Ensino de Empreendedorismo no Brasil: Panorama, tendências e melhores práticas

O ensino de empreendedorismo enseja muitos debates sobre seus objetivos, abordagens, técnicas, impactos e resultados. Também sobre como formar aqueles que vão ensinar ou facilitar esse ensino. Há muitos pesquisadores e professores investigando, pesquisando e publicando sobre o assunto em fóruns acadêmicos especializados, e disseminando-o na sociedade por diversos meios de comunicação.
+-

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Ensino de Empreendedorismo no Brasil: Panorama, tendências e melhores práticas

    O ensino de empreendedorismo enseja muitos debates sobre seus objetivos, abordagens, técnicas, impactos e resultados. Também sobre como formar aqueles que vão ensinar ou facilitar esse ensino. Há muitos pesquisadores e professores investigando, pesquisando e publicando sobre o assunto em fóruns acadêmicos especializados, e disseminando-o na sociedade por diversos meios de comunicação.

    Muitas universidades e faculdades percorreram trajetórias em que acumularam muita experiência. Quer seja no ensino formal, dentro do currículo escolar, que seja fora dele. Várias delas já despontam com lições e resultados muito interessantes. Havia uma oportunidade de oferecer um livro que mostrasse o que está sendo feito no Brasil. Então, procuramos muitos professores e pesquisadores que estão envolvidos com esses esforços. Propositadamente buscamos tanto experiências mais amadurecidas e já renomadas, quanto algumas mais novas.

    Assim, este livro espera contribuir para a discussão, o avanço e a disseminação do ensino de empreendedorismo (EE). Esperamos que os professores, os coordenadores, os diretores das instituições de ensino superior, os funcionários públicos, os governantes, os políticos e todos os envolvidos e interessados nesse tema tão importante encontrem aqui inspiração, estímulo, ideias, modelos e indicações para a definição estratégica da inserção da educação empreendedora, abordagens e metodologias mais apropriadas e modelos de práticas de sucesso que ajudem a fomentar um ecossistema empreendedor mais efetivo no país.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorRose Mary Almeida Lopes

    Presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). É mestre e doutora em psicologia social pela USP, com pesquisas sobre competências empreendedoras, tipos psicológicos de empreendedores, intenção de empreender e ensino de empreendedorismo. Apresentou trabalhos científicos em inúmeras conferências, no Brasil e no exterior. É membro do Comitê Científico da Regepe e parecerista de diversas revistas científicas. Organizou o livro Educação Empreendedora pela Editora Campus Elsevier (2010). É coautora do livro Práticas de Empreendedorismo: Casos e Planos de Negócios, pela mesma editora (2012), e tem um capítulo no livro Empreendedorismo Inovador (2012). Coordenou atividades de empreendedorismo no Núcleo de Empreendedorismo da ESPM, instituição em que foi professora do curso de administração, de 2007 a 2015. Foi professora da pós-graduação da ESPM e da FAAP.
    Informações TécnicasSumário
    Prefácio xxi
    Introdução xxiii

    Parte I: CONTEXTO E ALGUMAS TENDÊNCIAS 1
    Capítulo 1: Contextualização sobre Empreendedorismo 3
    Rose Mary Almeida Lopes
    Capítulo 2: Panorama sobre a Educação para o Empreendedorismo 21
    Rose Mary Almeida Lopes • Edmilson de Oliveira Lima •
    Vânia Maria Jorge Nassif
    Capítulo 3: Empreendizagens 55
    Celso Sekiguchi • Wilson Azevedo • Elena Martinis •
    Tião Rocha
    Capítulo 4: O Ensino de Empreendedorismo a Distância 81
    Newton M. Campos

    Parte II: ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO
    EMPREENDEDORA NAS UNIVERSIDADES 97
    Capítulo 5: Ecossistema Empreendedor da PUC-Rio 99
    Ruth Espínola Soriano de Mello • Julia Bloomfield
    Gama Zardo
    Capítulo 6: Desenvolvendo Empreendedorismo de Alto Impacto:
    Estudo de Caso do Centro de Empreendedorismo
    da Unifei 119
    Juliana Caminha Noronha • Fábio Roberto Fowler •
    Gabriella Sant’Anna
    Capítulo 7: Inovação e Empreendedorismo na Formação Acadêmica da
    PUCRS: Construindo a Educação do Futuro 141
    Ana Cecília Bisso Nunes • Gabriela Cardozo Ferreira •
    Luis Humberto de Mello Villwock • Naira Maria Lobraico
    Libermann • Vicente Zanela
    Capítulo 8: Construção de um Espaço Acadêmico para Educação
    Empreendedora em uma Instituição de Ensino Superior
    Pública: O Caso da UFF 159
    Sandra Regina Holanda Mariano • Esther Hermes Luck •
    Fabiane Costa e Silva
    Capítulo 9: Educação Empreendedora em Alagoas: Resultados
    de uma Trajetória em Ascensão 183
    Josealdo Tonholo • Sávio Carnaúba • Hérmani Magalhães •
    Silvia Uchoa

    Parte III: METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO
    EMPREENDEDORA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 199
    Capítulo 10: O Ensino de Empreendedorismo nos Cursos de Graduação
    de Santa Catarina: Técnicas e Resultados 201
    Marianne Hoeltgebaum • Barbara Kobuszewski Volles •
    Luciana Ronchi
    Capítulo 11: Educação Empreendedora de Forma Transversal com
    Base no Projeto Células Empreendedoras em Pernambuco 221
    Elizabeth R. Tschá • Genésio Gomes • Eraldo Guerra
    Capítulo 12: A Gamificação como Experiência Didática no
    Ensino de Empreendedorismo 243
    Marcus Linhares • Aislan Rafael R. Sousa
    Capítulo 13: A Prática da Formação de Professores de
    Empreendedorismo 259
    Marcos Hashimoto • Fernando Correa Grisi

    Parte IV: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NAS INSTITUIÇÕES
    SEBRAE-SP, SENAC-SP E IED-SP 281
    Capítulo 14: O Papel do Sebrae no Ensino de Empreendedorismo e o
    Caso da Escola de Negócios Sebrae-SP Alencar Burti 283
    Rose Mary Almeida Lopes
    Capítulo 15: Como Aprender pelo Invisível: Breve Relato e
    Considerações sobre uma Aplicação da Metodologia
    do Team Academy no Centro Universitário Senac e no
    IED São Paulo 297
    Clóvis Ferratoni
    Índice 319

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:352
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550801476
    Encadernação:Brochura
    Autor:Rose Mary Almeida Lopes
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!