40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento

Este livro aborda de forma clara e objetiva Ferramentas e Técnicas de aplicabilidade comprovada para o apoio e a melhoria do Gerenciamento. Apresenta uma visão geral e mostra os passos básicos de algumas dessas metodologias, tentando facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática. São ferramentas como Análise SWOT, Brainstorming, Modelo 5W2H, Balanced Scorecard, Análise do Valor Agregado e diversas outras técnicas que ao longo do tempo tornaram-se de uso universal, servindo ao apoio da gestão de diversas áreas de conhecimento da administração, a saber:

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    A Metodologia de Sistemas deve ser dinâmica e acompanhar o ritmo frenético do desenvolvimento da tecnologia, buscando sempre novas e melhores soluções, mas sabendo “separar o joio do trigo”, sempre atenta para o marketing das empresas fornecedoras de soluções que não hesitarão em nos “empurrar” um produto que não precisamos. Na medida em que conseguir contribuir com as equipes de projetos em sua necessidade cada vez mais premente de encurtar os prazos e custos dos projetos; atender os requisitos das áreas de negócio que visam em primeiro plano contemplar o time to market; e colocar para que as pessoas possam realizar um trabalho produtivo e eficaz sem abrir mão da qualidade, o sucesso dos projetos será inevitável. ... Ler mais +

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    A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. Um número cada vez maior de pessoas divulga instantaneamente comunicados, fotos e vídeos sobre situações que vivenciam sobre sua empresa (a favor ou contra). O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity). ... Ler mais +

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    No processo de adoção do Scrum podem ocorrer dificuldades por conta de fatores ambientais, ativos de processos e recursos humanos. Existem diferentes formas de operacionalizar a mudança necessária para o mindset ágil e devem ser considerados os atores envolvidos, seus respectivos papéis e o nível de maturidade da organização. Um ponto central nesse tipo de cenário é controlar o que se faz para que se possa medir e consequentemente tomar as ações necessárias para que a melhoria contínua no processo possa ser viabilizada. ... Ler mais +

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    O presente livro nos brinda com uma abordagem simples e prática para o desenvolvimento de planejamento estratégico e priorização e seleção de projetos utilizando a contemporânea técnica de painel (canvas), que permite um trabalho colaborativo, ágil e de forte apelo comunicacional. ... Ler mais +

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    “Rosalina e o Piano” é uma metáfora transformada num caso de estudo didático elaborado no imaginário individual do autor, fruto de suas experiências, sucessos e fracassos: “e olha que foram diversos!” E de suas interações com colegas gerentes de projetos. ... Ler mais +

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  • Gerência de Projetos de Software

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    A partir da experiência acumulada em desenvolvimento e em Gerenciamento de Projetos de Software (GPS) tanto em empresas como na academia onde atuam como pesquisadoras e docentes na graduação e pós-graduação, as autoras sentiram a necessidade de proporcionar, aos interessados da área, um livro que abordasse de forma integral o GPS, com a combinação de aspectos teóricos e práticos. ... Ler mais +

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  • Gerência em Projetos: Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia

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    Em um ambiente de competição e de mudanças, de um lado, e de competente administração participativa e cooperação de outro, os projetos devem ser executados por equipes integradas, em que todos conheçam o trabalho de todos, realizando com eficiência suas tarefas específicas. ... Ler mais +

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  • Análise Multivariada com o Uso do SPSS Análise Multivariada com o Uso do SPSS

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  • Lições Aprendidas em Projetos: depoimentos de quem aprendeu com os próprios erros

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    Este livro é um compilado de narrativas reais sobre lições aprendidas em projetos, contadas pelo foco de quem as viveu. As experiências aqui relatadas ajudaram a construir o perfil profissional dos autores e podem ajudar você a evitar situações parecidas. São histórias curtas e de fácil leitura, onde o leitor que não tem relação direta com o gerenciamento de projetos poderá conhecer um pouco mais do cotidiano da profissão, e certamente nossos colegas de profissão inevitavelmente se enxergarão em algum dos textos ou até mesmo terão seus déjà vu. ... Ler mais +

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  • Desempenho Corporativo

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    Nas últimas décadas tem se observado um dinamismo cada vez maior no ambiente empresarial, e a necessidade de alcançar novos patamares de gestão e desempenho tornou-se um requisito fundamental para as empresas brasileiras. ... Ler mais +

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  • Manual de Sobrevivência para Gerentes de Projetos

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    Se você está cansado de enfrentar sozinho os constantes e difíceis problemas impostos pelos projetos e ao mesmo tempo se sente frustrado porque a teoria tradicional pouco o ajuda, este livro poderá interessá-lo. Através de uma linguagem franca e objetiva, aliada ao uso frequente de exemplos e uma boa dose de humor, este livro aborda experiências reais e se propõe a ser um verdadeiro manual de sobrevivência para gerentes de projetos de todos os níveis, ora alertando sobre possíveis armadilhas, ora mostrando uma saída para uma situação inesperada ou eventualmente ilustrando como se preparar para um desafio inevitável. ... Ler mais +

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  • 100 Questões Comentadas de TI - Tecnologia da Informação Para Concursos

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    Este livro traz uma compilação de questões de concursos públicos com gabaritos oficiais e resoluções comentadas das principais bancas examinadoras (CESGRANRIO, UnB/CESPE, Fundação Carlos Chagas e ESAF). São questões de provas voltadas especificamente para concursos públicos... ... Ler mais +

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  • Redes de Planejamento - Metodologia e Prática com PERT / COM e MS PROJECT

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    Semana do Consumidor

    A implantação do método PERT/CPM com a utilização da informática como lastro tem se mostrado um processo recheado de desafios e quebra de paradigmas. Interfere diretamente nas culturas conservadoras do ambiente de trabalho, requerendo dos administradores do negócio (seja ele de qualquer tamanho) esforço vertical na tomada de decisões que, muitas vezes, passa por uma reciclagem da equipe. Quanto custa a implantação? Pela importância do processo para a sobrevivência da empresa, investe-se considerável soma em treinamentos específicos e paralelos. Certamente, todo esse dinheiro e tempo retornam em forma de eficiência e ganho. ... Ler mais +

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  • Infraestrutura BIG DATA com OpenSource

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    Neste livro você será capaz de entender e implementar, na teoria e com práticas feitas em plataformas CentOS 6 e Debian wheezy, infraestrutura que suporta gigantes como Google, Yahoo, Facebook, NSA, Amazon, LHC. Infraestruturas capazes de criar 200 petabytes de dados em instantes.
    A obra inicia com formas de armazenamentos já consagradas pelo mercado e mostra alternativas a equipamentos de altíssimo custo que a princípio inviabilizariam o armazenamento de massas de dados de proporções tão grandes em pequenas e médias empresas. ... Ler mais +

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  • Inteligência Analítica - Mineração de Dados e Descoberta de Conhecimento Inteligência Analítica - Mineração de Dados e Descoberta de Conhecimento

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  • ISO 21500 Orientações sobre gerenciamento de projetos: diretrizes para o sucesso

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    O sucesso dos projetos trará melhores resultados para todos, em todos os momentos. Como obtê-lo? A resposta está no modelo de gestão. Aplicando as diretrizes da ABNT NBR ISO 21500 é possível otimizar o uso de recursos, obter prazos menores, ampliar os benefícios desejados e atender às expectativas de todas as partes interessadas. ... Ler mais +

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  • Introdução à Ciência de Dados - Mineração de dados e Big Data Introdução à Ciência de Dados - Mineração de dados e Big Data

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  • Six Sigma no Marketing do Big Data

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    Fica bastante evidenciado nos exemplos das aplicações dos modelos analíticos habilitados pelo Big Data que as principais aplicações estão relacionadas com as áreas de vendas e marketing, desempenho e inovação. A maioria dos casos de mercado revela que as companhias estão usando o Big Data para agregar valor ao negócio. Em alguns projetos, as análises usaram as informações internas disponíveis ou para melhorar a rede logística de distribuição de produtos e serviços ou para oferecer um portfólio mais aderente com as necessidades dos clientes ou para criar novos serviços. Outros projetos usaram as informações internas e externas para identificar e monitorar os índices direcionadores de negócio para explorar as oportunidades e aumentar a competitividade e produtividade. ... Ler mais +

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  • Por Que Trabalhar na TI? Perguntas e respostas sobre um trabalho cheio de oportunidades, arriscado e que muda o tempo todo

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    Este livro busca respostas para essas situações adversas que parecem se repetir em todas as TIs. A TI só muda de endereço, mas as pessoas fazem a diferença. O texto possui uma visão pragmática e extrai um sentido novo e bem-humorado de assuntos tão diversos como planejamento estratégico, o sentido e a preocupação no trabalho, o heroísmo, a promoção, a demissão e a arte do dizer “não”. ... Ler mais +

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  • Surfando a Terceira Onda no Gerenciamento de Projetos: Um estudo de “causos” sobre gestão de pessoas e resultados

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    O conhecimento estruturado sobre gerenciamento de projetos vem sendo desenvolvido há pelo menos meio século. Hoje temos disponíveis certificações, manuais, métodos, só que os resultados esperados não aconteceram: continuamos com cronogramas atrasados, orçamentos estourados, escopos não completados... A proposta deste livro é abordar, de forma bem-humorada, como o fator humano pode ser uma boa explicação para os fracassos e sucessos obtidos. Este é o conceito da “Terceira onda”; depois do conhecimento e dos métodos, chegou a vez de abordar a cultura, a motivação, a comunicação, enfim, todos os componentes “humanos” que podem afetar, para o bem e para o mal, os resultados dos projetos. ... Ler mais +

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  • Gerenciamento da Realização de Benefícios:

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    O gerenciamento da realização de benefícios desenvolve os sistemas e métodos necessários para alinhar os objetivos de cada projeto aos objetivos da organização. De maneira prática e dinâmica, reúne todos os passos necessários para transformar os resultados gerados pelos projetos em benefícios para a empresa. Nos últimos anos, empresas e instituições vêm aplicando e estudando essas práticas de forma crescente. Alguns países como o Reino Unido e os Estados Unidos saem na frente e outros ainda estão dando seus primeiros passos, como, por exemplo, o Canadá, onde eu trabalho, e até mesmo o Brasil. Mas tudo indica que esse tema deve ser um dos principais focos do gerenciamento de projetos nos próximos anos. Este livro vai além da teoria do gerenciamento da realização de benefícios e apresenta um estudo de caso detalhado baseado em exemplos reais de empresas que atuam no mercado. Mostra as técnicas e ferramentas que foram utilizadas com sucesso para gerar valores para empresas, além dos modelos utilizados. Destinado aos atuais e futuros gestores, este livro apresenta todos os passos desde o planejamento até a realização dos benefícios, quando os valores são gerados para a empresa. ... Ler mais +

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  • Glossário de termos técnicos de TI

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    O avanço das novas tecnologias e da internet faz com que a demanda por profissionais da área de tecnologia da informação, ou simplesmente TI, cresça constantemente. Espera-se desse novo especialista amplo domínio de processos relacionados a web, redes, computação gráfica, infraestrutura, desenvolvimento de TI e aplicativos em geral. Neste glossário prático e completo estão reunidos os principais termos, siglas e expressões de TI .... ... Ler mais +

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  • Descrição
    40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento

    Este livro aborda de forma clara e objetiva Ferramentas e Técnicas de aplicabilidade comprovada para o apoio e a melhoria do Gerenciamento. Apresenta uma visão geral e mostra os passos básicos de algumas dessas metodologias, tentando facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática. São ferramentas como Análise SWOT, Brainstorming, Modelo 5W2H, Balanced Scorecard, Análise do Valor Agregado e diversas outras técnicas que ao longo do tempo tornaram-se de uso universal, servindo ao apoio da gestão de diversas áreas de conhecimento da administração, a saber:

    Estratégia
    Negociação
    Gerenciamento de Prazo
    Gerenciamento de Custos
    Gerenciamento de Qualidade
    Gerenciamento de Escopo
    Gerenciamento de Recursos Humanos
    Gerenciamento de Aquisições
    Gerenciamento de Comunicação
    Gerenciamento de Riscos
    Gerenciamento de Integração
    Nesta sétima edição foram incluídas quatro novas ferramentas. Em Gestão Eficaz do Tempo, além de apresentar algumas estratégias para o gerenciamento do tempo, é oferecida a oportunidade para o leitor refletir sobre como o seu tempo está sendo organizado e planejado, para assim ajudá-lo a executar suas tarefas com ainda mais qualidade. Com o Mapa de Gerenciamento dos Recursos Humanos são apresentadas algumas planilhas baseadas no Modelo 5W2H que poderão auxiliar no Planejamento de Recursos Humanos quer seja em um projeto, quer seja na própria organização. O Mapa de Gerenciamento das Aquisições basicamente apresenta dois modelos de tabelas para o auxílio na Análise de Fazer ou Comprar, que é uma técnicas de gerenciamento usada para determinar se um trabalho específico pode ser mais bem realizado pela organização ou equipe do projeto ou se deve ser contratado de fontes externas. Para o auxílio na correta e eficiente identificação das partes interessadas, algumas planilhas de planejamento e controle são apresentadas no Mapa de Gerenciamento das Partes Interessadas. Essas inclusões complementam a nova edição, enriquecendo e contribuindo para o melhor aproveitamento do que o autor pretende passar aos seus alunos, leitores e profissionais da área de gerenciamento.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorMerhi Daychoum

    Engenheiro civil, profissional em Gerenciamento de Projetos, membro do PMI®, membro voluntário do Grupo de Governo do PMI®-RJ. MBA em Gerenciamento de Projetos e MBA Executivo Internacional pela Fundação Getúlio Vargas. MBA-Pleno em Gerenciamento de Projetos pela Ohio University. Especialista em Negociação formado pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco). Coordenador de Projetos e Obras do Programa Delegacia Legal do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Secretário Executivo de Obras e Coordenador do Grupo Executivo de Projetos Especiais da Prefeitura Municipal de Belford Roxo. Instrutor de cursos de Gerenciamento de Projetos e de Negociação. Palestrante de temas como Motivação e Liderança. Coordenador de unidade da Escola de Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Coordenador da disciplina Gestão de Projetos no Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos da Farmanguinhos – Fiocruz. Professor de Análise e Elaboração de Projetos do Curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EAD – da UFF. Professor do MBA em Gerenciamento de Projetos da Universidade Veiga de Almeida. Palestrante do Programa PROGREDIR do CREA-RJ. Debatedor da Rádio Tupi – RJ. Coautor do livro “Ortodontia com Excelência – Na Busca da Perfeição Clínica”. Autor dos livros “Gerência de Projetos – Programa Delegacia Legal”, “Manual de Sobrevivêcia a Reformas” e “Negociação – Conceitos e Técnicas”.
    Informações TécnicasSumário

    Introdução

    Gerenciamento de Projetos

    FERRAMENTAS DE ESTRATÉGIA

    1. Análise SWOT

    Modelo Esquemático da Análise SWOT

    Ambiente Externo

    Ambiente Interno

    Matriz da Análise SWOT

    Objetivos e Metas

    A Nova Análise SWOT

    2. Análise de Stakeholders

    Tipos de Stakeholders

    Análise dos Stakeholders

    Preparação

    Matriz de Relatórios de Stakeholders

    3. Árvore de Decisão

    4. Balanced Scorecard

    Passo a Passo para a Implementação do Balanced Scorecard

    Missão, Visão e Valores da Organização

    Objetivos e Metas

    5. Benchmarking

    O que é o Benchmarking?

    Conceito de Benchmarking

    Evolução Histórica

    O que é Benchmark?

    Pilares do Benchmarking

    Objetivo do Bechmarking

    Grupos de Benchmarking

    Objetivos e Princípios do Benchmarking

    Tipos de Benchmarking

    Conclusão

    Implementação de um Processo de Benchmarking

    6. Brainstorming

    Princípios e Regras

    Composição do Grupo

    Avaliação do Grupo

    Linhas de Direção

    Brainstorming Individual

    Recomendações para o Brainstorming

    7. Fluxograma

    Fluxograma x Organograma

    Denominações do Fluxograma

    Objetivos do Fluxograma

    Vantagens do Fluxograma

    Análise do Fluxograma

    Funcionalidades do Fluxograma

    Representação Gráfica

    Tipos de Fluxogramas

    Criando um Fluxograma no Computador

    Recomendações Importantes

    8. Lei de Murphy

    Origens

    Murphologia

    9. Matriz de Ansoff

    10. Matriz BASICO

    11. Matriz BCG

    Curva do Ciclo de Vida do Produto

    12. Matriz GE

    Planejamento Estratégico – Matriz GE

    13. Matriz GUT

    Tabela GUT

    Considerações Finais

    14. Matriz PCQE

    Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos

    Trinômio Sagrado

    Tripla Restrição

    Modelo Híbrido

    Modelo PMI® (Project Management Institute)

    Definições

    Conceito PCQE

    Apresentação da Matriz PCQE

    Como Utilizar a Matriz PCQE

    Exemplo de Aplicação da Matriz PCQE

    15. Matriz de Prioridades

    Sugestões para Delegar Responsabilidades

    Considerações Finais

    16. Matriz de Priorização de Projetos e Investimentos

    Critérios Gerais

    17. Método 5W2H

    Sugestões de Perguntas

    O que? / Que? / Qual? (What?)

    Quem? (Who?)

    Por que? (Why?)

    Onde? (Where?)

    Quando? (When?)

    Como? (How?)

    Quantos? (How Many?)

    Quanto? (How Much?)

    18. Plano de Gerenciamento de Crises

    Antes da Crise

    Durante a Crise

    Depois da Crise

    19. Princípio de Pareto

    Visão Geral

    Análise de Pareto

    20. Canvas

    Características do Plano de Negócios Tradicional

    Características do Modelo de Negócios Canvas

    Aplicação Prática

    Modelo de Negócios Canvas – Esquemático

    Modelo de Negócios Canvas – Dinâmico

    Os Nove Blocos que Compõem o Canvas

    Casos Reais da Modelagem Canvas

    21. Kanban

    Tipos de Kanban

    Funcionamento do Kanban

    Kanban Eletrônico

    Modelo Esquemático

    Outros Modelos

    22. Scrum

    História do Scrum

    Vantagens do Scrum

    Gerenciamento de Projetos com Scrum

    Sprint

    Características do Scrum

    Conceitos Básicos do Scrum

    Equipes do Scrum

    Artefatos do Scrum

    Scrum Simplificado

    Ciclo da Metodologia Scrum

    FERRAMENTAS DE NEGOCIAÇÃO

    23. Modelo Myers-Briggs

    Pragmático (Mais Razão e Mais Rápido)

    Analítico (Mais Razão e Mais Lento)

    Afável (Mais Emoção e Mais Lento)

    Expressivo (Mais Emoção e Mais Rápido)

    Matriz dos Perfis de Comportamento

    Matriz Resumida dos Perfis de Comportamento

    Padrão Geral dos Perfis de Comportamento

    Abordagens Por Tipo de Comportamento

    24. Janela de Johari

    Relacionamento Interpessoal

    Relacionamento Grupal

    25. MAPUANA

    Preço de Reserva

    Aspecto Estruturado da Negociação

    Planejamento da Negociação

    O Que a Outra Parte Ganha

    Modelo para a Sua MAPUANA

    Estabelecendo o Seu Preço de Reserva

    26. ZOPA

    Quando Existe a ZOPA

    Quando Não Existe a ZOPA

    FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DO PRAZO

    27. Gestão Eficaz do Tempo

    O Que é a Gestão do Tempo?

    Regras Básicas da Gestão do Tempo

    Vantagens da Gestão do Tempo

    Como Fazer a Gestão do Tempo?

    Estratégias para a Gestão do Tempo Eficaz

    As Atividades Que Fogem da Rotina

    Conclusão

    28. Cronograma Físico

    Definição

    Redução de Prazo

    Cronograma de Marcos (Milestones)

    29. Diagrama de Interdependência

    Tipos de Relação de Precedência

    FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS

    30. Curva “S” de Custos

    Como Desenvolver a Curva “S” de Custos

    Geração da Curva “S” de Custos

    Controle do Custo do Projeto

    Considerações Finais

    31. Orçamento Matricial

    Estrutura de um Orçamento Tradicional

    Vantagens da Utilização do Orçamento

    Problemas Relacionados ao Planejamento Orçamentário

    Vantagens do Orçamento Matricial

    FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE

    32. Ciclo PDCA

    O Ciclo PDCA e as Metas

    33. Conceito Kaizen

    Roteiro Kaizen

    34. Diagrama Espinha de Peixe

    Fatores Críticos de Sucesso

    35. Folha de Verificação

    Breve Histórico

    As Sete Ferramentas da Qualidade

    Descrição do Método

    36. Programa 5S

    Seiri

    Seiton

    Seiso

    Seiketsu

    Shitsuke

    O Programa 5S e a Cidadania

    O “Dia D”

    A Manutenção do Programa 5S

    O Programa 5S no Dia a Dia

    Gerenciamento Visual

    Auditoria do Programa 5S

    Motivando para a Continuidade do Programa 5S

    Conclusão

    37. Trilogia Juran

    Juran: Organização da Qualidade/Procedimentos

    FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO

    38. Curva “S” de Escopo

    Geração da Curva “S” de Escopo

    Controle do Escopo do Projeto

    Considerações Finais

    39. WBS – Work Breakdown Structure

    Definições

    Exemplos de WBS

    FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

    40. Mapa de Gerenciamento dos Recursos Humanos

    Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto

    Processos do Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto

    Modelos de Planos de Ação para Gestão do RH

    41. Histograma de Recursos Humanos

    Realocação de Recursos Humanos

    42. Matriz de Responsabilidades

    43. Organograma

    Tipos de Organogramas

    44. Teoria X e Teoria Y

    Teoria X

    Teoria Y

    Teoria Z

    45. Teoria da Hierarquia das Necessidades

    Necessidades do Ser Humano

    Pirâmide de Maslow – Hierarquia das Necessidades

    46. Teoria dos Fatores Motivadores

    Fatores Higiênicos

    Fatores Motivacionais

    Visão Tradicional X Visão de Herzberg

    FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES

    47. Mapa de Gerenciamento das Aquisições

    Gerenciamento das Aquisições do Projeto

    Processos do Gerenciamento das Aquisições do Projeto

    Análise Fazer ou Comprar (Make or Buy)

    48. Mapa de Concorrência

    Critérios de Avaliação

    49. Solicitação de Proposta

    Objetivo do Gerenciamento das Aquisições

    FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO

    50. Método Delphi

    51. Técnica de Entrevista

    Planejamento da Entrevista

    Realização da Entrevista

    Início da Entrevista

    Durante a Entrevista

    Encerramento da Entrevista

    Fechamento da Entrevista

    52. Técnica de Grupo Nominal

    53. Técnica de Reunião

    Como Estar Preparado para Liderar uma Reunião

    Como Liderar uma Reunião

    FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS

    54. Mapa de Gerenciamento das Partes Interessadas

    Partes Interessadas do Projeto

    Processos do Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto

    Mapas para Controle das Partes Interessadas do Projeto

    FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

    55. Matriz de Probabilidade e Impacto de Riscos

    Classificação de Probabilidade para Riscos

    Classificação de Impactos para Riscos

    Matriz Probabilidade/Impacto

    Tratamento dos Riscos Identificados

    Exemplo de Tratamento de Riscos Identificados

    56. Técnica de Monte Carlo

    57. RBS – Risk Breakdown Structure

    Exemplo de uma RBS

    Tipos de Riscos

    Áreas de Riscos

    Riscos do Negócio

    Riscos por Fase do Ciclo de Vida do Projeto

    FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO

    58. Análise do Valor Agregado

    Conceitos Básicos

    Definições

    Interpretação do Valor Agregado

    Valores-Chave

    Variações

    Índices de Desempenho

    Valores Complementares

    Gráfico Representativo das Variações de Custo e Prazo

    Exemplo Prático

    59. Sistema de Controle de Alterações

    60. Solicitação de Alterações

    APLICAÇÃO PRÁTICA

    I. Linhas de Base do Projeto

    1. Elaboração da WBS

    2. Definição dos Pacotes de Trabalho

    3. Elaboração do Cronograma Físico

    4. Elaboração do Orçamento

    5. Elaboração da Programação de Desempenho

    6. Desenvolvimento da Curva “S” de Custos

    7. Desenvolvimento da Curva “S” de Escopo

    Fontes de Consulta

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:464
    Origem:Internacional
    Editora:Brasport Editora
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788574528687
    Encadernação:Brochura
    Autor:Merhi Daychoum
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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