Neurociência Para Leigos - Tradução 2ª edição
Quem viu este produto , comprou
-
Semana do Consumidor
Atualmente,em geral, a psicopatologia é tratada de modo muito teórico, esquemático, ou baseada puramente em estatísticas, neurobiologia ou escalas. O objetivo deste livro é apresentar os problemas psicológicos de maneira mais profunda, mais humana e mais prática, utilizando para isso um abundante material clínico, coletado durante 25 anos de prática intensiva, tanto psicoterápica quanto hospitalar. Tal prática, associada a uma importante atividade de ensino e pesquisa, deu-nos a oportunidade de tratar de assuntos ao mesmo tempo muito complexos e muito necessários para a atividade diária do clínico, tais como os diagnósticos diferenciais, diagnósticos difíceis e a inter-relação entre fatores psicológicos e biológicos na determinação dos sintomas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Existem momentos na vida em que nos vemos diante de situações inusitadas, ou que não acreditávamos que jamais fossem ocorrer conosco. Acreditamos que certos problemas só atingem a família do vizinho. Daí, quando temos que enfrentá-los de frente, o que fazer? Drogas, Pais e Filhos tem a intenção de trazer esclarecimentos sobre esse tema polêmico que envolve esclarecimento, apoio emocional e psicológico, diálogo franco e conhecimentos legais. Milton Mussini traz a visão da experiência, e as orientações necessárias não só para cuidar do problema, mas para, principalmente, preveni-lo. ... Ler mais +
QUERO VER -
Como Fazer as Pazes em Qualquer Situação
Behaviorista fabuloso, dr. David J. Lieberman mostra, passo a passo, como reconciliar outras pessoas ou obter perdão para si mesmo - não importa quão difícil pareça a situação. De discórdias no ambiente de trabalho a rixas entre crianças, novas técnicas no comportamento humano mostram como resolver rapidamente qualquer conflito de personalidade, hostilidade contínua ou desavenças de longa data...agora. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Escola no Século XXI -Volume 2 - Docentes e Discentes na Sociedade da Informação
A cor cítrica na capa deste volume nos remete a pensar em limão, bem azedo, difícil de sorver; para alguns, impossível até. Pois encare a escolha desta cor como uma denúncia aberta do nível de criticidade para a educação que os conteúdos abordados ao longo dos nove artigos deste Volume 2 da série A Escola no Século XXI discutem. ... Ler mais +
QUERO VER -
Agora os fãs do jogo Dungeon Siege estão prontos para entrar na nessa batalha e conquistar o mágico Reino de Ehb com a ajuda deste exclusivo guia de estratégia. Escrito com suporte total da Gas Powered Games e da Microsoft, o livro inclui informações profundas e essenciais para ajudar o jogador a se divertir com a excelência do jogo Dungeon Siege. ... Ler mais +
QUERO VER -
Como Tornar seus Sonhos Realidade
Por meio de jogos e testes simples, o leitor aprende a penetrar nas suas crenças e aprender a livrar-se das coisas que limitam sua vida. Mostra como eliminar julgamentos que você faz de si próprio e de outros, aprender a partir de histórias reais de pessoas que melhoraram sua saúde, situação financeira, relacionamentos e carreira. ... Ler mais +
QUERO VER -
Muito mais do que um título interessante, SONHAR É PARA ESTRATEGISTAS nos traz a sensação de estarmos tratando a sério a Administração, a Qualidade, o Marketing, a Comunicação Empresarial, ou muitas outras áreas do conhecimento, cujas interdisciplinaridades conseguem provocar o leitor. Lendo-o, percebemos uma considerável diversidade de conceitos ativados por um texto que conduz à reflexão e motiva à leitura noite adentro. Os temas: Estratégia, Balanced Scorecard, Qualidade, Clientes Internos e Externos, Fluxo de Processos, Medida de Desempenho, Pesquisa, Responsabilidade Social, enfim, tudo o que vem sendo discutido quando se quer resultados superiores. Os métodos: aqueles testados e aplicáveis a empresas de qualquer porte ou segmento, mas que as caracterizam como “empresas de classe mundial”. Prof. Dr. Léo Schneider Principal Executivo da GLR Soluções ... Ler mais +
QUERO VER -
A Questão da Mulher - Opressão, Trabalho e Violência
Semana do Consumidor
O presente livro nasce de um conjunto de reflexões a respeito da mulher embasadas numa visão crítica da realidade feminina na sociedade moderna. Os artigos que compõem a presente coletânea são produtos de indivíduos com trajetos históricos diferentes, embora com muitas semelhanças e convergências, mas que não apresentam uma unidade completa, pois isto não é necessário, já que partimos da idéia de que o processo de desenvolvimento da consciência é marcado por contradições, avanços, recuos, mediações, convergências e divergências. ... Ler mais +
QUERO VER -
Super-Heróis Desengonçados (Entrevistas Exclusivas)
Este livro está de bem com a vida e fala de pessoas como todo mundo: todos nós amamos, odiamos, xingamos, elogiamos, rimos, choramos, suamos. Todos nós fazemos xixi e cocô, tiramos meleca do nariz, soltamos pum, temos caraca, cantamos pelados no banheiro, roncamos, temos inhaca no sovaco (e até damos uma cheiradinha, de vez em quando). Engraçado, não? Todos somos super-heróis desengonçados enfrentando esse mundo cheio de problemas. Então, é bobeira acharmos que somos melhores do que alguém. ... Ler mais +
QUERO VER -
Vença Fácil: Investindo no Futuro - Da Universidade á Pós Graduação
Muitas pessoas já pensaram em trilhar os caminhos acadêmicos, ou pelo menos como fazê-lo de uma forma efetiva. Nem sempre se obtém as informações necessárias para que isso seja realizado. Com Vença Fácil! Investindo no Futuro – da Universidade à Pós-Graduação tudo se torna mais fácil. O autor, Marcos Marreiro Villela, que já percorreu esse caminho pessoalmente, transmite as dicas e informações primordiais para que se obtenha o grau de instrução tão almejado. De forma simples e objetiva, a narrativa é conduzida para que o leitor se prepare passo a passo para enfrentar tudo o que possa ser ou parecer um obstáculo nesta jornada, construindo solidamente seu currículo e conquistando seus objetivos profissionais. ... Ler mais +
QUERO VER -
Aprendendo a Esquecer Você - Manual Sobrevivência para Superar Decepções Amorosas
Que bom seria se o coração tivesse a tecla delete, quanto sofrimento seria evitado! Enquanto não existem corações cibernéticos, esta obra traz a receita simples e prática para que você esqueça essa pessoa que lhe fez sofrer. O importante é saber que perder um grande amor não significa perder a capacidade de amar. Na primeira parte deste delicioso livro você encontrará regras básicas para evitar recaídas e, mais do que isso, não estragar um novo relacionamento, além de boas dicas para conviver com a solidão e para aumentar sua auto-estima. ... Ler mais +
QUERO VER -
O livro convida o leitor a refletir e a meditar sobre qual seria a melhor arma para enfrentar o preconceito sobre essa questão tão delicada que é o morrer. Baseado em conhecimentos propagados por uma sociedade secreta de renome e tradição, o livro demonstra a relação entre o tópico e a evolução espiritual de todos nós; fala sobre o desenvolvimento em harmonia das faculdades psíquicas e espirituais, evitando assim a estrada perigosa e cheia de ciladas em que pode se transformar a vida. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Fácil Arte de Falar em Público
Fácil Arte de Falar em Público, de Ruy Telles, é um livro que fala sobre como vencer as barreiras mais comuns quando se tem que enfrentar uma platéia, na hora da comunicação em grupo. Este livro aborda os seguintes temas: Como organizar suas idéias em torno do assunto que se quer abordar Como utilizar a voz como ferramenta de ajuda para passar a melhor impressão possível Como escolher as palavras a serem utilizadas Como vencer o medo diante do público Como reconhecer o tipo de platéia à qual se está direcionando a informação técnicas e segredos de um bom orador · Como elaborar um bom discurso ... Ler mais +
QUERO VER -
Crônicas ou contos? Eis a questão. Para Jorge Fernando dos Santos, a crônica é um gênero híbrido, que mistura elementos jornalísticos e literários. Personagens como Juventino, Juan e Tia Irene revivem situações tragicômicas comuns ao dia-a-dia de pessoas anônimas das grandes cidades brasileiras. Humor e lirismo, temperados com uma boa visão e pitadas de sarcasmo e ironia, são as principais características dos 40 textos reunidos em Todo Mundo é Filha da Mãe, uma obra simplesmente contagiante. ... Ler mais +
QUERO VER -
Andar, seguir, buscar. Conhecer, entender, propagar. Retornar, recomeçar, renascer. O que é ser andarilho? Por que algumas pessoas têm o dom de se lançar vida afora, numa espécie de ida infinita, sem jamais saber ou querer chegar a um lugar definitivo? Por que não? Ruy Telles nos envolve em uma narrativa traçada por alguém que entende do tema por motivos até compreensíveis, uma vez que ele próprio já trilhou vários caminhos com os próprios pés. Só que desta vez, você vai seguir os caminhos que foram trilhados pelas mãos do autor, pelos seus personagens, pela narrativa e até por uma certa didática a eles emprestada. Enfim, não perca seu tempo aqui. Acompanhe o Andarilho e parta já para a sua própria jornada! João Luís Fortes ... Ler mais +
QUERO VER -
O Renascimento e a Lei do Karma
A Reencarnação e o Karma não são doutrinas novas na filosofia religiosa, e continuam sendo a base e o esteio da grande maioria dos povos. Esses conceitos sempre foram passados pelas organizações secretas, pelos ocultistas, tanto no Oriente quanto no Ocidente. O Renascimento e a Lei do Karma vem mostrar que essas doutrinas já eram parte integrante da cultura dos povos antigos, e que ainda hoje são utilizadas principalmente pelos espíritas, teosofistas e outros espiritualistas. O livro expõe as teorias da vida da alma no Além, apresenta argumentos a favor e contra a doutrina reencarnatória, responde a objeções e demonstra aos leitores como a alma humana se desenvolve e evolui pelo processo de repetidas encarnações. ... Ler mais +
QUERO VER -
Além de seus diálogos permanentes com Piaget e Vygotsky (que, com ele, formaram o trio mais genial da psicologia do século XX), há outros motivos para o sucesso de Wallon: bem mais do que qualquer um desses, e ultrapassando até Freud nisto, foi Wallon quem lançou as bases seguras para o entendimento das complexas interações entre a emoção inicial da criança, a formação da inteligência e o estabelecimento dos laços afetivos e sociais. Neste sentido, foi o psicólogo mais completo entre todos aqueles do século passado. Indo do autismo até o egoísmo infantil, da linguagem à formação dos grupos, dos transtornos da psicomotricidade até a formação do caráter e da inteligência na criança, dos transtornos de leitura à organização psicopedagógica da escola, sua obra contribuiu muito para o esclarecimento de todos estes temas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Da Avaliação à Informação em Serviço de Saúde
Da Avaliação a Informação em Serviços de Saúde gira em torno da prestação de serviços e dos pormenores que fazem parte da relação entre beneficiados e benefícios. É um estado mais a fundo sobre a qualidade de serviço e a interação entre os vários departamentos e profissionais da área de saúde. Ele propõe um sistema de avaliação-informação de assistência hospitalar através do controle de infecção hospitalar, com o objetivo de orientar o planejamento, intervenções e ações, apoiando decisões de gestores, gerentes e operadores. ... Ler mais +
QUERO VER -
Uma revelação da literatura brasileira deste início de século, Ivo Korytowski transita do machadiano ao pós-moderno, com passagens pelo fescenino, kitsch, mitologia, ficção-científica, cultura popular, psicanálise, humor & sátira e pelas histórias de amor, modernamente via internet. Um livro para se ler e reler, e guardar pelo resto da vida! Sobre o livro, diz Antonio Carlos Villaça: “Édipo nos revela um grande contista. Um dos melhores contistas do Brasil de hoje. ... Ler mais +
QUERO VER -
Origami – Aprender Brincando é um livro voltado principalmente – mas não exclusivamente – para crianças de todas as idades. A arte de fazer dobraduras de papel é uma antiga tradição japonesa, e é altamente recomendada para o desenvolvimento de vários aspectos mentais como a memória, a concentração, a motricidade, a visão espacial e a criatividade, por exemplo. A arte das dobraduras de papel exerce a função de facilitador pedagógico, através da sua utilização nas escolas, e além desses benefícios, ainda é uma brincadeira divertida. A realização pessoal de ver como uma simples folha de papel se torna um objeto totalmente diferente basicamente pelo recurso de suas mãos é imensa, seja relativo a crianças ou mesmo a adultos. Ilustrado e colorido, o livro mostra desde o princípio até o resultado final da dobradura. ... Ler mais +
QUERO VER -
Paradigmas em Mutação: A Evolução do Conhecimento Humano
Neste livro são abordadas algumas idéias intrigantes a respeito da evolução e, principalmente, das limitações do nosso conhecimento sobre os fenômenos da natureza. O conhecimento humano tem passado por crescentes transformações através da criação de novas maneiras de pensar, ou paradigmas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Semana do Consumidor
esta obra, o leitor acompanhará a batalha que foi pelo reconhecimento da paternidade pela invenção do telefone. Verá como ele se popularizou, sua evolução no Brasil e no mundo, as comemorações do seu centenário, seus efeitos sociais. Saberá de toda a meteórica história do "celular": sua origem, sua evolução tecnológica. Verificará todos os conhecimentos básicos para se entender a Telefonia Celular. Tudo o que se faz com este aparelhinho celular lhe será apresentado, já que, hoje, ele não faz somente a função de "telefonar". ... Ler mais +
QUERO VER -
Polêmico e atual, A Busca do Renascer aborda questões amplamente discutidas no mundo moderno, como homossexualidade, perversidade e amor. Atraente e empolgante, retrata a maldade e as descobertas de um homem apaixonado, e solitário... ... Ler mais +
QUERO VER
Quem viu este produto , também se interessou
-
A Escola no Século XXI - Volume 1 - Atores Responsáveis pela Educação e seus Papéis
Durante o programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) 2008/2009 os docentes e gestores de escolas primárias e secundárias públicas e privadas do Paraná reuniram-se na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba para discutir, aprofundar-se e (re)pensar a escola e sua práxis frente aos desafios emergentes neste início de século. Valendo-se de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) baseado no software Moodle, a coordenadora de um dos cursos ofertados aos professores do PDE Profa. Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas e equipe prepararam um curso sobre a utilização do AVA aos participantes e convidaram especialistas de diversas áreas para provocar algumas reflexões. Como resultado dessas reflexões foi elaborado pelos participantes do PDE um caderno temático e alguns artigos apresentados em congressos durante aquele período. ... Ler mais +
QUERO VER -
Por Que não sou o Pai/Mãe que Gostaria de ser ?
Este livro não é apenas para pais, mas para todos os profissionais de saúde mental. É o primeiro volume a aplicar princípios bem-estabelecidos de terapia cognitiva para capacitar os pais a superarem os obstáculos emocionais e alcançarem seus objetivos. Os drs. Elliot e Smith escreveram um livro único para pais frustrados com seus comportamentos de como educam seus filhos, descrevendo claramente os vários ‘esquemas’ cognitivos que muitas vezes interferem efetivamente no modo de educar. ... Ler mais +
QUERO VER -
Como Tornar seus Sonhos Realidade
Por meio de jogos e testes simples, o leitor aprende a penetrar nas suas crenças e aprender a livrar-se das coisas que limitam sua vida. Mostra como eliminar julgamentos que você faz de si próprio e de outros, aprender a partir de histórias reais de pessoas que melhoraram sua saúde, situação financeira, relacionamentos e carreira. ... Ler mais +
QUERO VER -
O que dizer aos filhos sobre seu Divorcio
O que dizer aos filhos sobre seu divórcio ajudara´os pais a ultrapassarem a raiva e a mágoa para concentrarem-se nos filhos , ensinando-os a lidar com o divorcio. Os exercicios praticos neste livro fornecem aos pais ferramentas objetivas que lhes serão utéis para auxiliar seus filhos a passarem por todos os estagios , da separação inicial, até em situações mais complexas , como um novo casamento e uma nova familia. ... Ler mais +
QUERO VER -
Escrevivendo das vivências se faz a crônica
"Onde estão os assuntos que merecem uma crônica?", perguntava-se o escritor Fernando Sabino. Estão em algum canto, onde a memória e o coração se encontram; estão nas músicas, no cinema, no noticiário, nas redes sociais; estão no olhar, um olhar que vê além da superfície aparente das coisas da vida. ... Ler mais +
QUERO VER -
Os Espelhos de Lacan é o novo livro de Cunha de Leiradella, escritor de origem portuguesa, desde 1958 no Brasil, e já consagrado por outros sucessos literários, tanto no Brasil quanto em Portugal. Escritor versado em diferentes universos literários, atuando como romancista, dramaturgo, roteirista, contista, nos brinda com este mergulho na condição humana, explorando vida e morte, notícia e fato, ficção e existência, não necessariamente nesta ordem. A realidade crua de um homem em seus retrospectos pela sua trajetória, seus amores, seus conflitos e pensamentos. Tudo costurado de forma a conduzir o leitor como um passageiro, um companheiro de viagem, assumindo uma certa cumplicidade natural com o personagem principal da narrativa ... Ler mais +
QUERO VER -
Muito mais do que um título interessante, SONHAR É PARA ESTRATEGISTAS nos traz a sensação de estarmos tratando a sério a Administração, a Qualidade, o Marketing, a Comunicação Empresarial, ou muitas outras áreas do conhecimento, cujas interdisciplinaridades conseguem provocar o leitor. Lendo-o, percebemos uma considerável diversidade de conceitos ativados por um texto que conduz à reflexão e motiva à leitura noite adentro. Os temas: Estratégia, Balanced Scorecard, Qualidade, Clientes Internos e Externos, Fluxo de Processos, Medida de Desempenho, Pesquisa, Responsabilidade Social, enfim, tudo o que vem sendo discutido quando se quer resultados superiores. Os métodos: aqueles testados e aplicáveis a empresas de qualquer porte ou segmento, mas que as caracterizam como “empresas de classe mundial”. Prof. Dr. Léo Schneider Principal Executivo da GLR Soluções ... Ler mais +
QUERO VER -
Um dos métodos mais populares para ajudar as pessoas a alcançarem suas aspirações de vida, a programação neurolinguística, ou PNL, é a chave para reconstruir o seu futuro. A PNL encoraja os usuários a recriarem os padrões de pensamento comuns àqueles que se destacam, um processo que ajuda a eliminar gradualmente o pensamento negativo ou o pensamento habitual. Usando os elementos essenciais da PNL, desenvolva um relacionamento de coaching entendendo padrões de comportamento, gerenciando estados emocionais e criando uma agenda para a mudança. Coaching com PNL Para Leigos oferece as ferramentas necessárias para ajudar a você, seus clientes e seus funcionários a melhorarem a qualidade de suas vidas pessoais ou profissionais. ... Ler mais +
QUERO VER -
Em 1999, Jeanne Achterberg recebeu a notícia de que tinha melanoma ocular, um tipo de câncer da visão raro e geralmente fatal. Esta é a história impressionante de sua doença e de sua cura. A narrativa demonstra como uma combinação de pensamento crítico, criatividade, visão interior e amizade pode levar à cura profunda. Afinal, a única maneira de alguém continuar vivo depois de receber um diagnóstico de câncer é encontrar sua própria visão. Uma jornada para a cura termina afirmando a crença de que nós somos curados não pela medicina, mas pelos laços que criamos com as pessoas: atenção, amor, confiança, esperança, fé e todos as outras facetas invisíveis que perderam sua importância no tratamento médico moderno. ... Ler mais +
QUERO VER -
Agora os fãs do jogo Dungeon Siege estão prontos para entrar na nessa batalha e conquistar o mágico Reino de Ehb com a ajuda deste exclusivo guia de estratégia. Escrito com suporte total da Gas Powered Games e da Microsoft, o livro inclui informações profundas e essenciais para ajudar o jogador a se divertir com a excelência do jogo Dungeon Siege. ... Ler mais +
QUERO VER -
Desafios do Regulador - 2ª Edição
Este livro, além de resgatar um pouco do dia a dia de um homem público que tem de tomar decisões sobre temas complexos - e que afetam grandes interesses econômicos e milhões de pessoas -, revela o que ainda precisa ser feito para consolidar as agências reguladoras. A obra está estruturada em seis partes, abordando os seguintes temas: Agências Reguladoras; Confiabilidade no Fornecimento de Energia Elétrica; Concessões e Autorizações; Cálculo Tarifário; Oportunidades para Parcerias Público-Privadas; e as Usinas do Madeira e o Ministério Público. Em Desafios do Regulador, Jerson Kelman revela o cenário por trás de grandes questões que ainda dominam a agenda dos setores de recursos hídricos e energia elétrica. ... Ler mais +
QUERO VER -
Polêmico e atual, A Busca do Renascer aborda questões amplamente discutidas no mundo moderno, como homossexualidade, perversidade e amor. Atraente e empolgante, retrata a maldade e as descobertas de um homem apaixonado, e solitário... ... Ler mais +
QUERO VER -
Semana do Consumidor
Atualmente,em geral, a psicopatologia é tratada de modo muito teórico, esquemático, ou baseada puramente em estatísticas, neurobiologia ou escalas. O objetivo deste livro é apresentar os problemas psicológicos de maneira mais profunda, mais humana e mais prática, utilizando para isso um abundante material clínico, coletado durante 25 anos de prática intensiva, tanto psicoterápica quanto hospitalar. Tal prática, associada a uma importante atividade de ensino e pesquisa, deu-nos a oportunidade de tratar de assuntos ao mesmo tempo muito complexos e muito necessários para a atividade diária do clínico, tais como os diagnósticos diferenciais, diagnósticos difíceis e a inter-relação entre fatores psicológicos e biológicos na determinação dos sintomas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Aprendendo a Esquecer Você - Manual Sobrevivência para Superar Decepções Amorosas
Que bom seria se o coração tivesse a tecla delete, quanto sofrimento seria evitado! Enquanto não existem corações cibernéticos, esta obra traz a receita simples e prática para que você esqueça essa pessoa que lhe fez sofrer. O importante é saber que perder um grande amor não significa perder a capacidade de amar. Na primeira parte deste delicioso livro você encontrará regras básicas para evitar recaídas e, mais do que isso, não estragar um novo relacionamento, além de boas dicas para conviver com a solidão e para aumentar sua auto-estima. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Fácil Arte de Motivar e Liderar Equipes
A fácil arte de motivar e liderar equipes ensina como é fácil motivar pessoas e torna-se um líder de sucesso. Destinado a professores, empresários, sindicalista, desportistas ou qualquer outro segmento da sociedade, este livro ajuda a tornarem-se líderes aqueles que ocupam cargos de chefia. ... Ler mais +
QUERO VER -
Paradigmas em Mutação: A Evolução do Conhecimento Humano
Neste livro são abordadas algumas idéias intrigantes a respeito da evolução e, principalmente, das limitações do nosso conhecimento sobre os fenômenos da natureza. O conhecimento humano tem passado por crescentes transformações através da criação de novas maneiras de pensar, ou paradigmas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Experimente a emoção de criar maravilhosos objetos com uma simples folha de papel. Desenvolva sua criatividade. Aumente sua Habilidade. Origami para Iniciantes, ensina como fazer mais de quarenta origamiss fáceis de fazer de ratos que pulam a adoráveis gatinhos, de belos ornamentos natalinos a cartões comemorativos. Origami é uma arte ideal para crianças. Embora este livros seja voltado para os iniciantes, ele contém projetos adequados para fãs de origami de todas as idades e todos os níveis de conhecimento. Este livro é perfeito para aqueles que gostam de trabalhos manuais. ... Ler mais +
QUERO VER -
Andar, seguir, buscar. Conhecer, entender, propagar. Retornar, recomeçar, renascer. O que é ser andarilho? Por que algumas pessoas têm o dom de se lançar vida afora, numa espécie de ida infinita, sem jamais saber ou querer chegar a um lugar definitivo? Por que não? Ruy Telles nos envolve em uma narrativa traçada por alguém que entende do tema por motivos até compreensíveis, uma vez que ele próprio já trilhou vários caminhos com os próprios pés. Só que desta vez, você vai seguir os caminhos que foram trilhados pelas mãos do autor, pelos seus personagens, pela narrativa e até por uma certa didática a eles emprestada. Enfim, não perca seu tempo aqui. Acompanhe o Andarilho e parta já para a sua própria jornada! João Luís Fortes ... Ler mais +
QUERO VER -
Além de seus diálogos permanentes com Piaget e Vygotsky (que, com ele, formaram o trio mais genial da psicologia do século XX), há outros motivos para o sucesso de Wallon: bem mais do que qualquer um desses, e ultrapassando até Freud nisto, foi Wallon quem lançou as bases seguras para o entendimento das complexas interações entre a emoção inicial da criança, a formação da inteligência e o estabelecimento dos laços afetivos e sociais. Neste sentido, foi o psicólogo mais completo entre todos aqueles do século passado. Indo do autismo até o egoísmo infantil, da linguagem à formação dos grupos, dos transtornos da psicomotricidade até a formação do caráter e da inteligência na criança, dos transtornos de leitura à organização psicopedagógica da escola, sua obra contribuiu muito para o esclarecimento de todos estes temas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Da Avaliação à Informação em Serviço de Saúde
Da Avaliação a Informação em Serviços de Saúde gira em torno da prestação de serviços e dos pormenores que fazem parte da relação entre beneficiados e benefícios. É um estado mais a fundo sobre a qualidade de serviço e a interação entre os vários departamentos e profissionais da área de saúde. Ele propõe um sistema de avaliação-informação de assistência hospitalar através do controle de infecção hospitalar, com o objetivo de orientar o planejamento, intervenções e ações, apoiando decisões de gestores, gerentes e operadores. ... Ler mais +
QUERO VER -
O livro convida o leitor a refletir e a meditar sobre qual seria a melhor arma para enfrentar o preconceito sobre essa questão tão delicada que é o morrer. Baseado em conhecimentos propagados por uma sociedade secreta de renome e tradição, o livro demonstra a relação entre o tópico e a evolução espiritual de todos nós; fala sobre o desenvolvimento em harmonia das faculdades psíquicas e espirituais, evitando assim a estrada perigosa e cheia de ciladas em que pode se transformar a vida. ... Ler mais +
QUERO VER -
Revisão da Lei de Anistia: um contraponto, de autoria do professor, magistrado e jurista Reis Friede constitui-se, em síntese, em um estudo completo e bem alicerçado sobre os aspectos históricos, políticos e jurídicos relativos ao controvertido tema da anistia (e respectivas consequências ínsitas), instituto jurídico previsto no Direito brasileiro e sobre o qual tanto se discute na quadra atual, notadamente quanto à constitucionalidade da Lei nº 6.683/79. ... Ler mais +
QUERO VER -
A figura de Jesus, no decorrer da história, tem se tornado motivo de ininterrupta fragmentação religiosa em todas as partes do mundo. Afinal, quem foi Jesus? Teria sido Ele um profeta? Um mago, Um homem comum? Um filósofo? Um líder nato? Um gestor de pessoas? Neste livro trataremos de forma imparcial e interdenominacional o objetivo maior da vinda, permanência, morte e ressurreição de Jesus Cristo, segundo os escritos contidos na Bíblia Sagrada. ... Ler mais +
QUERO VER
- DescriçãoNeurociência Para Leigos - Tradução 2ª edição
Qual é a base biológica da consciência?
Onde as memórias são armazenadas?
Qual é a base neural da tomada de decisão?
Se você está estudando o cérebro, o comportamento ou a cognição — ou só acha esses assuntos intrigantes —, este guia atualizado é para você. Descubra fatos fascinantes sobre a estrutura e a função cerebral, novas tecnologias e resultados de pesquisa, e mais!
Para usar e entender este livro, você não precisa saber nada sobre o cérebro, exceto que você tem um. Neste livro, tratamos o máximo possível do básico com linguagem simples e diagramas fáceis de entender, e quando você encontrar termos técnicos como córtex cingulado anterior ou trato vestíbulo-espinhal, explicamos o que eles significam em linguagem clara. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Frank Amthor
Frank Amthor é professor de psicologia na Universidade do Alabama, em Birmingham. É pesquisador há mais de 20 anos em processamento visual retinal e central e próteses neurais. Publicou mais de 100 artigos em periódicos, capítulos de livros e resumos de conferências.Informações Técnicas Sumário
INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
Sobre Este Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
Penso que... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Ícones Usados Neste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Além Deste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
De Lá para Cá, Daqui para Lá . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
PARTE 1: APRESENTANDO O SISTEMA NERVOSO . . . . . . . . . 5
CAPÍTULO 1: Uma Rápida Viagem Através do
Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
Entendendo a Evolução do Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Especializando e comunicando . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Evoluindo para animais complexos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
Entra o neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
Observando como o Sistema Nervoso Funciona . . . . . . . . . . . . . . . 10
O importante papel dos neurônios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
Associando em circuitos, segmentos e módulos . . . . . . . . . . . . 11
Que carga: O papel da eletricidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
Entendendo a organização modular do sistema nervoso . . . . . 13
Observando as Funções Básicas do Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . 13
Sentindo o mundo ao seu redor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
Movendo-se com neurônios motores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
Decidindo e fazendo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15
Processando pensamentos: Usando inteligência e memória . . 16
Quando as Coisas Dão Errado: Doenças Neurológicas e Mentais . 17
Revolucionando o Futuro: Avanços em Vários Campos . . . . . . . . . . 18
Tratando disfunções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18
Aumentando funções: Mudando quem somos . . . . . . . . . . . . . . 20
CAPÍTULO 2: Tudo sobre o Cérebro e a Medula Espinhal . . . . . . 21
Observando Dentro do Crânio: O Cérebro e suas Partes . . . . . . . . 22
O neocórtex: Controlando os controladores . . . . . . . . . . . . . . . . 22
Abaixo do neocórtex: O tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
O sistema límbico e outras áreas subcorticais importantes . . . 31
Fazendo a transição entre o cérebro e a medula espinhal . . . . 35
Observando as diferenças: Tamanho, estrutura e
outras variações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
A Medula Espinhal: A Intermediária entre os Sistemas Nervosos . 40
Observando o reflexo espinhal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41
Movendo seus músculos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 42
Lutando ou Fugindo: O Sistema Nervoso Autônomo . . . . . . . . . . . . 43
Como Sabemos o que Sabemos sobre Atividade Neural . . . . . . . . 43
Examinando problemas causados por danos cerebrais . . . . . . 44
Usando tecnologia para visualizar o cérebro: Dos antigas
EEGs até hoje . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44
CAPÍTULO 3: Entendendo como os Neurônios Funcionam . . . 47
Básico sobre Neurônios: Não é Só Mais Uma Célula no Corpo . . . 48
Enviando e recebendo informação entre neurônios:
Receptores sinápticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
Recebendo dados do ambiente: Receptores especializados . . 51
Receptores ionotrópicos versus metabotrópicos . . . . . . . . . . . . 51
As três principais classes funcionais de neurotransmissores . . 53
Que Chocante! Neurônios como Dispositivos Elétricos
de Sinalização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
Caramba, pulsos — O potencial de ação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56
Fechando o ciclo: Do potencial de ação à liberação do
neurotransmissor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58
Movendo-se com Neurônios Motores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59
Células Não Neuronais: Células da Glia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
Astrócitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
Oligodendrócitos e células de Schwann . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
Células da micróglia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
Técnicas de Registro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
Microeletrodos extracelulares individuais . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
Redes de microeletrodos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
Eletrodos intracelulares de agulha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
Eletrodos Patch-clamp . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
Dispositivos de imagem ótica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
PARTE 2: TRADUZINDO O MUNDO INTERNO E
EXTERNO ATRAVÉS DOS SENTIDOS . . . . . . . . . . . . . 65
CAPÍTULO 4: Sentindo do Seu Jeito: Os Sentidos da Pele . . . . . . 67
Como Você Sente? A Verdade sobre a Pele e seus
Neurônios Sensoriais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68
Propriedades gerais da pele . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68
Sentindo o toque: Os mecanorreceptores . . . . . . . . . . . . . . . . . . 69
Como os mecanorreceptores funcionam . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70
Sentindo temperatura e dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72
Sentindo posição e movimento: Propriocepção e cinestesia . . 73
Receptores da Pele, Circuitos Espinhais Locais e Projeções
para o Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
Saídas do receptor somatossensorial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74
Localizando a sensação: Áreas sensoriais corticais
especializadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74
Entendendo os Aspectos Complexos da Dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77
Reduzindo — ou ignorando — a dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 78
Livre de dor e odiando isso: Neuropatia periférica............ 79
Dor crônica e diferenças individuais em percepção de dor . . . 80
CAPÍTULO 5: Observando a Visão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 81
Os Olhos Vencem: Uma Olhada Rápida em seus Olhos . . . . . . . . . 82
A retina: Convertendo fótons em sinais elétricos . . . . . . . . . . . . 83
Capturando fótons: Luz e fototransdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83
Enviando a mensagem ao cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84
Processando sinais dos fotorreceptores: Células
horizontais e bipolares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85
Enviando e formatando a mensagem: Células
ganglionares e amácrinas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87
Dos Olhos aos Centros de Visão do Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
Destino: Tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
Outros destinos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92
Do tálamo ao lobo occipital . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93
Problemas de Visão e Ilusões Visuais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
Parecem iguais para mim: Daltonismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
Entendendo a cegueira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98
Ilusões visuais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99
CAPÍTULO 6: Falando Alto: O Sistema Auditivo . . . . . . . . . . . . . . . 101
A Orelha: Capturando e Decodificando Ondas Sonoras . . . . . . . . 102
Reunindo sons: A orelha externa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103
A orelha média . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105
Tocando acordes para o cérebro: A orelha interna . . . . . . . . . 105
Dando Sentido aos Sons: Projeções Auditivas Centrais . . . . . . . . . 109
Pare antes do tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109
Em direção ao tálamo: O núcleo geniculado medial . . . . . . . . 110
Processando sons no cérebro: O lóbulo temporal superior . . 110
Lidando com padrões auditivos complexos.................111
Localizando Sons . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 113
Calculando o azimute (ângulo horizontal) . . . . . . . . . . . . . . . . . 113
Detectando elevações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115
Eu Não Consigo lhe Ouvir: Surdez e Zumbidos . . . . . . . . . . . . . . . . 115
Perda auditiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115
Ah, aqueles mosquitos zzz zzz zzz zzz zzz zzz: Zumbidos . . . . 116
CAPÍTULO 7: Odores e Paladar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 117
Que Cheiro É Esse? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118
Classificando as coisas pelo bulbo olfatório . . . . . . . . . . . . . . . . 119
Projetando por caminhos diferentes.......................119
Especificando mais no córtex orbitofrontal . . . . . . . . . . . . . . . . 123
Tendo Bom Gosto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 124
A língua discriminante: Os quatro gostos básicos . . . . . . . . . . 125
Enviando a mensagem do gosto ao cérebro:
Codificação do gosto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 127
Identificando e lembrando dos gostos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 129
O Papel do Aprendizado e da Memória no Paladar e no Olfato . . 130
Falta de Paladar e Problemas no Olfato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
Pouco ou nenhum olfato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
Saciedade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132
PARTE 3: SEGUINDO EM FRENTE: SISTEMAS
MOTORES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 133
CAPÍTULO 8: Os Fundamentos dos Movimentos . . . . . . . . . . . . . 135
Identificando os Tipos de Movimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136
Movimentos que regulam funções corporais internas . . . . . . 136
Movimentos reflexivos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137
Movimentos planejados e coordenados....................138
Controlando o Movimento: Planejamento Central e
Execução Hierárquica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138
Ativando movimentos musculares involuntários . . . . . . . . . . . 139
Ativando o reflexo de retirada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139
Subindo na hierarquia: Locomoção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 141
Usando seu cérebro para comportamento
motor complexo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142
Puxando a Carga: Células Musculares e seus Potenciais
de Ação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143
Distúrbios Musculares e do Neurônio Motor Muscular . . . . . . . . . 145
Miastenia grave . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 145
Doenças virais do neurônio motor: Raiva e poliomelite . . . . . 145
Lesão da medula espinhal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 146
CAPÍTULO 9: Coordenando Mais as Coisas: A Medula
Espinhal e as Vias Medulares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147
O Reflexo de Retirada: Uma Resposta de Ciclo Aberto . . . . . . . . . 148
Mantenha sua Posição! Reflexos de Ciclo Fechado . . . . . . . . . . . . 149
Forças opostas: Pares musculares extensor-flexor . . . . . . . . . 149
Determinando a taxa de disparo correta com o circuito
neural comparador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150
Os Reflexos Moduladores: Equilíbrio e Locomoção . . . . . . . . . . . . 151
Mantendo o equilíbrio: O reflexo vestíbulo-espinhal . . . . . . . . 152
Faça a locomoção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 153
Corrigindo Erros sem Feedback: O Cerebelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
Observando os sistemas cerebelares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156
Prevendo a localização do membro durante o movimento . . 157
Focando em controle do movimento cortical e
tronco encefálico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158
CAPÍTULO 10:Planejando e Executando Ações . . . . . . . . . . . . . . . . . 159
Transformando o Movimento de Reflexos a Conscientes,
ou Ação Gerada por Objetivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160
Como os lóbulos frontais funcionam . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
Planejando, corrigindo, aprendendo: Córtex pré-frontal
e processadores subcorticais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
Memória operacional (ou de trabalho) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
Iniciando ações: Gânglios basais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164
No meio das coisas: Áreas
suplementares e pré-motoras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 166
O cerebelo: Onde você coordena e aprende movimentos . . . 167
Juntando tudo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168
Onde Estão os Neurônios de Vontade Própria? . . . . . . . . . . . . . . . 169
O que vem primeiro: O pensamento ou a ação? . . . . . . . . . . . 169
Contemplando os resultados do estudo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 170
Você ainda é responsável! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
Descobrindo Neurônios Novos (e Estranhos) . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
Neurônios-espelho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 172
Neurônios von Economo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173
Quando Tiramos as Rodinhas: Distúrbios Motores . . . . . . . . . . . . 174
Miastenia grave . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 174
Danos à medula espinhal e ao cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
Degeneração dos gânglios basais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
Doença de Huntington . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 176
CAPÍTULO 11:Ações Inconscientes com Grandes
Implicações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 177
Trabalhando nos Bastidores: O Sistema Nervoso Autônomo . . . . 178
Entendendo as funções do sistema nervoso autônomo . . . . . 178
Dividindo e conquistando: Subsistemas simpático
e parassimpático . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179
Controlando o sistema nervoso autônomo . . . . . . . . . . . . . . . . 181
Sinais de cruzamento: Quando o sistema nervoso
autônomo erra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184
Bons Sonhos: O Sono e os Ritmos ou Ciclos Circadianos . . . . . . . 185
Sincronizando o relógio biológico com exposição à luz . . . . . . 185
Observando os diferentes estágios do sono . . . . . . . . . . . . . . . 187
Associações funcionais dos ritmos cerebrais . . . . . . . . . . . . . . 190
Controlando os ciclos do sono . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192
Sonhos não tão bons: Combatendo os distúrbios do sono . . 193
PARTE 4: INTELIGÊNCIA: O CÉREBRO PENSANTE
E A CONSCIÊNCIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 195
CAPÍTULO 12:Entendendo a Inteligência, a Consciência
e as Emoções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 197
Definindo Inteligência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198
Entendendo a natureza da inteligência: Geral
ou especializada? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198
Componentes da inteligência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202
Observando os diferentes níveis de inteligência . . . . . . . . . . . . 205
Inteligência Emocional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206
Lidando com memórias de reações emocionais fortes . . . . . . 207
Emocionando-se com o sistema límbico . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207
Entendendo a Consciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 211
Analisando suposições sobre a consciência . . . . . . . . . . . . . . . 211
Tipos de consciência.....................................212
Estudando a consciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213
Dois campos e um meio-termo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 216
Processamento inconsciente: Visão cega, negligência
e outros fenômenos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 218
CAPÍTULO 13:Como o Cérebro Processa os Pensamentos . . . 221
O Cérebro: Assumindo o Comando em Vários Níveis . . . . . . . . . . 222
Tudo sobre o Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 223
Os quatro principais lobos do cérebro e suas funções . . . . . . 223
Substância cinzenta versus substância branca . . . . . . . . . . . . . 225
Conectividade universal versus de pequeno mundo . . . . . . . . 226
Minicolunas e os seis graus de separação . . . . . . . . . . . . . . . . . 227
Definindo a estrutura de seis camadas do córtex . . . . . . . . . . 227
Viva o neocórtex! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 230
Controlando o Conteúdo do Pensamento: Caminhos
Sensoriais e Hierarquias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 231
Retransmissões sensoriais do tálamo ao córtex . . . . . . . . . . . . 231
O hipocampo: Especializando para memória . . . . . . . . . . . . . . 234
Dividindo e Conquistando: Linguagem, Visão e os
Hemisférios Cerebrais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 235
Sistemas cerebrais especializados para linguagem . . . . . . . . . 235
Vendo o todo e as partes: Assimetrias de
processamento visual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 237
Onde Mora a Consciência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 238
Linguagem e o dano do hemisfério esquerdo ou direito . . . . 238
Entendendo o “intérprete do lado esquerdo” . . . . . . . . . . . . . . 240
CAPÍTULO 14:O Cérebro Executivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 241
Obtendo o Cérebro que Você Tem Hoje: O Neocórtex versus
Seu Cérebro Reptiliano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242
Meu neocórtex é maior que o seu: Observando
tamanhos relativos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242
A relação entre o tamanho do córtex pré-frontal e
a habilidade de perseguir metas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 245
Memória Operacional, Resolução de Problemas e o Córtex
Pré-frontal Lateral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 246
Processos cerebrais gerindo memória operacional . . . . . . . . . 246
Os limites da memória operacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 248
Perseverança: Ficando com o velho, mesmo quando
não funciona mais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 251
Decidindo-se e Mudando de Ideia: O Córtex Orbitofrontal . . . . . . 252
Pressentindo: Reações emocionais aprendidas . . . . . . . . . . . . 252
Apostando em acertar: Correr riscos, aversão e prazer . . . . . 253
Raciocínio baseado em casos: Pensando sobre
consequências sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 253
Já estamos chegando? O Córtex Cingulado Anterior . . . . . . . . . . . 254
Registrando erros e mudando de táticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . 255
Agindo sem pensar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 255
Quem está cuidando da loja? Problemas no córtex
cingulado anterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 256
CAPÍTULO 15:Aprendizado e Memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 257
Aprendizado e Memória: Mais uma Maneira de se Adaptar
ao Ambiente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 258
Adaptações de desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 259
Aprendizado clássico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 259
Enviando Mais ou Menos Sinais: Adaptação versus Facilitação . . 260
Adaptação..............................................260
Facilitação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 261
Estudando habituação e sensibilização em lesmas do mar . . 262
Explorando o que Acontece Durante o Aprendizado:
Mudando Sinapses . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 263
Cálculo neural: Portas neurais E e OU . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 263
O neurônio McCulloch-Pitts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 265
Reconectando seu cérebro: O receptor NMDA . . . . . . . . . . . . . 266
O Papel do Hipocampo no Aprendizado e na Memória . . . . . . . . 270
Passando da memória de curto para longo prazo . . . . . . . . . . 271
Uma matriz de detectores de coincidências . . . . . . . . . . . . . . . 272
Lembrando-se de como saber: Mecanismos corticais . . . . . . . 274
Saber versus saber que você sabe: Contexto e
memória episódica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 275
Perdendo sua Memória: Esquecimento, Amnésia e
Outros Distúrbios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 276
Ficando mais Crânio: Melhorando seu Aprendizado . . . . . . . . . . . 278
Distribuindo o tempo de estudo por muitas sessões curtas . 279
Dormindo o suficiente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 279
Praticando em sua mente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 280
Recompensando e punindo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 280
CAPÍTULO 16:Desenvolvendo e Modificando Circuitos
Cerebrais: Plasticidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 281
Desenvolvendo desde a Concepção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 282
Surgindo da ectoderme: O sistema nervoso embrionário . . . 283
Adicionando camadas: O desenvolvimento do
córtex cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 285
Conectando tudo: Como os axônios conectam várias
áreas do cérebro umas às outras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 288
Aprendendo com a Experiência: Plasticidade e o
Desenvolvimento de Mapas Corticais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 290
Mapeando tudo: Colocando-se em um mundo visual,
auditivo e de toque . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 291
Disparando e conectando: Observando a lei de Hebb . . . . . . 291
Efeitos ambientais: Inato versus adquirido . . . . . . . . . . . . . . . . 293
Genética: Especificando o procedimento de
construção cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 294
Escolhendo o Caminho Errado: Distúrbios do Sistema
Nervoso do Desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296
Buscando erros genéticos do desenvolvimento em
ratos mutantes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 298
Efeitos ambientais no desenvolvimento do cérebro
humano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 299
O Envelhecimento Cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 300
Vivendo muito e bem: Mudanças da expectativa de vida
em estratégia cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 301
Acumulando afrontas: Disfunções cerebrais específicas
da idade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 302
Doenças autoimunes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 303
Derrames . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 304
Tumores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 304
CAPÍTULO 17:Disfunções Neurais, Doenças Mentais
e Drogas que Afetam o Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . 305
Observando as Causas e Tipos de Doenças Mentais . . . . . . . . . . . 306
Avarias genéticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 307
Doenças mentais do desenvolvimento e do ambiente . . . . . . 308
Doenças mentais com componentes genéticos e do
desenvolvimento misturados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 309
A Promessa dos Produtos Farmacêuticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 315
Remédios que afetam os receptores GABA . . . . . . . . . . . . . . . . 316
Remédios que afetam a serotonina........................317
Remédios que afetam a dopamina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 317
Algumas substâncias psicoativas naturais . . . . . . . . . . . . . . . . . 317
PARTE 5: A PARTE DOS DEZ................................... 319
CAPÍTULO 18:Dez (Ou Mais) Estruturas Cerebrais Cruciais . . 321
O Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 322
O Tálamo, Passagem para o Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 322
O Pulvinar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323
O Cerebelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323
O Hipocampo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 324
Áreas de Wernicke e de Broca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 324
A Área Facial Fusiforme . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 325
A Amígdala . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326
O Córtex Pré-frontal Lateral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326
A Substância Negra (Gânglios Basais) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 327
O Córtex Cingulado Anterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 327
CAPÍTULO 19:Dez Truques dos Neurônios que os Fazem
Fazer o que Fazem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 329
Superando o Limite de Tamanho do Neurônio . . . . . . . . . . . . . . . . 330
Obtendo o Maior Retorno com Espinhas Dendríticas . . . . . . . . . . 331
Receptores Ionotrópicos: Permitindo que Neurônios se
Comuniquem Quimicamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 331
Especializando-se para os Sentidos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 332
Calculando com Correntes de Canais Iônicos . . . . . . . . . . . . . . . . . 332
Mantendo o Sinal Forte por Longas Distâncias . . . . . . . . . . . . . . . . 333
O Axônio: Enviando Sinais da Cabeça aos Pés . . . . . . . . . . . . . . . . . 334
Acelerando as Coisas com a Mielinização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 334
Homeostase Neural . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 335
Mudando os Pesos Sinápticos para se Adaptar e Aprender . . . . . 336
CAPÍTULO 20:Dez Fatos Incríveis sobre o Cérebro . . . . . . . . . . . . 337
Ele Tem 100 Bilhões de Células e um Quadrilhão de Sinapses . . 338
A Consciência Não Reside em Nenhuma Área Específica
do Cérebro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 338
Ele Não Tem Receptores de Dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 339
Cortar o Maior Trato de Fibra no Cérebro Produz Menos
Efeitos Colaterais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 340
O Cérebro de Einstein Era Menor que a Média . . . . . . . . . . . . . . . . 341
Adultos Perdem Várias Centenas de Milhares de Neurônios
por Dia Sem Efeito Perceptível . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 341
Grama por Grama, Requer Bastante Energia...................342
É um Mito que Usamos Apenas 10% de Nosso Cérebro . . . . . . . . 343
Danos Cerebrais Podem Resultar em Habilidades Prodígios . . . . 344
Cérebros Adultos Podem Desenvolver Novos Neurônios . . . . 345
CAPÍTULO 21:Dez Tratamentos Promissores
para o Futuro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 347
Corrigindo Distúrbios do Desenvolvimento pela
Terapia Genética . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 348
Aumentando o Cérebro com Manipulação Genética . . . . . . . . . . . 348
Corrigindo Danos Cerebrais com Células-Tronco . . . . . . . . . . . . . . 349
Usando Estimulação Profunda do Cérebro para Tratar
Distúrbios Neurológicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 350
Estimulando o Cérebro Externamente Com EMT e ETCC . . . . . . . 351
Usando Neuropróteses para Perdas Sensoriais . . . . . . . . . . . . . . . 351
Lidando com a Paralisia com Neuropróteses . . . . . . . . . . . . . . . . . 352
Construindo um Cérebro Melhor com Neuropróteses . . . . . . . . . 353
Engajando-se em Aprendizado Controlado por Computadores . 354
Tratando Doenças com Nanorrobôs . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 354
ÍNDICE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 357Informações Técnicas
Nº de páginas: 384 Origem: Internacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2017 ISBN: 9788550801735 Encadernação: Brochura Autor: Frank Amthor - Informações