Mirando Resultados

Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web.

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  • Descrição
    Mirando Resultados

    Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorRicardo Almeida

    Ricardo Almeida é criador do conceito de Webs Progressivas, da Metodologia Moebius e autor de Mirando Resultados, o primeiro livro voltado para planejamento estratégico, mensuração e previsão de ROI (retorno de investimentos) para Web no Brasil. É também especialista em planejamento e gestão de projetos Web, com passagens por empresas como DM9DDB, Totem, Frontier e MMCafé. Formado em comunicação e marketing pela ESPM, atua no mercado Web desde 1996. Durante a sua carreira, já desenvolveu projetos para toda a América Latina e atuou nos maiores clientes da região, como Citibank, Bradesco, Cultura Inglesa, Senai, Sesi, CDN, Natura e Ericsson, dentre outros. É jurado oficial do FIAP (Festival Ibero-Americano de Publicidad) na categoria Internet, professor do I-MBA em Planejamento Estratégico e Marketing Digital e Diretor Geral do I-Group.

    Marcelo Oliveira

    Trabalhando com Internet desde 1997, Marcelo é um dos profissionais de desenvolvimento de negócios mais experientes do mercado, com passagens por empresas como Totem, Comet/RSVP, MarchFirst, Web Soluções e MMCafé. Durante este período, ele já atendeu a clientes como Citibank, Abril, Cultura Inglesa, Bradesco e Itaú, entre tantos outros.
    Informações TécnicasSumário
    Agradecimentos ........................................................................................................... 7
    Prefácio ...................................................................................................................... 15

    Parte 1
    Expectativas, Estratégias, Desenvolvimento e Monitoramento
    de Projetos Web
    Criando cases lucrativos de e-Business .................................................. 19
    1 Internet de Resultados
    O que são e como funcionam as P-Webs ...................................... 21
    Webs Progressivas ........................................................................................... 21
    O DNA Web .................................................................................................. 23
    A transparência como conceito de venda virtual ............................................. 24
    O risco Web ................................................................................................... 25
    Etapas de uma P-Web ..................................................................................... 26

    2 Retorno sobre o Investimento
    Métricas, métodos e técnicas ............................................................ 29
    Investimentos reais, retornos ainda mais reais ................................................. 29
    Como o ROI é encarado hoje ................................................................... 29
    Como mensurar e prever o ROI ................................................................ 32
    Prevendo ROI sob demanda ..................................................................... 41
    Exemplo de objetivo: Aumentar a receita indireta com a utilização de um
    Web Call Center ................................................................................. 42
    Descrição básica ........................................................................................ 57
    Descrição complementar ........................................................................... 59
    Customer Orientation (objetivos e cenário): O que quer e como se comporta o
    usuário? .................................................................................................... 63
    Customer Goals (ou objetivos dos clientes) ............................................... 63
    Business Process (ou processo de negócio) ................................................. 65
    Produto: O que se deseja vender? .............................................................. 68
    Parâmetros de análise ...................................................................................... 70
    Questões essenciais ................................................................................... 70
    Itens opcionais .......................................................................................... 71
    Mercado: Onde se trava a batalha pelo usuário? .............................................. 71
    Parâmetros de análise ................................................................................ 72
    Concorrência: Com quem se vai competir? ..................................................... 73
    Análise compilada dos key-elements ............................................................... 75

    4 Montando a Estratégia
    Consolidação dos key-elements no desenho de projetos consistentes
    e lucrativos..................................................................................... 79
    Traçando objetivos sólidos: onde se quer chegar? ............................................ 79
    WebCore: Desenhando os business processes .................................................. 82
    Passo 1: Priorização dos Customer Goals................................................... 82
    Passo 2: Desenho dos On-line Business Process ........................................ 83
    Passo 3: Requisitos técnicos e restrições ..................................................... 85
    Passo 4: Seleção de fases ............................................................................ 85
    Passo 5: Finalização do desenho do WebCore............................................ 86
    WebContext: Montando os argumentos do marketing digital ......................... 86
    Captação ................................................................................................... 87
    Fidelização ................................................................................................ 89
    Entendendo o WebContext ...................................................................... 90
    Conteúdo ................................................................................................. 91
    Comunidades ........................................................................................... 93
    Personalização ........................................................................................... 94
    Navegação ................................................................................................. 97
    Mapa lógico ou árvore do Site ................................................................... 97
    Navegabilidade ......................................................................................... 98
    Design .................................................................................................... 100

    5 Divulgação
    Etapas de uma boa campanha digital ............................................. 103
    Montando uma estratégia de divulgação ....................................................... 103
    Acesso à informação...................................................................................... 104
    Domínios e sites de busca ....................................................................... 104
    Campanhas publicitárias ......................................................................... 104
    Entender a mensagem ............................................................................. 105
    Interessar-se ............................................................................................ 106
    Tomar alguma ação ................................................................................. 106
    Qual o melhor caminho?......................................................................... 107

    6 Plataformas de Aplicação
    Maximizando o futuro ....................................................................... 111
    Plataforma pontual ....................................................................................... 111
    Plataforma Plug & Launch ........................................................................... 112
    Plataforma de Shared-Development ou desenvolvimento compartilhado ...... 113
    Orientação a objeto ...................................................................................... 114
    Funcionamento ............................................................................................ 115

    7 Ferramentas prontas ou desenvolvimento customizado?
    Como preparar e otimizar o ambiente de negócios de P-Webs... 117
    Quais as vantagens em se utilizar produtos ou desenvolver aplicações
    customizadas? .................................................................................... 117
    Passo 1: Como detectar as necessidades de produtos ou serviços.............. 119
    Passo 2: Selecionando produtos e desenvolvedores .................................. 121
    Produtos ................................................................................................. 125

    8 Estrutura de Gerenciamento
    Quem cuida de quê? ....................................................................... 127
    O que é um WebTeam? ................................................................................ 127
    O problema político ..................................................................................... 128
    Estruturando o WebTeam ............................................................................. 129

    9 De volta ao começo ..................................................... 135
    Gestão de P-Webs............................................................................ 135
    O que acontece quando um projeto termina? ............................................... 135
    10 O futuro da Internet no Brasil
    Para onde apontam as tendências de mercado ............................. 137
    A X-Internet ................................................................................................. 137

    Parte 2
    Depoimentos
    A Internet vista por quem a faz .......................................................... 141
    Re: Clame..................................................................................................... 143
    A busca por excelência na Nova Economia ................................................... 147
    O impacto do conteúdo audiovisual via Web ................................................ 151
    Virtual... mas nem tanto! .............................................................................. 153
    Web brasileira: da extração à lapidação.......................................................... 156
    Planejamento visual para Web ...................................................................... 159

    Parte 3
    Estudos de Cases
    Como funcionam algumas das mais sólidas iniciativas de e-Business no
    Brasil ....................................................................................................... 163
    Livraria Cultura ........................................................................ 165
    O sucesso da estratégia de multicanais.......................................... 165
    Tudo começou assim... ............................................................................ 165
    Pioneirismo e criatividade ....................................................................... 166
    Gestão real para negócios reais ................................................................ 168
    Integração entre canais ............................................................................ 169
    Em busca da fidelidade ........................................................................... 170
    Os resultados .......................................................................................... 170
    Portal Corporativo Tesla .......................................................... 173
    Gestão de excelência operacional e satisfação dos clientes .......... 173
    A Tesla .................................................................................................... 173
    O problema com o desenvolvimento Web............................................... 174
    É melhor prevenir do que remediar ......................................................... 175
    Funcionamento....................................................................................... 175
    A cultura interna ..................................................................................... 179
    Resumo da ópera .................................................................................... 180
    Website Brastemp ................................................................... 181
    Qualidade total no atendimento ao cliente ...................................... 181
    A Brastemp ............................................................................................. 181
    O conceito da marca permeando a empresa ............................................ 182
    O contexto do site .................................................................................. 183
    Suporte ao consumidor ........................................................................... 184
    E as vendas? ............................................................................................ 187
    O principal resultado: a satisfação do cliente ........................................... 188
    Dia das Mães Brastemp ........................................................ 189
    Fidelização personalizada no ambiente digital .................................. 189
    A data e a marca ...................................................................................... 189
    Consolidação versus criatividade ............................................................. 189
    Mecânica ................................................................................................ 190
    O início .................................................................................................. 194
    Os números ............................................................................................ 194
    Índice remissivo ...................................................................... 197

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:208
    Origem:Nacional
    Editora:Novatec
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2002
    ISBN:8575220292
    Encadernação:Brochura
    Autor:Ricardo Almeida, Marcelo Oliveira
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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