Programação Orientada a Objetos: Conceitos e Técnicas

Esta obra explica conceitos básicos de POO e apresenta a instanciação de objetos, encapsulamento, escopo de classe e instância, construtores e pacotes. Fornece visão geral sobre recursos da orientação a objetos como herança, classes abstratas e concretas, polimorfismo e interfaces. Discorre sobre os elementos essenciais à compreensão da modelagem de sistemas. Aborda recursos e ferramentas necessários em projetos de sistemas orientados a objetos. Descreve os gerenciadores de banco de dados e a linguagem SQL. Mostra as arquiteturas em camadas, lógica e física. Contempla recursos de segurança que devem estar presentes no desenvolvimento de sites, como a validação de formulários, autenticação com login, sessões, criptografia e arquivos de log...
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  • Descrição
    Programação Orientada a Objetos: Conceitos e Técnicas


    Esta obra explica conceitos básicos de POO e apresenta a instanciação de objetos, encapsulamento, escopo de classe e instância, construtores e pacotes. Fornece visão geral sobre recursos da orientação a objetos como herança, classes abstratas e concretas, polimorfismo e interfaces. Discorre sobre os elementos essenciais à compreensão da modelagem de sistemas. Aborda recursos e ferramentas necessários em projetos de sistemas orientados a objetos. Descreve os gerenciadores de banco de dados e a linguagem SQL. Mostra as arquiteturas em camadas, lógica e física. Contempla recursos de segurança que devem estar presentes no desenvolvimento de sites, como a validação de formulários, autenticação com login, sessões, criptografia e arquivos de log. Comenta ainda a segurança de transações na web, analisando algumas tecnologias importantes, como certificação digital, OTP e IPT.
    O conteúdo pode ser aplicado para os cursos técnicos ou de tecnologia em Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática, Programação de Jogos Digitais, entre outros.
    Possui material de apoio ao professor em www.editorasaraiva.com.br para download.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    AssuntosPOO (programação Orientado Objetos)
    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o Autor SÉRGIO FURGERI

    Iniciou sua carreira em 1983, quando começou a programar na linguagem Basic, e desde então vem se aperfeiçoando na área, mais especificamenteem tecnologias voltadas à programação de computadores. É Mestre em Gerenciamento de Sistemas de Informação e em Ciência da Informação pela PUC-Campinas e doutorando em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC-SP).Atuou vários anos como analista de sistemas, desenvolvendo softwares comerciais em várias linguagens de programação, e como coordenador do curso técnico em Informática. Atua também há muitos anos como professor de ensino técnico e superior em várias disciplinas da área de informática, principalmente em tecnologias voltadas à Internet. Atualmente é professor pleno da Fatec Indaiatuba e coordenadordo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de revisor de materiais técnicos da área de computação e autor de material instrucional para cursos de Ensino a Distância (EaD). É autor de diversos artigos publicados em meios de comunicação da área e de mais de 10 livros lançados pela Editora Érica.
    Informações Técnicas Sumário

    Capítulo 1 – Introdução à Orientação a Objetos


    1.1 Conceitos básicos

    1.2 Classes e objetos

    1.3 Instanciação de objetos

    1.4 Encapsulamento

    1.5 Escopos de classe e de instância

    1.6 Comunicação entre objetos

    1.7 Construtores

    1.8 Pacotes

    Agora é com você!

    Capítulo 2 – Recursos da Orientação a Objetos

    2.1 Herança

    2.2 Classes abstratas e concretas

    2.3 Polimorfismo

    2.4 Interfaces

    Agora é com você!

    Capítulo 3 – Modelagem de Sistemas

    3.1 Conceitos básicos

    3.2 Características

    3.3 Importância da modelagem

    3.4 Ferramentas de modelagem

    3.5 Modelando um sistema

    3.6 Visão geral da UML

    Agora é com você!

    Capítulo 4 – Modelagem de Classes

    4.1 Visão geral do diagrama de classes

    4.2 Relacionamento entre classes

    4.2.1 Associação

    4.2.2 Associação com navegabilidade

    4.2.3 Associação recursiva

    4.2.4 Associação ternária

    4.2.5 Dependência

    4.2.6 Generalização

    4.2.7 Agregação

    4.2.8 Composição

    Agora é com você!

    Capítulo 5 – Projeto de Sistemas Orientados a Objetos

    5.1 Projeto de classes

    5.2 Projeto do banco de dados

    5.2.1 Projeto conceitual

    5.2.2 Projeto lógico

    5.2.3 Projeto físico

    5.3 Projeto de interfaces do usuário

    5.4 Padrões de projeto

    5.4.1 Padrão Singleton

    5.5 Frameworks e libraries

    5.5.1 Alguns frameworks do mercado

    5.5.2 Algumas libraries do mercado

    Agora é com você!

    Capítulo 6 – Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados

    6.1 Visão geral

    6.2 O SGBD e o desenvolvimento de sistemas

    6.2.1 Controle de redundância e inconsistência

    6.2.2 Garantir a integridade de dados

    6.2.3 Realizar o controle da concorrência

    6.2.4 Facilitar a padronização dos dados

    6.2.5 Controlar questões de atomicidade

    6.2.6 Prover mecanismos de segurança

    6.2.7 Prover independência de dados

    6.2.8 Criar mecanismos de indexação

    6.2.9 Suportar a criação de visões e procedimentos armazenados

    6.3 Breve resumo da linguagem SQL

    6.3.1 Instruções em SQL para definição de estruturas

    6.3.2 Instruções em SQL para inclusão e alteração de dados

    6.3.3 Instruções em SQL para seleção de dados

    6.3.4 Instruções em SQL para controle de permissões

    6.4 Views

    6.4.1 Criando views

    6.5 Stored procedures

    6.6 Controle de transações

    6.7 Uso de views e stored procedures em aplicações

    Agora é com você!

    Capítulo 7 – Arquitetura em Camadas

    7.1 Conceitos básicos

    7.2 Arquitetura lógica

    7.3 Arquitetura física

    7.4 Arquitetura cliente-servidor

    7.4.1 Arquitetura cliente-servidor de duas camadas

    7.4.2 Arquitetura cliente-servidor de três camadas

    7.4.3 Arquitetura cliente-servidor de “n” camadas

    7.5 MVC

    7.6 Modelagem de uma arquitetura

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    Capítulo 8 – Segurança no Desenvolvimento de Sites

    8.1 Introdução à segurança

    8.1.1 Uso de cookies

    8.1.2 HyperText Transfer Protocol Secure (HTTPS)

    8.2 Validação de entrada de dados

    8.3 Autenticação com login

    8.4 Sessões

    8.5 Criptografia

    8.6 Arquivos de log

    8.7 Banco de dados

    8.8 Segurança na codificação

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    Capítulo 9 – Segurança de Transações na Web

    9.1 Transações

    9.2 Certificação digital

    9.3 Cartões de crédito

    9.4 Segurança com OTP

    9.5 Segurança IPT

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    Bibliografia

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:168
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Érica / Saraiva
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2015
    ISBN:9788536510804
    Encadernação:Brochura
    Autor:Sérgio Fugeri
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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