Iniciação à Programação de Computadores - Uma Abordagem Baseada em Exemplos

VITRINE Os TOP de vendas !!

Por: R$ 70,00

Preço a vista: R$ 70,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 70,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Iniciação à Programação de Computadores - Uma Abordagem Baseada em Exemplos


    Nesta Iniciação à Programação são abordados desde os conceitos introdutórios, essenciais a quem pretende aprender ou apenas entender o que significa criar programas de computador, até conceitos mais avançados como a programação orientada a objetos, acesso a banco de dados, entre outros. Faz-se uma introdução aos conceitos básicos utilizando-se as linguagens BASIC e PASCAL e, a seguir, a linguagem C, a mais utilizada no mundo, segundo o site TIOBE. Para os conceitos mais avançados e para desenvolvimento de aplicações comerciais e jogos a abordagem é feita pelas linguagens Java e C#, linguagens mais complexas pela diversidade de recursos que oferecem, permitindo a criação de praticamente qualquer tipo de software.

    Após a leitura deste livro o candidato a programador terá condições de "caminhar com suas próprias pernas", fazendo suas escolhas e ampliando seus conhecimentos sem grandes necessidades de maiores orientações.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorMarcio Porto Feitosa

    Marcio Porto Feitosa - Formado em Engenharia Eletrônica (1977), pós-graduado em Análise de Sistemas e mestre em Inteligência Computacional, todas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Trabalhou em projetos de hardware, em projetos e implantação de redes de computadores e em desenvolvimento de softwares e sistemas especiais. Atualmente trabalha em um modelo computacional para avaliação de pessoas por competência e é professor nas Faculdades Metropolitanas Unidas.

    Paulo Sérgio Custódio

    Paulo Sérgio Custódio – Formado em Física pela Universidade de São Paulo (1994), pós-graduado em Astronomia pelo IAG-USP tendo publicado 11 artigos em periódicos internacionais nas áreas de Cosmologia e Física dos Instantes Iniciais do Universo com doutorado na área. Leciona Programação desde 2003 e possui experiência nas linguagens C, VBA, Visual Basic e C#. Atualmente leciona nos departamentos de Engenharia, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas nas Faculdades Metropolitanas Unidas.
    Informações TécnicasSumário

    Introdução - 1

    Como o computador pensa? - 3

    Estrutura do computador - 5

    Ligando o computador - 8

    Como um programa é executado na CPU? - 9

    Fazendo o primeiro programa - 15

    Entrando dados pelo teclado e armazenando em variáveis - 24

    Melhorando a interface do usuário - 25

    Decisão: mudança no fluxo do programa - 27

    O fluxograma - 29

    As sub-rotinas - 31

    Programação estruturada - 32

    A linguagem C - 38

    Laços de iteração - 51

    Voltando à estrutura de decisão - 55

    Estruturas de dados - 56

    Registros - 65

    Array de registros - 67

    Acessando dados em arquivo - 69

    Modularização de programas - 77

    Separando o programa em vários arquivos - 82



    Programação orientada a objetos - 87

    A linguagem Java - 97

    O que é Java? - 97

    O ambiente Java - 98

    Estrutura de um programa Java - 99

    Fornecendo argumentos ao programa - 100

    Operadores Java - 101

    Tipos primitivos em Java - 101

    Variáveis em Java - 102

    Identificadores - 102

    Regras de escopo para as variáveis - 103

    Tratando exceções - 104

    Chamando outro método - 106

    Utilizando o serviço de outra classe - 108

    Interface GUI (Graphical User Interface) - 112

    Herança - 123

    Override, sobreposição, sobrescrita ou superação - 130

    Sobrecarga e polimorfismo - 131

    Classes e métodos abstratos - 134

    Interfaces - 135

    Acessando o banco de dados - 135

    Programação em C# - 160

    O que é C#? - 161

    Estrutura e especificação da linguagem C# - 162

    A linguagem C# e suas principais estruturas: o .NET Framework - 162

    .NET Framework - 164

    O que isto significa? - 165

    Visual C# 2012 Express Edition - 165

    Elementos básicos da programação em C# - 170

    Variáveis e tipos - 171

    Comandos da linguagem C# - 173

    Compilação condicional - 180

    Tipos valor e tipos referência em C# - 182

    Compreendendo tipos nulos e anuláveis -

    Uso dos tipos anuláveis - 194

    Propriedades dos tipos anuláveis, parâmetros de referência e parâmetros out - 195

    Reforçando as diferenças entre os parâmetros do tipo referência e valor - 195

    Como é organizada a memória do computador? - 198

    Como se parecem a pilha e o heap? - 199

    Usando a pilha e o heap - 200

    Objetos - 201

    Boxing e unboxing - 201

    Ponteiros e código unsafe - 202

    Palavras reservadas da linguagem C# - 205

    Operadores da linguagem C# 216

    Operadores aritméticos - 217

    Operadores lógicos - 220

    Operadores de tipo - 224

    Operadores de incremento, decremento e condicional - 225

    Introduzindo estruturas de dados no C# - 226

    Métodos e refatoração – exemplo com uma aplicação do tipo Windows Form - 245

    Escopo da refatoração - 250

    Recurso renomear - 254

    Tratamento de erros - 256

    Aplicações Windows Form no C# - 270

    Interação com o sistema operacional - 271

    Aplicações gráficas - 286

    Formulários Windows - 286

    Eventos - 287

    Modelo de manipulação de eventos - 289

    Manipulação básica de eventos - 289

    Propriedades de controle e layout - 293

    Bancos de dados no Visual Studio 2008 - 302

    Conexão com o banco de dados MySQL e Visual Studio 2010 - 312

    Conectando e recuperando dados - 322

    Publicando a aplicação na máquina local - 331



    Apêndice A: Estruturas de dados e seu custo computacional - 335

    Análise assintótica e taxas de crescimento - 335

    Buble Sort - 340

    Quando usar uma determinada estrutura de dados? - 346

    Array(T[ ]) - 346

    LinkedList< T > - 346

    List - 347

    Pilha ou stack 347

    Comentários finais - 347



    Referências - 349

    Índice Remissivo - 351

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:368
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2016
    ISBN:9788539906543
    Encadernação:Brochura
    Autor:Marcio Porto Feitosa e Paulo Sérgio Custódio
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!