Design de Embalagem - Do Marketing à Produção

Este livro aborda três áreas fundamentais no desenvolvimento de embalagens: Marketing, Projeto e Produção, relacionando-as de maneira acessível, sem, contudo, deixar de esclarecer especificidades fundamentais de cada uma delas. Por esta razão, não se destina apenas a profissionais, mas também a estudantes de áreas correlatas a este tema fascinante (administração, marketing, publicidade e propaganda, design e engenharia), interessados em conhecer sobre um dos segmentos industriais que mais cresce no país: o universo da embalagem.

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  • Descrição
    Design de Embalagem - Do Marketing à Produção

    Este livro aborda três áreas fundamentais no desenvolvimento de embalagens: Marketing, Projeto e Produção, relacionando-as de maneira acessível, sem, contudo, deixar de esclarecer especificidades fundamentais de cada uma delas.

    Por esta razão, não se destina apenas a profissionais, mas também a estudantes de áreas correlatas a este tema fascinante (administração, marketing, publicidade e propaganda, design e engenharia), interessados em conhecer sobre um dos segmentos industriais que mais cresce no país: o universo da embalagem.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorCelso Negrão

    É professor universitário, graduado em Desenho Industrial e Publicidade e Propaganda e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, pela Universidade Anhanguera. Com mais de três décadas de experiência profissional, desenvolveu sua carreira nas áreas de Marketing, Comunicação, Planejamento, Criação e Projeto Gráfico, com atuação junto a empresas como: Johnson & Johnson, Banco Itaú, Abril Cultural, Colgate Palmolive, Black & Decker, Natura, Sadia e McDonald’s, além de proferir palestras e escrever artigos para revistas especializadas do setor, como a Embanews e Editor e Arte.

    Eleida Pereira de Camargo

    É professora universitária, graduada em Desenho Industrial, mestra pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e doutoranda da Universidade Federal de São Paulo. Leciona nas faculdades: Oswaldo Cruz, onde também atuou como coordenadora do curso de Design, e nas Faculdades Metropolitanas Unidas. Foi responsável pela disciplina de Projeto, no curso de Embalagem da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Atua profissionalmente na área de Design e Comunicação, tendo concebido e desenvolvido projetos e produtos para Editora Abril, Grupo Votorantim, Sesc, Masp, Museu Paulista da USP e Coluna Indústria e Comércio de Brinquedos.
    Informações TécnicasSumário

    Agradecimentos__________________________________________________ 11
    Sobre os autores_ ________________________________________________ 13
    Prefácio_________________________________________________________ 15
    Introdução_ _____________________________________________________ 17

    Parte I marketing_____________________________ 19
    Introdução_ _____________________________________________________ 21
    Capítulo 1 A evolução históricada embalagem ______________________ 23
    Capítulo 2 As novas atribuições da embalagem______________________ 29
    2.1 Proteger e acondicionar____________________________________________ 30
    2.2 Transportar_______________________________________________________ 30
    2.3 Informar e identificar _____________________________________________ 31
    2.4 Promover e vender ________________________________________________ 33
    2.5 Formar e consolidar a imagem ______________________________________ 33
    2.6 Funcionalidade___________________________________________________ 34
    2.7 Economizar e valorizar ____________________________________________ 35
    Capítulo 3 O mercado de embalagens no Brasil______________________ 39
    3.1 Receita líquida de vendas _________________________________________ 40
    3.2 Desempenho da indústria de embalagem_____________________________ 41
    3.3 Perspectivas da indústria de embalagens______________________________ 42
    Capítulo 4 As inter-relações da embalagem_________________________ 43
    4.1 Tipos de demanda de mercado______________________________________ 44
    4.2 Macroambientes __________________________________________________ 47
    4.2.1 Ambiente cultural ___________________________________________ 47
    4.2.2 Ambiente político-legal _______________________________________ 48
    4.2.3 Políticas da empresa __________________________________________ 50
    4.2.4 Ambiente econômico _________________________________________ 50
    4.2.5 Ambiente tecnológico ________________________________________ 52
    4.2.6 Ambiente ecológico __________________________________________ 52
    4.3 Microambiente ___________________________________________________ 52
    4.3.1 Ambiente de fornecimento ____________________________________ 53
    4.3.2 Ambiente logístico ___________________________________________ 53
    4.3.3 Ambiente concorrencial_______________________________________ 54
    4.3.4 Ambiente organizacional______________________________________ 55
    Capítulo 5 A embalagem e o comportamento do consumidor__________ 57
    5.1 Mas quem é o consumidor, afinal?___________________________________ 58
    5.1.1 As necessidades do consumidor ________________________________ 59
    5.2 As áreas de influência no comportamento do consumidor_______________ 60
    5.2.1 Influência cultural ___________________________________________ 62
    5.2.2 Influência social _____________________________________________ 64
    5.2.3 Influência da família e seu estágio de ciclo de vida ________________ 65
    5.2.4 Influência pessoal ____________________________________________ 69
    5.2.5 Influências psicológicas _______________________________________ 71
    5.3 Modelos de estudos para entender e influenciar o consumidor ___________ 74
    5.3.1 O modelo AIDA _____________________________________________ 75
    5.3.2 O modelo DAGMAR _________________________________________ 76
    5.3.3 Modelos de tipos psicológicos _________________________________ 77
    Capítulo 6 Segmentação de mercado e embalagem_ _________________ 81
    6.1 Como abordar o mercado? _________________________________________ 82
    6.2 Critérios e requisitos para segmentação de mercado____________________ 83
    6.2.1 Requisitos para a segmentação _________________________________ 83
    6.2.2 Como devemos segmentar o mercado? __________________________ 85
    Capítulo 7 Os 4 Ps______________________________________________ 89
    7.1 Produto _________________________________________________________ 90
    7.1.1 Mix de produto _____________________________________________ 93
    7.1.2 Estratégias de embalagem de acordo com o ciclo de vida do produto _ 95
    7.1.3 Posicionamento de produto e marca ____________________________ 98
    7.2 Preço __________________________________________________________ 101
    7.3 Distribuição e ponto-de-venda ____________________________________ 102
    7.4 Promoção, propaganda e comunicação _____________________________ 102
    Capítulo 8 Embalagem: o 5º P do Marketing Mix____________________ 105
    8.1 Características das estratégias comunicacionais_______________________ 108

    Parte II projeto_ _____________________________109
    Introdução_ ____________________________________________________ 111
    Capítulo 9 Definindo o projeto de embalagem_____________________ 113
    Capítulo 10 Embalagem como diferencial_________________________ 117
    Capítulo 11 Briefing: obtendo os requisitos para o projeto_ __________ 123
    11.1 Como elaborar um briefing? ______________________________________ 125
    Capítulo 12 Métodos para o desenvolvimento de projetos ___________ 127
    12.1 O que é método? _______________________________________________ 127
    12.2 Métodos para o desenvolvimento de embalagens ____________________ 129
    12.2.1 Método UAM _____________________________________________ 129
    12.2.2 Método Seragini ___________________________________________ 138
    Capítulo 13 Projeto de embalagem e suas dimensões________________ 143
    Capítulo 14 Design de embalagem_______________________________ 147
    Capítulo 15 A linguagem das formas_ ____________________________ 149
    15.1 Como percebemos a forma? ______________________________________ 152
    15.2 Conceitos compositivos__________________________________________ 155
    15.2.1 Configuração______________________________________________ 155
    15.2.2 Equilíbrio _________________________________________________ 156
    15.2.3 Tensão espacial ____________________________________________ 158
    15.2.4 Peso _____________________________________________________ 159
    15.3 Planos ________________________________________________________ 160
    15.3.1 Figura/Fundo e Profundidade ________________________________ 160
    15.4 Direção _______________________________________________________ 162
    15.5 O significado das formas_________________________________________ 163
    Capítulo 16 A linguagem das cores_______________________________ 167
    16.1 A cor na embalagem ____________________________________________ 167
    16.2 Simbologia das cores____________________________________________ 173
    16.3 A cor e outros sentidos __________________________________________ 176
    16.4 Cor como identificador do produto ________________________________ 177
    Capítulo 17 A linguagem tipográfica_____________________________ 179
    17.1 Como tudo começou____________________________________________ 179
    17.1.1 Escrita latina ______________________________________________ 179
    17.2 Escolhendo uma família tipográfica________________________________ 182
    17.3 A personalidade das famílias tipográficas ___________________________ 185
    Capítulo 18 Modelo teórico de leitura visual_______________________ 191
    18.1 Conceitos formais_______________________________________________ 192
    18.2 Conceitos compositivos__________________________________________ 193
    18.3 Case Gelatina Frutop ___________________________________________ 194

    Parte III produção____________________________203
    Introdução_ ____________________________________________________ 205
    Capítulo 19 Projeto estrutural da embalagem______________________ 207
    Capítulo 20 Materiais e processos de produção_____________________ 211
    20.1 Participação de materiais no mercado de embalagens ________________ 213
    20.2 Propriedades dos materiais _______________________________________ 215
    20.3 Processos de fabricação _________________________________________ 217
    20.4 Papel _________________________________________________________ 224
    10 Design de Embalagem
    20.4.1 Características _____________________________________________ 225
    20.4.2 Design em embalagens de papel _____________________________ 228
    20.4.3 Formatos _________________________________________________ 234
    20.5 Metal _________________________________________________________ 234
    20.5.1 Características _____________________________________________ 237
    20.5.2 Design em embalagens de metal _____________________________ 238
    20.6 Vidro _________________________________________________________ 244
    20.6.1 Características _____________________________________________ 246
    20.6.2 Design em embalagens de vidro______________________________ 248
    20.7 Polímeros______________________________________________________ 252
    20.7.1 Características _____________________________________________ 255
    20.7.2 Design em embalagens plásticas _____________________________ 258
    Capítulo 21 Testes de resistência de embalagens_ __________________ 265
    21.1 Papel e papelão ________________________________________________ 266
    21.2 Metais ________________________________________________________ 267
    21.3 Vidro _________________________________________________________ 268
    21.4 Polímeros______________________________________________________ 269
    Capítulo 22 Processos de impressão______________________________ 271
    22.1 Principais sistemas de impressão __________________________________ 276
    22.1.1 Rotogravura _______________________________________________ 276
    22.1.2 Flexografia ________________________________________________ 278
    22.1.3 Offset ____________________________________________________ 279
    22.2 Quadro referencial de processos de impressão ______________________ 281
    Capítulo 23 Impacto ecológico e responsabilidade social_____________ 283
    Capítulo 24 Normas e legislações________________________________ 287
    24.1 Códigos de identificação e segurança ______________________________ 289
    24.2 Normalização para o transporte __________________________________ 291
    Capítulo 25 Considerações finais_________________________________ 295

    Apêndice A Briefing, projeto e desenvolvimento de embalagem_______ 297
    A.1 Desenvolvimento de embalagem como unidade comunicativa _________ 297
    A.2 Relações Interdepartamentais______________________________________ 297
    A.3 Fases do desenvolvimento do projeto de embalagem __________________ 298
    A.4 Briefing ________________________________________________________ 299
    Apêndice B Glossário__________________________________________ 303
    Referências_____________________________________________________ 309
    Índice remissivo_________________________________________________ 316
    Avaliação Técnica - Outro Professor:“[...] o livro Design de Embalagem – do marketing à produção, dos professores Celso Negrão e Eleida Camargo, [...] constitui-se na mais abrangente obra,de mesmos autores, sobre o universo da embalagem, escrita no Brasil.

    São textos didáticos, com conceitos e, principalmente, metodologias de projetos e estudos de casos, essenciais para o bom aprendizado de qualquer área do conhecimento, especialmente as de natureza criativa e tecnológica, como as da embalagem.”
    Formação do Professor:Lincoln Seragini Presidente da Seragini Design

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:336
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Novatec
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2008
    ISBN:9788575221556
    Encadernação:Brochura
    Autor:Celso Negrão, Eleida Pereira de Camargo
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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