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- DescriçãoMirando Resultados
Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Ricardo Almeida
Ricardo Almeida é criador do conceito de Webs Progressivas, da Metodologia Moebius e autor de Mirando Resultados, o primeiro livro voltado para planejamento estratégico, mensuração e previsão de ROI (retorno de investimentos) para Web no Brasil. É também especialista em planejamento e gestão de projetos Web, com passagens por empresas como DM9DDB, Totem, Frontier e MMCafé. Formado em comunicação e marketing pela ESPM, atua no mercado Web desde 1996. Durante a sua carreira, já desenvolveu projetos para toda a América Latina e atuou nos maiores clientes da região, como Citibank, Bradesco, Cultura Inglesa, Senai, Sesi, CDN, Natura e Ericsson, dentre outros. É jurado oficial do FIAP (Festival Ibero-Americano de Publicidad) na categoria Internet, professor do I-MBA em Planejamento Estratégico e Marketing Digital e Diretor Geral do I-Group.
Marcelo Oliveira
Trabalhando com Internet desde 1997, Marcelo é um dos profissionais de desenvolvimento de negócios mais experientes do mercado, com passagens por empresas como Totem, Comet/RSVP, MarchFirst, Web Soluções e MMCafé. Durante este período, ele já atendeu a clientes como Citibank, Abril, Cultura Inglesa, Bradesco e Itaú, entre tantos outros.Informações Técnicas Sumário
Agradecimentos ........................................................................................................... 7
Prefácio ...................................................................................................................... 15
Parte 1
Expectativas, Estratégias, Desenvolvimento e Monitoramento
de Projetos Web
Criando cases lucrativos de e-Business .................................................. 19
1 Internet de Resultados
O que são e como funcionam as P-Webs ...................................... 21
Webs Progressivas ........................................................................................... 21
O DNA Web .................................................................................................. 23
A transparência como conceito de venda virtual ............................................. 24
O risco Web ................................................................................................... 25
Etapas de uma P-Web ..................................................................................... 26
2 Retorno sobre o Investimento
Métricas, métodos e técnicas ............................................................ 29
Investimentos reais, retornos ainda mais reais ................................................. 29
Como o ROI é encarado hoje ................................................................... 29
Como mensurar e prever o ROI ................................................................ 32
Prevendo ROI sob demanda ..................................................................... 41
Exemplo de objetivo: Aumentar a receita indireta com a utilização de um
Web Call Center ................................................................................. 42
Descrição básica ........................................................................................ 57
Descrição complementar ........................................................................... 59
Customer Orientation (objetivos e cenário): O que quer e como se comporta o
usuário? .................................................................................................... 63
Customer Goals (ou objetivos dos clientes) ............................................... 63
Business Process (ou processo de negócio) ................................................. 65
Produto: O que se deseja vender? .............................................................. 68
Parâmetros de análise ...................................................................................... 70
Questões essenciais ................................................................................... 70
Itens opcionais .......................................................................................... 71
Mercado: Onde se trava a batalha pelo usuário? .............................................. 71
Parâmetros de análise ................................................................................ 72
Concorrência: Com quem se vai competir? ..................................................... 73
Análise compilada dos key-elements ............................................................... 75
4 Montando a Estratégia
Consolidação dos key-elements no desenho de projetos consistentes
e lucrativos..................................................................................... 79
Traçando objetivos sólidos: onde se quer chegar? ............................................ 79
WebCore: Desenhando os business processes .................................................. 82
Passo 1: Priorização dos Customer Goals................................................... 82
Passo 2: Desenho dos On-line Business Process ........................................ 83
Passo 3: Requisitos técnicos e restrições ..................................................... 85
Passo 4: Seleção de fases ............................................................................ 85
Passo 5: Finalização do desenho do WebCore............................................ 86
WebContext: Montando os argumentos do marketing digital ......................... 86
Captação ................................................................................................... 87
Fidelização ................................................................................................ 89
Entendendo o WebContext ...................................................................... 90
Conteúdo ................................................................................................. 91
Comunidades ........................................................................................... 93
Personalização ........................................................................................... 94
Navegação ................................................................................................. 97
Mapa lógico ou árvore do Site ................................................................... 97
Navegabilidade ......................................................................................... 98
Design .................................................................................................... 100
5 Divulgação
Etapas de uma boa campanha digital ............................................. 103
Montando uma estratégia de divulgação ....................................................... 103
Acesso à informação...................................................................................... 104
Domínios e sites de busca ....................................................................... 104
Campanhas publicitárias ......................................................................... 104
Entender a mensagem ............................................................................. 105
Interessar-se ............................................................................................ 106
Tomar alguma ação ................................................................................. 106
Qual o melhor caminho?......................................................................... 107
6 Plataformas de Aplicação
Maximizando o futuro ....................................................................... 111
Plataforma pontual ....................................................................................... 111
Plataforma Plug & Launch ........................................................................... 112
Plataforma de Shared-Development ou desenvolvimento compartilhado ...... 113
Orientação a objeto ...................................................................................... 114
Funcionamento ............................................................................................ 115
7 Ferramentas prontas ou desenvolvimento customizado?
Como preparar e otimizar o ambiente de negócios de P-Webs... 117
Quais as vantagens em se utilizar produtos ou desenvolver aplicações
customizadas? .................................................................................... 117
Passo 1: Como detectar as necessidades de produtos ou serviços.............. 119
Passo 2: Selecionando produtos e desenvolvedores .................................. 121
Produtos ................................................................................................. 125
8 Estrutura de Gerenciamento
Quem cuida de quê? ....................................................................... 127
O que é um WebTeam? ................................................................................ 127
O problema político ..................................................................................... 128
Estruturando o WebTeam ............................................................................. 129
9 De volta ao começo ..................................................... 135
Gestão de P-Webs............................................................................ 135
O que acontece quando um projeto termina? ............................................... 135
10 O futuro da Internet no Brasil
Para onde apontam as tendências de mercado ............................. 137
A X-Internet ................................................................................................. 137
Parte 2
Depoimentos
A Internet vista por quem a faz .......................................................... 141
Re: Clame..................................................................................................... 143
A busca por excelência na Nova Economia ................................................... 147
O impacto do conteúdo audiovisual via Web ................................................ 151
Virtual... mas nem tanto! .............................................................................. 153
Web brasileira: da extração à lapidação.......................................................... 156
Planejamento visual para Web ...................................................................... 159
Parte 3
Estudos de Cases
Como funcionam algumas das mais sólidas iniciativas de e-Business no
Brasil ....................................................................................................... 163
Livraria Cultura ........................................................................ 165
O sucesso da estratégia de multicanais.......................................... 165
Tudo começou assim... ............................................................................ 165
Pioneirismo e criatividade ....................................................................... 166
Gestão real para negócios reais ................................................................ 168
Integração entre canais ............................................................................ 169
Em busca da fidelidade ........................................................................... 170
Os resultados .......................................................................................... 170
Portal Corporativo Tesla .......................................................... 173
Gestão de excelência operacional e satisfação dos clientes .......... 173
A Tesla .................................................................................................... 173
O problema com o desenvolvimento Web............................................... 174
É melhor prevenir do que remediar ......................................................... 175
Funcionamento....................................................................................... 175
A cultura interna ..................................................................................... 179
Resumo da ópera .................................................................................... 180
Website Brastemp ................................................................... 181
Qualidade total no atendimento ao cliente ...................................... 181
A Brastemp ............................................................................................. 181
O conceito da marca permeando a empresa ............................................ 182
O contexto do site .................................................................................. 183
Suporte ao consumidor ........................................................................... 184
E as vendas? ............................................................................................ 187
O principal resultado: a satisfação do cliente ........................................... 188
Dia das Mães Brastemp ........................................................ 189
Fidelização personalizada no ambiente digital .................................. 189
A data e a marca ...................................................................................... 189
Consolidação versus criatividade ............................................................. 189
Mecânica ................................................................................................ 190
O início .................................................................................................. 194
Os números ............................................................................................ 194
Índice remissivo ...................................................................... 197Informações Técnicas
Nº de páginas: 208 Origem: Nacional Editora: Novatec Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2002 ISBN: 8575220292 Encadernação: Brochura Autor: Ricardo Almeida, Marcelo Oliveira - Informações