Marketing para Artes & RP para Artistas - 2a. Edição Ampliada Marketing para Artes & RP para Artistas
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- DescriçãoMarketing para Artes & RP para Artistas - 2a. Edição Ampliada
Este livro contém a versão integral da tese de pós-doutoramento do autor, enriquecida, ampliada e atualizada, incluindo uma abordagem compreensiva do uso de relações públicas plenas ? conceito original ? para o artista.
Os editores
"Aproveitamos a oportunidade para declarar a valiosa contribuição dos estudos ? desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades ? que resultaram na instigante tese 'Marketing para as Artes: evolução do conceito ? e da aplicação ? do marketing cultural'. Parabenizamos o pesquisador pelo belíssimo resultado de seu estágio pós-doutoral."
Prof. Dr. Luiz Augusto F. Rodrigues
Coordenador PPCult/IACS - Universidade Federal Fluminense - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Manoel Marcondes Machado Neto
Pós-doutor em Cultura e Territorialidades pela UFF, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e bacharel em Relações Públicas pelo Instituto de Psicologia e Comunicação Social da UERJ.
Na UERJ, foi professor da Faculdade de Administração e Finanças de 2009 a 2022 e professor da Faculdade de Comunicação Social de 1985 a 2008.
Editor dos sites "Marketing & Cultura: comunhão de bens", "RRPP.com.br", "FullPR.net" e "Powerbranding Brand Forum".
Foi secretário-geral do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do estado do Rio de Janeiro de 2010 a 2013.
Cofundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR, SP, 1999) e da Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional (OCI, RJ, 2013).
Foi produtor cultural na República Produções entre 1983 e 1993.
Autor dos livros "Marketing Cultural: das práticas à teoria" (LCM, 2023, 4ª ed.), "Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração" (LCM, 2016, 2ª ed.), entre outros.
Coautor – com Lusia Angelete Ferreira do livro "Economia da Cultura: contribuições para a construção do campo e histórico da gestão de organizações culturais no Brasil" (LCM, 2011).
E-mail: marcondesneto@yahoo.comInformações Técnicas 2ª Edição - 2024
212 Páginas
ISBN: 9786558423454
Formato: 16 x 23cm
APRESENTAÇÃO - IX
PREFÁCIO - XI
PARTE 1 - 1
I. CULTURA E TERRITORIALIDADE: EVOLUÇÃO OU RUPTURA? - 3
II. ANTESSALA DO MARKETING PARA AS ARTES - 9
III. DO MARKETING À COMUNICAÇÃO: UM TRAJETO NECESSÁRIO - 13
III.1 - Um paradoxo: marketing é para atender ao público; arte é para atender ao artista - 16
IV. EXPLICANDO O COMPOSTO DE MARKETING E APLICANDO O CONCEITO AOS BENS
CULTURAIS - 21
IV.1 - Exemplos de cada uma das quatro modalidades de marketing cultural - 23
IV.2 - O que ainda precisaria ser fomentado no campo do marketing cultural? - 27
V. O PORQUÊ DE UM MARKETING PARA AS ARTES - 29
V.1 - Marketing para “o fazer do artista” - 30
V.2 - Marketing para as artes “versus” marketing cultural - 31
VI. DESAFIOS CLÁSSICOS DO MARKETING - 35
VI.1 - Considerações detalhadas sobre o processo de precificação - 37
VII. CONSIDERAÇÕES SOBRE PROMOÇÃO - 41
VII.1 - Por que diferenciar o “show business” da “produção cultural”? - 43
VIII. DO AGENTE ARTÍSTICO, ESTE PERFIL PRATICAMENTE INEXISTENTE NO BRASIL - 47
IX. CONSIDERAÇÕES SOBRE VALOR, CUSTO E PREÇO - 51
IX.1 - O contexto da comunicação integrada - 53
IX.2 - O contexto da produção cultural empresarial – depoimentos - 55
X. A OBRA DE ARTE: ENTENDENDO-A COMO VETOR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO - 63
XI. MAIS ALGUMA LITERATURA SOBRE MECENATO - 79
XI.1 - O conceito de cultura - 84
XI.2 - A valoração das formas simbólicas - 86
XI.3 - Sobre redes de distribuição da produção cultural - 91
XI.4 - Considerações de domínio comum acerca da arte - 92
XI.5 - Sobre arte e técnica - 94
XI.6 - Sobre fama e efemeridade - 95
XI.7 - Bens culturais e mercado - 95
XII. APLICANDO O PROCESSO DE MARKETING ÀS ARTES - 101
XII.1 - Um marketing contemporâneo - 110
XII.2 - O trabalho artístico como “produto - 112
XII.3 - Sobre “ciclo de vida” em marketing - 114
XII.4 - Produtores, captadores de recursos e outros perfis - 117
XIII. PRÉ-CONCLUSÕES - 119
XIII.1 - Comparativo entre os conceitos de marketing cultural e marketing para as artes - 121
XIII.2 - Classificação de modalidades do marketing cultural - 123
PARTE 2 - 127
XIV. MODELO DAS RELAÇÕES DE UM MARKETING PARA AS ARTES - 129
XIV.1 - A definição desdobrada de marketing para as artes - 130
XIV.2 - “Árvore” de tomada de decisão de compra/consumo - 131
XIV.3 - Fruição ou “consumo cultural - 134
XIV.4 - Do marketing à comunicação integrada: aplicação de conceitos ao trabalho do artista - 138
XV. ADAPTAÇÃO DO MODELO DE 4 RS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS PLENAS AO MARKETING
PARA AS ARTES - 143
XV.1 - Reconhecimento - 145
XV.2 - Relacionamento - 150
XV.3 - Relevância - 154
XV.4 - Reputação - 157
XVI. CONSIDERAÇÕES FINAIS - 163
REFERÊNCIAS - 167
Apêndice 1 - 171
Apêndice 2 - 179
Apêndice 3 - 181
Apêndice 4 - 183
Apêndice 5 - 185
Apêndice 6 - 187Formação do Professor: Pós-doutor em Cultura e Territorialidades pela UFF, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e bacharel em Relações Públicas pelo Instituto de Psicologia e Comunicação Social da UERJ. Informações Técnicas
Nº de páginas: 212 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 2ª Edição Ano: 2024 ISBN: 9786558423454 Encadernação: Brochura Autor: Manoel Marcondes Machado Neto - Informações