Compliance, Ética, Responsabilidade Social e Empresarial - Uma visão prática

A visão empresarial do autor, adquirida em anos de trabalho como gestor de grandes companhias multinacionais e estatais, transforma o tema Compliance, Ética, Responsabilidade Social e Empresarial numa Visão Prática. Instituições fortes são o requisito básico para o desenvolvimento de um país. Qual a razão do Paraguai, embora com melhores condições de clima e recursos, ter uma qualidade de vida e de desenvolvimento muito piores que a Dinamarca? Amadurecimento institucional é a explicação. No Brasil, o Estado fragilizado por um sistema político em esgotamento, somado a um meio empresarial acostumado a receber benesses imerecidas, tem sido a causa de problemas sociais por décadas. Felizmente, nem tudo está perdido, empresas multinacionais têm contaminado as relações Empresa x Estado x Consumidor x Cidadão, de forma contundente.
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  • Descrição
    Compliance, Ética, Responsabilidade Social e Empresarial - Uma visão prática

    A visão empresarial do autor, adquirida em anos de trabalho como gestor de grandes companhias multinacionais e estatais, transforma o tema Compliance, Ética, Responsabilidade Social e Empresarial numa Visão Prática. Instituições fortes são o requisito básico para o desenvolvimento de um país. Qual a razão do Paraguai, embora com melhores condições de clima e recursos, ter uma qualidade de vida e de desenvolvimento muito piores que a Dinamarca? Amadurecimento institucional é a explicação. No Brasil, o Estado fragilizado por um sistema político em esgotamento, somado a um meio empresarial acostumado a receber benesses imerecidas, tem sido a causa de problemas sociais por décadas. Felizmente, nem tudo está perdido, empresas multinacionais têm contaminado as relações Empresa x Estado x Consumidor x Cidadão, de forma contundente. Tais companhias estrangeiras, fortemente reguladas nos seus países de origem, têm mudado o comportamento e trazido para o Brasil boas práticas empresariais, como respeito ao meio ambiente, aos acionistas, aos consumidores e aperfeiçoando as relações com o Estado. Há muito por ser feito, mas o Brasil está mudando rapidamente e para melhor.

    Os capítulos são divididos em partes distintas entre si; entretanto, formam um conjunto lógico e encadeado de conhecimentos. Trata-se de um assunto atual, pois a falta de instituições sólidas e, consequentemente éticas, leva as empresas à prática de atividades fora do ambiente convencional. Aliada a este fator, o pior, o formato de estrutura do Estado Brasileiro, cujo modelo encontra- se em fase final de esgotamento, o chamado Presidencialismo de Coalizão, o qual se tornou Presidencialismo de Cooptação, acabou por “desprofissionalizar” totalmente a gestão do Estado, nas três esferas, pois, para acomodar seus correligionários, os políticos os colocam em posições técnicas para as quais estas pessoas não possuem o menor preparo.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorLuis Roberto Antonik (Ph.D.)

    É professor e executivo de empresas. Graduado em Administração, Economia e Geografia é autor de vários livros nas áreas de finanças, matemática financeira e comercial e filosofia.
    Informações TécnicasSumário

    Algumas Considerações Sobre Este Livro XVII
    Introdução XXI

    Parte I - Organização Empresarial
    Capítulo I - Formas de Organização Empresarial 3
    Tipos de empresas permitidas pela legislação brasileira 5
    Regimes tributários admitidos pela legislação brasileira 6
    Capítulo II - Estruturação Organizacional 15
    Formas de estruturas organizacionais empresariais 16
    Padrões utilizados na departamentalização de empresas 20

    Parte II - Compliance, Ética e Responsabilidade Social
    na Organização Empresarial
    Capítulo III - Estruturas Empresariais, Compliance,
    Ética e Responsabilidade Social 31
    Gestão operacional e ética 32
    A ética como tônica de gestão 33
    Princípios de responsabilidade operacional 34
    Controles de perdas e fraudes 37
    Flexibilidade para aceitar erros e incertezas 39
    Capítulo IV - Compliance nas Organizações Empresariais 45
    Praticar corrupção no Brasil pode custar caro 48
    A lei brasileira de compliance – Lei Anticorrupção 50
    Acordo de leniência 53
    Delação premiada 55
    Delação premiada no Brasil 56
    Principais dispositivos de combate à corrupção 58
    O governo como agente de disseminação de boas práticas de compliance 66
    Capítulo V - Considerações sobre Empresas
    Socialmente Responsáveis 73
    Certificando boas práticas empresariais:
    uma demonstração de responsabilidade social 76
    O corpo gerencial e a responsabilidade social empresarial 79
    Preocupações voluntárias – sociais e ambientais 82
    Críticas à responsabilidade social 83
    Capítulo VI - Ética Empresarial 85
    A repugnante face antiética de algumas empresas 86
    Normas, diretrizes, controles e ética 88
    A ética empresarial na visão universitária 91
    Ética e conhecimento acadêmico 94
    Os executivos e a ética empresarial 95
    A evolução da consciência ética mundial 102

    Parte III - O Poder Empresarial Sobre as
    Instituições Legislativas e Reguladoras
    Capítulo VII - Lobby Empresarial 107
    Os profissionais do lobby 108
    Lobby de minorias e entidades sem fins lucrativos 110
    O lobby no mundo 111
    Capítulo VIII - Agências Reguladoras e Ética Empresarial 115
    Bases conceituais da regulação 118
    Agentes reguladores: exposição e práticas antiéticas 121
    Capítulo IX - Associações de Classe 125
    Principais tipos de associações comerciais, empresariais e profissionais 127
    A importância da adoção de procedimentos
    éticos na atuação das associações de classe 128
    O lado controverso das associações de classe 131
    Os pecados capitais das associações de classe 135

    Parte IV - Cultura Organizacional
    Capítulo X - Cultura Empresarial e de Negócios 143
    Cultura organizacional como perspectiva 145
    Tipos de cultura organizacional 145
    Destaques de culturas organizacionais consagradas 147
    Empresas diferentes, culturas organizacionais diversas 149
    Empresas de tecnologia possuem cultura superior? 150
    Como criar culturas de sucesso? 151
    Cultura organizacional voltada para a ética, mas com resultados 153
    Capítulo XI - Ética Profissional 157
    Por que ética profissional? 158
    Um código de conduta em evolução 158
    Associações de classe profissional e seus códigos de ética 160
    Finalidades e objetivos dos códigos de ética 161

    Parte V - Instrumentos de Ética Empresarial
    Capítulo XII - Código de Ética Empresarial 165
    Agentes de mercado e concorrentes 168
    Agentes governamentais e reguladores 168
    Comunidade e sociedade em geral 169
    Relacionamento com fornecedores 170
    Parceiros, associados e colaboradores 171
    Sócios, acionistas e investidores 172
    Capítulo XIII - Balanço Social Empresarial 175
    Triple bottom line, os três pilares da sustentabilidade 176
    Como as empresas descobriram o balanço social? 178
    A importância de divulgar o balanço social 179
    Quem são os beneficiários do balanço social? 179
    Como elaborar o balanço social? 180
    Existe obrigatoriedade de publicar o balanço social? 181
    Capítulo XIV - Certificações e Credenciamentos
    de Comportamento Empresarial 183
    Certificações gerais: um atestado de responsabilidade 185
    Certificações empresariais voltadas para a área de
    responsabilidade social 191
    Certificações e regulamentações de
    responsabilidade social ganham espaço 194
    Normas ISO: uma certificação para poucos 194
    Empresa Pró-Ética 196
    Capítulo XV - Accountability 199
    Accountability na área política 201
    Accountability e ética 202
    Accountability e ciência 203
    Accountability administrativa 203
    Mídia e responsabilidade: uma união indissolúvel 204
    Prestação de contas universal 206
    Capítulo XVI - Empresa Cidadã 209
    Sustentabilidade 211
    Reputação e grau de reputação empresarial 212
    Responsabilidade socioambiental 214
    Responsabilidade social e marketing 215
    Líderes empresariais 218
    Líder inteligente 219
    Liderança requer presença constante 219

    Parte VI - Os Dez Mandamentos Da Ética
    Capítulo XVII - Os Dez Mandamentos da Ética
    Empresarial e Governamental 225
    Os dez mandamentos da ética empresarial 226
    Os dez mandamentos da ética governamental 239

    Apêndice I - Decreto 8.420/2015, Regulamenta a
    Lei do Compliance nº 12.846, de 1º de agosto de 2013 251
    Apêndice II - Código de Ética da ANVISA 273
    Leituras Recomendadas 281
    Notas 283
    Índice 309

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:336
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2016
    ISBN:9788576089681
    Encadernação:Brochura
    Autor:Luis Roberto Antonik
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

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Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

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