Ensino de Empreendedorismo no Brasil: Panorama, tendências e melhores práticas
Quem viu este produto , comprou
-
Negociação de Alto Impacto com Técnicas de Neuromarketing: Neurociação
-
Responsabilidade Social Empresarial: Ética ou Marketing?
A Gestão da Responsabilidade Social Corporativa pressupõe a ética para pautar sua existência. As ações sociais fazem parte de um exercício de consciência política e do papel social das organizações. Entretanto, algumas empresas têm dificuldades em perceber que a Gestão Social Responsável é o futuro da Gestão Corporativa mais humana e menos econômica, para que as empresas e a sociedade garantam o seu futuro de forma competitiva. Este livro procura estudar a origem das ações sociais, por meio de uma análise criteriosa da Gestão da Responsabilidade Social, gestão essa que vem sendo praticada pelas corporações no Brasil. ... Ler mais +
QUERO VER -
Asterisk Guia Definitivo - Telefonia de código aberto para empresas
Projete um sistema VoIP (Voz sobre IP) completo ou um PABX tradicional usando Asterisk, mesmo com um conhecimento básico de telecomunicações. ... Ler mais +
QUERO VER -
Lidando com a Incerteza - Como transformar a incerteza e o medo em confiança e criatividade
Nos negócios, na vida e na arte, a criação em alto nível exige ações ousadas e uma boa dose de fé diante de grandes incertezas. Essas incertezas, porém, podem levar ao medo, à ansiedade, à paralisia e à destruição. Podem impedi-lo de correr os riscos necessários para fazer um excelente trabalho e criar uma vida profundamente gratificante. E isso pode paralisar as empresas que dependem da inovação. É assim mesmo, a não ser que você saiba como usar a incerteza a seu favor. ... Ler mais +
QUERO VER
Quem viu este produto , também se interessou
-
Asterisk Guia Definitivo - Telefonia de código aberto para empresas
Projete um sistema VoIP (Voz sobre IP) completo ou um PABX tradicional usando Asterisk, mesmo com um conhecimento básico de telecomunicações. ... Ler mais +
QUERO VER -
Negociação de Alto Impacto com Técnicas de Neuromarketing: Neurociação
-
Criatividade Corporativa na Era dos Resultados
Fundamentado em anos de experiência profissional bem sucedida, o aguardado livro do Professor Geraldo Ferreira de Araujo Filho veem preencher uma lacuna no mercado editorial da área de negócios. Ensina como estimular a criatividade corporativa a partir da correta e lucrativa utilização do talento humano. Através de exemplos concretos e de "insights" precisos, o livro do Prof. Araujo conduz-nos pelos caminhos da nova organização, identificando métodos, técnicas e ferramentas que podem(e devem) ser utilizadas por todos os administraddores de visão, criando um solo fértil para o desenvolvimento da criatividade corporativa. Identificando as características pessoais dos seres criativos, o autor relaciona os elemenos básicos para o florescimentoda criatividade no ambiente de trabalho, os fatores motivacionais para o surgimento de idéias criativas e os principais bloqueios que devem ser evitados pelos responsáveis pelo capital humano nass empresas, construindo um mapa concreto e acessível de como organizar reuniões, estimular a liderança e zelar pela ética corporativa. ... Ler mais +
QUERO VER -
Responsabilidade Social Empresarial: Ética ou Marketing?
A Gestão da Responsabilidade Social Corporativa pressupõe a ética para pautar sua existência. As ações sociais fazem parte de um exercício de consciência política e do papel social das organizações. Entretanto, algumas empresas têm dificuldades em perceber que a Gestão Social Responsável é o futuro da Gestão Corporativa mais humana e menos econômica, para que as empresas e a sociedade garantam o seu futuro de forma competitiva. Este livro procura estudar a origem das ações sociais, por meio de uma análise criteriosa da Gestão da Responsabilidade Social, gestão essa que vem sendo praticada pelas corporações no Brasil. ... Ler mais +
QUERO VER
- DescriçãoEnsino de Empreendedorismo no Brasil: Panorama, tendências e melhores práticas
O ensino de empreendedorismo enseja muitos debates sobre seus objetivos, abordagens, técnicas, impactos e resultados. Também sobre como formar aqueles que vão ensinar ou facilitar esse ensino. Há muitos pesquisadores e professores investigando, pesquisando e publicando sobre o assunto em fóruns acadêmicos especializados, e disseminando-o na sociedade por diversos meios de comunicação.
Muitas universidades e faculdades percorreram trajetórias em que acumularam muita experiência. Quer seja no ensino formal, dentro do currículo escolar, que seja fora dele. Várias delas já despontam com lições e resultados muito interessantes. Havia uma oportunidade de oferecer um livro que mostrasse o que está sendo feito no Brasil. Então, procuramos muitos professores e pesquisadores que estão envolvidos com esses esforços. Propositadamente buscamos tanto experiências mais amadurecidas e já renomadas, quanto algumas mais novas.
Assim, este livro espera contribuir para a discussão, o avanço e a disseminação do ensino de empreendedorismo (EE). Esperamos que os professores, os coordenadores, os diretores das instituições de ensino superior, os funcionários públicos, os governantes, os políticos e todos os envolvidos e interessados nesse tema tão importante encontrem aqui inspiração, estímulo, ideias, modelos e indicações para a definição estratégica da inserção da educação empreendedora, abordagens e metodologias mais apropriadas e modelos de práticas de sucesso que ajudem a fomentar um ecossistema empreendedor mais efetivo no país. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Rose Mary Almeida Lopes
Presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). É mestre e doutora em psicologia social pela USP, com pesquisas sobre competências empreendedoras, tipos psicológicos de empreendedores, intenção de empreender e ensino de empreendedorismo. Apresentou trabalhos científicos em inúmeras conferências, no Brasil e no exterior. É membro do Comitê Científico da Regepe e parecerista de diversas revistas científicas. Organizou o livro Educação Empreendedora pela Editora Campus Elsevier (2010). É coautora do livro Práticas de Empreendedorismo: Casos e Planos de Negócios, pela mesma editora (2012), e tem um capítulo no livro Empreendedorismo Inovador (2012). Coordenou atividades de empreendedorismo no Núcleo de Empreendedorismo da ESPM, instituição em que foi professora do curso de administração, de 2007 a 2015. Foi professora da pós-graduação da ESPM e da FAAP.Informações Técnicas Sumário
Prefácio xxi
Introdução xxiii
Parte I: CONTEXTO E ALGUMAS TENDÊNCIAS 1
Capítulo 1: Contextualização sobre Empreendedorismo 3
Rose Mary Almeida Lopes
Capítulo 2: Panorama sobre a Educação para o Empreendedorismo 21
Rose Mary Almeida Lopes • Edmilson de Oliveira Lima •
Vânia Maria Jorge Nassif
Capítulo 3: Empreendizagens 55
Celso Sekiguchi • Wilson Azevedo • Elena Martinis •
Tião Rocha
Capítulo 4: O Ensino de Empreendedorismo a Distância 81
Newton M. Campos
Parte II: ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EMPREENDEDORA NAS UNIVERSIDADES 97
Capítulo 5: Ecossistema Empreendedor da PUC-Rio 99
Ruth Espínola Soriano de Mello • Julia Bloomfield
Gama Zardo
Capítulo 6: Desenvolvendo Empreendedorismo de Alto Impacto:
Estudo de Caso do Centro de Empreendedorismo
da Unifei 119
Juliana Caminha Noronha • Fábio Roberto Fowler •
Gabriella Sant’Anna
Capítulo 7: Inovação e Empreendedorismo na Formação Acadêmica da
PUCRS: Construindo a Educação do Futuro 141
Ana Cecília Bisso Nunes • Gabriela Cardozo Ferreira •
Luis Humberto de Mello Villwock • Naira Maria Lobraico
Libermann • Vicente Zanela
Capítulo 8: Construção de um Espaço Acadêmico para Educação
Empreendedora em uma Instituição de Ensino Superior
Pública: O Caso da UFF 159
Sandra Regina Holanda Mariano • Esther Hermes Luck •
Fabiane Costa e Silva
Capítulo 9: Educação Empreendedora em Alagoas: Resultados
de uma Trajetória em Ascensão 183
Josealdo Tonholo • Sávio Carnaúba • Hérmani Magalhães •
Silvia Uchoa
Parte III: METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO
EMPREENDEDORA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 199
Capítulo 10: O Ensino de Empreendedorismo nos Cursos de Graduação
de Santa Catarina: Técnicas e Resultados 201
Marianne Hoeltgebaum • Barbara Kobuszewski Volles •
Luciana Ronchi
Capítulo 11: Educação Empreendedora de Forma Transversal com
Base no Projeto Células Empreendedoras em Pernambuco 221
Elizabeth R. Tschá • Genésio Gomes • Eraldo Guerra
Capítulo 12: A Gamificação como Experiência Didática no
Ensino de Empreendedorismo 243
Marcus Linhares • Aislan Rafael R. Sousa
Capítulo 13: A Prática da Formação de Professores de
Empreendedorismo 259
Marcos Hashimoto • Fernando Correa Grisi
Parte IV: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NAS INSTITUIÇÕES
SEBRAE-SP, SENAC-SP E IED-SP 281
Capítulo 14: O Papel do Sebrae no Ensino de Empreendedorismo e o
Caso da Escola de Negócios Sebrae-SP Alencar Burti 283
Rose Mary Almeida Lopes
Capítulo 15: Como Aprender pelo Invisível: Breve Relato e
Considerações sobre uma Aplicação da Metodologia
do Team Academy no Centro Universitário Senac e no
IED São Paulo 297
Clóvis Ferratoni
Índice 319Informações Técnicas
Nº de páginas: 352 Origem: Nacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788550801476 Encadernação: Brochura Autor: Rose Mary Almeida Lopes - Informações



