Tipos na tela - Um guia para designers, editores, tipógrafos, blogueiros e estudantes

A tipografia é uma disciplina histórica cujo exercício envolve uma abundância de normas rigorosas. Quando ela se liberta de sua condição estática e passa a ser virtual, os leitores alteram os parâmetros da representação visual de acordo com as novas necessidades e preferências. E aí, o que acontece? Como o designer pode controlar esses princípios e garantir a qualidade tipográfica de suas composições?
Escrito por uma equipe de designers, docentes e estudantes do MICA e organizado por Ellen Lupton, Tipos na tela não apenas aborda os novos fundamentos da tipografia quando usada na tela, mas também explora com profundidade as complexidades do design destinado a esse suporte.
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  • Descrição
    Tipos na tela - Um guia para designers, editores, tipógrafos, blogueiros e estudantes

    A tipografia é uma disciplina histórica cujo exercício envolve uma abundância de normas rigorosas. Quando ela se liberta de sua condição estática e passa a ser virtual, os leitores alteram os parâmetros da representação visual de acordo com as novas necessidades e preferências. E aí, o que acontece? Como o designer pode controlar esses princípios e garantir a qualidade tipográfica de suas composições?

    Escrito por uma equipe de designers, docentes e estudantes do MICA e organizado por Ellen Lupton, Tipos na tela não apenas aborda os novos fundamentos da tipografia quando usada na tela, mas também explora com profundidade as complexidades do design destinado a esse suporte. Para isso, o livro concentra-se nas questões concretas que surgem no dia a dia do desenvolvimento de um projeto de design digital: desde o amplo catálogo de fontes existentes para a Web até como compor os parágrafos e alinhar o texto na tela, ou tratar a sinalização e criar sistemas de ícones para um ambiente digital. Longe de ignorar o saber acumulado por anos de desenvolvimento e evolução da tradição tipográfica, este guia parte dos fundamentos dessa disciplina histórica para propor avanços e forjar novos recursos técnicos.

    Tipos na tela é um livro dirigido não apenas aos profissionais e estudantes de design, mas também ao desenvolvedor, que, nestas páginas, conhecerá melhor os princípios visuais do design, e ao editor ou redator de conteúdo, que terá um controle mais sofisticado das ferramentas e dos sistemas digitais.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorEllen Lupton
    Ellen Lupton é designer gráfica, professora e curadora de design contemporâneo do Cooper-Hewitt National Design Museum, em Nova York. Além disso, é diretora do programa de pós-graduação em Design Gráfico do Center for Design Thinking, um núcleo do Maryland Institute College of Art de Baltimore. É autora de uma numerosa coleção de obras de divulgação sobre design, e dentre seus livros mais recentes está Intuição, ação, criação. Graphic Design Thinking (2013), publicado pela Editora Gustavo Gili.
    Informações Técnicas Texto da introdução

    PREFÁCIO


    A tipografia incorpora a linguagem escrita de uma forma concreta. Uma fonte comunica através de seus traços, proporções e peso visual. Os caracteres são agrupados em colunas e grids, em corpos de texto e títulos, em blocos e listas; esses elementos gráficos sustentam sua própria presença física. Mas o que acontece quando a tipografia se desfaz de seu corpo fixo e estático e se torna um fenômeno virtual? O que acontece quando os leitores têm liberdade para transformar os parâmetros de exibição visual para servir às suas próprias necessidades e preferências?

    Este livro é um guia para o mundo oscilante e efêmero dos tipos na tela. Com autoria de uma equipe de pós-graduandos e docentes do MICA (Maryland Institute College of Art), Tipos na tela explora diversas questões tipográficas, desde a seleção de fontes até a construção de marcas. Mergulhamos nas águas agitadas das ferramentas e plataformas atuais, sabendo que o mundo que estamos estudando permanecerá em constante mudança. Esperamos que esta seja a primeira edição de muitas.


    Tipos na tela não é um manual de software ou um livro de tutoriais técnicos. O que ele faz é um levantamento dos novos princípios de design surgidos a partir da comunicação baseada em telas, bebendo na fonte das tradições de forma e função que evoluíram ao longo dos séculos. A tipografia sempre respondeu às novas tecnologias e aos novos públicos. Desde Johannes Gutenberg, no século XV, até Peter Bil’ak nos dias de hoje, os grandes designers de tipos sempre forjaram novas tecnologias e novos modelos de negócios, bem como novas formas visuais. A tipografia está sempre em movimento – agora mais do que nunca.

    Concebemos este guia tendo em mente uma gama específica de leitores: o designer que trabalha em mídias impressas e eletrônicas, o estudante ou educador que está explorando a criatividade para tela, o desenvolvedor que está tentando entender melhor os princípios do design visual e o editor, ou produtor de conteúdo, que busca ter um controle mais sofisticado sobre as ferramentas e sistemas digitais.

    Os designers manipulam os parâmetros básicos da tipografia na tela – peso, tamanho, estilo, alinhamento e espaçamento – para ajudar os usuários a encontrarem as informações que estão buscando. Em muitas instâncias, o usuário também pode mudar esses parâmetros, seja ele o leitor do documento final ou o editor ou redator trabalhando em um sistema de gerenciamento de conteúdo.

    Os primeiros quatro capítulos apresentam conceitos básicos para dar forma ao conteúdo escrito, seja ele um livro, notícia, blog, infográfico ou anúncio. Esse tipo de conteúdo precisa ser codificado em fontes, formando colunas e seções, de modo a ser acessado através de uma interface, apresentar links para outros textos e ser embalado para distribuição. A saída pode ser um navegador para Web, um dispositivo móvel ou um leitor eletrônico. Os designers fazem uma série de escolhas interconectadas – desde a família tipográfica e estrutura da página até os modos de linearidade, interatividade e navegação – para criar experiências agradáveis de modo a engajar todos os leitores.

    Para além dos fundamentos da utilização de tipos na tela, este guia apresenta, em maior profundidade, os conceitos que exploram o design para telas, explicando como criar sistemas de ícones, como abordar questões de branding em um mundo dominado por telas e como dar mais vida ao texto usando animações e programação. Ao invés de logotipos estáticos, limitados pelo processo de impressão, os designers de hoje estão criando sistemas de branding complexos, que pulsam com cores e movimento. Os designers brincam com velocidade, cor, opacidade e ritmo para contar histórias e transmitir emoções. Os caracteres tipográficos podem se mover e mudar na tela, de modo que o fundo, a câmera e os elementos ao redor podem se transformar e mudar de posição. Os designers estão criando códigos para gerar letras e textos dotados das mesmas excentricidades e peculiaridades dos organismos vivos; eles estão usando softwares artesanais para criar um mundo menos previsível.

    Ao longo deste livro, os princípios gerais são demonstrados com exemplos de trabalhos de destaque criados por alguns dos melhores profissionais do mundo, bem como por estudantes e novos artistas. Agradecemos aos muitos designers que compartilharam seus trabalhos para que outros possam aprender com eles.

    Tipos na tela é o sexto livro de uma série publicada pela Princeton Architectural Press em parceria com o MICA. Através da produção destes livros, nossos alunos e professores expandem seu próprio conhecimento de design, ao mesmo tempo em que compartilham ideias com uma comunidade de designers e profissionais criativos em diversas partes do mundo. Nossas salas de aula vêm se tornando laboratórios práticos, e estes livros são os resultados de nossa pesquisa. É um prazer compartilhar tais resultados com uma comunidade cada vez maior de pessoas que estão ativamente engajadas no meio do design, tanto profissionalmente como em seu cotidiano.


    Sumário
    Prefácio

    Fontes na tela

    Fontes para Web: Uma história breve
    Renderização de tipos na tela
    Anatomia e taxonomia dos tipos
    Títulos e corpos de texto
    Fontes recomendadas por Christopher Clark
    Fontes recomendadas por Stephen Coles
    Fontes do Google
    recomendadas por
    David Crossland
    Fontes mutáveis
    Estudo de caso: ZXX: Tipografia indisciplinada
    Em sala de aula: Design de fontes

    Texto na tela
    Para escolher o tamanho da tela
    Grid
    Campos verticais e horizontais
    Tipografia responsiva
    Tamanho da fonte
    Blocos de parágrafo
    Alinhamento de colunas
    Espaçamento entre linhas
    Espaçamento entre caracteres
    Hierarquia
    Tags tipográficas em HTML
    Caracteres especiais
    Em sala de aula: Cartaz HTML

    Publicações digitais
    Leitura linear
    Leitura seletiva
    Fluxo de conteúdo
    Conteúdo orbital
    Estudo de caso: Works That Work
    Escrita
    Em sala de aula: Leitores experimentais
    Em sala de aula: The Mutant Library

    Tipos e interfaces
    Wireframes
    Elementos de interação
    Menus
    Tipografia como navegação
    Para expandir o vocabulário
    Sombras e gradientes
    Ocultar e revelar
    Tipografia e visualização de dados
    Design de tabelas de dados
    Tabelas de dados: Certo e errado
    Estudo de caso: Interfaces de viagem
    Em sala de aula: Aplicativos de meteorologia

    Ícones e logotipos
    Escrever com figuras
    Estudo de caso: Noun Project
    Sinalização para a tela
    Ícones como tipografia
    Tutorial: Criação de um ícone de aplicativo
    Escalabilidade
    Estudo de caso: Aplicativos imaginários
    Ícones para interação
    Estudo de caso: Parentes nem tão distantes
    Estudo de caso: Logo, conheça a navegação
    Tutorial: Desenho de icones de interface
    Logotipos
    Trabalhando com cores
    Logotipos animados
    Logotipos flexíveis
    Logotipos gerativos
    Gráficos vetoriais escaláveis
    Estudo de caso: Branding para MFA
    Estudo de caso: Branding de uma metrópole
    Em sala de aula: Ícones

    Animação e programação
    Animações básicas
    GIFs animados
    Em sala de aula: GIFs animados
    Storyboards
    Técnicas narrativas
    Transições: Chegando
    de “A” a “B”
    Estudo de caso: Transições na rua
    Estudo de caso: Transição de logo
    Estudo de caso: Pixel Painting Typography
    Estudo de caso: Kixel: Um alfabeto cinético
    Tipografia e programação
    Processing aplicado
    Scriptographer aplicado
    Código modificado
    Estudo de caso: Tipografia computacional
    Estudo de caso: Gerador de tipos Slitscan
    Estudo de caso: Máquina de cartazes
    Estudo de caso: Construção de um alfabeto com CSS
    Estudo de caso: Tipografia Web para solitários
    Em sala de aula: Processing

    Índice remissivo

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:208
    Origem:Importado
    Editora:Editora GG Brasil
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2015
    ISBN:9788584520213
    Encadernação:Brochura
    Autor:Ellen Lupton
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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