Tipos na tela - Um guia para designers, editores, tipógrafos, blogueiros e estudantes
Escrito por uma equipe de designers, docentes e estudantes do MICA e organizado por Ellen Lupton, Tipos na tela não apenas aborda os novos fundamentos da tipografia quando usada na tela, mas também explora com profundidade as complexidades do design destinado a esse suporte.
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- DescriçãoTipos na tela - Um guia para designers, editores, tipógrafos, blogueiros e estudantes
A tipografia é uma disciplina histórica cujo exercício envolve uma abundância de normas rigorosas. Quando ela se liberta de sua condição estática e passa a ser virtual, os leitores alteram os parâmetros da representação visual de acordo com as novas necessidades e preferências. E aí, o que acontece? Como o designer pode controlar esses princípios e garantir a qualidade tipográfica de suas composições?
Escrito por uma equipe de designers, docentes e estudantes do MICA e organizado por Ellen Lupton, Tipos na tela não apenas aborda os novos fundamentos da tipografia quando usada na tela, mas também explora com profundidade as complexidades do design destinado a esse suporte. Para isso, o livro concentra-se nas questões concretas que surgem no dia a dia do desenvolvimento de um projeto de design digital: desde o amplo catálogo de fontes existentes para a Web até como compor os parágrafos e alinhar o texto na tela, ou tratar a sinalização e criar sistemas de ícones para um ambiente digital. Longe de ignorar o saber acumulado por anos de desenvolvimento e evolução da tradição tipográfica, este guia parte dos fundamentos dessa disciplina histórica para propor avanços e forjar novos recursos técnicos.
Tipos na tela é um livro dirigido não apenas aos profissionais e estudantes de design, mas também ao desenvolvedor, que, nestas páginas, conhecerá melhor os princípios visuais do design, e ao editor ou redator de conteúdo, que terá um controle mais sofisticado das ferramentas e dos sistemas digitais. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Ellen Lupton
Ellen Lupton é designer gráfica, professora e curadora de design contemporâneo do Cooper-Hewitt National Design Museum, em Nova York. Além disso, é diretora do programa de pós-graduação em Design Gráfico do Center for Design Thinking, um núcleo do Maryland Institute College of Art de Baltimore. É autora de uma numerosa coleção de obras de divulgação sobre design, e dentre seus livros mais recentes está Intuição, ação, criação. Graphic Design Thinking (2013), publicado pela Editora Gustavo Gili.Informações Técnicas Texto da introdução
PREFÁCIO
A tipografia incorpora a linguagem escrita de uma forma concreta. Uma fonte comunica através de seus traços, proporções e peso visual. Os caracteres são agrupados em colunas e grids, em corpos de texto e títulos, em blocos e listas; esses elementos gráficos sustentam sua própria presença física. Mas o que acontece quando a tipografia se desfaz de seu corpo fixo e estático e se torna um fenômeno virtual? O que acontece quando os leitores têm liberdade para transformar os parâmetros de exibição visual para servir às suas próprias necessidades e preferências?
Este livro é um guia para o mundo oscilante e efêmero dos tipos na tela. Com autoria de uma equipe de pós-graduandos e docentes do MICA (Maryland Institute College of Art), Tipos na tela explora diversas questões tipográficas, desde a seleção de fontes até a construção de marcas. Mergulhamos nas águas agitadas das ferramentas e plataformas atuais, sabendo que o mundo que estamos estudando permanecerá em constante mudança. Esperamos que esta seja a primeira edição de muitas.
Tipos na tela não é um manual de software ou um livro de tutoriais técnicos. O que ele faz é um levantamento dos novos princípios de design surgidos a partir da comunicação baseada em telas, bebendo na fonte das tradições de forma e função que evoluíram ao longo dos séculos. A tipografia sempre respondeu às novas tecnologias e aos novos públicos. Desde Johannes Gutenberg, no século XV, até Peter Bil’ak nos dias de hoje, os grandes designers de tipos sempre forjaram novas tecnologias e novos modelos de negócios, bem como novas formas visuais. A tipografia está sempre em movimento – agora mais do que nunca.
Concebemos este guia tendo em mente uma gama específica de leitores: o designer que trabalha em mídias impressas e eletrônicas, o estudante ou educador que está explorando a criatividade para tela, o desenvolvedor que está tentando entender melhor os princípios do design visual e o editor, ou produtor de conteúdo, que busca ter um controle mais sofisticado sobre as ferramentas e sistemas digitais.
Os designers manipulam os parâmetros básicos da tipografia na tela – peso, tamanho, estilo, alinhamento e espaçamento – para ajudar os usuários a encontrarem as informações que estão buscando. Em muitas instâncias, o usuário também pode mudar esses parâmetros, seja ele o leitor do documento final ou o editor ou redator trabalhando em um sistema de gerenciamento de conteúdo.
Os primeiros quatro capítulos apresentam conceitos básicos para dar forma ao conteúdo escrito, seja ele um livro, notícia, blog, infográfico ou anúncio. Esse tipo de conteúdo precisa ser codificado em fontes, formando colunas e seções, de modo a ser acessado através de uma interface, apresentar links para outros textos e ser embalado para distribuição. A saída pode ser um navegador para Web, um dispositivo móvel ou um leitor eletrônico. Os designers fazem uma série de escolhas interconectadas – desde a família tipográfica e estrutura da página até os modos de linearidade, interatividade e navegação – para criar experiências agradáveis de modo a engajar todos os leitores.
Para além dos fundamentos da utilização de tipos na tela, este guia apresenta, em maior profundidade, os conceitos que exploram o design para telas, explicando como criar sistemas de ícones, como abordar questões de branding em um mundo dominado por telas e como dar mais vida ao texto usando animações e programação. Ao invés de logotipos estáticos, limitados pelo processo de impressão, os designers de hoje estão criando sistemas de branding complexos, que pulsam com cores e movimento. Os designers brincam com velocidade, cor, opacidade e ritmo para contar histórias e transmitir emoções. Os caracteres tipográficos podem se mover e mudar na tela, de modo que o fundo, a câmera e os elementos ao redor podem se transformar e mudar de posição. Os designers estão criando códigos para gerar letras e textos dotados das mesmas excentricidades e peculiaridades dos organismos vivos; eles estão usando softwares artesanais para criar um mundo menos previsível.
Ao longo deste livro, os princípios gerais são demonstrados com exemplos de trabalhos de destaque criados por alguns dos melhores profissionais do mundo, bem como por estudantes e novos artistas. Agradecemos aos muitos designers que compartilharam seus trabalhos para que outros possam aprender com eles.
Tipos na tela é o sexto livro de uma série publicada pela Princeton Architectural Press em parceria com o MICA. Através da produção destes livros, nossos alunos e professores expandem seu próprio conhecimento de design, ao mesmo tempo em que compartilham ideias com uma comunidade de designers e profissionais criativos em diversas partes do mundo. Nossas salas de aula vêm se tornando laboratórios práticos, e estes livros são os resultados de nossa pesquisa. É um prazer compartilhar tais resultados com uma comunidade cada vez maior de pessoas que estão ativamente engajadas no meio do design, tanto profissionalmente como em seu cotidiano.
Sumário
Prefácio
Fontes na tela
Fontes para Web: Uma história breve
Renderização de tipos na tela
Anatomia e taxonomia dos tipos
Títulos e corpos de texto
Fontes recomendadas por Christopher Clark
Fontes recomendadas por Stephen Coles
Fontes do Google
recomendadas por
David Crossland
Fontes mutáveis
Estudo de caso: ZXX: Tipografia indisciplinada
Em sala de aula: Design de fontes
Texto na tela
Para escolher o tamanho da tela
Grid
Campos verticais e horizontais
Tipografia responsiva
Tamanho da fonte
Blocos de parágrafo
Alinhamento de colunas
Espaçamento entre linhas
Espaçamento entre caracteres
Hierarquia
Tags tipográficas em HTML
Caracteres especiais
Em sala de aula: Cartaz HTML
Publicações digitais
Leitura linear
Leitura seletiva
Fluxo de conteúdo
Conteúdo orbital
Estudo de caso: Works That Work
Escrita
Em sala de aula: Leitores experimentais
Em sala de aula: The Mutant Library
Tipos e interfaces
Wireframes
Elementos de interação
Menus
Tipografia como navegação
Para expandir o vocabulário
Sombras e gradientes
Ocultar e revelar
Tipografia e visualização de dados
Design de tabelas de dados
Tabelas de dados: Certo e errado
Estudo de caso: Interfaces de viagem
Em sala de aula: Aplicativos de meteorologia
Ícones e logotipos
Escrever com figuras
Estudo de caso: Noun Project
Sinalização para a tela
Ícones como tipografia
Tutorial: Criação de um ícone de aplicativo
Escalabilidade
Estudo de caso: Aplicativos imaginários
Ícones para interação
Estudo de caso: Parentes nem tão distantes
Estudo de caso: Logo, conheça a navegação
Tutorial: Desenho de icones de interface
Logotipos
Trabalhando com cores
Logotipos animados
Logotipos flexíveis
Logotipos gerativos
Gráficos vetoriais escaláveis
Estudo de caso: Branding para MFA
Estudo de caso: Branding de uma metrópole
Em sala de aula: Ícones
Animação e programação
Animações básicas
GIFs animados
Em sala de aula: GIFs animados
Storyboards
Técnicas narrativas
Transições: Chegando
de “A” a “B”
Estudo de caso: Transições na rua
Estudo de caso: Transição de logo
Estudo de caso: Pixel Painting Typography
Estudo de caso: Kixel: Um alfabeto cinético
Tipografia e programação
Processing aplicado
Scriptographer aplicado
Código modificado
Estudo de caso: Tipografia computacional
Estudo de caso: Gerador de tipos Slitscan
Estudo de caso: Máquina de cartazes
Estudo de caso: Construção de um alfabeto com CSS
Estudo de caso: Tipografia Web para solitários
Em sala de aula: Processing
Índice remissivoInformações Técnicas
Nº de páginas: 208 Origem: Importado Editora: Editora GG Brasil Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2015 ISBN: 9788584520213 Encadernação: Brochura Autor: Ellen Lupton - Informações