10 Dimensões da Gestão da Inovação: Uma abordagem para a transformação organizacional
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Responsabilidade Social Empresarial: Ética ou Marketing?
A Gestão da Responsabilidade Social Corporativa pressupõe a ética para pautar sua existência. As ações sociais fazem parte de um exercício de consciência política e do papel social das organizações. Entretanto, algumas empresas têm dificuldades em perceber que a Gestão Social Responsável é o futuro da Gestão Corporativa mais humana e menos econômica, para que as empresas e a sociedade garantam o seu futuro de forma competitiva. Este livro procura estudar a origem das ações sociais, por meio de uma análise criteriosa da Gestão da Responsabilidade Social, gestão essa que vem sendo praticada pelas corporações no Brasil. ... Ler mais +
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- Descrição10 Dimensões da Gestão da Inovação: Uma abordagem para a transformação organizacional
Nas empresas líderes, a inovação está inserida no seu modelo de gestão, no comportamento de seus colaboradores e na forma como esta se relaciona com o seu ambiente. Daí, o enorme desafio de se replicar o sucesso das empresas cuja estratégia competitiva tem a inovação como elemento central.
O Modelo das 10 Dimensões da Gestão de Inovação é uma abordagem para apoiar empresas que buscam construir seu “motor de inovação” através de uma composição coerente e interdependente de vários aspectos relacionados à formulação estratégica, modelo de gestão, assim como metodologias de ideação e condução de projetos inovadores. O modelo das 10 dimensões incita a realização de reflexões críticas, diagnóstico e plano de transformação organizacional.
O livro é permeado de frameworks, exemplos e contribuições de lideranças que têm forte experiência e bons resultados com inovação. Destacam-se, em particular, casos relatados por executivos das empresas CTEEP, Serasa Experian, Suvinil, Syngenta e Tecnisa.
É uma leitura obrigatória para compreender conceitos e teorias centrais da gestão de inovação, assim como a dinâmica da inovação em organizações que inovam de maneira consistente. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor José Cláudio Terra
Diretor de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, é um dos principais especialistas em gestão de inovação e gestão do conhecimento do Brasil, com extensa atuação junto a algumas das empresas mais admiradas do país e também como professor convidado em vários MBAs no Brasil e no exterior. Foi executivo de organizações de destaque no Brasil, EUA e Canadá. É autor de 10 livros, dois dos quais publicados originalmente nos EUA. Além disso, já publicou 14 capítulos de livro e várias dezenas de artigos. É doutor em engenharia de produção pela POLI/USP, mestre em administração pela FEA/USP e com especialização em estratégia e inovação pela Sloan/MIT. Formou-se na graduação como engenheiro de produção pela POLI/USP e como economista pela FEA/USP.Informações Técnicas Sumário
Agradecimentos vii
Os autores ix
Prefácio xi
Introdução 1
Mantendo acesa a chama da inovação 3
Do incremental para o radical: implicações para os modelos de gestão
de inovação 6
Organização do livro 9
Modelo das 10 Dimensões 9
DIMENSÃO 1
Estratégia e objetivos de inovação 17
Identificação das oportunidades para inovar 18
Tipos de inovação 25
Posicionamento da organização para a inovação 27
Inovação dentro e fora do core business 28
Caso SIGG: Inovação, sustentabilidade e reinvenção do modelo de negócio 29
Desenvolvimento de novos negócios 31
Novas convenções para novos mercados por Stephen Wunker 32
Caso Syngenta 35
Estratégia de inovação e estratégia tecnológica 37
Metas específicas para a inovação 40
Metas para a inovação 41
Gestão de portfólio 41
DIMENSÃO 2
Modelo organizacional e governança para a inovação 47
Dinâmica organizacional 47
Processos de inovação 51
Governança: Estruturas para inovação 54
Centralização versus Descentralização 56
Caso CTEEP 58
DIMENSÃO 3
Recursos financeiros 63
Falsa racionalidade das metodologias de análise financeira 64
Padronização ou flexibilidade 65
Liberação total ou parcial dos recursos 66
Gestão de riscos 67
Entrar no jogo e taxa de sucesso 69
Centralizar ou descentralizar recursos 70
Recursos para a equipe de gestão de inovação: front-end e back-end 71
Uso de incentivos fiscais 73
Gestão de portfólio e alocação financeira 74
Spin-off e capitalização 75
DIMENSÃO 4
Pessoas 77
Estímulo à criatividade individual 80
Tempo individual para aprender, gerar ideias e desenvolver projetos 82
Motivação para aprender e inovar 82
Recrutamento direcionado para a inovação 84
Carreiras flexíveis e foco na competência 87
Alocação de recursos humanos nos projetos de inovação 89
Comportamentos e atitudes para a inovação 90
Ambientes inovadores 91
Integração de pessoas de fora da organização 94
Últimas considerações: Vários papéis no processo de inovação 96
DIMENSÃO 5
Gestão do conhecimento e infraestrutura tecnológica 99
Estratégia explícita de gestão do conhecimento 100
Competências para o presente e para o futuro 102
Gestão do conhecimento: visão integrada e direcionada para a ação 104
Aprender para inovar 107
Storytelling como ferramenta de gestão do conhecimento e inovação 109
Framework da gestão do conhecimento para a inovação 115
Gestão do conhecimento na perspectiva japonesa 118
Gestão do conhecimento e redes sociais 120
Ferramentas on-line 126
DIMENSÃO 6
Geração de ideias e insights (fuzzy front-end) 129
Exemplo IDEO 131
Caixa de sugestões e programa de ideias 131
Top-down ou bottom-up 133
De onde vêm as ideias? 135
Perguntas e desafios em vez de ideias 136
Caso Suvinil 13
Inovação e confiança 159
Programas de gestão de ideias e competitividade 160
DIMENSÃO 7
Processos e estruturas para a implementação 163
Stage-gates 164
Quantidade de gates 164
Etapas genéricas de stage-gates 165
Desafios, riscos e boas práticas para implementação de stage-gates 167
Stage-gates: Críticas e cuidados 169
Três desafios gerenciais para a implementação de inovações 170
Tipos de estruturas para implementação de projetos de inovação 172
Comportamento: aprovar e abandonar ideias e projetos 175
DIMENSÃO 8
Mensuração e recompensas 179
Risco versus Incerteza 180
Métricas de (gestão de) inovação 180
Resultados intangíveis da inovação 184
Equilíbrio entre resultados de curto e longo prazo 185
Reconhecimento e recompensa 187
DIMENSÃO 9
Cultura organizacional 193
Estímulo à criatividade 195
Pensamento sistêmico: do incremental para o radical 200
Gestão da mudança para inovação 201
Caso Serasa Experian 208
DIMENSÃO 10
Colaboração interna e externa 213
Colaboração interna: superando o feudalismo organizacional 215
Os melhores talentos 217
Foco da colaboração 218
O segredo é o relacionamento 220
O mundo fica logo aí 221
Inovação 2.0 223
Gestão de redes de inovação: oportunidades e desafios 231
Arranjos de inovação: Dos parques de pesquisa às tecnópoles 233
Governança, propriedade intelectual e posição nas redes de inovação 241
Caso Tecnisa: Experiência com inovação aberta 242
Considerações finais 249
Glossário 253
Referências 313Informações Técnicas
Nº de páginas: 336 Origem: Nacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788550803500 Encadernação: Brochura Autor: José Cláudio Terra - Informações



