Ética Empresarial na Prática: Soluções para gestão e governança no século XXI
VITRINE Os TOP de vendas !!
Quem viu este produto , comprou
-
Organização Orientada para a Estratégia
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Responsabilidade Social Empresarial: Ética ou Marketing?
VITRINE Os TOP de vendas !!
A Gestão da Responsabilidade Social Corporativa pressupõe a ética para pautar sua existência. As ações sociais fazem parte de um exercício de consciência política e do papel social das organizações. Entretanto, algumas empresas têm dificuldades em perceber que a Gestão Social Responsável é o futuro da Gestão Corporativa mais humana e menos econômica, para que as empresas e a sociedade garantam o seu futuro de forma competitiva. Este livro procura estudar a origem das ações sociais, por meio de uma análise criteriosa da Gestão da Responsabilidade Social, gestão essa que vem sendo praticada pelas corporações no Brasil. ... Ler mais +
QUERO VER -
Criatividade Corporativa na Era dos Resultados
VITRINE Os TOP de vendas !!
Fundamentado em anos de experiência profissional bem sucedida, o aguardado livro do Professor Geraldo Ferreira de Araujo Filho veem preencher uma lacuna no mercado editorial da área de negócios. Ensina como estimular a criatividade corporativa a partir da correta e lucrativa utilização do talento humano. Através de exemplos concretos e de "insights" precisos, o livro do Prof. Araujo conduz-nos pelos caminhos da nova organização, identificando métodos, técnicas e ferramentas que podem(e devem) ser utilizadas por todos os administraddores de visão, criando um solo fértil para o desenvolvimento da criatividade corporativa. Identificando as características pessoais dos seres criativos, o autor relaciona os elemenos básicos para o florescimentoda criatividade no ambiente de trabalho, os fatores motivacionais para o surgimento de idéias criativas e os principais bloqueios que devem ser evitados pelos responsáveis pelo capital humano nass empresas, construindo um mapa concreto e acessível de como organizar reuniões, estimular a liderança e zelar pela ética corporativa. ... Ler mais +
QUERO VER -
Introdução à Programação Linear
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Lidando com a Incerteza - Como transformar a incerteza e o medo em confiança e criatividade
VITRINE Os TOP de vendas !!
Nos negócios, na vida e na arte, a criação em alto nível exige ações ousadas e uma boa dose de fé diante de grandes incertezas. Essas incertezas, porém, podem levar ao medo, à ansiedade, à paralisia e à destruição. Podem impedi-lo de correr os riscos necessários para fazer um excelente trabalho e criar uma vida profundamente gratificante. E isso pode paralisar as empresas que dependem da inovação. É assim mesmo, a não ser que você saiba como usar a incerteza a seu favor. ... Ler mais +
QUERO VER -
Negociação de Alto Impacto com Técnicas de Neuromarketing: Neurociação
VITRINE Os TOP de vendas !!
Quem viu este produto , também se interessou
-
Introdução à Programação Linear
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Asterisk Guia Definitivo - Telefonia de código aberto para empresas
VITRINE Os TOP de vendas !!
Projete um sistema VoIP (Voz sobre IP) completo ou um PABX tradicional usando Asterisk, mesmo com um conhecimento básico de telecomunicações. ... Ler mais +
QUERO VER -
Criatividade Corporativa na Era dos Resultados
VITRINE Os TOP de vendas !!
Fundamentado em anos de experiência profissional bem sucedida, o aguardado livro do Professor Geraldo Ferreira de Araujo Filho veem preencher uma lacuna no mercado editorial da área de negócios. Ensina como estimular a criatividade corporativa a partir da correta e lucrativa utilização do talento humano. Através de exemplos concretos e de "insights" precisos, o livro do Prof. Araujo conduz-nos pelos caminhos da nova organização, identificando métodos, técnicas e ferramentas que podem(e devem) ser utilizadas por todos os administraddores de visão, criando um solo fértil para o desenvolvimento da criatividade corporativa. Identificando as características pessoais dos seres criativos, o autor relaciona os elemenos básicos para o florescimentoda criatividade no ambiente de trabalho, os fatores motivacionais para o surgimento de idéias criativas e os principais bloqueios que devem ser evitados pelos responsáveis pelo capital humano nass empresas, construindo um mapa concreto e acessível de como organizar reuniões, estimular a liderança e zelar pela ética corporativa. ... Ler mais +
QUERO VER -
Além da Excelência na Gestão Pessoal, Profissional e Empresarial
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Responsabilidade Social Empresarial: Ética ou Marketing?
VITRINE Os TOP de vendas !!
A Gestão da Responsabilidade Social Corporativa pressupõe a ética para pautar sua existência. As ações sociais fazem parte de um exercício de consciência política e do papel social das organizações. Entretanto, algumas empresas têm dificuldades em perceber que a Gestão Social Responsável é o futuro da Gestão Corporativa mais humana e menos econômica, para que as empresas e a sociedade garantam o seu futuro de forma competitiva. Este livro procura estudar a origem das ações sociais, por meio de uma análise criteriosa da Gestão da Responsabilidade Social, gestão essa que vem sendo praticada pelas corporações no Brasil. ... Ler mais +
QUERO VER
- DescriçãoÉtica Empresarial na Prática: Soluções para gestão e governança no século XXI
Este livro apresenta de maneira inovadora o emergente campo da “ética comportamental” aplicada às empresas. Trata-se de uma nova área que visa a compreender o que pode levar pessoas comuns — como eu ou você — a agir de maneira antiética ou até mesmo ilegal nas organizações, assim como evitar que isso aconteça.
O tema é apresentado com uma abordagem leve e prática, unindo o estado da arte nos campos da psicologia social e neurociência a situações concretas do mundo dos negócios extraídas de diversos escândalos de corrupção, fraudes e desastres ambientais.
Após compreendermos como determinados ambientes empresariais induzem pessoas com bons valores a se tornarem eticamente cegas, o livro apresenta um conjunto de soluções efetivas para criarmos sistemas nos quais a conduta ética de executivos e colaboradores seja algo voluntário, habitual e automático.
Essas soluções, baseadas no processo de desenvolvimento humano de líderes mais conscientes, cultura que desperte o melhor das pessoas e busca por um propósito maior — além do resultado financeiro — constituirão o novo paradigma para a boa gestão e governança das empresas no Século XXI.
Promover um comportamento genuinamente ético no ambiente empresarial — indo além do mero cumprimento das normas — é o principal desafio global de nossa época. Em caso de sucesso, teremos um mundo muito melhor para todos nós.
"Prof. Alexandre Di Miceli, com um texto agradável, instigador e prático, discorre de maneira inovadora sobre os diversos fatores que podem levar a comportamentos éticos ou antiéticos nas organizações. Sua análise tem como base diversos escândalos empresariais e as pesquisas do estado da arte sobre psicologia social e comportamento humano. Leitura essencial para executivos e empresários!"
Antonio AngaritaProfessor fundador da FGV EAESP e da FGV DIREITO SP. Professor Emérito da FGV
"Di Miceli apresenta uma perspectiva pioneira sobre o tema da ética empresarial centrada nos aspectos psicológicos e pressões contextuais que podem induzir os administradores a se tornarem eticamente cegos. Adicionalmente, o texto descreve um rol de soluções preciosas no intuito de promover um comportamento genuinamente ético no mundo dos negócios. Trata-se de um livro muito útil para o momento atual, caracterizado por graves escândalos empresariais e políticos em nosso país."
Modesto Carvalhosa Advogado, Parecerista, Consultor, Membro de Conselhos de Administração e Professor aposentado da USP
"O Prof. Di Miceli se supera a cada passo. Neste novo e denso estudo, ele põe em relevo os resultados muito positivos da absorção, pela gestão empresarial, de conhecimentos gerados pelas ciências humanas, assim promovendo ao estado da arte as melhores práticas da decisão colegiada — domínio inequívoco da boa governança corporativa."
Lélio LaurettiProfessor, Palestrante e Sócio-Fundador do IBGC - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Alexandre Di Miceli da Silveira
É palestrante internacional, consultor, professor, pesquisador e articulista dedicado à governança corporativa e ética empresarial desde 2000. É doutor e mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, com pós-doutorados pelas Universidades de Louvain e Cornell, e temporada na Universidade de Harvard. Sócio Fundador da Direzione Consultoria e Educação Executiva, é Professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e dos cursos para Conselheiros do IBGC. É palestrante e consultor para a International Finance Corporation (IFC, membro do Banco Mundial) em projetos internacionais sobre ética e governança. Foi professor da USP durante dez anos e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi agraciado com dezenas de prêmios, incluindo o IBGC Academia por cinco vezes e o Revelação em Finanças do IBEF. Autor dos livros Governança Corporativa no Brasil e no Mundo (finalista do Prêmio Jabuti 2010) e Governança Corporativa: o Essencial para Líderes.Informações Técnicas SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1. O QUE É ÉTICA COMPORTAMENTAL? 9
PARTE 1: SUPERESTIMAMOS NOSSO COMPORTAMENTO ÉTICO 15
2. HUMANO, DEMASIADAMENTE HUMANO I
— RACIONALIDADE LIMITADA E VIESES COGNITIVOS 23
3. HUMANO, DEMASIADAMENTE HUMANO II
— ETAPAS E DINÂMICA DE NOSSO PROCESSO DECISÓRIO 37
PARTE 2: A MAIORIA DAS COISAS ERRADAS
SÃO FEITAS POR PESSOAS BOAS 47
4. AS PRESSÕES DAQUELES QUE FAZEM PARTE DE
NOSSO DIA A DIA 53
5. AS PRESSÕES DE NOSSO AMBIENTE ORGANIZACIONAL 71
6. A PRESSÃO DO CONTEXTO INSTITUCIONAL
NO QUAL ESTAMOS INSERIDOS 85
7. O FATOR TEMPO E A MUDANÇA GRADUAL
EM NOSSOS PADRÕES ÉTICOS 99
8. PONTOS CEGOS ÉTICOS E O PERIGO DAS RACIONALIZAÇÕES 111
APÊNDICE 1: O CASO FORD PINTO 121
APÊNDICE 2: O “MODELO AMBEV” 125
PARTE 3: IMPLICAÇÕES CENTRAIS DA ÉTICA COMPORTAMENTAL
PARA A BOA GESTÃO E GOVERNANÇA 135
9. OS ESCÂNDALOS EMPRESARIAIS NÃO SÃO RESULTADO
DE ALGUMAS (POUCAS) MAÇÃS PODRES 137
10. NORMAS E CONTROLES TÊM EFICÁCIA LIMITADA
E PODEM GERAR EFEITOS COLATERAIS 147
APÊNDICE 1: UMA RESSALVA IMPORTANTE 155
PARTE 4: SOLUÇÕES PARA FOMENTAR A ÉTICA NAS EMPRESAS 157
11. O QUE FAZER PARA MITIGAR O RISCO DE EU ME
TORNAR ETICAMENTE CEGO? ESTRATÉGIAS DEFENSIVAS
NO ÂMBITO PESSOAL 159
12. COMO MINIMIZAR OS RISCOS DE ATITUDES ANTIÉTICAS EM SUA
EMPRESA? O PAPEL DA CULTURA ORGANIZACIONAL 173
APÊNDICE 1: INDICADOR DO CLIMA DE SEGURANÇA
PSICOLÓGICA DA ORGANIZAÇÃO 187
13. COMO MINIMIZAR OS RISCOS DE ATITUDES ANTIÉTICAS EM SUA
EMPRESA? O PAPEL DAS LIDERANÇAS 189
APÊNDICE 1: EXTRATO DE INDICADOR DO GRAU
DE LIDERANÇA ÉTICA NA ORGANIZAÇÃO 207
APÊNDICE 2: EXTRATO DE AVALIAÇÃO DO GRAU
DE CONSCIENTIZAÇÃO ÉTICA DA ORGANIZAÇÃO 209
PARTE 5: UMA MENSAGEM FINAL 213
14. POR UM NOVO PARADIGMA PARA A BOA GOVERNANÇA:
PROPÓSITO, LIDERANÇA E CULTURA COMO AS BASES PARA
O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI 215
NOTAS 239
BIBLIOGRAFIA 289Avaliação Técnica - Outro Professor: "Alexandre Di Miceli é inteligentemente atrevido! Neste livro, incita inquietações, sacode convicções e edifica proposições! Não sossega; desafia o possível cinismo na conduta de uma parte das organizações e indica algumas trilhas que façam com que a Ética Empresarial seja uma prática concreta e saudável." Formação do Professor: Mario Sergio Cortella Filósofo, Escritor, Palestrante, Educador e Professor Titular da PUC-SP Informações Técnicas
Nº de páginas: 320 Origem: Nacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788550802251 Encadernação: Brochura Autor: Alexandre Di Miceli da Silveira - Informações