Marketing Canvas: Planejamento de marketing interativo

Esse livro é uma provocação àqueles que decretam a morte do Planejamento Estratégico. Em um mundo em constante transformação, trata-se de uma ferramenta de gestão mais atual do que nunca. Pode parecer contraditório, mas a essência do planejamento adquire ainda mais força diante de mercados e ambientes de negócios cada vez mais voláteis e imprevisíveis.
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  • Descrição
    Marketing Canvas: Planejamento de marketing interativo

    Esse livro é uma provocação àqueles que decretam a morte do Planejamento Estratégico. Em um mundo em constante transformação, trata-se de uma ferramenta de gestão mais atual do que nunca. Pode parecer contraditório, mas a essência do planejamento adquire ainda mais força diante de mercados e ambientes de negócios cada vez mais voláteis e imprevisíveis.

    Para que serve o planejamento senão como um exercício estruturado para se melhorar a percepção dos tomadores de decisão sobre a realidade a seu redor?

    Não! O Planejamento Estratégico não morreu! O que precisa mudar, e esse livro se propõe a dar uma contribuição nesse sentido, é a metodologia e a abordagem utilizada no processo de planejamento. Pode não haver muito mais o que ser escrito a respeito da base teórico-conceitual utilizada no planejamento, mas sua aplicabilidade pode ser potencializada com uma nova forma de conduzir o tema nas empresas.

    Essa obra privilegia o uso da metodologia do CANVAS para guiar cada passo a ser percorrido no desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Marketing. Trata-se de um esquema gráfico que permite ao leitor perceber de modo sistêmico como cada elemento do planejamento se integra e se relaciona para subsidiar as etapas seguintes do processo. Um recurso visual para facilitar a compreensão do todo.

    Aqui você encontrará um roteiro passo a passo, ilustrado por meio de um estudo de caso que vai sendo desenvolvido no CANVAS a cada capítulo, integrando todos os seus componentes até dar origem no final a um caso completo desenvolvido ao longo de todo o livro.

    Se planejar exige a reflexão permanente sobre a realidade para que decisões mais assertivas sejam tomadas, então espero que você encontre aqui um método para ajudá-lo a fazer com que essa tarefa desafiadora gere melhores resultados
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorAlexandre Cesar Motta de Castro

    Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em planejamento organizacional e gestão de recursos humanos, pela Pontifícia Universidade Católica — PUC Rio. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas — FGV RJ. Economista pela PUC Rio.

    Certificado Scrum Master para gestão ágil de projetos pela Scrum Alliance.

    Mais de 15 anos de destacada experiência profissional em cargos de coordenação e direção de importantes instituições de ensino superior (Universidade Luterana do Brasil — ULBRA, Faculdades São José — FSJ, Centro Universitário da Cidade — UniverCidade, Universidade Veiga de Almeida — UVA, Faculdades Integradas Hélio Alonso — FACHA, entre outras).

    Vivência superior a 20 anos como professor em cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas das áreas de marketing, recursos humanos, planejamento organizacional e gerenciamento de projetos em destacadas instituições de ensino superior (PUC Rio, IBMEC , FGV, ULBRA, UniverCidade, Universidade Veiga de Almeida, Unigranrio, Universidade Castelo Branco, Universidade Salgado de Oliveira, Faculdades São José, Faculdades Integradas Hélio Alonso, entre outras).

    Experiência superior a 10 anos na realização de projetos de consultoria em gestão de recursos humanos, planejamento e gestão estratégica, gerenciamento de projetos, organização de empresas e implantação de escritórios de gestão de projetos pela ProCompetence Consultoria, FGV Projetos, entre outras.

    Experiência executiva, coach para desenvolvimento de novas lideranças e facilitador em programas de qualificação profissional em áreas como gestão de projetos, planejamento e desenvolvimento organizacional, empreendedorismo, inovação e modelagem de novos negócios, planejamento e gestão estratégica, gestão de recursos humanos e gestão acadêmica.
    Informações TécnicasSumário
    1. Introdução 1

    Parte 1 Estrutura do Planejamento Estratégico de Marketing
    2. Etapas do Processo de Planejamento
    Estratégico de Marketing 9
    3. Diagnóstico
    Estratégico 13
    4. Análise
    Estratégica 25
    5. Planejamento
    Estratégico 29
    6. Planejamento de
    Ações
    Estruturantes 35
    7. Planejamento de
    Ações de Mercado 37
    8. Elaboração do 5W2H e Orçamentação 39

    Parte 2 O CANVAS do Plano Estratégico de Marketing 41
    9. Metodologia de
    Construção do CANVAS 43

    Parte 3 Diagnóstico Estratégico da Empresa e do Mercado 45
    10. Diagnóstico
    Estratégico de Forças e Fraquezas
    Internas 47
    11. Análise do Portfólio de Produtos e Serviços (Matriz BCG) 55
    12. Análise do
    Ciclo de Vida do Produto (
    CVP) 61
    13. Análise do Macroambiente 67
    14. Análise da
    Concorrência 75
    15. Análise da
    Atratividade 83
    16.
    Análise do
    Comportamento do
    Consumidor 97
    17. Análise da
    Indústria 103
    18. Segmentação de Mercado 113
    MARKETING CANVAS
    VIII

    Parte 4 Análise Estratégica de Mercado 117
    19. Análise SWO
    T 121
    20. Análise dos Fatores
    Críticos de Sucesso (F
    CS) 129
    21. Revisão
    Crítica do Modelo de Negócios 135

    Parte 5 Planejamento Estratégico de Marketing 143
    22. Posicionamento de Mercado 149
    23. Elaboração do
    Balanced Scorecard (
    B
    S
    C) 155
    24. Formulação
    Estratégica 165
    25. Gestão do Portfólio de Projetos 175

    Parte 6 Planejamento de Ações Estruturantes e Orientadas a Mercado 185
    26. Planejamento de
    Ações
    Estruturantes 187
    27. Planejamento de
    Ações de Mercado 197
    28. Elaboração do 5W2H e Orçamentação 217

    Parte 7 O Plano de Marketing 223
    29. O Plano de Marketing —
    Caso Prático
    Completo 225

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:260
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550802718
    Encadernação:Brochura
    Autor:Alexandre Cesar Motta de Castro
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

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