E-BOOK Curso Básico de Programação - Teoria e Prática (envio por e-mail)

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    Descrição

    Este livro aborda a programação para computadores digitais de uma maneira moderna, prática e didática, com o objetivo de introduzir o leitor ao fantástico mundo da computação eletrônica. A obra foi escrita para proporcionar ao leitor uma visão ampla e objetiva do assunto, utilizando um método de fácil assimilação e aplicação, com uma abordagem simples e abstraindo das complexidades muito comuns em obras especializadas nesta área.

    Embora já existam várias publicações sobre este assunto, o livro tem diferenciais que ajudam a programar de uma maneira geral, sem se preocupar com uma linguagem em particular: apenas baseando no raciocínio lógico traduzido em pseudocódigo. Um desses diferenciais está no fato de trabalhar com figuras, esquemas, exemplos comentados e exercícios propostos ao final de cada um dos seus nove capítulos.

    Os tópicos abordam todos os assuntos importantes para um perfeito aprendizado, incluindo: tipos de dados, operadores, variáveis, constantes, arrays, registros, estruturas de controle, rotinas (procedimentos e funções), passagens de parâmetros, modularização, etc. Todos esses assuntos são tratados de um modo bem didático com bastante simplicidade e objetividade, mas sem introduzir sofisticações desnecessárias.

    E para reforçar o aprendizado é apresentado um capítulo inteiramente dedicado a uma ferramenta de implementação de algoritmo (o VisuAlg) para que o leitor possa “rodar” seus algoritmos de maneira prática, rápida e fácil, sem precisar utilizar uma linguagem de programação convencional. Assim, devido ao seu caráter didático, este livro pode ser adotado como livro-texto em cursos técnicos de programação e em instituições de ensino superior. Todas as soluções e códigos dos exemplos e dos exercícios propostos podem ser acessados junto à Editora Ciência Moderna, por download, sem quaisquer custos adicionais.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Digital / E-book

    Especificações

    Sobre o AutorMário Leite

    É graduado e pós-graduado em Engenharia pela PUC-Rio, onde foi professor auxiliar de ensino e pesquisa no Departamento de Ciências dos Materiais e Metalurgia. É especialista em Análise de Sistemas pelo Centro Universitário de Maringá (Uni-Cesumar/PR) e mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi chefe do setor de informações gerenciais da Mineração Caraíba S/A (BA). Atualmente, é professor de Linguagens de Programação e Ferramentas Computacionais na Universidade de Uberaba (UNIUBE), e professor convidado do Instituto SENAI de Tecnologia. Possui vários livros publicados na área de programação e ambiente computacional numérico.
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    SUMÁRIO

    Capítulo 1 - Processando Dados - 1


    1.1 - Dados e Informações - 1
    1.2 - A Máquina de von Neumann - 2
    1.3 - Armazenamento e representação dos dados - 4
    1.3.1 - Sistemas antigos de numeração - 4
    1.3.2 - Sistema Decimal - 5
    1.3.3 - Sistema Hexadecimal - 7
    1.3.4 - Sistema Binário - 7
    1.4 - Mudanças de base - 8
    1.4.1 - De uma base qualquer para a base decimal - 8
    1.4.2 - Da base decimal para uma outra base qualquer - 8
    1.5 - Representação dos dados no computador - 11
    1.6 - Tipos de Dados - 12
    1.6.1 - Tipos Primitivos de Dados - 12
    1.6.2 - Tipos Complexos - 14
    1.7 - Operadores e Operações - 14
    1.8 - Tabela-Verdade - 16
    1.9 - Variáveis - 17
    1.9.1 - Identificação de Variáveis - 18
    1.9.2 - Escopo de uma Variável - 22
    1.10 - Constantes - 22
    1.11 - Operações - 22
    1.12 - Tabelas ASCII e Unidades de Armazenamento - 24
    1.13 - Exercícios Propostos - 25

    Capítulo 2 - Lógica de Programação - 29

    2.1 - Conceitos Básicos - 29
    2.2 - Instruções - 29
    2.3 - Algoritmos - 30
    2.3.1 - Troca de uma lâmpada queimada - 31
    2.3.2 - Verificando aptidão de uma pessoa - 31
    2.3.3 - Soma de dois números - 31
    2.3.4 - Divisão de um número por outro - 32
    2.3.5 - Média aritmética de quatro notas - 32
    2.3.6 - Situação acadêmica de um aluno - 32
    2.3.7 - Soma dos cinco primeiros números inteiros - 33
    2.4 - A Torre de Hanói - 33
    2.5 - Pseudocódigo - 35
    2.5.1 - Cálculo da área de um círculo - 37
    2.5.2 - Média de um aluno com provas e trabalhos - 37
    2.5.3 - Programa “Controle Salarial - 38
    2.6 - Indentação - 39
    2.7 - Diagramas de blocos - 41
    2.7.1 - Diagramas de blocos para reajuste salarial - 41
    2.7.2 - Diagrama de blocos do programa “Maior de três números” - 43
    2.8 - Comentários - 43
    2.9 - Outros comandos/funções de Pseudocódigo - 44
    2.10 - Etapas da solução de um problema - 45
    2.11 - Teste de Mesa - 47
    2.12 - Erros de Lógica e erros de Execução - 49
    2.13 - Exercícios Propostos - 50

    Capítulo 3 - Estruturas de Decisão - 53

    3.1 - Conceitos Básicos - 53
    3.2 - Tipos de Estruturas de Decisão - 53
    3.2.1 - Estrutura de Decisão Simples - 53
    3.2.2 - Estrutura de Decisão Composta - 55
    3.2.3 - Estrutura de Decisão Encadeada - 57
    3.2.4 - Estrutura de Decisão Selecionada - 58
    3.3 - Descobindo o dia da semana de uma data - 64
    3.4 - Dias decorridos entre duas datas - 66
    3.5 - Exercícios Propostos - 67

    Capítulo 4 - Estruturas de Repetição - 71

    4.1 - Conceitos Básicos - 71
    4.2 - Tipos de Loops - 72
    4.2.1 - Loop lógico com teste no início - 72
    4.2.2 - Loop lógico com teste no final - 76
    4.3 - Loop numérico (ou automático - 79
    4.4 - Exemplos básicos de aplicações de loops - 82
    4.4.1 - Programa de Fatorial - 82
    4.4.2 - Cálculo de soma e média de números de uma lista - 83
    4.5 - Exemplos de programas com séries numéricas - 86
    4.5.1 - Série de Mercator - 86
    4.5.2 - Série Harmônica - 87
    4.5.3 - Funções Trigonométricas - 87
    4.5.4 - Calculando o Número e - 89
    4.5.5 - Calculando o Número Pi (p) - 90
    4.5.6 - Série de Mengoli - 93
    4.6 - Programas de Análise Combinatória - 94
    4.6.1 - Arranjo Simples: An,p - 95
    4.6.2 - Permutação: Pn - 96
    4.6.3 - Combinação: Cn,p - 96
    4.7 - Fatoração de um número - 98
    4.8 - Execução contínua de programas - 100
    4.8.1 - Valor Depreciado - 101
    4.8.2 - Taxa de Depreciação - 102
    4.8.3 - Controle de Vendas - 103
    4.8.4 - Tabuada de Multiplicar - 105
    4.9 - Exercícios Propostos - 107

    Capítulo 5 - Vetores - 111

    5.1 - Conceitos Básicos - 111
    5.2 - Conhecendo um vetor - 111
    5.3 - Exemplos básicos sobre vetores - 113
    5.3.1 - Leitura dos elementos de um vetor - 113
    5.3.2 - Média dos elementos de um vetor - 113
    5.3.3 - Computando notas e a maior média - 114
    5.3.4 - Pesquisa de um elemento em um vetor - 116
    5.4 - Aplicações práticas com vetores - 117
    5.4.1 - Inversão dos elementos de uma lista - 117
    5.4.2 - Vetores de caracteres - 119
    5.4.3 - Classificação dos elementos de um vetor - 120
    5.4.3.1 - Classificação pelo “Método da Bolha - 120
    5.4.3.2 - Classificação pelo “Método de Inserção Direta - 122
    5.4.3.3 - Classificação pelo “Método de Seleção Direta - 124
    5.4.3.4 - Classificação de vetores do tipo caractere - 125
    5.4.4 - Pesquisas em vetores - 127
    5.4.4.1 - Pesquisa Sequencial - 128
    5.4.4.2 - Pesquisa Binária - 128
    5.5 - Operações com vetores - 130
    5.5.1 - Soma de vetores - 130
    5.5.2 - Subtração de vetores - 132
    5.5.3 - Produto Escalar - 133
    5.5.4 - Produto Vetorial - 136
    5.5.5 - Produto Misto - 139
    5.6 - Elementos de Estatística Básica - 141
    5.7 - Exercícios Propostos - 143

    Capítulo 6 - Matrizes - 147

    6.1 - Conceitos básicos - 147
    6.2 - Conhecendo uma matriz - 148
    6.3 - Leitura e escrita de - matriz - 150
    6.4 - Exemplos básicos sobre matrizes - 152
    6.4.1 - Cálculo de média simples com matrizes - 152
    6.4.2 - Cálculo de várias médias com matrizes - 152
    6.4.3 - Matrizes no cálculo de produção - 155
    6.5 - Operações com matrizes - 159
    6.5.1 - Soma de matrizes - 159
    6.5.2 - Subtração de matrizes - 161
    6.5.3 - Multiplicação de uma matriz por um escalar - 161
    6.5.4 - Multiplicação de uma matriz por outra matriz - 163
    6.6 - Determinantes de matrizes - 164
    6.6.1 - Determinante de uma matriz 2x2 - 164
    6.6.2 - Determinante de uma matriz 3x3 - 165
    6.7 - Triângulo de Pascal - 167
    6.8 - Programas de Correlação Linear - 169
    6.8.1 - Ajuste de reta - 169
    6.8.2 - Coeficientes de Correlação e de Determinação - 173
    6.9 - Exercícios Propostos - 178

    Capítulo 7 - Registros - 181

    7.1 - Conceitos Básicos - 181
    7.2 - Criação de Registros - 182
    7.3 - Leitura de Registros - 185
    7.4 - Impressão ordenada de registros - 186
    7.5 - Pesquisas em Registros - 189
    7.6 - Registro de conjuntos - 191
    7.7 - Conjunto de registros - 192
    7.8 - Tabelas - 194
    7.9 - Composição de registros - 197
    7.10 - Exercícios Propostos - 198

    Capítulo 8 - Modularização - 201

    8.1 - Conceitos Básicos - 201
    8.2 - Técnicas de Programação - 202
    8.3 - Módulos de um programa - 204
    8.3.1 - Procedimentos - 204
    8.3.2 - Funções - 205
    8.4 - Programas com sub-rotinas - 206
    8.5 - Escopos dos elementos em um programa - 208
    8.6 - Passagem de parâmetros - 212
    8.6.1 - Passagem de parâmetros por Valor - 217
    8.6.2 - Passagem de parâmetros por Referência - 217
    8.7 - Passagem envolvendo vários parâmetros - 219
    8.8 - Passagem de matrizes como parâmetros - 220
    8.9 - Simulando o “retorno” de um procedimento - 222
    8.10 - Recursividade - 224
    8.10.1 - Fatorial com recursãoV225
    8.10.2 - Soma de valores com recursão - 225
    8.10.3 - Quadrado Perfeito com recursão - 226
    8.10.4 - Raiz quadrada com recursãoV227
    8.10.5 - Torre de Hanói com recursão - 229
    8.11 - Sem recursão ou com Recursão: qual a melhor solução - 230
    8.12 - O perigo das funções recursivas - 233
    8.13 - O perigo das funções recursivas - 234

    Capítulo 9 - Rodando Programas - 237

    9.1 - Conceitos Básicos - 237
    9.2 - A Ferramenta VisuAlg - 238
    9.2.1 - Histórico - 238
    9.2.2 - A Tela Principal - 238
    9.2.3 - Características da Ferramenta - 239
    9.3 - Exemplos com variáveis simples - 244
    9.4 - Exemplos com variáveis indexadas - 251
    9.5 - Modularização com VisuAlg - 255
    9.5.1 - Exemplos com passagem de parâmetros - 256
    9.6 - Funções, Comandos Internos e Palavras ReservadasV257
    9.7 - Binômio de Newton - 277
    9.8 - MDC e MMCV282
    9.8.1 - MDC - 282
    9.8.2 - MMC - 283
    9.9 - Verificação de CNPJ e CPF - 284
    9.9.1 - Verificação de CNPJ - 284
    9.9.2 - Verificação de CPF - 285
    9.10 - Mudanças de Bases - 289
    9.10.1 - Mudança de uma base qualquer para a Base Decimal - 289
    9.10.2 - Mudança da Base Decimal para uma base qualquer - 293
    9.10.3 - De uma base qualquer para outra base qualquer - 295
    9.11 - Conversão de números romanos em arábicos - 299
    9.12 - Calculando o Número Pi - 301
    9.12.1 - Calculando Pi com 1000000 de termos pela Série de Euler - 301
    9.12.2 - Calculando Pi para n termos da Série de Gregory-Leibniz - 303
    9.12.3 - Calculando Pi para n termos pela Fórmula BBP - 304
    9.12.4 - Calculando Pi com x decimais pela Fórmula BBP - 305
    9.13 - Construindo o número “mágico” 1089 - 308
    9.14 - A função de Euler - 310
    9.15 - Proteção de Mensagens: Criptografia - 312
    9.15.1 - Cifra de Cesar - 314
    9.15.2 - Cifra de César Estendida - 317
    9.15.3 - Cifra de VigenèreV320
    9.15.4 - Algoritmo RSA - 331
    9.15.4 .1- Algoritmo prático de execução do método de criptografia RSA - 332
    9.15.4 .2 - Considerações sobre o Método RSA - 336
    9.16 - Além do VisuAlg - 344
    9.16.1 - Interpretação - 345
    9.16.2 - Compilação - 345
    9.17 - VisuAlg e Outras - 347
    9.18 - Resumo - 352
    9.19 - Exercícios Propostos - 352

    Bibliografia - 355

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:384
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2017
    ISBN:9788539909315
    Encadernação:Digital
    Autor:Mário Leite
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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