Design de Embalagem - Do Marketing à Produção

Este livro aborda três áreas fundamentais no desenvolvimento de embalagens: Marketing, Projeto e Produção, relacionando-as de maneira acessível, sem, contudo, deixar de esclarecer especificidades fundamentais de cada uma delas. Por esta razão, não se destina apenas a profissionais, mas também a estudantes de áreas correlatas a este tema fascinante (administração, marketing, publicidade e propaganda, design e engenharia), interessados em conhecer sobre um dos segmentos industriais que mais cresce no país: o universo da embalagem.

VITRINE Os Livros mais Vendidos !

De: R$ 82,00Por: R$ 59,90

Preço a vista: R$ 59,90

Economia de R$ 22,10

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 59,90
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

  • Android Essencial com Kotlin

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, e o objetivo deste livro é apresentar ao leitor os conceitos essenciais do desenvolvimento de aplicativos para Android utilizando a linguagem de programação Kotlin, por meio de uma explicação simples e prática. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Mesa Digitalizadora Intuos 3D - Wacom CTH690TK

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    R$ 1.199,90 ou 10x de R$ 119,99

    Leve suas ideias a dimensões completamente novas com a nova Intuos 3D. Ela inclui a tecnologia de mesa gráfica líder da Wacom, o software de criação 3D e treinamento online. Portanto, se seu sonho é ver seu personagem de todos os ângulos, esculpi-lo ou imprimi-lo em 3D, a Intuos 3D tem tudo o que você precisa para dar vida à sua criatividade. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Layout - Coleção Design Básico - 2ª Edição

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Segundo livro da série Design Básico, Layout 2ª edição examina e ilustra os conceitos e a prática do layout. Partindo da definição dos princípios básicos, a obra segue discutindo os elementos que compõem o layout, as formas, funções e usos do layout e as mídias em que veicula. Esta 2ª edição traz conteúdos novos e atualizados – como estudos de caso, exercícios e 200 trabalhos que ilustram as ideias discutidas – para examinar as várias técnicas de organização do texto e da imagem em um projeto. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Capa Híbrida Para iPhone 6 / 6S/ 7 PLUS Ouro Rose - Gatche GAT-10IP7PLRGLD

    VITRINE NOVIDADES

    R$ 139,90 ou 2x de R$ 69,95

    A capa Gatche traz para você a melhor experiência de proteção para seu iPhone e para você. Com o selo de MIL-STD-810G, a capa garante proteção contras as quedas acidentais do dia a dia. A capa é genuinamente brasileira e pioneira na tecnologia antibacteriana. Gatche é mais que uma capa, é um estilo, um conceito de viver bem e protegido! ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Mochila Jaunt para Notebook 15.6" Preta - Case Logic WMBP 115

    Todos

    VITRINE Promoções \o/ !!! Ai eu vi vantagem ;)

    R$ 169,90 ou 3x de R$ 56,63

    *25 ANOS DE GARANTIA*
    A solução elegante para uma pessoa que reside em centros urbanos e busca empacotar de forma eficiente dispositivos eletrônicos junto com itens essenciais diários. Um compartimento integrado para seu laptop de 15,6 pol., pasta para seu tablet e o bolso interno para armazenamento de cabos mantém seus dispositivos eletrônicos à mão. O bolso frontal de acesso rápido armazena a maioria de seus itens usados enquanto painel organizacional mantém seus acessórios arrumados, independente de onde o dia o leve. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Boas Apresentações Vendem Ideias

    Boas Apresentações Vendem Ideias é uma obra voltada para profissionais de todas as áreas de negócio que buscam aprimoramento em técnicas de produção de slides e condução de apresentações para obter sucesso tanto na transmissão inequívoca de sua mensagem, pelo envolvimento do público, quanto na aceitação de suas propostas ou projetos, pelo uso adequado de recursos audiovisuais, maximizando seu potencial para a venda de ideias. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Controle PS4 Branco DualShock 4 Sem Fio Original - Sony

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    R$ 329,90 ou 6x de R$ 54,98

    O joystick é a forma de controlar um jogo de videogame. Quanto mais aperfeiçoado o joystick, mais oportunidades de diversão dá aos seus jogadores. Sabendo disso, a Sony evoluiu seu controle dual shock e trouxe o PlayStation DualShock 4. Anatomicamente parecido com a geração anterior, é o que qualquer jogador precisa para se acostumar rapidamente com os jogos da nova geração. Traz os clássicos quatro botões frontais e quatro botões superiores, além dos dois sticks analógicos que ficaram conhecidos desde a primeira geração. A novidade fica por conta do painel central sensível ao toque que permite aos desenvolvedores aproveitarem um novo recurso no controle e interação com os jogos e aplicativos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Construindo uma Aplicação E-commerce com MEAN - Desenvolva uma aplicação de e-commerce do começo ao fim, em tempo real

    Este livro descreve, passo a passo, como criar sua própria aplicação de e-commerce, desenvolvida paralelamente ao processo de aprendizado e usando a tecnologia MEAN. Você aprenderá a desenvolver um site de e-commerce de alta qualidade e capaz de entrar em produção e terá condições e conhecimento para adicionar seus próprios recursos a ele. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Modem Banda Larga ADSL - D-Link DSL-2500E

    Todos

    O DSL-2500E – Modem banda larga ADSL com Roteador integrado da D-Link é ideal para usuários que obtêm a sua conexão à Internet através da linha telefônica. Este roteador conecta-se diretamente à linha telefônica, sem a necessidade de um modem ADSL. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Mouse Wireless Mobile 1850 Rosa - Microsoft - U7Z-00028

    Todos

    VITRINE Promoções \o/ !!! Ai eu vi vantagem ;)

    O Wireless Mobile Mouse 1850 foi projetado para pessoas que não param, com operação sem fio e armazenamento por transmissor interno ... ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Repetidor Universal Wi-Fi 300Mbps - Tp-Link TL-WA850RE

    Todos

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    O dispositivo foi projetado para estender e melhorar a cobertura do sinal de uma rede wireless existente. Com velocidade wireless N de 300Mbps, botão extensor de alcance, tamanho reduzido e design para montagem em parede. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Mochila IBIRA para Notebook 15.4" Cinza - Case Logic IBIR115.

    Todos

    VITRINE Promoções \o/ !!! Ai eu vi vantagem ;)

    R$ 149,90 ou 2x de R$ 74,95

    *25 ANOS DE GARANTIA*
    - Pasta integrada para laptops até 15,6 pol. e bolso dedicado para iPad® ou tablet de 10,1pol.
    -O armazenamento flexível para laptops pode ser dobrado como um bolso que estica para guardar sapatos ou roupas separados de outros itens
    -O bolso no painel traseiro possibilita o armazenamento oculto de dinheiro e documento de identidade.
    ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Comportamento Organizacional - Conhecimento emergente Realidade global - 6ª Edição

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Comportamento Organizacional, 6.ed., foi escrito no contexto da nova realidade das organizações, que buscam conhecimento, mídias sociais, equipes virtuais, autoliderança e inteligência emocional. Os autores exploram como esse mundo dinâmico e globalizado afeta a realidade dentro das empresas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Algoritmos Algébricos - o Smart Brain e o Problema P versus NP

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    R$ 119,90 ou 2x de R$ 59,95

    Trata-se de um livro que une a Teoria da Computação com a Lógica Simbólica. Inicia-se o corpo do texto expondo um novo modelo computacional, composto pelo que o autor chama de algoritmos algébricos. Um algoritmo algébrico computa números reais, ao invés de cadeias. Isso possibilita que importemos para a Teoria da Computação todo o conhecimento adquirido em Álgebra, Cálculo Integral e Diferencial e Matemática Discreta. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Mouse Comfort 4500 Preto - Microsoft - 4FD-00025

    Todos

    VITRINE Promoções \o/ !!! Ai eu vi vantagem ;)

    R$ 119,90 ou 2x de R$ 59,95

    Mouse com fio , tecnológica Bluetrack e cinco botões personalizáveis da Microsoft ... Ler mais +

    QUERO VER
  • E-commerce com PHP e MySQL

    Neste guia completo para a criação de sites de e-commerce usando PHP e MySQL, o renomado autor Larry Ullman conduz você por todos os passos do processo de desenvolvimento – design da interface visual, criação do banco de dados, apresentação do conteúdo, criação de um catálogo online, administração do carrinho de compras, tratamento dos pedidos, processamento dos pagamentos e atendimento dos pedidos – sempre enfatizando a segurança e as boas práticas ao longo do caminho. Não importa se você é relativamente iniciante na área de e-commerce ou se é um desenvolvedor web experiente, é certo que você irá aprender algo novo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Carregador de parede USB Essential dupla saída 2.1A Preto - Geonav ESACB2

    VITRINE NOVIDADES

    Carregador universal USB com dupla saída de carregamento simultâneo. Possui circuito inteligente permitindo que a amperagem total seja compartilhada inteligentemente, direcionando a cada dispositivo conectado a amperagem ideal (e máxima) para o carregamento mais rápido e seguro. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Telefone Sem Fio Digital Com Ramal Adicional TS 3112 Preto - Intelbras 4123102

    VITRINE NOVIDADES

    R$ 199,90 ou 3x de R$ 66,63

    O TS 3112 (telefone sem fio + ramal) é ideal para quem busca mais economia e praticidade, pois permite chamadas internas sem custo. Com a função Bloqueio de chamadas originadas, é possível configurar os ramais de forma personalizada para determinados tipos de ligação (DDD, DDI, 0800, etc.), garantindo mais controle no uso dos aparelhos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Webcam HD Pro 1080p C920 – Logitech

    Todos

    VITRINE Promoções \o/ !!! Ai eu vi vantagem ;)

    R$ 349,90 ou 6x de R$ 58,31

    Veja e seja visto em alta definição A Logitech estabeleceu uma parceria com o Skype™ para proporcionar uma resolução de 1080p em alta definição para a sua webcam C920 ... Ler mais +

    QUERO VER
  • iPhone 7 Plus 128 GB Preto Brilhante - Apple MN4V2BZ/A

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    R$ 4.099,90 ou 10x de R$ 409,99

    O iPhone 7 Plus possui um ótimo desempenho devido ao novo chip A10 Fusion, que possui uma arquitetura que aumenta o processamento quando você precisa e diminui quando não precisa. Graças a esse método, a bateria do iPhone tem duração prolongada e seu dia renderá muito mais. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Android Essencial com Kotlin

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, e o objetivo deste livro é apresentar ao leitor os conceitos essenciais do desenvolvimento de aplicativos para Android utilizando a linguagem de programação Kotlin, por meio de uma explicação simples e prática. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Não Diga aos Outros o que Fazer: Ensine-os a pensar

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Não diga aos outros o que fazer se destina ao CEO que deseja ser mais eficaz ao inspirar sua equipe de liderança, mas só dispõe de alguns minutos por semana para falar com ela. Este livro também visa ao executivo que gostaria de ter um gerente para planejar com maior eficácia, mas não sabe como fazê-lo. E também ao gerente que deseja inspirar a equipe de vendas, mas ainda não sabe como. Ele se destina aos pais que desejam atingir novos níveis de comunicação e entendimento com os filhos. Líderes tranqüilos são mestres em revelar o melhor desempenho em outras. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Teclado Wireless 850 Preto - Microsoft PZ3-00005

    Todos

    VITRINE Promoções \o/ !!! Ai eu vi vantagem ;)

    R$ 149,90 ou 2x de R$ 74,95

    Você não precisa mais procurar um teclado de qualidade que oferece excelente valor. Obtenha os recursos de que precisa – e muito mais – com a qualidade e a confiabilidade da Microsoft. As teclas Quiet Touch permitem que você se concentre na tarefa em mãos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Design de Embalagem - Do Marketing à Produção

    Este livro aborda três áreas fundamentais no desenvolvimento de embalagens: Marketing, Projeto e Produção, relacionando-as de maneira acessível, sem, contudo, deixar de esclarecer especificidades fundamentais de cada uma delas.

    Por esta razão, não se destina apenas a profissionais, mas também a estudantes de áreas correlatas a este tema fascinante (administração, marketing, publicidade e propaganda, design e engenharia), interessados em conhecer sobre um dos segmentos industriais que mais cresce no país: o universo da embalagem.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorCelso Negrão

    É professor universitário, graduado em Desenho Industrial e Publicidade e Propaganda e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, pela Universidade Anhanguera. Com mais de três décadas de experiência profissional, desenvolveu sua carreira nas áreas de Marketing, Comunicação, Planejamento, Criação e Projeto Gráfico, com atuação junto a empresas como: Johnson & Johnson, Banco Itaú, Abril Cultural, Colgate Palmolive, Black & Decker, Natura, Sadia e McDonald’s, além de proferir palestras e escrever artigos para revistas especializadas do setor, como a Embanews e Editor e Arte.

    Eleida Pereira de Camargo

    É professora universitária, graduada em Desenho Industrial, mestra pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e doutoranda da Universidade Federal de São Paulo. Leciona nas faculdades: Oswaldo Cruz, onde também atuou como coordenadora do curso de Design, e nas Faculdades Metropolitanas Unidas. Foi responsável pela disciplina de Projeto, no curso de Embalagem da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Atua profissionalmente na área de Design e Comunicação, tendo concebido e desenvolvido projetos e produtos para Editora Abril, Grupo Votorantim, Sesc, Masp, Museu Paulista da USP e Coluna Indústria e Comércio de Brinquedos.
    Informações TécnicasSumário

    Agradecimentos__________________________________________________ 11
    Sobre os autores_ ________________________________________________ 13
    Prefácio_________________________________________________________ 15
    Introdução_ _____________________________________________________ 17

    Parte I marketing_____________________________ 19
    Introdução_ _____________________________________________________ 21
    Capítulo 1 A evolução históricada embalagem ______________________ 23
    Capítulo 2 As novas atribuições da embalagem______________________ 29
    2.1 Proteger e acondicionar____________________________________________ 30
    2.2 Transportar_______________________________________________________ 30
    2.3 Informar e identificar _____________________________________________ 31
    2.4 Promover e vender ________________________________________________ 33
    2.5 Formar e consolidar a imagem ______________________________________ 33
    2.6 Funcionalidade___________________________________________________ 34
    2.7 Economizar e valorizar ____________________________________________ 35
    Capítulo 3 O mercado de embalagens no Brasil______________________ 39
    3.1 Receita líquida de vendas _________________________________________ 40
    3.2 Desempenho da indústria de embalagem_____________________________ 41
    3.3 Perspectivas da indústria de embalagens______________________________ 42
    Capítulo 4 As inter-relações da embalagem_________________________ 43
    4.1 Tipos de demanda de mercado______________________________________ 44
    4.2 Macroambientes __________________________________________________ 47
    4.2.1 Ambiente cultural ___________________________________________ 47
    4.2.2 Ambiente político-legal _______________________________________ 48
    4.2.3 Políticas da empresa __________________________________________ 50
    4.2.4 Ambiente econômico _________________________________________ 50
    4.2.5 Ambiente tecnológico ________________________________________ 52
    4.2.6 Ambiente ecológico __________________________________________ 52
    4.3 Microambiente ___________________________________________________ 52
    4.3.1 Ambiente de fornecimento ____________________________________ 53
    4.3.2 Ambiente logístico ___________________________________________ 53
    4.3.3 Ambiente concorrencial_______________________________________ 54
    4.3.4 Ambiente organizacional______________________________________ 55
    Capítulo 5 A embalagem e o comportamento do consumidor__________ 57
    5.1 Mas quem é o consumidor, afinal?___________________________________ 58
    5.1.1 As necessidades do consumidor ________________________________ 59
    5.2 As áreas de influência no comportamento do consumidor_______________ 60
    5.2.1 Influência cultural ___________________________________________ 62
    5.2.2 Influência social _____________________________________________ 64
    5.2.3 Influência da família e seu estágio de ciclo de vida ________________ 65
    5.2.4 Influência pessoal ____________________________________________ 69
    5.2.5 Influências psicológicas _______________________________________ 71
    5.3 Modelos de estudos para entender e influenciar o consumidor ___________ 74
    5.3.1 O modelo AIDA _____________________________________________ 75
    5.3.2 O modelo DAGMAR _________________________________________ 76
    5.3.3 Modelos de tipos psicológicos _________________________________ 77
    Capítulo 6 Segmentação de mercado e embalagem_ _________________ 81
    6.1 Como abordar o mercado? _________________________________________ 82
    6.2 Critérios e requisitos para segmentação de mercado____________________ 83
    6.2.1 Requisitos para a segmentação _________________________________ 83
    6.2.2 Como devemos segmentar o mercado? __________________________ 85
    Capítulo 7 Os 4 Ps______________________________________________ 89
    7.1 Produto _________________________________________________________ 90
    7.1.1 Mix de produto _____________________________________________ 93
    7.1.2 Estratégias de embalagem de acordo com o ciclo de vida do produto _ 95
    7.1.3 Posicionamento de produto e marca ____________________________ 98
    7.2 Preço __________________________________________________________ 101
    7.3 Distribuição e ponto-de-venda ____________________________________ 102
    7.4 Promoção, propaganda e comunicação _____________________________ 102
    Capítulo 8 Embalagem: o 5º P do Marketing Mix____________________ 105
    8.1 Características das estratégias comunicacionais_______________________ 108

    Parte II projeto_ _____________________________109
    Introdução_ ____________________________________________________ 111
    Capítulo 9 Definindo o projeto de embalagem_____________________ 113
    Capítulo 10 Embalagem como diferencial_________________________ 117
    Capítulo 11 Briefing: obtendo os requisitos para o projeto_ __________ 123
    11.1 Como elaborar um briefing? ______________________________________ 125
    Capítulo 12 Métodos para o desenvolvimento de projetos ___________ 127
    12.1 O que é método? _______________________________________________ 127
    12.2 Métodos para o desenvolvimento de embalagens ____________________ 129
    12.2.1 Método UAM _____________________________________________ 129
    12.2.2 Método Seragini ___________________________________________ 138
    Capítulo 13 Projeto de embalagem e suas dimensões________________ 143
    Capítulo 14 Design de embalagem_______________________________ 147
    Capítulo 15 A linguagem das formas_ ____________________________ 149
    15.1 Como percebemos a forma? ______________________________________ 152
    15.2 Conceitos compositivos__________________________________________ 155
    15.2.1 Configuração______________________________________________ 155
    15.2.2 Equilíbrio _________________________________________________ 156
    15.2.3 Tensão espacial ____________________________________________ 158
    15.2.4 Peso _____________________________________________________ 159
    15.3 Planos ________________________________________________________ 160
    15.3.1 Figura/Fundo e Profundidade ________________________________ 160
    15.4 Direção _______________________________________________________ 162
    15.5 O significado das formas_________________________________________ 163
    Capítulo 16 A linguagem das cores_______________________________ 167
    16.1 A cor na embalagem ____________________________________________ 167
    16.2 Simbologia das cores____________________________________________ 173
    16.3 A cor e outros sentidos __________________________________________ 176
    16.4 Cor como identificador do produto ________________________________ 177
    Capítulo 17 A linguagem tipográfica_____________________________ 179
    17.1 Como tudo começou____________________________________________ 179
    17.1.1 Escrita latina ______________________________________________ 179
    17.2 Escolhendo uma família tipográfica________________________________ 182
    17.3 A personalidade das famílias tipográficas ___________________________ 185
    Capítulo 18 Modelo teórico de leitura visual_______________________ 191
    18.1 Conceitos formais_______________________________________________ 192
    18.2 Conceitos compositivos__________________________________________ 193
    18.3 Case Gelatina Frutop ___________________________________________ 194

    Parte III produção____________________________203
    Introdução_ ____________________________________________________ 205
    Capítulo 19 Projeto estrutural da embalagem______________________ 207
    Capítulo 20 Materiais e processos de produção_____________________ 211
    20.1 Participação de materiais no mercado de embalagens ________________ 213
    20.2 Propriedades dos materiais _______________________________________ 215
    20.3 Processos de fabricação _________________________________________ 217
    20.4 Papel _________________________________________________________ 224
    10 Design de Embalagem
    20.4.1 Características _____________________________________________ 225
    20.4.2 Design em embalagens de papel _____________________________ 228
    20.4.3 Formatos _________________________________________________ 234
    20.5 Metal _________________________________________________________ 234
    20.5.1 Características _____________________________________________ 237
    20.5.2 Design em embalagens de metal _____________________________ 238
    20.6 Vidro _________________________________________________________ 244
    20.6.1 Características _____________________________________________ 246
    20.6.2 Design em embalagens de vidro______________________________ 248
    20.7 Polímeros______________________________________________________ 252
    20.7.1 Características _____________________________________________ 255
    20.7.2 Design em embalagens plásticas _____________________________ 258
    Capítulo 21 Testes de resistência de embalagens_ __________________ 265
    21.1 Papel e papelão ________________________________________________ 266
    21.2 Metais ________________________________________________________ 267
    21.3 Vidro _________________________________________________________ 268
    21.4 Polímeros______________________________________________________ 269
    Capítulo 22 Processos de impressão______________________________ 271
    22.1 Principais sistemas de impressão __________________________________ 276
    22.1.1 Rotogravura _______________________________________________ 276
    22.1.2 Flexografia ________________________________________________ 278
    22.1.3 Offset ____________________________________________________ 279
    22.2 Quadro referencial de processos de impressão ______________________ 281
    Capítulo 23 Impacto ecológico e responsabilidade social_____________ 283
    Capítulo 24 Normas e legislações________________________________ 287
    24.1 Códigos de identificação e segurança ______________________________ 289
    24.2 Normalização para o transporte __________________________________ 291
    Capítulo 25 Considerações finais_________________________________ 295

    Apêndice A Briefing, projeto e desenvolvimento de embalagem_______ 297
    A.1 Desenvolvimento de embalagem como unidade comunicativa _________ 297
    A.2 Relações Interdepartamentais______________________________________ 297
    A.3 Fases do desenvolvimento do projeto de embalagem __________________ 298
    A.4 Briefing ________________________________________________________ 299
    Apêndice B Glossário__________________________________________ 303
    Referências_____________________________________________________ 309
    Índice remissivo_________________________________________________ 316
    Avaliação Técnica - Outro Professor:“[...] o livro Design de Embalagem – do marketing à produção, dos professores Celso Negrão e Eleida Camargo, [...] constitui-se na mais abrangente obra,de mesmos autores, sobre o universo da embalagem, escrita no Brasil.

    São textos didáticos, com conceitos e, principalmente, metodologias de projetos e estudos de casos, essenciais para o bom aprendizado de qualquer área do conhecimento, especialmente as de natureza criativa e tecnológica, como as da embalagem.”
    Formação do Professor:Lincoln Seragini Presidente da Seragini Design

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:336
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Novatec
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2008
    ISBN:9788575221556
    Encadernação:Brochura
    Autor:Celso Negrão, Eleida Pereira de Camargo
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!