UML 2.3 - Do Requisito à Solução
Adota a ferramenta Enterprise Architect 10 e apresenta passo a passo o projeto de um sistema de vendas, desde a análise do processo de negócio até a documentação. Descreve amplamente casos de uso, classes de análise e persistência, implementação, implantação, OCL, métricas e os demais diagramas UML.
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- DescriçãoUML 2.3 - Do Requisito à Solução
Destinado a profissionais e estudantes que desejam ingressar e aprofundar-se no mundo da orientação a objetos, o livro traz uma abordagem prática e didática da linguagem UML 2.5, considerando também as novidades da versão.
Adota a ferramenta Enterprise Architect 10 e apresenta passo a passo o projeto de um sistema de vendas, desde a análise do processo de negócio até a documentação. Descreve amplamente casos de uso, classes de análise e persistência, implementação, implantação, OCL, métricas e os demais diagramas UML.
O livro apresenta estrutura didática semelhante a da obra UML 2.3 - Do Requisito à Solução, porém com acréscimos de conteúdo, principalmente quanto à modelagem de processos de negócios.
Seu conteúdo considera a UML 2.5 e a Enterprise Architect 10, cujas características principais de ambas são aplicáveis às suas versões anteriores. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Assuntos UML Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor ADILSON DA SILVA LIMA Informações Técnicas Sumário
Introdução
Capítulo 1 - Conceitos Básicos da Orientação a Objetos
Classes
Herança
Polimorfismo
Encapsulamento
Resumo
Capítulo 2 - Introdução à UML
União de Forças
Escopo da UML
Diagramas e Elementos da UML
Resumo
Capítulo 3 - Enterprise Architect
Instalação e Requisitos
Área de Trabalho do EA
Criação de um Projeto
Configuração e Recursos de Visualização
Exclusão e Ligação de Elementos
Desenho e Configuração de Diagramas
Recursos para Gerenciamento do Projeto
Resumo
Capítulo 4 - Casos de Uso
Diagrama de Caso de Uso
Ator
Caso de Uso
Cenários
Resumo
Capítulo 5 - Modelo de Processos de Negócio
Modelagem de Processos de Negócio
Extensões de Eriksson-Penker
Modelo de Negócios com o EA
BPMN (Business Process Model and Notation)
Resumo
Capítulo 6 - Identificação de Atores e Casos de Uso
Visão de Projeto
Identificação dos Atores
Identificação dos Casos de Uso
Pacotes de Casos de Uso
Diagramas de Casos de Uso
Resumo
Capítulo 7 - Cenários
Fluxo Básico
Fluxos Alternativos
Fluxos de Exceção
Precondições e Pós-Condições
Requisitos
Opções de Apresentação
Resumo
Capítulo 8 - Identificação de Objetos
Identificação de Objetos e Classes
Análise de Casos de Uso
Diagrama de Interação
Pacote de Compra
Pacote de Venda
Pacote de Estoque
Conclusão
Resumo
Capítulo 9 - Visão Lógica: Classes
Classes de Análise
Interface e Implementação
Especificação de Instância
Engenharia de Código
Engenharia Reversa
Classes de Persistência
Resumo
Capítulo 10 - Diagrama de Atividade
Regiões de Expansão e de Interrupção
Região de Interrupção e Exceção
Partições
Subatividade e Depósito de Dados
Resumo
Capítulo 11 - Diagramas de Tempo e de Comunicação
Diagrama de Tempo (ou de Cronometragem)
Linha de Vida
Mensagens
Restrições de Tempo e Duração de Estados
Diagrama de Comunicação
Mensagens
Resumo
Capítulo 12 - Diagrama de Estado
Estado
Transição
Ação
Pontos de Entrada e de Saída
Transição Reflexiva
Submáquina de Estado
Estado Composto
Região
Estado de História
Decisão, Junção e Terminador
Conclusão
Resumo
Capítulo 13 - Diagrama de Estrutura Composta
Colaboração
Relacionamentos
Porta e Interface
Conclusão
Resumo
Capítulo 14 - Diagramas de Componentes e de Implantação
Diagrama de Componentes
Diagrama de Implantação
Resumo
Capítulo 15 - Mecanismos de Extensão da UML
Estereótipo
Valor Etiquetado
Restrição
OCL (Object Constraint Language)
Perfis
Diagramas Personalizados
Diagrama de Interface de Usuário
Resumo
Capítulo 16 - Métrica e Documentação do Sistema
Métrica por Casos de Uso
Documentação do Sistema
Apêndice A - Exercícios Práticos
Bibliografia
Índice Remissivo - Informações