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- DescriçãoJava Guia do Programador - 3ª Edição - Atualizado para Java 8
Desenvolva aplicações usando o Java 8!
Explore todas as vantagens da programação orientada a objetos por meio da elegante sintaxe Java. Aprenda a usar sobrecarga, herança, classes abstratas, polimorfismo, interfaces, genéricos e expressões lambda.
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Java – Guia do Programador abrange o conteúdo essencial para as certificações Oracle Certified Associate e Oracle Certified Professional para Java SE 5, SE 6, SE 7 e SE 8.
Este livro contém quase 300 exemplos completos, comentados em detalhe, muitos fragmentos de código prontos para uso, além de diagramas, telas e dezenas de resumos da API Java. Inclui também mais de 120 exercícios de revisão.
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Principais tópicos abordados:
-Sintaxe Java
-Orientação a objetos
-Sobrecarga e sobreposição
-Herança e polimorfismo
-Classes abstratas
-Interfaces
-Expressões lambda
-Referências para métodos
-Genéricos
-Componentes Swing
-Coleções
-Threads
-Arquivos e streams
-JDBC
-Sockets e datagramas - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Peter Jandl Jr.
Peter Jandl Junior é engenheiro eletricista formado pela Unicamp. Concluiu seu mestrado em educação, na área de metodologia do ensino superior, na Universidade São Francisco. Também é especialista em engenharia da computação pela Unicamp e SJCP (Sun Java Certified Programmer). Autor de livros sobre Java e C++, já trabalhou em várias empresas, entre elas, IBM e Promon, lecionando há mais de 25 anos em instituições de ensino superior e escolas técnicas. Atualmente é coordenador e docente dos cursos de graduação em Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Padre Anchieta; coordenador da pós-graduação lato sensu em Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas do SENAC; e também docente da FATEC de Jundiaí.Informações Técnicas Sumário
Agradecimentos............................................................................................11
Sobre o autor ................................................................................................12
Prefácio ........................................................................................................13
Capítulo 1 ¦ Introdução .................................................................................17
1.1 A Linguagem Java ..................................................................................... 17
1.2 Breve histórico ......................................................................................... 17
1.3 Características principais..........................................................................20
1.4 Ambiente Java .......................................................................................... 21
1.5 Recursos necessários.................................................................................22
1.6 Exercícios de revisão.................................................................................23
Capítulo 2 ¦ Sintaxe Java...............................................................................24
2.1 Programa mínimo ....................................................................................24
2.2 Uso de maiúsculas e minúsculas...............................................................25
2.3 Comentários............................................................................................25
2.4 Compilação e execução.............................................................................26
2.5 Tipos de dados primitivos.........................................................................29
2.6 Variáveis ..................................................................................................33
2.7 Entrada e saída básicas.............................................................................37
2.8 Operadores e expressões...........................................................................40
2.9 Estruturas de controle ..............................................................................50
2.10 Arranjos e matrizes.................................................................................73
2.11 Argumentos da linha de comando............................................................80
2.12 Especificadores e modificadores especiais ................................................82
2.13 Anotações...............................................................................................83
2.14 Exercícios de revisão ...............................................................................85
8 Java ¦ Guia do Programador ¦ 3ª Edição
Capítulo 3 ¦ Orientação a objetos...................................................................87
3.1 Classes, objetos e instanciação...................................................................87
3.2 Exceções.................................................................................................115
3.3 Criação de pacotes.................................................................................. 123
3.4 Herança ................................................................................................. 128
3.5 Classes abstratas.................................................................................... 135
3.6 Interfaces ............................................................................................... 139
3.7 Polimorfismo ......................................................................................... 148
3.8 Classes aninhadas, internas e anônimas .................................................. 152
3.9 Classes wrapper ..................................................................................... 155
3.10 Enumerações........................................................................................ 163
3.11 Genéricos.............................................................................................. 165
3.12 Expressões lambda................................................................................ 177
3.13 Referências para métodos ...................................................................... 188
3.14 Exercícios de revisão.............................................................................. 195
Capítulo 4 ¦ Construção de aplicativos GUI com Swing ..................................199
4.1 Componentes......................................................................................... 199
4.2 Construindo uma aplicação gráfica.........................................................205
4.3 Gerenciadores de layout ......................................................................... 213
4.4 Modelo de eventos .................................................................................225
4.5 Eventos típicos do Swing ........................................................................229
4.6 Classes auxiliares................................................................................... 232
4.7 Exercícios de revisão...............................................................................238
Capítulo 5 ¦ Aplicação de componentes Swing .............................................239
5.1 Hierarquia dos componentes Swing......................................................... 239
5.2 Janelas....................................................................................................241
5.3 Rótulos de texto ..................................................................................... 249
5.4 Botões.................................................................................................... 252
5.5 Componentes de texto............................................................................ 259
5.6 Containers auxiliares.............................................................................. 267
5.7 Listas.....................................................................................................278
5.8 Menus ...................................................................................................286
5.9 Diálogos especializados ..........................................................................295
5.10 Outros componentes Swing ...................................................................306
5.11 Exercícios de revisão...............................................................................315
Sumário 9
Capítulo 6 ¦ Coleções...................................................................................319
6.1 Interfaces principais.................................................................................319
6.2 Coleções ordenadas................................................................................338
6.3 Implementações parciais......................................................................... 354
6.4 Implementações concretas......................................................................366
6.5 Implementações legadas.........................................................................400
6.6 Implementações auxiliares......................................................................407
6.7 Streams...................................................................................................417
6.8 Exercícios de revisão............................................................................... 437
Capítulo 7 ¦ Threads....................................................................................439
7.1 Definição................................................................................................ 439
7.2 A classe Thread ...................................................................................... 441
7.3 A interface Runnable ..............................................................................450
7.4 Ciclo de vida das threads ........................................................................454
7.5 Prioridades ............................................................................................ 455
7.6 Sincronização de threads......................................................................... 459
7.7 Grupos de threads..................................................................................466
7.8 Modos de operação ................................................................................ 473
7.9 Exercícios de revisão............................................................................... 476
Capítulo 8 ¦ Streams ...................................................................................478
8.1 Streams no Java....................................................................................... 479
8.2 Streams para entrada de dados ...............................................................480
8.3 Streams para saída de dados ...................................................................494
8.4 Acesso aleatório......................................................................................505
8.5 Informações sobre arquivos e diretórios ...................................................510
8.6 Serialização de objetos.............................................................................517
8.7 Exercícios de revisão............................................................................... 523
Capítulo 9 ¦ JDBC.........................................................................................525
9.1 Arquitetura............................................................................................. 525
9.2 SQL: uma introdução............................................................................. 529
9.3 Classe DriverManager e URLs JDBC.......................................................536
9.4 Princípios das aplicações JDBC............................................................... 539
9.5 Apresentação de dados em tabelas........................................................... 572
9.6 Uso de bancos de dados via ODBC .........................................................589
9.7 Exercícios de revisão................................................................................591
10 Java ¦ Guia do Programador ¦ 3ª Edição
Capítulo 10 ¦ Comunicação com Sockets e Datagramas.................................594
10.1 Modelo de referência TCP/IP .................................................................594
10.2 Sockets.................................................................................................600
10.3 Datagramas.......................................................................................... 627
10.4 URLs ...................................................................................................646
10.5 Exercícios de revisão .............................................................................658
Apêndice A ¦ Eclipse....................................................................................660
A.1 Instalação..............................................................................................660
A.2 Organização.......................................................................................... 661
A.3 Iniciando o Eclipse ................................................................................662
A.4 Seleção de perspectiva............................................................................663
A.5 Criação de projetos Java ........................................................................664
A.6 Criação de pacotes e classes ...................................................................665
A.7 Edição de código ...................................................................................667
A.8 Execução de programas.........................................................................668
A.9 Geração automática de código ............................................................... 672
Apêndice B ¦ Apache Derby..........................................................................675
B.1 Instalação............................................................................................... 675
B.2 Modos de operação................................................................................ 676
B.3 Conexão................................................................................................ 676
B.4 Criação de bancos de dados ...................................................................677
B.5 Criação de bancos de dados de teste ....................................................... 679
Referências bibliográficas............................................................................680
Índice remissivo ..........................................................................................684Informações Técnicas
Nº de páginas: 704 Origem: Nacional Editora: Editora Novatec Idioma: Português Edição: 3ª Edição Revisada e Ampliada Ano: 2015 ISBN: 9788575224441 Encadernação: Brochura Autor: Peter Jandl Jr. - Informações