Marketing para Artes & RP para Artistas - 2a. Edição Ampliada Marketing para Artes & RP para Artistas

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  • Descrição
    Marketing para Artes & RP para Artistas - 2a. Edição Ampliada

    Este livro contém a versão integral da tese de pós-doutoramento do autor, enriquecida, ampliada e atualizada, incluindo uma abordagem compreensiva do uso de relações públicas plenas ? conceito original ? para o artista.
     
    Os editores
     
    "Aproveitamos a oportunidade para declarar a valiosa contribuição dos estudos ? desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades ? que resultaram na instigante tese 'Marketing para as Artes: evolução do conceito ? e da aplicação ? do marketing cultural'. Parabenizamos o pesquisador pelo belíssimo resultado de seu estágio pós-doutoral."
     
    Prof. Dr. Luiz Augusto F. Rodrigues
    Coordenador PPCult/IACS - Universidade Federal Fluminense
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorManoel Marcondes Machado Neto

    Pós-doutor em Cultura e Territorialidades pela UFF, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e bacharel em Relações Públicas pelo Instituto de Psicologia e Comunicação Social da UERJ.

    Na UERJ, foi professor da Faculdade de Administração e Finanças de 2009 a 2022 e professor da Faculdade de Comunicação Social de 1985 a 2008.

    Editor dos sites "Marketing & Cultura: comunhão de bens", "RRPP.com.br", "FullPR.net" e "Powerbranding Brand Forum".

    Foi secretário-geral do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do estado do Rio de Janeiro de 2010 a 2013.

    Cofundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR, SP, 1999) e da Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional (OCI, RJ, 2013).

    Foi produtor cultural na República Produções entre 1983 e 1993.

    Autor dos livros "Marketing Cultural: das práticas à teoria" (LCM, 2023, 4ª ed.), "Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração" (LCM, 2016, 2ª ed.), entre outros.

    Coautor – com Lusia Angelete Ferreira do livro "Economia da Cultura: contribuições para a construção do campo e histórico da gestão de organizações culturais no Brasil" (LCM, 2011).

    E-mail: marcondesneto@yahoo.com
    Informações Técnicas2ª Edição - 2024
    212 Páginas
    ISBN: 9786558423454
    Formato: 16 x 23cm

    APRESENTAÇÃO - IX

    PREFÁCIO - XI

    PARTE 1 - 1

    I. CULTURA E TERRITORIALIDADE: EVOLUÇÃO OU RUPTURA? - 3
    II. ANTESSALA DO MARKETING PARA AS ARTES - 9
    III. DO MARKETING À COMUNICAÇÃO: UM TRAJETO NECESSÁRIO - 13
    III.1 - Um paradoxo: marketing é para atender ao público; arte é para atender ao artista - 16
    IV. EXPLICANDO O COMPOSTO DE MARKETING E APLICANDO O CONCEITO AOS BENS

    CULTURAIS - 21

    IV.1 - Exemplos de cada uma das quatro modalidades de marketing cultural - 23
    IV.2 - O que ainda precisaria ser fomentado no campo do marketing cultural? - 27
    V. O PORQUÊ DE UM MARKETING PARA AS ARTES - 29
    V.1 - Marketing para “o fazer do artista” - 30
    V.2 - Marketing para as artes “versus” marketing cultural - 31
    VI. DESAFIOS CLÁSSICOS DO MARKETING - 35
    VI.1 - Considerações detalhadas sobre o processo de precificação - 37
    VII. CONSIDERAÇÕES SOBRE PROMOÇÃO - 41
    VII.1 - Por que diferenciar o “show business” da “produção cultural”? - 43
    VIII. DO AGENTE ARTÍSTICO, ESTE PERFIL PRATICAMENTE INEXISTENTE NO BRASIL - 47
    IX. CONSIDERAÇÕES SOBRE VALOR, CUSTO E PREÇO - 51
    IX.1 - O contexto da comunicação integrada - 53
    IX.2 - O contexto da produção cultural empresarial – depoimentos - 55
    X. A OBRA DE ARTE: ENTENDENDO-A COMO VETOR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO - 63
    XI. MAIS ALGUMA LITERATURA SOBRE MECENATO - 79
    XI.1 - O conceito de cultura - 84
    XI.2 - A valoração das formas simbólicas - 86
    XI.3 - Sobre redes de distribuição da produção cultural - 91
    XI.4 - Considerações de domínio comum acerca da arte - 92
    XI.5 - Sobre arte e técnica - 94
    XI.6 - Sobre fama e efemeridade - 95
    XI.7 - Bens culturais e mercado - 95
    XII. APLICANDO O PROCESSO DE MARKETING ÀS ARTES - 101
    XII.1 - Um marketing contemporâneo - 110
    XII.2 - O trabalho artístico como “produto - 112
    XII.3 - Sobre “ciclo de vida” em marketing - 114
    XII.4 - Produtores, captadores de recursos e outros perfis - 117
    XIII. PRÉ-CONCLUSÕES - 119
    XIII.1 - Comparativo entre os conceitos de marketing cultural e marketing para as artes - 121
    XIII.2 - Classificação de modalidades do marketing cultural - 123

    PARTE 2 - 127

    XIV. MODELO DAS RELAÇÕES DE UM MARKETING PARA AS ARTES - 129
    XIV.1 - A definição desdobrada de marketing para as artes - 130
    XIV.2 - “Árvore” de tomada de decisão de compra/consumo - 131
    XIV.3 - Fruição ou “consumo cultural - 134
    XIV.4 - Do marketing à comunicação integrada: aplicação de conceitos ao trabalho do artista - 138
    XV. ADAPTAÇÃO DO MODELO DE 4 RS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS PLENAS AO MARKETING

    PARA AS ARTES - 143

    XV.1 - Reconhecimento - 145
    XV.2 - Relacionamento - 150
    XV.3 - Relevância - 154
    XV.4 - Reputação - 157
    XVI. CONSIDERAÇÕES FINAIS - 163

    REFERÊNCIAS - 167

    Apêndice 1 - 171
    Apêndice 2 - 179
    Apêndice 3 - 181
    Apêndice 4 - 183
    Apêndice 5 - 185
    Apêndice 6 - 187
    Formação do Professor:Pós-doutor em Cultura e Territorialidades pela UFF, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e bacharel em Relações Públicas pelo Instituto de Psicologia e Comunicação Social da UERJ.

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:212
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:2ª Edição
    Ano:2024
    ISBN:9786558423454
    Encadernação:Brochura
    Autor:Manoel Marcondes Machado Neto
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Avaliação técnica sobre o livro

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