Algoritmos Para Leigos
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Sistema em ASP 3.0 Utilizando Três Camadas
PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS
O ASP 3.0 pode ser abordado de várias formas e com vários seguimentos, de segurança ou sem segurança, utilizando camadas ou sem camadas. No livro é demonstrada diretamente a utilização de ASP 3.0 Visual Basic para a criação de camadas e COM Plus. Para quem nunca trabalhou com COM Plus, saiba que pode ser excelente para manter uma segurança de dados, segurança com senhas; e quem cuida dessa dinamização é o gerenciador COM Plus. Componentes são construídos diretamente no Visual Basic 6.0, os quais viram arquivos dll, e em seguida, as dlls são registradas no COM PLUS, e assim acessadas diretamente pelo ASP 3.0. Intere-se de todo o processo, e aprenda mais sobre isso tudo lendo este livro. Mergulhe no universo ASP 3.0. ... Ler mais +
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Desenvolvendo Aplicações em Kylix
Tudo sobre como administrar a ferramenta RAD, das etapas de desenvolvimento inicial à distribuição de aplicações baseadas na Web. Traz detalhes sobre as estruturas, aplicações de bancos de dados e conjuntos de dados de RAD do Kilyx, ampliando o editor de código, usando Internet Direct para criar clientes e servidores de soquete e muito mais. ... Ler mais +
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Struts 2 Projeto e Programação
Struts é o framework mais popular para construção de aplicações web em Java escaláveis, e a versão 2 não é simplesmente uma extensão a Struts 1. Ela é uma nova arquitetura projetada elegantemente para suportar configuração fácil ou zero, extensão modular através de interceptadores, e distribuição de código via plugins. Interceptadores resolvem problemas comuns em desenvolvimento web ao habilitarem conversão de tipo, validação de entrada, upload de arquivo e download de arquivo programável, internacionalização, e outros. ... Ler mais +
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Produzindo Games com UNREAL ENGINE - Acompanha CD
O leitor encontrará nesta obra como desenvolver games no software mais usado do mundo, pelos maiores estúdios de desenvolvimento, que faz os principais jogos para PlayStation2 e 3, Xbox/Xbox360, Nintendo Wii, Nintendo Cubo e PC (Computador Pessoal). O Unreal Engine não é apenas um simples engine, ele é o engine mais popular do mundo e isso se dá ao fato de que os principais jogos no mundo para as plataformas PC, Xbox, PlayStation, Nintendo Wii, Cube, Maços e Linux foram produzidos nele. ... Ler mais +
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Construindo Chatbots com Python
Construa seu próprio chatbot usando Python e ferramentas open source. Este livro começa com uma introdução aos chatbots na qual você obterá informações vitais sobre sua arquitetura. ... Ler mais +
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Refatoração - Aperfeiçoando o design de códigos existentes - 2ª edição
Por mais de vinte anos, programadores experientes no mundo inteiro contaram com o livro Refatoração de Martin Fowler para aperfeiçoar o design de códigos existentes e melhorar a manutenibilidade do software, assim como para deixar o código existente mais fácil de entender. Essa nova edição ansiosamente esperada foi atualizada por completo para refletir mudanças vitais no domínio da programação. Refatoraçã 2ª edição contém um catálogo atualizado das refatorações e inclui exemplos de código JavaScript bem como novos exemplos funcionais que demonstram a refatoração sem classes. Assim como na edição original, este livro explica o que é refatoração, por que você deve refatorar, como reorganizar um código que precise de refatoração e como fazer isso de forma bem-sucedida, independentemente da linguagem usada. ... Ler mais +
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Algoritmos com JavaScript para Iniciantes
Neste livro, o leitor vai se deparar com as principais técnicas de desenvolvimento de algoritmos usando a ferramenta VisuAlg, muito poderosa, porém simples, parecida com o Portugol, de grande popularidade nos meios acadêmicos e presente nos livros mais utilizados na área de algoritmos. Juntamente com a linguagem JavaScript, uma linguagem extremamente flexível e que vai se adaptar as nossas preferências com bastante facilidade. JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível criada, a princípio, para ser executada em navegadores e manipular comportamentos de páginas Web. ... Ler mais +
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Introdução ao IBM DB2 Universal Database
Este livro é para você, profissional autodidata que quer aprender fácil e rapidamente a utilizar o gerenciador de banco de dados IBM® DB2® Universal DatabaseTM (ou simplesmente, DB2 UDB) através de uma abordagem bem prática, direta e objetiva. Conta com diversos exercícios com o passo-a-passo bem detalhado, aliado a um mínimo de teoria necessária ao entendimento de cada um deles. Sempre indo direto ao ponto, sem enrolação! Essa é uma abordagem interessante, que dá uma excelente visão geral do DB2 UDB, de suas principais ferramentas, assistentes e funcionalidades mais utilizadas. Inclui CD- ROM com: novíssima versão 9 do IBM DB2 para você instalar e testar Todos os scripts dos exercícios Diversos materiais complementares para incrementar seu estudo e acelar o aprendizado Dicas para desenvolver aplicações utilizando DB2 Informações para de outros bancos de dados para o DB2 Abordagem prática, direta e efetiva para auto-estudo Tudo em português E muito mais!!!! ... Ler mais +
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Spring Data JPA - Persistência Simples e Eficaz
Este livro tem como foco apresentar o Spring Data JPA, um subprojeto do Spring Framework voltado à persistência em bancos de dados relacionais. Se para você a implementação de uma camada de persistência passou a ser algo cansativo, que demanda muito tempo e código repetitivo para escrever suas operações de CRUD, o conteúdo desta obra irá mudar a sua visão. O Spring Data JPA visa melhorar significativamente a implementação da camada de acesso a dados, reduzindo o esforço, a quantidade de linhas de código e oferecendo diversas formas de realizar uma mesma operação. ... Ler mais +
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Informática Aplicada à Educação: algumas reflexões e práticas
Este livro destina-se aos interessados em conhecer diferentes vertentes da informática no contexto escolar, partindo de técnicas de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, perpassando por críticas pedagógicas e experiências em sala de aula com uso de computadores como ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares e na formação de professores. Por esse motivo, esse livro torna-se bastante motivador aos iniciantes e aos pesquisadores já atuantes na área para terem como mais uma referência para seus estudos e práticas acadêmicas. Esta obra irá motivar inovações em currículos escolares de instituições de ensino e também despertar o interesse em novas propostas de programas de especialização sobre a Informática na Educação, devido às diferentes visões sobre uma inclusão digital multidimensional e democrática. ... Ler mais +
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Aumente o poder de ASP para criar páginas da Web dinâmicas e aplicações que ampliem a funcionalidade em nível de servidor. Atualizado e repleto de scripts prontos para execução, este livro é um guia prático que abrange todos os assuntos relacionados a este tema, desde as características fundamentais do ASP até a criação de aplicações para a Web consistentes orientadas a banco de dados. As aplicações, scripts e fragmentos de código que fazem parte do CD são abordadas no texto, facilitando a navegação através do conteúdo do livro. O livro contém definições de processos para criação de uma loja virtual e de um site de leilão online. Acompanha um CD-ROM para auxiliar no aprendizado. ... Ler mais +
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Este livro descreve, passo a passo, como criar sua própria aplicação de e-commerce, desenvolvida paralelamente ao processo de aprendizado e usando a tecnologia MEAN. Você aprenderá a desenvolver um site de e-commerce de alta qualidade e capaz de entrar em produção e terá condições e conhecimento para adicionar seus próprios recursos a ele. ... Ler mais +
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Tutorial JavaServer Faces com PrimeFaces, CDI e WildFly - Volume 2
“Tutorial JavaServer Faces com PrimeFaces, CDI e WildFly” é uma obra composta por três volumes, onde o autor revela, de forma didática e com um passo a passo, todos os segredos do desenvolvimento Java para a Web com as ferramentas mais modernas da Tecnologia da Informação. ... Ler mais +
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Rails para Desenvolvedores Java
Este é o livro para aquele que já é um programador Java e não necessita começar pelo básico, que já possui profunda experiência com as questões de projeto que inspiraram o Rails e pode usar esse conhecimento para aprender rapidamente Ruby e Rails. O Ruby parece bastante diferente de Java e algumas dessas diferenças oferecem suporte a poderosas abstrações ausentes em Java. Rails para desenvolvedores Java será seu guia nesse território novo, porém nada desconhecido. ... Ler mais +
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Padrões de Programação: Para Fábricas de Softwares, Analista e Programadores
Essencial para profissionais e estudantes de programação, Padrões de Programação traz os conhecimentos básicos para o desenvolvimento de softwares simples, baseando-se nos padrões de programação em questão. São apresentados os padrões, e como eles ajudam a projetar um software. E o autor mostra também como aplicar cada um dos padrões, baseando-se em exemplos práticos e de fácil entendimento. ... Ler mais +
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Desenvolvendo Aplicações com JSP, Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax é um livro sobre as tecnologias mais usadas no mercado, com métodos eficientes que ajudarão o iniciante a programar aplicações Web escritas em Java com simplicidade. As tecnologias abordadas permitem ao leitor desenvolver desde simples aplicativos até os mais complexos sistemas exigidos por grandes corporações. Com uma abordagem no estilo “livro de receitas”, o leitor aprenderá: § Os fundamentos do desenvolvimento Web com Java, como instalação e configuração de um contêiner Servlet; § Desenvolvimento com Servlets, criação de cokies e sessões, enviar e receber dados, assim como publicá-los; § Criação de páginas JavaServer Pages (JSP), JavaBeans e conexão com o banco de dados; § Desenvolvimento de páginas utilizando JSTL, Custom Tags e JavaServer Faces; § Os padrões DAO e MVC. ... Ler mais +
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Oracle Forms Developer - Fundamental
Quantas vezes você começou a estudar alguma ferramenta ou tecnologia e as referências que você encontrava eram muito básicas ou explicavam os assuntos pela metade? Muitas vezes, né? Que tal, então, abordar esses assuntos de forma completa? Este livro lhe proporcionará adquirir um vasto conhecimento sobre Oracle Forms, ferramenta extremamente difundida no Brasil e no mundo, desenvolvida pela Oracle para facilitar o desenvolvimento de sistemas. ... Ler mais +
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Dominando o BORLAND JBUILDER X
Este livro apresenta um amplo panorama no desenvolvimento de programas utilizando a linguagem Java no programa JBuilder X, passando do desenvolvimento de aplicativos básicos à elaboração de programas mais sofisticados com a utilização de bancos de dados. O leitor aprenderá a utilizar componentes Java Swing dos mais diversos tipos, a desenvolver tanto layouts como eventos em seus aplicativos, e a utilizar o banco de dados MySQL e se desenvolver na linguagem SQL. Descobrirá ainda como os componentes do JBuilder, no desenvolvimento com bancos de dados ou arquivos de texto, podem facilitar o seu trabalho na criação de aplicativos. ... Ler mais +
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Programação Orientada a Objetos Usando Java
A linguagem de programação Java tornou-se uma das linguagens mais populares da indústria de software. Os produtos de software desenvolvidos em Java estão sendo executados em diversos dispositivos, desde celulares e televisões até computadores de grande porte. Uma das características de Java que mais atrai a maioria dos programadores é o paradigma orientado a objetos, que permite a modularização do software e o reuso de suas partes em outros sistemas, aumentando, assim, a qualidade do produto e a produtividade da equipe de desenvolvimento. Entretanto, para que isso aconteça efetivamente, é necessário assimilar de maneira profunda os conceitos da orientação a objetos. Neste sentido, este livro oferece ao leitor uma combinação única entre os conceitos da orientação a objetos e as estruturas da linguagem Java, apresentando vários exemplos e estudos de casos práticos. Além disso, o leitor poderá praticar o que foi ensinado resolvendo diversos exercícios propostos no livro. ... Ler mais +
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Desenvolvendo Aplicações PALM com NS BASIC
Com Desenvolvendo Aplicações Palm com NS Basic, pode-se obter todas as informações de que se precisa para escrever os primeiros aplicativos para dispositivos Palm. O usuário iniciante poderá tirar o máximo proveito do seu Palmtop e desenvolver seus próprios aplicativos através de tópicos básicos de programação para computadores, como introdução à linguagem e à lógica de programação. O livro também abrange tópicos avançados, como acesso a banco de dados, leitura de códigos de barras, comunicação serial, interface gráfica, e muitos outros, servindo como importante fonte de informações para desenvolvedores experientes. ... Ler mais +
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Operadores do Kubernetes - Automatizando a plataforma de orquestração de contêineres
Os Operadores são uma forma de empacotar, implantar e administrar aplicações no Kubernetes. Eles facilitam automatizar o ciclo de vida de programas complexos, com estados, permitindo que um cluster Kubernetes tenha capacidades específicas de uma aplicação. Os exemplos realistas deste livro mostram como os Operadores funcionam e como criá-los usando o Operator Framework e SDK. ... Ler mais +
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O Rave Report veio substituir o QuickReport, seguindo a linha evolutiva da linguagem de programação e permitindo maior eficiência ao desenvolvedor Delphi. O que faltava era algo que informasse como proceder diante desta nova ferramenta. Rave Report com Delphi vem de encontro à essa necessidade do mercado, oferecendo exemplos passo a passo sobre como utilizar os recursos do grande gerador de relatórios. Desvende os mistérios do rave Report com Ramos de Souza Janones de forma criativa e elucidativa. ... Ler mais +
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Desenvolvendo Web Components - UI do jQuery ao Polymer
Não importa sua experiência com bibliotecas como jQuery e Polymer, este livro ensina, aos desenvolvedores JavaScript, as manipulações do DOM que essas bibliotecas realizam. Você aprenderá a montar um widget básico com JavaScript pura, para depois convertê-lo em um Web Component semântico, declarativo, encapsulado, consumível e de fácil manutenção. ... Ler mais +
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Iniciação à Programação de Computadores - Uma Abordagem Baseada em Exemplos
Nesta Iniciação à Programação são abordados desde os conceitos introdutórios, essenciais a quem pretende aprender ou apenas entender o que significa criar programas de computador, até conceitos mais avançados como a programação orientada a objetos, acesso a banco de dados, entre outros. Faz-se uma introdução aos conceitos básicos utilizando-se as linguagens BASIC e PASCAL e, a seguir, a linguagem C, a mais utilizada no mundo, segundo o site TIOBE. Para os conceitos mais avançados e para desenvolvimento de aplicações comerciais e jogos a abordagem é feita pelas linguagens Java e C#, linguagens mais complexas pela diversidade de recursos que oferecem, permitindo a criação de praticamente qualquer tipo de software. ... Ler mais +
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Construindo Chatbots com Python
Construa seu próprio chatbot usando Python e ferramentas open source. Este livro começa com uma introdução aos chatbots na qual você obterá informações vitais sobre sua arquitetura. ... Ler mais +
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Padrões de Programação: Para Fábricas de Softwares, Analista e Programadores
Essencial para profissionais e estudantes de programação, Padrões de Programação traz os conhecimentos básicos para o desenvolvimento de softwares simples, baseando-se nos padrões de programação em questão. São apresentados os padrões, e como eles ajudam a projetar um software. E o autor mostra também como aplicar cada um dos padrões, baseando-se em exemplos práticos e de fácil entendimento. ... Ler mais +
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Desenvolvendo Web Components - UI do jQuery ao Polymer
Não importa sua experiência com bibliotecas como jQuery e Polymer, este livro ensina, aos desenvolvedores JavaScript, as manipulações do DOM que essas bibliotecas realizam. Você aprenderá a montar um widget básico com JavaScript pura, para depois convertê-lo em um Web Component semântico, declarativo, encapsulado, consumível e de fácil manutenção. ... Ler mais +
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Curso Básico de Programação - Teoria e Prática
Este livro aborda a programação para computadores digitais de uma maneira moderna, prática e didática, com o objetivo de introduzir o leitor ao fantástico mundo da computação eletrônica. A obra foi escrita para proporcionar ao leitor uma visão ampla e objetiva do assunto, utilizando um método de fácil assimilação e aplicação, com uma abordagem simples e abstraindo das complexidades muito comuns em obras especializadas nesta área. ... Ler mais +
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Sistema em ASP 3.0 Utilizando Três Camadas
PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS
O ASP 3.0 pode ser abordado de várias formas e com vários seguimentos, de segurança ou sem segurança, utilizando camadas ou sem camadas. No livro é demonstrada diretamente a utilização de ASP 3.0 Visual Basic para a criação de camadas e COM Plus. Para quem nunca trabalhou com COM Plus, saiba que pode ser excelente para manter uma segurança de dados, segurança com senhas; e quem cuida dessa dinamização é o gerenciador COM Plus. Componentes são construídos diretamente no Visual Basic 6.0, os quais viram arquivos dll, e em seguida, as dlls são registradas no COM PLUS, e assim acessadas diretamente pelo ASP 3.0. Intere-se de todo o processo, e aprenda mais sobre isso tudo lendo este livro. Mergulhe no universo ASP 3.0. ... Ler mais +
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Dominando o BORLAND JBUILDER X
Este livro apresenta um amplo panorama no desenvolvimento de programas utilizando a linguagem Java no programa JBuilder X, passando do desenvolvimento de aplicativos básicos à elaboração de programas mais sofisticados com a utilização de bancos de dados. O leitor aprenderá a utilizar componentes Java Swing dos mais diversos tipos, a desenvolver tanto layouts como eventos em seus aplicativos, e a utilizar o banco de dados MySQL e se desenvolver na linguagem SQL. Descobrirá ainda como os componentes do JBuilder, no desenvolvimento com bancos de dados ou arquivos de texto, podem facilitar o seu trabalho na criação de aplicativos. ... Ler mais +
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Jornada DevOps: Unindo Teoria e Prática - 2ª Edição
VITRINE Os Livros mais Vendidos !
O propósito deste livro é apresentar como as práticas DevOps permitem uma visão colaborativa de ponta a ponta, inclusive segurança, visando potencializar a implantação contínua de software com qualidade. A Jornada Colaborativa é uma comunidade apaixonada por pessoas e tecnologia que escreve livros unindo experiências diversificadas dos coautores e curadoria dos organizadores selecionados para manter o alto padrão de qualidade. ... Ler mais +
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Algoritmos - Programação para Iniciantes - 2ª Edição Revisada
Este livro tem por objetivo apresentar os fundamentos da lógica para a programação de computadores, capacitando o leitor a construir algoritmos estruturados, e traz assuntos e exercícios baseados em experiências reais do autor vivenciadas em sala de aula. A leitura não exige maior conhecimento do assunto por parte do leitor, mas apenas familiaridade com a operação do microcomputador. Voltado para estudantes dos cursos técnicos introdutórios em programação de computadores, aplicados nas áreas de Informática, Ciência da Computação, Engenharias, técnico profissionalizante de nível médio e outras, o livro apresenta como principais características uma nova linguagem estruturada para a construção de algoritmos, texto renovado e atual, fortemente baseado na didática utilizada em aulas de programação, intensa carga de exercícios resolvidos e problemas propostos, além de curiosidades sobre computadores, algoritmos e programação, estimulando o interesse do leitor pelo assunto. ... Ler mais +
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FXRuby - Crie GUIs Enxutas e Excelentes com o Ruby
Com uma combinação de exercícios tutoriais e informação técnica focada, o FXRuby vai além do básico para equipar você com um conhecimento comprovado e prático, e técnicas para o desenvolvimento de aplicações reais em FXRuby. Você vai rapidamente estar escrevendo GUIs poderosas e sofisticadas em sua linguagem de programação favorita, o Ruby. Se você for recém-chegado à programação de GUI, este livro apresentará você às bases da programação em FXRuby. Você vai construir uma aplicação GUI com o FXRuby desde o início até o término. Se você for um desenvolvedor de software experiente que precisa apenas se tornar completamente operacional com o FXRuby e saber o que ele pode fazer por você, este livro ajudará a você botar o FXRuby para trabalhar em suas aplicações baseadas em Ruby ... Ler mais +
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Flex é um framework e uma linguagem de programação para aplicativo, dirigido por evento e orientado a objeto, que o permite construir Aplicativos Ricos para Internet (RIAs) atraentes que são executados no ambiente Adobe Flash. Historicamente, a prioridade no desenvolvimento de aplicativo Web tem sido enfatizar velocidade e tempo de colocação de produto no mercado à custa da usabilidade para o usuário fim. ... Ler mais +
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Informática Aplicada à Educação: algumas reflexões e práticas
Este livro destina-se aos interessados em conhecer diferentes vertentes da informática no contexto escolar, partindo de técnicas de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, perpassando por críticas pedagógicas e experiências em sala de aula com uso de computadores como ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares e na formação de professores. Por esse motivo, esse livro torna-se bastante motivador aos iniciantes e aos pesquisadores já atuantes na área para terem como mais uma referência para seus estudos e práticas acadêmicas. Esta obra irá motivar inovações em currículos escolares de instituições de ensino e também despertar o interesse em novas propostas de programas de especialização sobre a Informática na Educação, devido às diferentes visões sobre uma inclusão digital multidimensional e democrática. ... Ler mais +
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Um dos grandes problemas que os desenvolvedores enfrentam no seu dia-a-dia é a necessidade de produzir mais códigos com mais qualidade e no menor espaço de tempo possível. Assim, existem tarefas que são enfadonhas e rotineiras, pois se repetem constantemente, independentemente do sistema que se está desenvolvendo. Para auxiliar o desenvolvedor nesta tarefa, a Microsoft disponbilizou o Enterprise Library como forma de padronizar e diminuir a necessidade de codificação para as tarefas mais comuns. ... Ler mais +
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Linguagem de Programação COBOL para Mainframe
Este livro é destinado a pessoas interessadas em ingressar num dos ramos da informática que mais cresce nos últimos anos. Estudantes de informática de qualquer nível que desejam conhecer esta linguagem encontrarão neste livro uma forma didática, seqüencial e com estruturas que podem ser utilizadas como referência para a construção de qualquer tipo e complexidade de programa na linguagem COBOL no ambiente Mainframe. Profissionais que já atuam no ambiente Mainframe, em sistemas construídos em outras linguagens que interagem com o Mainframe através da linguagem COBOL, também encontram neste livro um embasamento que irá ajudar a entender e a construir melhores estruturas de programas. ... Ler mais +
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O Rave Report veio substituir o QuickReport, seguindo a linha evolutiva da linguagem de programação e permitindo maior eficiência ao desenvolvedor Delphi. O que faltava era algo que informasse como proceder diante desta nova ferramenta. Rave Report com Delphi vem de encontro à essa necessidade do mercado, oferecendo exemplos passo a passo sobre como utilizar os recursos do grande gerador de relatórios. Desvende os mistérios do rave Report com Ramos de Souza Janones de forma criativa e elucidativa. ... Ler mais +
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Iniciação à Programação de Computadores - Uma Abordagem Baseada em Exemplos
Nesta Iniciação à Programação são abordados desde os conceitos introdutórios, essenciais a quem pretende aprender ou apenas entender o que significa criar programas de computador, até conceitos mais avançados como a programação orientada a objetos, acesso a banco de dados, entre outros. Faz-se uma introdução aos conceitos básicos utilizando-se as linguagens BASIC e PASCAL e, a seguir, a linguagem C, a mais utilizada no mundo, segundo o site TIOBE. Para os conceitos mais avançados e para desenvolvimento de aplicações comerciais e jogos a abordagem é feita pelas linguagens Java e C#, linguagens mais complexas pela diversidade de recursos que oferecem, permitindo a criação de praticamente qualquer tipo de software. ... Ler mais +
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Programação web com Node e Express - Beneficiando-se da stack JavaScript
Construa aplicações web dinâmicas com o Express, um componente-chave da stack de desenvolvimento Node/JavaScript. Nesta edição atualizada, o autor Ethan Brown ensina os fundamentos do Express 5 percorrendo o desenvolvimento de uma aplicação. Este guia prático aborda de tudo, da renderização no lado do servidor ao desenvolvimento de uma API adequada para uso em aplicativos de página única (SPAs). ... Ler mais +
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Aumente o poder de ASP para criar páginas da Web dinâmicas e aplicações que ampliem a funcionalidade em nível de servidor. Atualizado e repleto de scripts prontos para execução, este livro é um guia prático que abrange todos os assuntos relacionados a este tema, desde as características fundamentais do ASP até a criação de aplicações para a Web consistentes orientadas a banco de dados. As aplicações, scripts e fragmentos de código que fazem parte do CD são abordadas no texto, facilitando a navegação através do conteúdo do livro. O livro contém definições de processos para criação de uma loja virtual e de um site de leilão online. Acompanha um CD-ROM para auxiliar no aprendizado. ... Ler mais +
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SciLab - Uma Abordagem Prática e Didática - 2ª Edição Revista, Ampliada e Atualizada
Esta segunda edição sobre SciLab é uma revisão da edição anterior, ampliada e atualizada com um enfoque mais abrangente. A obra trata de diversos assuntos da ferramenta de maneira fácil de entender, podendo ser consultada por todos que necessitam de uma ferramenta que responda às questões numéricas de forma clara e objetiva, permitindo tomadas de decisão em cima de resultados numéricos. Nesta edição estão incluídos novos assuntos bem explicados, através de exemplos simples, figuras e esquemas. Entre esses novos assuntos podem ser destacados: resolução numérica de equações diferenciais, cálculos de séries, otimização pelo método Simplex e novos scripts de programas, além de um capítulo especial sobre o toolbox Xcos em nível introdutório. Criação de polinômios, determinação de zeros de funções polinomiais, valor da função num dado ponto e operações gerais também estão presentes. As matrizes e vetores são abordados de maneira fácil e inteligível, com assuntos relacionados à Álgebra Linear e suas implicações teóricas e práticas, tais como: regressão linear e polinomial, resolução de sistemas de equações lineares e não lineares, triangulação, operações matriciais diversas, produto escalar, produto vetorial, produto misto, leitura de matriz em arquivo, listas, etc. Todos esses assuntos são mostrados de maneira fácil, objetiva e didática. O livro também traz um capítulo sobre programação no SciLab, de fácil aprendizado, incluindo criação de scripts e funções com passagens de parâmetros. ... Ler mais +
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Desenvolvendo Aplicações em Kylix
Tudo sobre como administrar a ferramenta RAD, das etapas de desenvolvimento inicial à distribuição de aplicações baseadas na Web. Traz detalhes sobre as estruturas, aplicações de bancos de dados e conjuntos de dados de RAD do Kilyx, ampliando o editor de código, usando Internet Direct para criar clientes e servidores de soquete e muito mais. ... Ler mais +
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Desenvolvimento em Pro Drupal 7 - 3ª Edição
O livro possui foco no desenvolvedor, responsável pela criação e extensão da capacidade de um web site baseado em Drupal. A obra cobre tudo: os fundamentos da plataforma Drupal; o entendimento de como usar as APIs de Drupal; a escrita de módulos próprios para estender a funcionalidade de Drupal; a escrita de código seguro; a construção de web sites de alto desempenho; e outros tópicos que ajudarão o leitor ao longo do caminho para se tornar um especialista em Drupal. ... Ler mais +
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Desenvolvendo Aplicações PALM com NS BASIC
Com Desenvolvendo Aplicações Palm com NS Basic, pode-se obter todas as informações de que se precisa para escrever os primeiros aplicativos para dispositivos Palm. O usuário iniciante poderá tirar o máximo proveito do seu Palmtop e desenvolver seus próprios aplicativos através de tópicos básicos de programação para computadores, como introdução à linguagem e à lógica de programação. O livro também abrange tópicos avançados, como acesso a banco de dados, leitura de códigos de barras, comunicação serial, interface gráfica, e muitos outros, servindo como importante fonte de informações para desenvolvedores experientes. ... Ler mais +
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Modelagem Visual com Rational Rose 2000 e UML
O livro introduz conceitos sobre o programa e oferece orientações de como utilizá-lo adequadamente. Aborda a criação de comandos e sua utilização, estereótipos e pacotes UML, acréscimo de comportamento e estrutura, verificação de consistência de modelo e relacionamento de superclasse, subclasse e herança, entre outros tópicos. ... Ler mais +
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Tutorial JavaServer Faces com PrimeFaces, CDI e WildFly - Volume 2
“Tutorial JavaServer Faces com PrimeFaces, CDI e WildFly” é uma obra composta por três volumes, onde o autor revela, de forma didática e com um passo a passo, todos os segredos do desenvolvimento Java para a Web com as ferramentas mais modernas da Tecnologia da Informação. ... Ler mais +
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Data Science para Profissionais - Utilizando R
Veja a estatística de maneira simples e prática, revendo ou aprendendo conceitos importantes, como inferência. Aprenda a enxergar através dos dados, estruturados ou não, criando trabalhos de inferência, regressão, classificação e agrupamento. Veja como utilizar a linguagem R de um jeito descomplicado! Crie sistemas de Deep Learning utilizando o TensorFlow, da Google. TensorFlow? Em R? Sim!!! Aprenda a criar belas apresentações gráficas seguindo o conceito de “storytelling”. Um guia simples e completo com práticas, ferramentas e exemplos reais. ... Ler mais +
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- DescriçãoAlgoritmos Para Leigos
Algoritmos Para Leigos é um guia claro e conciso para pessoas comuns interessadas em algoritmos e no seu impacto em nossas vidas digitais. Partindo do fato de que já vivemos em um mundo em que algoritmos estão por trás da maior parte da tecnologia que usamos, este livro oferece informações reveladoras sobre a importância dessa ciência matemática — como ela ajuda na ingestão diária de notícias e entretenimento, assim como sua influência no consumo e interações sociais. Você vai até aprender a programar um algoritmo usando Python!
Abra este livro e descubra…
• Como se tornar expert nas principais áreas que englobam algoritmos;
• A incrível história por trás dos algoritmos;
• Como usar aplicações reais em procedimentos de resolução de problemas;
• Como desenvolver um algoritmo do início ao fim usando Python. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor John Mueller
É autor e editor técnico freelancer. Ele tem a escrita correndo nas veias, tendo produzido 102 livros e mais de 600 artigos até hoje. Os tópicos variam de networking a inteligência artificial e de gerenciamento de bases de dados a programação pura. Alguns dos seus livros atuais incluem um livro sobre Python para iniciantes, Python para data science e um livro sobre MATLAB. Ele também escreveu livros sobre a Amazon Web Services para Administradores, segurança de aplicativos web, desenvolvimento de HTML5 com JavaScript e CSS3. Suas habilidades de revisor técnico ajudaram mais de 63 autores a refinarem o conteúdo de seus manuscritos. John também ofereceu seus serviços de editoria técnica a várias revistas especializadas. Foi durante o período na revista Data Based Advisor que John teve o primeiro contato com o MATLAB, e continuou acompanhando sua evolução desde então. Durante o período na Cubic Corporation, John teve contato com a engenharia de confiabilidade e seguiu com seu interesse em probabilidade.
Luca Massaron
É cientista de dados e diretor de pesquisa de marketing especializado em análise estatística multivariada, machine learning e visão do cliente. Tem mais de uma década de experiência em resolver problemas reais e gerar valor para grupos interessados aplicando raciocínio lógico, estatística, mineração de dados e algoritmos. Apaixonado por tudo que diz respeito a dados e análises e por demonstrar a potencialidade da descoberta de conhecimento orientado a dados, tanto para especialistas quanto para leigos, Luca é coautor de Python for Data Science For Dummies e Machine Learning Para Leigos. Preferindo simplicidade à sofisticação desnecessária, ele acredita que muito pode ser conquistado pela compreensão simples e pela prática do essencial de qualquer disciplina.Informações Técnicas Sumário
INTRODUÇÃO? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 1
Sobre Este Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
Penso que... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Ícones Usados Neste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Além Deste Livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
De Lá para Cá, Daqui para Lá . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
PARTE 1: COMEÇANDO? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 7
CAPÍTULO 1: Introduzindo Algoritmos ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?9
Descrevendo Algoritmos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
Definindo os usos dos algoritmos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
Encontrando algoritmos em todo lugar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
Usando Computadores para Resolver Problemas . . . . . . . . . . . . . . . 15
Alavancando CPUs e GPUs modernas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16
Trabalhando com chips de propósito especial . . . . . . . . . . . . . . . 17
Alavancando redes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18
Alavancando dados disponíveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
Distinguindo Questões de Soluções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
Sendo correto e eficiente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
Descobrindo que não há almoço grátis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21
Adaptando a estratégia ao problema . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21
Descrevendo algoritmos em uma língua franca . . . . . . . . . . . . . . 21
Enfrentando problemas difíceis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 22
Estruturando Dados para Obter uma Solução . . . . . . . . . . . . . . . . . . 22
Entendendo o ponto de vista do computador . . . . . . . . . . . . . . . 22
Organizar dados faz a diferença . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23
CAPÍTULO 2: Considerando o Design de Algoritmos ? ? ? ? ? ? ? ?25
Começando a Resolver um Problema . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26
Modelando problemas reais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 27
Encontrando soluções e contraexemplos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
Subindo nos ombros de gigantes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29
Dividindo e Conquistando . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
Evitando soluções de força bruta. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31
Começando por tornar as coisas mais simples . . . . . . . . . . . . . . . 31
Fragmentar um problema geralmente é melhor . . . . . . . . . . . . . 32
Aprendendo que a Gula Pode Ser Boa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33
Aplicando raciocínio guloso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33
Chegando a uma boa solução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 34
Calculando Custos e Seguindo Heurísticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35
Representando o problema como um espaço . . . . . . . . . . . . . . . 35
Indo ao acaso e sendo abençoado pela sorte . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Usando heurística e uma função de custo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
Avaliando Algoritmos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38
Simulando com o uso de máquinas abstratas . . . . . . . . . . . . . . . 39
Ficando ainda mais abstrato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 40
Trabalhando com funções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41
CAPÍTULO 3: Usando Python para Trabalhar
com Algoritmos? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?45
Considerando os Benefícios de Python. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47
Entendendo por que este livro usa Python . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47
Trabalhando com MATLAB . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
Considerando outros ambientes de testes de algoritmos . . . . . 50
Examinando as Distribuições Python . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50
Obtendo o Analytics Anaconda . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51
Considerando o Enthought Canopy Express . . . . . . . . . . . . . . . . . 52
Considerando o pythonxy . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52
Considerando o WinPython . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
Instalando Python no Linux . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
Instalando o Python no MacOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
Instalando Python no Windows . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56
Baixando as Bases de Dados e Código de Exemplo . . . . . . . . . . . . . . 60
Usando o Jupyter Notebook . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
Definindo o repositório de código . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
Entendendo as bases de dados usadas neste livro . . . . . . . . . . . 67
CAPÍTULO 4: Introduzindo Python para a Programação
de Algoritmos ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?69
Trabalhando com Números e Lógica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70
Executando atribuições de variáveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71
Fazendo a aritmética . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72
Comparando dados usando expressões booleanas . . . . . . . . . . 74
Criando e Usando Strings . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 76
Interagindo com Datas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 78
Criando e Usando Funções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79
Criando funções reutilizáveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79
Chamando funções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80
Usando Expressões Condicionais e de Loop . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83
Tomando decisões usando a expressão ‘if’ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83
Escolhendo entre várias opções usando decisões aninhadas . . 84
Executando tarefas repetitivas usando o ciclo repetitivo for . . . 85
Usando a instrução while . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86
Armazenando Dados em Conjuntos, Listas e Tuplas . . . . . . . . . . . . . 87
Criando conjuntos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87
Criando listas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 88
Criando e usando tuplas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 90
Definindo Iteradores Úteis. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 91
Indexando Dados Usando Dicionários . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92
CAPÍTULO 5: Executando Manipulações Essenciais
de Dados Usando Python? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?93
Executando Cálculos Usando Vetores e Matrizes . . . . . . . . . . . . . . . . 94
Entendendo operações escalares e vetoriais . . . . . . . . . . . . . . . . 95
Executando a multiplicação vetorial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
Criar uma matriz é o jeito certo de começar . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
Multiplicando matrizes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99
Definindo operações matriciais avançadas . . . . . . . . . . . . . . . . . 100
Criando Combinações do Jeito Certo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 102
Distinguindo permutações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103
Reorganizando combinações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 104
Encarando repetições . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105
Obtendo o Resultado Desejado Usando Recursividade . . . . . . . . . 105
Explicando a recursividade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106
Eliminando a recursão de cauda . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108
Executando Tarefas Mais Rápido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 110
Considerando dividir e conquistar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 110
Distinguindo entre diferentes soluções possíveis . . . . . . . . . . . . 113
PARTE 2: ENTENDENDO A NECESSIDADE DE
ORDENAR E BUSCAR ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 115
CAPÍTULO 6: Estruturando Dados ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 117
Determinando a Necessidade de Estrutura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118
Facilitando a visualização do conteúdo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118
Combinando dados de várias fontes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 119
Considerando a necessidade de ajustes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120
Empilhando Dados em Ordem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123
Ordenando em pilhas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123
Usando filas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 125
Encontrando dados usando dicionários . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126
Trabalhando com Árvores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 127
Entendendo o básico de árvores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 127
Construindo uma árvore . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 128
Representando Relações em um Grafo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 130
Indo além das árvores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 130
Construindo grafos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131
CAPÍTULO 7: Organizando e Buscando Dados? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 133
Ordenando Dados com Mergesort e Quicksort . . . . . . . . . . . . . . . . 134
Definindo a importância de ordenar dados . . . . . . . . . . . . . . . . . 134
Ordenando dados ingenuamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136
Empregando melhores técnicas de ordenação . . . . . . . . . . . . . . 138
Usando Árvores de Busca e o Heap . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142
Considerando a necessidade de buscar com eficácia . . . . . . . . 143
Construindo uma árvore de busca binária . . . . . . . . . . . . . . . . . . 145
Executando buscas especializadas usando um heap binário . . 146
Contando com Hashing . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147
Colocando tudo em cestos (buckets) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147
Evitando colisões . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 149
Criando sua própria função hash. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 151
PARTE 3: EXPLORANDO O MUNDO DOS GRAFOS ? ? ? 153
CAPÍTULO 8: Entendendo o Básico de Grafos ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 155
Explicando a Importância de Redes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156
Considerando a essência de um grafo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156
Encontrando grafos em todo lugar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 159
Mostrando o lado social dos grafos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 159
Entendendo subgrafos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160
Definindo Como Desenhar um Grafo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
Distinguindo os atributos chave . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 162
Desenhando o grafo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
Medindo a Funcionalidade do Grafo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164
Contando arestas e vértices . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 165
Calculando a centralidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 167
Transformando um Grafo em Formato Numérico . . . . . . . . . . . . . . 169
Adicionando um grafo a uma matriz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 170
Usando representações esparsas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
Usando uma lista para manter um grafo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171
CAPÍTULO 9: Reconectando os Pontos ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 173
Atravessando um Grafo com Eficiência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 174
Criando o grafo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
Aplicando a busca em largura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 176
Aplicando a busca em profundidade. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 177
Determinando qual aplicação usar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179
Ordenando os Elementos de Grafos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180
Trabalhando em grafos acíclicos dirigidos (DAGs) . . . . . . . . . . . 181
Contando com a ordenação topológica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182
Reduzindo a uma Árvore de Extensão Mínima . . . . . . . . . . . . . . . . . 183
Descobrindo o algoritmo certo a se usar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 186
Introduzindo filas de prioridade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 186
Alavancando o algoritmo de Prim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 188
Testando o algoritmo de Kruskal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189
Determinando qual algoritmo funciona melhor . . . . . . . . . . . . . 191
Encontrando a Rota Mais Curta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192
Definindo o que significa encontrar o caminho mais curto . . . 192
Explicando o algoritmo de Dijkstra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 194
CAPÍTULO 10:Descobrindo os Segredos dos Grafos ? ? ? ? ? ? ? 197
Visualizando Redes Sociais como Grafos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198
Agrupando redes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198
Descobrindo comunidades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 201
Navegando um Grafo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 203
Contando os graus de separação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 203
Percorrendo um grafo aleatoriamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206
CAPÍTULO 11:Chegando na Página Web Certa ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 207
Encontrando o Mundo em um Mecanismo de Busca . . . . . . . . . . . 208
Buscando dados na internet . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 208
Considerando como encontrar os dados certos . . . . . . . . . . . . 208
Explicando o Algoritmo PageRank . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 210
Entendendo o raciocínio por trás do algoritmo PageRank . . . . 210
Explicando o bê-á-bá do PageRank . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 212
Implementando o PageRank . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213
Implementando um script Python . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213
Lutando com uma implementação ingênua . . . . . . . . . . . . . . . . 217
Introduzindo o tédio e o teletransporte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 220
Observando a vida de um mecanismo de busca . . . . . . . . . . . . 221
Considerando outros usos do PageRank . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 222
Indo Além do Paradigma do PageRank . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 222
Introduzindo pesquisas semânticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 222
Usando IA para classificar resultados de busca . . . . . . . . . . . . . 223
PARTE 4: LUTANDO COM O BIG DATA ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 225
CAPÍTULO 12:Lidando com o Big Data ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 227
Transformando Potência em Dados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 228
Entendendo as implicações de Moore . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 229
Encontrando dados em todo lugar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 231
Pondo os algoritmos para trabalhar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 233
Fluxos de Dados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 234
Analisando transmissões com a receita certa . . . . . . . . . . . . . . . 236
Reservando os dados certos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 237
Rascunhando uma Resposta a partir do Fluxo de Dados . . . . . . . . 241
Filtrando elementos de fluxo sem pensar . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242
Demonstrando o filtro de Bloom . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 244
Encontrando o número de elementos distintos . . . . . . . . . . . . . 247
Aprendendo a contar elementos em um fluxo . . . . . . . . . . . . . . 249
CAPÍTULO 13:Paralelizando Operações ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 251
Lidando com Imensas Quantidades de Dados . . . . . . . . . . . . . . . . . 252
Entendendo o paradigma paralelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 252
Distribuindo arquivos e operações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 255
Empregando a solução MapReduce . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 257
Resolvendo Algoritmos para o MapReduce . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 260
Configurando uma simulação MapReduce . . . . . . . . . . . . . . . . . 261
Investigando por mapeamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 263
CAPÍTULO 14:Comprimindo Dados ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 267
Tornando os Dados Menores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 268
Entendendo a codificação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 268
Considerando os efeitos da compressão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 270
Escolhendo um tipo particular de compressão . . . . . . . . . . . . . . 271
Escolhendo sua codificação sabiamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 273
Codificando usando a compressão de Huffman . . . . . . . . . . . . . 276
Lembrando sequências com LZW . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 278
PARTE 5: DESAFIANDO PROBLEMAS DIFÍCEIS? ? ? ? ? ? ? 283
CAPÍTULO 15:Trabalhando com Algoritmos Gulosos ? ? ? ? ? ? 285
Decidindo Quando É Melhor Ser Guloso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 286
Entendendo por que a gula é boa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 288
Mantendo algoritmos gulosos sob controle . . . . . . . . . . . . . . . . 289
Considerando problemas NP-completos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 291
Descobrindo Como a Gula Pode Ser Útil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 292
Organizando dados em cache . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 293
Competindo por recursos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 294
Revisitando a codificação de Huffman . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296
CAPÍTULO 16:Recorrendo à Programação Dinâmica ? ? ? ? ? ? 301
Explicando a Programação Dinâmica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 302
Uma base histórica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 302
Dinamizando problemas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 303
Moldando a recursão dinamicamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 305
Alavancando o memoization . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 308
Descobrindo as Melhores Receitas Dinâmicas . . . . . . . . . . . . . . . . . 310
Olhando dentro da mochila . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 310
Viajando pelas cidades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 314
Aproximando a busca de strings . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 319
CAPÍTULO 17:Usando Algoritmos Randomizados ? ? ? ? ? ? ? ? ? 323
Definindo Como a Randomização Funciona. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 324
Considerando por que a randomização é necessária . . . . . . . . 325
Entendendo como a probabilidade funciona . . . . . . . . . . . . . . . 326
Entendendo distribuições . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 327
Simulando com o uso do método de Monte Carlo . . . . . . . . . . . 330
Inserindo Aleatoriedade na Sua Lógica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 332
Calculando uma mediana usando Quickselect . . . . . . . . . . . . . . 333
Fazendo simulações usando Monte Carlo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 336
Ordenando mais rápido com Quicksort . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 338
CAPÍTULO 18:Executando uma Busca Local ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 341
Entendendo a Busca Local . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 342
Conhecendo a vizinhança . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 342
Apresentando Truques de Busca Local . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 344
Explicando a escalada com n-rainhas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 345
Descobrindo o simulated annealing . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 348
Evitando repetições usando a busca tabu . . . . . . . . . . . . . . . . . . 349
Solucionando a Satisfatibilidade de Circuitos Booleanos . . . . . . . . 350
Solucionando a 2-SAT usando randomização . . . . . . . . . . . . . . . 351
Implementando o código em Python . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 352
Percebendo que um ponto de partida é importante . . . . . . . . . 355
CAPÍTULO 19:Empregando a Programação Linear ? ? ? ? ? ? ? ? 359
Usando Funções Lineares como Ferramenta . . . . . . . . . . . . . . . . . . 360
Compreendendo a matemática básica necessária . . . . . . . . . . . 361
Aprendendo a simplificar quando planejar . . . . . . . . . . . . . . . . . 363
Trabalhando com geometria usando o simplex . . . . . . . . . . . . . 364
Entendendo as limitações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 366
Usando a Programação Linear na Prática . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 366
Configurando PuLP em casa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 367
Otimizando a produção e a receita . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 367
CAPÍTULO 20:Considerando Heurísticas ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 373
Diferenciando Heurísticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 374
Considerando os objetivos das heurísticas . . . . . . . . . . . . . . . . . 374
Da genética à IA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 375
Robôs de Roteamento que Usam Heurísticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . 376
Buscando em territórios desconhecidos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 377
Usando medidas de distância como heurísticas . . . . . . . . . . . . . 378
Explicando Algoritmos Desbravadores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 380
Criando um labirinto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 380
Procurando uma rota best-first rápida . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 382
Percorrendo o A* heuristicamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 386
PARTE 6: A PARTE DOS DEZ ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 391
CAPÍTULO 21:Dez Algoritmos que Estão Mudando
o Mundo ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 393
Usando Rotinas de Ordenação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 394
Procurando Coisas com Rotinas de Busca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 395
Sacudindo as Coisas com Números Aleatórios . . . . . . . . . . . . . . . . . 395
Executando a Compressão de Dados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 396
Mantendo Dados Secretos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 396
Mudando o Domínio de Dados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 397
Analisando Links . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 397
Encontrando Padrões de Dados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 398
Lidando com Automação e Respostas Automáticas . . . . . . . . . . . . . 399
Criando Identificadores Únicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 399
CAPÍTULO 22:Dez Problemas Envolvendo Algorítmicos
Ainda por Resolver? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 401
Lidando com Buscas de Texto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 402
Diferenciando Palavras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 402
Determinando Se uma Aplicação Vai Terminar . . . . . . . . . . . . . . . . . 403
Criando e Usando Funções Unidirecionais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 403
Multiplicando Números Realmente Grandes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 404
Dividindo um Recurso Igualmente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 404
Reduzindo o Tempo de Cálculo da Distância de Edição . . . . . . . . . 405
Solucionando Problemas Rapidamente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 405
O Jogo da Paridade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 406
Entendendo Questões Espaciais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 406
ÍNDICE ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 407Informações Técnicas
Nº de páginas: 432 Origem: Internacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788550803579 Encadernação: Brochura Autor: John Mueller , Luca Massaron - Informações