Ensino de Empreendedorismo no Brasil: Panorama, tendências e melhores práticas
VITRINE Os TOP de vendas !!
Quem viu este produto , comprou
-
Asterisk Guia Definitivo - Telefonia de código aberto para empresas
VITRINE Os TOP de vendas !!
Projete um sistema VoIP (Voz sobre IP) completo ou um PABX tradicional usando Asterisk, mesmo com um conhecimento básico de telecomunicações. ... Ler mais +
QUERO VER -
Introdução à Programação Linear
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Responsabilidade Social Empresarial: Ética ou Marketing?
VITRINE Os TOP de vendas !!
A Gestão da Responsabilidade Social Corporativa pressupõe a ética para pautar sua existência. As ações sociais fazem parte de um exercício de consciência política e do papel social das organizações. Entretanto, algumas empresas têm dificuldades em perceber que a Gestão Social Responsável é o futuro da Gestão Corporativa mais humana e menos econômica, para que as empresas e a sociedade garantam o seu futuro de forma competitiva. Este livro procura estudar a origem das ações sociais, por meio de uma análise criteriosa da Gestão da Responsabilidade Social, gestão essa que vem sendo praticada pelas corporações no Brasil. ... Ler mais +
QUERO VER -
Além da Excelência na Gestão Pessoal, Profissional e Empresarial
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Lidando com a Incerteza - Como transformar a incerteza e o medo em confiança e criatividade
VITRINE Os TOP de vendas !!
Nos negócios, na vida e na arte, a criação em alto nível exige ações ousadas e uma boa dose de fé diante de grandes incertezas. Essas incertezas, porém, podem levar ao medo, à ansiedade, à paralisia e à destruição. Podem impedi-lo de correr os riscos necessários para fazer um excelente trabalho e criar uma vida profundamente gratificante. E isso pode paralisar as empresas que dependem da inovação. É assim mesmo, a não ser que você saiba como usar a incerteza a seu favor. ... Ler mais +
QUERO VER -
Negociação de Alto Impacto com Técnicas de Neuromarketing: Neurociação
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Organização Orientada para a Estratégia
VITRINE Os TOP de vendas !!
Quem viu este produto , também se interessou
-
Além da Excelência na Gestão Pessoal, Profissional e Empresarial
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Responsabilidade Social Empresarial: Ética ou Marketing?
VITRINE Os TOP de vendas !!
A Gestão da Responsabilidade Social Corporativa pressupõe a ética para pautar sua existência. As ações sociais fazem parte de um exercício de consciência política e do papel social das organizações. Entretanto, algumas empresas têm dificuldades em perceber que a Gestão Social Responsável é o futuro da Gestão Corporativa mais humana e menos econômica, para que as empresas e a sociedade garantam o seu futuro de forma competitiva. Este livro procura estudar a origem das ações sociais, por meio de uma análise criteriosa da Gestão da Responsabilidade Social, gestão essa que vem sendo praticada pelas corporações no Brasil. ... Ler mais +
QUERO VER -
Lidando com a Incerteza - Como transformar a incerteza e o medo em confiança e criatividade
VITRINE Os TOP de vendas !!
Nos negócios, na vida e na arte, a criação em alto nível exige ações ousadas e uma boa dose de fé diante de grandes incertezas. Essas incertezas, porém, podem levar ao medo, à ansiedade, à paralisia e à destruição. Podem impedi-lo de correr os riscos necessários para fazer um excelente trabalho e criar uma vida profundamente gratificante. E isso pode paralisar as empresas que dependem da inovação. É assim mesmo, a não ser que você saiba como usar a incerteza a seu favor. ... Ler mais +
QUERO VER -
Asterisk Guia Definitivo - Telefonia de código aberto para empresas
VITRINE Os TOP de vendas !!
Projete um sistema VoIP (Voz sobre IP) completo ou um PABX tradicional usando Asterisk, mesmo com um conhecimento básico de telecomunicações. ... Ler mais +
QUERO VER -
Organização Orientada para a Estratégia
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Negociação de Alto Impacto com Técnicas de Neuromarketing: Neurociação
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Introdução à Programação Linear
VITRINE Os TOP de vendas !!
- DescriçãoEnsino de Empreendedorismo no Brasil: Panorama, tendências e melhores práticas
O ensino de empreendedorismo enseja muitos debates sobre seus objetivos, abordagens, técnicas, impactos e resultados. Também sobre como formar aqueles que vão ensinar ou facilitar esse ensino. Há muitos pesquisadores e professores investigando, pesquisando e publicando sobre o assunto em fóruns acadêmicos especializados, e disseminando-o na sociedade por diversos meios de comunicação.
Muitas universidades e faculdades percorreram trajetórias em que acumularam muita experiência. Quer seja no ensino formal, dentro do currículo escolar, que seja fora dele. Várias delas já despontam com lições e resultados muito interessantes. Havia uma oportunidade de oferecer um livro que mostrasse o que está sendo feito no Brasil. Então, procuramos muitos professores e pesquisadores que estão envolvidos com esses esforços. Propositadamente buscamos tanto experiências mais amadurecidas e já renomadas, quanto algumas mais novas.
Assim, este livro espera contribuir para a discussão, o avanço e a disseminação do ensino de empreendedorismo (EE). Esperamos que os professores, os coordenadores, os diretores das instituições de ensino superior, os funcionários públicos, os governantes, os políticos e todos os envolvidos e interessados nesse tema tão importante encontrem aqui inspiração, estímulo, ideias, modelos e indicações para a definição estratégica da inserção da educação empreendedora, abordagens e metodologias mais apropriadas e modelos de práticas de sucesso que ajudem a fomentar um ecossistema empreendedor mais efetivo no país. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Rose Mary Almeida Lopes
Presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). É mestre e doutora em psicologia social pela USP, com pesquisas sobre competências empreendedoras, tipos psicológicos de empreendedores, intenção de empreender e ensino de empreendedorismo. Apresentou trabalhos científicos em inúmeras conferências, no Brasil e no exterior. É membro do Comitê Científico da Regepe e parecerista de diversas revistas científicas. Organizou o livro Educação Empreendedora pela Editora Campus Elsevier (2010). É coautora do livro Práticas de Empreendedorismo: Casos e Planos de Negócios, pela mesma editora (2012), e tem um capítulo no livro Empreendedorismo Inovador (2012). Coordenou atividades de empreendedorismo no Núcleo de Empreendedorismo da ESPM, instituição em que foi professora do curso de administração, de 2007 a 2015. Foi professora da pós-graduação da ESPM e da FAAP.Informações Técnicas Sumário
Prefácio xxi
Introdução xxiii
Parte I: CONTEXTO E ALGUMAS TENDÊNCIAS 1
Capítulo 1: Contextualização sobre Empreendedorismo 3
Rose Mary Almeida Lopes
Capítulo 2: Panorama sobre a Educação para o Empreendedorismo 21
Rose Mary Almeida Lopes • Edmilson de Oliveira Lima •
Vânia Maria Jorge Nassif
Capítulo 3: Empreendizagens 55
Celso Sekiguchi • Wilson Azevedo • Elena Martinis •
Tião Rocha
Capítulo 4: O Ensino de Empreendedorismo a Distância 81
Newton M. Campos
Parte II: ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EMPREENDEDORA NAS UNIVERSIDADES 97
Capítulo 5: Ecossistema Empreendedor da PUC-Rio 99
Ruth Espínola Soriano de Mello • Julia Bloomfield
Gama Zardo
Capítulo 6: Desenvolvendo Empreendedorismo de Alto Impacto:
Estudo de Caso do Centro de Empreendedorismo
da Unifei 119
Juliana Caminha Noronha • Fábio Roberto Fowler •
Gabriella Sant’Anna
Capítulo 7: Inovação e Empreendedorismo na Formação Acadêmica da
PUCRS: Construindo a Educação do Futuro 141
Ana Cecília Bisso Nunes • Gabriela Cardozo Ferreira •
Luis Humberto de Mello Villwock • Naira Maria Lobraico
Libermann • Vicente Zanela
Capítulo 8: Construção de um Espaço Acadêmico para Educação
Empreendedora em uma Instituição de Ensino Superior
Pública: O Caso da UFF 159
Sandra Regina Holanda Mariano • Esther Hermes Luck •
Fabiane Costa e Silva
Capítulo 9: Educação Empreendedora em Alagoas: Resultados
de uma Trajetória em Ascensão 183
Josealdo Tonholo • Sávio Carnaúba • Hérmani Magalhães •
Silvia Uchoa
Parte III: METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO
EMPREENDEDORA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 199
Capítulo 10: O Ensino de Empreendedorismo nos Cursos de Graduação
de Santa Catarina: Técnicas e Resultados 201
Marianne Hoeltgebaum • Barbara Kobuszewski Volles •
Luciana Ronchi
Capítulo 11: Educação Empreendedora de Forma Transversal com
Base no Projeto Células Empreendedoras em Pernambuco 221
Elizabeth R. Tschá • Genésio Gomes • Eraldo Guerra
Capítulo 12: A Gamificação como Experiência Didática no
Ensino de Empreendedorismo 243
Marcus Linhares • Aislan Rafael R. Sousa
Capítulo 13: A Prática da Formação de Professores de
Empreendedorismo 259
Marcos Hashimoto • Fernando Correa Grisi
Parte IV: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NAS INSTITUIÇÕES
SEBRAE-SP, SENAC-SP E IED-SP 281
Capítulo 14: O Papel do Sebrae no Ensino de Empreendedorismo e o
Caso da Escola de Negócios Sebrae-SP Alencar Burti 283
Rose Mary Almeida Lopes
Capítulo 15: Como Aprender pelo Invisível: Breve Relato e
Considerações sobre uma Aplicação da Metodologia
do Team Academy no Centro Universitário Senac e no
IED São Paulo 297
Clóvis Ferratoni
Índice 319Informações Técnicas
Nº de páginas: 352 Origem: Nacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788550801476 Encadernação: Brochura Autor: Rose Mary Almeida Lopes - Informações