Administração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas
De: R$ 0,00Por: R$ 75,00ou X de
Preço a vista: R$ 75,00
Quem viu este produto , comprou
-
A Comunicação na Gestão de Projetos
Quer crescer na empresa e ser bem sucedido em seus projetos? A comunicação foi identificada como a maior razão do sucesso ou fracasso de um projeto (GUIA PMBOK, 2008, p. 338). ... Ler mais +
QUERO VER -
Organizações Caórdicas: Modelagem de Organizações Inovadoras
As organizações atuais e seu ambiente mutante, o qual oscila entre o caos e a ordem e suas conseqüências e resultados, e principalmente como sustentar esse ambiente de forma estruturada e prática é o assunto do momento. Organizações Caórdicas – Modelagem de Organizações Inovadoras trata desse assunto de forma dinâmica, explicativa, para que o leitor possa visualizar soluções e compreender as diversas manifestações de competência e realidade que são produzidas na realidade das empresas modernas, e como entrosá-las de modo que se obtenha o melhor resultado produtivo. Citando o próprio livro: “tratando de temas tão complexos e abordando sob a ótica da visão contemporânea da ciência, o texto termina por produzir propostas concretas para apoiar a reflexão e decisão de gestores na condução de suas organizações”. ... Ler mais +
QUERO VER -
4 Rs das Relações Públicas Plenas - Proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios
Fruto de mais de 30 anos de experiência obtida como consultor empresarial e professor, o modelo dos 4 Rs proposto por Manoel Marcondes Machado Neto representa um sopro de renovação teórica no campo das Relações Públicas, com vocação para propagar-se como um viral tanto nos círculos universitários quanto no mundo das organizações, independente do porte, em todos os segmentos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Administração de Produção e Operações
“O dia-a-dia da Programação de Produção e Operações nas organizações é amplamente abordado, preenchendo uma lacuna de livros direcionados para esse fim. A experiência profissional do autor foi amplamente explorada neste livro” – Mairo Mazeu Silveira, Eng. Mecânico Gerente de Logística – Cooper Standard Automotive Ltda. “Com abordagem inovadora, explorando ricos estudos de casos e centrada na realidade das empresas brasileiras, este livro certamente será referência para os cursos de Administraçã0 e Engenharia de Produção. Seu conteúdo foi explorado em sala de aula, em várias faculdades, em 2007 e 2008, e sua formatação final contou com importantes contribuições dos alunos envolvidos. A experiência do autor possibilitou a elaboração deste conteúdo prático, que certamente agregará valores aos que consultarem esta obra” – Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira, EAESP / Fundação Getúlio Vargas São Paulo ... Ler mais +
QUERO VER -
Empreendedorismo Criativo - A Nova Dimensão da Empregabilidade
A expressão “inovação” ganhou notoriedade representando a perplexidade, o embaraço, a ansiedade e a insegurança de uma sociedade planetária que, na busca de sensações que a essas se contrapõem, começou a sentir nas crescentes pressões dos efeitos secundários e terciários de tudo que produziu desordenadamente – altíssima tecnologia com baixíssima freqüência sócio-moral – exatamente, o inverso. Muito embora ela nada mais seja do que a sinonímia do contemporâneo e do inédito, também é verdadeira a conclusão de que nunca se apresentou de forma tão desestabilizadora como o faz agora. ... Ler mais +
QUERO VER -
Ensaios em Gestão: Dez Paradoxos para Reflexão
ENSAIOS EM GESTÃO - DEZ PARADOXOS PARA REFLEXÃO, trata de temas vividos no diário esforço de administração de ativos; de pessoas e recursos, onde não apenas as técnicas são suficientes para bons resultados. São sobretudo relevantes para o entendimento dos mecanismos envolvidos nos modelos mentais das pessoas que conduzem ou são conduzidas, e na formação de ambientes produtivos e saudáveis. O texto procura abordar, de maneira simples, alguns mecanismos racionais e de percepção para a reflexão sobre gestão. ... Ler mais +
QUERO VER -
Glossário do Empreendedor - Uma Coletânea de Conceitos do Mundo Corporativo
A importância de uma linguagem correta e apropriada do empreendedor é da máxima importância para a Administração de uma Organização. Assim, saber o conceito correto das palavras proporcionará ao dirigente empresário meios para exercer as funções administrativas e organizacionais, com eficiência, eficácia e efetividade. ... Ler mais +
QUERO VER -
Sustentabilidade na Habitação de Interesse Social
O livro faz uma síntese das conferências e iniciativas que marcaram o início e a continuidade da discussão a respeito da temática da sustentabilidade, a conceituação de desenvolvimento sustentável, o surgimento das certificações ambientais para edificações e como elas podem contribuir para a implementação de premissas sustentáveis no projeto de uma edificação. ... Ler mais +
QUERO VER -
Empreendedorismo e Tecnologias Inovadoras - Avaliando para Transformar
A participação no processo de produção se transforma rapidamente e engendra novas formas de relacionamento que prosperam à margem dos formalismos legais e geram novos modelos de negócio e novos modelos de participação no desenvolvimento dos negócios. Empreendedorismo e Inovação excitam Pequenos e Inovadores empresários no desenvolvimento de suas ideias e no protagonismo de suas iniciativas. ... Ler mais +
QUERO VER -
O objetivo desta obra é propiciar ao leitor um aperfeiçoamento em aspectos operacionais da Logística Interna, através de uma linguagem simples e pragmática, apresentando ferramentas poderosas para preparar o profissional para preencher a referida demanda por profissionais capacitados. ... Ler mais +
QUERO VER -
XBRL - A Divulgação de Informações Empresariais
PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS
Este livro apresenta além da linguagem XBRL(eXtensible Business Reporting Language), os diversos assuntos inter-relacionados que o tornam uma importante fonte para o entendimento dos sistemas de divulgação de informações empresariais. Este livro é composto por artigos de pesquisadores e profissionais de renomadas instituições que possuem sólido envolvimento com o tema. ... Ler mais +
QUERO VER -
Como se Tornar um Grande Chefe, Patrão ou Gerente
Você já teve um grande chefe? Todos deveriam ter um, mas isto nem sempre acontece. Se você é um chefe, ou espera tornar-se um, então este é o livro que pode mudar sua carreira - e sua vida. Nos dias de hoje, ser um grande chefe pode ser mais difícil do que nunca. Se você quer um conselho surpreendente e útil sobre como gerenciar uma equipe resistente - desde a ter de demitir um funcionário antigo a ser um novo chefe com uma equipe desmoralizada - as histórias, observações e conselhos neste precioso livro irão conduzi-lo pelo caminho certo. ... Ler mais +
QUERO VER -
Gestão A3 (Agíl, Arretada e Arrochada) de Projetos - Uma Visão Simples e Objetiva para PMI-ACP
Um número crescente de profissionais de gestão tem visto os métodos ágeis como grandes alavancas para o sucesso em projetos baseados em conhecimento, ou seja, aqueles que, em linhas gerais, focam em criatividade, comunicação e inovação. Naturalmente, aumenta também o interesse em qualificação e obtenção de certificações que sejam apreciadas pelo mercado, a exemplo da PMI-ACP®, atualmente uma das mais relevantes desta área. “Gestão A3 de Projetos (Ágil, Arretada e Arrochada) - Uma Visão Simples e Objetiva para a PMI-ACP®”, não se trata apenas de um livro, mas um conjunto de instrumentos educacionais, com uso de histórias em quadrinhos e mapas mentais para que o aprendizado em Gerenciamento de Projetos seja simples e objetivo, tal como remete o título. ... Ler mais +
QUERO VER -
Gestão de Restaurante - Uma Abordagem do Investimento até a Análise do Resultado
O presente livro pretende ser um Manual Operacional a dar apoio gerencial, para aqueles empresários já estabelecidos e que estão em dificuldades para manter o seu negócio e para novos empreendedores que queiram investir em um negócio bastante lucrativo, o Mercado da Gastronomia. ... Ler mais +
QUERO VER -
Administração para Empreendedores - Um Estudo Introdutório da Administração no Mundo dos Negócios
A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +
QUERO VER -
Administração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas
Fruto de vários anos de experiência da autora como administradora, consultora e professora especializada no assunto, este livro é destinado a estudantes de disciplinas nas áreas técnicas que, conforme vão progredindo em suas carreiras, normalmente passam a exercer atividades de natureza administrativa e precisam aprender a resolver os vários problemas complexos que inevitavelmente surgirão pelo caminho. Aqui você encontrará todos os temas e conceitos considerados bagagem básica para profissionais que se tornam administradores, muitas vezes não por vocação, mas como consequência do avanço em suas carreiras. Com linguagem acessível e tratando os temas em ordem cronológica, o livro destaca a trajetória do papel dos trabalhadores na produção, ressalta o pensamento sistêmico como ferramenta indispensável para lidar com a turbulência do ambiente em que vivemos e ainda traz exercícios que podem ser utilizados para aprofundar os conceitos mais importantes da Administração. ... Ler mais +
QUERO VER -
Originada do grego, a palavra método significa “caminho para o resultado”. São as sequências de ações necessárias para alcançar o objetivo pretendido. Henry Kissinger, que foi secretário de estado norte-americano entre 1973 e 1977, tem uma frase apropriada a respeito desse assunto. Segundo ele, “o sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor. O insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior”. É por isso que os detalhes explicam a diferença entre um método eficaz e outro que pouco contribui. ... Ler mais +
QUERO VER -
Compliance e Ética Uma nova consciência em tempos de trabalho em redes
Estamos vivendo um tempo intenso em conhecimento como fonte de riqueza e um processo crescente de comunicação e intercomunicação individual, social e econômica. Culturas diferentes se encontram em vários espaços de produção e de tomada de decisão e de realização de trocas de várias ordens, seja no campo politico, social, econômico com influência no cotidiano das pessoas através das inúmeras manifestações das redes sociais. ... Ler mais +
QUERO VER
Quem viu este produto , também se interessou
-
Introdução à Logística - O perfil do profissional
O leitor encontrará nesta obra um histórico da evolução da atividade logística, os requisitos educacionais para atuar na atividade, modelos dos diversos cursos ofertados no mercado, classificação dos cargos e funções, competências e habilidades exigidas pelo mercado e uma breve apresentação de lógica. ... Ler mais +
QUERO VER -
Organizações Caórdicas: Modelagem de Organizações Inovadoras
As organizações atuais e seu ambiente mutante, o qual oscila entre o caos e a ordem e suas conseqüências e resultados, e principalmente como sustentar esse ambiente de forma estruturada e prática é o assunto do momento. Organizações Caórdicas – Modelagem de Organizações Inovadoras trata desse assunto de forma dinâmica, explicativa, para que o leitor possa visualizar soluções e compreender as diversas manifestações de competência e realidade que são produzidas na realidade das empresas modernas, e como entrosá-las de modo que se obtenha o melhor resultado produtivo. Citando o próprio livro: “tratando de temas tão complexos e abordando sob a ótica da visão contemporânea da ciência, o texto termina por produzir propostas concretas para apoiar a reflexão e decisão de gestores na condução de suas organizações”. ... Ler mais +
QUERO VER -
Empreendedorismo Criativo - A Nova Dimensão da Empregabilidade
A expressão “inovação” ganhou notoriedade representando a perplexidade, o embaraço, a ansiedade e a insegurança de uma sociedade planetária que, na busca de sensações que a essas se contrapõem, começou a sentir nas crescentes pressões dos efeitos secundários e terciários de tudo que produziu desordenadamente – altíssima tecnologia com baixíssima freqüência sócio-moral – exatamente, o inverso. Muito embora ela nada mais seja do que a sinonímia do contemporâneo e do inédito, também é verdadeira a conclusão de que nunca se apresentou de forma tão desestabilizadora como o faz agora. ... Ler mais +
QUERO VER -
XBRL - A Divulgação de Informações Empresariais
PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS
Este livro apresenta além da linguagem XBRL(eXtensible Business Reporting Language), os diversos assuntos inter-relacionados que o tornam uma importante fonte para o entendimento dos sistemas de divulgação de informações empresariais. Este livro é composto por artigos de pesquisadores e profissionais de renomadas instituições que possuem sólido envolvimento com o tema. ... Ler mais +
QUERO VER -
Comunicação Empresarial: A Chave para Coordenar e Liderar um Empreendimento
Após três revoluções industriais, chegamos a Era Pós-Industrial que, com um alto nível tecnológico e uma inundação de informações, fez-nos perceber que o problema maior é a falta de comunicação. Mas como aceitar esta premissa se vivemos num mundo globalizado e com uma economia Interligada? As organizações descobriram logo que uma comunicação para ser efetiva precisa ser restrita, e inteligente, interativa, motivadora relevante. ... Ler mais +
QUERO VER -
No contexto das redes e das possibilidades de produção que elas estabelecem, a complexidade representada pela quantidade de sujeitos passíveis de interação, pela autonomia de cada ator, pela diversidade de objetivos e de visões de mundo, pelas contradições metodológicas e culturais não representa uma dificuldade insuperável, mas a real possibilidade da construção de uma estrutura singular de produção apoiada nos atores necessários, adequadamente integrados. Assim, o empreendedor é um ator que reúne as condições preexistentes e autônomas para estruturar a iniciativa possível. É necessário identificar as sinergias locais e as complementaridades necessárias. A tomada de decisão prospera a partir de uma governança sustentada através de fóruns, grupos de percepção, grupos de discussão e de decisão que substitui o processo permanente de estruturação dos atores que se dá tradicionalmente pela via hierárquica. ... Ler mais +
QUERO VER -
Marketing Cultural das práticas à teoria - 3a. Edição Revista e Ampliada
Este livro, agora na sua terceira edição, desvela e detalha a prática empresarial consagrada pela expressão marketing cultural no Brasil, propõe uma classificação para essa prática, de acordo com o fato/locus gerador em que se dê, e demonstra que, como política de comunicação institucional, o marketing cultural é um instrumento eficaz de relações públicas. Além de repassar a literatura que fundamenta a proposição desse novo conceito, propõe sua classificação em diferentes modalidades, lançando mão do estudo de casos (incluindo um com pesquisas de opinião) e da tomada de depoimentos de pessoas-chave nas áreas de produção cultural, administração cultural, marketing e captação de recursos em exercício no Brasil. ... Ler mais +
QUERO VER -
Empresas Proativas 4.0 - Estratégias para vencer na Era Digital
O mundo 4.0 é uma realidade presente. Nunca, em nenhum momento da história, sociedade, empresas e organizações foram tão bombardeadas pela mudança. Vivemos em uma era exponencial. Este mundo nos coloca diante de duas trilogias: de um lado, a conectividade, a digitalização e a informação extensiva. A par delas, a crescente simbiose das dimensões física, virtual e biológica. ... Ler mais +
QUERO VER -
O objetivo desta obra é propiciar ao leitor um aperfeiçoamento em aspectos operacionais da Logística Interna, através de uma linguagem simples e pragmática, apresentando ferramentas poderosas para preparar o profissional para preencher a referida demanda por profissionais capacitados. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Comunicação na Gestão de Projetos
Quer crescer na empresa e ser bem sucedido em seus projetos? A comunicação foi identificada como a maior razão do sucesso ou fracasso de um projeto (GUIA PMBOK, 2008, p. 338). ... Ler mais +
QUERO VER -
Gestão A3 (Agíl, Arretada e Arrochada) de Projetos - Uma Visão Simples e Objetiva para PMI-ACP
Um número crescente de profissionais de gestão tem visto os métodos ágeis como grandes alavancas para o sucesso em projetos baseados em conhecimento, ou seja, aqueles que, em linhas gerais, focam em criatividade, comunicação e inovação. Naturalmente, aumenta também o interesse em qualificação e obtenção de certificações que sejam apreciadas pelo mercado, a exemplo da PMI-ACP®, atualmente uma das mais relevantes desta área. “Gestão A3 de Projetos (Ágil, Arretada e Arrochada) - Uma Visão Simples e Objetiva para a PMI-ACP®”, não se trata apenas de um livro, mas um conjunto de instrumentos educacionais, com uso de histórias em quadrinhos e mapas mentais para que o aprendizado em Gerenciamento de Projetos seja simples e objetivo, tal como remete o título. ... Ler mais +
QUERO VER -
E-BOOK - Compliance e Ética Uma nova consciência em tempos de trabalho em redes
Estamos vivendo um tempo intenso em conhecimento como fonte de riqueza e um processo crescente de comunicação e intercomunicação individual, social e econômica. Culturas diferentes se encontram em vários espaços de produção e de tomada de decisão e de realização de trocas de várias ordens, seja no campo politico, social, econômico com influência no cotidiano das pessoas através das inúmeras manifestações das redes sociais. ... Ler mais +
QUERO VER -
Originada do grego, a palavra método significa “caminho para o resultado”. São as sequências de ações necessárias para alcançar o objetivo pretendido. Henry Kissinger, que foi secretário de estado norte-americano entre 1973 e 1977, tem uma frase apropriada a respeito desse assunto. Segundo ele, “o sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor. O insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior”. É por isso que os detalhes explicam a diferença entre um método eficaz e outro que pouco contribui. ... Ler mais +
QUERO VER -
Dicionário de Administração e Turismo
Apesar da enorme dificuldade em elaborar um dicionário, pelas inúmeras possibilidades e opções de inclusão e aprofundamento de termos e conceitos, consideramos válida e justificada esta obra. Entre algumas justificativas para sua edição, destacam-se a carência de obras dessa natureza no mercado editorial brasileiro; a importância e necessidade de compreensão da origem e do significado das palavras e conceitos abordados; a necessidade de familiarização dos alunos dos cursos de Administração, Turismo e de áreas afins com termos e conceitos essenciais para o estudo dessas áreas; o processo de transformação da própria Ciência Administrativa, que, por ser recente, tem seus conhecimentos gerados e transformados com grande rapidez. Os termos e conceitos apresentados nesse livro estão classificados em doze áreas de conhecimento da Ciência Administrativa e do Turismo, o que permite aos leitores uma consulta simples, rápida e fácil. ... Ler mais +
QUERO VER -
Glossário do Empreendedor - Uma Coletânea de Conceitos do Mundo Corporativo
A importância de uma linguagem correta e apropriada do empreendedor é da máxima importância para a Administração de uma Organização. Assim, saber o conceito correto das palavras proporcionará ao dirigente empresário meios para exercer as funções administrativas e organizacionais, com eficiência, eficácia e efetividade. ... Ler mais +
QUERO VER -
Não Diga aos Outros o que Fazer: Ensine-os a pensar
Não diga aos outros o que fazer se destina ao CEO que deseja ser mais eficaz ao inspirar sua equipe de liderança, mas só dispõe de alguns minutos por semana para falar com ela. Este livro também visa ao executivo que gostaria de ter um gerente para planejar com maior eficácia, mas não sabe como fazê-lo. E também ao gerente que deseja inspirar a equipe de vendas, mas ainda não sabe como. Ele se destina aos pais que desejam atingir novos níveis de comunicação e entendimento com os filhos. Líderes tranqüilos são mestres em revelar o melhor desempenho em outras. ... Ler mais +
QUERO VER -
Ensaios em Gestão: Dez Paradoxos para Reflexão
ENSAIOS EM GESTÃO - DEZ PARADOXOS PARA REFLEXÃO, trata de temas vividos no diário esforço de administração de ativos; de pessoas e recursos, onde não apenas as técnicas são suficientes para bons resultados. São sobretudo relevantes para o entendimento dos mecanismos envolvidos nos modelos mentais das pessoas que conduzem ou são conduzidas, e na formação de ambientes produtivos e saudáveis. O texto procura abordar, de maneira simples, alguns mecanismos racionais e de percepção para a reflexão sobre gestão. ... Ler mais +
QUERO VER -
A Pergunta Definitiva 2.0 - Edição revista e atualizada
Na primeira edição deste livro, ponto de referência no estudo sobre lealdade de clientes, Fred Reichheld, especialista no assunto, revelou a pergunta fundamental para o futuro de sua empresa: “Você nos recomendaria a um amigo?” Ao fazer essa pergunta aos clientes, é possível identificar os detratores, que sujam o nome de sua empresa e não hesitam em mudar para a concorrência, e os promotores, que fortalecem sua empresa pelo boca a boca e ajudam a gerar crescimento sustentável e lucrativo. ... Ler mais +
QUERO VER -
Administração para Empreendedores - Um Estudo Introdutório da Administração no Mundo dos Negócios
A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +
QUERO VER
- DescriçãoAdministração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas
- Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Maria Magdalena Lyra da Silva
Acumula vasta experiência em diferentes áreas de atuação. Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-Rio em 1970, exerceu atividades de pesquisa econômica e traduções técnicas. Ocupou por 13 anos cargos de assessoria e direção em uma grande empresa nacional de consultoria de engenharia. Fez Mestrado em Gerência da Produção no Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio. Foi professora horista desse Departamento de 2000 a 2014, tendo criado as ementas de duas disciplinas de administração. Atuou também em diversos projetos como consultora em planejamento e gestão.Informações Técnicas Sumário
PARTE I. ORIGENS E PRIMEIROS DESENVOLVIMENTOS
Introdução
1. Origens
1.1. Civilização Romana
1.2. Idade Média
1.2.1. Sistema Familiar de Produção
1.2.2. Sistema de Corporações
1.3. Renascimento
1.3.1. Sistema Doméstico
1.4. Sistema Fabril
1.4.1. Peças Intercambiáveis
1.5. Comentários
1.6. Conceitos Importantes
1.7. Exercícios
2. Teoria Científica
2.1. Abordagem Clássica
2.2. Teoria da Administração Científica
2.2.1. O Problema dos Salários
2.2.2. Divisão do Trabalho
2.2.3. Análise do Trabalho
2.2.4. A Pesquisa Prossegue
2.2.5. Os Alicerces da Organização Racional do Trabalho (ORT)
2.2.6. Consequências da Introdução da Teoria Científica
2.3. Exercícios
3. Teoria Clássica
3.1. Funções Essenciais
3.2. Princípios Gerais da Administração
3.3. Os Deveres dos Gerentes
3.4. Teoria Científica e Teoria Clássica
3.5. Controle de Qualidade por Inspeção
3.6. Exercícios
4. Personagens de Destaque
4.1. Max Weber (1864-1920)
4.2. Henry Ford (1863-1947)
4.2.1. A Linha de Montagem Móvel
4.2.2. Ford Inventor
4.2.3. Ford Controlador
4.2.4. Ford e a Indústria Automobilística
4.3. Alfred Sloan (1875-1966)
4.3.1. Sloan e a GM
4.3.2. Um Novo Modelo de Negócio
4.4. Comentários
4.5. Conceitos Importantes
4.6. Exercícios
5. Os Anos 1930 e 1940
5.1. O Humanismo na Administração
5.1.1. A Experiência de Hawthorne (1927-1933)
5.1.2. Teoria das Relações Humanas (TRH)
5.1.3. Outros Temas Abordados pela TRH
5.1.4. Resumindo a Teoria das Relações Humanas
5.2. Exercícios
6. Avanços na Qualidade e Outros Comentários
6.1. Controle Estatístico de Qualidade
6.2. A Expansão da Nova Metodologia
6.3. Comentários Gerais
6.4. Conceitos Importantes
6.5. Exercícios
PARTE II. O PÓS-GUERRA E SEUS EFEITOS NA ADMINISTRAÇÃO
Introdução
7. O Sistema Toyota de Manufatura
7.1. Fatores Culturais
7.2. O Problema da Indústria Automotiva Japonesa
7.3. Sistema Toyota de Manufatura
7.3.1. Princípios do Sistema Toyota
7.3.2. Desafios e Propostas Inovadoras
7.3.3. Ferramentas de Qualidade
7.4. Comentários
7.5. Exercícios
8. Teoria Comportamental
8.1. Motivação
8.1.1. Teorias de Processo
8.1.2. Teorias de Conteúdo
8.2. Liderança
8.2.1. Definindo Liderança
8.2.2. Condicionantes de Eficácia
8.2.3. Estilos de Liderança
8.3. Comentários
8.4. Exercícios
9. Administração Participativa
9.1. Características e Problemas do Modelo Diretivo
9.2. Pesquisas Preliminares
9.3. Estratégias de Participação
9.3.1. Aprimoramento da Informação
9.3.2. Envolvimento no Processo Decisório
9.3.3. Participação nos Resultados
9.4. Autogestão e Outros Exemplos
9.5. Exercício
10. Abordagem Sistêmica da Administração
10.1. O Pensamento Tradicional
10.2. Teoria Geral dos Sistemas (TGS)
10.2.1. Estrutura de Sistemas
10.2.2. Premissas da Teoria Geral dos Sistemas
10.2.3. Características dos Sistemas
10.2.4. Tipos de Sistemas
10.3. Enfoque Sistêmico da Administração
10.3.1. Unidade Básica de Análise: o Sistema
10.4. Sistema e Ambiente
10.5. Organizações Produtivas são Sistemas
10.6. Características das Organizações Vistas como Sistemas Abertos
10.7. Visão Clássica e Visão Sistêmica
10.8. Exercícios
11. Abordagem Sociotécnica
11.1. As Minas de Haighmoor
11.2. O Modelo Sociotécnico
11.2.1. Princípios Sociotécnicos
11.2.2. Níveis de Estudo
11.3. Mudando o Paradigma
11.4. Exercício
12. A Evolução no Tratamento da Qualidade
12.1. Fase de Garantia da Qualidade
12.2. Gestão Estratégica da Qualidade
12.3. Definindo Qualidade
12.4. Competição Pela Qualidade
12.5. O Método Deming de Administração
12.6. Exercícios
13. Da Era da Máquina para a Era dos Sistemas
13.1. Da Administração Linear para a Administração Iterativa
13.2. Exercícios
PARTE III. AS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Introdução
14. A Nova Empresa
14.1. A Nova Estrutura Organizacional
14.2. A Importância da Gestão Eficaz de Pessoas
14.3. Andrew Grove
14.4. Os Papéis dos Gerentes
14.5. Exercício
15. Sustentabilidade
15.1. Desenvolvimento Sustentável
15.2. Capital Reputacional
15.3. Ética e Empresa
15.3.1. Cidadania Corporativa
15.4. Exercícios
16. Planejamento Estratégico
16.1. Posturas de Planejamento
16.2. Níveis de Planejamento
16.3. Um Pouco de História
16.4. Planejamento Estratégico na Prática
16.4.1. Etapas de Planejamento
16.4.2. A Questão da Participação
16.5. Exercícios
17. Algumas Ferramentas Úteis de Planejamento e Gestão
17.1. Cenários Futuros
17.2. Benchmarking
17.3. Pesquisa Qualitativa
17.4. Gestão por Resultados
17.5. Exercícios
PARTE IV. O TERCEIRO MILÊNIO
Introdução
18. O Novo Papel da Empresa e o Novo Trabalhador
18.1. Novas Profissões
18.2. Bases para Competir no Nível Global
18.3. Uma Nova Teoria Administrativa?
18.4. Comentários
18.5. Exercícios
19. Tendências para o Futuro
19.1. Os Grandes Conglomerados Econômicos
19.2. Estruturas Organizacionais
19.3. Fluxo Interno de Informações
19.4. Postura das Empresas Frente à Força de Trabalho
19.5. Burocracia ou Informalidade
19.6. Sustentabilidade
19.7. Responsabilidade Social
19.8. Transparência e Comportamento Ético
19.9. Inovação
19.10. O Papel das Startups
19.11. A Sexta Onda
19.12. Desemprego e Conflito Social
19.13. Exercício
Referências Bibliográficas
Anexo. Entrevistados na Pesquisa Qualitativa, em Ordem AlfabéticaInformações Técnicas
Nº de páginas: 248 Origem: Nacional Editora: Editora Brasport Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788574528946 Encadernação: Brochura Autor: Maria Magdalena Lyra da Silva - Informações