E-BOOK Programação Orientada a Objetos Usando Java

A linguagem de programação Java tornou-se uma das linguagens mais populares da indústria de software. Os produtos de software desenvolvidos em Java estão sendo executados em diversos dispositivos, desde celulares e televisões até computadores de grande porte. Uma das características de Java que mais atrai a maioria dos programadores é o paradigma orientado a objetos, que permite a modularização do software e o reuso de suas partes em outros sistemas, aumentando, assim, a qualidade do produto e a produtividade da equipe de desenvolvimento. Entretanto, para que isso aconteça efetivamente, é necessário assimilar de maneira profunda os conceitos da orientação a objetos. Neste sentido, este livro oferece ao leitor uma combinação única entre os conceitos da orientação a objetos e as estruturas da linguagem Java, apresentando vários exemplos e estudos de casos práticos. Além disso, o leitor poderá praticar o que foi ensinado resolvendo diversos exercícios propostos no livro.
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  • Spring em Ação

    R$ 102,00 ou 2x de R$ 51,00

    O Spring é uma brisa de renovação soprando sobre o panorama de Java. Baseado em um princípio de projeto chamado Inversão de Controle, o Spring é um framework eficiente, porém leve, que não exige o uso de EJBs. O Spring reduz significativamente a complexidade do uso de interfaces, agiliza e simplifica o desenvolvimento de uma aplicação. O usuário obtém os recursos eficientes e robustos de EJB, e consegue manter a simplicidade do JavaBean não-enterprise. Spring em Ação apresenta os conceitos inerentes ao Spring e inicia imediatamente uma exploração prática desse framework. Combinando pequenos trechos de código e um exemplo progressivo desenvolvido ao longo do livro, mostra como construir aplicações J2EE simples e eficientes. ... Ler mais +

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  • ESGOTADO Desenvolvendo Information Cards e CardSpace - Do Iniciante ao Profissional

    Infelizmente, a Internet foi criada sem que as identidades fossem consideradas, resultando em uma colcha de retalhos de soluções que não se mostraram ideais para o preenchimento das lacunas. Casos de furto de identidade e de phishing têm crescido exponencialmente e, portanto, algo precisa mudar. Hoje, essa mudança está em nossas mãos: o mercado entrou em um amplo acordo sobre as Leis de Identidade e sobre o conceito de um meta-sistema de identidade. Na verdade, com a implantação do Windows CardSpace da Microsoft em conjunto com o .NET Framework 3.0, e com sua instalação por padrão no Windows Vista, o mercado está pronto para um "big bang da identidade". ... Ler mais +

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  • FXRuby - Crie GUIs Enxutas e Excelentes com o Ruby

    Com uma combinação de exercícios tutoriais e informação técnica focada, o FXRuby vai além do básico para equipar você com um conhecimento comprovado e prático, e técnicas para o desenvolvimento de aplicações reais em FXRuby. Você vai rapidamente estar escrevendo GUIs poderosas e sofisticadas em sua linguagem de programação favorita, o Ruby. Se você for recém-chegado à programação de GUI, este livro apresentará você às bases da programação em FXRuby. Você vai construir uma aplicação GUI com o FXRuby desde o início até o término. Se você for um desenvolvedor de software experiente que precisa apenas se tornar completamente operacional com o FXRuby e saber o que ele pode fazer por você, este livro ajudará a você botar o FXRuby para trabalhar em suas aplicações baseadas em Ruby ... Ler mais +

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  • Algoritmos - Programação para Iniciantes - 2ª Edição Revisada

    Este livro tem por objetivo apresentar os fundamentos da lógica para a programação de computadores, capacitando o leitor a construir algoritmos estruturados, e traz assuntos e exercícios baseados em experiências reais do autor vivenciadas em sala de aula. A leitura não exige maior conhecimento do assunto por parte do leitor, mas apenas familiaridade com a operação do microcomputador. Voltado para estudantes dos cursos técnicos introdutórios em programação de computadores, aplicados nas áreas de Informática, Ciência da Computação, Engenharias, técnico profissionalizante de nível médio e outras, o livro apresenta como principais características uma nova linguagem estruturada para a construção de algoritmos, texto renovado e atual, fortemente baseado na didática utilizada em aulas de programação, intensa carga de exercícios resolvidos e problemas propostos, além de curiosidades sobre computadores, algoritmos e programação, estimulando o interesse do leitor pelo assunto. ... Ler mais +

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  • Construindo Chatbots com Python

    Construa seu próprio chatbot usando Python e ferramentas open source. Este livro começa com uma introdução aos chatbots na qual você obterá informações vitais sobre sua arquitetura. ... Ler mais +

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  • Rave Report com Delphi

    O Rave Report veio substituir o QuickReport, seguindo a linha evolutiva da linguagem de programação e permitindo maior eficiência ao desenvolvedor Delphi. O que faltava era algo que informasse como proceder diante desta nova ferramenta. Rave Report com Delphi vem de encontro à essa necessidade do mercado, oferecendo exemplos passo a passo sobre como utilizar os recursos do grande gerador de relatórios. Desvende os mistérios do rave Report com Ramos de Souza Janones de forma criativa e elucidativa. ... Ler mais +

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  • Programação web com Node e Express - Beneficiando-se da stack JavaScript

    Construa aplicações web dinâmicas com o Express, um componente-chave da stack de desenvolvimento Node/JavaScript. Nesta edição atualizada, o autor Ethan Brown ensina os fundamentos do Express 5 percorrendo o desenvolvimento de uma aplicação. Este guia prático aborda de tudo, da renderização no lado do servidor ao desenvolvimento de uma API adequada para uso em aplicativos de página única (SPAs). ... Ler mais +

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  • Desenvolvendo Web Components - UI do jQuery ao Polymer

    Não importa sua experiência com bibliotecas como jQuery e Polymer, este livro ensina, aos desenvolvedores JavaScript, as manipulações do DOM que essas bibliotecas realizam. Você aprenderá a montar um widget básico com JavaScript pura, para depois convertê-lo em um Web Component semântico, declarativo, encapsulado, consumível e de fácil manutenção. ... Ler mais +

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  • Introdução ao IBM DB2 Universal Database

    Este livro é para você, profissional autodidata que quer aprender fácil e rapidamente a utilizar o gerenciador de banco de dados IBM® DB2® Universal DatabaseTM (ou simplesmente, DB2 UDB) através de uma abordagem bem prática, direta e objetiva. Conta com diversos exercícios com o passo-a-passo bem detalhado, aliado a um mínimo de teoria necessária ao entendimento de cada um deles. Sempre indo direto ao ponto, sem enrolação! Essa é uma abordagem interessante, que dá uma excelente visão geral do DB2 UDB, de suas principais ferramentas, assistentes e funcionalidades mais utilizadas. Inclui CD- ROM com: novíssima versão 9 do IBM DB2 para você instalar e testar Todos os scripts dos exercícios Diversos materiais complementares para incrementar seu estudo e acelar o aprendizado Dicas para desenvolver aplicações utilizando DB2 Informações para de outros bancos de dados para o DB2 Abordagem prática, direta e efetiva para auto-estudo Tudo em português E muito mais!!!! ... Ler mais +

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  • Operadores do Kubernetes - Automatizando a plataforma de orquestração de contêineres

    Os Operadores são uma forma de empacotar, implantar e administrar aplicações no Kubernetes. Eles facilitam automatizar o ciclo de vida de programas complexos, com estados, permitindo que um cluster Kubernetes tenha capacidades específicas de uma aplicação. Os exemplos realistas deste livro mostram como os Operadores funcionam e como criá-los usando o Operator Framework e SDK. ... Ler mais +

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  • Instant ASP Script

    Aumente o poder de ASP para criar páginas da Web dinâmicas e aplicações que ampliem a funcionalidade em nível de servidor. Atualizado e repleto de scripts prontos para execução, este livro é um guia prático que abrange todos os assuntos relacionados a este tema, desde as características fundamentais do ASP até a criação de aplicações para a Web consistentes orientadas a banco de dados. As aplicações, scripts e fragmentos de código que fazem parte do CD são abordadas no texto, facilitando a navegação através do conteúdo do livro. O livro contém definições de processos para criação de uma loja virtual e de um site de leilão online. Acompanha um CD-ROM para auxiliar no aprendizado. ... Ler mais +

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  • RFID (Radio Frequency Identification) - Conceitos Aplicabilidade e Impactos

    Uma tecnologia de mais de oitenta anos de idade ganha nos dias de hoje uma nova forma de ser usada, alastrando-se em praticamente todas as camadas da cadeia produtiva, sistemas de identificação e também na vida das pessoas. O RFID nos proporciona um mundo onde, por exemplo, não é necessário chaves para ligar o carro ou entrar em casa, e um produto fabricado em qualquer parte do mundo pode ter sua localização exata rastreada com alguns cliques. A utilização desta mesma tecnologia, que teve sua primeira patente há mais de 30 anos torna estes e muitos outros exemplos realidade. ... Ler mais +

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  • Produzindo Games com UNREAL ENGINE - Acompanha CD

    O leitor encontrará nesta obra como desenvolver games no software mais usado do mundo, pelos maiores estúdios de desenvolvimento, que faz os principais jogos para PlayStation2 e 3, Xbox/Xbox360, Nintendo Wii, Nintendo Cubo e PC (Computador Pessoal). O Unreal Engine não é apenas um simples engine, ele é o engine mais popular do mundo e isso se dá ao fato de que os principais jogos no mundo para as plataformas PC, Xbox, PlayStation, Nintendo Wii, Cube, Maços e Linux foram produzidos nele. ... Ler mais +

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  • XSLT Guia Pratico

    Voltado para programadores, traz todas as informações necessárias para lidar com a tecnologia XML. Traz um índice de fácil manuseio para resolver as questões sobre o programa e um breve tutorial. ... Ler mais +

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  • Foundation for Sites - Aprenda a criar páginas web com uso do framework responsivo mais avançado do mundo

    Neste livro você aprenderá o essencial para obter o máximo proveito dos recursos deste incrível framework e será capaz de criar sites com qualidade profissional. ... Ler mais +

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  • Enterprise Library Total

    Um dos grandes problemas que os desenvolvedores enfrentam no seu dia-a-dia é a necessidade de produzir mais códigos com mais qualidade e no menor espaço de tempo possível. Assim, existem tarefas que são enfadonhas e rotineiras, pois se repetem constantemente, independentemente do sistema que se está desenvolvendo. Para auxiliar o desenvolvedor nesta tarefa, a Microsoft disponbilizou o Enterprise Library como forma de padronizar e diminuir a necessidade de codificação para as tarefas mais comuns. ... Ler mais +

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  • Modelagem Visual com Rational Rose 2000 e UML

    O livro introduz conceitos sobre o programa e oferece orientações de como utilizá-lo adequadamente. Aborda a criação de comandos e sua utilização, estereótipos e pacotes UML, acréscimo de comportamento e estrutura, verificação de consistência de modelo e relacionamento de superclasse, subclasse e herança, entre outros tópicos. ... Ler mais +

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  • Construindo uma Aplicação E-commerce com MEAN - Desenvolva uma aplicação de e-commerce do começo ao fim, em tempo real

    Este livro descreve, passo a passo, como criar sua própria aplicação de e-commerce, desenvolvida paralelamente ao processo de aprendizado e usando a tecnologia MEAN. Você aprenderá a desenvolver um site de e-commerce de alta qualidade e capaz de entrar em produção e terá condições e conhecimento para adicionar seus próprios recursos a ele. ... Ler mais +

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  • Programando em C Volume II - A Biblioteca Padrão de C

    R$ 105,00 ou 2x de R$ 52,50

    C continua sendo uma das linguagens de programação mais populares em termos de postos de trabalho e programas publicamente disponíveis. ... Ler mais +

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  • Jornada DevOps: Unindo Teoria e Prática - 2ª Edição

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    O propósito deste livro é apresentar como as práticas DevOps permitem uma visão colaborativa de ponta a ponta, inclusive segurança, visando potencializar a implantação contínua de software com qualidade. A Jornada Colaborativa é uma comunidade apaixonada por pessoas e tecnologia que escreve livros unindo experiências diversificadas dos coautores e curadoria dos organizadores selecionados para manter o alto padrão de qualidade. ... Ler mais +

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  • Struts 2 Projeto e Programação

    Struts é o framework mais popular para construção de aplicações web em Java escaláveis, e a versão 2 não é simplesmente uma extensão a Struts 1. Ela é uma nova arquitetura projetada elegantemente para suportar configuração fácil ou zero, extensão modular através de interceptadores, e distribuição de código via plugins. Interceptadores resolvem problemas comuns em desenvolvimento web ao habilitarem conversão de tipo, validação de entrada, upload de arquivo e download de arquivo programável, internacionalização, e outros. ... Ler mais +

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  • Iniciação à Programação de Computadores - Uma Abordagem Baseada em Exemplos

    Nesta Iniciação à Programação são abordados desde os conceitos introdutórios, essenciais a quem pretende aprender ou apenas entender o que significa criar programas de computador, até conceitos mais avançados como a programação orientada a objetos, acesso a banco de dados, entre outros. Faz-se uma introdução aos conceitos básicos utilizando-se as linguagens BASIC e PASCAL e, a seguir, a linguagem C, a mais utilizada no mundo, segundo o site TIOBE. Para os conceitos mais avançados e para desenvolvimento de aplicações comerciais e jogos a abordagem é feita pelas linguagens Java e C#, linguagens mais complexas pela diversidade de recursos que oferecem, permitindo a criação de praticamente qualquer tipo de software. ... Ler mais +

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  • Informática Aplicada à Educação: algumas reflexões e práticas

    Este livro destina-se aos interessados em conhecer diferentes vertentes da informática no contexto escolar, partindo de técnicas de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, perpassando por críticas pedagógicas e experiências em sala de aula com uso de computadores como ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares e na formação de professores. Por esse motivo, esse livro torna-se bastante motivador aos iniciantes e aos pesquisadores já atuantes na área para terem como mais uma referência para seus estudos e práticas acadêmicas. Esta obra irá motivar inovações em currículos escolares de instituições de ensino e também despertar o interesse em novas propostas de programas de especialização sobre a Informática na Educação, devido às diferentes visões sobre uma inclusão digital multidimensional e democrática. ... Ler mais +

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  • Desenvolvendo Aplicações PALM com NS BASIC

    Com Desenvolvendo Aplicações Palm com NS Basic, pode-se obter todas as informações de que se precisa para escrever os primeiros aplicativos para dispositivos Palm. O usuário iniciante poderá tirar o máximo proveito do seu Palmtop e desenvolver seus próprios aplicativos através de tópicos básicos de programação para computadores, como introdução à linguagem e à lógica de programação. O livro também abrange tópicos avançados, como acesso a banco de dados, leitura de códigos de barras, comunicação serial, interface gráfica, e muitos outros, servindo como importante fonte de informações para desenvolvedores experientes. ... Ler mais +

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    Com uma combinação de exercícios tutoriais e informação técnica focada, o FXRuby vai além do básico para equipar você com um conhecimento comprovado e prático, e técnicas para o desenvolvimento de aplicações reais em FXRuby. Você vai rapidamente estar escrevendo GUIs poderosas e sofisticadas em sua linguagem de programação favorita, o Ruby. Se você for recém-chegado à programação de GUI, este livro apresentará você às bases da programação em FXRuby. Você vai construir uma aplicação GUI com o FXRuby desde o início até o término. Se você for um desenvolvedor de software experiente que precisa apenas se tornar completamente operacional com o FXRuby e saber o que ele pode fazer por você, este livro ajudará a você botar o FXRuby para trabalhar em suas aplicações baseadas em Ruby ... Ler mais +

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  • Iniciação à Programação de Computadores - Uma Abordagem Baseada em Exemplos

    Nesta Iniciação à Programação são abordados desde os conceitos introdutórios, essenciais a quem pretende aprender ou apenas entender o que significa criar programas de computador, até conceitos mais avançados como a programação orientada a objetos, acesso a banco de dados, entre outros. Faz-se uma introdução aos conceitos básicos utilizando-se as linguagens BASIC e PASCAL e, a seguir, a linguagem C, a mais utilizada no mundo, segundo o site TIOBE. Para os conceitos mais avançados e para desenvolvimento de aplicações comerciais e jogos a abordagem é feita pelas linguagens Java e C#, linguagens mais complexas pela diversidade de recursos que oferecem, permitindo a criação de praticamente qualquer tipo de software. ... Ler mais +

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  • SciLab - Uma Abordagem Prática e Didática - 2ª Edição Revista, Ampliada e Atualizada

    Esta segunda edição sobre SciLab é uma revisão da edição anterior, ampliada e atualizada com um enfoque mais abrangente. A obra trata de diversos assuntos da ferramenta de maneira fácil de entender, podendo ser consultada por todos que necessitam de uma ferramenta que responda às questões numéricas de forma clara e objetiva, permitindo tomadas de decisão em cima de resultados numéricos. Nesta edição estão incluídos novos assuntos bem explicados, através de exemplos simples, figuras e esquemas. Entre esses novos assuntos podem ser destacados: resolução numérica de equações diferenciais, cálculos de séries, otimização pelo método Simplex e novos scripts de programas, além de um capítulo especial sobre o toolbox Xcos em nível introdutório. Criação de polinômios, determinação de zeros de funções polinomiais, valor da função num dado ponto e operações gerais também estão presentes. As matrizes e vetores são abordados de maneira fácil e inteligível, com assuntos relacionados à Álgebra Linear e suas implicações teóricas e práticas, tais como: regressão linear e polinomial, resolução de sistemas de equações lineares e não lineares, triangulação, operações matriciais diversas, produto escalar, produto vetorial, produto misto, leitura de matriz em arquivo, listas, etc. Todos esses assuntos são mostrados de maneira fácil, objetiva e didática. O livro também traz um capítulo sobre programação no SciLab, de fácil aprendizado, incluindo criação de scripts e funções com passagens de parâmetros. ... Ler mais +

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  • ESGOTADO Desenvolvendo Information Cards e CardSpace - Do Iniciante ao Profissional

    Infelizmente, a Internet foi criada sem que as identidades fossem consideradas, resultando em uma colcha de retalhos de soluções que não se mostraram ideais para o preenchimento das lacunas. Casos de furto de identidade e de phishing têm crescido exponencialmente e, portanto, algo precisa mudar. Hoje, essa mudança está em nossas mãos: o mercado entrou em um amplo acordo sobre as Leis de Identidade e sobre o conceito de um meta-sistema de identidade. Na verdade, com a implantação do Windows CardSpace da Microsoft em conjunto com o .NET Framework 3.0, e com sua instalação por padrão no Windows Vista, o mercado está pronto para um "big bang da identidade". ... Ler mais +

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  • XSLT Guia Pratico

    Voltado para programadores, traz todas as informações necessárias para lidar com a tecnologia XML. Traz um índice de fácil manuseio para resolver as questões sobre o programa e um breve tutorial. ... Ler mais +

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  • Programação Orientada a Objetos Usando Java

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  • Go em Ação

    O desenvolvimento de aplicações pode ser bem complicado, mesmo quando não estamos lidando com problemas de programação de sistemas complexos, como concorrência em escala web e desempenho de tempo real. Embora seja possível resolver esses problemas comuns com ferramentas e frameworks adicionais, Go já vem pronto para lidar com eles, deixando a experiência de programação muito mais natural e produtiva. Desenvolvida no Google, a eficácia da linguagem Go confere agilidade tanto a startups quanto a empresas de grande porte – companhias que dependem de serviços de alto desempenho em sua infraestrutura. ... Ler mais +

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  • Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVELTS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTANCE E AJAX

    Desenvolvendo Aplicações com JSP, Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax é um livro sobre as tecnologias mais usadas no mercado, com métodos eficientes que ajudarão o iniciante a programar aplicações Web escritas em Java com simplicidade. As tecnologias abordadas permitem ao leitor desenvolver desde simples aplicativos até os mais complexos sistemas exigidos por grandes corporações. Com uma abordagem no estilo “livro de receitas”, o leitor aprenderá: § Os fundamentos do desenvolvimento Web com Java, como instalação e configuração de um contêiner Servlet; § Desenvolvimento com Servlets, criação de cokies e sessões, enviar e receber dados, assim como publicá-los; § Criação de páginas JavaServer Pages (JSP), JavaBeans e conexão com o banco de dados; § Desenvolvimento de páginas utilizando JSTL, Custom Tags e JavaServer Faces; § Os padrões DAO e MVC. ... Ler mais +

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  • Desenvolvimento em Pro Drupal 7 - 3ª Edição

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    O livro possui foco no desenvolvedor, responsável pela criação e extensão da capacidade de um web site baseado em Drupal. A obra cobre tudo: os fundamentos da plataforma Drupal; o entendimento de como usar as APIs de Drupal; a escrita de módulos próprios para estender a funcionalidade de Drupal; a escrita de código seguro; a construção de web sites de alto desempenho; e outros tópicos que ajudarão o leitor ao longo do caminho para se tornar um especialista em Drupal. ... Ler mais +

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  • Introdução às Expressões Regulares

    Se você é um programador que ainda não tem experiência com expressões regulares, este livro de fácil compreensão é um ótimo ponto de partida. Você aprenderá os conceitos fundamentais, passo a passo, com o auxílio de inúmeros exemplos, descobrindo em primeira mão como associar, extrair e transformar textos ao fazer correspondências usando palavras, caracteres e padrões específicos... ... Ler mais +

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  • FireMonkey, FireDac e Firebird - Uma Aplicação Desktop

    Este é um livro essencialmente prático e mostra como utilizar o framework no desenvolvimento de uma ferramenta de administração de bancos de dados Firebird, em ambiente desktop. Originado do InterBase, o Firebird é um sistema gerenciador de bancos de dados relacional extremamente robusto, gratuito, e que vale a pena ser investigado e utilizado em diversos tipos de aplicações. ... Ler mais +

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  • Curso Básico de Programação - Teoria e Prática

    Este livro aborda a programação para computadores digitais de uma maneira moderna, prática e didática, com o objetivo de introduzir o leitor ao fantástico mundo da computação eletrônica. A obra foi escrita para proporcionar ao leitor uma visão ampla e objetiva do assunto, utilizando um método de fácil assimilação e aplicação, com uma abordagem simples e abstraindo das complexidades muito comuns em obras especializadas nesta área. ... Ler mais +

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  • Livro Digital Etc.

    Conheça dispositivos de leitura, processos de produção e modelos de negócio Se editores e autores trabalharem juntos e conectados à demanda do mercado, verão que existe espaço para livros impressos e digitais caminharem juntos tranquilamente por muito tempo. ... Ler mais +

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  • Descrição
    E-BOOK Programação Orientada a Objetos Usando Java
    (Primeira edição, 2020)
    Autores: Cecília Mary Fischer Rubira
    Paulo Asterio de Castro Guerra
    Luiz Alberto Ferreira Gomes

    A linguagem de programação Java tornou-se uma das linguagens mais populares da indústria de software. Os produtos de software desenvolvidos em Java estão sendo executados em diversos dispositivos, desde celulares e televisões até computadores de grande porte. Uma das características de Java que mais atrai a maioria dos programadores é o paradigma orientado a objetos, que permite a modularização do software e o reuso de suas partes em outros sistemas, aumentando, assim, a qualidade do produto e a produtividade da equipe de desenvolvimento. Entretanto, para que isso aconteça efetivamente, é necessário assimilar de maneira profunda os conceitos da orientação a objetos. Neste sentido, este livro oferece ao leitor uma combinação única entre os conceitos da orientação a objetos e as estruturas da linguagem Java, apresentando vários exemplos e estudos de casos práticos. Além disso, o leitor poderá praticar o que foi ensinado resolvendo diversos exercícios propostos no livro.

    VERSÃO DIGITAL
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Especificações

    Sobre o AutorCECÍLIA MARY FISCHER RUBIRA
    Cecilia Mary é professora titular da UNICAMP, com Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Newcastle Upon Tyne, Grã-Bretanha (1994), fez mestrado em Ciência da Computação pela UNICAMP (1989) e graduação em Ciência da Computação pela UNICAMP (1986). Obteve livre docência em Engenharia de Software pela UNICAMP (2001), atuou como professora associada no período de 2001-2011, e desde 2011 atua como professora titular em Engenharia de Software.

    PAULO ASTERIO DE CASTRO GUERRA
    Paulo Astério é doutor em Ciência da Computação pela UNICAMP (2004), mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ. Atualmente trabalha na empresa Tapijara Computadores Ltda. como consultor independente, apoiando o desenvolvimento de software em várias empresas do mercado.

    LUIZ ALBERTO FERREIRA GOMES
    Luiz Alberto é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996) e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente, é estudante de doutorado na UNICAMP e exerce a função de Professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no campus de Poços de Caldas.
    Informações TécnicasSUMÁRIO

    1 Fundamentos do Modelo de Objetos - 1
    1.1 Introdução - 1
    1.2 Processo Simbólico - 1
    1.3 Abstração - 2
    1.4 Classificação e Instanciação - 3
    1.5 Generalização e Especialização - 4
    1.6 Hierarquias de Classes - 4
    1.7 Hierarquias Todo-Partes - 5
    1.8 Conceito de Tipo - 5
    1.9 Evolução das Técnicas de Programação - 7
    1.10 Programação Baseada em Procedimentos - 8
    1.11 Visibilidade e Proteção de Código e Dados - 9
    1.12 Ocultamento de Informação e Encapsulamento - 11
    1.13 Tipos Abstratos de Dados e Interfaces - 12
    1.14 Um Exemplo de Programa Orientado a Objetos - 15
    1.15 Um Breve Histórico das Linguagens Orientadas a Objetos - 16
    1.16 Referências - 18
    1.17 Exercícios de Fixação - 18

    2 Objetos e Classes - 23
    2.1 Introdução - 23
    2.2 Objetos e Mensagens - 26
    2.3 Classificação e Instanciação - 27
    2.4 Especificação do Tipo Abstrato de Dados ContaCor - 29
    2.4.1 (i) Operação abreConta - 29
    2.4.2 (ii) Operação creditaValor - 30
    2.4.3 (iii) Operação debitaValor - 31
    2.4.4 (iv) Operação consultaSaldo - 31
    2.5 Projeto do Tipo Abstrato de Dados ContaCor - 32
    2.6 Implementação do Tipo Abstrato de Dados - 33
    2.7 Definição de Operações em Java - 33
    2.8 Definição de Classes em Java - 36
    2.8.1 Nome de Classe - 36
    2.8.2 Definição de Atributos - 36
    2.8.2.1 Visibilidade dos Atributos - 37
    2.8.3 Definição de Métodos - 38
    2.8.3.1 Visibilidade dos Métodos - 38
    2.9 Implementação dos Algoritmos e Estruturas de Dados - 39
    2.10 Compilando e executando a definição da classe - 42
    2.11 Criação de Objetos - 43
    2.11.1 O comando new - 43
    2.11.2 Métodos Construtores - 45
    2.12 Troca de Mensagens - 47
    2.12.1 A Referência null - 48
    2.13 Destruição de Objetos - 49
    2.13.1 Objetos Não Referenciados - 49
    2.13.2 Coleta de Lixo - 49
    2.14 Objetos Persistentes - 50
    2.15 Exercícios de Fixação - 50

    3 Agregação e Associação - 57
    3.1 Agregação - 57
    3.2 Associação - 59
    3.3 Exercícios de Fixação - 60

    4 Estudo de Caso: Caixa Automático - 63
    4.1 Descrição do Problema - 63
    4.2 Análise e Projeto do Sistema de Caixa Automático - 64
    4.2.1 Interface Pública da Classe TrmCxAut - 66
    4.2.2 Interface Pública da Classe ControladorCaixa - 66
    4.2.3 Interface Pública da Classe Caixa - 67
    4.2.4 Interface Pública da Classe ContaCor - 67
    4.2.5 Interface Pública da Classe CadastroContas - 68
    4.2.6 Diagramas de Sequência em UML - 68
    4.3 Implementação do Sistema - 70
    4.3.1 Especificação da Classe TrmCxAut - 70
    4.3.2 Especificação da Classe ControladorCaixa - 75
    4.3.3 Especificação da Classe Caixa - 78
    4.3.4 Especificação da Classe ContaCor - 80
    4.3.5 Definição da Classe CadastroContas - 82
    4.4 Execução da aplicação - 83
    4.5 Exercícios de Fixação - 85

    5 Herança - 87
    5.1 Generalização/Especialização - 87
    5.2 Mecanismo de Herança - 88
    5.3 Definição de Subclasses em Java - 89
    5.4 Estudo de Caso: Contas Especiais - 90
    5.4.1 Análise das Contas Especiais - 91
    5.4.2 Projeto da Classe ContaEsp - 92
    5.4.3 Implementação da classe ContaEsp - 93
    5.4.3.1 Abertura de Conta Especial - 94
    5.4.3.2 Construtores e Herança - 94
    5.4.3.3 Alteração do Limite da Conta - 95
    5.4.3.4 Obtenção do Valor do Crédito Utilizado - 95
    5.4.3.5 Executando a Classe ContaEsp - 96
    5.5 Herança e Visibilidade Protegida - 96
    5.5.1 Visibilidade protegida - 97
    5.5.2 O modificador “protected” de Java - 98
    5.6 Emprego Correto de Herança - 99
    5.6.1 Herança de comportamento - 99
    5.6.2 Herança de implementação - 100
    5.7 Herança Múltipla - 102
    5.8 Exercícios de Fixação - 103

    6 Polimorfismo e Acoplamento Dinâmico - 107
    6.1 Conceito de Polimorfismo - 107
    6.2 Polimorfismo e Orientação a Objetos - 108
    6.3 Classificação de Cardelli e Wegner - 110
    6.3.1 Sobrecarga de Métodos e Operadores - 111
    6.3.1.1 Sobrecarga de Métodos e Construtores - 111
    6.3.1.2 Sobrecarga de Operadores - 112
    6.3.2 Coerção - 112
    6.3.3 Polimorfismo Paramétrico - 114
    6.3.4 Polimorfismo de Inclusão - 115
    6.3.4.1 Redefinição de Métodos - 116
    6.3.4.2 Redefinição versus Sobrecarga de Métodos - 117
    6.3.5 Acoplamento Dinâmico e Redefinição de Métodos - 117
    6.4 Encaminhamento das Mensagens em Java - 118
    6.5 Exercícios de Fixação - 119

    7 Sistema de Controle de Biblioteca - 129
    7.1 Descrição do Problema - 129
    7.2 Modelagem do Problema - 130
    7.3 Diagrama de Classes - 130
    7.4 Diagramas de Estados - 132
    7.5 Diagramas de Sequência - 132
    7.6 Implementação das Classes - 133
    7.6.1 Classe Usuario - 133
    7.6.2 Classe Aluno - 138
    7.6.3 Classe Professor - 139
    7.6.4 Classe Exemplar - 140
    7.6.5 A classe Terminal - 144
    7.6.6 A classe CadastroExemplar - 146
    7.6.7 A classe CadastroUsuario - 146
    7.6.8 A classe ControleBiblioteca - 147
    7.6.9 A classe Principal - 150
    7.7 Uso do Sistema - 151
    7.8 Exercícios de Fixação - 152

    8 Classes Abstratas e Concretas - 155
    8.1 Classes Concretas - 155
    8.2 Conceito de Classe Abstrata - 156
    8.3 Métodos Abstratos - 158
    8.4 Definição da Classe Abstrata Item - 159
    8.5 Usos Corretos de Classes Abstratas - 161
    8.6 Exercícios de Fixação - 162

    9 Interfaces - 165
    9.1 O Conceito de Interface - 165
    9.2 Interfaces no Modelo de Objetos - 166
    9.3 Definição de Interface em Java - 167
    9.4 Exemplo de Aplicação - 169
    9.5 Hierarquias de Interfaces x Hierarquias de Classes - 171
    9.6 Relações entre Objetos, Classes e Interfaces - 171
    9.7 Exercícios de Fixação - 174

    10 Tratamento de Exceções - 183
    10.1 Motivação: Tolerância a Falhas - 183
    10.1.1 Conceitos de Falha, Erro e Defeito - 183
    10.1.2 Sistemas Tolerantes a Falhas - 184
    10.1.3 Tratamento de Exceções - 185
    10.1.4 Componente Ideal Tolerante a Falhas - 187
    10.1.5 Mecanismos de Tratamento de Exceções - 188
    10.1.6 Representação das Exceções - 189
    10.1.7 Assinaturas de Métodos - 189
    10.1.8 Contextos dos Tratadores de Exceções - 190
    10.1.9 Propagação de Exceções - 191
    10.1.10 Continuação do Fluxo de Controle - 191
    10.2 Tratamento de Exceções em Java - 192
    10.2.1 A Hierarquia de Classes de Exceções - 192
    10.2.2 Criando e Lançando Exceções - 193
    10.2.3 Definindo Tratadores de Exceções - 194
    10.2.4 Especificando Ações de Limpeza - 195
    10.2.5 Propagação Automática de Exceções - 197
    10.3 Exemplo de Uso de Exceções - 198
    10.3.1 Definição e Lançamento de Exceções - 198
    10.3.2 Tratadores de Exceções - 200
    10.4 Exercícios de Fixação - 201

    11 Atributos e Métodos de Classe - 207
    11.1 Conceito de Metadados e Metaclasses - 207
    11.2 Atributos e Métodos de Classe - 207
    11.3 Classes Utilitárias - 211
    11.4 Usos Corretos do Modificador static - 212
    11.5 O Método main - 215
    11.6 Descritores de Classe Java - 216
    11.7 Exercícios de Fixação - 217

    12 Pacotes - 219
    12.1 Conceito de Pacote - 219
    12.2 Fatoração em Pacotes - 221
    12.3 Importação de Tipos de Outros Pacotes - 222
    12.4 Definição de Pacotes em Java - 224
    12.5 Pacotes Anônimos - 224
    12.6 Visibilidade de Pacotes - 225
    12.7 A Variável de Ambiente CLASSPATH - 228
    12.8 O Utilitário jar - 229
    12.9 Exercício de Fixação - 230

    Apêndice A
    Preparando o Ambiente de Desenvolvimento Java - 235

    Bibliografia - 237

    Índice Remissivo - 241

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:256
    Origem:Nacional
    Editora:Ciência Moderna
    Idioma:Português (Br)
    Edição:
    Ano:2020
    ISBN:9786558420033
    Encadernação:N/A
    Autor:Cecília Mary Fischer Rubira, Paulo Asterio de Castro Guerra e Luiz Alberto Ferreira Gomes
  • Informações

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