passagem de Parâmetros por Valor - 125
8.6.2 Passagem de Parâmetros por Referência - 125
Exercícios Resolvidos - 126
Exercícios Propostos - 128
Capítulo 9 - Noções de Recursividade e Complexidade de Algoritmos - 135
9.1 Recursividade - 135
Exercícios Resolvidos - 137
9.2 Complexidade de Algoritmos - 142
Exercícios Resolvidos - 147
Exercícios Propostos - 148
Capítulo 10 - Classificação e Busca - 161
10.1 Classificação - 161
10.1.1 Método da Bolha (Bubble Sort) - 162
10.1.2 Classificação por Seleção (Selection Sort) - 163
10.1.3 Classificação por Inserção (Insertion Sort) - 164
10.1.4 Comparação dos Métodos - 166
10.1.5 Classificação por Ordenação rápida (Quick Sort) - 168
10.1.6 Classificação por Heap Sort - 170
10.2 Pesquisa ou Busca - 173
10.2.1 Pesquisa Sequencial - 173
10.2.2 Pesquisa Sequencial Ordenada - 174
10.2.3 Pesquisa Binária - 175
10.2.4 Pesquisa por Transformação de Chave (Hashing) - 175
10.2.4.1 Fórmulas de calcular a função Hashing - 178
10.2.5 Comparação dos Métodos de Busca Apresentados - 181
Exercícios Propostos: - 182
Capítulo 11 - Processamento de Cadeias - 193
11.1 Introdução - 193
11.2 Representação Interna de Cadeias - 194
11.3 Operações sobre Cadeias - 194
11.3.1 Comprimento de uma Cadeia (COMPR) - 194
11.3.2 Concatenação (CONCAT) - 195
11.3.3 Subcadeia ou Substring (SUBCAD) - 196
11.3.4 Caracteres à Esquerda (ESQUERDA) - 196
11.3.5 Caracteres à Direita (DIREITA) - 197
11.3.6 Posição de uma Subcadeia Começando pela Esquerda (POS) - 198
Exercícios Resolvidos - 198
Exercícios Propostos - 202
Capítulo 12 - Tratamento de Arquivos - 207
12.1 Declaração de Arquivos - 208
12.2 Utilização de Arquivos - 209
12.2.1 Abrir Arquivo - 209
12.2.2 Ler dados do Arquivo - 210
12.2.3 Gravar dados no Arquivo - 211
12.2.4 Testar se é Fim de Arquivo - 212
12.2.5 Encerrar o Tratamento do Arquivo - 212
Exercícios Resolvidos - 213
Capítulo 13 - Tipos Abstratos de Dados - 227
13.1 Listas - 227
13.1.1 Representações de uma Lista - 228
13.1.2 Operações sobre Listas - 229
Exercícios Resolvidos - 229
13.2 Listas Restritas - 232
13.2.1 Pilha - 232
Exercícios Resolvidos - 233
13.2.2 Fila - 234
Exercícios Resolvidos - 235
Exercícios Propostos - 236
Capítulo 14 - Programando com Estilo - 243
14.1 Documentação Interna - 243
14.1.1 Cabeçalho de Programa/Algoritmo - 243
14.1.2 Documentação de Subprogramas - 244
14.1.3 Separação/Identificação de Áreas Distintas do Programa - 244
14.1.4 O Comentário Pode Trazer Problemas - 245
14.1.5 Bons Nomes Normalmente são Sinônimos de Boa Documentação - 246
14.1.6 Identar é uma Forma de Documentar - 246
14.2 Programação Estruturada - 247
14.2.1 Uso Exclusivo de 3 Estruturas Básicas de Controle de Fluxo - 247
14.2.2 Não Utilização de Comandos de Desvio Incondicional - 247
14.2.3 Desenvolvimento por Refinamentos Sucessivos - 248
14.3 Modularidade - 248
14.4 Inteligência nos Dados - 249
14.5 Minimização das Áreas de Entrada/Saída - 252
14.6 Único Ponto de Encerramento do Algoritmo/Programa - 253
Exercícios Propostos - 253
Capítulo 15 - Outras Linguagens de Programação - 255
15.1 Noções de Programação Orientada a Objetos (POO): - 255
15.2 – JAVA - 257
15.2.1 - Palavras Reservadas em Java: - 260
15.2.2 - Tipos de Dados Primitivos em Java: - 260
Exercícios Resolvidos - 260
15.3 – PHP - 262
Exercícios Resolvidos - 264
15.4 – ASP - 266
Exercícios Propostos - 267
Apêndice A - Glossário - 277
Apêndice B - Sugestões de Projetos de Conclusão de Curso - 283
Apêndice C - Respostas das Questões Objetivas Propostas - 287
Bibliografia - 289Informações Técnicas
Nº de páginas: 312 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 2ª Edição Ano: 2015 ISBN: 9788539906703 Encadernação: Digital Autor: Severino Paiva - Informações