Mobile Game Jam

O livro serve de guia para a construção rápida de jogos, com cursos introdutórios de arquitetura Android, iOS e Windows Phone, além de Objective-C. E tudo multiplataforma! Saiba como criar NPCs, Game Loops, animações. Aprenda HTML 5 (Canvas, JavaScript, web workers). Veja também como usar frameworks móveis multiplataforma como PhoneGap e Titanium.

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  • Descrição
    Mobile Game Jam

    Hoje em dia, com as plataformas móveis, ficou muito fácil criar e vender games de todos os tipos, para todos os públicos e em todos os lugares do mundo.

    Neste livro os autores ensinam a projetar e implementar um jogo simples, desde o início, com a primeira ideia e o seu desenvolvimento, até o lançamento em si nas lojas de aplicativos, sempre demonstrando a maioria das técnicas necessárias para entrar neste mundo extremamente excitante que é a criação de games!

    O livro serve de guia para a construção rápida de jogos, com cursos introdutórios de arquitetura Android, iOS e Windows Phone, além de Objective-C. E tudo multiplataforma! Saiba como criar NPCs, Game Loops, animações. Aprenda HTML 5 (Canvas, JavaScript, web workers). Veja também como usar frameworks móveis multiplataforma como PhoneGap e Titanium.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    AssuntosHTML 5, IOS, Android, Windows phone
    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorCleuton Sampaio

    é professor, mestre formado pelo IBMEC, com diversas certificações importantes, como: PMP (Project Management Professional) e SCEA (Sun Certified Enterprise Architect). Autor de vários livros publicados pela Brasport, incluindo “Guia do Java EE 6.0 – Desenvolvendo Aplicações Corporativas”, “Criando Macros no BrOffice Calc” e “Guia de Campo do Bom Programador”. Coordenador do portal mobile The Code Bakers (www.thecodebakers.org).
    Informações TécnicasSumário

    Introdução
    O público alvo
    A intenção
    Onde obter os fontes e mais informações

    1. O Mercado de Aplicações Móveis
    Características de dispositivos móveis
    A evolução dos dispositivos
    O presente e o futuro próximo
    O usuário de dispositivo móvel
    Usuário de PC versus usuário mobile
    O que as pessoas esperam de aplicações móveis
    App Stores: as arenas modernas
    Vantagens para o usuário
    Vantagens para o desenvolvedor
    Formas de monetização de aplicações
    Gratuitamente
    Licença de uso
    Monetização baseada em anúncios (Ads)
    Versão melhorada
    Bens virtuais
    Modos mistos
    Afinal, o que vende mais?
    Pontos de atenção

    2. Android vs iOS e Outros Desafiantes
    Arquitetura Android
    Características
    Arquivo .dex
    Arquivo .apk (application package file)
    Arquitetura iOS
    Cocoa Touch
    Media Services
    Core Services
    Core OS
    Semelhanças e diferenças entre as plataformas móveis

    3. Escolha Suas Armas
    Requisitos de hardware x software
    Android
    iOS
    Frameworks de games multiplataforma
    PhoneGap (Cordova)
    Cocos2D
    Unity

    4. Então, Você Tem uma Boa Ideia?
    Gestando ideias
    Técnicas para conceber ideias
    Deixe a ideia “descansar”
    O que é um bom jogo?
    Não mire nos blockbusters
    Seja simples e criativo
    Fique de olho na jogabilidade
    Pense “social”
    Prepare-se para investir
    Tipos principais de jogos
    Nossa própria experiência
    Checklist: o que você precisa antes de desenvolver?
    Como financiar seu empreendimento
    Lei Rouanet (a partir de 2012)
    BNDES – PROSoft
    Meios informais
    Um conselho

    5. Técnicas Básicas de Criação de Jogos
    Multitasking
    Evitando Race Conditions
    Animação de objetos
    Transições
    Animação gráfica
    Modo de desenho
    Redesenho
    NPC, Partículas e Game Loop
    Non Playable Character
    Partículas
    Game Loop
    Sensores e jogabilidade
    Outras técnicas

    6. Aplicação das Técnicas em Plataforma Android
    Componentes do Android
    View e ViewGroups
    Activities
    Service
    Content Provider
    Broadcast Receiver
    Distribuindo uma app Android
    Ambiente de desenvolvimento
    Executando a aplicação
    Criando um Android Virtual Device – AVD (emulador)
    Desenhando o gráfico do seu biorritmo
    Implementação das principais técnicas de games em Android
    Multitarefa
    Animação em games Android
    Outros tipos de animação no Android
    Sensores no Android

    7. Aplicação das Técnicas em Plataforma iOS
    First things first
    Um “Hello world”
    Conhecendo o Objective-C
    Objective-C é compilado em código nativo
    Classes
    Métodos
    Métodos especiais
    Se quiser saber mais sobre Objective-C
    Implementação das principais técnicas de games em iOS
    Multitasking
    Animação gráfica (ou vetorial)
    Animação de objetos
    Sensores
    Para terminar

    8. HTML 5 e JavaScript
    Aplicações móveis baseadas em tecnologia web
    HTML 5
    Novidades
    Áudio e vídeo
    Desenhos
    Animações
    JavaScript
    Classes e objetos
    JSON (JavaScript Object Notation)
    Timer
    Web Worker
    Incompatibilidade das plataformas
    WebViews
    WebView no Android
    Webview no iOS
    Conclusão sobre WebViews
    Ajax

    9. Introdução ao PhoneGap (Cordova)
    Criando uma aplicação no PhoneGap para capturar o sensor acelerômetro
    Aplicação “Desculpas Furadas” no PhoneGap (iOS e Android)
    Aplicação “Desculpas Furadas” no iOS
    Outros frameworks para desenvolvimento multiplataforma
    Vantagens do Titanium sobre o PhoneGap
    Database no PhoneGap

    10. Projeto de um Jogo
    Licença de uso do código do projeto
    Definições
    Termos da licença
    Comentários sobre a licença
    Bom, como é que começamos?
    Regras do jogo
    Evolução do jogo
    Arquitetura do jogo
    Plataforma mobile
    As pegadinhas
    NPCs e sistemas de partículas
    Fazendo o protótipo
    O ambiente de desenvolvimento
    Projeto do jogo
    E agora, o que falta?
    Criando o projeto definitivo
    E ficou multiplataforma?
    Mas ainda dá para melhorar, não?
    Dando uma espiada no código
    Fixando a orientação
    Usando o acelerômetro
    O Game Loop
    Recursos de gameplay
    Resultado
    O que mais falta?
    Níveis
    Pontos
    Monetização
    Áudio e visual
    Localização e internacionalização

    11. Desenvolvimento de Games no Windows Phone
    Pré-requisitos para o desenvolvimento com Windows Phone
    Configurando o PhoneGap no Visual Studio Express
    Usando o acelerômetro no Windows Phone
    Detalhes da implementação Cordova em .Net
    Implementando o game BueiroBall no Windows Phone
    Tudo sobre o Marketplace
    O que é necessário para publicar uma App no Marketplace?

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:296
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Brasport
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2012
    ISBN:9788574525358
    Encadernação:Brochura
    Autor:Cleuton Sampaio
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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