E-BOOK Construção de Jogos Educacionais Digitais e Objetos de Aprendizagem ( envio por e-mail) - Um estudo de caso empregando Flash, HTML 5, CSS, JavaScript e Ardora (envio por e-mail)
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A tecnologia CANVAS é consequência desta nova era, sendo a mais indicada para projetos multimídia, jogos, objetos digitais e animações, por possuir o mais novo recurso de aceleração gráfica em browsers que diminui processos na CPU do usuário.
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Esta obra é dedicada aos estudantes e curiosos de Computação que se interessam, a princípio, em construir páginas na Internet. Neste sentido, nosso objetivo é introduzir o leitor às linguagens HTML e PHP mostrando, na prática, como funciona a cooperação de códigos estáticos e dinâmicos. Para a realização deste objetivo, dividimos este livro em onze capítulos e dois apêndices. O estudo de todos os capítulos e do primeiro apêndice fornece o conhecimento básico e suficiente para você implementar a sua própria página. O último apêndice fornece material necessário para a instalação do PHP e de um servidor de páginas para Internet. ... Ler mais +
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- DescriçãoE-BOOK Construção de Jogos Educacionais Digitais e Objetos de Aprendizagem: Um estudo de caso empregando Flash, HTML 5, CSS, JavaScript e Ardora (envio por e-mail)
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Descrição
Este livro apresenta conceitos de OAs (Objetos de Aprendizagem) e Jogos Educacionais Digitais, além de estimular o desenvolvimento, na prática, destes jogos, utilizando-se de algumas tecnologias que estão entre as mais empregadas atualmente, que são o Adobe Flash e o HTML 5 (HyperText Markup Language).
Os exemplos desenvolvidos envolvem conceitos básicos de programação de computadores. Entretanto, algumas ferramentas podem ser empregadas por usuários que não possuem conhecimento de programação (tais como os Snippets de código do Adobe Flash e a utilização da ferramenta Ardora). Sendo assim, este livro pode ser aplicado por usuários com conhecimento em nível intermediário de Informática. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Digital / E-book Especificações
Sobre o Autor O Profº. Fábio José Parreira
É Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialista em Produção de Material Didático para EaD pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Triângulo (UNITRI). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Campus de Frederico Westphalen.
A Profª. Gilse Antoninha Morgental Falkembach
É Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ), Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição. É Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é docente em cursos de Pós-graduação Lato Sensu ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O Profº. Sidnei Renato Silveira
É Mestre e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Gestão Educacional pelo SENAC, Especialista em Administração e Planejamento para Docentes e Graduado em Informática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Campus de Frederico Westphalen.Informações Técnicas INSTRUÇÕES PARA BAIXAR E-BOOKS DA EDITORA CIÊNCIA MODERNA
Preparando seu PC (Mac ou Windows) para baixar seu E-Book.
Antes de fazer a compra de seu E-Book, baixe e instale e autentique o Adobe Digital Editions em seu computador, através do link:
http://www.adobe.com/br/products/digitaleditions/.
Todas as instruções necessárias para download e instalação do Adobe Digital Editions, estão disponíveis em português através do link:
http://www.adobe.com/br/products/digitaleditions/help/#transfer_sony_reader.
NOTA: E-BOOKS NÃO SÃO COPIÁVEIS E TÃO POUCO IMPRESSOS
Para baixar e ler seus e-books em dispositivos Android, recomendamos baixar o DL Reader, sempre utilizando a sua ID e Senha Adobe utlizada para baixa o ADE para seu desktop.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.datalogics.dlreader&hl=pt-br
Para baixar seus ebooks para I Phone e IPad, utilizando sempre a sua ID e Senha Adobe., recomendamos utilizar o aplicativo Blue Fire.
https://itunes.apple.com/br/app/bluefire-reader/id394275498?mt=8
Não execute o link de seu e-book enquanto não estiver com os ícones dos aplicativos devidamente instalados e autenticados em seu desktop.
Sobre os Dispositivos de Leitura (e-Readers)
Nossos livros digitais (E-Books) podem ser baixados e abertos em todos os dispositivos de leitura, compatíveis com o Adobe Digital Editions. No mercado brasileiro, facilmente encontramos o Coo-ler da Gato Sabido e o Positivo Alfa. Uma lista complete poderá se encontrada no link:
http://blogs.adobe.com/digitalpublishing/supported-devices.
Transferência de Itens entre Computadores
Se você autorizou seu computador, o Adobe Digital Editions não "bloqueia" seus E-Books e outras publicações digitais desse computador – elas são atribuídas a você por meio de sua ID Adobe. Isso significa que você pode transferir itens da biblioteca para 6 (seis) computadores ou dispositivos móveis compatíveis (como um Sony® Reader).
Antes de poder transferir itens entre computadores, você deve autorizar os computadores com sua ID Adobe.
Observação: os marcadores não são copiados quando os itens são transferidos para outro computador.
Para transferir um item de biblioteca para outro computador autorizado:
1. No computador para o qual está transferindo, localize e abra a pasta My Digital Editions, que se encontra dentro da pasta Meus Documentos.
2. Selecione os arquivos EPUB ou PDF que correspondem aos títulos eBook que deseja transferir.
3. Copie os arquivos selecionados para uma mídia portátil como uma unidade flash, ou envie por e-mail para o computador de destino.
4. No computador de destino, copie os arquivos EPUB ou PDF para a pasta Meus Documentos\My Digital Editions.
5. Abra o Adobe Digital Editions no computador de destino. Selecione Biblioteca > Adicionar item, em seguida navegue para a pasta My Digital Editions e selecione os novos arquivos para colocar na biblioteca.
Sistema Necessário para a Versão Windows do Adobe Digital Editions
Processador: Intel® Pentium® de 500MHz (ou mais rápido)
Sistema operacional:
o Windows 7
o Windows Vista
o Windows XP SP2 (ou superior)
o Microsoft Windows 2000 com Service Pack 4
Memória: 128 MB de RAM (mínimo)
Navegador:
o Internet Explorer 6 (ou superior)
o Firefox 2 (ou superior)
Software adicional: Adobe Flash Player 7 (ou superior)*
* Windows 7 e Windows Vista necessitam utilizar o Flash 9.0.28 ou superior.
Sistema Necessário para a Versão Apple Mac do Adobe Digital Editions
Para Mac família Intel® (Mais recentes)
o Mac OS X v10.4.11 (Tiger) ou mais novo.
o 128MB de RAM
o Qualquer processador da familia Intel® para Mac é suportado
o Navegador Safari 4 ou Mozilla Firefox 3
Para Mac família PowerPC (Mais antigos)
o Mac OS X v10.4.11 (Tiger) ou mais novo
o 128MB de RAM
o Processador PowerPC® G4 ou G5 de 500Mhz
o Navegador Safari 4 ou Mozilla Firefox 3
Informações Adicionais
Através do link Fale Conosco em nosso site.
Sumário
PARTE I - Conceitos
CAPÍTULO 1 - Conceituação - 1
1.1 Ferramentas de Autoria Multimídia - 1
1.2 Objetos de aprendizagem - 3
1.2.1 Características dos objetos de aprendizagem - 5
1.2.2 Atributos dos objetos de aprendizagem - 5
1.2.3 Repositórios de objetos de aprendizagem - 6
1.2.4 Recursos Educacionais Abertos - 6
1.3 Jogos Educacionais - 7
1.3.1 A Influência dos Jogos no Desenvolvimento da Criança - 7
1.3.2 Jogos Educacionais Digitais - 10
1.3.3 Tipos de Jogos Educacionais Digitais - 12
1.3.4 Elementos de um Jogo - 13
1.3.5 Uso de Jogos Educacionais na Escola - 14
1.3.6 Vantagens e Limitações do Uso de Jogos Educacionais - 15
PARTE II - Construção de Objetos de Aprendizagem e Jogos Educacionais Digitais com o Adobe Flash
CAPÍTULO 2 - Tutorial Básico do Adobe Flash - 17
2.1 Recursos Básicos de Animação - 17
2.1.1 Inserindo ações nos objetos - 22
2.2 Construção de um Objeto de Aprendizagem - 25
CAPÍTULO 3 - Programação com ActionScript - 41
3.1. Primeiro Exemplo - 41
3.2. Criação de uma Calculadora - 45
3.3 Verificação do Resultado de Operações Aritméticas - 47
3.4 Arrastar e Soltar - 49
3.5 Questão de Múltipla Escolha - 54
3.6 Jogo de Memória - 59
PARTE III - Construção de Objetos de Aprendizagem e Jogos Educacionais Digitais com HTML5, CSS e JavaScript
CAPÍTULO 4 - HTML 5 - 69
4.1 O que é HTML5? - 69
4.2 Estrutura Básica HTML - 70
4.3 Formatação de Textos - 72
4.3.1 Negrito, itálico e sublinhado - 72
4.3.2 Títulos, sobrescrito e subscrito - 73
4.3.3 Parágrafos e separador - 74
4.3.4. Alterando a cor, o tipo e o tamanho da fonte - 75
4.3.5 Outras tags usadas na formatação de textos - 76
4.3.6 Listas - 77
4.4 Iframe - 80
4.5 Links e Âncoras - 82
4.5.1 Link - 82
4.5.2 Âncora - 85
4.6 Imagens - 88
4.7 Formulários - 89
4.8 Elementos Estruturantes de Layout - 92
4.8.1 Criação do layout padrão para jogos - 94
4.9 Drag and Drop - DnD (arrastar e soltar) - 95
4.9.1 Eventos DnD - 95
4.9.2 Configurações do elemento arrastável - 95
4.9.3 Configurações do arrastar - 96
4.9.4 Configurações da área para soltar o objeto - 97
4.9.5 Exemplo completo: Como arrastar um triângulo - 98
CAPÍTULO 5 - CSS (CASCADING STYLE SHEETS) - 101
5.1 O que é CSS? - 101
5.1.1 Sintaxe básica - 101
5.1.2 Como aplicar o CSS em um documento HTML? - 103
5.2 Diferença entre Classe e Ids - 105
5.2.1 Classe - 105
5.2.2 Id - 106
5.3 Seletores - 108
5.3.1 Seletor universal - 108
5.3.2 Seletor por elemento - 108
5.3.3 Seletor class - 109
5.3.4 Seletor id - 110
5.3.5 Combinando seletores - 111
5.4 Fontes - 111
5.5 Texto - 113
5.6 Box Model - 114
5.7 Propriedades Float e clear - 116
5.7.1 Float - 116
5.7.2 Clear - 116
5.8 Formulário Padrão para Construção de Jogos e Objetos de Aprendizagem - 116
CAPÍTULO 6 - JAVASCRIPT (JS) - 119
6.1 Aplicando JavaScript em documento HTML - 120
6.2 Conhecimentos Básicos de Programação em JavaScript - 122
6.2.1 Variáveis - 122
6.2.2 Operadores - 124
6.2.3 Estruturas condicionais - 126
6.2.4 Estruturas de Repetição - 128
6.3 Funções - 130
6.3.1 Estrutura de uma função - 131
6.3.2 Funções com parâmetros e retorno - 131
6.3.3 Funções utilizando o construtor Function()- 132
6.4 Objetos - 133
6.4.1 Criação de objetos - 133
6.4.2 Métodos - 136
6.5 Programação orientada a objetos (POO) - 137
6.5.1 Classe, instância e construtor - 137
6.5.2 Métodos - 138
6.5.3 Encapsulamento - 139
6.5.4 Herança - 141
6.6 Array - 142
6.6.1 Criando um array - 142
6.6.2 Percorrendo e acessando elementos - 144
6.6.3 Propriedades - 145
6.6.4 Métodos - 146
6.6.5 Inserindo e removendo elementos - 146
6.7 DOM - Document Object Model - 149
6.7.1 Localizar elementos - 150
6.7.2 Alterar elementos - 150
6.7.3 Adicionar e eliminar elementos - 151
6.7.4 Adicionar manipuladores de eventos - 151
6.8 BOM - Browser Object Model - 152
CAPÍTULO 7 - Construção de Objetos de Aprendizagem e Jogos Educacionais Digitais com HTML 5, CSS E JAVASCRIPT - 155
7.1 Objeto de Aprendizadem – Questão de Múltipla Escolha - 155
7.1.1 Estrutura do projeto e código HTML - 155
7.1.2 Folha de Estilos CSS - 158
7.1.3 Código em JAVASCRIPT - 161
7.2 Jogo das Formas e Cores (Arrastar/Soltar) - 164
7.2.1 Estrutura do projeto e código HTML - 165
7.2.2 Folha de Estilos CSS - 168
7.2.3 Código em JavaScript - 170
7.3 Jogo de Memória - 172
7.3.1 Estrutura do projeto e código HTML - 173
7.3.2 Folha de estilos CSS - 175
7.3.3 Código em JAVASCRIPT - 178
PARTE IV - Construção de Objetos de Aprendizagem com a Ferramenta ARDORA
CAPÍTULO 8 - ARDORA - 181
8.1 Construção de um Quebra-cabeça - 182
8.2 Palavras Cruzadas - 187
8.3 Associação Imagens-Frases - 189
8.4 Teste - 191
8.5 Páginas com Recursos Multimídia - 194
REFERÊNCIAS - 197Informações Técnicas
Nº de páginas: 224 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788539910182 Encadernação: Digital Autor: Fábio Parreira, Gilse Antoninha Morgental Falkembach, Sidnei Renato Silveira - Informações