ESGOTADO - Implantando a Governança de TI (4ª edição): da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços

Este livro apresenta uma visão integrada e inovadora de Governança de TI que pode ser adaptada para vários ambientes organizacionais. A partir de um modelo genérico, os autores detalham as etapas de planejamento, implementação e gestão da Governança de TI, abrangendo desde o plano do Programa de Governança de TI, passando pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, a elaboração do Portfólio de TI, as operações de serviços de TI, os modelos de relacionamento com usuários e fornecedores e, por fim, a gestão do desempenho e do valor da TI.
+-

Quem viu este produto , comprou

  • Lições Aprendidas em Projetos: depoimentos de quem aprendeu com os próprios erros

    Este livro é um compilado de narrativas reais sobre lições aprendidas em projetos, contadas pelo foco de quem as viveu. As experiências aqui relatadas ajudaram a construir o perfil profissional dos autores e podem ajudar você a evitar situações parecidas. São histórias curtas e de fácil leitura, onde o leitor que não tem relação direta com o gerenciamento de projetos poderá conhecer um pouco mais do cotidiano da profissão, e certamente nossos colegas de profissão inevitavelmente se enxergarão em algum dos textos ou até mesmo terão seus déjà vu. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerência de Projetos de Software

    A partir da experiência acumulada em desenvolvimento e em Gerenciamento de Projetos de Software (GPS) tanto em empresas como na academia onde atuam como pesquisadoras e docentes na graduação e pós-graduação, as autoras sentiram a necessidade de proporcionar, aos interessados da área, um livro que abordasse de forma integral o GPS, com a combinação de aspectos teóricos e práticos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Métodos Ágeis e Gestão de Serviços de TI

    Saiba como e por que montar equipes ágeis para gerenciar desenvolvimento, implantação e suporte de seus sistemas como serviço. Após anos estudando e aplicando diversas metodologias de desenvolvimento de projetos, o autor percebeu que as práticas ágeis eram aderentes aos processos de gestão de serviços de TI, pois os cenários apresentados raramente tinham um escopo definido e o contexto do mercado exigia rápida capacidade de resposta e adaptação, entre outros fatores. Os anos se passaram e grandes resultados foram alcançados. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciando Privilégios em Tecnologia da Informação - Implementando a política de privilégio mínimo

    Gerenciando Privilégios em Tecnologia da Informação vai ajudá-lo a estabelecer uma noção muito clara dos limites que permitem que seus usuários finais e aplicativos se comuniquem livremente dentro de um ambiente de TI, sem que você tenha de se preocupar com nenhum mau uso intencional, acidental ou indireto de privilégios. O livro detalha de forma completa como esse conceito de privilégio mínimo pode fornecer a segurança e o controle necessários à sua organização para que ela seja bem-sucedida. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Planejamento Estratégico e Alinhamento Estratégico de Projetos: um guia prático aplicando os modelos SPCanvas e PSACanvas

    O presente livro nos brinda com uma abordagem simples e prática para o desenvolvimento de planejamento estratégico e priorização e seleção de projetos utilizando a contemporânea técnica de painel (canvas), que permite um trabalho colaborativo, ágil e de forte apelo comunicacional. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Redes de Planejamento - Metodologia e Prática com PERT / COM e MS PROJECT

    Semana do Consumidor

    A implantação do método PERT/CPM com a utilização da informática como lastro tem se mostrado um processo recheado de desafios e quebra de paradigmas. Interfere diretamente nas culturas conservadoras do ambiente de trabalho, requerendo dos administradores do negócio (seja ele de qualquer tamanho) esforço vertical na tomada de decisões que, muitas vezes, passa por uma reciclagem da equipe. Quanto custa a implantação? Pela importância do processo para a sobrevivência da empresa, investe-se considerável soma em treinamentos específicos e paralelos. Certamente, todo esse dinheiro e tempo retornam em forma de eficiência e ganho. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Análise de Sistemas Orientada ao Sucesso - Por Que os Projetos Atrasam?

    Semana do Consumidor

    A Metodologia de Sistemas deve ser dinâmica e acompanhar o ritmo frenético do desenvolvimento da tecnologia, buscando sempre novas e melhores soluções, mas sabendo “separar o joio do trigo”, sempre atenta para o marketing das empresas fornecedoras de soluções que não hesitarão em nos “empurrar” um produto que não precisamos. Na medida em que conseguir contribuir com as equipes de projetos em sua necessidade cada vez mais premente de encurtar os prazos e custos dos projetos; atender os requisitos das áreas de negócio que visam em primeiro plano contemplar o time to market; e colocar para que as pessoas possam realizar um trabalho produtivo e eficaz sem abrir mão da qualidade, o sucesso dos projetos será inevitável. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Manual de Sobrevivência para Gerentes de Projetos

    Se você está cansado de enfrentar sozinho os constantes e difíceis problemas impostos pelos projetos e ao mesmo tempo se sente frustrado porque a teoria tradicional pouco o ajuda, este livro poderá interessá-lo. Através de uma linguagem franca e objetiva, aliada ao uso frequente de exemplos e uma boa dose de humor, este livro aborda experiências reais e se propõe a ser um verdadeiro manual de sobrevivência para gerentes de projetos de todos os níveis, ora alertando sobre possíveis armadilhas, ora mostrando uma saída para uma situação inesperada ou eventualmente ilustrando como se preparar para um desafio inevitável. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Preparatório para Certificação PRINCE2® Foundation

    PRESENTE EXIN! Inclui voucher com 6% de desconto para realizar o exame PRINCE2® Foundation.
    “O sucesso dos projetos está diretamente relacionado à capacidade que temos de usar as melhores ferramentas, metodologias e técnicas. Com uma leitura direta e objetiva, o livro apresenta e discute o alicerce do sucesso dos projetos através dos temas, dos princípios e dos processos do PRINCE2®. É uma leitura obrigatória para todo gerente de projetos de sucesso.” ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciamento da Realização de Benefícios:

    O gerenciamento da realização de benefícios desenvolve os sistemas e métodos necessários para alinhar os objetivos de cada projeto aos objetivos da organização. De maneira prática e dinâmica, reúne todos os passos necessários para transformar os resultados gerados pelos projetos em benefícios para a empresa. Nos últimos anos, empresas e instituições vêm aplicando e estudando essas práticas de forma crescente. Alguns países como o Reino Unido e os Estados Unidos saem na frente e outros ainda estão dando seus primeiros passos, como, por exemplo, o Canadá, onde eu trabalho, e até mesmo o Brasil. Mas tudo indica que esse tema deve ser um dos principais focos do gerenciamento de projetos nos próximos anos. Este livro vai além da teoria do gerenciamento da realização de benefícios e apresenta um estudo de caso detalhado baseado em exemplos reais de empresas que atuam no mercado. Mostra as técnicas e ferramentas que foram utilizadas com sucesso para gerar valores para empresas, além dos modelos utilizados. Destinado aos atuais e futuros gestores, este livro apresenta todos os passos desde o planejamento até a realização dos benefícios, quando os valores são gerados para a empresa. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Projetos de Infraestrutura de TIC - Basic Methodware

    A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. Um número cada vez maior de pessoas divulga instantaneamente comunicados, fotos e vídeos sobre situações que vivenciam sobre sua empresa (a favor ou contra). O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity). ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Desempenho Corporativo

    Nas últimas décadas tem se observado um dinamismo cada vez maior no ambiente empresarial, e a necessidade de alcançar novos patamares de gestão e desempenho tornou-se um requisito fundamental para as empresas brasileiras. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide - 6ª Edição

    R$ 176,00 ou 3x de R$ 58,66

    O livro contém: Descritivo completo dos documentos de um projeto Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 6ª Edição Referência completa, trazendo mais de 50 exemplos e modelos de documentos (templates) Exemplo único de um projeto que pode ser acompanhado em todas as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, trazendo todos os processos de: Integração Escopo Cronograma Custo Qualidade Recursos Comunicações Riscos Aquisições Partes Interessadas ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Scrum e Agile em Projetos - 2ª edição

    R$ 120,00 ou 2x de R$ 60,00

    Conquiste sua certificação e aprenda a usar métodos ágeis no seu dia a dia PRESENTE EXIN! Inclui voucher com 6% de desconto para realizar o exame Agile Scrum Foundation! Como você escolheu este livro para leitura, presume-se que você é um profissional que está buscando entregar mais valor aos seus clientes e reduzir ineficiências na sua forma de trabalho. Este livro vai ajudá-lo nessa caminhada. Neste segundo livro Fábio Cruz nos leva a uma jornada pelo mundo puro da agilidade, mostrando desde os princípios ágeis até o entendimento mais aprofundado do Scrum e complementando com um conjunto de técnicas ágeis. Em uma estrutura bem divertida de leitura, o livro apresenta dicas, curiosidades, itens de atenção e exemplos. Também traz um conjunto de questões de fixação que permitirá ao leitor estudar para as várias certificações do mundo ágil. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Gerência em Projetos: Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia

    R$ 110,00 ou 2x de R$ 55,00

    Em um ambiente de competição e de mudanças, de um lado, e de competente administração participativa e cooperação de outro, os projetos devem ser executados por equipes integradas, em que todos conheçam o trabalho de todos, realizando com eficiência suas tarefas específicas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Bússola de Gestão para a Construção Civil

    Este livro reúne a experiência de seus autores em uma visão consistente de gestão, aliada a uma visão prática, de quem vive o dia a dia da construção e que percebe a necessidade de mudanças. Trata-se de uma fonte de referência para empresários da construção, gestores de obras, engenheiros, projetistas, arquitetos, fornecedores e estudantes. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Planejamento Estratégico e Alinhamento Estratégico de Projetos: um guia prático aplicando os modelos SPCanvas e PSACanvas

    O presente livro nos brinda com uma abordagem simples e prática para o desenvolvimento de planejamento estratégico e priorização e seleção de projetos utilizando a contemporânea técnica de painel (canvas), que permite um trabalho colaborativo, ágil e de forte apelo comunicacional. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Análise de Sistemas Orientada ao Sucesso - Por Que os Projetos Atrasam?

    Semana do Consumidor

    A Metodologia de Sistemas deve ser dinâmica e acompanhar o ritmo frenético do desenvolvimento da tecnologia, buscando sempre novas e melhores soluções, mas sabendo “separar o joio do trigo”, sempre atenta para o marketing das empresas fornecedoras de soluções que não hesitarão em nos “empurrar” um produto que não precisamos. Na medida em que conseguir contribuir com as equipes de projetos em sua necessidade cada vez mais premente de encurtar os prazos e custos dos projetos; atender os requisitos das áreas de negócio que visam em primeiro plano contemplar o time to market; e colocar para que as pessoas possam realizar um trabalho produtivo e eficaz sem abrir mão da qualidade, o sucesso dos projetos será inevitável. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Preparatório para Certificação PRINCE2® Foundation

    PRESENTE EXIN! Inclui voucher com 6% de desconto para realizar o exame PRINCE2® Foundation.
    “O sucesso dos projetos está diretamente relacionado à capacidade que temos de usar as melhores ferramentas, metodologias e técnicas. Com uma leitura direta e objetiva, o livro apresenta e discute o alicerce do sucesso dos projetos através dos temas, dos princípios e dos processos do PRINCE2®. É uma leitura obrigatória para todo gerente de projetos de sucesso.” ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)

    Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
    Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering)... ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Manual de Sobrevivência para Gerentes de Projetos

    Se você está cansado de enfrentar sozinho os constantes e difíceis problemas impostos pelos projetos e ao mesmo tempo se sente frustrado porque a teoria tradicional pouco o ajuda, este livro poderá interessá-lo. Através de uma linguagem franca e objetiva, aliada ao uso frequente de exemplos e uma boa dose de humor, este livro aborda experiências reais e se propõe a ser um verdadeiro manual de sobrevivência para gerentes de projetos de todos os níveis, ora alertando sobre possíveis armadilhas, ora mostrando uma saída para uma situação inesperada ou eventualmente ilustrando como se preparar para um desafio inevitável. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide - 6ª Edição

    R$ 176,00 ou 3x de R$ 58,66

    O livro contém: Descritivo completo dos documentos de um projeto Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 6ª Edição Referência completa, trazendo mais de 50 exemplos e modelos de documentos (templates) Exemplo único de um projeto que pode ser acompanhado em todas as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, trazendo todos os processos de: Integração Escopo Cronograma Custo Qualidade Recursos Comunicações Riscos Aquisições Partes Interessadas ... Ler mais +

    QUERO VER
  • 40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento

    R$ 130,00 ou 2x de R$ 65,00

    Este livro aborda de forma clara e objetiva Ferramentas e Técnicas de aplicabilidade comprovada para o apoio e a melhoria do Gerenciamento. Apresenta uma visão geral e mostra os passos básicos de algumas dessas metodologias, tentando facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática. São ferramentas como Análise SWOT, Brainstorming, Modelo 5W2H, Balanced Scorecard, Análise do Valor Agregado e diversas outras técnicas que ao longo do tempo tornaram-se de uso universal, servindo ao apoio da gestão de diversas áreas de conhecimento da administração, a saber: ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Campo Minado em Projetos - 55 erros que o gerente de projeto não pode cometer

    Todo projeto tem seus desafios e o aprendizado sobre as armadilhas de cada um deles é gradual, ocorrendo “em voo” durante o andamento de cada um deles.
    A questão-chave é:
    “Como gerente de projeto eu preciso ter uma longa curva de aprendizado relativa aos problemas mais recorrentes, cujos efeitos negativos refletem rápida e diretamente nos projetos e na minha carreira?” Se você acredita que não, escolheu a leitura certa.
    Campo Minado em Projetos tem como meta promover um boost na experiência em gerenciamento de projetos, acelerando o processo de criação de bagagem, a ser refletida no índice de sucesso dos projetos (e consequentemente da carreira do gerente de projeto). ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciando Privilégios em Tecnologia da Informação - Implementando a política de privilégio mínimo

    Gerenciando Privilégios em Tecnologia da Informação vai ajudá-lo a estabelecer uma noção muito clara dos limites que permitem que seus usuários finais e aplicativos se comuniquem livremente dentro de um ambiente de TI, sem que você tenha de se preocupar com nenhum mau uso intencional, acidental ou indireto de privilégios. O livro detalha de forma completa como esse conceito de privilégio mínimo pode fornecer a segurança e o controle necessários à sua organização para que ela seja bem-sucedida. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Este livro apresenta uma visão integrada e inovadora de Governança de TI que pode ser adaptada para vários ambientes organizacionais.
    A partir de um modelo genérico, os autores detalham as etapas de planejamento, implementação e gestão da Governança de TI, abrangendo desde o plano do Programa de Governança de TI, passando pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, a elaboração do Portfólio de TI, as operações de serviços de TI, os modelos de relacionamento com usuários e fornecedores e, por fim, a gestão do desempenho e do valor da TI.
    Nesta nova edição são analisados as características e os benefícios de mais de 30 modelos de melhores práticas que podem ser aplicados aos processos de TI, dentre eles: CobiT, ITIL, ISO/IEC 20000, USMBOK, os principais modelos do PMI (PMBOK, Gestão de Portfólio e Gestão de Programas), PRINCE2, ISO 27001 e 27002, eSCM-SP e eSCM-CL, CMMI, MPS-Br, BPM CBOK, BABOK, BSC, Seis Sigma e outros modelos. Além disso, mostra os modelos agrupados por disciplina e representa de forma clara o relacionamento entre os modelos de melhores práticas.
    Esta edição traz também capítulos específicos acerca do impacto de tecnologias emergentes sobre a Governança de TI, da sua utilização em pequenas e médias empresas e no Governo e está enriquecida com os resultados obtidos em alguns cases do mercado brasileiro.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorAguinaldo Aragon Fernandes

    Bacharel em Administração pela UFRGS, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/UFRJ e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica de Engenharia da USP. É certificado ITIL Foundation, CobiT Foundation e Certified in the Governance Enterprise IT pela ISACA. Profissional e pesquisador em TI com mais de 38 anos de experiência. É autor de vários livros sobre o tema Gestão da Tecnologia da Informação. Atua com a sua empresa Aragon Consultores Associados em projetos de implementação de Governança de TI, Governança de Enterprise Content Management, planejamento estratégico de Ti, avaliações CobiT, implementação de ITIL, Engenharia de Requisitos, Gestão de Outsourcing e treinamentos nos temas relacionados.

    Vladimir Ferraz de Abreu

    Graduado em Engenharia de Computação pela UNICAMP, com especializações em Administração de Empresas pela ESAN-SP, em Qualidade e Produtividade pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP e em Gestão de Processos de Negócios pela COPPE/UFRJ. Profissional da área de TI com atuação no mercado há mais de 20 anos. É certificado em Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI com base na ITIL e na ISO/IEC 20000, membro do Conselho Deliberativo do itSMF Brasil e integrante da comissão criada pela ABNT para localização da norma ISO/IEC 20000 para o Brasil. Atua em projetos e atividades de consultoria em processos de TI e de negócios, utilizando padrões e modelos de melhores práticas tais como ISO, PMBOK, BSC, CMMI, CobiT e ITIL.
    Informações TécnicasSumário
    Introdução
    Fatores motivadores do livro
    Objetivos do livro
    Estrutura do livro
    1. Governança de TI
    1.1 Os fatores motivadores da Governança de TI
    1.2 O que é a Governança de TI
    1.3 Objetivos da Governança de TI
    1.4 Componentes da Governança de TI
    1.4.1 Os componentes da etapa de Alinhamento Estratégico e Compliance
    1.4.2 Os componentes da etapa de Decisão, Compromisso, Priorização e Alocação de Recursos
    1.4.3 Os componentes da etapa de Estrutura, Processos, Organização e Gestão
    1.4.4 O componente da etapa de Gestão do Valor e do Desempenho da TI
    2. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance
    2.1 Governança Corporativa e a ligação com a Governança de TI
    2.2 Entendendo as implicações do Sarbanes-Oxley Act
    2.2.1 O que é o Sarbanes-Oxley Act e qual sua finalidade
    2.2.2 Requisitos do SOX que afetam a TI
    2.2.3 Impacto do SOX na Governança de TI
    2.3 Entendendo as implicações do Acordo da Basileia II
    2.3.1 O que é o Acordo da Basileia II
    2.3.2 Implicações do Acordo da Basileia II sobre a TI
    2.4 O impacto da Resolução 3830 do Banco Central do Brasil
    3. O Modelo de Governança de TI
    3.1 Visão geral do modelo de Governança de TI
    3.2 O alinhamento estratégico de TI
    3.2.1 O que é o alinhamento estratégico
    3.2.2 O Plano de Tecnologia da Informação
    3.2.3 Elaboração do mapa estratégico e do Balanced Scorecard (BSC)
    3.3 Mecanismos de decisão em TI
    3.4 A entrega de valor
    3.4.1 Gerenciamento do portfólio de TI
    3.4.2 Operações de serviços de TI
    3.4.3 O relacionamento com os usuários e/ou clientes
    3.4.4 O relacionamento com os fornecedores
    3.5 Gerenciamento de recursos
    3.6 A gestão do desempenho
    3.6.1 Medições dos resultados da TI
    3.6.2 Medições dos resultados para o negócio
    3.6.3 Implantação de sistema de gerenciamento de desempenho
    3.6.4 Gestão do desempenho da TI
    3.7 A comunicação
    3.8 A gestão da mudança organizacional
    3.9 Avaliação independente
    3.10 Riscos e compliancen
    3.10.1 Gestão de riscos
    3.10.2 Compliance
    4. Os Papéis da Governança de TI na Organização
    5. Modelos de Melhores Práticas e o Modelo de Governança de TI
    6. Modelos Abrangentes de Governança de TI
    6.1 ISO/IEC 38500 – Governança corporativa de tecnologia da informação
    6.1.1 Aplicação
    6.1.2 Objetivos
    6.1.3 Estrutura da norma
    6.1.4 Benefícios com o uso da norma
    6.1.5 Considerações sobre a norma
    6.2 CobiT
    6.2.1 Histórico do modelo
    6.2.2 Objetivos do modelo
    6.2.3 Estrutura do modelo – Os princípios do CobiT 5
    6.2.4 O modelo de referência de processos do CobiT 5
    6.2.5 Diretrizes de implementação
    6.2.6 O modelo de capacidade de processos
    6.2.7 A família de produtos do Cobit 5
    6.2.8 Aplicabilidade do modelo
    6.2.9 Benefícios do modelo
    6.2.10 Certificações relacionadas
    6.3 As certificações da ISACA
    7. Modelos para Gerenciamento de Serviços de TI
    7.1 ITIL
    7.1.1 Histórico do modelo
    7.1.2 Objetivos do modelo
    7.1.3 Estrutura do modelo
    7.1.4 Aplicabilidade do modelo
    7.1.5 Benefícios do modelo
    7.1.6 Certificações relacionadas
    7.2 ISO/IEC 20000
    7.2.1 Histórico do modelo
    7.2.2 Objetivos do modelo
    7.2.3 Estrutura do modelo
    7.2.4 Aplicabilidade do modelo
    7.2.5 Benefícios do modelo
    7.2.6 Certificações relacionadas
    7.3 CMMI for Services
    7.4 MR-MPS Serviços
    7.4.1 Histórico do modelo
    7.4.2 Objetivos do modelo
    7.4.3 Estrutura do modelo
    7.4.4 Aplicabilidade do modelo
    7.4.5 Certificações relacionadas
    7.5 USMBOK
    7.5.1 Objetivos do modelo
    7.5.2 Estrutura do modelo
    7.5.3 Aplicabilidade do modelo
    7.5.4 Certificações relacionadas
    7.6 Microsoft Operations Framework (MOF) – uma breve visão
    8. Modelos para Processos de Software
    8.1 CMMI
    8.1.1 Histórico do modelo
    8.1.2 Objetivos do modelo
    8.1.3 Estrutura do modelo
    8.1.4 Aplicabilidade do modelo
    8.1.5 Benefícios do modelo
    8.1.6 Certificações relacionadas
    8.2 MR-MPS-SW
    8.2.1 Histórico do modelo
    8.2.2 Objetivos do modelo
    8.2.3 Estrutura do modelo
    8.2.4 Aplicabilidade do modelo
    8.2.5 Benefícios do modelo
    8.2.6 Certificações relacionadas
    8.3 ISO/IEC 12207
    8.3.1 Visão geral do modelo
    8.3.2 Aplicabilidade do modelo
    8.4 ISO/IEC 9126
    8.4.1 Visão geral do modelo
    8.4.2 Aplicabilidade do modelo
    8.5 IBM RUP – uma breve visão
    8.6 MSF – uma breve visão
    9. Modelos para Gerenciamento de Projetos
    9.1 PMBOK
    9.1.1 Histórico do modelo
    9.1.2 Objetivos do modelo
    9.1.3 Estrutura do modelo
    9.1.4 Aplicabilidade do modelo
    9.1.5 Benefícios do modelo
    9.1.6 Certificações relacionadas
    9.2 Padrão para Gestão de Portfólio
    9.2.1 Histórico do modelo
    9.2.2 Objetivos do modelo
    9.2.3 Estrutura do modelo
    9.2.4 Aplicabilidade do modelo
    9.2.5 Benefícios do modelo
    9.2.6 Certificações relacionadas
    9.3 Padrão para Gestão de Programas
    9.3.1 Histórico do modelo
    9.3.2 Objetivos do modelo
    9.3.3 Estrutura do modelo
    9.3.4 Aplicabilidade do modelo
    9.3.5 Benefícios do modelo
    9.3.6 Certificações relacionadas
    9.4 Outros padrões do PMI
    9.5 PRINCE2
    9.5.1 Histórico do modelo
    9.5.2 Objetivos do modelo
    9.5.3 Estrutura do modelo
    9.5.4 Aplicabilidade do modelo
    9.5.5 Benefícios do modelo
    9.5.6 Certificações relacionadas
    9.6 Scrum
    9.6.1 Histórico do modelo
    9.6.2 Objetivos do modelo
    9.6.3 Estrutura do modelo
    9.6.4 Aplicabilidade do modelo
    9.6.5 Benefícios do modelo
    9.6.6 Certificações relacionadas
    10. Modelos para Segurança da Informação – ISO/IEC 27001 e 27002
    10.1 Histórico do modelo
    10.2 Objetivos do modelo
    10.3 Estrutura do modelo
    10.3.1 ISO/IEC 27001
    10.3.2 ISO/IEC 27002
    10.4 Aplicabilidade do modelo
    10.5 Benefícios do modelo
    10.6 Certificações relacionadas
    10.7 Gestão da Continuidade do Negóciox
    10.8 Outras normas ISO relativas à segurança da informação
    11. Modelos para Gerenciamento de Sourcing
    11.1 eSCM-SP
    11.1.1 Histórico do modelo
    11.1.2 Objetivos do modelo
    11.1.3 Estrutura do modelo
    11.1.4 Aplicabilidade do modelo
    11.1.5 Benefícios do modelo
    11.1.6 Certificações relacionadas
    11.2 eSCM-CL
    11.2.1 Histórico do modelo
    11.2.2 Objetivos do modelo
    11.2.3 Estrutura do modelo
    11.2.4 Aplicabilidade do modelo
    11.2.5 Benefícios do modelo
    11.2.6 Certificações relacionadas
    11.3 CMMI for Acquisition
    12. Modelos para Disciplinas Complementares à Governança de TI
    12.1 BPM CBOK®
    12.1.1 Histórico do modelo
    12.1.2 Objetivos do modelo
    12.1.3 Estrutura do modelo
    12.1.4 Aplicabilidade do modelo
    12.1.5 Benefícios do modelo
    12.1.6 Certificações relacionadas
    12.2 BABOK®
    12.2.1 Histórico do modelo
    12.2.2 Objetivos do modelo
    12.2.3 Estrutura do modelo
    12.2.4 Aplicabilidade do modelo
    12.2.5 Benefícios do modelo
    12.2.6 Certificações relacionadas
    12.3 Balanced Scorecard
    12.3.1 Histórico do modelo
    12.3.2 Objetivos do modelo
    12.3.3 Estrutura do modelo
    12.3.4 Aplicabilidade do modelo
    12.3.5 Benefícios do modelo
    12.3.6 Certificações relacionadas
    12.4 Seis Sigma
    12.4.1 Histórico do modelo
    12.4.2 Objetivos do modelo
    12.4.3 Estrutura do modelo
    12.4.4 Aplicabilidade do modelo
    12.4.5 Benefícios do modelo
    12.4.6 Certificações relacionadas
    12.5 TOGAF
    12.5.1 Histórico do modelo
    12.5.2 Objetivos do modelo
    12.5.3 Estrutura do modelo
    12.5.4 Aplicabilidade do modelo
    12.5.5 Benefícios do modelo
    12.6 ISO 9001:2008
    12.6.1 Visão geral do modelo
    12.6.2 Aplicabilidade do modelo
    12.7 ISO 31000
    12.7.1 Visão geral do modelo
    12.7.2 Aplicabilidade do modelo
    13. Extensões e Derivações do Conceito de Governança de TI
    13.1 Governança de Processos
    13.1.1 Princípios e conceitos gerais
    13.1.2 Modelos de referência relacionados
    13.1.3 Aplicabilidade do modelo
    13.1.4 Certificações relacionadas
    13.2 Governança SOA
    13.2.1 Princípios e conceitos gerais
    13.2.2 Modelos de referência relacionados
    13.2.3 Aplicabilidade do conceito
    13.2.4 Certificações relacionadas
    13.3 Governança de Dados
    13.3.1 Princípios e conceitos gerais
    13.3.2 Modelos de referência relacionados
    13.3.3 Aplicabilidade do conceito
    13.3.4 Certificações relacionadas
    14. Novas Tecnologias e a Governança de TI
    14.1 Cloud Computing
    14.1.1 O que é Cloud Computing
    14.1.2 Perguntas que os executivos de negócio devem fazer para decidir sobre a computação de nuvem
    14.1.3 Principais riscos
    14.1.4 Processos de governança e de gestão que devem ser reforçados
    14.2 Big Data
    14.2.1 O que é Big Data
    14.2.2 Perguntas que os executivos de negócios devem fazer para decidir sobre o emprego do Big Data
    14.2.3 Riscos principais
    14.2.4 Processos de governança e de gestão afetados
    14.3 Mídias sociais
    14.3.1 O que são mídias sociais
    14.3.2 Perguntas que os executivos de negócio devem fazer para decidir sobre explorar as tecnologias sociais, visando atender a objetivos estratégicos através do relacionamento virtual com os clientes
    14.3.3 Riscos principais
    14.3.4 Processos de governança e de gestão afetados
    14.4 BYOD
    14.4.1 O que é BYOD
    14.4.2 Perguntas que os executivos de negócio devem fazer sobre BYOD e sua gestão
    14.4.3 Riscos principais
    14.4.4 Processos de governança e de gestão afetados
    15. Governança de TI para Pequenas e Médias Empresas
    16. Governança de TI no Governo
    16.1 O modelo de Governança de TI no governo brasileiro
    16.2 O papel da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
    16.3 O papel do Tribunal de Contas da União
    16.4 O papel do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
    16.5 Situação atual da Governança de TI no Governo Federal, na visão do TCU
    16.6 Governança de TI no Judiciário Brasileiro
    17. Como Implantar a Governança de TI
    17.1 Roteiro de implantação da Governança de TI
    17.2 Fatores críticos de sucesso para a implantação da Governança de TI
    18. Estudos de Casos
    Referências Bibliográficas

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:656
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Brasport
    Idioma:Português
    Edição:4ª Edição
    Ano:2014
    ISBN:9788574526584
    Encadernação:Brochura
    Autor:Aguinaldo Aragon Fernandes; Vladimir Ferraz de Abreu
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!