Aprimorando Competências de Gerente de Projetos - Vol. 1: O Sucesso no Desempenho Gerencial
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- DescriçãoAprimorando Competências de Gerente de Projetos - Vol. 1: O Sucesso no Desempenho Gerencial
O sucesso de um projeto depende do desempenho do seu gerente. Não basta dispor das
melhores ferramentas, técnicas, softwares e computadores sofisticados. Computadores não gerenciam projetos; seres humanos o fazem. É preciso investir no aprimoramento das competências necessárias para se alcançar a excelência no gerenciamento de projetos.
A obra está dividida em dois volumes, totalmente compatível com os padrões do PMI (Project Management Institute) para a Certificação PMP (Project Management Professional).
Neste volume 1 tratamos do aprimoramento das Competências de Atuação Gerencial. Nele você encontra um roteiro detalhado de tudo o que precisa fazer para gerenciar um projeto ? todas as fases, atividades e resultados gerenciais que devem ser cumpridos para alcançar o alto nível de desempenho de um Gerente Competente.
No volume 2 tratamos do aprimoramento das Competências Pessoais do Gerente de Projetos.
Criamos um personagem símbolo para facilitar a nossa comunicação e homenagear os muitos Gerentes Competentes que conhecemos pela vida, como alunos, professores, colegas, amigos, e quem sabe... Você! - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Lélio Varella
Engenheiro, Analista de Sistemas e Administrador de Empresas. Certificação PMP pelo PMI–USA. Consultor, Autor, Professor e Palestrante. Sócio-Diretor da P&M ProActive Ltda. Fundador e Ex-Presidente do PMI-RIO.Informações Técnicas SUMÁRIO
1. O Gerente de Projetos............................................................................ 1
1.1. O Gerente “Projetista”.................................................................................. 2
1.2. O Gerente “Intelectual”................................................................................. 3
1.3. O Gerente “Competente”.............................................................................. 4
2. As Competências.................................................................................... 7
2.1. Desempenho e Competências..................................................................... 7
2.2. As Competências de Gerente de Projetos.................................................. 11
3. O Aprimoramento.................................................................................. 15
3.1. As Três Dimensões do Aprimoramento Individual....................................... 16
3.1.1. Saber.............................................................................................. 17
3.1.2. Fazer............................................................................................... 18
3.1.3. Ser.................................................................................................. 18
3.2. Os Quatro Estágios do Aprimoramento Individual....................................... 19
3.2.1. Incompetência Inconsciente.............................................................. 21
3.2.2. Incompetência Consciente................................................................ 21
3.2.3. Competência Consciente.................................................................. 21
3.2.4. Competência Inconsciente................................................................ 22
3.3. O Aprimoramento do Gerente de Projetos.................................................. 24
3.3.1. Aprimoramento do SABER............................................................... 26
3.3.2. Aprimoramento do FAZER............................................................... 27
3.3.3. Aprimoramento do SER................................................................... 28
4. O Gerenciamento do Projeto................................................................ 29
4.1. O Modelo ProActive PM®......................................................................... 31
4.2. O Ciclo de Vida do Projeto........................................................................ 37
4.3. O Sucesso na Aplicação das Melhores Práticas......................................... 45
4.4. Estratégias de Atuação do Gerente Competente......................................... 48
5. Gerenciando... com Competência!....................................................... 51
5.5.1. EAC01 – Torne as reuniões mais agradáveis e proveitosas
(Reuniões Efetivas)........................................................................... 53
5.5.2. EAC02 – Use o “Radar-M” para influenciar as Mudanças.................... 53
5.5.3. EAC03 – Use o “Radar-R” para influenciar os Riscos......................... 53
5.5.4. EAC04 –Facilite a prática da Negociação Baseada em Princípios....... 53
5.1. Iniciando o Projeto – O Futuro Desejado!................................................... 55
5.1.1. Propósitos Gerenciais...................................................................... 56
5.1.2. Atividades e Resultados Gerenciais na Fase de Iniciação.................. 60
5.1.3. EACs para assegurar o sucesso na Iniciação.................................... 66
5.2. Planejando o Projeto – Criando a Viagem ao Futuro!.................................. 67
5.2.1. Propósitos Gerenciais...................................................................... 71
5.2.2. Atividades e Resultados Gerenciais na Fase de Planejamento........... 74
5.2.3. EACs para assegurar o sucesso no Planejamento............................. 81
5.3. Executando e Controlando – Viajando para o Futuro!................................. 82
5.3.1. Propósitos Gerenciais...................................................................... 90
5.3.2. Atividades e Resultados Gerenciais na Fase de Execução
e Controle......................................................................................... 96
AG1 – Assegurar o Alinhamento da Execução do Projeto com o Plano Aprovado 97
AG2 – Facilitar Interações entre os participantes – Equipe, Fornecedores
e demais Partes Interessadas............................................................ 98
AG3 – Monitorar Proativamente os Riscos e a Mudanças............................ 99
5.3.3. EACs para assegurar o sucesso na Execução e Controle................ 100
5.4. Encerrando – O Futuro Concretizado!....................................................... 101
5.4.1. Propósitos Gerenciais.................................................................... 107
5.4.2. Atividades e Resultados Gerenciais na Fase de Encerramento......... 110
5.4.3. EACs para assegurar o sucesso no Encerramento........................... 111
5.5 Mapeamento das EACs ao longo do Ciclo de Gerenciamento do Projeto... 113
5.5.1 EACs para todas as Fases.............................................................. 114
5.5.2. EACs para a Fase de Iniciação....................................................... 115
5.5.3. EACs para a Fase de Planejamento................................................ 116
5.5.4. EACs para a Fase de Execução e Controle..................................... 116
5.5.5. EACs para a Fase de Encerramento................................................ 118
6. Aprimorando as Competências.......................................................... 119
6.1 Aprimorando as Competências – Durante todo o Projeto........................... 121
6.1.1. EAC01 – Torne as reuniões mais agradáveis e proveitosas
(Reuniões Efetivas)......................................................................... 122
6.1.2. EAC02 – Use o “Radar-M” para influenciar as Mudanças.................. 124
6.1.3. EAC03 – Use o “Radar-R” para influenciar os Riscos........................ 128
6.1.4. EAC04 – Facilite a prática da Negociação Baseada em Princípios.... 132
6.2. Aprimorando Competências na Iniciação – O Futuro Desejado! ................ 138
6.2.1. EAC05 – Transforme as “dores” em Motivação................................ 140
6.2.2. EAC06 – Ligue o “Radar-R” - O Radar do Risco............................... 148
6.2.3. EAC07 – Pratique a Empatia para Conquistar a Sinergia.................. 150
6.2.4. EAC08 – Conquiste o Comprometimento com
O Futuro Desejado.......................................................................... 152
6.3. Aprimorando Competências no Planejamento – Criando a Viagem
ao Futuro!.............................................................................................. 154
6.3.1. EAC09 – Favoreça a Participação, a Criatividade e a Sinergia
para criar a Viagem ao Futuro.......................................................... 155
6.3.2. EAC10 – Conquiste o Comprometimento com a Viagem
ao Futuro........................................................................................ 166
6.4. Aprimorando Competências na Execução e Controle – Viajando para
o Futuro!................................................................................................ 169
6.4.1. EAC11 – Viaje com Qualidade........................................................ 171
6.4.2. EAC12 – Viaje com Produtividade.................................................. 174
6.4.3. EAC13 – Viaje com Segurança....................................................... 177
6.5. Aprimorando Competências no Encerramento –
O Futuro Concretizado! ........................................................................... 180
6.5.1. EAC14 – Concretize o Futuro Desejado!.......................................... 182
6.5.2. EAC15 – Convide os “passageiros” para avaliar e encerrar
a Viagem........................................................................................ 184
6.5.3. EAC16 – Fim da Viagem Comemore o Sucesso... E Prepare-se
para a Próxima!............................................................................... 187
7. Os Benefícios do Aprimoramento das Competências.................... 189
7.1 Um Exemplo para não ser Seguido........................................................... 189
7.2. A Missão do Gerente Competente............................................................ 190
7.3. A Preparação do Gerente Competente..................................................... 191
7.4. Um Exemplo a ser Seguido..................................................................... 194
7.5. CAPMs e PMPs...................................................................................... 194
7.6. O Caminho para o Aprimoramento... E seus Benefícios............................ 195
Bibliografia e Referências....................................................................... 199Informações Técnicas
Nº de páginas: 236 Origem: Nacional Editora: Editora Brasport Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2010 ISBN: 9788574524573 Encadernação: Brochura Autor: Lélio Varella - Informações