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- DescriçãoDesenvolvendo seu primeiro aplicativo Android – 2ª edição
Você não quer ficar de fora do mercado de software que mais cresce, não é mesmo? Que tal então criar um aplicativo completo para smartphones com o sistema operacional Android, disponibilizá-lo ao público e ainda fazer disso uma fonte de renda?
É exatamente isso que você aprenderá com este livro!
Você criará um aplicativo completo para Android usando a linguagem Java e as ferramentas disponibilizadas pelo Google. Além disso, saberá como publicá-lo no Google Play Store, alcançando um mercado de milhões de usuários espalhados por todo o mundo!
“De quebra” descobrirá como vender seu aplicativo adequadamente e conseguir retorno financeiro pelo seu trabalho, seja disponibilizando recursos adicionais no programa ou exibindo anúncios do Google AdMob.
Tudo isso de uma maneira prática, didática e descontraída, acessível a qualquer pessoa com conhecimento básico de programação.
O que você vai aprender na prática:
Obter e instalar as ferramentas necessárias, preparando seu computador (com Windows, Linux ou Mac OS X) para criar aplicativos para o Android.
Criar a CalculaTec, uma calculadora móvel completa que funciona exatamente como as tradicionais de mesa.
O essencial da linguagem Java para desenvolver seus aplicativos Android, usando boas práticas de programação como o padrão MVC (Modelo-Visão-Controlador).
Obter retorno financeiro pelo seu trabalho, usando anúncios do Google AdMob ou compra direta no aplicativo, com os recursos de faturamento do Google In App Billing.
“Turbinar” seu projeto inicial, incluindo na CalculaTec novas funções de memória!
E então? Você está pronto para fazer parte da revolução móvel? - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Assuntos Android Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Luiz Carlos Querino Filho
Luiz Carlos Querino Filho é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Marília, Mestre em Ciência da Computação pelo UNIVEM e Doutorando em Ciências de Computação e Matemática Computacional na USP de São Carlos. Trabalha como professor e pesquisador da Fatec (Garça/SP) no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É autor dos livros Desenvolvendo seu Primeiro Aplicativo Android e Criando Aplicativos para iPhone e iPad, ambos publicados pela Novatec Editora.Informações Técnicas Sumário
Sobre o autor .......................................................................................................................... 9
Prefácio .................................................................................................................................10
Capítulo 1 ¦ Prepare-se para se render ao robozinho verde do Google! .....................................12
1.1 Uma breve história do sistema operacional Android.............................................12
1.2 Obtendo e instalando sua “caixa de ferramentas” ................................................15
1.2.1 Baixando e instalando o Java JDK...............................................................17
1.2.2 Baixando e instalando o Android Studio .....................................................20
1.3 Executando o Android Studio pela primeira vez ................................................. 25
1.3.1 As configurações iniciais do Android Studio................................................26
1.3.2 Criando um projeto: o tradicional “Alô, Mundo!”........................................29
1.3.3 Executando o programa e criando um dispositivo virtual para o emulador...34
1.4 O nosso primeiro app “útil”: um conversor de medidas....................................... 44
1.4.1 Criação do projeto no Android Studio ........................................................ 46
1.4.2 Começando pela interface: muito além do simples arrastar e soltar...............52
1.4.3 Escrevendo o código Java ............................................................................61
1.4.4 Testando no emulador.................................................................................72
1.5 E agora? Para onde vamos?..................................................................................75
Capítulo 2 ¦ CalculaTec: a sua calculadora Android!..................................................................76
2.1 Estrutura básica da CalculaTec ...........................................................................76
2.1.1 O curioso funcionamento de uma calculadora de mesa ................................78
2.1.2 O “bom e velho” MVC .............................................................................. 80
2.2 Criando o projeto no Android Studio..................................................................82
2.3 Definindo a interface da calculadora ...................................................................87
2.3.1 Montando a tela da CalculaTec .................................................................. 88
2.3.2 Criando estilos para os botões..................................................................120
2.4 Fazendo o primeiro teste no emulador... ............................................................130
2.5 ... e agora em um aparelho físico .......................................................................132
2.6 E agora? Para onde vamos?................................................................................135
Capítulo 3 ¦ Java para programadores Android......................................................................136
3.1 Classe: algo que Java tem de sobra ....................................................................136
3.2 Herança: uma das três formas rápidas de enriquecer..........................................143
3.3 Reescrever para conquistar ...............................................................................147
3.4 Strings e conversão de valores ...........................................................................149
3.5 E agora? Para onde vamos?................................................................................151
Capítulo 4 ¦ Implementando o cérebro da Calculatec............................................................. 152
4.1 A classe Modelo básica da Calculadora .............................................................152
4.2 Conectando eventos da interface a métodos da controladora..............................159
4.3 Fazendo a controladora (CalculadoraActivity) “falar” com o modelo (Calculadora)162
4.4 Ajustes (e melhorias) de interface pelo código ....................................................170
4.4.1 Detectando o separador correto de casas decimais.....................................170
4.4.2 Adicionando a fonte para o visor digital.....................................................175
4.4.3 Impedindo a mudança para layout paisagem (horizontal)...........................180
4.5 E agora? Para onde vamos?................................................................................181
Capítulo 5 ¦ Alistando-se no exército de droids: seu app no Google Play.................................183
5.1 Entrando na turma: cadastrando-se no Google Play...........................................184
5.1.1 Inscrevendo-se no Google Play ..................................................................184
5.2 Definindo os ícones do aplicativo e as telas de exemplo......................................187
5.3 Finalmente, enviando o seu aplicativo ao Google Play Store ...............................190
5.3.1 Gerando o APK assinado digitalmente.......................................................190
5.3.2 Enviando o app ao Google Play Store ........................................................193
5.4 E agora? Para onde vamos?................................................................................201
Capítulo 6 ¦ Fechando com chave de ouro: anúncios com AdMob e a CalculaTecPro .................202
6.1 Cadastrando-se no AdMob...............................................................................203
6.1.1 Criando o seu cadastro .............................................................................203
6.1.2 Incluindo seu aplicativo na sua conta AdMob............................................207
6.2 Adicionando os anúncios ao aplicativo..............................................................210
6.2.1 Acrescentando o Google Mobile Ads SDK ao projeto .................................210
6.2.2 Incluindo o banner na tela principal..........................................................213
6.3 Removendo os anúncios e liberando novos recursos com In App Billing.............217
6.3.1 Criando um layout alternativo sem anúncios e com funções de memória ....217
6.3.2 Habilitando o In App Billing no aplicativo e no Google Play ......................221
6.3.3 Programando a aquisição da versão Pro com In App Billing .......................228
6.4 E agora? Para onde vamos?................................................................................237
Referências bibliográficas.....................................................................................................238Informações Técnicas
Nº de páginas: 240 Origem: Nacional Editora: Editora Novatec Idioma: Português Edição: 2ª Edição Ano: 2017 ISBN: 9788575226407 Encadernação: Brochura Autor: Luiz Carlos Querino Filho - Informações