O Executivo e o Martelo: Reflexões fora da caixa sobre ética nos negócios

Logo na abertura da apresentação deste livro os autores anunciam que pretendem “oferecer uma reflexão filosófica, sociológica e psicanalítica de fácil compreensão sobre os principais temas polêmicos do dia-a-dia das grandes corporações”. De fato, as colocações dos professores Clóvis de Barros Filho e Arthur Meucci são facilmente compreensíveis por qualquer leitor interessado no tema central da obra: a ética empresarial. Mas são muito mais do que isso. Os autores se inspiram, entre muitas outras fontes, no pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que recomenda golpear duramente, se necessário com um imaginário martelo, os preconceitos e a hipocrisia dissimulados em verdades estabelecidas – ou aquilo que Francis Bacon chama de “ídolos”
+-

Quem viu este produto , comprou

  • Prática de Gestão

    "Nos tempos atuais, sabemos que a inserção das empresas no mercado competitivo está intrinsecamente ligada à sua capacidade permanente de inovar e sua flexibilidade em se adaptar às constantes mudanças. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • CBAP Master: Aprenda Análise de Negócios e conquiste a certificação CCBA / CBAP

    R$ 105,00 ou 2x de R$ 52,50

    Este livro é dedicado aos profissionais que desejam aprender Análise de Negócios e conquistar a certificação CBAP®. Mais do que obter um certificado, o processo deve ser encarado como uma oportunidade de aprendizado. Este, se bem aproveitado, poderá resultar em benefícios duradouros para sua carreira profissional. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Mirando Resultados

    Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas

    Fruto de vários anos de experiência da autora como administradora, consultora e professora especializada no assunto, este livro é destinado a estudantes de disciplinas nas áreas técnicas que, conforme vão progredindo em suas carreiras, normalmente passam a exercer atividades de natureza administrativa e precisam aprender a resolver os vários problemas complexos que inevitavelmente surgirão pelo caminho. Aqui você encontrará todos os temas e conceitos considerados bagagem básica para profissionais que se tornam administradores, muitas vezes não por vocação, mas como consequência do avanço em suas carreiras. Com linguagem acessível e tratando os temas em ordem cronológica, o livro destaca a trajetória do papel dos trabalhadores na produção, ressalta o pensamento sistêmico como ferramenta indispensável para lidar com a turbulência do ambiente em que vivemos e ainda traz exercícios que podem ser utilizados para aprofundar os conceitos mais importantes da Administração. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Ensaios em Gestão: Dez Paradoxos para Reflexão

    ENSAIOS EM GESTÃO - DEZ PARADOXOS PARA REFLEXÃO, trata de temas vividos no diário esforço de administração de ativos; de pessoas e recursos, onde não apenas as técnicas são suficientes para bons resultados. São sobretudo relevantes para o entendimento dos mecanismos envolvidos nos modelos mentais das pessoas que conduzem ou são conduzidas, e na formação de ambientes produtivos e saudáveis. O texto procura abordar, de maneira simples, alguns mecanismos racionais e de percepção para a reflexão sobre gestão. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    O Executivo e o Martelo: Reflexões fora da caixa sobre ética nos negócios

    Logo na abertura da apresentação deste livro os autores anunciam que pretendem “oferecer uma reflexão filosófica, sociológica e psicanalítica de fácil compreensão sobre os principais temas polêmicos do dia-a-dia das grandes corporações”. De fato, as colocações dos professores Clóvis de Barros Filho e Arthur Meucci são facilmente compreensíveis por qualquer leitor interessado no tema central da obra: a ética empresarial. Mas são muito mais do que isso. Os autores se inspiram, entre muitas outras fontes, no pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que recomenda golpear duramente, se necessário com um imaginário martelo, os preconceitos e a hipocrisia dissimulados em verdades estabelecidas – ou aquilo que Francis Bacon chama de “ídolos”.

    Com esse espírito, e frequentemente em tom bem-humorado, Barros Filho e Meucci demolem os “discursos dominantes no campo da administração”, em particular as “fórmulas mágicas do sucesso”. A leitura desta obra seminal é um saudável e provocador convite a que o executivo adestrado apenas para bater metas descubra que tem capacidade para muito mais: basta confiar no uso de sua própria razão e no bom senso.

    “A responsabilidade do empresário está em criar lucro fundamentado em boas práticas e com transparência. Ao fazer isso, agrega valor para a sociedade e cria uma referência de que, sim, é possível dar certo, fazendo a coisa certa, do jeito certo. As provocações dos autores nos obriga a questionar nossas crenças...”

    — Do Prefácio de Fábio Barbosa, Presidente Executivo da Abril S.A.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorArthur Meucci

    Bacharel, licenciado e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo e doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Formou-se em Psicanálise pelo IBCP, com aperfeiçoamento em Psicanálise de Casal e Família pelo Sedes Sapientiae. Professor do HSM Educação e conferencista de Ética e Ciência Política na Escola de Comunicação e Artes da USP. Trabalha como consultor e produtor de conteúdo no Espaço Ética e como psicanalista e ethical coaching no Espaço Psicanalítico Integra em São Paulo. É colunista de Ética na Revista Filoso?a Ciência & Vida. Em coautoria com Clóvis de Barros Filho, escreveu o livro A vida que vale a pena ser vivida e com Flávio Tonnetti a Coleção Miniensaios de Filoso?a.


    Clóvis de Barros Filho

    Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Libero, doutor em Direito pela Universidade de Paris e doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É Professor da HSM Educação e Livre-Docente de Ética e Ciência Política na Escola de Comunicação e Artes da USP. Representante da UNESCO na área de publicidade infantil. É sócio-fundador do Espaço Ética, onde presta consultoria e tem como objetivo aproximar a academia do mercado. É considerado o melhor palestrante do Brasil pelos especialistas em Recursos Humanos. É colunista de Ética na Revista Filosofia Ciência & Vida. Em coautoria com Arthur Meucci, escreveu o livro A vida que vale a pena ser vivida e com Júlio Pompeu o livro A Filosofia explica as Grandes Questões da Humanidade.
    Informações TécnicasSumário

    Prefácio
    Qual o modelo de negócios (de vida) que queremos? ........................11
    Primeiras marteladas................................................................................. 23
    Capítulo 1
    Ética é mais que um valor...............................................................................35
    Capítulo 2
    Foco no resultado: a utilidade como único valor...................................53
    Capítulo 3
    Mudança: um convite à realidade................................................................71
    Capítulo 4
    A pessoa certa no lugar certo ........................................................................83
    Capítulo 5
    Quantos são os hábitos para sofrer?........................................................101
    Capítulo 6
    Amor: condição de toda motivação..........................................................113
    Capítulo 7
    Confiar não é uma escolha ..........................................................................135
    Capítulo 8
    Qualidade de vida ou vida de qualidade? ..............................................155
    Capítulo 9
    Inovação como processo criativo...............................................................173
    Capítulo 10
    Responsabilidade social: felicidade do maior número? ..................191
    Capítulo 11
    O lado oculto do lucro....................................................................................211
    Referências biográficas dos Pensadores citados.......................................233
    Bibliografia ..........................................................................................................265

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:272
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788565482202
    Encadernação:Brochura
    Autor:Arthur Meucci , Clóvis de Barros Filho
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!