E-BOOK Lógica de Programação - Aprendendo a Programar (envio por e-mail)

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  • E-BOOK Iniciação à Programação de Computadores - Uma Abordagem Baseada em Exemplos (envio por e-mail)

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  • Programação para Adolescentes Para Leigos

    Programar de um modo fácil e divertido! Então você quer aprender a programar — maravilha! Você está embarcando em uma aventura que irá transformá-lo de usuário de tecnologia em produtor de tecnologia. E isso é muito mais fácil do que você poderia supor! Programar — escrever programas de computador — tem um pouco de tudo: criatividade, lógica, arte, matemática, narrativa, design e solução de problemas. De games a brinquedos, passando por animações e simulações, este livro o conduz, passo a passo, pela codificação de programas reais que você pode compartilhar com a família e amigos. ... Ler mais +

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  • Iniciação à Programação de Computadores - Uma Abordagem Baseada em Exemplos

    Nesta Iniciação à Programação são abordados desde os conceitos introdutórios, essenciais a quem pretende aprender ou apenas entender o que significa criar programas de computador, até conceitos mais avançados como a programação orientada a objetos, acesso a banco de dados, entre outros. Faz-se uma introdução aos conceitos básicos utilizando-se as linguagens BASIC e PASCAL e, a seguir, a linguagem C, a mais utilizada no mundo, segundo o site TIOBE. Para os conceitos mais avançados e para desenvolvimento de aplicações comerciais e jogos a abordagem é feita pelas linguagens Java e C#, linguagens mais complexas pela diversidade de recursos que oferecem, permitindo a criação de praticamente qualquer tipo de software. ... Ler mais +

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  • Fundamentos para o Desenvolvimento de Jogos Digitais - Série Tekne

    O impressionante crescimento do mercado de jogos digitais nos últimos anos aumentou a demanda por materiais didáticos que forneçam ao futuro técnico da área o suporte necessário para sua formação. ... Ler mais +

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  • Vida de Programador - Volume 0 - /* coleção de tirinhas e outras histórias */

    Neste livro você vai encontrar histórias sobre o dia a dia agitado de um programador.Programação é um processo criativo, é uma arte. E isso é muito bom, pois, se fosse algo mecânico, nós já teríamos sido substituídos por máquinas. Por outro lado, é muito ruim quando você precisa dar manutenção em código de algum programador que abusa dessa criatividade.
    Então você aprende a lógica de programação, aprende sobre estruturas de dados, aprende linguagens de programação, aprende técnicas, tecnologias, etc., mas vai ser conhecido eternamente como o “rapaz do computador”. Pior do que explicar o que você faz para a sua mãe é explicar aos amigos dela (ainda mais porque ela já contou para todo mundo que você trabalha “consertando computadores”). ... Ler mais +

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  • E-BOOK Primefaces Avançado + Web Service REST (envio por e-mail)

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  • A Arte de Escrever Programas Legíveis - Técnicas simples e práticas para elaboração de programas fáceis de serem lidos e entendidos

    Este livro se concentra em princípios básicos e técnicas práticas que você poderá aplicar sempre em seus códigos-fonte. Utilizando exemplos de códigos-fonte fáceis de serem compreendidos e retirados de várias linguagens, cada capítulo aborda um aspecto distinto da codificação e demonstra como você pode tornar seu código-fonte fácil de entender. ... Ler mais +

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  • Introdução à Compilação

    Linguagens de programação são a notação que um usuário de computador emprega para instruir a máquina a executar as tarefas que lhe interessam. Linguagens de alto nível correspondem àquelas que são mais próximas do programador que da linguagem binária primitiva, usada pelas máquinas. Há uma considerável diferença entre as duas linguagens, por isso é necessário que haja algo que converta programas escritos em linguagens de alto nível para linguagens executáveis pelo computador. ... Ler mais +

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  • FLEX 3 em Ação

    R$ 124,00 ou 2x de R$ 62,00

    Flex é um framework e uma linguagem de programação para aplicativo, dirigido por evento e orientado a objeto, que o permite construir Aplicativos Ricos para Internet (RIAs) atraentes que são executados no ambiente Adobe Flash. Historicamente, a prioridade no desenvolvimento de aplicativo Web tem sido enfatizar velocidade e tempo de colocação de produto no mercado à custa da usabilidade para o usuário fim. ... Ler mais +

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  • Informática Aplicada à Educação: algumas reflexões e práticas

    Este livro destina-se aos interessados em conhecer diferentes vertentes da informática no contexto escolar, partindo de técnicas de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, perpassando por críticas pedagógicas e experiências em sala de aula com uso de computadores como ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares e na formação de professores. Por esse motivo, esse livro torna-se bastante motivador aos iniciantes e aos pesquisadores já atuantes na área para terem como mais uma referência para seus estudos e práticas acadêmicas. Esta obra irá motivar inovações em currículos escolares de instituições de ensino e também despertar o interesse em novas propostas de programas de especialização sobre a Informática na Educação, devido às diferentes visões sobre uma inclusão digital multidimensional e democrática. ... Ler mais +

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  • Programando Google Web Toolkit - Do Iniciante ao Profissional

    Este livro começa fornecendo uma introdução às RIAs e como o GWT está em sintonia com algumas das outras soluções disponíveis. Todos os aspectos fundamentais do gwt são resolvidos pragmaticamente, como você está usando-os para construir uma aplicação de exemplo do mundo real. O fato de esse livro ser destinado a programadores Java que não têm conhecimento prévio do gwt , focamos em coisas que consideramos mais importantes saber para iniciar efetivamente o uso do gwt – as coisas que realmente importam no desenvolvimento de aplicações gwt . ... Ler mais +

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  • Desenvolvimento em Pro Drupal 7 - 3ª Edição

    R$ 105,00 ou 2x de R$ 52,50

    O livro possui foco no desenvolvedor, responsável pela criação e extensão da capacidade de um web site baseado em Drupal. A obra cobre tudo: os fundamentos da plataforma Drupal; o entendimento de como usar as APIs de Drupal; a escrita de módulos próprios para estender a funcionalidade de Drupal; a escrita de código seguro; a construção de web sites de alto desempenho; e outros tópicos que ajudarão o leitor ao longo do caminho para se tornar um especialista em Drupal. ... Ler mais +

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  • Sistema em ASP 3.0 Utilizando Três Camadas

    O ASP 3.0 pode ser abordado de várias formas e com vários seguimentos, de segurança ou sem segurança, utilizando camadas ou sem camadas. No livro é demonstrada diretamente a utilização de ASP 3.0 Visual Basic para a criação de camadas e COM Plus. Para quem nunca trabalhou com COM Plus, saiba que pode ser excelente para manter uma segurança de dados, segurança com senhas; e quem cuida dessa dinamização é o gerenciador COM Plus. Componentes são construídos diretamente no Visual Basic 6.0, os quais viram arquivos dll, e em seguida, as dlls são registradas no COM PLUS, e assim acessadas diretamente pelo ASP 3.0. Intere-se de todo o processo, e aprenda mais sobre isso tudo lendo este livro. Mergulhe no universo ASP 3.0. ... Ler mais +

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  • E-BOOK 4 Rs das Relações Públicas Plenas - Proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios (envio por e-mail)

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  • E-BOOK Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção (envio por e-mail)

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  • E-BOOK FireMonkey, FireDac e Firebird - Uma Aplicação Desktop (envio por e-mail)

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  • E-BOOK Lógica - Uma Abordagem Introdutória (envio por e-mail)

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  • E-BOOK GPCI Gerenciamento Progressivo de Comportamento Inconveniente 2ª Edição - Lidando com Adrenalina! Sua e dos Outros (envio por e-mail)

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  • E-BOOK Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Gerenciamento de Níveis de Serviços Terceirizados (envio por e-mail)

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  • E-BOOK JavaScript de Cabo a Rabo - Aprenda a desenvolver aplicações usando somente a linguagem JavaScript, em múltiplas plataformas e dispositivos

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  • E-BOOK A Governança da Manutenção na Obtenção de Resultados Sustentáveis (envio por e-mail)

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  • Uma Introdução à Teoria dos Números

    O Livro contém aspectos básicos da Teoria dos Números. O objetivo é mostrar a presença de números primos na Matemática e métodos mais práticos para estudá-los. Contém exercícios para uma melhor compreensão da Teoria dos Números. Destinado aos alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores interessados no ensino e pesquisas em Álgebra, Teoria dos Números, Ciência da Computação e demais áreas relativas aonde estes assuntos estão presentes, como na Física. ... Ler mais +

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  • Algoritmos Algébricos - o Smart Brain e o Problema P versus NP

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    R$ 119,90 ou 2x de R$ 59,95

    Trata-se de um livro que une a Teoria da Computação com a Lógica Simbólica. Inicia-se o corpo do texto expondo um novo modelo computacional, composto pelo que o autor chama de algoritmos algébricos. Um algoritmo algébrico computa números reais, ao invés de cadeias. Isso possibilita que importemos para a Teoria da Computação todo o conhecimento adquirido em Álgebra, Cálculo Integral e Diferencial e Matemática Discreta. ... Ler mais +

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  • Lógica de Programação - Aprendendo a Programar

    Neste livro, o leitor encontrará os conceitos necessários para um harmonioso aprendizado de lógica e construção de algoritmos e sua representação de resolução - Descrição Narrativa, Fluxograma e Portugol. São apresentadas, também, informações fundamentais para a escrita de algoritmos através de pseudocódigos e detalhadas as estruturas de sequência, condição e repetição, além de apresentar conjuntos e strings. Trazendo alguns conceitos avançados, este livro direciona o pesquisador a questões pertinentes à classificação, pesquisa, subalgoritmos e registros. ... Ler mais +

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  • Use a Cabeça! SQL

    O que você irá aprender com este livro? No mundo de hoje, dados é poder, mas o verdadeiro segredo do sucesso é ter poder sobre seus dados. Use a Cabeça SQL leva você ao coração da linguagem SQL, da sintaxe básica das queries, usando INSERT e SELECT, à dureza da manipulação do banco de dados com subqueries, joins e transactions. A medida que você avança na leitura, entenderá efetiva e efi cientemente o projeto e a criação de banco de dados, utilizando queries, normatização e joining. Você será então o verdadeiro mestre dos seus dados! ... Ler mais +

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  • Cálculo - Coleção Schaum - 5ª Edição

    R$ 147,00 ou 2x de R$ 73,50

    Este livro tem o objetivo de ajudar estudantes a entender e a usar o cálculo, trazendo todo o conteúdo de cursos de cálculo básico e intermediário. Sua abordagem é direta e concisa, seguida de exemplos, problemas cuidadosamente resolvidos e exercícios complementares. ... Ler mais +

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  • Finanças - Série A

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Trata-se de mais um lançamento da Série A com o objetivo de auxiliar professores e estudantes da área, no ensino e fixação do conteúdo, com linguagem descomplicada e material didático. Entenda como e por que as finanças estão no coração das decisões de negócios; como funcionam os relacionamentos complexos e necessários entre empresas, instituições financeiras e mercados financeiros; como aplicar finanças em sua vida pessoal, entre outros assuntos. Motivos para comprar: - Os conceitos são apresentados com profundidade, mas na medida certa para graduandos de primeiro e segundo anos. - Material de apoio no site, para professores e alunos, com estudos de casos atuais, conteúdo para iPod, atividades extras para reforço do aprendizado entre outros, em português e inglês. - Projeto gráfico dinâmico (totalmente colorido, quadros ilustrativos, exercícios contemplando casos reais). ... Ler mais +

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  • Gestão de Projetos no Terceiro Setor: Uma aplicação prática

    O livro apresenta, de forma prática e objetiva, uma metodologia de gerenciamento de projetos para entidades do terceiro setor (conhecidas como ONG). O caráter inovador do livro, de estar consorciado com um software (Project non-profit – desenvolvido pelo autor), permite a aplicação imediata da metodologia numa plataforma adequada de gerenciamento de projetos. Criada pelo professor Adonai José Lacruz, especialista em terceiro setor e em gestão de projetos, a metodologia foi desenvolvida com base no Guia PMBoK – 5ª edição e na experiência acumulada pelo autor no desenvolvimento da metodologia de gerenciamento de projetos e implantação do Escritório de Projetos na ONG ambiental Instituto Terra, da qual é superintendente executivo, ao longo dos últimos 5 anos. ... Ler mais +

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  • E-BOOK Curso Básico de Programação - Teoria e Prática (envio por e-mail)

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  • Python Fluente - Programação clara, concisa e eficaz

    R$ 114,90 ou 2x de R$ 57,45

    A simplicidade de Python permite que você se torne produtivo rapidamente, porém isso muitas vezes significa que você não estará usando tudo que ela tem a oferecer. Com este guia prático, você aprenderá a escrever um código Python eficiente e idiomático aproveitando seus melhores recursos ... ... Ler mais +

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  • Engenharia Mecânica Estática - 2ª Edição

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    R$ 129,90 ou 2x de R$ 64,95

    Estática é melhor dos livros didático sobre Física/Mecânica. Os autores, usando uma abordagem direta apresentam os conceitos e princípios básicos de mecânica da maneira mais simples e clara possível, para estudantes avançados de graduação em engenharia de várias disciplinas e com diferentes bases educacionais. ... Ler mais +

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  • Use A Cabeça! Geometria 2D

    Está tendo problemas com a geometria? Pi, Teorema de Pitágoras e cálculos com ângulos fazem a sua cabeça girar? Relaxe. Com o Use a Cabeça! Geometria 2D você vai se tornar um mestre em tudo, desde triângulos, quadrados e polígonos até os segredos para economizar tempo dos ângulos similares e congruentes – e será rápido, indolor e divertido. ... Ler mais +

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  • E-BOOK Primefaces Avançado + Web Service REST (envio por e-mail)

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  • Trade Marketing: Teoria e prática para gerenciar os canais de distribuição

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    A reflexão sobre trade marketing, proposta por Rodrigo Motta e pelos demais autores, estimula o leitor a questionar soluções prontas e enlatadas de como organizar a área. O fortalecimento do varejo no Brasil exigiu das indústrias uma mudança de atitude, transformando os varejistas em “clientes”. Até aquele momento, as grandes indústrias preocupavam-se apenas com o consumidor final de seus produtos, sem, entretanto, tratarem com ciência seus clientes e shoppers. Surgiu, então, o departamento de trade marketing, que busca o ganha-ganha-ganha: ganha a indústria, ganha o varejo, ganha o consumidor. Rodrigo Motta tem demonstrado ao longo de sua carreira executiva na área comercial paixão pelo que faz e amor pelas pessoas com quem se relaciona. ... Ler mais +

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  • E-BOOK Algoritmos - Programação para Iniciantes 3ª Edição (envio por e-mail)

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  • Descrição
    E-BOOK Lógica de Programação - Aprendendo a Programar

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    VEJA NA ABA INFORMAÇÕES COMO FAZER O DOWNLOAD DO ADOBE DIGITAL EDITION E AUTENTICA-LO.


    Descrição

    Neste livro, o leitor encontrará os conceitos necessários para um harmonioso aprendizado de lógica e construção de algoritmos e sua representação de resolução - Descrição Narrativa, Fluxograma e Portugol. São apresentadas, também, informações fundamentais para a escrita de algoritmos através de pseudocódigos e detalhadas as estruturas de sequência, condição e repetição, além de apresentar conjuntos e strings. Trazendo alguns conceitos avançados, este livro direciona o pesquisador a questões pertinentes à classificação, pesquisa, subalgoritmos e registros. As implementações dos problemas são realizadas nas linguagens de programação C e Pascal, podendo ser desenvolvidas e apresentadas em IDEs open source. Esta obra traz mais de 60 exercícios, sendo a maior parte deles resolvida e, em alguns casos, com comentários, tanto para a identificação do problema quanto para a sua resolução. As linguagens Pascal e C, mesmo tendo seu paradigma dito como obsoleto, são um excelente caminho a se seguir quando é necessário criar o hábito do desenvolvimento em estudantes. Os já iniciados também terão benefícios ao ler, pois o mesmo ainda traz diversos conceitos atemporais que muitas vezes precisamos revisitar dentro da nossa carreira.

    Esta primeira edição traz um capítulo que introduz o leitor ao desenvolvimento de um minissistema, apresentando conceitos iniciais e sua respectiva implementação básica.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Digital / E-book

    Especificações

    Sobre o Autor Rubens Campos de Almeida Júnior

    Rubens Campos de Almeida Júnior é Tecnólogo em Automação Industrial, Bacharel em Engenharia da Computação, MBA em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação, Especialista em Gerenciamento de Projetos. Mestrando em Ciências da Computação e aluno de Doutorado em Administração. Atualmente é Oficial da Forca Aérea Brasileira.

    Com mais de Quinze anos de atuação em desenvolvimento de projetos de TI, já trabalhou como Analista de Sistemas na Secretaria de Planejamento do RN, Unimed Natal, Companhia Energética do RN, Petrobras, Claro Celular e nos Correios e Telégrafos, atuando sempre nas áreas de programação Desktop e WEB, nas plataformas Delphi, ASP, PHP, Java e C#.

    É professor na Faculdade Estácio – Natal, nos cursos de Sistemas para internet e Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, lecionando sempre as disciplinas de Programação e Banco de Dados. Também ensina na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), nos cursos de Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia, as disciplinas de Lógica e Construção de Algoritmos e Redes Neurais.
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    Sumário
    1. Introdução - 1

    1.1 Conceito de Algoritmo - 1
    1.2 Fases de um Algoritmo - 2
    1.2.1 Propriedades de um Algoritmo - 3
    1.2.2 Regras Antes de Comecar - 3
    1.3 Visao Geral - 4
    1.4 Raciocinio Matematico - 4

    2. Formas de Representação de Algoritmos - 5
    2.1 Descricao Narrativa - 5
    2.2 Fluxograma Convencional - 7
    2.3 Pseudocodigo - 9
    2.4 Sintese - 11
    2.4.1 Exercicios I - 12

    3. Tipos de Dados - 13
    3.1 Dados Numericos - 13
    3.1.1 Dados Numericos Inteiros - 15
    3.1.2 Dados Numericos Reais - 15
    3.2 Dados Literais - 16
    3.3 Dados Logicos - 16
    3.4 Sintese - 17
    3.4.1 Exercicio II - 18

    4. Variáveis e Constantes - 19
    4.1 Arquitetura de Memoria - 19
    4.2 Tipos de Dados - 20
    4.3 Armazenamento de Dados na Memoria - 20
    4.3.1 Armazenamento de Dados do Tipo Literal - 21
    4.3.1.1 Manipulacao dos caracteres individuais em literais - 22
    4.3.2 Armazenamento de Dados do Tipo Logico - 24
    4.3.3 Armazenamento de Dados do Tipo Inteiro - 25
    4.3.4 Armazenamento de Dados do Tipo Real - 26
    4.4 Conceito e Utilidade de Variaveis - 26
    4.5 Definicao de Variaveis em Algoritmos - 28
    4.6 Definicao de Variaveis em Pascal - 30
    4.7 Mapeamento de Variaveis na Memoria - 30
    4.8 Tipos de Dados em Pascal - 32
    4.9 Sintese - 33
    4.9.1 Exercicios III - 34

    5. Expressões - 35
    5.1 Operadores - 36
    5.2 Tipos de Expressoes - 36
    5.2.1 Expressoes Aritmeticas - 37
    5.2.2 Expressoes Logicas - 38
    5.2.3 Expressoes Literais - 43
    5.3 Avaliacao de Expressoes - 44
    5.4 Sintese - 45
    5.5 Linearizacao de Expressoes - 46
    5.6 Modularizacao de Expressoes - 47
    5.7 Operadores Especiais (Mod e Div) - 47
    5.8 Exercicio Resolvido - 48
    5.8.1 Exercicios IV - 48

    6. Instruções Primitivas - 51
    6.1 Instrucao Primitiva de Atribuicao - 52
    6.1.1 Exercicios V - 54
    6.2 Instrucao Primitiva de Saida de Dados - 57
    6.3 Instrucao Primitiva de Entrada de Dados - 59
    6.4 Sintese - 63
    6.5 Exercicios Resolvidos - 64
    6.5.1 Exercicios VI - 70

    7. Controle do Fluxo de Execução - 73
    7.1 Comandos Compostos - 73
    7.2 Estrutura Sequencial - 74
    7.3 Estruturas de Decisao - 74
    7.3.1 Estruturas de decisao do tipo Se - 75
    7.3.2 Exercicios VII - 79
    7.3.3 Estruturas de decisao do tipo Escolha - 80
    7.3.4 Exercicios VIII - 83
    7.4 Estruturas de Repeticao - 84
    7.4.1 Lacos contados - 85
    7.4.1.1 Exercicios IX - 87
    7.4.2 Lacos condicionais - 90
    7.4.2.1 Construcao Enquanto - 90
    7.4.2.1.1 Exercicios X - 92
    7.4.2.2 Construcao Repita - 94
    7.4.2.2.1 Exercicios XI - 95
    7.5 Aninhamentos - 97
    7.6 Sintese - 98
    7.6.1 Exercicios XII - 99
    7.6.2 Exercicios XIII - 102

    8. Símbolos Usados em Fluxogramas - 105

    9. Funções Predefinidas do Pascal - 109
    9.1 Descricao das Funcoes/Rotinas - 109

    10. Problemas Resolvidos em Algoritmos, Pascal e C - 123
    10.1 Algoritmo do Triangulo - 123
    10.2 Algoritmo Preco Automovel - 124
    10.3 Algoritmo Media Valor - 126
    10.4 Algoritmo 3 Menores - 128
    10.5 Algoritmo Media Maior que 4 - 131
    10.6 Algoritmo Salario - 133
    10.7 Algoritmo 50 Triangulos - 135
    10.8 Algoritmo Medias Menores - 137

    11. Variáveis Compostas Homogêneas - 141
    11.1 Variaveis Indexadas Unidimensionais (Vetores) - 142
    11. 1. 1. Exercicios XIV - 145
    11.2 Variaveis Indexadas Bidimensionais (Matrizes) - 151
    11.2.1 Exercicios XV - 154

    12. Tipo Record - 157
    12.1 Exercicios XVI - 159

    13. Tipos Definidos pelo Usuário e Constantes - 161
    13.1 Tipos Definidos pelo Usuario - 161
    13.1.1 Exercicios XVII - 161
    13.2 Constantes - 163
    13.2.1 - Constantes nomeadas - 166
    13.2.2 – Constantes tipadas - 166
    13.3. Exercicios XVIII - 166

    14. Sub-rotinas - 169
    14.1 Procedure - 170
    14.1.1 Exercicios XIX - 172
    14.2 Variaveis Globais e Locais - 173

    15. Passagem de Parâmetros - 177
    15.1 Passagem por Valor - 179
    15.2 Passagem por Referencia - 180
    15.3 O Problema dos Tipos na Definicao de Parametros - 181
    15.4 Exercicios XX - 182
    15.5 Exercicios XXI - 186

    16. Function - 189
    16.1 Exercicios XXII - 193

    17. Recursividade - 197
    17.1 Exercicios XXIII - 199

    18. Unit - 201
    18.1 Exercicios XXIV - 203

    19. Arquivos - 205
    19.1 Arquivos FILE - 205
    19.1.1 Exercicios XXV - 214
    19.2 Arquivos TEXT - 216
    19.3 Sub-rotinas para Tratamento de Arquivos TEXT - 217
    19.3.1 Exercicios XXVI - 222

    20. Alocação Dinâmica - 225
    20.1 Introducao - 225
    20.2 Definicao de Pointers - 225
    20.3 Rotinas para Alocacao de Memoria - 228
    20.4 Atribuicao de Valores - 229
    20.4.1 Exercicios XXVII - 230

    21. Lista Simplesmente Encadeada - 231
    21.1 Definicao - 231
    21.2 Criando Listas na Memoria - 231
    21.2.1 Exercicios XXVIII - 237

    22. Lista Duplamente Encadeada - 241
    22.1 Exercicios XXIX - 244


    23. Desenvolvendo Programas de Maior Porte - 247

    Conclusão - 261

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:272
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2016
    ISBN:9788539907762
    Encadernação:Digital
    Autor:Rubens Campos de Almeida Júnior
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