Programação Orientada a Objetos Usando Java Programação Orientada a Objetos Usando Java
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- DescriçãoProgramação Orientada a Objetos Usando Java
(Primeira edição, 2020)
Autores: Cecília Mary Fischer Rubira
Paulo Asterio de Castro Guerra
Luiz Alberto Ferreira Gomes
A linguagem de programação Java tornou-se uma das linguagens mais populares da indústria de software. Os produtos de software desenvolvidos em Java estão sendo executados em diversos dispositivos, desde celulares e televisões até computadores de grande porte. Uma das características de Java que mais atrai a maioria dos programadores é o paradigma orientado a objetos, que permite a modularização do software e o reuso de suas partes em outros sistemas, aumentando, assim, a qualidade do produto e a produtividade da equipe de desenvolvimento. Entretanto, para que isso aconteça efetivamente, é necessário assimilar de maneira profunda os conceitos da orientação a objetos. Neste sentido, este livro oferece ao leitor uma combinação única entre os conceitos da orientação a objetos e as estruturas da linguagem Java, apresentando vários exemplos e estudos de casos práticos. Além disso, o leitor poderá praticar o que foi ensinado resolvendo diversos exercícios propostos no livro. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor CECÍLIA MARY FISCHER RUBIRA
Cecilia Mary é professora titular da UNICAMP, com Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Newcastle Upon Tyne, Grã-Bretanha (1994), fez mestrado em Ciência da Computação pela UNICAMP (1989) e graduação em Ciência da Computação pela UNICAMP (1986). Obteve livre docência em Engenharia de Software pela UNICAMP (2001), atuou como professora associada no período de 2001-2011, e desde 2011 atua como professora titular em Engenharia de Software.
PAULO ASTERIO DE CASTRO GUERRA
Paulo Astério é doutor em Ciência da Computação pela UNICAMP (2004), mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ. Atualmente trabalha na empresa Tapijara Computadores Ltda. como consultor independente, apoiando o desenvolvimento de software em várias empresas do mercado.
LUIZ ALBERTO FERREIRA GOMES
Luiz Alberto é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996) e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente, é estudante de doutorado na UNICAMP e exerce a função de Professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no campus de Poços de Caldas.Informações Técnicas SUMÁRIO
1 Fundamentos do Modelo de Objetos - 1
1.1 Introdução - 1
1.2 Processo Simbólico - 1
1.3 Abstração - 2
1.4 Classificação e Instanciação - 3
1.5 Generalização e Especialização - 4
1.6 Hierarquias de Classes - 4
1.7 Hierarquias Todo-Partes - 5
1.8 Conceito de Tipo - 5
1.9 Evolução das Técnicas de Programação - 7
1.10 Programação Baseada em Procedimentos - 8
1.11 Visibilidade e Proteção de Código e Dados - 9
1.12 Ocultamento de Informação e Encapsulamento - 11
1.13 Tipos Abstratos de Dados e Interfaces - 12
1.14 Um Exemplo de Programa Orientado a Objetos - 15
1.15 Um Breve Histórico das Linguagens Orientadas a Objetos - 16
1.16 Referências - 18
1.17 Exercícios de Fixação - 18
2 Objetos e Classes - 23
2.1 Introdução - 23
2.2 Objetos e Mensagens - 26
2.3 Classificação e Instanciação - 27
2.4 Especificação do Tipo Abstrato de Dados ContaCor - 29
2.4.1 (i) Operação abreConta - 29
2.4.2 (ii) Operação creditaValor - 30
2.4.3 (iii) Operação debitaValor - 31
2.4.4 (iv) Operação consultaSaldo - 31
2.5 Projeto do Tipo Abstrato de Dados ContaCor - 32
2.6 Implementação do Tipo Abstrato de Dados - 33
2.7 Definição de Operações em Java - 33
2.8 Definição de Classes em Java - 36
2.8.1 Nome de Classe - 36
2.8.2 Definição de Atributos - 36
2.8.2.1 Visibilidade dos Atributos - 37
2.8.3 Definição de Métodos - 38
2.8.3.1 Visibilidade dos Métodos - 38
2.9 Implementação dos Algoritmos e Estruturas de Dados - 39
2.10 Compilando e executando a definição da classe - 42
2.11 Criação de Objetos - 43
2.11.1 O comando new - 43
2.11.2 Métodos Construtores - 45
2.12 Troca de Mensagens - 47
2.12.1 A Referência null - 48
2.13 Destruição de Objetos - 49
2.13.1 Objetos Não Referenciados - 49
2.13.2 Coleta de Lixo - 49
2.14 Objetos Persistentes - 50
2.15 Exercícios de Fixação - 50
3 Agregação e Associação - 57
3.1 Agregação - 57
3.2 Associação - 59
3.3 Exercícios de Fixação - 60
4 Estudo de Caso: Caixa Automático - 63
4.1 Descrição do Problema - 63
4.2 Análise e Projeto do Sistema de Caixa Automático - 64
4.2.1 Interface Pública da Classe TrmCxAut - 66
4.2.2 Interface Pública da Classe ControladorCaixa - 66
4.2.3 Interface Pública da Classe Caixa - 67
4.2.4 Interface Pública da Classe ContaCor - 67
4.2.5 Interface Pública da Classe CadastroContas - 68
4.2.6 Diagramas de Sequência em UML - 68
4.3 Implementação do Sistema - 70
4.3.1 Especificação da Classe TrmCxAut - 70
4.3.2 Especificação da Classe ControladorCaixa - 75
4.3.3 Especificação da Classe Caixa - 78
4.3.4 Especificação da Classe ContaCor - 80
4.3.5 Definição da Classe CadastroContas - 82
4.4 Execução da aplicação - 83
4.5 Exercícios de Fixação - 85
5 Herança - 87
5.1 Generalização/Especialização - 87
5.2 Mecanismo de Herança - 88
5.3 Definição de Subclasses em Java - 89
5.4 Estudo de Caso: Contas Especiais - 90
5.4.1 Análise das Contas Especiais - 91
5.4.2 Projeto da Classe ContaEsp - 92
5.4.3 Implementação da classe ContaEsp - 93
5.4.3.1 Abertura de Conta Especial - 94
5.4.3.2 Construtores e Herança - 94
5.4.3.3 Alteração do Limite da Conta - 95
5.4.3.4 Obtenção do Valor do Crédito Utilizado - 95
5.4.3.5 Executando a Classe ContaEsp - 96
5.5 Herança e Visibilidade Protegida - 96
5.5.1 Visibilidade protegida - 97
5.5.2 O modificador “protected” de Java - 98
5.6 Emprego Correto de Herança - 99
5.6.1 Herança de comportamento - 99
5.6.2 Herança de implementação - 100
5.7 Herança Múltipla - 102
5.8 Exercícios de Fixação - 103
6 Polimorfismo e Acoplamento Dinâmico - 107
6.1 Conceito de Polimorfismo - 107
6.2 Polimorfismo e Orientação a Objetos - 108
6.3 Classificação de Cardelli e Wegner - 110
6.3.1 Sobrecarga de Métodos e Operadores - 111
6.3.1.1 Sobrecarga de Métodos e Construtores - 111
6.3.1.2 Sobrecarga de Operadores - 112
6.3.2 Coerção - 112
6.3.3 Polimorfismo Paramétrico - 114
6.3.4 Polimorfismo de Inclusão - 115
6.3.4.1 Redefinição de Métodos - 116
6.3.4.2 Redefinição versus Sobrecarga de Métodos - 117
6.3.5 Acoplamento Dinâmico e Redefinição de Métodos - 117
6.4 Encaminhamento das Mensagens em Java - 118
6.5 Exercícios de Fixação - 119
7 Sistema de Controle de Biblioteca - 129
7.1 Descrição do Problema - 129
7.2 Modelagem do Problema - 130
7.3 Diagrama de Classes - 130
7.4 Diagramas de Estados - 132
7.5 Diagramas de Sequência - 132
7.6 Implementação das Classes - 133
7.6.1 Classe Usuario - 133
7.6.2 Classe Aluno - 138
7.6.3 Classe Professor - 139
7.6.4 Classe Exemplar - 140
7.6.5 A classe Terminal - 144
7.6.6 A classe CadastroExemplar - 146
7.6.7 A classe CadastroUsuario - 146
7.6.8 A classe ControleBiblioteca - 147
7.6.9 A classe Principal - 150
7.7 Uso do Sistema - 151
7.8 Exercícios de Fixação - 152
8 Classes Abstratas e Concretas - 155
8.1 Classes Concretas - 155
8.2 Conceito de Classe Abstrata - 156
8.3 Métodos Abstratos - 158
8.4 Definição da Classe Abstrata Item - 159
8.5 Usos Corretos de Classes Abstratas - 161
8.6 Exercícios de Fixação - 162
9 Interfaces - 165
9.1 O Conceito de Interface - 165
9.2 Interfaces no Modelo de Objetos - 166
9.3 Definição de Interface em Java - 167
9.4 Exemplo de Aplicação - 169
9.5 Hierarquias de Interfaces x Hierarquias de Classes - 171
9.6 Relações entre Objetos, Classes e Interfaces - 171
9.7 Exercícios de Fixação - 174
10 Tratamento de Exceções - 183
10.1 Motivação: Tolerância a Falhas - 183
10.1.1 Conceitos de Falha, Erro e Defeito - 183
10.1.2 Sistemas Tolerantes a Falhas - 184
10.1.3 Tratamento de Exceções - 185
10.1.4 Componente Ideal Tolerante a Falhas - 187
10.1.5 Mecanismos de Tratamento de Exceções - 188
10.1.6 Representação das Exceções - 189
10.1.7 Assinaturas de Métodos - 189
10.1.8 Contextos dos Tratadores de Exceções - 190
10.1.9 Propagação de Exceções - 191
10.1.10 Continuação do Fluxo de Controle - 191
10.2 Tratamento de Exceções em Java - 192
10.2.1 A Hierarquia de Classes de Exceções - 192
10.2.2 Criando e Lançando Exceções - 193
10.2.3 Definindo Tratadores de Exceções - 194
10.2.4 Especificando Ações de Limpeza - 195
10.2.5 Propagação Automática de Exceções - 197
10.3 Exemplo de Uso de Exceções - 198
10.3.1 Definição e Lançamento de Exceções - 198
10.3.2 Tratadores de Exceções - 200
10.4 Exercícios de Fixação - 201
11 Atributos e Métodos de Classe - 207
11.1 Conceito de Metadados e Metaclasses - 207
11.2 Atributos e Métodos de Classe - 207
11.3 Classes Utilitárias - 211
11.4 Usos Corretos do Modificador static - 212
11.5 O Método main - 215
11.6 Descritores de Classe Java - 216
11.7 Exercícios de Fixação - 217
12 Pacotes - 219
12.1 Conceito de Pacote - 219
12.2 Fatoração em Pacotes - 221
12.3 Importação de Tipos de Outros Pacotes - 222
12.4 Definição de Pacotes em Java - 224
12.5 Pacotes Anônimos - 224
12.6 Visibilidade de Pacotes - 225
12.7 A Variável de Ambiente CLASSPATH - 228
12.8 O Utilitário jar - 229
12.9 Exercício de Fixação - 230
Apêndice A
Preparando o Ambiente de Desenvolvimento Java - 235
Bibliografia - 237
Índice Remissivo - 241Informações Técnicas
Nº de páginas: 256 Origem: Nacional Editora: Ciência Moderna Idioma: Português (Br) Edição: 1ª Ano: 2020 ISBN: 9788539910151 Encadernação: Brochura Autor: Cecília Mary Fischer Rubira, Paulo Asterio de Castro Guerra e Luiz Alberto Ferreira Gomes - Informações