Responsabilidade Social Empresarial: Ética ou Marketing?

A Gestão da Responsabilidade Social Corporativa pressupõe a ética para pautar sua existência. As ações sociais fazem parte de um exercício de consciência política e do papel social das organizações. Entretanto, algumas empresas têm dificuldades em perceber que a Gestão Social Responsável é o futuro da Gestão Corporativa mais humana e menos econômica, para que as empresas e a sociedade garantam o seu futuro de forma competitiva. Este livro procura estudar a origem das ações sociais, por meio de uma análise criteriosa da Gestão da Responsabilidade Social, gestão essa que vem sendo praticada pelas corporações no Brasil.

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  • Descrição
    Responsabilidade Social Empresarial: Ética ou Marketing?

    A Gestão da Responsabilidade Social Corporativa pressupõe a ética para pautar sua existência. As ações sociais fazem parte de um exercício de consciência política e do papel social das organizações. Entretanto, algumas empresas têm dificuldades em perceber que a Gestão Social Responsável é o futuro da Gestão Corporativa mais humana e menos econômica, para que as empresas e a sociedade garantam o seu futuro de forma competitiva. Este livro procura estudar a origem das ações sociais, por meio de uma análise criteriosa da Gestão da Responsabilidade Social, gestão essa que vem sendo praticada pelas corporações no Brasil. Pretende-se, assim, analisar os motivos geradores desta atuação e de suas consequências. A pesquisa, realizada em empresas situadas no Rio de Janeiro, lançou uma luz sobre o que deve ser levado em consideração pelas organizações que pretendem desenvolver trabalhos sociais. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, são fornecidas algumas sugestões aos indivíduos, às empresas, aos governos e à sociedade, para que a Gestão Social Responsável contribua para a redução dos problemas sociais existentes.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorAdriana Gomes

    Profª. Adriana Gomes de Souza, psicóloga com 21 anos de experiência em RH, em empresas de diversos segmentos na iniciativa pública e privada. Formada pela UFRJ e pós-graduada em RH pela FGV/RJ.

    Instrutora da Fundação de Estudos do Mar – Marinha do Brasil e do Centro de Ensinos Portuários, tendo também lecionado nas seguintes Instituições de Ensino: Universidade Santa Úrsula, Universidade Veiga de Almeida, Universidade de Barra Mansa, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
    Informações TécnicasSumário

    Capítulo 1 – INTRODUÇÃO
    1.1 Contextualização
    1.2 Objetivos
    1.3 Hipótese e Escopo
    1.4 Metodologia

    Capítulo 2 - RESPONSABILIDADE SOCIAL
    2.1 Definição e Histórico
    2.2 Motivos que Podem Conduzir uma Empresa a Desenvolver um Modelo de Gestão Social

    Capítulo 3 - RESULTADOS E ANÁLISE DA PESQUISA
    3.1 Resultados
    3.2 Análise da pesquisa

    Capítulo 4 - CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
    4.1 Conclusões da Pesquisa
    4.2 Recomendações aos indivíduos
    4.3 Às Empresas
    4.4 Aos Governos
    4.5 À Sociedade
    4.6 Às Mulheres

    APÊNDICE – Modelo de Questionário Utilizado

    ANEXO 1 – Indicadores Sociais Mínimos 2000, Conforme Publicado pelo IBGE

    ANEXO 2 – Tabelas e Gráficos dos Indicadores Sociais Mínimos 2000, Conforme Publicado pelo IBGE

    REFERÊNCIAS

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:72
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Synergia
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2011
    ISBN:9788561325091
    Encadernação:Brochura
    Autor:Adriana Gomes
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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