Administração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas
De: R$ 0,00Por: R$ 75,00ou X de
Preço a vista: R$ 75,00
Quem viu este produto , comprou
-
Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web. ... Ler mais +
QUERO VER -
Ensaios em Gestão: Dez Paradoxos para Reflexão
ENSAIOS EM GESTÃO - DEZ PARADOXOS PARA REFLEXÃO, trata de temas vividos no diário esforço de administração de ativos; de pessoas e recursos, onde não apenas as técnicas são suficientes para bons resultados. São sobretudo relevantes para o entendimento dos mecanismos envolvidos nos modelos mentais das pessoas que conduzem ou são conduzidas, e na formação de ambientes produtivos e saudáveis. O texto procura abordar, de maneira simples, alguns mecanismos racionais e de percepção para a reflexão sobre gestão. ... Ler mais +
QUERO VER -
Administração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas
Fruto de vários anos de experiência da autora como administradora, consultora e professora especializada no assunto, este livro é destinado a estudantes de disciplinas nas áreas técnicas que, conforme vão progredindo em suas carreiras, normalmente passam a exercer atividades de natureza administrativa e precisam aprender a resolver os vários problemas complexos que inevitavelmente surgirão pelo caminho. Aqui você encontrará todos os temas e conceitos considerados bagagem básica para profissionais que se tornam administradores, muitas vezes não por vocação, mas como consequência do avanço em suas carreiras. Com linguagem acessível e tratando os temas em ordem cronológica, o livro destaca a trajetória do papel dos trabalhadores na produção, ressalta o pensamento sistêmico como ferramenta indispensável para lidar com a turbulência do ambiente em que vivemos e ainda traz exercícios que podem ser utilizados para aprofundar os conceitos mais importantes da Administração. ... Ler mais +
QUERO VER
Quem viu este produto , também se interessou
-
Originada do grego, a palavra método significa “caminho para o resultado”. São as sequências de ações necessárias para alcançar o objetivo pretendido. Henry Kissinger, que foi secretário de estado norte-americano entre 1973 e 1977, tem uma frase apropriada a respeito desse assunto. Segundo ele, “o sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor. O insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior”. É por isso que os detalhes explicam a diferença entre um método eficaz e outro que pouco contribui. ... Ler mais +
QUERO VER -
A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +
QUERO VER -
Soft Skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos
Neste livro apresentamos uma caixa de ferramentas que nos permitirá desenvolver alguns soft skills importantes. São elas: leitura de livros, leitura dinâmica, mapas conceituais e mapas mentais, redações e resumos, desenhos de ideias, apresentações orais, histórias, pensamento crítico e argumentação. ... Ler mais +
QUERO VER -
Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web. ... Ler mais +
QUERO VER -
Dicionário de Administração e Turismo
Apesar da enorme dificuldade em elaborar um dicionário, pelas inúmeras possibilidades e opções de inclusão e aprofundamento de termos e conceitos, consideramos válida e justificada esta obra. Entre algumas justificativas para sua edição, destacam-se a carência de obras dessa natureza no mercado editorial brasileiro; a importância e necessidade de compreensão da origem e do significado das palavras e conceitos abordados; a necessidade de familiarização dos alunos dos cursos de Administração, Turismo e de áreas afins com termos e conceitos essenciais para o estudo dessas áreas; o processo de transformação da própria Ciência Administrativa, que, por ser recente, tem seus conhecimentos gerados e transformados com grande rapidez. Os termos e conceitos apresentados nesse livro estão classificados em doze áreas de conhecimento da Ciência Administrativa e do Turismo, o que permite aos leitores uma consulta simples, rápida e fácil. ... Ler mais +
QUERO VER -
E-BOOK - Compliance e Ética Uma nova consciência em tempos de trabalho em redes
Estamos vivendo um tempo intenso em conhecimento como fonte de riqueza e um processo crescente de comunicação e intercomunicação individual, social e econômica. Culturas diferentes se encontram em vários espaços de produção e de tomada de decisão e de realização de trocas de várias ordens, seja no campo politico, social, econômico com influência no cotidiano das pessoas através das inúmeras manifestações das redes sociais. ... Ler mais +
QUERO VER -
Ensaios em Gestão: Dez Paradoxos para Reflexão
ENSAIOS EM GESTÃO - DEZ PARADOXOS PARA REFLEXÃO, trata de temas vividos no diário esforço de administração de ativos; de pessoas e recursos, onde não apenas as técnicas são suficientes para bons resultados. São sobretudo relevantes para o entendimento dos mecanismos envolvidos nos modelos mentais das pessoas que conduzem ou são conduzidas, e na formação de ambientes produtivos e saudáveis. O texto procura abordar, de maneira simples, alguns mecanismos racionais e de percepção para a reflexão sobre gestão. ... Ler mais +
QUERO VER -
CBAP Master: Aprenda Análise de Negócios e conquiste a certificação CCBA / CBAP
Este livro é dedicado aos profissionais que desejam aprender Análise de Negócios e conquistar a certificação CBAP®. Mais do que obter um certificado, o processo deve ser encarado como uma oportunidade de aprendizado. Este, se bem aproveitado, poderá resultar em benefícios duradouros para sua carreira profissional. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Comunicação na Gestão de Projetos
Quer crescer na empresa e ser bem sucedido em seus projetos? A comunicação foi identificada como a maior razão do sucesso ou fracasso de um projeto (GUIA PMBOK, 2008, p. 338). ... Ler mais +
QUERO VER
- DescriçãoAdministração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas
- Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Maria Magdalena Lyra da Silva
Acumula vasta experiência em diferentes áreas de atuação. Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-Rio em 1970, exerceu atividades de pesquisa econômica e traduções técnicas. Ocupou por 13 anos cargos de assessoria e direção em uma grande empresa nacional de consultoria de engenharia. Fez Mestrado em Gerência da Produção no Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio. Foi professora horista desse Departamento de 2000 a 2014, tendo criado as ementas de duas disciplinas de administração. Atuou também em diversos projetos como consultora em planejamento e gestão.Informações Técnicas Sumário
PARTE I. ORIGENS E PRIMEIROS DESENVOLVIMENTOS
Introdução
1. Origens
1.1. Civilização Romana
1.2. Idade Média
1.2.1. Sistema Familiar de Produção
1.2.2. Sistema de Corporações
1.3. Renascimento
1.3.1. Sistema Doméstico
1.4. Sistema Fabril
1.4.1. Peças Intercambiáveis
1.5. Comentários
1.6. Conceitos Importantes
1.7. Exercícios
2. Teoria Científica
2.1. Abordagem Clássica
2.2. Teoria da Administração Científica
2.2.1. O Problema dos Salários
2.2.2. Divisão do Trabalho
2.2.3. Análise do Trabalho
2.2.4. A Pesquisa Prossegue
2.2.5. Os Alicerces da Organização Racional do Trabalho (ORT)
2.2.6. Consequências da Introdução da Teoria Científica
2.3. Exercícios
3. Teoria Clássica
3.1. Funções Essenciais
3.2. Princípios Gerais da Administração
3.3. Os Deveres dos Gerentes
3.4. Teoria Científica e Teoria Clássica
3.5. Controle de Qualidade por Inspeção
3.6. Exercícios
4. Personagens de Destaque
4.1. Max Weber (1864-1920)
4.2. Henry Ford (1863-1947)
4.2.1. A Linha de Montagem Móvel
4.2.2. Ford Inventor
4.2.3. Ford Controlador
4.2.4. Ford e a Indústria Automobilística
4.3. Alfred Sloan (1875-1966)
4.3.1. Sloan e a GM
4.3.2. Um Novo Modelo de Negócio
4.4. Comentários
4.5. Conceitos Importantes
4.6. Exercícios
5. Os Anos 1930 e 1940
5.1. O Humanismo na Administração
5.1.1. A Experiência de Hawthorne (1927-1933)
5.1.2. Teoria das Relações Humanas (TRH)
5.1.3. Outros Temas Abordados pela TRH
5.1.4. Resumindo a Teoria das Relações Humanas
5.2. Exercícios
6. Avanços na Qualidade e Outros Comentários
6.1. Controle Estatístico de Qualidade
6.2. A Expansão da Nova Metodologia
6.3. Comentários Gerais
6.4. Conceitos Importantes
6.5. Exercícios
PARTE II. O PÓS-GUERRA E SEUS EFEITOS NA ADMINISTRAÇÃO
Introdução
7. O Sistema Toyota de Manufatura
7.1. Fatores Culturais
7.2. O Problema da Indústria Automotiva Japonesa
7.3. Sistema Toyota de Manufatura
7.3.1. Princípios do Sistema Toyota
7.3.2. Desafios e Propostas Inovadoras
7.3.3. Ferramentas de Qualidade
7.4. Comentários
7.5. Exercícios
8. Teoria Comportamental
8.1. Motivação
8.1.1. Teorias de Processo
8.1.2. Teorias de Conteúdo
8.2. Liderança
8.2.1. Definindo Liderança
8.2.2. Condicionantes de Eficácia
8.2.3. Estilos de Liderança
8.3. Comentários
8.4. Exercícios
9. Administração Participativa
9.1. Características e Problemas do Modelo Diretivo
9.2. Pesquisas Preliminares
9.3. Estratégias de Participação
9.3.1. Aprimoramento da Informação
9.3.2. Envolvimento no Processo Decisório
9.3.3. Participação nos Resultados
9.4. Autogestão e Outros Exemplos
9.5. Exercício
10. Abordagem Sistêmica da Administração
10.1. O Pensamento Tradicional
10.2. Teoria Geral dos Sistemas (TGS)
10.2.1. Estrutura de Sistemas
10.2.2. Premissas da Teoria Geral dos Sistemas
10.2.3. Características dos Sistemas
10.2.4. Tipos de Sistemas
10.3. Enfoque Sistêmico da Administração
10.3.1. Unidade Básica de Análise: o Sistema
10.4. Sistema e Ambiente
10.5. Organizações Produtivas são Sistemas
10.6. Características das Organizações Vistas como Sistemas Abertos
10.7. Visão Clássica e Visão Sistêmica
10.8. Exercícios
11. Abordagem Sociotécnica
11.1. As Minas de Haighmoor
11.2. O Modelo Sociotécnico
11.2.1. Princípios Sociotécnicos
11.2.2. Níveis de Estudo
11.3. Mudando o Paradigma
11.4. Exercício
12. A Evolução no Tratamento da Qualidade
12.1. Fase de Garantia da Qualidade
12.2. Gestão Estratégica da Qualidade
12.3. Definindo Qualidade
12.4. Competição Pela Qualidade
12.5. O Método Deming de Administração
12.6. Exercícios
13. Da Era da Máquina para a Era dos Sistemas
13.1. Da Administração Linear para a Administração Iterativa
13.2. Exercícios
PARTE III. AS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Introdução
14. A Nova Empresa
14.1. A Nova Estrutura Organizacional
14.2. A Importância da Gestão Eficaz de Pessoas
14.3. Andrew Grove
14.4. Os Papéis dos Gerentes
14.5. Exercício
15. Sustentabilidade
15.1. Desenvolvimento Sustentável
15.2. Capital Reputacional
15.3. Ética e Empresa
15.3.1. Cidadania Corporativa
15.4. Exercícios
16. Planejamento Estratégico
16.1. Posturas de Planejamento
16.2. Níveis de Planejamento
16.3. Um Pouco de História
16.4. Planejamento Estratégico na Prática
16.4.1. Etapas de Planejamento
16.4.2. A Questão da Participação
16.5. Exercícios
17. Algumas Ferramentas Úteis de Planejamento e Gestão
17.1. Cenários Futuros
17.2. Benchmarking
17.3. Pesquisa Qualitativa
17.4. Gestão por Resultados
17.5. Exercícios
PARTE IV. O TERCEIRO MILÊNIO
Introdução
18. O Novo Papel da Empresa e o Novo Trabalhador
18.1. Novas Profissões
18.2. Bases para Competir no Nível Global
18.3. Uma Nova Teoria Administrativa?
18.4. Comentários
18.5. Exercícios
19. Tendências para o Futuro
19.1. Os Grandes Conglomerados Econômicos
19.2. Estruturas Organizacionais
19.3. Fluxo Interno de Informações
19.4. Postura das Empresas Frente à Força de Trabalho
19.5. Burocracia ou Informalidade
19.6. Sustentabilidade
19.7. Responsabilidade Social
19.8. Transparência e Comportamento Ético
19.9. Inovação
19.10. O Papel das Startups
19.11. A Sexta Onda
19.12. Desemprego e Conflito Social
19.13. Exercício
Referências Bibliográficas
Anexo. Entrevistados na Pesquisa Qualitativa, em Ordem AlfabéticaInformações Técnicas
Nº de páginas: 248 Origem: Nacional Editora: Editora Brasport Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788574528946 Encadernação: Brochura Autor: Maria Magdalena Lyra da Silva - Informações



