UML 2.3 - Do Requisito à Solução
Adota a ferramenta Enterprise Architect 10 e apresenta passo a passo o projeto de um sistema de vendas, desde a análise do processo de negócio até a documentação. Descreve amplamente casos de uso, classes de análise e persistência, implementação, implantação, OCL, métricas e os demais diagramas UML.
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Construindo Uma Carreira em Software
A formação em engenharia de software tem um problema: universidades e cursos intensivos ensinam os aspirantes a engenheiros a escrever código, mas deixam a cargo dos próprios alunos conhecer as inúmeras ferramentas de apoio necessárias para prosperar nas verdadeiras empresas de software. Construindo uma Carreira em Software é a solução – um guia completo para as habilidades essenciais que os professores não precisam e os profissionais jamais pensam em ensinar: encontrar empregos, escolher equipes e projetos, fazer boas perguntas, conduzir reuniões, estar de plantão, depurar problemas de produção, escrever um texto técnico, tirar o máximo proveito de um mentor e muito mais. ... Ler mais +
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Scrum em Ação fornece um guia prático para equipes de projeto de software que desejam implantar, com sucesso, uma estrutura de software Ágil usando o Scrum. Escrito de maneira clara e concisa, este é o primeiro guia prático com situações da vida real, elaborado por praticantes corporativos. Descreve como extrair o máximo das equipes de projeto, além de preencher a lacuna existente entre os vários livros de Scrum e livros de gerenciamento de projetos, abordando como se comunicar com executivos por meio de termos financeiros, como usar uma técnica objetiva de estimativa e onde a arquitetura de software se encaixa dentro do Scrum. Um apêndice fornece estudos de caso sobre como dois produtos de software foram construídos e implantados com sucesso, usando as técnicas e conselhos descritos neste livro. ... Ler mais +
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Engenharia de Requisitos - Software orientado ao negócio
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Utilize o PRISM - Modelo Prático para Desenvolvimento de Software - Para desenvolver aplicações adquadas às necessidade do cliente. - Acompanhe cada fase de desenvolvimento do projeto do software. - Crie de forma prática a documentação do projeto utilizando o DMS - Docu- mento de Modelagem de Sistema. ... Ler mais +
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Neste interessante livro, Brian W. Fitzpatrick e Ben Collins-Sussman abordam padrões e antipadrões básicos do trabalho com outras pessoas, equipes e usuários enquanto se tenta desenvolver software. Essas são informações valiosas, vindas de dois respeitados engenheiros de software cuja popular série de palestras — incluindo “Trabalhando com pessoas venenosas” (Working with poisonous people) — atraiu centenas de milhares de seguidores. ... Ler mais +
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Este livro oferece ao leitor uma ferramenta de aprendizagem para desenvolvimento, mensuração e comercialização de uma aplicação web de forma autônoma, procurando manter a mesma qualidade e desempenho do software que utiliza as melhores práticas de desenvolvimento, mesclando teoria e prática. Todo o livro é orientado a projeto descrevendo passo-a-passo a técnica aplicada e suas implementações, contendo uma introdução ao desenvolvimento de software autônomo, a metodologia para guiar o desenvolvimento, as técnicas de levantamento e criação do documento de especificação de requisitos, a elaboração de contratos e sugestão de cálculo de hora de trabalho, a preparação da plataforma de desenvolvimento, uma introdução aos principais comandos da SQL... ... Ler mais +
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É indicado para quem deseja aprender sobre o planejamento, análise e projeto de software para sistemas de informação. Este livro ensina passo a passo todas as etapas envolvidas no planejamento, análise e projeto de softwares, com demonstrações práticas dos conceitos apresentados. O livro relata com clareza as circunstâncias atuais do desenvolvimento de software no ambiente empresarial, a preocupação do alinhamento dos recursos da tecnologia da informação com as necessidades do negócio da empresa e como esta relação pode atrapalhar ou ajudar na construção de softwares. ... Ler mais +
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Engenharia de Requisitos - Software orientado ao negócio
Este livro apresenta a Engenharia de Requisitos de um ponto de vista prático com diversos exercícios e estudos de caso, sendo, principalmente, voltado à comunicação com o cliente. O conteúdo foi elaborado a partir da experiência prática dos autores e de referências de mercado, como o PMBOK® Guide (do PMI) e os guias de Análise de Negócios (tanto do PMI quanto do IIBA). Buscou-se também abranger todo o conteúdo da ementa da certificação em Engenharia de Requisitos do IREB. ... Ler mais +
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Engenharia de Software na Prática
A cada dia, mais profissionais e empresas estão interessados em desenvolver softwares com qualidade, menores custos de manutenção e dentro dos prazos previstos. Com essa intenção, tais profissionais e empresas necessitam adquirir maturidade no ciclo de desenvolvimento do software e utilizar Engenharia de Software.
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- DescriçãoUML 2.3 - Do Requisito à Solução
Destinado a profissionais e estudantes que desejam ingressar e aprofundar-se no mundo da orientação a objetos, o livro traz uma abordagem prática e didática da linguagem UML 2.5, considerando também as novidades da versão.
Adota a ferramenta Enterprise Architect 10 e apresenta passo a passo o projeto de um sistema de vendas, desde a análise do processo de negócio até a documentação. Descreve amplamente casos de uso, classes de análise e persistência, implementação, implantação, OCL, métricas e os demais diagramas UML.
O livro apresenta estrutura didática semelhante a da obra UML 2.3 - Do Requisito à Solução, porém com acréscimos de conteúdo, principalmente quanto à modelagem de processos de negócios.
Seu conteúdo considera a UML 2.5 e a Enterprise Architect 10, cujas características principais de ambas são aplicáveis às suas versões anteriores. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Assuntos UML Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor ADILSON DA SILVA LIMA Informações Técnicas Sumário
Introdução
Capítulo 1 - Conceitos Básicos da Orientação a Objetos
Classes
Herança
Polimorfismo
Encapsulamento
Resumo
Capítulo 2 - Introdução à UML
União de Forças
Escopo da UML
Diagramas e Elementos da UML
Resumo
Capítulo 3 - Enterprise Architect
Instalação e Requisitos
Área de Trabalho do EA
Criação de um Projeto
Configuração e Recursos de Visualização
Exclusão e Ligação de Elementos
Desenho e Configuração de Diagramas
Recursos para Gerenciamento do Projeto
Resumo
Capítulo 4 - Casos de Uso
Diagrama de Caso de Uso
Ator
Caso de Uso
Cenários
Resumo
Capítulo 5 - Modelo de Processos de Negócio
Modelagem de Processos de Negócio
Extensões de Eriksson-Penker
Modelo de Negócios com o EA
BPMN (Business Process Model and Notation)
Resumo
Capítulo 6 - Identificação de Atores e Casos de Uso
Visão de Projeto
Identificação dos Atores
Identificação dos Casos de Uso
Pacotes de Casos de Uso
Diagramas de Casos de Uso
Resumo
Capítulo 7 - Cenários
Fluxo Básico
Fluxos Alternativos
Fluxos de Exceção
Precondições e Pós-Condições
Requisitos
Opções de Apresentação
Resumo
Capítulo 8 - Identificação de Objetos
Identificação de Objetos e Classes
Análise de Casos de Uso
Diagrama de Interação
Pacote de Compra
Pacote de Venda
Pacote de Estoque
Conclusão
Resumo
Capítulo 9 - Visão Lógica: Classes
Classes de Análise
Interface e Implementação
Especificação de Instância
Engenharia de Código
Engenharia Reversa
Classes de Persistência
Resumo
Capítulo 10 - Diagrama de Atividade
Regiões de Expansão e de Interrupção
Região de Interrupção e Exceção
Partições
Subatividade e Depósito de Dados
Resumo
Capítulo 11 - Diagramas de Tempo e de Comunicação
Diagrama de Tempo (ou de Cronometragem)
Linha de Vida
Mensagens
Restrições de Tempo e Duração de Estados
Diagrama de Comunicação
Mensagens
Resumo
Capítulo 12 - Diagrama de Estado
Estado
Transição
Ação
Pontos de Entrada e de Saída
Transição Reflexiva
Submáquina de Estado
Estado Composto
Região
Estado de História
Decisão, Junção e Terminador
Conclusão
Resumo
Capítulo 13 - Diagrama de Estrutura Composta
Colaboração
Relacionamentos
Porta e Interface
Conclusão
Resumo
Capítulo 14 - Diagramas de Componentes e de Implantação
Diagrama de Componentes
Diagrama de Implantação
Resumo
Capítulo 15 - Mecanismos de Extensão da UML
Estereótipo
Valor Etiquetado
Restrição
OCL (Object Constraint Language)
Perfis
Diagramas Personalizados
Diagrama de Interface de Usuário
Resumo
Capítulo 16 - Métrica e Documentação do Sistema
Métrica por Casos de Uso
Documentação do Sistema
Apêndice A - Exercícios Práticos
Bibliografia
Índice Remissivo - Informações