Ética Empresarial na Prática: Soluções para gestão e governança no século XXI

Este livro apresenta de maneira inovadora o emergente campo da “ética comportamental” aplicada às empresas. Trata-se de uma nova área que visa a compreender o que pode levar pessoas comuns — como eu ou você — a agir de maneira antiética ou até mesmo ilegal nas organizações, assim como evitar que isso aconteça. O tema é apresentado com uma abordagem leve e prática, unindo o estado da arte nos campos da psicologia social e neurociência a situações concretas do mundo dos negócios extraídas de diversos escândalos de corrupção, fraudes e desastres ambientais.
+-

Quem viu este produto , comprou

  • Asterisk Guia Definitivo - Telefonia de código aberto para empresas

    R$ 109,90 ou 2x de R$ 54,95

    Projete um sistema VoIP (Voz sobre IP) completo ou um PABX tradicional usando Asterisk, mesmo com um conhecimento básico de telecomunicações. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Além da Excelência na Gestão Pessoal, Profissional e Empresarial

    O sucesso em todos os níveis sempre foi perseguido por muitos, mas poucos verdadeiramente o conhecem. Desenvolver-se com indispensáveis diferenciais, lançados harmonicamente nos diversos níveis, parece ser um paradigma inexpugnável para muitos. Porém, esse caminho ficará bastante facilitado se certos preceitos básicos forem criteriosamente trabalhados. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Lidando com a Incerteza - Como transformar a incerteza e o medo em confiança e criatividade

    Nos negócios, na vida e na arte, a criação em alto nível exige ações ousadas e uma boa dose de fé diante de grandes incertezas. Essas incertezas, porém, podem levar ao medo, à ansiedade, à paralisia e à destruição. Podem impedi-lo de correr os riscos necessários para fazer um excelente trabalho e criar uma vida profundamente gratificante. E isso pode paralisar as empresas que dependem da inovação. É assim mesmo, a não ser que você saiba como usar a incerteza a seu favor. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Como saber se um negócio é bom (antes de fazer negócio)

    Este livro tem por objetivo mostrar como se examina um negócio, sendo essencial para quem deseja comprar uma empresa ou constituir uma sociedade; auxilia a pensar e planejar um novo negócio e ajuda a desenvolver um diagnóstico da própria empresa em funcionamento, para quem tem intenções de expandi-la ou vendê-la. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Negociação de Alto Impacto com Técnicas de Neuromarketing: Neurociação

  • Criatividade Corporativa na Era dos Resultados

    Fundamentado em anos de experiência profissional bem sucedida, o aguardado livro do Professor Geraldo Ferreira de Araujo Filho veem preencher uma lacuna no mercado editorial da área de negócios. Ensina como estimular a criatividade corporativa a partir da correta e lucrativa utilização do talento humano. Através de exemplos concretos e de "insights" precisos, o livro do Prof. Araujo conduz-nos pelos caminhos da nova organização, identificando métodos, técnicas e ferramentas que podem(e devem) ser utilizadas por todos os administraddores de visão, criando um solo fértil para o desenvolvimento da criatividade corporativa. Identificando as características pessoais dos seres criativos, o autor relaciona os elemenos básicos para o florescimentoda criatividade no ambiente de trabalho, os fatores motivacionais para o surgimento de idéias criativas e os principais bloqueios que devem ser evitados pelos responsáveis pelo capital humano nass empresas, construindo um mapa concreto e acessível de como organizar reuniões, estimular a liderança e zelar pela ética corporativa. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Organização Orientada para a Estratégia

    Os criadores da ferramenta revolucionária de gerenciamento de desempenho chamada Balanced Scorecard introduzem uma nova abordagem que torna a estratégia um processo contínuo de propriedade não apenas da alta administração, mas de todos. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Ética Empresarial na Prática: Soluções para gestão e governança no século XXI

    Este livro apresenta de maneira inovadora o emergente campo da “ética comportamental” aplicada às empresas. Trata-se de uma nova área que visa a compreender o que pode levar pessoas comuns — como eu ou você — a agir de maneira antiética ou até mesmo ilegal nas organizações, assim como evitar que isso aconteça.

    O tema é apresentado com uma abordagem leve e prática, unindo o estado da arte nos campos da psicologia social e neurociência a situações concretas do mundo dos negócios extraídas de diversos escândalos de corrupção, fraudes e desastres ambientais.

    Após compreendermos como determinados ambientes empresariais induzem pessoas com bons valores a se tornarem eticamente cegas, o livro apresenta um conjunto de soluções efetivas para criarmos sistemas nos quais a conduta ética de executivos e colaboradores seja algo voluntário, habitual e automático.

    Essas soluções, baseadas no processo de desenvolvimento humano de líderes mais conscientes, cultura que desperte o melhor das pessoas e busca por um propósito maior — além do resultado financeiro — constituirão o novo paradigma para a boa gestão e governança das empresas no Século XXI.

    Promover um comportamento genuinamente ético no ambiente empresarial — indo além do mero cumprimento das normas — é o principal desafio global de nossa época. Em caso de sucesso, teremos um mundo muito melhor para todos nós.

    "Prof. Alexandre Di Miceli, com um texto agradável, instigador e prático, discorre de maneira inovadora sobre os diversos fatores que podem levar a comportamentos éticos ou antiéticos nas organizações. Sua análise tem como base diversos escândalos empresariais e as pesquisas do estado da arte sobre psicologia social e comportamento humano. Leitura essencial para executivos e empresários!"

    Antonio AngaritaProfessor fundador da FGV EAESP e da FGV DIREITO SP. Professor Emérito da FGV

    "Di Miceli apresenta uma perspectiva pioneira sobre o tema da ética empresarial centrada nos aspectos psicológicos e pressões contextuais que podem induzir os administradores a se tornarem eticamente cegos. Adicionalmente, o texto descreve um rol de soluções preciosas no intuito de promover um comportamento genuinamente ético no mundo dos negócios. Trata-se de um livro muito útil para o momento atual, caracterizado por graves escândalos empresariais e políticos em nosso país."

    Modesto Carvalhosa Advogado, Parecerista, Consultor, Membro de Conselhos de Administração e Professor aposentado da USP

    "O Prof. Di Miceli se supera a cada passo. Neste novo e denso estudo, ele põe em relevo os resultados muito positivos da absorção, pela gestão empresarial, de conhecimentos gerados pelas ciências humanas, assim promovendo ao estado da arte as melhores práticas da decisão colegiada — domínio inequívoco da boa governança corporativa."

    Lélio LaurettiProfessor, Palestrante e Sócio-Fundador do IBGC
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorAlexandre Di Miceli da Silveira

    É palestrante internacional, consultor, professor, pesquisador e articulista dedicado à governança corporativa e ética empresarial desde 2000. É doutor e mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, com pós-doutorados pelas Universidades de Louvain e Cornell, e temporada na Universidade de Harvard. Sócio Fundador da Direzione Consultoria e Educação Executiva, é Professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e dos cursos para Conselheiros do IBGC. É palestrante e consultor para a International Finance Corporation (IFC, membro do Banco Mundial) em projetos internacionais sobre ética e governança. Foi professor da USP durante dez anos e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi agraciado com dezenas de prêmios, incluindo o IBGC Academia por cinco vezes e o Revelação em Finanças do IBEF. Autor dos livros Governança Corporativa no Brasil e no Mundo (finalista do Prêmio Jabuti 2010) e Governança Corporativa: o Essencial para Líderes.
    Informações TécnicasSUMÁRIO
    INTRODUÇÃO 1
    1. O QUE É ÉTICA COMPORTAMENTAL? 9

    PARTE 1: SUPERESTIMAMOS NOSSO COMPORTAMENTO ÉTICO 15
    2. HUMANO, DEMASIADAMENTE HUMANO I
    — RACIONALIDADE LIMITADA E VIESES COGNITIVOS 23
    3. HUMANO, DEMASIADAMENTE HUMANO II
    — ETAPAS E DINÂMICA DE NOSSO PROCESSO DECISÓRIO 37

    PARTE 2: A MAIORIA DAS COISAS ERRADAS
    SÃO FEITAS POR PESSOAS BOAS 47
    4. AS PRESSÕES DAQUELES QUE FAZEM PARTE DE
    NOSSO DIA A DIA 53
    5. AS PRESSÕES DE NOSSO AMBIENTE ORGANIZACIONAL 71
    6. A PRESSÃO DO CONTEXTO INSTITUCIONAL
    NO QUAL ESTAMOS INSERIDOS 85
    7. O FATOR TEMPO E A MUDANÇA GRADUAL
    EM NOSSOS PADRÕES ÉTICOS 99
    8. PONTOS CEGOS ÉTICOS E O PERIGO DAS RACIONALIZAÇÕES 111
    APÊNDICE 1: O CASO FORD PINTO 121
    APÊNDICE 2: O “MODELO AMBEV” 125

    PARTE 3: IMPLICAÇÕES CENTRAIS DA ÉTICA COMPORTAMENTAL
    PARA A BOA GESTÃO E GOVERNANÇA 135
    9. OS ESCÂNDALOS EMPRESARIAIS NÃO SÃO RESULTADO
    DE ALGUMAS (POUCAS) MAÇÃS PODRES 137
    10. NORMAS E CONTROLES TÊM EFICÁCIA LIMITADA
    E PODEM GERAR EFEITOS COLATERAIS 147
    APÊNDICE 1: UMA RESSALVA IMPORTANTE 155

    PARTE 4: SOLUÇÕES PARA FOMENTAR A ÉTICA NAS EMPRESAS 157
    11. O QUE FAZER PARA MITIGAR O RISCO DE EU ME
    TORNAR ETICAMENTE CEGO? ESTRATÉGIAS DEFENSIVAS
    NO ÂMBITO PESSOAL 159
    12. COMO MINIMIZAR OS RISCOS DE ATITUDES ANTIÉTICAS EM SUA
    EMPRESA? O PAPEL DA CULTURA ORGANIZACIONAL 173
    APÊNDICE 1: INDICADOR DO CLIMA DE SEGURANÇA
    PSICOLÓGICA DA ORGANIZAÇÃO 187
    13. COMO MINIMIZAR OS RISCOS DE ATITUDES ANTIÉTICAS EM SUA
    EMPRESA? O PAPEL DAS LIDERANÇAS 189
    APÊNDICE 1: EXTRATO DE INDICADOR DO GRAU
    DE LIDERANÇA ÉTICA NA ORGANIZAÇÃO 207
    APÊNDICE 2: EXTRATO DE AVALIAÇÃO DO GRAU
    DE CONSCIENTIZAÇÃO ÉTICA DA ORGANIZAÇÃO 209

    PARTE 5: UMA MENSAGEM FINAL 213
    14. POR UM NOVO PARADIGMA PARA A BOA GOVERNANÇA:
    PROPÓSITO, LIDERANÇA E CULTURA COMO AS BASES PARA
    O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI 215

    NOTAS 239
    BIBLIOGRAFIA 289
    Avaliação Técnica - Outro Professor:"Alexandre Di Miceli é inteligentemente atrevido! Neste livro, incita inquietações, sacode convicções e edifica proposições! Não sossega; desafia o possível cinismo na conduta de uma parte das organizações e indica algumas trilhas que façam com que a Ética Empresarial seja uma prática concreta e saudável."
    Formação do Professor:Mario Sergio Cortella Filósofo, Escritor, Palestrante, Educador e Professor Titular da PUC-SP

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:320
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550802251
    Encadernação:Brochura
    Autor:Alexandre Di Miceli da Silveira
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!