As Pedagogias Digitais (e o professor data show)

As Pedagogias Digitais permitem uma Educação Inter e Transdisciplinar, em todos os níveis de ensino, sendo o Projeto Pedagógico fundamental. O projeto gráfico visual é importantíssimo no ensino digital. Será que as Realidades Virtual e Aumentada impactarão positivamente a EaD? E quanto à Inteligência Artificial aplicada à Educação? Será que estas tecnologias, ao afastarem mais ainda o aluno do convívio com colegas e professores, ampliarão o já aceito, estudado e diagnosticado “Autismo Virtual”? Qual a importância e influência do convívio social, entre alunos em aulas presenciais?

Por: R$ 60,00

Preço a vista: R$ 60,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 60,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    As Pedagogias Digitais (e o professor data show)

    As Pedagogias Digitais permitem uma Educação Inter e Transdisciplinar, em todos os níveis de ensino, sendo o Projeto Pedagógico fundamental. O projeto gráfico visual é importantíssimo no ensino digital.

    Será que as Realidades Virtual e Aumentada impactarão positivamente a EaD? E quanto à Inteligência Artificial aplicada à Educação? Será que estas tecnologias, ao afastarem mais ainda o aluno do convívio com colegas e professores, ampliarão o já aceito, estudado e diagnosticado “Autismo Virtual”? Qual a importância e influência do convívio social, entre alunos em aulas presenciais?

    Infelizmente, em muitas instituições de ensino, seja presencial ou remoto, o avanço tecnológico propiciou a “evolução” do professor retroprojetor em professor data show. Educação é muito mais do que projetar telas!

    Como a reforma do Ensino Médio (lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017), e as Bases Nacionais Comuns Curriculares – BNCCs (homologadas em 2017 e 2018), irão impactar a forma como estamos conduzindo a Educação Básica, tanto em aulas presenciais, quanto nas virtuais ou remotas?
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorJosé Abrantes é carioca, nascido em 07/02/1951. Em 2022, era professor titular, em regime de dedicação exclusiva, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Ime/Uerj.

    Engenheiro Mecânico. Licenciado em Desenho e Matemática. Especialista em Docência dos Ensinos Fundamental e Médio. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre em Tecnologia. Doutor em Engenharia de Produção. Pós-doutorado, pesquisando a interdisciplinaridade, pela FEAGRI/UNICAMP e Pós-doutorado pela UFF, pesquisando a Pedagogia Empresarial. É professor associado aposentado do Cap/Uerj, tendo atuado no Departamento de Matemática e Desenho - DMD.
    Informações TécnicasCapítulo 1 - A Aprendizagem e suas Dificuldades. O Ensino Digital Ajuda?. - 1

    1.1 Aprendizagem - 1
    1.2 Como se aprende? - 2
    1.3 Como se deve estudar - 4
    1.4 Como se aprende mais ou melhor: lendo em tela ou no papel impresso - 5
    1.5 Principais problemas que causam dificuldades na aprendizagem - 10
    1.5.1 Dislexia, discalculia, disgrafia, disfonia, dislalia, disortografia, dispra­xia, TDAH e TDA - 13
    1.6 Deficiência intelectual - 16
    1.7 Autismo virtual e aprendizagem. A nomofobia - 17
    1.7.1 Nomofobia ou dependência digital e distúrbio do jogo. Cansaço visual - 20

    Capítulo 2 - Didática, Pedagogia, Andragogia, Antropogogia e Heutagogia. “Outras Pedagogias”. A Educação a Distância – EaD. - 25

    2.1 Didática - 25
    2.2 Pedagogia - 26
    2.3 Andragogia ou Antropogogia - 27
    2.4 Heutagogia: a base conceitual da Educação a Distância – EAD, para adultos - 31
    2.5 Pedagogia Empresarial - 33
    2.6 Ecopedagogia - 35
    2.7 Ludopedagogia - 37
    2.8 Psicopedagogia - 39
    2.9 As Pedagogias Digitais - 41
    2.10 Projeto Pedagógico de uma escola e de um curso seja presencial ou remoto - 41
    2.11 Base conceitual e regulamentação da Educação a Distância – EaD, no Brasil - 46
    2.11.1 Legislação e preconceitos - 46
    2.11.2 Problemas - 49
    2.11.3 Regulamentação da EaD no Brasil: Educação Básica e Ensino Superior - 53

    Capítulo 3 - Teorias de Aprendizagem e Métodos Pedagógicos. Tipos de “Escolas” e Tipos de Ensinos. O Professor Data Show - 55

    3.1 Teorias de aprendizagem - 55
    3.1.1 Comportamentalismo ou behaviorismo (a abordagem tradicional - 55
    3.1.2 Gestaltismo (baseado na percepção - 56
    3.1.3 Cognitivismo - 57
    3.1.4 Construtivismo ou interacionismo - 59
    3.1.5 Socioconstrutivismo - 60
    3.1.6 Humanismo - 62
    3.2 Métodos pedagógicos - 63
    3.2.1 Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Transversalidade e Contextualização - 65
    3.2.1.1 A Educação Artística e a Arte como base da Transdisci­plinaridade - 68
    3.2.2 Recursos didáticos - 69
    3.3 As Redes Colaborativas de Aprendizagem - 70
    3.4 A Universidade Aberta do Brasil - UAB - 72
    3.5 Metodologias Ativas de Aprendizagem aplicadas à Educação a Distância - 73
    3.6 Tipos de “Escolas” e tipos de ensinos presenciais, na Educação Básica - 77
    3.6.1 Educação e “Escolas alternativas” (escolas não tradicionais) - 77
    3.6.2 As Escolas Inovadoras. A Escola da Ponte, em Portugal. Os pro­jetos GENTE e Âncora. Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima - 79
    3.6.3 A Educação Domiciliar ou Homeschooling - 87
    3.7 O computador e a Internet na escola presencial - 90
    3.8 O professor Data Show: Uma “evolução tecnológica e digital” do profes­sor Retroprojetor - 94

    Capítulo 4 - Aulas Síncronas e Assíncronas. O que são as “Pedagogias Digitais”? Como Aplicá-las aos Diferentes Níveis e Tipos de Ensino? - 97

    4.1 O Projeto das aulas síncronas e assíncronas - 98
    4.1.1 Como devem ser geradas e assistidas as aulas remotas? As ativi­dades síncronas e assíncronas - 100
    4.1.1.1 Geração das aulas assíncronas - 101
    4.1.1.2 Assistência das aulas síncronas ou assíncronas - 101
    4.2 O que são as Pedagogias Digitais - 104
    4.3 A Pedagogia Digital - 106
    4.3.1 A Pedagogia Digital e as aulas remotas aplicadas ao Ensino Fun­damental - 107
    4.3.2 A Pedagogia Digital aplicada ao Ensino Médio e atendendo à Lei 13.415/2017, de 16/02/2017, que versa sobre a reforma do Ensino Médio - 109
    4.3.2.1 As atividades síncronas e assíncronas no Ensino Médio - 110
    4.3.2.2 Comentários sobre a reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017, de 16/02/2017 - 111
    4.3.3 Comentários sobre as Bases Nacionais Comuns Curriculares – BNCCs, para os Ensinos Fundamental (homologada em 2017) e Mé­dio (homologada em 2018 - 120
    4.4 A Pedagogia Digital aplicada à Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 122
    4.5 A Pedagogia Digital Aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA - 124
    4.6 A Pedagogia Digital aplicada à Educação Especial (alunos com necessi­dades educacionais especiais - 125
    4.7 Andragogia/Antropogogia Digital aplicada ao ensino superior formal de adultos (cursos de bacharelado, licenciatura e de curta duração - 132
    4.8 Heutagogia Digital Ampliada (aplicada aos cursos livres e a todas as Pós-graduações lato e stricto sensu) - 136

    Capítulo 5 - “Novas Pedagogias” e “Novas” Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - 143

    5.1 Curso Online Aberto e Massivo - MOOC (Massive Open On-line Course - 144
    5.2 Recurso Educacional Aberto - REA - 144
    5.3 Nanocertificado - Nanodegree - 146
    5.4 Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) - 147
    5.5 Ensino Híbrido - 149
    5.6 A realidade virtual na Educação - 150
    5.7 A realidade aumentada na Educação - 153
    5.8 A Inteligência Artificial e a Educação - 154

    Capítulo 6 - A Teoria das Inteligências Múltiplas e o Caráter Pessoal da Aprendizagem. A Base do Cognitivismo. As Inteligências Múltiplas e a EaD - 155

    6.1 O que é inteligência? Como funciona o cérebro humano? - 155
    6.1.1 As funções cerebrais (hemisférios esquerdo e direito) - 160
    6.1.2 As inteligências, características biológicas, habilidades e diferen­ças, nas formas de pensar e agir entre homens e mulheres - 161
    6.1.3 Nosso QI está diminuindo! Por quê? - 166
    6.2 O conceito das inteligências Múltiplas - 166
    6.2.1 Descrição das Inteligências Múltiplas (os 12 tipos de inteligên­cias) - 169
    6.3 É possível avaliar e estimular as inteligências Múltiplas de uma pessoa? - 181
    6.4 As Inteligências Múltiplas e a EaD - 185

    Capítulo 7 - Desigualdade Social e Desigualdade Digital no Brasil - 187

    7.1 Desigualdade Social no Brasil - 187
    7.2 Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e desigualdade - 194
    7.3 Índice de Gini e desigualdade - 195
    7.4 Uma fotografia da Desigualdade Social brasileira em 2019 - 196
    7.5 A Exclusão Digital ou Desigualdade Digital no Brasil - 197

    Capítulo 8 - A Cola na Escola Presencial e em Aulas Remotas. Os Plágios Escolar e Acadêmico - 201

    8.1 Por que se cola? - 201
    8.2 A cola em aulas remotas: a cola digital - 207
    8.3 O plágio escolar - 209
    8.4 O plágio acadêmico e o direito autoral - 210
    Palavras Finais - 213

    Referências - 217

    Anexo A - Decreto de Regulamentação da EaD (Decreto nº 9.057, de 25/05/2017) - 221

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:258
    Origem:Nacional
    Editora:Ciência Moderna Editora
    Idioma:Português
    Edição:
    Ano:2022
    ISBN:9786558421665
    Encadernação:Brochura
    Autor:José Abrantes
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!