Java 8 - Ensino Didático - Desenvolvimento e Implementação de Aplicações

Java tem se desenvolvido muito nos últimos anos, fato que a tem colocado entre as linguagens de programação mais usadas. Milhares de empresas no Brasil e no Mundo têm se aprimorado e desenvolvido as mais diversas soluções. Isso tem ocasionado cada vez mais a procura por profissionais qualificados e certificados em Java. Adquirir conhecimentos sobre a orientação a objetos, juntamente com a linguagem Java, se faz necessário a qualquer profissional da área de computação.

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  • Descrição
    Java 8 - Ensino Didático - Desenvolvimento E Implementação De Aplicações

    Java tem se desenvolvido muito nos últimos anos, fato que a tem colocado entre as linguagens de programação mais usadas. Milhares de empresas no Brasil e no Mundo têm se aprimorado e desenvolvido as mais diversas soluções. Isso tem ocasionado cada vez mais a procura por profissionais qualificados e certificados em Java. Adquirir conhecimentos sobre a orientação a objetos, juntamente com a linguagem Java, se faz necessário a qualquer profissional da área de computação.


    Este livro explora as funcionalidades básicas disponíveis no Java 8, fornecendo conhecimento inicial para a elaboração e desenvolvimento de aplicações em Java, apresentando os aspectos fundamentais sobre a orientação a objetos, a criação da interface do usuário, aplicações com arquitetura do tipo cliente/servidor hospedadas na Internet, acesso à banco de dados com MySQL e geração de gráficos. Aborda a estrutura básica da linguagem e seus pacotes fundamentais. Possui também exercícios ao final de cada capítulo para fixação do aprendizado, além de outros materiais de apoio.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o Autor SÉRGIO FURGERI

    Iniciou sua carreira em 1983, quando começou a programar na linguagem Basic, e desde então vem se aperfeiçoando na área, mais especificamenteem tecnologias voltadas à programação de computadores. É Mestre em Gerenciamento de Sistemas de Informação e em Ciência da Informação pela PUC-Campinas e doutorando em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC-SP).Atuou vários anos como analista de sistemas, desenvolvendo softwares comerciais em várias linguagens de programação, e como coordenador do curso técnico em Informática. Atua também há muitos anos como professor de ensino técnico e superior em várias disciplinas da área de informática, principalmente em tecnologias voltadas à Internet. Atualmente é professor pleno da Fatec Indaiatuba e coordenadordo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de revisor de materiais técnicos da área de computação e autor de material instrucional para cursos de Ensino a Distância (EaD). É autor de diversos artigos publicados em meios de comunicação da área e de mais de 10 livros lançados pela Editora Érica.

    GUNTER DURIG
    Informações Técnicas Sumário

    Capítulo 1 – Java 8 – Linguagem e Plataforma


    1.1 Breve histórico da linguagem Java

    1.2 A linguagem Java

    1.3 As características da linguagem Java

    1.4 Criação de programas em Java

    1.5 A plataforma Java

    1.6 Ambiente de desenvolvimento

    1.6.1 Instalação do Java

    1.7 Primeiro contato com Java

    1.7.1 Java com a IDE NetBeans

    1.7.2 Java com a IDE Eclipse



    Capítulo 2 – Aspectos Fundamentais de Java

    2.1 Tipos de dados

    2.2 Definição de variáveis e constantes

    2.2.1 Declaração de variáveis

    2.2.2 Declaração de constantes

    2.3 Comentários

    2.4 Operadores

    2.4.1 Operadores aritméticos

    2.4.2 Operadores relacionais

    2.4.3 Operadores lógicos

    2.4.4 Sequências de escape

    2.5 Conversão de tipos

    2.6 Entrada de dados pelo teclado

    2.6.1 Uso da classe DataInputStream

    2.6.2 Uso da classe BufferedReader

    2.6.3 Uso da classe Scanner

    2.7 Caixa de diálogo para a entrada de dados



    Capítulo 3 – Estruturas Condicionais, de Exceção e Repetição

    3.1 Estruturas condicionais

    3.1.1 A estrutura if-else

    3.1.2 Estrutura if resumido

    3.1.3 A estrutura switch-case

    3.2 Exceções em Java3.2.1 Unchecked Exception

    3.2.2 Checked Exception

    3.2.3 Uso da estrutura try-catch-finally

    3.2.4 Uso da cláusula throws

    3.2.5 Uso da instrução throw

    3.2.6 Uso de getMessage e printStackTrace

    3.3 Laços de repetição

    3.3.1 Uso do laço for

    3.3.2 Uso do laço while



    Capítulo 4 – Operações Matemáticas e de String

    4.1 Operações matemáticas

    4.1.1 Método ceil

    4.1.2 Método floor

    4.1.3 Métodos round, max, min, sqrt, pow e abs

    4.1.4 Método random

    4.1.5 Formatação com a classe DecimalFormat

    4.1.6 Internacionalização com a classe Locale

    4.2 Operações com Strings

    4.2.1 Método length

    4.2.2 Método charAt

    4.2.3 Métodos toUpperCase e toLowerCase

    4.2.4 Método

    4.2.5 Método trim

    4.2.6 Método replace

    4.2.7 Método valueOf

    4.2.8 Método indexOf



    Capítulo 5 – Utilização de Arrays

    5.1 Definição

    5.2 Arrays unidimensionais

    5.3 Arrays bidimensionais

    5.4 Busca em arrays



    Capítulo 6 – Criação de Métodos em Java

    6.1 Métodos sem retorno

    6.2 Métodos com retorno de valores

    6.3 Recursividade

    6.4 Sobrecarga

    6.5 Acesso a métodos de outras classes

    6.6 Métodos que manipulam Arrays



    Capítulo 7 – Orientação a Objetos

    7.1 Definições sobre objetos

    7.2 Classes e a UML

    7.3 Utilização de objetos da classe

    7.4 Escopo de classe e escopo de instância

    7.5 Mensagens

    7.6 Encapsulamento

    7.7 Uso da palavra reservada this

    7.8 Construtores

    7.9 Destrutores

    7.10 Definição de pacotes

    7.10.1 Criação de pacotes

    7.10.2 Uso da diretiva import

    7.11 Herança

    7.12 Polimorfismo

    7.13 Gravação e leitura de objetos

    7.14 Classes abstratas e concretas

    7.15 Interfaces



    Capítulo 8 – Interfaces Gráficas com Swing

    8.1 Criação de frames

    8.1.1 Classe JLabel

    8.1.2 Classe JTextField

    8.1.3 Classe JPasswordField

    8.1.4 Classe JButton

    8.1.5 O frame Login

    8.2 Inclusão de menus

    8.2.1 Barras de menus

    8.3 Inclusão de painéis e botões

    8.4 Inclusão de caixas de opção

    8.5 Inclusão dos botões de rádio

    8.6 Mais sobre Labels

    8.7 Inclusão de listas de seleção

    8.8 Inclusão do JComboBox

    8.9 Inclusão de áreas de texto

    8.10 Inclusão de caixas de diálogo

    8.10.1 O método showMessageDialog

    8.10.2 O método showConfirmDialog

    8.10.3 O método showOptionDialog

    8.11 Inclusão de barras de rolagem

    8.12 Inclusão de barras de progresso

    8.13 Gerenciadores de layout

    8.13.1 FlowLayout

    8.13.2 GridLayout

    8.13.3 BorderLayout

    8.14 Inclusão de abas

    8.15 Inclusão de frames internos

    8.16 Inclusão de grades

    8.17 Inclusão de máscaras



    Capítulo 9 – Controle de Eventos

    9.1 Definição

    9.2 Classes receptoras de evento

    9.3 Métodos para manipulação de eventos



    Capítulo 10 – Manipulação de Data e Hora

    10.1 Uso da classe Date

    10.2 Uso da classe DateFormat

    10.3 Uso da classe SimpleDateFormat

    10.4 Uso da classe Calendar

    10.5 Cálculos com data

    10.6 Novidades do Java 8



    Capítulo 11 – Diretórios e Arquivos

    11.1 Definição

    11.2 Criação de diretórios

    11.3 Consulta em diretórios

    11.4 Exclusão de diretórios

    11.5 Leitura e gravação



    Capítulo 12 – Manipulação de Banco de Dados com Java

    12.1 Definição

    12.2 A criação do banco de dados

    12.3 A definição do driver para conexão

    12.4 A criação da aplicação em Java

    12.4.1 A conexão com o banco de dados

    12.4.2 A consulta ao banco de dados por meio da linguagem SQL

    12.4.3 Criação de uma classe genérica para conexão ao banco

    12.4.4 Outros exemplos de instruções em SQL

    12.5 Movimentação em registros e recuperação de conteúdo

    12.5.1 Criação de uma aplicação para navegação em registros

    12.6 A criação de uma aplicação de cadastro



    Capítulo 13 – JSP - Java Server Pages

    13.1 Introdução ao JSP

    13.2 Instalação do Tomcat

    13.2.1 O Tomcat como um processo independente

    13.2.2 Integrando o Tomcat ao NetBeans

    13.3 Exemplos com JSP

    13.3.1 Exemplos de aplicações JSP

    13.4 Aplicação cliente servidor

    13.4.1 Aplicação cliente

    13.4.2 Aplicação servidora

    13.5 Uso de classes em páginas JSP


    Capítulo 14 – Criação de Servlets

    14.1 Definição

    14.2 Servlets e JSP

    14.3 Criação de Servlets

    14.4 Cadastro de filmes com Servlets

    14.5 Publicar uma aplicação na Web



    Bibliografia



    Apêndice A – NetBeans e MySQL

    A.1 Download e instalação do NetBeans

    A.2 Download e instalação do MySQL

    A.3 A criação do banco de dados

    A.3.1 Por meio do prompt de comando

    A.3.2 Por meio do NetBeans

    A.4 A criação de um projeto

    A.5 Adição dos arquivos ao projeto



    Apêndice B – Eclipse, TomCat e MySQL

    B.1 Download e instalação do Eclipse

    B.2 A criação do banco de dados

    B.3 A criação de um projeto

    B.4 Adição dos arquivos ao projeto

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:320
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Érica / Saraiva
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2015
    ISBN:9788536513041
    Encadernação:Brochura
    Autor:Sérgio Furgeri ,Gunter Durig
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

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