Programando em C Volume II - A Biblioteca Padrão de C
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Tutorial JavaServer Faces com PrimeFaces, CDI e WildFly - Volume 2
“Tutorial JavaServer Faces com PrimeFaces, CDI e WildFly” é uma obra composta por três volumes, onde o autor revela, de forma didática e com um passo a passo, todos os segredos do desenvolvimento Java para a Web com as ferramentas mais modernas da Tecnologia da Informação. ... Ler mais +
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Introdução ao IBM DB2 Universal Database
Este livro é para você, profissional autodidata que quer aprender fácil e rapidamente a utilizar o gerenciador de banco de dados IBM® DB2® Universal DatabaseTM (ou simplesmente, DB2 UDB) através de uma abordagem bem prática, direta e objetiva. Conta com diversos exercícios com o passo-a-passo bem detalhado, aliado a um mínimo de teoria necessária ao entendimento de cada um deles. Sempre indo direto ao ponto, sem enrolação! Essa é uma abordagem interessante, que dá uma excelente visão geral do DB2 UDB, de suas principais ferramentas, assistentes e funcionalidades mais utilizadas. Inclui CD- ROM com: novíssima versão 9 do IBM DB2 para você instalar e testar Todos os scripts dos exercícios Diversos materiais complementares para incrementar seu estudo e acelar o aprendizado Dicas para desenvolver aplicações utilizando DB2 Informações para de outros bancos de dados para o DB2 Abordagem prática, direta e efetiva para auto-estudo Tudo em português E muito mais!!!! ... Ler mais +
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FXRuby - Crie GUIs Enxutas e Excelentes com o Ruby
Com uma combinação de exercícios tutoriais e informação técnica focada, o FXRuby vai além do básico para equipar você com um conhecimento comprovado e prático, e técnicas para o desenvolvimento de aplicações reais em FXRuby. Você vai rapidamente estar escrevendo GUIs poderosas e sofisticadas em sua linguagem de programação favorita, o Ruby. Se você for recém-chegado à programação de GUI, este livro apresentará você às bases da programação em FXRuby. Você vai construir uma aplicação GUI com o FXRuby desde o início até o término. Se você for um desenvolvedor de software experiente que precisa apenas se tornar completamente operacional com o FXRuby e saber o que ele pode fazer por você, este livro ajudará a você botar o FXRuby para trabalhar em suas aplicações baseadas em Ruby ... Ler mais +
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Este livro descreve, passo a passo, como criar sua própria aplicação de e-commerce, desenvolvida paralelamente ao processo de aprendizado e usando a tecnologia MEAN. Você aprenderá a desenvolver um site de e-commerce de alta qualidade e capaz de entrar em produção e terá condições e conhecimento para adicionar seus próprios recursos a ele. ... Ler mais +
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Neste livro você aprenderá o essencial para obter o máximo proveito dos recursos deste incrível framework e será capaz de criar sites com qualidade profissional. ... Ler mais +
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Construindo Chatbots com Python
Construa seu próprio chatbot usando Python e ferramentas open source. Este livro começa com uma introdução aos chatbots na qual você obterá informações vitais sobre sua arquitetura. ... Ler mais +
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Programando em C Volume II - A Biblioteca Padrão de C
C continua sendo uma das linguagens de programação mais populares em termos de postos de trabalho e programas publicamente disponíveis. ... Ler mais +
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Padrões de Programação: Para Fábricas de Softwares, Analista e Programadores
Essencial para profissionais e estudantes de programação, Padrões de Programação traz os conhecimentos básicos para o desenvolvimento de softwares simples, baseando-se nos padrões de programação em questão. São apresentados os padrões, e como eles ajudam a projetar um software. E o autor mostra também como aplicar cada um dos padrões, baseando-se em exemplos práticos e de fácil entendimento. ... Ler mais +
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Primeiros Passos com Sensores - Perceba o mundo usando eletrônica, Arduino e Raspberry Pi
Os sensores estão ao nosso redor. O mundo está cheio deles: de sensores infravermelhos em detectores de movimento a detectores de monóxido de carbono nas residências – até mesmo em minúsculos acelerômetros, módulos GPS e câmeras dentro de seu smartphone. Graças à proliferação dos dispositivos móveis, os sensores atualmente estão incrivelmente acessíveis quanto ao preço, o que significa que você pode combinar sensores de baixo custo com placas baseadas em microcontroladores para criar os seus próprios dispositivos.
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Este livro prático e totalmente ilustrado ensina você a conectar e a ler os sensores por meio de uma série de pequenos projetos. Você aprenderá a usar as placas Arduino e Raspberry Pi, incrivelmente populares, para processar dados por meio de programas simples que você irá desenvolver. ... Ler mais + -
Desenvolvendo Aplicações em Kylix
Tudo sobre como administrar a ferramenta RAD, das etapas de desenvolvimento inicial à distribuição de aplicações baseadas na Web. Traz detalhes sobre as estruturas, aplicações de bancos de dados e conjuntos de dados de RAD do Kilyx, ampliando o editor de código, usando Internet Direct para criar clientes e servidores de soquete e muito mais. ... Ler mais +
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Struts 2 Projeto e Programação
Struts é o framework mais popular para construção de aplicações web em Java escaláveis, e a versão 2 não é simplesmente uma extensão a Struts 1. Ela é uma nova arquitetura projetada elegantemente para suportar configuração fácil ou zero, extensão modular através de interceptadores, e distribuição de código via plugins. Interceptadores resolvem problemas comuns em desenvolvimento web ao habilitarem conversão de tipo, validação de entrada, upload de arquivo e download de arquivo programável, internacionalização, e outros. ... Ler mais +
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Rails para Desenvolvedores Java
Este é o livro para aquele que já é um programador Java e não necessita começar pelo básico, que já possui profunda experiência com as questões de projeto que inspiraram o Rails e pode usar esse conhecimento para aprender rapidamente Ruby e Rails. O Ruby parece bastante diferente de Java e algumas dessas diferenças oferecem suporte a poderosas abstrações ausentes em Java. Rails para desenvolvedores Java será seu guia nesse território novo, porém nada desconhecido. ... Ler mais +
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Algoritmos com JavaScript para Iniciantes
Neste livro, o leitor vai se deparar com as principais técnicas de desenvolvimento de algoritmos usando a ferramenta VisuAlg, muito poderosa, porém simples, parecida com o Portugol, de grande popularidade nos meios acadêmicos e presente nos livros mais utilizados na área de algoritmos. Juntamente com a linguagem JavaScript, uma linguagem extremamente flexível e que vai se adaptar as nossas preferências com bastante facilidade. JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível criada, a princípio, para ser executada em navegadores e manipular comportamentos de páginas Web. ... Ler mais +
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Data Science para Profissionais - Utilizando R
Veja a estatística de maneira simples e prática, revendo ou aprendendo conceitos importantes, como inferência. Aprenda a enxergar através dos dados, estruturados ou não, criando trabalhos de inferência, regressão, classificação e agrupamento. Veja como utilizar a linguagem R de um jeito descomplicado! Crie sistemas de Deep Learning utilizando o TensorFlow, da Google. TensorFlow? Em R? Sim!!! Aprenda a criar belas apresentações gráficas seguindo o conceito de “storytelling”. Um guia simples e completo com práticas, ferramentas e exemplos reais. ... Ler mais +
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Jornada DevOps: Unindo Teoria e Prática - 2ª Edição
VITRINE Os Livros mais Vendidos !
O propósito deste livro é apresentar como as práticas DevOps permitem uma visão colaborativa de ponta a ponta, inclusive segurança, visando potencializar a implantação contínua de software com qualidade. A Jornada Colaborativa é uma comunidade apaixonada por pessoas e tecnologia que escreve livros unindo experiências diversificadas dos coautores e curadoria dos organizadores selecionados para manter o alto padrão de qualidade. ... Ler mais +
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O leitor vai se deparar com os principais comandos e técnicas para se criar site usando o framework Joomla, bem como saber como hospedar seu site em um provedor on-line. Administrar usuários e conteúdos. Deixar seu site em evidência, usando técnicas de Web Marketing. ... Ler mais +
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Macromedia Dreamweaver Ultradev 4 ( Guia Rápido para Desenvolvimento na 'Web)
O Dreamweaver Ultradev 4 é considerado uma das melhores ferramentas para criação de sites na Web. Este livro tem por objetivo ensinar os recursos eficientes do Ultradev 4 para tornar simples a administração do seu Web site. aborda desde o projeto de banco de dados até a recuperação de dados, passando pela criação de seus próprios códigos ASP e arquivos em um servidor.Os tópicos são apresentados na forma "tela em tela", facilitando o aprendizado. Acompanha CD-ROM com as versões experimentais de: Macromedia Dreamweaver 4, Macromedia Fireworks 4, Macromedia Flash 5, HomeSite 4.5, ColdFusion 4.5, JRun 3.0 e Kawa 5.0. ... Ler mais +
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Algoritmos - Programação para Iniciantes - 2ª Edição Revisada
Este livro tem por objetivo apresentar os fundamentos da lógica para a programação de computadores, capacitando o leitor a construir algoritmos estruturados, e traz assuntos e exercícios baseados em experiências reais do autor vivenciadas em sala de aula. A leitura não exige maior conhecimento do assunto por parte do leitor, mas apenas familiaridade com a operação do microcomputador. Voltado para estudantes dos cursos técnicos introdutórios em programação de computadores, aplicados nas áreas de Informática, Ciência da Computação, Engenharias, técnico profissionalizante de nível médio e outras, o livro apresenta como principais características uma nova linguagem estruturada para a construção de algoritmos, texto renovado e atual, fortemente baseado na didática utilizada em aulas de programação, intensa carga de exercícios resolvidos e problemas propostos, além de curiosidades sobre computadores, algoritmos e programação, estimulando o interesse do leitor pelo assunto. ... Ler mais +
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O Spring é uma brisa de renovação soprando sobre o panorama de Java. Baseado em um princípio de projeto chamado Inversão de Controle, o Spring é um framework eficiente, porém leve, que não exige o uso de EJBs. O Spring reduz significativamente a complexidade do uso de interfaces, agiliza e simplifica o desenvolvimento de uma aplicação. O usuário obtém os recursos eficientes e robustos de EJB, e consegue manter a simplicidade do JavaBean não-enterprise. Spring em Ação apresenta os conceitos inerentes ao Spring e inicia imediatamente uma exploração prática desse framework. Combinando pequenos trechos de código e um exemplo progressivo desenvolvido ao longo do livro, mostra como construir aplicações J2EE simples e eficientes. ... Ler mais +
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Dominando o BORLAND JBUILDER X
Este livro apresenta um amplo panorama no desenvolvimento de programas utilizando a linguagem Java no programa JBuilder X, passando do desenvolvimento de aplicativos básicos à elaboração de programas mais sofisticados com a utilização de bancos de dados. O leitor aprenderá a utilizar componentes Java Swing dos mais diversos tipos, a desenvolver tanto layouts como eventos em seus aplicativos, e a utilizar o banco de dados MySQL e se desenvolver na linguagem SQL. Descobrirá ainda como os componentes do JBuilder, no desenvolvimento com bancos de dados ou arquivos de texto, podem facilitar o seu trabalho na criação de aplicativos. ... Ler mais +
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Desenvolvendo Aplicações com JSP, Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax é um livro sobre as tecnologias mais usadas no mercado, com métodos eficientes que ajudarão o iniciante a programar aplicações Web escritas em Java com simplicidade. As tecnologias abordadas permitem ao leitor desenvolver desde simples aplicativos até os mais complexos sistemas exigidos por grandes corporações. Com uma abordagem no estilo “livro de receitas”, o leitor aprenderá: § Os fundamentos do desenvolvimento Web com Java, como instalação e configuração de um contêiner Servlet; § Desenvolvimento com Servlets, criação de cokies e sessões, enviar e receber dados, assim como publicá-los; § Criação de páginas JavaServer Pages (JSP), JavaBeans e conexão com o banco de dados; § Desenvolvimento de páginas utilizando JSTL, Custom Tags e JavaServer Faces; § Os padrões DAO e MVC. ... Ler mais +
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Informática Aplicada à Educação: algumas reflexões e práticas
Este livro destina-se aos interessados em conhecer diferentes vertentes da informática no contexto escolar, partindo de técnicas de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, perpassando por críticas pedagógicas e experiências em sala de aula com uso de computadores como ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares e na formação de professores. Por esse motivo, esse livro torna-se bastante motivador aos iniciantes e aos pesquisadores já atuantes na área para terem como mais uma referência para seus estudos e práticas acadêmicas. Esta obra irá motivar inovações em currículos escolares de instituições de ensino e também despertar o interesse em novas propostas de programas de especialização sobre a Informática na Educação, devido às diferentes visões sobre uma inclusão digital multidimensional e democrática. ... Ler mais +
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Linguagem de Programação COBOL para Mainframe
Este livro é destinado a pessoas interessadas em ingressar num dos ramos da informática que mais cresce nos últimos anos. Estudantes de informática de qualquer nível que desejam conhecer esta linguagem encontrarão neste livro uma forma didática, seqüencial e com estruturas que podem ser utilizadas como referência para a construção de qualquer tipo e complexidade de programa na linguagem COBOL no ambiente Mainframe. Profissionais que já atuam no ambiente Mainframe, em sistemas construídos em outras linguagens que interagem com o Mainframe através da linguagem COBOL, também encontram neste livro um embasamento que irá ajudar a entender e a construir melhores estruturas de programas. ... Ler mais +
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Produzindo Games com UNREAL ENGINE - Acompanha CD
O leitor encontrará nesta obra como desenvolver games no software mais usado do mundo, pelos maiores estúdios de desenvolvimento, que faz os principais jogos para PlayStation2 e 3, Xbox/Xbox360, Nintendo Wii, Nintendo Cubo e PC (Computador Pessoal). O Unreal Engine não é apenas um simples engine, ele é o engine mais popular do mundo e isso se dá ao fato de que os principais jogos no mundo para as plataformas PC, Xbox, PlayStation, Nintendo Wii, Cube, Maços e Linux foram produzidos nele. ... Ler mais +
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Desenvolvendo Aplicações em Kylix
Tudo sobre como administrar a ferramenta RAD, das etapas de desenvolvimento inicial à distribuição de aplicações baseadas na Web. Traz detalhes sobre as estruturas, aplicações de bancos de dados e conjuntos de dados de RAD do Kilyx, ampliando o editor de código, usando Internet Direct para criar clientes e servidores de soquete e muito mais. ... Ler mais +
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Desenvolvendo Aplicações com JSP, Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax é um livro sobre as tecnologias mais usadas no mercado, com métodos eficientes que ajudarão o iniciante a programar aplicações Web escritas em Java com simplicidade. As tecnologias abordadas permitem ao leitor desenvolver desde simples aplicativos até os mais complexos sistemas exigidos por grandes corporações. Com uma abordagem no estilo “livro de receitas”, o leitor aprenderá: § Os fundamentos do desenvolvimento Web com Java, como instalação e configuração de um contêiner Servlet; § Desenvolvimento com Servlets, criação de cokies e sessões, enviar e receber dados, assim como publicá-los; § Criação de páginas JavaServer Pages (JSP), JavaBeans e conexão com o banco de dados; § Desenvolvimento de páginas utilizando JSTL, Custom Tags e JavaServer Faces; § Os padrões DAO e MVC. ... Ler mais +
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Curso Básico de Programação - Teoria e Prática
Este livro aborda a programação para computadores digitais de uma maneira moderna, prática e didática, com o objetivo de introduzir o leitor ao fantástico mundo da computação eletrônica. A obra foi escrita para proporcionar ao leitor uma visão ampla e objetiva do assunto, utilizando um método de fácil assimilação e aplicação, com uma abordagem simples e abstraindo das complexidades muito comuns em obras especializadas nesta área. ... Ler mais +
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Dominando o BORLAND JBUILDER X
Este livro apresenta um amplo panorama no desenvolvimento de programas utilizando a linguagem Java no programa JBuilder X, passando do desenvolvimento de aplicativos básicos à elaboração de programas mais sofisticados com a utilização de bancos de dados. O leitor aprenderá a utilizar componentes Java Swing dos mais diversos tipos, a desenvolver tanto layouts como eventos em seus aplicativos, e a utilizar o banco de dados MySQL e se desenvolver na linguagem SQL. Descobrirá ainda como os componentes do JBuilder, no desenvolvimento com bancos de dados ou arquivos de texto, podem facilitar o seu trabalho na criação de aplicativos. ... Ler mais +
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Programação Orientada a Objetos Usando Java
A linguagem de programação Java tornou-se uma das linguagens mais populares da indústria de software. Os produtos de software desenvolvidos em Java estão sendo executados em diversos dispositivos, desde celulares e televisões até computadores de grande porte. Uma das características de Java que mais atrai a maioria dos programadores é o paradigma orientado a objetos, que permite a modularização do software e o reuso de suas partes em outros sistemas, aumentando, assim, a qualidade do produto e a produtividade da equipe de desenvolvimento. Entretanto, para que isso aconteça efetivamente, é necessário assimilar de maneira profunda os conceitos da orientação a objetos. Neste sentido, este livro oferece ao leitor uma combinação única entre os conceitos da orientação a objetos e as estruturas da linguagem Java, apresentando vários exemplos e estudos de casos práticos. Além disso, o leitor poderá praticar o que foi ensinado resolvendo diversos exercícios propostos no livro. ... Ler mais +
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O Rave Report veio substituir o QuickReport, seguindo a linha evolutiva da linguagem de programação e permitindo maior eficiência ao desenvolvedor Delphi. O que faltava era algo que informasse como proceder diante desta nova ferramenta. Rave Report com Delphi vem de encontro à essa necessidade do mercado, oferecendo exemplos passo a passo sobre como utilizar os recursos do grande gerador de relatórios. Desvende os mistérios do rave Report com Ramos de Souza Janones de forma criativa e elucidativa. ... Ler mais +
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Programação web com Node e Express - Beneficiando-se da stack JavaScript
Construa aplicações web dinâmicas com o Express, um componente-chave da stack de desenvolvimento Node/JavaScript. Nesta edição atualizada, o autor Ethan Brown ensina os fundamentos do Express 5 percorrendo o desenvolvimento de uma aplicação. Este guia prático aborda de tudo, da renderização no lado do servidor ao desenvolvimento de uma API adequada para uso em aplicativos de página única (SPAs). ... Ler mais +
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Desenvolvimento Web com Django 3 Cookbook
Django é um framework web para perfeccionistas com prazos de entrega, projetado para ajudar você a criar projetos web gerenciáveis, de médio e grande portes, em um curto período. Esta quarta edição, Desenvolvimento Web com Django 3 Cookbook, foi atualizada com os recursos mais recentes de Django 3 para orientá-lo no processo de desenvolvimento, de modo eficaz. Este livro sobre Django começa ajudando você a criar um ambiente virtual e a estrutura do projeto para implementar aplicações web com Python. Você aprenderá a criar modelos, views, formulários e templates para suas aplicações web e então integrará JavaScript em suas aplicações Django a fim de acrescentar mais recursos. À medida que avançar, criará sites responsivos para vários idiomas, prontos para serem compartilhados em redes sociais. O livro orientará você no processo de uploading e processamento de imagens, na renderização de dados em HTML5, PDF e Excel, no uso e na criação de APIs e na navegação por diferentes tipos de dados em Django. Você se tornará um profundo conhecedor das melhores práticas de segurança e de técnicas de caching para aumentar a segurança e a velocidade de seu site. Esta edição o ajudará a trabalhar não só com o banco de dados PostgreSQL, mas também com o MySQL. Há também receitas sofisticadas para usar Django com o Docker e o Ansible nos ambientes de desenvolvimento, staging e produção. Ao finalizar este livro, você se tornará proficiente no uso dos recursos eficazes de Django e estará preparado para criar sites robustos. ... Ler mais +
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Spring Data JPA - Persistência Simples e Eficaz
Este livro tem como foco apresentar o Spring Data JPA, um subprojeto do Spring Framework voltado à persistência em bancos de dados relacionais. Se para você a implementação de uma camada de persistência passou a ser algo cansativo, que demanda muito tempo e código repetitivo para escrever suas operações de CRUD, o conteúdo desta obra irá mudar a sua visão. O Spring Data JPA visa melhorar significativamente a implementação da camada de acesso a dados, reduzindo o esforço, a quantidade de linhas de código e oferecendo diversas formas de realizar uma mesma operação. ... Ler mais +
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FireMonkey, FireDac e Firebird - Uma Aplicação Desktop
Este é um livro essencialmente prático e mostra como utilizar o framework no desenvolvimento de uma ferramenta de administração de bancos de dados Firebird, em ambiente desktop. Originado do InterBase, o Firebird é um sistema gerenciador de bancos de dados relacional extremamente robusto, gratuito, e que vale a pena ser investigado e utilizado em diversos tipos de aplicações. ... Ler mais +
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Linguagem de Programação COBOL para Mainframe
Este livro é destinado a pessoas interessadas em ingressar num dos ramos da informática que mais cresce nos últimos anos. Estudantes de informática de qualquer nível que desejam conhecer esta linguagem encontrarão neste livro uma forma didática, seqüencial e com estruturas que podem ser utilizadas como referência para a construção de qualquer tipo e complexidade de programa na linguagem COBOL no ambiente Mainframe. Profissionais que já atuam no ambiente Mainframe, em sistemas construídos em outras linguagens que interagem com o Mainframe através da linguagem COBOL, também encontram neste livro um embasamento que irá ajudar a entender e a construir melhores estruturas de programas. ... Ler mais +
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Vida de Programador – Volume 1 - /* coleção de tirinhas e outras histórias */
Programação é um processo criativo, é uma arte. E isso é muito bom, pois, se fosse algo mecânico, nós já teríamos sido substituídos por máquinas. Por outro lado, é muito ruim quando você precisa dar manutenção em código de algum programador que abusa dessa criatividade. ... Ler mais +
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Jornada DevOps: Unindo Teoria e Prática - 2ª Edição
VITRINE Os Livros mais Vendidos !
O propósito deste livro é apresentar como as práticas DevOps permitem uma visão colaborativa de ponta a ponta, inclusive segurança, visando potencializar a implantação contínua de software com qualidade. A Jornada Colaborativa é uma comunidade apaixonada por pessoas e tecnologia que escreve livros unindo experiências diversificadas dos coautores e curadoria dos organizadores selecionados para manter o alto padrão de qualidade. ... Ler mais +
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Data Science para Profissionais - Utilizando R
Veja a estatística de maneira simples e prática, revendo ou aprendendo conceitos importantes, como inferência. Aprenda a enxergar através dos dados, estruturados ou não, criando trabalhos de inferência, regressão, classificação e agrupamento. Veja como utilizar a linguagem R de um jeito descomplicado! Crie sistemas de Deep Learning utilizando o TensorFlow, da Google. TensorFlow? Em R? Sim!!! Aprenda a criar belas apresentações gráficas seguindo o conceito de “storytelling”. Um guia simples e completo com práticas, ferramentas e exemplos reais. ... Ler mais +
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Introdução às Expressões Regulares
Se você é um programador que ainda não tem experiência com expressões regulares, este livro de fácil compreensão é um ótimo ponto de partida. Você aprenderá os conceitos fundamentais, passo a passo, com o auxílio de inúmeros exemplos, descobrindo em primeira mão como associar, extrair e transformar textos ao fazer correspondências usando palavras, caracteres e padrões específicos... ... Ler mais +
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O leitor vai se deparar com os principais comandos e técnicas para se criar site usando o framework Joomla, bem como saber como hospedar seu site em um provedor on-line. Administrar usuários e conteúdos. Deixar seu site em evidência, usando técnicas de Web Marketing. ... Ler mais +
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Produzindo Games com UNREAL ENGINE - Acompanha CD
O leitor encontrará nesta obra como desenvolver games no software mais usado do mundo, pelos maiores estúdios de desenvolvimento, que faz os principais jogos para PlayStation2 e 3, Xbox/Xbox360, Nintendo Wii, Nintendo Cubo e PC (Computador Pessoal). O Unreal Engine não é apenas um simples engine, ele é o engine mais popular do mundo e isso se dá ao fato de que os principais jogos no mundo para as plataformas PC, Xbox, PlayStation, Nintendo Wii, Cube, Maços e Linux foram produzidos nele. ... Ler mais +
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Struts 2 Projeto e Programação
Struts é o framework mais popular para construção de aplicações web em Java escaláveis, e a versão 2 não é simplesmente uma extensão a Struts 1. Ela é uma nova arquitetura projetada elegantemente para suportar configuração fácil ou zero, extensão modular através de interceptadores, e distribuição de código via plugins. Interceptadores resolvem problemas comuns em desenvolvimento web ao habilitarem conversão de tipo, validação de entrada, upload de arquivo e download de arquivo programável, internacionalização, e outros. ... Ler mais +
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Sistema em ASP 3.0 Utilizando Três Camadas
PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS
O ASP 3.0 pode ser abordado de várias formas e com vários seguimentos, de segurança ou sem segurança, utilizando camadas ou sem camadas. No livro é demonstrada diretamente a utilização de ASP 3.0 Visual Basic para a criação de camadas e COM Plus. Para quem nunca trabalhou com COM Plus, saiba que pode ser excelente para manter uma segurança de dados, segurança com senhas; e quem cuida dessa dinamização é o gerenciador COM Plus. Componentes são construídos diretamente no Visual Basic 6.0, os quais viram arquivos dll, e em seguida, as dlls são registradas no COM PLUS, e assim acessadas diretamente pelo ASP 3.0. Intere-se de todo o processo, e aprenda mais sobre isso tudo lendo este livro. Mergulhe no universo ASP 3.0. ... Ler mais +
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Conheça dispositivos de leitura, processos de produção e modelos de negócio Se editores e autores trabalharem juntos e conectados à demanda do mercado, verão que existe espaço para livros impressos e digitais caminharem juntos tranquilamente por muito tempo. ... Ler mais +
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Modelagem Visual com Rational Rose 2000 e UML
O livro introduz conceitos sobre o programa e oferece orientações de como utilizá-lo adequadamente. Aborda a criação de comandos e sua utilização, estereótipos e pacotes UML, acréscimo de comportamento e estrutura, verificação de consistência de modelo e relacionamento de superclasse, subclasse e herança, entre outros tópicos. ... Ler mais +
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Tutorial JavaServer Faces com PrimeFaces, CDI e WildFly - Volume 2
“Tutorial JavaServer Faces com PrimeFaces, CDI e WildFly” é uma obra composta por três volumes, onde o autor revela, de forma didática e com um passo a passo, todos os segredos do desenvolvimento Java para a Web com as ferramentas mais modernas da Tecnologia da Informação. ... Ler mais +
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Aumente o poder de ASP para criar páginas da Web dinâmicas e aplicações que ampliem a funcionalidade em nível de servidor. Atualizado e repleto de scripts prontos para execução, este livro é um guia prático que abrange todos os assuntos relacionados a este tema, desde as características fundamentais do ASP até a criação de aplicações para a Web consistentes orientadas a banco de dados. As aplicações, scripts e fragmentos de código que fazem parte do CD são abordadas no texto, facilitando a navegação através do conteúdo do livro. O livro contém definições de processos para criação de uma loja virtual e de um site de leilão online. Acompanha um CD-ROM para auxiliar no aprendizado. ... Ler mais +
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O Spring é uma brisa de renovação soprando sobre o panorama de Java. Baseado em um princípio de projeto chamado Inversão de Controle, o Spring é um framework eficiente, porém leve, que não exige o uso de EJBs. O Spring reduz significativamente a complexidade do uso de interfaces, agiliza e simplifica o desenvolvimento de uma aplicação. O usuário obtém os recursos eficientes e robustos de EJB, e consegue manter a simplicidade do JavaBean não-enterprise. Spring em Ação apresenta os conceitos inerentes ao Spring e inicia imediatamente uma exploração prática desse framework. Combinando pequenos trechos de código e um exemplo progressivo desenvolvido ao longo do livro, mostra como construir aplicações J2EE simples e eficientes. ... Ler mais +
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- DescriçãoResenha
C continua sendo uma das linguagens de programação mais populares em termos de postos de trabalho e programas publicamente disponíveis. Levando-se isso em consideração, é imperativo o domínio desta linguagem no currículo de qualquer programador. A biblioteca padrão de C complementa a linguagem oferecendo recursos que facilitam a escrita de programas. Este volume examina minuciosamente todos os componentes dos 24 cabeçalhos que integram esta biblioteca. São explorados ainda outros tópicos importantes em programação, como localização, portabilidade, caracteres extensos e multibytes, tratamento de sinais e exceções. Este volume é recomendado como curso intermediário de programação e tem como objetivos servir como referência para programadores de C e ensinar alguns tópicos avançados de programação usando esta linguagem. O público-alvo são professores e estudantes de Computação e Engenharia, mas o texto também pode ser utilizado por administradores de sistemas Unix/Linux e autodidatas em programação. No site do livro na internet encontram-se os códigos-fonte de todos os exemplos apresentados e de outros programas não inseridos no livro, e há ainda vasto material que complementa o texto. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Assuntos C++ Especificações
Sobre o Autor Ulysses de Oliveira
Ulysses de Oliveira, professor do Departamento de Informática (CCEN) da Universidade Federal da ParaÃba, graduou-se em Engenharia Civil (1982) e em FÃsica (1983) nesta universidade. Em 1988, obteve o tÃtulo de Mestre em Ciências no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, na área de Engenharia de Sistemas. Em 1996, obteve o tÃtulo de PhD em Ciências Cognitivas e da Computação na Universidade de Sussex, na Inglaterra. Possui mais de quinze anos de ensino de programação em diversas linguagens e experiência em programação em C e C++ nas plataformas Unix, Macintosh e Windows/DOS.Informações Técnicas Capítulo 1
Introdução à biblioteca padrão de C - 1 1.1 Cabeçalhos - 3 1.2 Componentes - 4 1.3 Recomendações gerais de uso - 5 1.4 Macros e funções - 8 1.5 Cabeçalhos pré-compilados - 10 1.6 Visão geral dos cabeçalhos padronizados - 10 1.6.1 - 11 1.6.2 (C99) - 11 1.6.3 - 13 1.6.4 - 14 1.6.5 (C99) - 14 1.6.6 - 15 1.6.7 (C99) - 17 1.6.8 - 18 1.6.9 - 18 1.6.10 - 19 1.6.11 - 20 1.6.12 - 25 1.6.13 - 25 1.6.14 - 26 1.6.15 (C99) - 27 1.6.16- 27 1.6.17 (C99) - 28 1.6.18 - 30 1.6.19 - 33 1.6.20 - 36 1.6.21 (C99) - 38 1.6.22 - 38 1.6.23 - 39 1.6.24 - 44 1.7 Componentes repetidos em cabeçalhos - 45 1.7.1 Tipo size_t - 45 1.7.2 Macro NULL - 46 1.7.3 Outros componentes repetidos - 47 1.8 Sistemas com hospedeiro e sistemas livres - 47 1.9 Exercícios de Revisão – 48
Capítulo 2
Números inteiros - 51 2.1 Introdução - 53 2.2 Tipos inteiros primitivos - 53 2.3 Propriedades dos tipos inteiros primitivos: - 55 2.4 Portabilidade de inteiros I: (C99) - 58 2.4.1 Tipos - 58 2.4.2 Macros - 59 2.5 Portabilidade de inteiros II:(C99) - 62 2.5.1 Tipo imaxdiv_t - 62 2.5.2 Macros - 63 2.5.3 Funções - 66 imaxdiv() (C99) - 67 strtoimax() (C99) - 68 strtoumax() (C99) - 70 wcstoimax() (C99) - 72 wcstoumax() (C99) - 73 2.6 Operações aritméticas inteiras - 75 2.6.1 Tipos - 75 div_t - 75 ldiv_t - 75 lldiv_t (C99) - 75 2.6.2 Funções - 75 abs() - 75 div() - 76 labs() - 77 llabs() (C99) - 78 ldiv() - 79 lldiv() (C99) - 81 2.7 Exercícios de Revisão – 82
Capítulo 3
Números de ponto flutuante reai - 85 3.1 Introdução - 87 3.2 Tipos primitivos de ponto fl utuante reais - 87 3.3 Conceitos fundamentais de aritmética de ponto flutuante - 89 3.3.1 Underflow e overflow - 89 3.3.2 Representações - 89 3.3.3 Erros de domínio e de intervalo - 90 Erros de domínio - 91 Erros de intervalo - 91 3.3.4 Exceções de ponto flutuante - 91 3.3.5 Modos de arredondamento - 92 3.3.6 Precisão - 93 3.3.7 Ordenação - 94 3.4 Pragmas para operações de ponto flutuante - 94 3.4.1 Pragma FP_CONTRACT - 94 3.4.2 Pragma FENV_ACCESS - 95 3.5 Propriedades de números de ponto fl utuante: - 96 3.6 Operações de ponto fl utuante reais: - 102 3.6.1 Tipos - 102 double_t (C99) - 102 fl oat_t (C99) - 103 3.6.2 Macros - 103 FP_FAST_FMA (C99) - 103 FP_FAST_FMAF (C99) - 103 FP_FAST_FMAL (C99) - 104 FP_ILOGB0 (C99) - 104 FP_ILOGBNAN (C99) - 104 FP_INFINITE (C99) - 104 FP_NAN (C99) - 104 FP_NORMAL (C99) - 105 FP_SUBNORMAL (C99) - 105 FP_ZERO (C99) - 105 HUGE_VAL - 105 HUGE_VALF (C99) - 105 HUGE_VALL (C99) - 106 INFINITY - 106 MATH_ERRNO (C99) - 106 MATH_ERREXCEPT (C99) - 106 math_errhandling (C99) - 107 NAN (C99) - 107 Exemplo de uso de macros defi nidas em - 107 3.6.3 Visão geral das funções declaradas em - 108 3.6.4 Funções trigonométricas -111 acos() - 111 asin() - 111 atan() - 112 atan2() - 112 cos() - 114 sin() - 114 tan() - 115 3.6.5 Funções hiperbólicas - 115 acosh() (C99) - 115 asinh() (C99) - 116 atanh() (C99) - 116 cosh() - 117 sinh() - 118 tanh() - 118 3.6.6 Funções de arredondamento - 119 ceil() - 119 fl oor() - 120 llrint() (C99) - 121 llround() (C99) - 121 lrint() (C99)- 123 lround() (C99) - 123 nearbyint() (C99) - 124 nextafter() (C99) - 125 nexttoward() (C99) - 126 rint() (C99) - 128 round() (C99) - 129 trunc() (C99) - 130 3.6.7 Funções de erro - 131 erf() (C99) - 131 erfc() (C99) - 131 3.6.8 Funções exponenciais e logarítmicas - 132 cbrt() (C99) - 132 exp() - 133 exp2() (C99) - 134 expm1() (C99) - 134 frexp() - 135 ilogb() (C99) - 137 ldexp() - 137 log() - 138 log10() - 139 log1p() (C99) - 140 log2() (C99) - 140 logb() (C99) - 142 pow() - 143 scalbln() (C99) - 144 scalbn() (C99) - 145 sqrt() - 146 3.6.9 Funções de comparação - 147 fdim() (C99) - 147 fmax() (C99) - 147 fmin() (C99) - 148 3.6.10 Funções gama - 149 lgamma() (C99) - 149 tgamma() (C99) - 150 3.6.11 Funções de divisão - 151 fmod() - 151 remainder() (C99) - 152 remquo() (C99) - 152 3.6.12 Outras funções declaradas em - 154 copysign() (C99) - 154 fabs() - 155 fma() (C99) - 155 hypot() (C99) - 156 modf() - 157 nan() (C99) - 158 signbit() (C99) - 159 3.6.13 Macros de classifi cação - 160 fpclassify() (C99) - 160 isfi nite() (C99) - 162 isgreater() (C99) - 162 isgreaterequal() (C99) - 163 isinf() (C99) - 163 isless() (C99) - 164 islessequal() (C99) - 164 islessgreater() (C99) - 165 isnan() (C99) - 166 isnormal() (C99) - 166 isunordered() (C99) - 167 3.7 Tratamento de exceções e arredondamento: (C99) - 169 3.7.1 Tipos - 169 fenv_t - 169 fexcept_t - 169 3.7.2 Macros - 169 FE_ALL_EXCEPT - 170 FE_DFL_ENV - 170 FE_DIVBYZERO - 170 FE_DOWNWARD - 170 FE_INEXACT - 171 FE_INVALID - 171 FE_OVERFLOW - 171 FE_TONEAREST - 172 FE_TOWARDZERO - 172 FE_UNDERFLOW - 172 FE_UPWARD - 172 3.7.3 Funções - 173 feclearexcept() (C99) - 173 fegetenv() (C99) - 173 fegetexceptfl ag() (C99) - 174 fegetround() (C99) - 175 feholdexcept() (C99) - 176 feraiseexcept() (C99) - 176 fesetenv() (C99) - 179 fesetexceptfl ag() (C99) - 181 fesetround() (C99) - 184 fetestexcept() (C99) - 186 feupdateenv() (C99) - 187 3.8 Exercícios de Revisão – 191
Capítulo 4
Números de ponto fl utuante complexos e macros genéricas - 197 4.1 Introdução - 199 4.2 Tipos primitivos de ponto fl utuante complexos - 199 4.3 Pragma CX_LIMITED_RANGE - 200 4.4 Suporte para números complexos: (C99) - 202 4.4.1 Macros - 202 4.4.2 Visão geral das funções declaradas em - 202 4.4.3 Funções trigonométricas complexas - 204 cacos() (C99) - 204 casin() (C99) - 204 catan() (C99) - 205 ccos() (C99) - 205 csin() (C99) - 206 ctan() (C99) - 206 4.4.4 Funções hiperbólicas complexas - 208 cacosh() (C99) - 208 casinh() (C99)- 208 catanh() (C99) - 209 ccosh() (C99) - 209 csinh() (C99) - 210 ctanh() (C99) - 210 4.4.5 Funções exponenciais e logarítmicas complexas - 212 cexp() (C99) - 212 clog() (C99) - 212 cpow() (C99) - 213 csqrt() (C99) - 213 4.4.6 Outras funções declaradas em - 214 cabs() (C99) - 215 carg() (C99) - 215 cimag() (C99) - 215 conj() (C99) - 216 cproj() (C99) - 216 creal() (C99) - 217 4.5 Macros aritméticas genéricas: (C99) - 218 4.6 Exercícios de Revisão – 223
Capítulo 5
Localização e datação - 225 5.1 Introdução - 227 5.1.1 Localidades - 227 5.1.2 Implementação de localidades em sistemas operacionais da família Unix - 228 5.1.3 Localização e internacionalização - 230 5.1.4 A base de dados CLDR e a biblioteca ICU - 230 5.2 Localização de programas: - 231 5.2.1 Estruturas lconv - 231 5.2.2 Macros - 237 5.2.3 Funções - 238 localeconv() - 238 setlocale() - 240 5.3 Datas e horas: - 243 5.3.1 Tipos - 244 clock_t - 244 size_t - 244 time_t - 244 tm - 244 5.3.2 Macros - 246 NULL - 246 CLOCKS_PER_SEC - 246 5.3.3 Funções - 247 asctime() - 247 clock() - 247 ctime() - 249 difftime() - 250 gmtime() - 251 localtime() - 252 mktime() - 253 strftime() - 255 time() - 257 5.4 Exercícios de Revisão – 258
Capítulo 6
Caracteres e strings monobytes - 261 6.1 Introdução - 263 6.1.1 Conjunto básico de caracteres - 263 6.1.2 Códigos de caracteres - 265 6.1.3 Páginas de código - 267 6.1.4 Problemas com caracteres monobytes - 268 6.1.5 Caracteres constantes - 269 6.1.6 Strings constantes - 270 6.2 Classifi cação e transformação de caracteres: - 271 6.2.1 Funções de classifi cação de caracteres - 271 isalnum() - 271 isalpha() - 272 isblank() (C99) - 273 iscntrl() - 274 isdigit() - 275 isgraph() - 275 islower() - 276 isprint() - 276 ispunct() - 277 isspace() - 278 isupper() - 280 isxdigit() - 280 6.2.2 Funções de transformação de caracteres - 282 tolower() - 282 toupper() - 282 6.3 Processamento de strings e blocos: - 284 6.3.1 Tipo size_t - 284 6.3.2 Macro NULL - 284 6.3.3 Funções de processamento de blocos - 284 memchr() - 284 memcmp() - 285 memcpy() - 287 memmove() - 289 memset() - 290 6.3.4 Funções de processamento de strings - 291 strcat() - 291 strchr() - 292 strcpy() - 293 strcspn() - 295 strerror() - 297 strlen() - 298 strncat() - 299 strncpy() - 301 strpbrk() - 302 strrchr() - 303 strspn() - 304 strstr() - 306 strtok() - 307 6.4 Introdução à colação de strings - 309 6.4.1 Colação versus ordenação - 310 6.4.2 Funções de colação de strings - 311 strcmp() - 312 strncmp() - 316 strcoll() - - 317 strxfrm() - 319 6.5 Funções de conversão de strings em números - 322 6.5.1 Conversões de strings em números inteiros - 323 atoi(), atol() e atoll() (C99) - 323 strtol(), strtoll() (C99), strtoul(), strtoull() (C99) - 325 6.5.2 Conversões de strings em números de ponto fl utuante reais - 327 atof() - 327 strtod(), strtof() (C99), strtold() (C99) - 329 6.5.3 Outras funções de conversão de strings em números - 331 6.6 Exercícios de Revisão – 332
Capítulo 7
Caracteres extensos e multibytes I: conceitos - 335 7.1 Introdução - 337 7.2 Caracteres e strings extensos - 337 7.3 Caracteres e strings multibytes - 338 7.3.1 Codifi cações multibytes com estado - 339 7.3.2 Codifi cações multibytes sem estado - 340 7.4 Caracteres extensos versus caracteres multibytes - 340 7.5 Códigos de caracteres extensos - 341 7.5.1 Unicode - 341 7.5.2 ISO 10646 - 344 7.5.3 Diferenças entre Unicode e ISO 10646 - 344 7.6 Esquemas de codifi cação de caracteres - 344 7.6.1 UTF-8 - 345 7.6.2 UTF-16, UTF-16BE e UTF-16LE - 348 7.6.3 UTF-32, UTF-32BE e UTF-32LE - 349 7.6.4 UCS-2 - 350 7.6.5 UCS-4 - 350 7.6.6 Escolha de um esquema de codifi cação - 350 7.7 Colação avançada - 351 7.7.1 Colação e localidade - 351 7.7.2 Colação em múltiplos níveis - .. 352 7.7.3 Casos especiais de colação - 354 Acentuação francesa - 354 Caracteres com contração - 355 Caracteres com expansão - 356 Colação aproximada - 356 7.7.4 Algoritmo de Colação Unicode - 356 Elementos de colação variáveis - 357 Chaves de ordenação - 359 Tabela DUCET - 360 Normalização - 362 Resumo do algoritmo UCA - 363 7.7.5 Busca - 364 7.7.6 Exemplo - 364 7.8 Exercícios de Revisão - 367
Capítulo 8
Caracteres extensos e multibytes II: suporte - 369 8.1 Introdução - 371 8.2 Conceitos e terminologias - 372 8.3 Implementações de caracteres extensos e multibytes em C - 375 8.3.1 Caracteres e strings extensos em C - 375 8.3.2 Caracteres e strings multibytes em C - 377 8.4 Conversões entre caracteres e strings extensos e multibytes: - 379 8.4.1 Preliminares - 379 8.4.2 Funções de conversão entre caracteres e strings extensos e multibytes I - 380 mblen() - 380 mbstowcs() - 381 mbtowc() - 385 wcstombs() - 388 wctomb() - 393 8.5 Suporte para caracteres multibytes e extensos: - 395 8.5.1 Tipos - 396 mbstate_t - 396 size_t - 396 tm - 396 wchar_t - 397 wctype_t - 397 wint_t - 397 8.5.2 Macros - 397 NULL - 397 WCHAR_MAX - 398 WCHAR_MIN - 398 WEOF - 398 8.5.3 Funções de conversão entre caracteres e strings extensos e multibytes II - 399 btowc() - 399 mbrlen() - 401 mbrtowc() - 405 mbsinit() - 408 mbsrtowcs() - 409 wcrtomb() - 412 wcsrtombs() - 414 wctob() - 417 8.5.4 Funções de processamento de arrays de caracteres extensos - 419 wmemchr() - 419 wmemcmp() - 420 wmemcpy() - 421 wmemmove() - 422 wmemset() - 424 8.5.5 Funções de processamento de strings extensos - 425 wcscat() - 425 wcschr() - 426 wcscmp() - 428 wcscoll() - 429 wcscpy() - 433 wcscspn() - 434 wcsftime() - 435 wcslen() - 437 wcsncat() - 438 wcsncmp() - 440 wcsncpy() - 442 wcspbrk() - 443 wcsrchr() - 445 wcsspn() - 446 wcsstr() - 447 wcstok() - 448 wcsxfrm() - 450 8.5.6 Funções de conversão de strings extensos em números - 453 wcstol(), wcstoll() (C99), wcstoul(), wcstoull() (C99) - 454 wcstod(), wcstof() (C99), wcstold() - 456 8.6 Classifi cação e transformação de caracteres extensos: - 459 8.6.1 Tipos - 459 wctrans_t - 459 wctype_t - 459 wint_t - 460 8.6.2 Macro WEOF - 460 8.6.3 Funções de classifi cação de caracteres extensos - 460 iswctype() - 467 wctype() - 469 8.6.4 Funções de transformação de caracteres extensos - 471 towctrans() - 471 towlower() - 471 towupper() - 472 wctrans() - 473 8.7 Exercícios de Revisão – 475
Capítulo 9
Funções com listas de argumentos variáveis - 479 9.1 Introdução - 481 9.2 Suporte para listas de argumentos variáveis: - 482 9.2.1 Tipo va_list - 482 9.2.2 Macros - 483 va_start() - 483 va_arg() - 483 va_end() - 484 va_copy() (C99) - 485 9.3 Como criar funções com listas de argumentos variáveis - 486 9.3.1 Uso direto de listas de argumentos variáveis - 486 9.3.2 Uso indireto de listas de argumentos variáveis - 488 9.4 Exemplos de funções com listas de argumentos variáveis - 490 9.5 Exercícios de Revisão - 498
Capítulo 10
Entrada e saída - 501 10.1 Introdução - 503 10.2 Conceitos fundamentais de entrada e saída - 503 10.2.1 Processamento de entrada e saída - 503 10.2.2 Streams - 503 10.2.3 Processamento de arquivos - 503 10.2.4 Formatos de arquivos - 504 10.2.5 Acesso a arquivos - 504 10.2.6 Streams padronizados: stdin, stdout e stderr - 505 10.2.7 Entrada e saída formatadas - 505 10.2.8 Buffering - 506 10.2.9 Orientação de streams - 506 10.3 Processamento de arquivos em C na prática - 508 10.4 Tipos - 510 fpos_t - 510 FILE - 510 10.5 Macros - 511 10.6 Variáveis globais - 512 10.7 Funções - 513 10.7.1 Abertura e fechamento de arquivos - 513 fopen() - 513 fclose() - 515 freopen() - 517 10.7.2 Gerenciamento de buffers - 519 setbuf() - 519 setvbuf() - 520 ffl ush() - 523 10.7.3 Processamento de caracteres monobytes - 524 getc() e fgetc() - 524 putc() e fputc() - 526 getchar() - 527 putchar() - 528 10.7.4 Processamento de linhas - 529 fgets() - 529 fputs() - 531 gets() - 532 puts() - 534 10.7.5 Processamento de blocos - 535 fread() - 535 fwrite() - 537 10.7.6 Entrada formatada: a família de funções scanf - 539 fscanf() - 541 scanf() - 542 vfscanf() - 544 vscanf() - 547 10.7.7 Saída formatada: a família de funções printf - 549 fprintf() - 552 printf() - 553 vfprintf() - 554 vprintf() - 555 10.7.8 Formatação em memória -557 sscanf() - 558 vsscanf() (C99) - 560 snprintf() (C99) - 562 sprintf() - 566 vsprintf() - 568 vsnprintf() (C99) - 570 10.7.9 Funções de posicionamento (acesso direto) - 572 fseek() - 572 ftell() - 576 fgetpos() - 579 fsetpos() - 580 rewind() - 582 10.7.10 Gerenciamento de arquivos - 584 remove() - 584 rename() - 585 10.7.11 Arquivos temporários - 586 tmpfi le() - 586 tmpnam() - 587 10.7.12 Detecção de erros em streams - 590 feof() - 590 clearerr() - 591 ferror() - 592 10.7.13 Funções perror() e ungetc() - 593 perror() - 593 ungetc() - 594 10.8 Funções de entrada e saída de caracteres e strings extensos - 597 fgetwc() e getwc() - 597 fgetws() - 598 fputwc() e putwc() - 600 fputws() - 601 fwide() - 602 fwprintf() - 605 fwscanf() - 606 getwchar() - 607 putwchar() - 608 swprintf() - 608 swscanf() - 610 ungetwc() - 611 vfwprintf() - 612 vfwscanf() (C99) - 615 vswprintf() - 616 vswscanf() (C99) - 618 vwprintf() - 621 vwscanf() (C99) - 622 wprintf() - 624 wscanf() - 624 10.9 Exercícios de Revisão – 626
Capítulo 11
Suporte para legibilidade e robustez - 633 11.1 Introdução - 635 11.2 Macros para o tipo booleano: (C99) - 636 11.3 Nomes legíveis para operadores: - 637 11.4 Macro assert(): - 639 11.5 Classifi cação de erros: - 640 11.5.1 Macros - 641 11.5.2 Variável Global errno - 641 11.6 Tratamento de sinais: - 644 11.6.1 Tipo sig_atomic_t - 646 11.6.2 Macros - 647 SIGFPE - 648 SIGILL - 648 SIGSEGV - 649 SIGABRT - 649 SIGTERM - 649 SIGINT - 650 SIG_DFL - 650 SIG_IGN - 650 SIG_ERR - 651 11.6.3 Funções - 651 raise() - 651 signal() - 652 11.7 Desvios generalizados: - 663 11.7.1 Tipo jmp_buf - 663 11.7.2 Funções longjmp() e setjmp() - 663 setjmp() - 664 longjmp() - 665 11.7.3 Como entender longjmp() e setjmp() - 668 11.7.4 Tratamento de exceções usando longjmp() e setjmp() - 674 11.8 Relação entre sinais, interrupções e exceções - 681 11.9 Exercícios de Revisão – 682
Capítulo 12
Miscelânea de tipos, funções e macros - 687 12.1 Introdução - 689 12.2 Cabeçalho - 689 12.2.1 Tipos - 690 size_t - 690 div_t, ldiv_t, lldiv_t - 690 wchar_t - 690 12.2.2 Macros - 690 EXIT_FAILURE - 690 EXIT_SUCCESS - 690 MB_CUR_MAX - 691 RAND_MAX - 691 NULL - 691 12.2.3 Funções de controle de processos - 691 abort() - 691 atexit() - 693 _Exit() (C99) - 694 exit() - 695 getenv() - 696 system() - 697 12.2.4 Funções de geração de números aleatórios - 700 rand() - 700 srand() - 701 12.2.5 Funções de alocação dinâmica de memória - 703 calloc() - 703 malloc() - 704 realloc() - 706 free() - 708 12.2.6 Funções de busca e ordenação de dados - 710 bsearch() - 710 qsort() - 713 12.2.7 Funções de aritmética inteira - 715 12.2.8 Funções de conversão de strings em números inteiros - 715 12.2.9 Funções de conversão de strings em números de ponto fl utuante reais - 716 12.2.10 Funções de conversão entre caracteres extensos e multibytes - 716 12.3 Miscelânea de tipos e macros: - 717 12.3.1 Tipos - 717 ptrdiff_t - 717 size_t - 718 wchar_t - 718 12.3.2 Macros - 718 NULL - 718 offsetof() - 718 12.4 Exercícios de Revisão – 720
Capítulo 13
Portabilidade de programas em C - 723 13.1 Introdução - 725 13.2 Portabilidade e padronização - 725 13.3 Ordenação de bytes (endianess) - 728 13.4 Alinhamento de variáveis e preenchimento de estruturas - 739 13.5 Aritmética inteira - 749 13.5.1 Tipos inteiros não portáveis - 749 13.5.2 Overfl ow - 749 13.5.3 signed char e unsigned char - 751 13.6 Caracteres e strings - 752 13.7 Compiladores - 756 13.8 Sistemas operacionais - 757 13.9 Representações de quebra de linha - 758 13.10 Aspectos pragmáticos de portabilidade - 760 13.11 Exercícios de Revisão – 762 Apêndice A - Construtores da linguagem C - 767 A.1 Introdução - 769 A.1.1 Palavras-chave - 769 A.1.2 Identifi cadores reservados - 770 A.2 Referências de construtores usados em C - 771 A.3 Identifi cadores reservados para uso futuro - 805 A.4 Estatísticas da linguagem C - 806 A.4.1 Linguagem C - 806 A.4.2 Biblioteca padrão de C – 807 Apêndice B - Especifi cadores de formato de entrada e saída - .809 B.1 Introdução - 811 B.1.1 Recomendações de uso - 811 B.1.2 Notação - 812 B.2 Especifi cadores de formato da família printf - 813 B.2.1 Formato geral - 813 B.2.2 Sinalizadores - 813 B.2.3 Largura - 814 B.2.4 Precisão - 814 B.2.5 Tipo de especifi cador - 814 B.2.6 Prefi xo - 815 B.2.7 Composições de especifi cadores de formato - 817 a e A (C99) - 817 c - 818 d e i - 819 e, E - 820 f - 821 F (C99) - 822 g e G - 822 n - 823 o - 824 p - 825 s - 826 u - 827 x e X - 828 % - 829 B.2.8 Exemplos adicionais - 829 B.2.9 Resumo de especifi cadores de formato - 831 B.3 Especifi cadores de formato da família scanf - 834 B.3.1 Formato geral - 834 B.3.2 Asterisco - 834 B.3.3 Largura - 836 B.3.4 Tipo de especifi cador - 836 B.3.5 Prefi xo - 837 B.3.6 Composições de especifi cadores de formato - 837 a e A (C99) - 838 c - 838 d - 839 e, E - 840 f - 840 F (C99) - 841 g e G - 841 i - 841 n - 843 o - 844 p - 845 s -846 u -847 x e X - 848 [caracteres] - 849 % - 850 B.3.7 Resumo de especifi cadores de formato - 850 B.4 Diferenças entre especifi cadores de formato das famílias printf e scanf - 854 Apêndice C - Especifi cadores de formato de datas e horas - .855 Apêndice D - Erros comuns de programação em C - 871 D.1 Introdução - 873 D.2 Operadores - 873 D.2.1 Uso de atribuição em vez de igualdade ou vice-versa - 873 D.2.2 Uso Incorreto de regras de precedência e associatividade - 874 D.2.3 Uso de && em vez de || ou vice-versa - 875 D.2.4 Uso de & em vez de && - 876 D.2.5 Uso de | em vez de || - 876 D.2.6 Operadores lógicos de C não são comutativos - 876 D.2.7 Separação indevida de símbolos - 877 D.2.8 Suposições sobre ordem de avaliação de operandos - 877 D.3 Estruturas de controle - 878 D.3.1 Uso indevido de ponto e vírgula - 878 D.3.2 Instrução switch-case sem break - 879 D.3.3 Instrução do-while confundida com REPEAT-UNTIL - 880 D.3.4 else que não corresponde ao if desejado - 881 D.4 Defi nições incorretas de funções - 882 D.4.1 Recursão sem fi m - 882 D.4.2 Retorno de zumbis - 883 D.4.3 Chamadas sem o devido retorno - 886 D.4.4 Desconhecimento de regras de escopo - 887 D.4.5 Vazamento de memória - 888 D.4.6 Uso incorreto de variáveis locais de duração fi xa - 888 D.5 Entrada e saída - 891 D.5.1 Uso incorreto de scanf() - 891 D.5.2 Uso incorreto de printf() - 893 D.5.3 String de formatação incorreto - 894 D.5.4 Lixo no buffer associado à entrada padrão - 896 D.5.5 Não existe uso correto para gets() - 897 D.5.6 Uso incorreto de EOF - 897 D.5.7 Uso incorreto de feof() - 898 D.5.8 Prompts que o usuário não lê - 899 D.6 Chamadas incorretas de funções - 899 D.6.1 Suposições sobre ordem de avaliação de parâmetros - 899 D.6.2 Argumentos incorretos - 900 D.6.3 Omissão de teste de condição de exceção - 901 D.6.4 Omissão de teste em alocação dinâmica de memória - 904 D.6.5 Implementações incorretas da biblioteca padrão - 905 D.6.6 Chamadas de funções sem parâmetros - 905 D.6.7 Alusões e ponteiros para funções sem protótipos - 906 D.7 Pré-processador - 907 D.7.1 Arquivos de programa não devem ser incluídos - 907 D.7.2 Inclusão múltipla de arquivos - 907 D.7.3 Inclusão recursiva de arquivos - 907 D.7.4 Defi nições de tipos usando #defi ne - 908 D.7.5 Defi nições incorretas de macros - 908 D.7.6 Chamadas incorretas de macros - 908 D.8 Ponteiros - 909 D.8.1 Ponteiros não iniciados - 909 D.8.2 Ponteiros órfãos - 909 D.8.3 Ponteiro incrementado passa a apontar para outro endereço - 911 D.8.4 Indireção de ponteiro nulo - 915 D.9 Arrays e strings - 916 D.9.1 Desrespeito aos limites de arrays - 916 D.9.2 Strings constantes devem ser considerados constantes - 919 D.9.3 Comparação incorreta de strings - 919 D.9.4 Strings constantes sem acessibilidade - 920 D.9.5 Uso de sizeof em vez de strlen() - 921 D.9.6 Funções que não limitam o número de caracteres escritos - 921 D.9.7 Funções que nem sempre produzem strings - 922 D.9.8 Strings constantes versus caracteres constantes - 923 D.9.9 Alocação de espaço insufi ciente para conter um string - 924 D.10 Alocação dinâmica de memória - 924 D.10.1 Zumbis também assombram o heap - 924 D.10.2 Uso incorreto de free() - 927 D.10.3 Lista encadeada não é array - 928 D.11 Operações inteiras - 928 D.11.1 Overfl ow - 928 D.11.2 Erro de sinal - 930 D.12 Operações de ponto fl utuante - 933 D.12.1 Arredondamentos - 933 D.12.2 Comparações - 935 D.12.3 Overfl ow e underfl ow - 937 D.13 Comentários - 938 D.13.1 Comentários não terminados - 938 D.13.2 Comentários mal posicionados - 938 D.13.3 Comentários aninhados - 939 D.14 Erros de portabilidade - 939 D.14.1 void main() - 940 D.14.2 ffl ush(stdin) - 940 D.14.3 conio.h - 940 D.15 Outros erros comuns - 941 D.15.1 Uso de variáveis não iniciadas - 941 D.15.2 Conversões inadequadas de tipos - 942 D.15.3 Ambiguidades em defi nições e alusões de variáveis globais - 943 D.15.4 Nomes de identifi cadores trocados - 943 D.15.5 Colisões de identifi cadores - 944
Bibliografia – 945Informações Técnicas
Nº de páginas: 992 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2480 ISBN: 9788573939316 Encadernação: Brochura Autor: ULYSSES DE OLIVEIRA - Informações