Ensino de Empreendedorismo no Brasil: Panorama, tendências e melhores práticas

O ensino de empreendedorismo enseja muitos debates sobre seus objetivos, abordagens, técnicas, impactos e resultados. Também sobre como formar aqueles que vão ensinar ou facilitar esse ensino. Há muitos pesquisadores e professores investigando, pesquisando e publicando sobre o assunto em fóruns acadêmicos especializados, e disseminando-o na sociedade por diversos meios de comunicação.
+-

Quem viu este produto , comprou

  • Organização Orientada para a Estratégia

    Os criadores da ferramenta revolucionária de gerenciamento de desempenho chamada Balanced Scorecard introduzem uma nova abordagem que torna a estratégia um processo contínuo de propriedade não apenas da alta administração, mas de todos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Introdução à Programação Linear

    A Programação Linear (PL) é uma das primeiras técnicas de Pesquisa Operacional apresentada em diversos cursos de graduação. Por ser uma técnica que permite tratar problemas de otimização com restrições lineares, sua abordagem permite apresentar modelos de programação matemática, utilizando ferramentas baseadas na álgebra linear, acessíveis ao estudante de graduação. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Criatividade Corporativa na Era dos Resultados

    Fundamentado em anos de experiência profissional bem sucedida, o aguardado livro do Professor Geraldo Ferreira de Araujo Filho veem preencher uma lacuna no mercado editorial da área de negócios. Ensina como estimular a criatividade corporativa a partir da correta e lucrativa utilização do talento humano. Através de exemplos concretos e de "insights" precisos, o livro do Prof. Araujo conduz-nos pelos caminhos da nova organização, identificando métodos, técnicas e ferramentas que podem(e devem) ser utilizadas por todos os administraddores de visão, criando um solo fértil para o desenvolvimento da criatividade corporativa. Identificando as características pessoais dos seres criativos, o autor relaciona os elemenos básicos para o florescimentoda criatividade no ambiente de trabalho, os fatores motivacionais para o surgimento de idéias criativas e os principais bloqueios que devem ser evitados pelos responsáveis pelo capital humano nass empresas, construindo um mapa concreto e acessível de como organizar reuniões, estimular a liderança e zelar pela ética corporativa. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Negociação de Alto Impacto com Técnicas de Neuromarketing: Neurociação

  • Asterisk Guia Definitivo - Telefonia de código aberto para empresas

    R$ 109,90 ou 2x de R$ 54,95

    Projete um sistema VoIP (Voz sobre IP) completo ou um PABX tradicional usando Asterisk, mesmo com um conhecimento básico de telecomunicações. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Responsabilidade Social Empresarial: Ética ou Marketing?

    A Gestão da Responsabilidade Social Corporativa pressupõe a ética para pautar sua existência. As ações sociais fazem parte de um exercício de consciência política e do papel social das organizações. Entretanto, algumas empresas têm dificuldades em perceber que a Gestão Social Responsável é o futuro da Gestão Corporativa mais humana e menos econômica, para que as empresas e a sociedade garantam o seu futuro de forma competitiva. Este livro procura estudar a origem das ações sociais, por meio de uma análise criteriosa da Gestão da Responsabilidade Social, gestão essa que vem sendo praticada pelas corporações no Brasil. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Além da Excelência na Gestão Pessoal, Profissional e Empresarial

    O sucesso em todos os níveis sempre foi perseguido por muitos, mas poucos verdadeiramente o conhecem. Desenvolver-se com indispensáveis diferenciais, lançados harmonicamente nos diversos níveis, parece ser um paradigma inexpugnável para muitos. Porém, esse caminho ficará bastante facilitado se certos preceitos básicos forem criteriosamente trabalhados. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Asterisk Guia Definitivo - Telefonia de código aberto para empresas

    R$ 109,90 ou 2x de R$ 54,95

    Projete um sistema VoIP (Voz sobre IP) completo ou um PABX tradicional usando Asterisk, mesmo com um conhecimento básico de telecomunicações. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Organização Orientada para a Estratégia

    Os criadores da ferramenta revolucionária de gerenciamento de desempenho chamada Balanced Scorecard introduzem uma nova abordagem que torna a estratégia um processo contínuo de propriedade não apenas da alta administração, mas de todos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Negociação de Alto Impacto com Técnicas de Neuromarketing: Neurociação

  • Responsabilidade Social Empresarial: Ética ou Marketing?

    A Gestão da Responsabilidade Social Corporativa pressupõe a ética para pautar sua existência. As ações sociais fazem parte de um exercício de consciência política e do papel social das organizações. Entretanto, algumas empresas têm dificuldades em perceber que a Gestão Social Responsável é o futuro da Gestão Corporativa mais humana e menos econômica, para que as empresas e a sociedade garantam o seu futuro de forma competitiva. Este livro procura estudar a origem das ações sociais, por meio de uma análise criteriosa da Gestão da Responsabilidade Social, gestão essa que vem sendo praticada pelas corporações no Brasil. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Introdução à Programação Linear

    A Programação Linear (PL) é uma das primeiras técnicas de Pesquisa Operacional apresentada em diversos cursos de graduação. Por ser uma técnica que permite tratar problemas de otimização com restrições lineares, sua abordagem permite apresentar modelos de programação matemática, utilizando ferramentas baseadas na álgebra linear, acessíveis ao estudante de graduação. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Criatividade Corporativa na Era dos Resultados

    Fundamentado em anos de experiência profissional bem sucedida, o aguardado livro do Professor Geraldo Ferreira de Araujo Filho veem preencher uma lacuna no mercado editorial da área de negócios. Ensina como estimular a criatividade corporativa a partir da correta e lucrativa utilização do talento humano. Através de exemplos concretos e de "insights" precisos, o livro do Prof. Araujo conduz-nos pelos caminhos da nova organização, identificando métodos, técnicas e ferramentas que podem(e devem) ser utilizadas por todos os administraddores de visão, criando um solo fértil para o desenvolvimento da criatividade corporativa. Identificando as características pessoais dos seres criativos, o autor relaciona os elemenos básicos para o florescimentoda criatividade no ambiente de trabalho, os fatores motivacionais para o surgimento de idéias criativas e os principais bloqueios que devem ser evitados pelos responsáveis pelo capital humano nass empresas, construindo um mapa concreto e acessível de como organizar reuniões, estimular a liderança e zelar pela ética corporativa. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Ensino de Empreendedorismo no Brasil: Panorama, tendências e melhores práticas

    O ensino de empreendedorismo enseja muitos debates sobre seus objetivos, abordagens, técnicas, impactos e resultados. Também sobre como formar aqueles que vão ensinar ou facilitar esse ensino. Há muitos pesquisadores e professores investigando, pesquisando e publicando sobre o assunto em fóruns acadêmicos especializados, e disseminando-o na sociedade por diversos meios de comunicação.

    Muitas universidades e faculdades percorreram trajetórias em que acumularam muita experiência. Quer seja no ensino formal, dentro do currículo escolar, que seja fora dele. Várias delas já despontam com lições e resultados muito interessantes. Havia uma oportunidade de oferecer um livro que mostrasse o que está sendo feito no Brasil. Então, procuramos muitos professores e pesquisadores que estão envolvidos com esses esforços. Propositadamente buscamos tanto experiências mais amadurecidas e já renomadas, quanto algumas mais novas.

    Assim, este livro espera contribuir para a discussão, o avanço e a disseminação do ensino de empreendedorismo (EE). Esperamos que os professores, os coordenadores, os diretores das instituições de ensino superior, os funcionários públicos, os governantes, os políticos e todos os envolvidos e interessados nesse tema tão importante encontrem aqui inspiração, estímulo, ideias, modelos e indicações para a definição estratégica da inserção da educação empreendedora, abordagens e metodologias mais apropriadas e modelos de práticas de sucesso que ajudem a fomentar um ecossistema empreendedor mais efetivo no país.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorRose Mary Almeida Lopes

    Presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). É mestre e doutora em psicologia social pela USP, com pesquisas sobre competências empreendedoras, tipos psicológicos de empreendedores, intenção de empreender e ensino de empreendedorismo. Apresentou trabalhos científicos em inúmeras conferências, no Brasil e no exterior. É membro do Comitê Científico da Regepe e parecerista de diversas revistas científicas. Organizou o livro Educação Empreendedora pela Editora Campus Elsevier (2010). É coautora do livro Práticas de Empreendedorismo: Casos e Planos de Negócios, pela mesma editora (2012), e tem um capítulo no livro Empreendedorismo Inovador (2012). Coordenou atividades de empreendedorismo no Núcleo de Empreendedorismo da ESPM, instituição em que foi professora do curso de administração, de 2007 a 2015. Foi professora da pós-graduação da ESPM e da FAAP.
    Informações TécnicasSumário
    Prefácio xxi
    Introdução xxiii

    Parte I: CONTEXTO E ALGUMAS TENDÊNCIAS 1
    Capítulo 1: Contextualização sobre Empreendedorismo 3
    Rose Mary Almeida Lopes
    Capítulo 2: Panorama sobre a Educação para o Empreendedorismo 21
    Rose Mary Almeida Lopes • Edmilson de Oliveira Lima •
    Vânia Maria Jorge Nassif
    Capítulo 3: Empreendizagens 55
    Celso Sekiguchi • Wilson Azevedo • Elena Martinis •
    Tião Rocha
    Capítulo 4: O Ensino de Empreendedorismo a Distância 81
    Newton M. Campos

    Parte II: ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO
    EMPREENDEDORA NAS UNIVERSIDADES 97
    Capítulo 5: Ecossistema Empreendedor da PUC-Rio 99
    Ruth Espínola Soriano de Mello • Julia Bloomfield
    Gama Zardo
    Capítulo 6: Desenvolvendo Empreendedorismo de Alto Impacto:
    Estudo de Caso do Centro de Empreendedorismo
    da Unifei 119
    Juliana Caminha Noronha • Fábio Roberto Fowler •
    Gabriella Sant’Anna
    Capítulo 7: Inovação e Empreendedorismo na Formação Acadêmica da
    PUCRS: Construindo a Educação do Futuro 141
    Ana Cecília Bisso Nunes • Gabriela Cardozo Ferreira •
    Luis Humberto de Mello Villwock • Naira Maria Lobraico
    Libermann • Vicente Zanela
    Capítulo 8: Construção de um Espaço Acadêmico para Educação
    Empreendedora em uma Instituição de Ensino Superior
    Pública: O Caso da UFF 159
    Sandra Regina Holanda Mariano • Esther Hermes Luck •
    Fabiane Costa e Silva
    Capítulo 9: Educação Empreendedora em Alagoas: Resultados
    de uma Trajetória em Ascensão 183
    Josealdo Tonholo • Sávio Carnaúba • Hérmani Magalhães •
    Silvia Uchoa

    Parte III: METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO
    EMPREENDEDORA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 199
    Capítulo 10: O Ensino de Empreendedorismo nos Cursos de Graduação
    de Santa Catarina: Técnicas e Resultados 201
    Marianne Hoeltgebaum • Barbara Kobuszewski Volles •
    Luciana Ronchi
    Capítulo 11: Educação Empreendedora de Forma Transversal com
    Base no Projeto Células Empreendedoras em Pernambuco 221
    Elizabeth R. Tschá • Genésio Gomes • Eraldo Guerra
    Capítulo 12: A Gamificação como Experiência Didática no
    Ensino de Empreendedorismo 243
    Marcus Linhares • Aislan Rafael R. Sousa
    Capítulo 13: A Prática da Formação de Professores de
    Empreendedorismo 259
    Marcos Hashimoto • Fernando Correa Grisi

    Parte IV: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NAS INSTITUIÇÕES
    SEBRAE-SP, SENAC-SP E IED-SP 281
    Capítulo 14: O Papel do Sebrae no Ensino de Empreendedorismo e o
    Caso da Escola de Negócios Sebrae-SP Alencar Burti 283
    Rose Mary Almeida Lopes
    Capítulo 15: Como Aprender pelo Invisível: Breve Relato e
    Considerações sobre uma Aplicação da Metodologia
    do Team Academy no Centro Universitário Senac e no
    IED São Paulo 297
    Clóvis Ferratoni
    Índice 319

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:352
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550801476
    Encadernação:Brochura
    Autor:Rose Mary Almeida Lopes
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!