Lógica de Programação e Algoritmos com JavaScript: Uma introdução à programação de computadores com exemplos e exercícios para iniciantes
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Severino Paiva é professor e consultor das áreas de informática e educação, tendo especial interesse pela programação de computadores.
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Ao longo de sua carreira profissional, formou várias gerações de programadores, ministrando cursos em várias instituições de ensino.
Toda essa experiência foi transformada em um livro destinado aqueles que se interessam pela arte e a técnica da programação de computadores. ... Ler mais + -
E-BOOK Algoritmos - Programação para Iniciantes 3ª Edição (envio por e-mail)
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A programação de computadores tem se tornado cada vez mais fácil, acessível e popular, pois no mundo atual, o uso da tecnologia está fortemente inserido no cotidiano das pessoas, criando um universo de novas possibilidades.
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Este livro é o resultado das experiências adquiridas pelos autores ao longo de mais de uma década dedicada ao ensino nos cursos de graduação em Informática. ... Ler mais + -
Este livro procura apresentar linguagens de montagem com a perspectiva de que elas são um ótimo meio de iniciar o estudo de arquitetura de processadores, e iniciar o estudo de como funcionam linguagens de alto nível. O projeto apresenta diversos exemplos de como construções de linguagens de mais alto nível são implementadas em linguagem de montagem (comandos repetitivos, comandos de seleção como IF ou SWITCH, passagem de parâmetros, recursão, etc). Um outro ponto é o conteúdo através de dois processadores: um fictício e mais simples, que permite entender como o processador funciona (codificação de instruções trivial, conjunto simples de instruções); e um processador comercial muito utilizado atualmente (ARM), que é no entanto muito difícil de apresentar sem uma introdução sobre funcionamento de processadores e codificação, pois sua arquitetura é muito especializada e otimizada. É também o processador mais utilizado em tablets e celulares como o iPhone. ... Ler mais +
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Cálculo Numérico - 2ª Edição - Aspectos Teóricos e Computacionais
O objetivo principal do texto é a apresentação de métodos numéricos com sua fundamentação teórica, suas vantagens e dificuldades computacionais. Em todos os capítulos há lista de exercícios, com respostas no apêndice. Na maioria dos capítulos, proposta de projetos. ... Ler mais +
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Algoritmos - Programação para Iniciantes 3ª Edição
Este livro tem por objetivo apresentar os fundamentos da lógica para a programação de computadores, capacitando o leitor a construir algoritmos estruturados. Os diversos assuntos e exercícios são totalmente baseados em experiências reais do autor vivenciadas em sala de aula, transferindo para o livro as explicações e os exemplos usados em aulas de algoritmos e programação. A leitura e a prática não exigem conhecimento prévio do assunto por parte do leitor. ... Ler mais +
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- DescriçãoLógica de Programação e Algoritmos com JavaScript: Uma introdução à programação de computadores com exemplos e exercícios para iniciantes
Os conteúdos abordados em Lógica de Programação e Algoritmos são fundamentais a todos aqueles que desejam ingressar no universo da Programação de Computadores. Esses conteúdos, no geral, impõem algumas dificuldades aos iniciantes. Neste livro, o autor utiliza sua experiência de mais de 15 anos em lecionar a disciplina de Algoritmos em cursos de graduação, para trabalhar o assunto passo a passo. Cada capítulo foi cuidadosamente planejado a fim de evitar a sobrecarga de informações ao leitor, com exemplos e exercícios de fixação para cada assunto.
Os exemplos e exercícios são desenvolvidos em JavaScript, linguagem amplamente utilizada no desenvolvimento de páginas para a internet. Rodar os programas JavaScript não exige nenhum software adicional; é preciso apenas abrir a página em seu navegador favorito.
Como o aprendizado de Algoritmos ocorre a partir do estudo das técnicas de programação e da prática de exercícios, este livro pretende ser uma importante fonte de conhecimentos para você ingressar nessa fascinante área da programação de computadores.
Assuntos abordados no livro:
Fundamentos de Lógica de Programação
Programas de entrada, processamento e saída
Integração do código JavaScript com as páginas HTML
Estruturas condicionais e de repetição
Depuração de Programas JavaScript
Manipulação de listas de dados (vetores)
Operações sobre cadeias de caracteres (strings) e datas
Eventos JavaScript e funções com passagem de parâmetros
Persistência dos dados de um programa com localStorage
Inserção de elementos HTML via JavaScript com referência a DOM
No capítulo final, um jogo em JavaScript e novos exemplos que exploram os recursos discutidos ao longo do livro são apresentados com comentários e dicas, a fim de incentivar o leitor a prosseguir nos estudos sobre programação. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Edécio Fernando Iepsen
Edécio Fernando Iepsen atua como professor da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. É graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UCPel), e possui Mestrado em Ciência da Computação (UCPel) e Doutorado em Informática na Educação (UFRGS). Sua tese de Doutorado abordou o ensino de Algoritmos apoiado por técnicas de Computação Afetiva. Além disso, possui experiência no ensino de Algoritmos e Linguagens de Programação.Informações Técnicas Sumário
Agradecimentos.....................................................................................................................11
Sobre o autor .........................................................................................................................12
Prefácio .................................................................................................................................13
Capítulo 1 ¦ Introdução ..........................................................................................................15
1.1 Lógica de programação..........................................................................17
1.1.1 Compreender o que é pedido ..........................................................17
1.1.2 Realizar deduções na construção do programa............................... 18
1.1.3 Enumerar as etapas a serem realizadas........................................... 19
1.1.4 Analisar outras possibilidades de solução ....................................... 19
1.1.5 Ensinar ao computador uma solução.............................................. 20
1.1.6 Pensar em todos os detalhes........................................................... 20
1.2 Entrada, processamento e saída ............................................................ 22
1.3 JavaScript............................................................................................. 23
1.4 Editores de código JavaScript ................................................................ 26
1.5 Saída de dados com alert().................................................................... 30
1.6 Variáveis e constantes........................................................................... 33
1.7 Entrada de dados com prompt()............................................................ 34
1.8 Comentários ........................................................................................ 36
1.9 Tipos de dados e conversões de tipos..................................................... 37
1.10 Exemplos de entrada, processamento e saída ....................................... 39
1.11 Exercícios........................................................................................... 44
1.12 Considerações finais do capítulo ......................................................... 45
Capítulo 2 ¦ Integração com HTML..........................................................................................47
2.1 Estrutura básica de um documento HTML ........................................... 48
2.2 Cabeçalhos, parágrafos e campos de formulário.................................... 49
2.3 Introdução a eventos e funções............................................................. 51
2.4 Método getElementById() .................................................................... 52
2.5 Propriedades textContent, innerHTML e value ..................................... 53
8 Lógica de Programação e Algoritmos com JavaScript
2.6 Formas de adicionar JavaScript ao HTML............................................. 54
2.6.1 Uso de rotinas de tratamento de eventos HTML ............................ 54
2.6.2 Uso de rotinas de tratamento de eventos DOM .............................. 55
2.6.3 Uso dos listeners (ouvintes) de eventos .......................................... 55
2.7 Nomenclatura e escopo das variáveis .................................................... 58
2.8 Operadores aritméticos e funções matemáticas ..................................... 59
2.9 Exemplos de programas JavaScript integrados com HTML.................... 62
2.10 Exercícios........................................................................................... 69
2.11 Considerações finais do capítulo ......................................................... 71
Capítulo 3 ¦ Condições............................................................................................................73
3.1 If... else .................................................................................................74
3.2 Operadores relacionais ......................................................................... 75
3.3 Operadores lógicos............................................................................... 79
3.4 Switch... Case ....................................................................................... 87
3.5 Operador ternário ................................................................................ 88
3.6 Exemplos............................................................................................. 89
3.7 Exercícios............................................................................................. 97
3.8 Considerações finais do capítulo........................................................... 99
Capítulo 4 ¦ Repetições........................................................................................................101
4.1 Repetição com variável de controle: laços for ........................................102
4.2 Repetição com teste no início: laços while ............................................111
4.3 Repetição com teste no final: laços do.. while .......................................112
4.4 Interrupções nos laços (break e continue).............................................114
4.5 Contadores e acumuladores.................................................................116
4.6 Depurar programas (detectar erros)..................................................... 122
4.7 Exercícios ...........................................................................................127
4.8 Considerações finais do capítulo......................................................... 129
Capítulo 5 ¦ Vetores ............................................................................................................. 131
5.1 Inclusão e exclusão de itens..................................................................132
5.2 Tamanho do vetor e exibição dos itens................................................ 134
5.3 Localizar conteúdo..............................................................................139
5.4 Vetores de objetos................................................................................145
5.5 Pesquisar e filtrar dados.......................................................................146
5.6 Classificar os itens do vetor..................................................................153
5.7 Exercícios............................................................................................159
5.8 Considerações finais do capítulo ..........................................................163
Capítulo 6 ¦ Strings e datas ..................................................................................................165
6.1 Percorrer os caracteres de uma string ...................................................166
6.2 Converter para letras maiúsculas ou minúsculas...................................170
6.3 Cópia de caracteres da string ...............................................................172
6.4 Localizar um ou mais caracteres na string ............................................173
6.5 Dividir a string em elementos de vetor..................................................176
6.6 Validar senhas com o método match()..................................................178
6.7 Substituição de caracteres....................................................................182
6.8 Manipulação de datas..........................................................................184
6.9 Exercícios............................................................................................192
6.10 Considerações finais do capítulo ........................................................195
Capítulo 7 ¦ Funções e eventos .............................................................................................197
7.1 Funções com passagem de parâmetros................................................. 198
7.2 Funções com retorno de valor ............................................................. 200
7.3 Funções anônimas.............................................................................. 205
7.4 Funções atribuídas para variáveis ........................................................ 207
7.5 Eventos JavaScript .............................................................................. 208
7.6 Exercícios............................................................................................215
7.7 Considerações finais do capítulo ..........................................................218
Capítulo 8 ¦ Persistência de dados com localStorage.............................................................. 219
8.1 Salvar e recuperar dados ..................................................................... 220
8.2 Uma “pitada” de Bootstrap................................................................. 223
8.3 Remover dados do localStorage........................................................... 228
8.4 Uso do getElementsByTagName() ....................................................... 230
8.5 Manipular listas no localStorage ......................................................... 233
8.6 Exercícios............................................................................................241
8.7 Considerações finais do capítulo ..........................................................243
Capítulo 9 ¦ Inserir elementos HTML via JavaScript................................................................244
9.1 Inserir e manipular elementos de texto .................................................246
9.2 Inserir imagens................................................................................... 254
9.3 Manipular tabelas HTML....................................................................261
9.4 Exercícios............................................................................................270
9.5 Considerações finais do capítulo ..........................................................272
Capítulo 10 ¦ É muito bom programar... Programe! ............................................................... 274
10.1 Programa Jockey Club .......................................................................275
10.2 Programa Reserva de Poltronas em Teatro ......................................... 284
10.3 Jogo “Descubra a Palavra” .................................................................291
10.3.1 Cadastro de palavras................................................................. 292
10.3.2 Listagem de palavras................................................................. 294
10.3.3 Programação do jogo................................................................. 300
10.4 Considerações finais do capítulo ........................................................311
Referências ......................................................................................................................... 313
Índice remissivo ................................................................................................................... 315Informações Técnicas
Nº de páginas: 320 Origem: Nacional Editora: Editora Novatec Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788575226568 Encadernação: Brochura Autor: Edécio Fernando Iepsen - Informações