Desenvolvimento de Aplicativos Wireless para o Android Volume 1 - Fundamentos do Android - 3ª Edição
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- DescriçãoDesenvolvimento de Aplicativos Wireless para o Android Volume 1 - Fundamentos do Android - 3ª Edição
O Desenvolvimento de Aplicativos Wireless para o Android ganhou a reputação de guia mais útil do mundo real para construção de aplicativos Android robustos de nível empresarial. Agora, os autores revisaram e atualizaram sistematicamente este guia para o SDK mais recente do Android 4.0. Para acomodar sua nova e extensa cobertura, nós dividimos o livro em dois volumes. O volume I foca nos fundamentos do Android, incluindo a configuração de seu ambiente de desenvolvimento, o entendimento do ciclo de vida do aplicativo, o design de interfaces de usuário eficientes, o desenvolvimento para dispositivos diversos, e a otimização do processo de desenvolvimento de seu aplicativo móvel ? do design à publicação.,
Apoiados em décadas de experiência prática como desenvolvedores móveis profissionais, Lauren Darcey e Shane Conder oferecem dicas e melhores práticas valiosas ? incluindo poderosas técnicas para construção de aplicativos mais portáteis. Cada capítulo desta edição foi exaustivamente atualizado para as mais recentes APIs, ferramentas, utilitários e hardware. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Assuntos CSS 3 Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Lauren Darcey
Lauren Darcey é técnica líder da Mamlambo, Inc., uma empresa especializada em desenvolvimento de software móvel em muitas plataformas. Com mais de 20 anos de experiência em software, ela é autoridade reconhecida em arquitetura empresarial e desenvolvimento móvel de nível comercial.
Shane Conder
Shane Conder tem extensa experiência de desenvolvimento, e projetou e desenvolveu aplicativos comerciais para o Android, o iOS, o BREW, o Blackberry, o J2ME, o Palm, e o Windows Mobile – alguns dos quais foram instalados em milhões de celulares mundo a fora.Informações Técnicas Sumário
I - Visão Geral da Plataforma Android
Capítulo 1 - Apresentando o Android - 3
Breve história do desenvolvimento de software móvel - 3
Tempos atrás - 3
“O tijolo” - 5
O Protocolo de Aplicativos Sem-Fios (WAP) - 7
Plataformas Móveis Proprietárias - 9
A Open Handset Alliance - 12
Google se torna sem-fios - 12
Formando a Open Handset Alliance - 12
Fabricantes: projetando dispositivos Android - 13
Operadoras móveis: oferecendo a experiência Android - 15
Aplicativos impulsionam vendas de dispositivos: desenvolvendo aplicativos Android - 15
Tirando vantagem de tudo o que o Android tem para oferecer - 16
O mercado Android: onde estamos, agora - 16
Diferenças entre plataformas Android - 18
Android: uma plataforma da próxima geração - 18
Gratuito e de Código Aberto - 19
Ferramentas de desenvolvimento familiares e baratas - 19
Kit de desenvolvimento de software disponível gratuitamente - 20
Linguagem familiar, ambientes de desenvolvimento familiares - 20
Curva de aprendizado razoável para desenvolvedores - 20
Habilitando o desenvolvimento de aplicativos poderosos - 20
Integração rica e segura de aplicativos - 21
Nenhum obstáculo caro à publicação - 21
Um “mercado livre” para aplicativos - 22
Uma plataforma em crescimento - 23
A plataforma Android - 24
A arquitetura subjacente ao Android - 25
O Sistema Operacional Linux - 26
Ambiente de tempo de execução de aplicativos Android - 26
Segurança e permissões - 26
Aplicativos como usuários do sistema operacional - 26
Permissões de aplicativos explicitamente definidas - 26
Permissões ad-hoc limitadas - 27
Assinatura de aplicativos para relacionamentos de confiança - 27
Registro do desenvolvedor no mercado - 28
Desenvolvendo aplicativos Android - 28
Opções de linguagem de programação Android - 28
Nenhuma distinção feita entre aplicativos nativos e de terceiros - 29
Pacotes comumente usados - 29
Estrutura do Aplicativo Android - 30
Serviços da Plataforma Android - 30
Resumo - 31
Referências e mais informações - 31
Capítulo 2 - Configurando seu ambiente de desenvolvimento Android - 33
Configurando seu ambiente de desenvolvimento - 33
Configurando seu sistema operacional para depuração de dispositivos - 36
Configurando seu hardware Android para depuração - 36
Atualizando o SDK do Android - 38
Problemas com o Kit de Desenvolvimento de Software Android - 38
Explorando o SDK do Android - 39
Entendendo o acordo de licença do SDK do Android - 39
Lendo a documentação do SDK do Android - 40
Explorando a estrutura central dos aplicativos Android - 40
Explorando as ferramentas centrais do Android - 44
O Eclipse e o complemento ADT - 44
O SDK do Android e os AVD Managers (controladores de AVD) - 45
O simulador do Android - 47
Explorando os aplicativos Android de amostra - 48
Resumo - 50
Referências e maiores informações - 50
Capítulo 3 - Escrevendo seu primeiro aplicativo Android - 51
Testando seu ambiente de desenvolvimento - 51
Criando um Dispositivo Android Virtual (AVD) para seu projeto Snake - 54
Criando uma configuração de inicialização para seu projeto Snake - 56
Rodando o aplicativo Snake no Android Emulator - 57
Construindo seu primeiro aplicativo Android - 59
Criando e configurando um novo projeto Android - 60
Arquivos e diretórios centrais do aplicativo Android - 62
Criando um AVD para seu projeto - 63
Criando uma configuração de iniciação para seu projeto - 64
Rodando seu aplicativo Android no simulador - 65
Depurando seu aplicativo Android no simulador - 67
Adicionando suporte a registro a seu aplicativo Android - 70
Adicionando algum suporte a meios ao seu aplicativo - 72
Adicionando serviços baseados em localização a seu aplicativo - 75
Configurando a localização do simulador - 75
Encontrando a última localização conhecida - 76
Depurando seu aplicativo no Hardware - 77
Resumo - 79
Referências e maiores informações - 79
Capítulo 4 - Dominando as ferramentas de desenvolvimento do Android - 81
Usando a documentação do Android - 81
Explorando o simulador do Android - 84
Visualizando dados registrados pelo aplicativo com o LogCat - 85
Depurando aplicativos com o DDMS - 85
Usando o Android Debug Bridge (ADB) - 86
Usando os editores de recursos e o UI Designer - 87
Usando o visualizador de hierarquia do Android - 89
Iniciando o Hierarchy Viewer - 90
Trabalhando no modo Layout View Mode - 91
Otimizando sua interface de usuário - 92
Trabalhando no modo Pixel Perfect - 93
Trabalhando com gráficos esticáveis Nine-Patch - 94
Trabalhando com outras ferramentas do Android - 97
Resumo - 98
Referências e maiores informações - 98
II - Fundamentos de aplicativos Android
Capítulo 5 - Entendendo a anatomia de um aplicativo Android - 103
Dominando a importante terminologia do Android - 103
Usando o contexto do aplicativo - 105
Recuperando o contexto do aplicativo - 105
Usando o Contexto do aplicativo - 105
Recuperando recursos do aplicativo - 106
Acessando preferências do aplicativo - 106
Acessando arquivos e diretórios do aplicativo - 106
Recuperando bens do aplicativo - 106
Realizando tarefas do aplicativo com atividades - 106
O ciclo de vida de uma atividade do Android - 107
Usando rechamadas da Activity para gerenciar o estado e os recursos do aplicativo - 108
Evitando que atividades sejam mortas - 111
Organizando componentes de atividades com fragmentos - 113
Gerenciando transições de atividades com intenções - 115
Transitando entre atividades com intenções - 115
Organizando a navegação do aplicativo com atividades e intenções - 118
Trabalhando com serviços - 119
Recebendo e difundindo intenções - 120
Resumo - 121
Referências e maiores informações - 122
Capítulo 6 - Definindo seu aplicativo usando o arquivo de manifesto do Android - 123
Configurando aplicativos Android usando o arquivo de manifesto do Android - 123
Editando o arquivo de manifesto do Android - 124
Gerenciando a identidade de seu aplicativo - 129
Aplicando versão a seu aplicativo - 129
Ajustando o nome e o ícone do aplicativo - 130
Impondo requisitos de sistema do aplicativo - 131
Objetivando versões específicas do SDK - 131
Impondo requisitos de plataforma do aplicativo - 135
Trabalhando com bibliotecas externas - 137
Outros ajustes e filtros de configuração do aplicativo - 138
Registrando atividades no manifesto do Android - 138
Designando uma atividade de ponto de entrada primário para seu aplicativo usando um filtro de intenção - 139
Configurando outros filtros de intenção - 139
Registrando outros componentes do aplicativo - 141
Trabalhando com permissões - 141
Registando as permissões de que seu aplicativo precisa - 141
Registrando permissões que seu aplicativo impõe - 143
Explorando outros ajustes do arquivo de manifesto - 144
Resumo - 144
Referências e maiores informações - 145
Capítulo 7 - Gerenciando recursos do aplicativo - 147
Que são recursos? - 147
Armazenando recursos do aplicativo - 148
Tipos de valor de recursos - 149
Armazenando gráficos e arquivos - 152
Armazenando outros tipos de recursos - 152
Entendendo como os recursos são resolvidos - 152
Acessando recursos programaticamente - 153
Ajustando valores simples de recursos usando o Eclipse - 154
Trabalhando com diferentes tipos de recursos - 158
Trabalhando com recursos String - 158
Strings em negrito, itálico e sublinhadas - 159
Usando recursos String programaticamente - 160
Trabalhando com matrizes de String - 162
Trabalhando com recursos booleanos - 163
Definindo recursos booleanos em XML - 163
Usando recursos booleanos programaticamente - 163
Trabalhando com recursos inteiros - 163
Definindo recursos inteiros em XML - 164
Usando recursos inteiros programaticamente - 164
Trabalhando com cores - 164
Definindo recursos de cor em XML - 165
Usando recursos de cor programaticamente - 165
Trabalhando com dimensões - 165
Definindo recursos de dimensões em XML - 165
Usando recursos de dimensão programaticamente - 167
Trabalhando com desenháveis simples - 167
Definindo recursos desenháveis simples em XML - 167
Usando recursos desenháveis simples programaticamente - 168
Trabalhando com imagens - 169
Trabalhando com gráficos esticáveis Nine-Patch - 170
Usando recursos de imagem programaticamente - 170
Trabalhando com animações - 172
Trabalhando com menus - 174
Trabalhando com arquivos XML - 176
Trabalhando com arquivos crus - 177
Referências a recursos - 178
Trabalhando com arranjos - 180
Referenciando recursos do sistema - 185
Resumo - 187
Referências e maiores informações - 187
III - Fundamentos de design de interfaces de usuário do Android
Capítulo 8 - Explorando os elementos de tela da interface de usuário - 191
Apresentando as vistas e os arranjos do Android - 191
Apresentando a View do Android - 191
Apresentando os controles do Android - 192
Apresentando o arranjo do Android - 192
Exibindo texto para os usuários com a TextView - 193
Configurando arranjo e tamanhos - 194
Criando links contextuais no texto - 195
Recuperando dados do usuário com EditText - 197
Recuperando entrada de texto usando controles EditText - 197
Restringindo a entrada do usuário com filtros de entrada - 199
Ajudando o usuário com autocompletamento - 200
Oferecendo opções ao usuário com controles Spinner - 203
Permitindo seleções simples do usuário com botões, caixas de verificação, chaves e grupos de rádio - 204
Usando botões básicos - 205
Usando os controles CheckBox e ToggleButton - 207
Usando RadioGroup e RadioButton - 209
Recebendo datas e horas do usuário - 212
Usando indicadores para exibir dados ao usuário - 215
Indicando progresso com ProgressBar - 215
Ajustando o progresso com SeekBar - 217
Exibindo dados de avaliação com a RatingBar - 218
Mostrando a passagem do tempo com o Chronometer - 220
Exibindo a hora - 221
Usando o DigitalClock - 221
Usando o AnalogClock - 221
Resumo - 222
Referências e maiores informações - 222Informações Técnicas
Nº de páginas: 584 Origem: Importado Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 3ª Edição Ano: 2012 ISBN: 9788539903160 Encadernação: Brochura Autor: Lauren Darcey , Shane Conder - Informações