Gerenciamento de Projetos de Mapeamento e Redesenho de Processos - uma adaptação da metodologia Basic Methodware

As reestruturações e implantações de processos nas organizações devem ser tratadas como projetos. Os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos não estão atendendo às expectativas dos clientes, conforme resultado da pesquisa PMSURVEY.ORG, que comprova que os problemas mais comuns dos projetos são de comunicação. Devemos, então, abandonar os métodos tradicionais? Na verdade, não. É impensável achar que não precisamos fazer cronogramas, gerenciar riscos ou até mesmo combinar escopo.

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  • Descrição
    Gerenciamento de Projetos de Mapeamento e Redesenho de Processos - Uma adaptação da metodologia Basic Methodware

    • Metodologia alinhada com o PMBOK® Guide
    • Uma versão prática e simplificada de como iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos
    • Ideal para estudantes e gerentes de projetos de pequeno e médio porte
    • Contém guias de como utilizar a metodologia nos softwares MS-Project e Net Project
    • Utilização do modelo Canvas para a concepção do projeto

    As reestruturações e implantações de processos nas organizações devem ser tratadas como projetos. Os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos não estão atendendo às expectativas dos clientes, conforme resultado da pesquisa PMSURVEY.ORG, que comprova que os problemas mais comuns dos projetos são de comunicação. Devemos, então, abandonar os métodos tradicionais? Na verdade, não. É impensável achar que não precisamos fazer cronogramas, gerenciar riscos ou até mesmo combinar escopo.

    O que devemos fazer é utilizar métodos híbridos, ou seja, que combinem artefatos tradicionais de metodologias simples (tais como da metodologia Basic Methodware®) com métodos ágeis (tais como Scrum) e com melhores formas de comunicação e colaboração com os stakeholders (tais como Canvas e Kanban).
    Neste livro utilizamos um modelo Canvas para a concepção de projetos de mapeamento e redesenho de processos, em conjunto com a nossa metodologia (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade.
    Tivemos a preocupação de estabelecer, no início do livro, um nivelamento básico do conhecimento dos leitores acerca dos conceitos de gerenciamento de projetos. Para que a metodologia pudesse ser mais bem entendida e aplicada, utilizamos dois casos: a reestruturação do processo de matrícula em uma faculdade; e o mapeamento de processos, com a proposição de melhorias operacionais, em uma empresa de projetos de engenharia.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorCarlos Magno da Silva Xavier
    Doutor, PMP®, foi eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor em Administração de Empresas pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha do Brasil e Sócio-Diretor da Beware Consultoria e Treinamento. Sua experiência profissional, de mais de vinte anos, inclui a consultoria para várias organizações (TIM, Eletronuclear, BR Distribuidora, Eletropaulo, Marinha do Brasil, Iguatemi, Emgepron, SESC-Rio, Petrobras e outras). É autor/coautor de 17 livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware®”, eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos e também publicado pela Brasport. É certificado Project Management Professional (PMP®) pelo Project Management Institute (PMI) e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e UFRJ.

    Luiz Fernando da Silva Xavier
    Mestre, PMP®, RMP®, é Sócio-Diretor da Beware Consultoria e da Beware Serviços. Doutorando em Administração pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF), certificado PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, pós-graduado em Administração pela UFF, especialista em Análise de Sistemas pelo IBPI e graduado em Ciências Econômicas pela UFF. Possui mais de vinte anos de experiência em gestão de projetos através de consultoria no gerenciamento de processos, projetos, programas e portfólio em várias organizações (Grupo Getec, Caixa Econômica Federal, AIG Seguros, Petrobras, TIM, Eletronuclear, Marinha do Brasil, Lojas Americanas e outras), assim como na gestão específica de riscos em empreendimentos (OAS, Queiroz Galvão, Emgepron, Dof Subsea, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Ecman, Marquise e outras). Autor de diversos livros na área. Professor de MBAs da FGV desde 1998. No MBA em Gestão de Projetos leciona as disciplinas de Gestão de riscos, Gestão do tempo, Gestão do escopo e Fundamentos desde 2005.

    Alessandra Collares Xavier
    MBA, CAPM®, é consultora na Falconi Consultores de Resultados, empresa de grande porte de consultoria em gestão. Vem atuando em projetos de mapeamento e redesenho de processos em organizações dos setores de óleo e gás, varejo, segurança pública, limpeza urbana, entre outras. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, é graduada em Administração com ênfase em Marketing e Entretenimento pela ESPM e certificada em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (CAPM® - Certified Associate in Project Management).

    Roberto Pinheiro da Rocha Paranhos
    MBA, PMP®, CBPP®, é formado em Controladoria Gerencial, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e certificado PMP® (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute). É Diretor de Operações do Capítulo do PMI no Rio de Janeiro. É Gerente de Processos com certificação CBPP® (Certified Business Process Professional) na ABPMP (Association of Business Process Management Professional), com especializações em modelagem de processos de negócio pela UFRJ, CRM pela ESPM e produção cervejeira pelo ICB. É professor de pós-graduação de Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Processos. Possui vasta experiência em mapeamento e redesenho de processos, com foco na busca de melhorias da operação, atuando como consultor em gestão de processos, gestão de projetos e implantação de sistema de gestão.
    Informações TécnicasIntrodução

    1. Conceitos Básicos de Gerenciamento de Projetos
    1.1 Projeto
    1.2 Diferenciando Projetos de Processos em uma Organização
    1.3 Programa
    1.4 Carteira de Projetos (Portfólio)
    1.5 Subprojetos
    1.6 Gerenciamento de Projetos
    1.7 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos
    1.8 Escritório de Projetos
    1.9 Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos
    1.10 O Gerente do Projeto
    1.11 Os Mapas de Processos da Metodologia Basic Methodware®

    2. O Gerenciamento de Processos
    2.1 Introdução à Teoria de Processos
    2.2 Notações e Ferramentas de Mercado
    2.2.1 Modelagem de Processos de Negócio
    2.2.2 Ferramentas BPM
    2.3 Institutos e Certificações do Mercado
    2.3.1 PMI (Project Management Institute) – www.pmi.org
    2.3.2 IIBA (International Institute of Business Analysis) – www.iiba.org
    2.3.3 OMG (Object Management Group) – http://omg.org
    2.3.4 ABPMP (Association of Business Process Management Professionals) – www.abpmp.org
    2.4 Gerenciamento por Processo
    2.5 Escritório de Processos
    2.6 Ciclo de Vida de BPM
    2.6.1 Planejamento
    2.6.2 Mapeamento do Processo Atual (As Is)
    2.6.3 Melhoria ou Redesenho do Processo (To Be)
    2.6.4 Implantação
    2.7 Gestão da Mudança Organizacional

    3. Os Processos da Metodologia sem a Etapa de Proposta
    Projeto Exemplo
    I – Autorizar o Início do Projeto
    P1 – Identificar os Stakeholders (Envolvidos)
    P2 – Planejar o Escopo e a Qualidade
    P2.1 – Definir o Escopo (Para o Cliente)
    P2.2 – Definir a Estratégia de Condução do Projeto
    P2.3 – Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
    P2.4 – Planejar a Qualidade
    P3 – Planejar as Respostas aos Riscos
    P3.1 – Identificar os Riscos
    P3.2 – Analisar os Riscos
    P3.3 – Definir as Respostas aos Riscos
    P4 – Planejar as Comunicações
    P5 – Planejar o Tempo e os Recursos
    P5.1 – Identificar Atividades e Marcos
    P5.2 – Identificar as Dependências entre Entregas, Atividades e Marcos
    P5.3 – Levantar os Recursos Necessários e Estimar a Duração das Atividades
    P5.4 – Gerar o Cronograma
    P6 – Planejar as Aquisições
    P7 – Planejar o Custo
    P8 – Aprovar o Plano do Projeto
    D – Gerenciar a Execução do Plano do Projeto
    D.1 – Mobilizar a Equipe do Projeto
    D.2 – Autorizar a Execução do Trabalho
    D.3 – Comunicar-se com os Principais Envolvidos
    D.4 – Obter o Aceite dos Produtos e Serviços do Projeto
    C – Checar o Trabalho do Projeto
    A – Agir para Corrigir Distorções
    A.1 – Corrigir as Distorções
    A.2 – Controlar as Mudanças
    E – Encerrar o Projeto
    E.1 – Solicitar ao Cliente o Aceite Final e a Avaliação do Projeto
    E.2 – Fechar o Projeto

    4. Os Processos da Metodologia com a Etapa de Proposta
    Projeto Exemplo
    Proposta de Projeto
    PP1 – Analisar Demanda
    PP2 – Identificar os Envolvidos (Stakeholders)
    PP3 – Elaborar o Canvas do Projeto
    PP4 – Planejar o Escopo
    PP5 – Planejar as Respostas aos Riscos
    PP6 – Planejar o Tempo e os Recursos
    PP7 – Planejar os Custos
    PP8 – Redigir a Proposta
    I – Autorizar o Início do Projeto
    P1 – Identificar os Stakeholders (Envolvidos)
    P2 – Planejar o Escopo e a Qualidade
    P2.1 – Definir o Escopo (Para o Cliente)
    P2.2 – Definir a Estratégia de Condução do Projeto
    P2.3 – Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
    P2.4 – Planejar a Qualidade
    P3 – Planejar as Respostas aos Riscos
    P4 – Planejar as Comunicações
    P5 – Planejar o Tempo e os Recursos
    P5.1 – Identificar as Atividades do Projeto
    P5.2 – Identificar as Dependências entre Entregas, Atividades e Marcos
    P5.3 – Levantamento dos Recursos Necessários e a Estimativa das Durações das Atividades
    P5.4 – Gerar o Cronograma
    P6 – Planejar as Aquisições
    P7 – Planejar o Custo do Projeto
    P8 – Aprovar o Plano do Projeto
    D – Gerenciar a Execução do Plano do Projeto
    C – Checar o Trabalho do Projeto
    C.1 – Acompanhamento da Evolução do Trabalho do Projeto
    C.2 – Acompanhamento dos Riscos
    A – Agir para Corrigir Distorções
    A.1 – Corrigir as Distorções
    A.2 – Controlar as Mudanças
    E – Encerrar o Projeto
    E.1 – Solicitar ao Cliente o Aceite Final e a Avaliação do Proejto
    E.2 – Listar as Lições Aprendidas
    E.3 – Encerrar o Projeto

    Apêndice A. Projeto Exemplo de Reestruturação do Processo de Matrícula
    A.1. Plano do Projeto Exemplo: Reestruturação do Processo de Matrícula
    A.2. Guia Prático do NetProject 5 Aplicado à Metodologia Basic Methodware® para o Projeto Exemplo de “Reestruturação do Processo de Matrícula”

    Apêndice B. Projeto Exemplo de Mapeamento dos Processos Administrativos da Reengeivax
    B.1. Proposta de Projeto: Mapeamento dos Processos Administrativos da Reengeivax
    B.2. Plano do Projeto Exemplo: Mapeamento dos Processos Administrativos da Reengeivax
    B.3. Guia Prático do Microsoft Project 2013 Aplicado à Metodologia Basic Methodware® para o Projeto Exemplo “Mapeamento de Processos na Reengivax”

    Apêndice C. Modelos de Documentos
    C.1. Modelo de Plano do Projeto
    C.2. Modelo de Proposta de Projeto Interno
    C.3. Modelo de Ata de Reunião
    C.4. Modelo de Relatório de Entrevista Realizada
    C.5. Modelo de Aceite

    Glossário
    Bibliografia

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:256
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Brasport
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2016
    ISBN:9788574528076
    Encadernação:Brochura
    Autor:Carlos Magno da Silva Xavier, Luiz Fernando da Silva Xavier, Alessandra Collares Xavier, Roberto Pinheiro da Rocha Paranhos
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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