Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica: Uma abordagem prática
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- DescriçãoBalanced Scorecard e a Gestão Estratégica: Uma abordagem prática
- Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Emílio Herrero Filho
Emílio Herrero Filho é consultor de empresas, escritor e sócio-diretor da Herrero Consultoria Empresarial, com grande experiência nas Áreas de Estratégia Empresarial, Balanced Scorecard e Inovação de Valor. Liderou projetos em grandes empresas nacionais e internacionais como: Mahle Metal Leve, Grupo Raymundo da Fonte, Kantar Ibope Media, Petrobras, Tirolez Laticínios, Hospital Santa Teresa, Grupo Zema, Planisa, Banco Petra, Santa Casa de Misericórdia de Passos, Magal Indústria e Comércio, Unimed São Paulo, Instituto Ethos de Responsabilidade Social, entre outras. Ocupou cargos executivos em corporações como, Telesp (Telefônica), Banco de Investimentos do Unibanco, Hospital Santa Catarina, Pirelli, Grupo ASSA, Grupo Estado e Agência Estado. Trabalhou como consultor da Arthur D. Little, empresa de consultoria internacional. Tem experiência internacional em projetos na área de acessórios para veículos e no setor de materiais para construção civil nos Estados Unidos.
Atuou como professor convidado da HSM Educação para as disciplinas Estratégia e Execução da Estratégia, do Curso de Pós-Graduação da FIA - Fundação Instituto de Administração, do Curso de Pós-Graduação do Instituto Mauá. É também autor do livro Pessoas Focadas na Estratégia: as Disciplinas da Execução da Estratégia, primeiro livro de autor brasileiro sobre a execução da estratégia. Realizou palestras para grandes empresas nacionais e internacionais, em universidades, na Expo Management, no PMI - Project Management Institute e no Six Sigma Brasil. Cursou o mestrado em Administração de Empresas pela FEA- Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo; concluiu o curso de Especialização em Gestão do Conhecimento pela FGV, do Curso de Formação de Conselheiros de Empresas pelo IBGC-Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e do curso de pós-graduação do APG-AMANA MBA-Executivo Internacional. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e História pela USP-Universidade de São Paulo.Informações Técnicas SUMÁRIO
Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .xiii
CAPÍTULO 1
A Gestão Estratégica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1
Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2
O que Significa Gestão Estratégica?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2
O que é Estratégia? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
Sun Tzu: A Estratégia como Arte de Guerra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
Henry Mintzberg: A Estratégia como a Criatividade do Artesão. . . . . . . 8
Peter Drucker: A Arte de Colocar o Cliente no Centro da
Estratégia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10
Gary Hamel e C.K. Prahalad: A Estratégia como Regeneração
e Revolução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
Michael Porter: A Estratégia como a Arte de ser Diferente . . . . . . . . . 14
Kaplan e Norton: A Estratégia como a Arte da Execução. . . . . . . . . . . 17
CAPÍTULO 2
O Balanced Scorecard como um Modelo de Gestão Estratégica. . . . . . . . . . . 21
O Significado da Estratégia Baseada no Balanced Scorecard. . . . . . . . . . . 22
As Dificuldades para Implementação da Estratégia . . . . . . . . . . . . . . . 22
A Gestão da Estratégia Baseada no Balanced Scorecard. . . . . . . . . . 23
Contexto Empresarial para a Criação do Balanced Scorecard. . . . . . . . . . . 24
Definindo o Balanced Scorecard . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25
As Perspectivas do Balanced Scorecard refletem a Estratégia
da Empresa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .30
Os Princípios de uma Organização Orientada para a Estratégia . . . . . . . . . 33
A Nova Linguagem dos Negócios introduzida pelo
Balanced Scorecard . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 36
O Significado dos Principais Conceitos do Balanced Scorecard . . . . . . . . 38
CAPÍTULO 3
Construindo o Balanced Scorecard. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .43
A Missão e a Visão: Os Pontos de Partida do Balanced Scorecard . . . . . . 44
Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .44
A Missão. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .44
A Visão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .46
Análise do Cenário dos Negócios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48
Análise SWOT da Empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50
A Análise das Forças Competitivas e as Perspectivas de Valor . . . . . . . . . . 51
Força 1: Ameaça de Entrada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52
Força 2: Intensidade da Rivalidade entre os Concorrentes
Existentes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .53
Força 3: Ameaça de Produtos Substitutos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
Força 4: Poder de Negociação dos Compradores . . . . . . . . . . . . . . . . 54
Força 5: Poder de Negociação dos Fornecedores . . . . . . . . . . . . . . . . 55
A Cadeia de Valor e as Perspectivas de Valor do
Balanced Scorecard . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
Análise das Alternativas Estratégicas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59
Fatores-Chave para o Sucesso. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
A Vantagem Competitiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
CAPÍTULO 4
As Perspectivas de Valor do Balanced Scorecard . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .64
As Perspectivas estimulam o Diálogo sobre a Estratégia . . . . . . . . . . . . . . . 64
Traduzindo a Missão e a Visão em Temas Estratégicos. . . . . . . . . . . . . . . . . 67
Traduzindo a Missão em Diálogos nas Perspectivas de Valor. . . . . . . . . . . . 70
CAPÍTULO 5
A Perspectiva Financeira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .73
Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .74
A Gestão Baseada em Valor e a Perspectiva Financeira do
Balanced Scorecard . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 76
O Método do Fluxo de Caixa Livre . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77
O Método do Valor Econômico Agregado (EVA) . . . . . . . . . . . . . . . . . 79
O Método do CFROI – Retorno sobre o Investimento
Base Caixa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .82
Os Direcionadores da Gestão Baseada em Valor e o Balanced
Scorecard. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .85
Os Direcionadores de Valor e a Estratégia de Negócios . . . . . . . . . . . 88
Medindo o Valor das Estratégias. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 90
Os Objetivos Estratégicos da Perspectiva Financeira . . . . . . . . . . . . . . . . . . 94
CAPÍTULO 6
A Perspectiva do Cliente. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .99
Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .100
O Valor do Cliente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 101
O Valor Percebido pelo Cliente. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 102
O Valor da Marca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105
O Valor da Retenção: Fidelização do Cliente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106
A Proposição de Valor para o Cliente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 110
Principais Objetivos da Perspectiva do Cliente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 114
Identificando os Objetivos Estratégicos da Perspectiva
do Cliente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 114
Selecionando os Objetivos Estratégicos na Perspectiva
do Cliente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 116
Exemplo de Mapa Estratégico com Ênfase na Perspectiva
do Cliente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 117
CAPÍTULO 7
A Perspectiva dos Processos Internos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .119
Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .120
A Execução da Estratégia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 121
Os Principais Processos de Negócios na Perspectiva do Balanced
Scorecard . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .124
O Processo de Inovação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 125
O Processo de Produção e Operações. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138
As Redes de Valor Agregado: A Gestão da Cadeia
de Suprimentos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142
Processos de Gestão de Clientes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 144
Principais Objetivos da Perspectiva dos Processos Internos . . . . . . . . . . . 151
CAPÍTULO 8
A Perspectiva da Aprendizagem e do Crescimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
Introdução: O Valor do Empregado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156
O Comportamento Empreendedor. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 159
A Motivação à Aprendizagem e Gestão do Conhecimento. . . . . . . . . . . . . 163
A Aprendizagem Organizacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
A Gestão do Conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 167
A Gestão das Competências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175
O Compromisso com a Inovação e a Renovação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183
O Papel da Tecnologia da Informação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 188
Principais Objetivos da Perspectiva de Renovação e Crescimento. . . . . . 192
Identificando os Objetivos Estratégicos na Perspectiva
de Renovação e Crescimento. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192
Selecionando os Objetivos Estratégicos na Perspectiva
de Aprendizagem e Crescimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 194
Exemplo de Mapa Estratégico com Ênfase na Perspectiva
de Aprendizagem e Crescimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 195
CAPÍTULO 9
Construindo o Balanced Scorecard: Os Mapas Estratégicos . . . . . . . . . . . . . 197
Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .198
O Líder Mobiliza as Pessoas com as suas Histórias . . . . . . . . . . . . . . . . . . 199
Definindo os Mapas Estratégicos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 201
A Estratégia como Hipóteses sobre a Realidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 204
A Estratégia precisa ser Traduzida em Objetivos Integrados entre si . . . . 205
A Estratégia como Relações de Causa e Efeito. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207
Construindo o Mapa Estratégico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 208
CAPÍTULO 10
Lições Aprendidas com a Implementação do Balanced Scorecard . . . . . . . 223
Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .224
Entrevista com David Kallás, da Symnetics Educação. . . . . . . . . . . . . . . . . 225
Bibliografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .237Informações Técnicas
Nº de páginas: 264 Origem: Nacional Editora: Editora Alta Books Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788550802121 Encadernação: Brochura Autor: Emílio Herrero Filho - Informações