FLEX 3 em Ação

Flex é um framework e uma linguagem de programação para aplicativo, dirigido por evento e orientado a objeto, que o permite construir Aplicativos Ricos para Internet (RIAs) atraentes que são executados no ambiente Adobe Flash. Historicamente, a prioridade no desenvolvimento de aplicativo Web tem sido enfatizar velocidade e tempo de colocação de produto no mercado à custa da usabilidade para o usuário fim.

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  • Livro Digital Etc.

    Conheça dispositivos de leitura, processos de produção e modelos de negócio Se editores e autores trabalharem juntos e conectados à demanda do mercado, verão que existe espaço para livros impressos e digitais caminharem juntos tranquilamente por muito tempo. ... Ler mais +

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  • Instant ASP Script

    Aumente o poder de ASP para criar páginas da Web dinâmicas e aplicações que ampliem a funcionalidade em nível de servidor. Atualizado e repleto de scripts prontos para execução, este livro é um guia prático que abrange todos os assuntos relacionados a este tema, desde as características fundamentais do ASP até a criação de aplicações para a Web consistentes orientadas a banco de dados. As aplicações, scripts e fragmentos de código que fazem parte do CD são abordadas no texto, facilitando a navegação através do conteúdo do livro. O livro contém definições de processos para criação de uma loja virtual e de um site de leilão online. Acompanha um CD-ROM para auxiliar no aprendizado. ... Ler mais +

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  • Produzindo Games com UNREAL ENGINE - Acompanha CD

    O leitor encontrará nesta obra como desenvolver games no software mais usado do mundo, pelos maiores estúdios de desenvolvimento, que faz os principais jogos para PlayStation2 e 3, Xbox/Xbox360, Nintendo Wii, Nintendo Cubo e PC (Computador Pessoal). O Unreal Engine não é apenas um simples engine, ele é o engine mais popular do mundo e isso se dá ao fato de que os principais jogos no mundo para as plataformas PC, Xbox, PlayStation, Nintendo Wii, Cube, Maços e Linux foram produzidos nele. ... Ler mais +

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  • Algoritmos com JavaScript para Iniciantes

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  • Vida de Programador – Volume 1 - /* coleção de tirinhas e outras histórias */

    Programação é um processo criativo, é uma arte. E isso é muito bom, pois, se fosse algo mecânico, nós já teríamos sido substituídos por máquinas. Por outro lado, é muito ruim quando você precisa dar manutenção em código de algum programador que abusa dessa criatividade. ... Ler mais +

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    Esta segunda edição sobre SciLab é uma revisão da edição anterior, ampliada e atualizada com um enfoque mais abrangente. A obra trata de diversos assuntos da ferramenta de maneira fácil de entender, podendo ser consultada por todos que necessitam de uma ferramenta que responda às questões numéricas de forma clara e objetiva, permitindo tomadas de decisão em cima de resultados numéricos. Nesta edição estão incluídos novos assuntos bem explicados, através de exemplos simples, figuras e esquemas. Entre esses novos assuntos podem ser destacados: resolução numérica de equações diferenciais, cálculos de séries, otimização pelo método Simplex e novos scripts de programas, além de um capítulo especial sobre o toolbox Xcos em nível introdutório. Criação de polinômios, determinação de zeros de funções polinomiais, valor da função num dado ponto e operações gerais também estão presentes. As matrizes e vetores são abordados de maneira fácil e inteligível, com assuntos relacionados à Álgebra Linear e suas implicações teóricas e práticas, tais como: regressão linear e polinomial, resolução de sistemas de equações lineares e não lineares, triangulação, operações matriciais diversas, produto escalar, produto vetorial, produto misto, leitura de matriz em arquivo, listas, etc. Todos esses assuntos são mostrados de maneira fácil, objetiva e didática. O livro também traz um capítulo sobre programação no SciLab, de fácil aprendizado, incluindo criação de scripts e funções com passagens de parâmetros. ... Ler mais +

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  • Dominando o BORLAND JBUILDER X

    Este livro apresenta um amplo panorama no desenvolvimento de programas utilizando a linguagem Java no programa JBuilder X, passando do desenvolvimento de aplicativos básicos à elaboração de programas mais sofisticados com a utilização de bancos de dados. O leitor aprenderá a utilizar componentes Java Swing dos mais diversos tipos, a desenvolver tanto layouts como eventos em seus aplicativos, e a utilizar o banco de dados MySQL e se desenvolver na linguagem SQL. Descobrirá ainda como os componentes do JBuilder, no desenvolvimento com bancos de dados ou arquivos de texto, podem facilitar o seu trabalho na criação de aplicativos. ... Ler mais +

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  • Desenvolvimento Web com Django 3 Cookbook

    R$ 110,00 ou 2x de R$ 55,00

    Django é um framework web para perfeccionistas com prazos de entrega, projetado para ajudar você a criar projetos web gerenciáveis, de médio e grande portes, em um curto período. Esta quarta edição, Desenvolvimento Web com Django 3 Cookbook, foi atualizada com os recursos mais recentes de Django 3 para orientá-lo no processo de desenvolvimento, de modo eficaz. Este livro sobre Django começa ajudando você a criar um ambiente virtual e a estrutura do projeto para implementar aplicações web com Python. Você aprenderá a criar modelos, views, formulários e templates para suas aplicações web e então integrará JavaScript em suas aplicações Django a fim de acrescentar mais recursos. À medida que avançar, criará sites responsivos para vários idiomas, prontos para serem compartilhados em redes sociais. O livro orientará você no processo de uploading e processamento de imagens, na renderização de dados em HTML5, PDF e Excel, no uso e na criação de APIs e na navegação por diferentes tipos de dados em Django. Você se tornará um profundo conhecedor das melhores práticas de segurança e de técnicas de caching para aumentar a segurança e a velocidade de seu site. Esta edição o ajudará a trabalhar não só com o banco de dados PostgreSQL, mas também com o MySQL. Há também receitas sofisticadas para usar Django com o Docker e o Ansible nos ambientes de desenvolvimento, staging e produção. Ao finalizar este livro, você se tornará proficiente no uso dos recursos eficazes de Django e estará preparado para criar sites robustos. ... Ler mais +

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  • FireMonkey, FireDac e Firebird - Uma Aplicação Desktop

    Este é um livro essencialmente prático e mostra como utilizar o framework no desenvolvimento de uma ferramenta de administração de bancos de dados Firebird, em ambiente desktop. Originado do InterBase, o Firebird é um sistema gerenciador de bancos de dados relacional extremamente robusto, gratuito, e que vale a pena ser investigado e utilizado em diversos tipos de aplicações. ... Ler mais +

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  • Tutorial JavaServer Faces com PrimeFaces, CDI e WildFly - Volume 2

    “Tutorial JavaServer Faces com PrimeFaces, CDI e WildFly” é uma obra composta por três volumes, onde o autor revela, de forma didática e com um passo a passo, todos os segredos do desenvolvimento Java para a Web com as ferramentas mais modernas da Tecnologia da Informação. ... Ler mais +

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  • Sistema em ASP 3.0 Utilizando Três Camadas

    PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS

    O ASP 3.0 pode ser abordado de várias formas e com vários seguimentos, de segurança ou sem segurança, utilizando camadas ou sem camadas. No livro é demonstrada diretamente a utilização de ASP 3.0 Visual Basic para a criação de camadas e COM Plus. Para quem nunca trabalhou com COM Plus, saiba que pode ser excelente para manter uma segurança de dados, segurança com senhas; e quem cuida dessa dinamização é o gerenciador COM Plus. Componentes são construídos diretamente no Visual Basic 6.0, os quais viram arquivos dll, e em seguida, as dlls são registradas no COM PLUS, e assim acessadas diretamente pelo ASP 3.0. Intere-se de todo o processo, e aprenda mais sobre isso tudo lendo este livro. Mergulhe no universo ASP 3.0. ... Ler mais +

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  • Modelagem Visual com Rational Rose 2000 e UML

    O livro introduz conceitos sobre o programa e oferece orientações de como utilizá-lo adequadamente. Aborda a criação de comandos e sua utilização, estereótipos e pacotes UML, acréscimo de comportamento e estrutura, verificação de consistência de modelo e relacionamento de superclasse, subclasse e herança, entre outros tópicos. ... Ler mais +

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  • Desenvolvimento em Pro Drupal 7 - 3ª Edição

    R$ 105,00 ou 2x de R$ 52,50

    O livro possui foco no desenvolvedor, responsável pela criação e extensão da capacidade de um web site baseado em Drupal. A obra cobre tudo: os fundamentos da plataforma Drupal; o entendimento de como usar as APIs de Drupal; a escrita de módulos próprios para estender a funcionalidade de Drupal; a escrita de código seguro; a construção de web sites de alto desempenho; e outros tópicos que ajudarão o leitor ao longo do caminho para se tornar um especialista em Drupal. ... Ler mais +

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  • Spring Data JPA - Persistência Simples e Eficaz

    Este livro tem como foco apresentar o Spring Data JPA, um subprojeto do Spring Framework voltado à persistência em bancos de dados relacionais. Se para você a implementação de uma camada de persistência passou a ser algo cansativo, que demanda muito tempo e código repetitivo para escrever suas operações de CRUD, o conteúdo desta obra irá mudar a sua visão. O Spring Data JPA visa melhorar significativamente a implementação da camada de acesso a dados, reduzindo o esforço, a quantidade de linhas de código e oferecendo diversas formas de realizar uma mesma operação. ... Ler mais +

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  • Desenvolvendo Web Components - UI do jQuery ao Polymer

    Não importa sua experiência com bibliotecas como jQuery e Polymer, este livro ensina, aos desenvolvedores JavaScript, as manipulações do DOM que essas bibliotecas realizam. Você aprenderá a montar um widget básico com JavaScript pura, para depois convertê-lo em um Web Component semântico, declarativo, encapsulado, consumível e de fácil manutenção. ... Ler mais +

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  • Informática Aplicada à Educação: algumas reflexões e práticas

    Este livro destina-se aos interessados em conhecer diferentes vertentes da informática no contexto escolar, partindo de técnicas de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, perpassando por críticas pedagógicas e experiências em sala de aula com uso de computadores como ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares e na formação de professores. Por esse motivo, esse livro torna-se bastante motivador aos iniciantes e aos pesquisadores já atuantes na área para terem como mais uma referência para seus estudos e práticas acadêmicas. Esta obra irá motivar inovações em currículos escolares de instituições de ensino e também despertar o interesse em novas propostas de programas de especialização sobre a Informática na Educação, devido às diferentes visões sobre uma inclusão digital multidimensional e democrática. ... Ler mais +

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  • Programação web com Node e Express - Beneficiando-se da stack JavaScript

    Construa aplicações web dinâmicas com o Express, um componente-chave da stack de desenvolvimento Node/JavaScript. Nesta edição atualizada, o autor Ethan Brown ensina os fundamentos do Express 5 percorrendo o desenvolvimento de uma aplicação. Este guia prático aborda de tudo, da renderização no lado do servidor ao desenvolvimento de uma API adequada para uso em aplicativos de página única (SPAs). ... Ler mais +

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  • Oracle Forms Developer - Fundamental

    Quantas vezes você começou a estudar alguma ferramenta ou tecnologia e as referências que você encontrava eram muito básicas ou explicavam os assuntos pela metade? Muitas vezes, né? Que tal, então, abordar esses assuntos de forma completa? Este livro lhe proporcionará adquirir um vasto conhecimento sobre Oracle Forms, ferramenta extremamente difundida no Brasil e no mundo, desenvolvida pela Oracle para facilitar o desenvolvimento de sistemas. ... Ler mais +

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  • Rave Report com Delphi

    O Rave Report veio substituir o QuickReport, seguindo a linha evolutiva da linguagem de programação e permitindo maior eficiência ao desenvolvedor Delphi. O que faltava era algo que informasse como proceder diante desta nova ferramenta. Rave Report com Delphi vem de encontro à essa necessidade do mercado, oferecendo exemplos passo a passo sobre como utilizar os recursos do grande gerador de relatórios. Desvende os mistérios do rave Report com Ramos de Souza Janones de forma criativa e elucidativa. ... Ler mais +

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  • Jornada DevOps: Unindo Teoria e Prática - 2ª Edição

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    O propósito deste livro é apresentar como as práticas DevOps permitem uma visão colaborativa de ponta a ponta, inclusive segurança, visando potencializar a implantação contínua de software com qualidade. A Jornada Colaborativa é uma comunidade apaixonada por pessoas e tecnologia que escreve livros unindo experiências diversificadas dos coautores e curadoria dos organizadores selecionados para manter o alto padrão de qualidade. ... Ler mais +

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  • Construindo uma Aplicação E-commerce com MEAN - Desenvolva uma aplicação de e-commerce do começo ao fim, em tempo real

    Este livro descreve, passo a passo, como criar sua própria aplicação de e-commerce, desenvolvida paralelamente ao processo de aprendizado e usando a tecnologia MEAN. Você aprenderá a desenvolver um site de e-commerce de alta qualidade e capaz de entrar em produção e terá condições e conhecimento para adicionar seus próprios recursos a ele. ... Ler mais +

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  • Foundation for Sites - Aprenda a criar páginas web com uso do framework responsivo mais avançado do mundo

    Neste livro você aprenderá o essencial para obter o máximo proveito dos recursos deste incrível framework e será capaz de criar sites com qualidade profissional. ... Ler mais +

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  • Programando em C Volume II - A Biblioteca Padrão de C

    R$ 105,00 ou 2x de R$ 52,50

    C continua sendo uma das linguagens de programação mais populares em termos de postos de trabalho e programas publicamente disponíveis. ... Ler mais +

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  • Expressões Regulares - 5ª Edição - Uma Abordagem Divertida

    Você procura uma sigla em um texto longo, mas não lembra direito quais eram as letras. Só lembra que era uma sigla de quatro letras. Simples, procure por [A-Z]{4}.
    Revisando aquela tese de mestrado, você percebe que digitou errado o nome daquele pesquisador alemão famoso. E foram várias vezes. Escreveu Miller, Mueller e Müler, quando na verdade era Müller. Que tal corrigir todos de uma vez? Fácil, use a expressão M(i|ue|ü)ll?er. ... Ler mais +

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    Nesta Iniciação à Programação são abordados desde os conceitos introdutórios, essenciais a quem pretende aprender ou apenas entender o que significa criar programas de computador, até conceitos mais avançados como a programação orientada a objetos, acesso a banco de dados, entre outros. Faz-se uma introdução aos conceitos básicos utilizando-se as linguagens BASIC e PASCAL e, a seguir, a linguagem C, a mais utilizada no mundo, segundo o site TIOBE. Para os conceitos mais avançados e para desenvolvimento de aplicações comerciais e jogos a abordagem é feita pelas linguagens Java e C#, linguagens mais complexas pela diversidade de recursos que oferecem, permitindo a criação de praticamente qualquer tipo de software. ... Ler mais +

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    Este livro é para você, profissional autodidata que quer aprender fácil e rapidamente a utilizar o gerenciador de banco de dados IBM® DB2® Universal DatabaseTM (ou simplesmente, DB2 UDB) através de uma abordagem bem prática, direta e objetiva. Conta com diversos exercícios com o passo-a-passo bem detalhado, aliado a um mínimo de teoria necessária ao entendimento de cada um deles. Sempre indo direto ao ponto, sem enrolação! Essa é uma abordagem interessante, que dá uma excelente visão geral do DB2 UDB, de suas principais ferramentas, assistentes e funcionalidades mais utilizadas. Inclui CD- ROM com: novíssima versão 9 do IBM DB2 para você instalar e testar Todos os scripts dos exercícios Diversos materiais complementares para incrementar seu estudo e acelar o aprendizado Dicas para desenvolver aplicações utilizando DB2 Informações para de outros bancos de dados para o DB2 Abordagem prática, direta e efetiva para auto-estudo Tudo em português E muito mais!!!! ... Ler mais +

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  • Descrição
    FLEX 3 em Ação

    Flex é um framework e uma linguagem de programação para aplicativo, dirigido por evento e orientado a objeto, que o permite construir Aplicativos Ricos para Internet (RIAs) atraentes que são executados no ambiente Adobe Flash. Historicamente, a prioridade no desenvolvimento de aplicativo Web tem sido enfatizar velocidade e tempo de colocação de produto no mercado à custa da usabilidade para o usuário fim. O Flex permite que você mantenha esse modelo de ciclo rápido centralmente implementado, mas oferece a capacidade de obter usabilidade ao mesmo tempo. “Agora é a hora de envolver-se com o Flex. A comunidade continua a crescer, mais empresas de terceiros estão vendendo tecnologia envolvendo o Flex e grupos de usuários de Flex estão surgindo em toda a parte. O espaço do RIA está se ampliando rapidamente à medida que outros fornecedores lutam para recuperar o terreno perdido, mas a Adobe continua a provar que está alguns passos adiante. Estamos preparados para momentos bem estimulantes! Aplicativos web em HTML sempre terão seu lugar, mas é hora de levar suas habilidades a outro nível, pois o mercado vai andar para frente, com ou sem você. Sente-se, acomode-se e aperte o cinto!” TARIQ AHMED
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorTariq Ahmed

    Tariq Ahmed é um pioneiro bem sucedido de aplicativos web, tendo introduzido a próxima geração de tecnologias web a empresas como Bell Canada e Reuters. Ele e Jon Hirschi foram os primeiros a introduzir a eBay ao Adobe Flex; que mais tarde se propagou para outras equipes. Como Expert da Comunidade Adobe Flex, Tariq tem evangelizado a tecnologia e dado apoio à comunidade através de vários projetos e é bem conhecido por seu site Community Flex (CFLEX.Net). Ele é atualmente o gerente de desenvolvimento de produto da Amcom Technology, localizado na Área da Baía de São Francisco.

    Jon Hirschi

    Jon Hirschi tem feito inovações ao Flex desde sua primeira versão. Como um Expert da Comunidade Adobe Flex, tem compartilhado seu conhecimento especializado através de blogs pessoais, artigos de revistas de informática e grupos de usuários. Jon participou não somente da introdução do Flex na eBay, como também de sua continuidade por meio de um centro de comando de vanguarda que permite a eBay gerenciar seus servidores. Jon é atualmente o gerente de TI da Kadoink Inc., localizado na Área da Baía de São Francisco.

    Faisal Abid

    Faisal Abid é um estudante de engenharia de software em Toronto, Canadá, e dirige sua própria empresa de consultoria de RIA, a G-uniX Technologies. Ele escreveu soluções em RIA para diversos clientes, incluindo as companhias Startup Buzzspot e RazorCom. O envolvimento da comunidade de Faisal inclui inúmeros artigos para revistas, e ele é conhecido por seus experimentos com a tecnologia.
    Informações TécnicasSumário

    PARTE 1 FUNDAMENTOS DE APLICATIVO ....1
    1-Introdução ao Flex - 3
    1.1 Por que os aplicativos web são tão prolíficos? - 4
    1.2 Prolífico, mas a um custo - 5
    1.3 A Solução RIA - 6
    1.3.1 Todos querem tudo - 6
    1.3.2 RIAs vêm ao resgate - 7
    1.3.3 Como os RIAs fazem isso - 8
    1.4 Os competidores em RIA - 8
    1.4.1 O Flex da Adobe - 8
    1.4.2 Silverlight da Microsoft - 9
    1.4.3 JavaFX by Sun Microsystems - 10
    1.5 Flex vs. aplicativos web - 11
    1.5.1 Aplicativos web se baseiam em documentos - 11
    1.5.2 O papel dos navegadores estações de transferência e renderizadores de documento - 11
    1.5.3 RWAs – a última cartada - 12
    1.5.4 Problemas relacionados à multiplataforma - 14
    1.5.5 Onde está a riqueza? - 14
    1.5.6 Limites da comunicação AJAX - 14
    1.5.7 Maçãs e laranjas - 16
    1.6 Familiarizando-se com o Flex - 16
    1.6.1 Beneficiando-se do Adobe Flash - 16
    1.6.2 Flex e JavaScript podem jogar juntos - 17
    1.6.3 O ecossistema Flex - 18
    1.6.4 Como o Flex funciona - 21
    1.6.5 Evento, eventos e mais eventos - 23
    1.7 O que há de novo no Flex 3 - 24
    1.8 Resumo - 25
    2-Começando - 27
    2.1 Flex bem baratinho - 28
    2.11 Preparando o ambiente de compilação - 28
    2.1.2 Preparando o ambiente de edição - 30
    2.1.3 Próximos passos (se você ainda estiver interessado) - 31
    2.2 Levando o Flex Builder a sério - 33
    2.2.1 Produto e matriz de preço - 33
    2.2.2 Obtendo o Flex Builder - 34
    2.3 Explorando o Flex Builder - 34
    2.4 Visualizações e perspectivas - 37
    2.4.1 Perspectivas prontas para uso - 37
    2.4.2 Alternando entre perspectivas - 37
    2.4.3 Personalizado perspectivas - 38
    2.5 Nosso primeiro projeto – Hello World! - 40
    2.5.1 Crie o projeto - 40
    2.5.2 Inserindo código - 43
    2.5.3 Compilar e executar - 43
    2.5.4 Tornando as coisas mais reais - 44
    2.6 Usando o modo de design - 45
    2.7 Ajuda embutida - 46
    2.7.1 Linguagens orientadas a objeto e suas APIs - 47
    2.7.2 Acessando a Referência de API - 47
    2.7.3 Examinando a Referência de API - 48
    2.8 Um breve resumo sobre MXML e ActionScript - 50
    2.8.1 A estrutura de MXML - 50
    2.8.2 Qual é a relação entre MXML e o ActionScript - 51
    2.8.3 Eventos são tratados pelo ActionScript - 52
    2.9 Resumo - 55
    3-Trabalhando com o ActionScript - 57
    3.1 Comentários - 58
    3.1.1 Comentários em linha - 58
    3.1.2 Comentários em bloco - 58
    3.2 Variáveis - 59
    3.2.1 Nomes de Variáveis - 59
    3.2.2 Atribuição estrita de tipo de dados - 59
    3.2.3 Verificação de tipo de dados dinâmica versus estática - 59
    3.2.4 Tipos de dados primitivos e complexos - 60
    3.3 Laços - 64
    3.3.1 For (valor inicial; condição válida; incremento) - 64
    3.3.2 For (nomes de propriedade em arranjo / objeto) - 64
    3.3.3 For each (item no arranjo/objeto) - 66
    3.3.4 While (condição) - 66
    3.3.5 Do While (condição) - 67
    3.4 Declarações Condicionais (declarações if e switches) - 67
    3.4.1 If.. else - 68
    3.4.2 Switch - 70
    3.5 Arranjos - 71
    3.5.1 Arranjos Indexados - 72
    3.5.2 Arranjos Associativos - 75
    3.6 Dicas quentes de ActionScript - 77
    3.6.1 Chaves - 77
    3.6.2 Operadores lógicos e atalhos - 78
    3.7 Uma olhadela em funções, classes e pacotes - 81
    3.7.1 Suas próprias funções - 81
    3.7.2 Dividindo o ActionScript em arquivos individuais - 85
    3.8 Data binding simples - 87
    3.8.1 Mais uma vez, é tudo uma questão de eventos - 88
    3.8.2 Binding Bidirecional - 88
    3.9 Resumo - 90
    4-Layout e Containeres - 91
    4.1 Layout Absoluto - 92
    4.2 Layout baseado em constraint - 95
    4.2.1 Costraints Básicas - 95
    4.2.2 Constraints aprimoradas - 98
    4.3 Layout Automático - 105
    4.4 Dimensionamento Variável e Fixo - 108
    4.4.1 Dimensionamento Variável - 108
    4.4.2 Dimensionamento Fixo - 109
    4.5 Containeres - 109
    4.5.1 O Container Application - 109
    4.5.2 Container Canvas - 111
    4.5.3 Containeres Box, HBox, e VBox - 112
    4.5.4 Container Panel - 114
    4.5.5
    Containeres ApplicationControlBar (barra de controle de aplicativo) e ControlBar (barra de controle) - 115
    4.5.6 Containeres DividedBox, HDividedBox, e VDividedBox - 116
    4.5.7 Container Form - 118
    4.5.8 Container Grid - 119
    4.5.9 Container Tile - 120
    4.6 Layout Dinâmico com Repeaters - 122
    4.6.1 Uma rápida olhada em dataProvider - 122
    4.6.2 Propriedades e eventos de um Repeater - 123
    4.6.3 Criando o Repeater - 124
    4.6.4 Trabalhando com eventos de Repeater - 126
    4.7. Resumo - 128
    5-Exibindo formulários e capturando input de usuário - 129
    5.1 O atributo id - 130
    5.2 Controles de Texto - 130
    5.3 Controles de data - 133
    5.4 Controles Numéricos - 135
    5.5 botões - 137
    5.5.1 Barras de botões - 139
    5.5.2 PopUpButton e PopUpMenuButton. - 140
    5.6 Controles de Lista de opção - 143
    5.7 Acessando o valor do controle - 146
    5.7.1 Passando valores para uma função - 147
    5.7.2 Passar eventos para uma função - 147
    5.7.3 Acessando propriedades diretamente - 149
    5.7.4 Que abordagem usar? - 151
    5.8 Resumo - 151
    6-Validando input de usuário - 153
    6.1 Visão geral sobre validação - 154
    6.2 Validadores Built-in - 155
    6.2.1 Validador - 156
    6.2.2 StringValidator - 158
    6.2.3 NumberValidator - 159
    6.2.4 DateValidator - 162
    6.2.5 EmailValidator - 166
    6.2.6 CreditCardValidator - 168
    6.2.7 CurrencyValidator - 171
    6.2.8 PhoneNumberValidator - 174
    6.2.9 RegExpValidator - 175
    6.2.10 SocialSecurityValidator - 178
    6.2.11 ZipCodeValidator - 179
    6.3 Validação em tempo real - 181
    6.4 Validação de valor submetido - 182
    6.5 Validação Pass-through - 182
    6.6 Validação com Script - 183
    6.7 Dicas quentes sobre validação - 185
    6.7.1 Um validador sempre verifica todos os critérios - 185
    6.7.2 Validando o que foi inserido vs. Critérios de correspondência - 185
    6.7.3 Controlando o que aciona a validação - 185
    6.8 Resumo - 186
    7-Formatando Dados - 187
    7.1 Formatadores Predefinidos - 188
    7.1.1 Formatter - 188
    7.1.2 NumberFormatter - 189
    7.1.3 CurrencyFormatter - 192
    7.1.4 DateFormatter - 193
    7.1.5 PhoneFormatter - 196
    7.1.6 ZipCodeFormatter - 198
    7.1.7 SwitchSymbolFormatter - 200
    7.2 Formatação em tempo real - 202
    7.3 Formatação com script - 202
    7.3.1 Usando uma função com um componente formatador - 202
    7.3.2 Usando uma função com uma classe de formatador - 203
    7.4 Trabalhando com erros de formatação - 205
    7.5 Resumo - 206
    8-DataGrids, listas e trees - 209
    8.1 Genealogia de lista - 210
    8.1.1 Propriedades de ListBase e AdvancedListBase - 210
    8.1.2 Eventos de Listbase - 212
    8.2 O DataProvider e coleções - 213
    8.2.1 Alimentando o dataProvider - 213
    8.2.2 Tipos de coleção - 213
    8.2.3 Usuários de Coleções - 214
    8.3 Inicializando coleções - 214
    8.4 Preenchendo coleções - 216
    8.4.1 Lista - 216
    8.4.2 HorizontalList - 219
    8.4.3 TileList - 220
    8.4.4 DataGrid - 222
    8.4.5 Tree - 227
    8.4.6 AdvancedDataGrid - 231
    8.5 Interagindo com listas - 240
    8.5.1 Eventos de lista - 241
    8.5.2 Passando o evento para uma função - 241
    8.5.3 Passando dados para uma função - 243
    8.5.4 Acessando a linha selecionada diretamente - 244
    8.5.5 Vinculando a uma linha selecionada - 245
    8.5.6 Usando um evento diferente como um acionador - 246
    8.6 Resumo - 246
    9-Personalização de Listas - 247
    9.1 Funções Label - 248
    9.1.1 Tipos de função label - 248
    9.1.2 Usando uma função label de coluna única - 249
    9.1.3 Usando uma função label de colunas múltiplas - 250
    9.1.4 Ideias para funções label - 252
    9.2 Renderizadores de item - 252
    9.2.1 Tipos de renderizadores - 253
    9.2.2 Criando um renderizador de item (regular) - 253
    9.2.3 Adicionando lógica a um renderizador de item - 255
    9.2.4 Criando um renderizador de item em linha - 258
    9.2.5 Usando renderizadores de item drop-in - 259
    9.3 Editores de item - 261
    9.3.1 Habilitando a edição de item - 262
    9.3.2 Criando um editor de item - 263
    9.3.3 Eventos de edição de item - 266
    9.4 Combinando um editor de item com um renderizador de item - 273
    9.5 Renderizadores de item Avançados - 274
    9.5.1 O AdvancedDataGridRendererProvider - 274
    9.5.2 Referenciando a coluna - 275
    9.5.3 Abarcando várias colunas - 277
    9.5.4 Abarcando uma linha inteira - 278
    9.6 Funções de filtro - 280
    9.7 Resumo - 282

    PARTE 2 FLUXO E ESTRUTURA DE APLICATIVO - 285
    10-Eventos - 287
    10.1 O sistema de eventos - 288
    10.1.1 Sistema de eventos - o Serviço Postal - 289
    10.1.2 Sistema de entrega de eventos - 289
    10.1.3 Ajustem os phasers em modo atordoar - 290
    10.2 Enviando e recebendo eventos - 291
    10.2.1 Adicionando ouvintes de evento - 293
    10.2.2 Inserindo eventos de vinculação - 295
    10.2.3 Removendo ouvintes de evento - 297
    10.3 Eventos personalizados - 300
    10.3.1 Usando o expedidor para enviar um evento - 301
    10.3.2 Criando eventos personalizados - 303
    10.3.3 Impedindo a propagação do evento - 306
    10.3.4 Adicionando metadados de eventos a componentes - 308
    10.4 Resumo - 309
    11-Navegação de aplicativo - 311
    11.1
    Alimentando o provedor de dados para menus e barras de menu - 312
    11.1.1 Arranjos aninhados - 312
    11.1.2 Coleções de arranjo aninhadas - 313
    11.1.3 Modelos - 314
    11.1.4 Componente e classe XML - 315
    11.1.5 Componente XMLList - 317
    11.1.6 Componente e classe XMLListCollection - 318
    11.1.7 Escolhendo o tipo de dados para o provedor de dados - 320
    11.2 Trabalhando com menus - 320
    11.2.1 Criando um menu - 320
    11.2.2 Posicionando o menu - 323
    11.2.3 Personalizando itens de menu - 323
    11.3 Usando uma barra de menu - 328
    11.3.1 Criando uma barra de menu - 329
    11.3.2 Posicionando a barra de menu - 330
    11.3.3 Personalizando a barra de menu - 331
    11.3.4 Lidando com interações de usuário com barras de menu - 332
    11.4 Usando view stacks - 334
    11.4.1 Criando um view stack - 335
    11.4.2 Adicionar navegação ao view stack - 336
    11.4.3 Determinar qual stack está selecionado - 339
    11.4.4 Tratando de interações de usuário com view stack - 340
    11.5 TabNavigator - 343
    11.5.1 Criando um navegador de abas - 343
    11.5.2 Manipulando interações do usuário com - 344
    11.6 Accordion - 346
    11.6.1 Criando um Accordion - 346
    11.6.2 Preenchendo um accordion - 347
    11.6.3 Manipulando interações de usuário com um accordion - 349
    11.7 Resumo - 349
    12-Introdução a pop-ups - 351
    12.1 Criando seu primeiro pop-up - 351
    12.1.1
    Em primeiro lugar, o mais importante: crie sua janela de título - - - ....352
    12.1.2 Usando o PopUpManager para abrir a janela - 352
    12.1.3 Fechando o pop-up - 354
    12.2 Controlando a posição da janela - 355
    12.2.1 Usando o método centerPopUp - 355
    12.2.2 Calculando a colocação da janela pop-up - 356
    12.3 Definindo a transparência de janela - 359
    12.4 Integração de dados com pop-ups - 361
    12.4.1 Obtendo dados de sua janela pop-up - 363
    12.4.2 Envio de eventos de pop-up - 364
    12.4.3 Obtendo dados - 365
    12.4.4 Enviando dados para a janela - 366
    12.5 Usando alertas - 367
    12.5.1 Criando um alerta simples - 368
    12.5.2 Fazendo mais coisas com alertas - 368
    12.5.3 Um alerta mais avançado - 369
    12.5.4 Enfeitando o alerta - 370
    12.6 Resumo - 373
    13-Estados de visualização - 375
    13.1 Compreendendo estados de visualização - 375
    13.2 Estados de visualização no Flex - 377
    13.2.1 Classes de estado de visualização - 379
    13.2.2 Exemplo de estado de visualização - 380
    13.2.3 Definindo um estado de visualização () - 384
    13.2.4 Transições de estado de visualização - 387
    13.12.5 Estados em Componentes - 389
    13.3 Resumo - 392
    14-Trabalhando com serviços de dados - 393
    14.1 Mas que raios é um documento WSDL? - 394
    14.2 Lendo WSDL - 394
    14.2.1 Lendo o documento WSDL: operações - 394
    14.2.2 Lendo o WSDL: tipos de entrada - 395
    14.2.3 Lendo o documento WSDL: saída - 396
    14.3 Usando componentes WebService - 398
    14.3.1
    Criando um componente WebService com o ActionScript - - - ....400
    14.3.2 Chamando o componente WebService - 401
    14.3.3 Manipulando o resultado - 401
    14.3.4 O ResultEvents - 402
    14.3.5 Trabalhando com o resultado - 402
    14.3.6 Eventos de Falha - 404
    14.3.7 Usando tokens assíncronos - 405
    14.4 Usando HTTPService para acessar os resultados - 407
    14.4.1 Conectando-se a um serviço web HTTP - 407
    14.4.2 Vinculação de parâmetro explícita - 409
    14.5 Usando a marcação RemoteObject - 410
    14.6 Usando o URLLoader - 412
    14.7 Usando o assistente Flex Import Web Service - 413
    14.7.1 Usando o assistente Import Web Service - 414
    14.7.2 Trabalhando com código gerado por serviço web - 416
    14.8 Resumo - 419
    15-Trabalhando com XML - 421
    15.1 Cartilha ao XML - 421
    15.1.1 O que é XML? - 422
    15.1.2 Beneficios do XML - 422
    15.1.3 Desvantagens - 423
    15.1.4 Sintaxe e regras - 423
    15.1.5 Esquemas DTDs e XML - 427
    15.1.6 Espaços de nome - 429
    15.2 Componentes e classes XML - 430
    15.2.1 O componente XML - 430
    15.2.2 A classe XML - 431
    15.2.3 O componente XMLList - 437
    15.2.4 A classe XMLList - 438
    15.2.5 O componente e classe XMLListCollection - 439
    15.3 Carregando fontes de dados XML externos - 441
    15.4 Vinculando XML - 442
    15.4.1 Vinculando de XML - 442
    15.4.2 Vinculando para XML - 443
    15.5 ECMAScript for XML (E4X) - 444
    15.5.1 Sintaxe E4X - 444
    15.5.2 Trabalhando com a estrutura XML - 447
    15.6 Resumo - 453
    16-Objetos e classes - 455
    16.1 Teoria de OO em 5 minutos - 456
    16.1.1 A relação entre objetos e classes - 456
    16.1.2 Objetos têm propriedades e métodos - 457
    16.1.3 Herança - 458
    16.1.4 Encapsulamento e acoplamento - 459
    16.1.5 Objetos: eles estão em toda parte! - 460
    16.2 Brincando com objetos - 460
    16.2.1 Uma olhada mais de perto em objetos - 460
    16.2.2 Métodos de objetos - 461
    16.2.3 Parâmetros de método - 462
    16.2.4 Métodos retornam informação - 463
    16.2.5 Objetos têm propriedades - 463
    16.3 Criando uma classe - 463
    16.3.1 Criando o arquivo de classe - 463
    16.3.2 Especificando um pacote - 464
    16.3.3 Nomeando classes - 465
    16.3.4 Modificadores de classe - 465
    16.3.5 Superclasses: estendendo uma classe - 466
    16.3.6 Interfaces - 466
    16.3.7 Examinando sua classe - 467
    16.4 Adicionando propriedades - 468
    16.5 Adicionando métodos getter/setter - 469
    16.6 Criando métodos para sua classe - 471
    16.7 Resumo - 473
    17-Componentes personalizados - 475
    17.1 O que são os componentes personalizados? - 476
    17.1.1 Um exemplo de componente personalizado - 476
    17.2 Como funciona o componente personalizado - 477
    17.2.1 Tipos simples e compostos - 478
    17.2.2 Escolhas de implementação - 479
    17.3 Componentes personalizados simples - 479
    17.4 Passando parâmetros - 481
    17.4.1 Usar uma função para passar um valor - 481
    17.4.2 Passar um valor como uma propriedade - 482
    17.4.3
    Usando uma função setter como uma propriedade Proxy - 486
    17.4.4 Usando parâmetros de vínculo - 487
    17.5 Obtendo valores - 489
    17.5.1 Usando uma função para obter um valor - 489
    17.5.2 Usando uma propriedade para obter um valor - 491
    17.5.3
    Usando uma função getter como uma propriedade Proxy - 494
    17.6 Criando componentes compostos - 497
    17.7 Criando componentes ActionScript - 499
    17.8 Eventos personalizados - 501
    17.8.1 Passando adiante o objeto de evento - 503
    17.9 Espaços de nome e estrutura - 504
    17.9.1 O espaço de nome MX - 504
    17.9.2 O espaço de nome local - 505
    17.9.3 Estrutura de diretório e espaços de nomes - 505
    17.9.4 Espaço de nome em ActionScript - 506
    17.10 Resumo - 507
    18-Reusabilidade avançada no Flex - 509
    18.1 Arquivos SWC - 510
    18.2 Bibliotecas partilhadas em tempo de execução (RSL) - 510
    18.2.1 RSL padrão - 511
    18.2.2 Fazendo o seu aplicativo Flex usar RSL - 512
    18.3 Desenvolvimento modular de aplicativo Flex - 515
    18.3.1 Componentes vs. Módulos - 515
    18.3.2 Criando um módulo simples - 516
    18.3.3
    Carregando módulos à maneira MXML com o API de módulo -.517
    18.3.4
    Carregando e descarregando módulos com ActionScript - 517
    18.3.5 Prós e contras de módulos - 519
    18.4 Adicionando patches ao ciclo de produção de seu aplicativo Flex - 520
    18.4.1
    Usando um SWC para atualizar e substituir uma classe - 520
    18.5 Refatoração - 521
    18.6 Resumo - 522

    PARTE 3 TOQUES FINAIS - 523
    19-Personalizando a experiência - 525
    19.1 Estilos - 526
    19.1.1 Estilos em linha - 526
    19.1.2 Definições de estilo local - 529
    19.1.3 Folhas de estilos externas - 534
    19.1.4 O Style Explorer - 536
    19.1.5 Trabalhando com cores - 536
    19.1.6 Transparência - 538
    19.1.7 Usando gradientes - 539
    19.1.8 Trabalhando com estilos programaticamente - 541
    19.2 Embutindo fontes - 543
    19.2.1 Embutindo através do nome de sistema da fonte - 544
    19.2.2 Embutindo através de um arquivo de fonte - 544
    19.2.3 Otimizando o CSS - 545
    19.3 Imagens e ícones - 546
    19.3.1 Tipos de imagem - 546
    19.3.2 Embutir ou não embutir - 546
    19.3.3 Imagens como variáveis - 547
    19.3.4 Ícones - 548
    19.4 Skins - 551
    19.4.1 Tipos de skins - 551
    19.4.2 Skins gráficas com imagens - 552
    19.4.3 Skins gráficas com SWF - 554
    19.4.4
    Extensões de desenho de skin do Flex (SDE – skin design extension) - 555
    19.4.5 Fatiamento de imagem - 556
    19.4.6 Skin por meio de código - 559
    19.5 Resumo - 559
    20-Trabalhando com efeitos - 561
    20.1 O que é um efeito? - 561
    20.1.1 Causa e efeito - 562
    20.1.2 Efeitos pronto para uso - 562
    20.1.3 Efeitos compostos - 562
    20.2 Efeitos acionados - 563
    20.3 Aplicando um efeito programaticamente - 564
    20.3.1 Criando efeitos com ActionScript - 565
    20.3.2 Usando apenas ActionScript - 566
    20.4 Criando efeitos compostos - 567
    20.4.1 Efeitos sequenciais - 567
    20.4.2 Efeitos em paralelo - 568
    20.4.3 Compostos compostos - 568
    20.5 Usando efeitos prontos para uso - 569
    20.5.1 O efeito AnimateProperty - 570
    20.5.2 O efeito Blur (borrar) - 570
    20.5.3 O efeito Dissolve - 571
    20.5.4 O efeito Fade - 572
    20.5.5 O efeito Glow - 573
    20.5.6 O efeito Iris - 574
    20.5.7 O efeito Move - 575
    20.5.8 O efeito Pause - 576
    20.5.9 O efeito Resize - 576
    20.5.10 O efeito Rotate - 577
    20.5.11 O efeito SoundEffect - 578
    20.5.12 Os efeitos Wipe - 580
    20.5.13 O efeito Zoom - 581
    20.6 Funções de atenuação - 582
    20.6.1 Funções de atenuação prontas para uso - 582
    20.6.2 Criando suas próprias funções de atenuação - 583
    20.7 Fontes e efeitos - 584
    20.8 Resumo - 585
    21-Arrastar-e-soltar - 587
    21.1 O processo arrastar-e-soltar - 588
    21.2 Eventos de arrastar-e-soltar - 590
    21.3 Componentes que suportam arrastar-e-soltar - 590
    21.4 Habilitando D&D em componentes baseados em lista - 591
    21.5 Mover versus copiar - 592
    21.6 Arrastando itens múltiplos - 593
    21.7 Arrastar-e-soltar em dois sentidos - 595
    21.8 Usando D&D para a ordenação controlada pelo usuário - 596
    21.9 Inserindo o DragManager - 597
    21.9.1 Valores operacionais - 597
    21.9.2 Funções de DragManager - 598
    21.10 Aceitar ou negar a etapa soltar - 598
    21.10.1 Limitando quem entra na festa - 598
    21.10.2 Impedindo a propagação de evento - 601
    21.10.3
    Use o objeto DragEvent para encontrar o drop target - 601
    21.11 Aplicando o seu próprio soltar - 603
    21.11.1 Adicionando ao dataProvider do componente explicitamente - 603
    21.11.12 Adicionando ao dataProvider do componente implicitamente - 604
    21.12 Adicionando D&D a componentes não-lista - 605
    21.12.1 Configurando o exemplo - 605
    21.12.2 Iniciando o arrastar - 606
    21.12.3 Adicionando feedback visual - 606
    21.12.4 Manipulando o soltar - 607
    21.12.5 Manipulando a saída - 608
    21.12.6 Reunindo todas as peças - 609
    21.13 Personalizando a experiência de arrastar-e-soltar - 611
    21.13.1 Alterando a imagem de arrastar - 611
    21.13.2 Alterando os ícones de drag proxy - 612
    21.14 Resumo - 613
    22-Gráficos - 615
    22.1 Introdução a gráficos - 615
    22.1.1 Partes do gráfico - 616
    22.1.2 Revisão sobre tipos de gráficos - 617
    22.2 Preparando o terreno com séries e dados - 617
    22.3 Criando gráficos - 619
    22.3.1 Chamando um gráfico - 619
    22.3.2 Adicionando uma legenda - 620
    22.3.3 Alterando tipos de gráfico - 621
    22.4 Empilhamento de gráficos - 624
    22.5 Examinando os tipos de gráficos - 625
    22.5.1 Gráficos de área - 625
    22.5.2 Gráficos de barra e de coluna - 627
    22.5.3 Gráficos de linhas - 629
    22.5.4 Gráficos de bolha - 630
    22.5.5 Gráficos de candlestick e HLOC - 632
    22.5.6 Gráficos de torta - 635
    22.5.7 Gráficos ponto-figura - 638
    22.6 Personalizando os gráficos - 640
    22.6.1 Strokes de série - 640
    22.6.2 Preenchimentos (fills) de série - 641
    22.7 Resumo - 643
    23-Depuração e teste - 645
    23.1 Depuração - 646
    23.1.1 Usando o Flash Debug Player - 646
    23.1.2 Configurando a geração de log - 646
    23.1.3 Usando a função trace() - 647
    23.1.4 Visualizadores de log de rastreamento - 648
    23.1.5 Convertendo objetos em strings - 649
    23.1.6 FxSpy - 650
    23.1.7 Monitorando a atividade de rede - 651
    23.1.8 Usando o Debugger - 652
    23.2 Fase de testes - 656
    23.2.1 Tipos de testes - 656
    23.2.2 Flex Profiler - 657
    23.2.3 FlexUnit (teste de unidade) - 660
    23.2.4 Fluint (teste de unidade) - 664
    23.2.5 FunFx (teste funcional) - 668
    23.2.6 RIATest (teste funcional) - 668
    23.2.7 HP QuickTest Pro (teste funcional) - 669
    23.2.8 IBM Rational Functional Tester (teste funcional) - 670
    23.3 Resumo - 670
    24-Finalizando o projeto - 671
    24.1 Imprimindo - 671
    24.1.1 A abordagem Flex para a impressão - 672
    24.1.2 Ferramentas disponíveis - 672
    24.1.3 Imprimindo coisas - 673
    24.1.4 Escalonando as coisas para impressão - 674
    24.1.5 A arte de adicionar objetos - 675
    24.1.6 Imprimindo listas - 678
    24.1.7 Captar quando um usuário cancela - 681
    24.1.8 FlexReport - 682
    24.2 Personalizando o wrapper - 682
    24.2.1 Arquivos wrapper - 683
    24.2.2 Modelos de wrapper - 683
    24.2.3 O mínimo essencial - 684
    24.2.4 Embutindo em um aplicativo web - 685
    24.2.5 Passando parâmetros em um wrapper - 685
    24.3 Implementação - 688
    24.3.1 Crie uma versão de produção - 688
    24.3.2 Posicionando arquivos de lado cliente - 689
    24.3.3 Posicionando arquivos de lado servidor - 690
    24.3.4 Testando o funcionamento - 690
    24.4 Resumo - 691
    recursos - 693
    índice - 697

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:744
    Origem:Importado
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2010
    ISBN:9788573938999
    Encadernação:Brochura
    Autor:Tariq Ahmed, Jon Hirschi, Faisal Abid,
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