Lógica de Programação e Algoritmos com JavaScript: Uma introdução à programação de computadores com exemplos e exercícios para iniciantes

Os conteúdos abordados em Lógica de Programação e Algoritmos são fundamentais a todos aqueles que desejam ingressar no universo da Programação de Computadores. Esses conteúdos, no geral, impõem algumas dificuldades aos iniciantes. Neste livro, o autor utiliza sua experiência de mais de 15 anos em lecionar a disciplina de Algoritmos em cursos de graduação, para trabalhar o assunto passo a passo. Cada capítulo foi cuidadosamente planejado a fim de evitar a sobrecarga de informações ao leitor, com exemplos e exercícios de fixação para cada assunto.

VITRINE Os TOP de vendas !!

+-

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Lógica de Programação e Algoritmos com JavaScript: Uma introdução à programação de computadores com exemplos e exercícios para iniciantes

    Os conteúdos abordados em Lógica de Programação e Algoritmos são fundamentais a todos aqueles que desejam ingressar no universo da Programação de Computadores. Esses conteúdos, no geral, impõem algumas dificuldades aos iniciantes. Neste livro, o autor utiliza sua experiência de mais de 15 anos em lecionar a disciplina de Algoritmos em cursos de graduação, para trabalhar o assunto passo a passo. Cada capítulo foi cuidadosamente planejado a fim de evitar a sobrecarga de informações ao leitor, com exemplos e exercícios de fixação para cada assunto.

    Os exemplos e exercícios são desenvolvidos em JavaScript, linguagem amplamente utilizada no desenvolvimento de páginas para a internet. Rodar os programas JavaScript não exige nenhum software adicional; é preciso apenas abrir a página em seu navegador favorito.

    Como o aprendizado de Algoritmos ocorre a partir do estudo das técnicas de programação e da prática de exercícios, este livro pretende ser uma importante fonte de conhecimentos para você ingressar nessa fascinante área da programação de computadores.

    Assuntos abordados no livro:

    Fundamentos de Lógica de Programação
    Programas de entrada, processamento e saída
    Integração do código JavaScript com as páginas HTML
    Estruturas condicionais e de repetição
    Depuração de Programas JavaScript
    Manipulação de listas de dados (vetores)
    Operações sobre cadeias de caracteres (strings) e datas
    Eventos JavaScript e funções com passagem de parâmetros
    Persistência dos dados de um programa com localStorage
    Inserção de elementos HTML via JavaScript com referência a DOM
    No capítulo final, um jogo em JavaScript e novos exemplos que exploram os recursos discutidos ao longo do livro são apresentados com comentários e dicas, a fim de incentivar o leitor a prosseguir nos estudos sobre programação.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorEdécio Fernando Iepsen

    Edécio Fernando Iepsen atua como professor da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. É graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UCPel), e possui Mestrado em Ciência da Computação (UCPel) e Doutorado em Informática na Educação (UFRGS). Sua tese de Doutorado abordou o ensino de Algoritmos apoiado por técnicas de Computação Afetiva. Além disso, possui experiência no ensino de Algoritmos e Linguagens de Programação.
    Informações TécnicasSumário

    Agradecimentos.....................................................................................................................11
    Sobre o autor .........................................................................................................................12
    Prefácio .................................................................................................................................13

    Capítulo 1 ¦ Introdução ..........................................................................................................15
    1.1 Lógica de programação..........................................................................17
    1.1.1 Compreender o que é pedido ..........................................................17
    1.1.2 Realizar deduções na construção do programa............................... 18
    1.1.3 Enumerar as etapas a serem realizadas........................................... 19
    1.1.4 Analisar outras possibilidades de solução ....................................... 19
    1.1.5 Ensinar ao computador uma solução.............................................. 20
    1.1.6 Pensar em todos os detalhes........................................................... 20
    1.2 Entrada, processamento e saída ............................................................ 22
    1.3 JavaScript............................................................................................. 23
    1.4 Editores de código JavaScript ................................................................ 26
    1.5 Saída de dados com alert().................................................................... 30
    1.6 Variáveis e constantes........................................................................... 33
    1.7 Entrada de dados com prompt()............................................................ 34
    1.8 Comentários ........................................................................................ 36
    1.9 Tipos de dados e conversões de tipos..................................................... 37
    1.10 Exemplos de entrada, processamento e saída ....................................... 39
    1.11 Exercícios........................................................................................... 44
    1.12 Considerações finais do capítulo ......................................................... 45

    Capítulo 2 ¦ Integração com HTML..........................................................................................47
    2.1 Estrutura básica de um documento HTML ........................................... 48
    2.2 Cabeçalhos, parágrafos e campos de formulário.................................... 49
    2.3 Introdução a eventos e funções............................................................. 51
    2.4 Método getElementById() .................................................................... 52
    2.5 Propriedades textContent, innerHTML e value ..................................... 53
    8 Lógica de Programação e Algoritmos com JavaScript
    2.6 Formas de adicionar JavaScript ao HTML............................................. 54
    2.6.1 Uso de rotinas de tratamento de eventos HTML ............................ 54
    2.6.2 Uso de rotinas de tratamento de eventos DOM .............................. 55
    2.6.3 Uso dos listeners (ouvintes) de eventos .......................................... 55
    2.7 Nomenclatura e escopo das variáveis .................................................... 58
    2.8 Operadores aritméticos e funções matemáticas ..................................... 59
    2.9 Exemplos de programas JavaScript integrados com HTML.................... 62
    2.10 Exercícios........................................................................................... 69
    2.11 Considerações finais do capítulo ......................................................... 71

    Capítulo 3 ¦ Condições............................................................................................................73
    3.1 If... else .................................................................................................74
    3.2 Operadores relacionais ......................................................................... 75
    3.3 Operadores lógicos............................................................................... 79
    3.4 Switch... Case ....................................................................................... 87
    3.5 Operador ternário ................................................................................ 88
    3.6 Exemplos............................................................................................. 89
    3.7 Exercícios............................................................................................. 97
    3.8 Considerações finais do capítulo........................................................... 99

    Capítulo 4 ¦ Repetições........................................................................................................101
    4.1 Repetição com variável de controle: laços for ........................................102
    4.2 Repetição com teste no início: laços while ............................................111
    4.3 Repetição com teste no final: laços do.. while .......................................112
    4.4 Interrupções nos laços (break e continue).............................................114
    4.5 Contadores e acumuladores.................................................................116
    4.6 Depurar programas (detectar erros)..................................................... 122
    4.7 Exercícios ...........................................................................................127
    4.8 Considerações finais do capítulo......................................................... 129

    Capítulo 5 ¦ Vetores ............................................................................................................. 131
    5.1 Inclusão e exclusão de itens..................................................................132
    5.2 Tamanho do vetor e exibição dos itens................................................ 134
    5.3 Localizar conteúdo..............................................................................139
    5.4 Vetores de objetos................................................................................145
    5.5 Pesquisar e filtrar dados.......................................................................146
    5.6 Classificar os itens do vetor..................................................................153
    5.7 Exercícios............................................................................................159
    5.8 Considerações finais do capítulo ..........................................................163

    Capítulo 6 ¦ Strings e datas ..................................................................................................165
    6.1 Percorrer os caracteres de uma string ...................................................166
    6.2 Converter para letras maiúsculas ou minúsculas...................................170
    6.3 Cópia de caracteres da string ...............................................................172
    6.4 Localizar um ou mais caracteres na string ............................................173
    6.5 Dividir a string em elementos de vetor..................................................176
    6.6 Validar senhas com o método match()..................................................178
    6.7 Substituição de caracteres....................................................................182
    6.8 Manipulação de datas..........................................................................184
    6.9 Exercícios............................................................................................192
    6.10 Considerações finais do capítulo ........................................................195

    Capítulo 7 ¦ Funções e eventos .............................................................................................197
    7.1 Funções com passagem de parâmetros................................................. 198
    7.2 Funções com retorno de valor ............................................................. 200
    7.3 Funções anônimas.............................................................................. 205
    7.4 Funções atribuídas para variáveis ........................................................ 207
    7.5 Eventos JavaScript .............................................................................. 208
    7.6 Exercícios............................................................................................215
    7.7 Considerações finais do capítulo ..........................................................218

    Capítulo 8 ¦ Persistência de dados com localStorage.............................................................. 219
    8.1 Salvar e recuperar dados ..................................................................... 220
    8.2 Uma “pitada” de Bootstrap................................................................. 223
    8.3 Remover dados do localStorage........................................................... 228
    8.4 Uso do getElementsByTagName() ....................................................... 230
    8.5 Manipular listas no localStorage ......................................................... 233
    8.6 Exercícios............................................................................................241
    8.7 Considerações finais do capítulo ..........................................................243

    Capítulo 9 ¦ Inserir elementos HTML via JavaScript................................................................244
    9.1 Inserir e manipular elementos de texto .................................................246
    9.2 Inserir imagens................................................................................... 254
    9.3 Manipular tabelas HTML....................................................................261
    9.4 Exercícios............................................................................................270
    9.5 Considerações finais do capítulo ..........................................................272

    Capítulo 10 ¦ É muito bom programar... Programe! ............................................................... 274
    10.1 Programa Jockey Club .......................................................................275
    10.2 Programa Reserva de Poltronas em Teatro ......................................... 284
    10.3 Jogo “Descubra a Palavra” .................................................................291
    10.3.1 Cadastro de palavras................................................................. 292
    10.3.2 Listagem de palavras................................................................. 294
    10.3.3 Programação do jogo................................................................. 300
    10.4 Considerações finais do capítulo ........................................................311

    Referências ......................................................................................................................... 313
    Índice remissivo ................................................................................................................... 315

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:320
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Novatec
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788575226568
    Encadernação:Brochura
    Autor:Edécio Fernando Iepsen
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!