Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)

Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering)...

VITRINE Os TOP de vendas !!

Por: R$ 50,00

Preço a vista: R$ 50,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 50,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Projetos de Infraestrutura de TIC - Basic Methodware

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. Um número cada vez maior de pessoas divulga instantaneamente comunicados, fotos e vídeos sobre situações que vivenciam sobre sua empresa (a favor ou contra). O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity). ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Este livro desenvolve uma análise compreensiva sobre o assunto, procurando entender convergências e divergências para construir uma visão mais abrangente. Iniciando com a demonstração do que se entende por Terceiro Setor, passa por uma revisão de conceitos importantes e basilares do Gerenciamento de Projetos, além de temas como gestão e planejamento estratégicos, seleção de projetos e metodologias de gestão. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Manual de Sobrevivência para Gerentes de Projetos

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Se você está cansado de enfrentar sozinho os constantes e difíceis problemas impostos pelos projetos e ao mesmo tempo se sente frustrado porque a teoria tradicional pouco o ajuda, este livro poderá interessá-lo. Através de uma linguagem franca e objetiva, aliada ao uso frequente de exemplos e uma boa dose de humor, este livro aborda experiências reais e se propõe a ser um verdadeiro manual de sobrevivência para gerentes de projetos de todos os níveis, ora alertando sobre possíveis armadilhas, ora mostrando uma saída para uma situação inesperada ou eventualmente ilustrando como se preparar para um desafio inevitável. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Introdução à Ciência de Dados - Mineração de dados e Big Data Introdução à Ciência de Dados - Mineração de dados e Big Data

    VITRINE Os TOP de vendas !!

  • Redes de Planejamento - Metodologia e Prática com PERT / COM e MS PROJECT

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Semana do Consumidor

    A implantação do método PERT/CPM com a utilização da informática como lastro tem se mostrado um processo recheado de desafios e quebra de paradigmas. Interfere diretamente nas culturas conservadoras do ambiente de trabalho, requerendo dos administradores do negócio (seja ele de qualquer tamanho) esforço vertical na tomada de decisões que, muitas vezes, passa por uma reciclagem da equipe. Quanto custa a implantação? Pela importância do processo para a sobrevivência da empresa, investe-se considerável soma em treinamentos específicos e paralelos. Certamente, todo esse dinheiro e tempo retornam em forma de eficiência e ganho. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciamento de Projetos Sem Crise

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Como evitar problemas previsíveis para o sucesso do projeto
    Consulte o livro Gerenciamento de projetos sem crise: como evitar problemas previsíveis para o sucesso do projeto e encontre os segredos que lhe ajudarão a se tornar um gerente de projetos de ponta em sua empresa, em seu campo e, talvez, até no mundo! ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Questões Comentadas de Provas de Tecnologia da Informação: uma abordagem didática

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Este livro procura fornecer, de maneira didática, comentários de várias questões de muitos concursos, como do TCU e do MPOG, por exemplo, e de diversas bancas, como CESPE e ESAF, entre outras. Cada comentário é precedido da apresentação de explicações teóricas, de maneira embasada, sobre os assuntos tratados nas questões. Tratando-se de questões de múltipla escolha, cada item é comentado, de forma a esclarecer o porquê de ele estar certo ou estar errado. Ademais, os conceitos e explicações apresentadas dão base para resolver quaisquer outras questões de outras bancas ou outros concursos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerência de Projetos de Software

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    A partir da experiência acumulada em desenvolvimento e em Gerenciamento de Projetos de Software (GPS) tanto em empresas como na academia onde atuam como pesquisadoras e docentes na graduação e pós-graduação, as autoras sentiram a necessidade de proporcionar, aos interessados da área, um livro que abordasse de forma integral o GPS, com a combinação de aspectos teóricos e práticos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Planejamento em 140 Tweets

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Seja qual for a sua profissão, toda vez que a natureza temporária do trabalho surgir, diferentemente do trabalho de rotina, você estará diante de um projeto. E gerenciar esse esforço é muito diferente de gerenciar a rotina. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciamento da Realização de Benefícios:

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    O gerenciamento da realização de benefícios desenvolve os sistemas e métodos necessários para alinhar os objetivos de cada projeto aos objetivos da organização. De maneira prática e dinâmica, reúne todos os passos necessários para transformar os resultados gerados pelos projetos em benefícios para a empresa. Nos últimos anos, empresas e instituições vêm aplicando e estudando essas práticas de forma crescente. Alguns países como o Reino Unido e os Estados Unidos saem na frente e outros ainda estão dando seus primeiros passos, como, por exemplo, o Canadá, onde eu trabalho, e até mesmo o Brasil. Mas tudo indica que esse tema deve ser um dos principais focos do gerenciamento de projetos nos próximos anos. Este livro vai além da teoria do gerenciamento da realização de benefícios e apresenta um estudo de caso detalhado baseado em exemplos reais de empresas que atuam no mercado. Mostra as técnicas e ferramentas que foram utilizadas com sucesso para gerar valores para empresas, além dos modelos utilizados. Destinado aos atuais e futuros gestores, este livro apresenta todos os passos desde o planejamento até a realização dos benefícios, quando os valores são gerados para a empresa. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Campo Minado em Projetos - 55 erros que o gerente de projeto não pode cometer

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Todo projeto tem seus desafios e o aprendizado sobre as armadilhas de cada um deles é gradual, ocorrendo “em voo” durante o andamento de cada um deles.
    A questão-chave é:
    “Como gerente de projeto eu preciso ter uma longa curva de aprendizado relativa aos problemas mais recorrentes, cujos efeitos negativos refletem rápida e diretamente nos projetos e na minha carreira?” Se você acredita que não, escolheu a leitura certa.
    Campo Minado em Projetos tem como meta promover um boost na experiência em gerenciamento de projetos, acelerando o processo de criação de bagagem, a ser refletida no índice de sucesso dos projetos (e consequentemente da carreira do gerente de projeto). ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Six Sigma no Marketing do Big Data

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Fica bastante evidenciado nos exemplos das aplicações dos modelos analíticos habilitados pelo Big Data que as principais aplicações estão relacionadas com as áreas de vendas e marketing, desempenho e inovação. A maioria dos casos de mercado revela que as companhias estão usando o Big Data para agregar valor ao negócio. Em alguns projetos, as análises usaram as informações internas disponíveis ou para melhorar a rede logística de distribuição de produtos e serviços ou para oferecer um portfólio mais aderente com as necessidades dos clientes ou para criar novos serviços. Outros projetos usaram as informações internas e externas para identificar e monitorar os índices direcionadores de negócio para explorar as oportunidades e aumentar a competitividade e produtividade. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • 40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    R$ 130,00 ou 2x de R$ 65,00

    Este livro aborda de forma clara e objetiva Ferramentas e Técnicas de aplicabilidade comprovada para o apoio e a melhoria do Gerenciamento. Apresenta uma visão geral e mostra os passos básicos de algumas dessas metodologias, tentando facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática. São ferramentas como Análise SWOT, Brainstorming, Modelo 5W2H, Balanced Scorecard, Análise do Valor Agregado e diversas outras técnicas que ao longo do tempo tornaram-se de uso universal, servindo ao apoio da gestão de diversas áreas de conhecimento da administração, a saber: ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Wap: Guia de Tecnologia - Série Facunte

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Este livro apresenta o WAP, desde o básico até o desenvolvimento de documentos WAP, provando porque essa tecnologia será adotada tranqüilamente no mercado brasileiro, que vem se tornando um dos maiores mercados de telecomunicações do mundo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Planejamento Estratégico e Alinhamento Estratégico de Projetos: um guia prático aplicando os modelos SPCanvas e PSACanvas

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    O presente livro nos brinda com uma abordagem simples e prática para o desenvolvimento de planejamento estratégico e priorização e seleção de projetos utilizando a contemporânea técnica de painel (canvas), que permite um trabalho colaborativo, ágil e de forte apelo comunicacional. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • 100 Questões Comentadas de TI - Tecnologia da Informação Para Concursos

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Este livro traz uma compilação de questões de concursos públicos com gabaritos oficiais e resoluções comentadas das principais bancas examinadoras (CESGRANRIO, UnB/CESPE, Fundação Carlos Chagas e ESAF). São questões de provas voltadas especificamente para concursos públicos... ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Surfando a Terceira Onda no Gerenciamento de Projetos: Um estudo de “causos” sobre gestão de pessoas e resultados

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    O conhecimento estruturado sobre gerenciamento de projetos vem sendo desenvolvido há pelo menos meio século. Hoje temos disponíveis certificações, manuais, métodos, só que os resultados esperados não aconteceram: continuamos com cronogramas atrasados, orçamentos estourados, escopos não completados... A proposta deste livro é abordar, de forma bem-humorada, como o fator humano pode ser uma boa explicação para os fracassos e sucessos obtidos. Este é o conceito da “Terceira onda”; depois do conhecimento e dos métodos, chegou a vez de abordar a cultura, a motivação, a comunicação, enfim, todos os componentes “humanos” que podem afetar, para o bem e para o mal, os resultados dos projetos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico: Alinhamento e Integração Organizacional Privada ou Pública

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Este livro apresenta conceitos, roteiros de projetos e modelos de alinhamento dos sistemas de informação e da tecnologia da informação ao negócio empresarial ou à atividade pública por meio da integração entre o Planejamento Estratégico de Informações e da Tecnologia da Informação e o Planejamento Estratégico Privado ou Público. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Análise Multivariada com o Uso do SPSS Análise Multivariada com o Uso do SPSS

    VITRINE Os TOP de vendas !!

  • Análise de Risco em Gerência de Projetos - 3ª edição

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Se você tem interesse em gerência de projetos, então, provavelmente, já ouviu muitas histórias sobre projetos que foram entregues fora do prazo, acima do seu orçamento ou que falharam completamente no cumprimento de seus objetivos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Decisões com B.I. (Business Intelligence) Decisões com B.I. (Business Intelligence)

    VITRINE Os TOP de vendas !!

  • Glossário de termos técnicos de TI

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    O avanço das novas tecnologias e da internet faz com que a demanda por profissionais da área de tecnologia da informação, ou simplesmente TI, cresça constantemente. Espera-se desse novo especialista amplo domínio de processos relacionados a web, redes, computação gráfica, infraestrutura, desenvolvimento de TI e aplicativos em geral. Neste glossário prático e completo estão reunidos os principais termos, siglas e expressões de TI .... ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Lições Aprendidas em Projetos: depoimentos de quem aprendeu com os próprios erros

    VITRINE Os TOP de vendas !!

    Este livro é um compilado de narrativas reais sobre lições aprendidas em projetos, contadas pelo foco de quem as viveu. As experiências aqui relatadas ajudaram a construir o perfil profissional dos autores e podem ajudar você a evitar situações parecidas. São histórias curtas e de fácil leitura, onde o leitor que não tem relação direta com o gerenciamento de projetos poderá conhecer um pouco mais do cotidiano da profissão, e certamente nossos colegas de profissão inevitavelmente se enxergarão em algum dos textos ou até mesmo terão seus déjà vu. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)

    Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.

    Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering).

    O livro destina-se aos profissionais que almejam fortalecer seus conhecimentos sobre a disciplina de gestão por processos, propiciando uma visão abrangente e integrada.

    O leitor aprenderá a implantar um processo de governança, a conduzir projetos de melhoria incremental e de transformação e entenderá a importância do alinhamento com as atividades de planejamento estratégico, escritório de projetos, TI, compliance, auditoria, controladoria e áreas funcionais.

    Adicionalmente, aprenderá a calcular e acompanhar os benefícios de projetos com foco na redução de custos e riscos para a organização e a monitorar o desempenho das áreas organizacionais na identificação das oportunidades de otimização.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorCarlos Hiroshi Usirono (MSc., CBPP)

    Especialista e instrutor de gestão por processos, gestão de mudanças, implantação de projetos de melhoria incremental (Kaizen), engenharia, redesenho e escritório de processos.
    Doutorando em gestão de operações e competitividade pela EAESP-FGV, mestre em administração pela FEA-USP e graduado em engenharia civil pela Poli-USP. Pós-graduado em qualidade e produtividade pela Fundação Vanzolini com especialização em gestão de qualidade no Japão. Professor de MBA da FIAP, FIA e FIPE para as disciplinas de gestão de processos, projetos e de monografia e metodologia e técnicas de pesquisa.
    Responsável pela área de processos na consultoria EUAX SP. No banco Itaú Unibanco foi responsável pela gerência de engenharia de processos da diretoria de operações e coordenação de equipes de processos/gestão da mudança da ferramenta de gestão ERP/SAP. Foi consultor sênior do grupo de serviços e governo da Andersen Consulting.
    Informações TécnicasSumário

    Introdução
    A importância do escritório de processos
    1. Objetivos, escopo de atuação e responsabilidades

    1.1. Objetivos
    1.2. Componentes
    1.3. Integração com o planejamento estratégico
    1.4. Responsabilidades
    1.5. O escopo de atuação
    1.6. Posicionamento na estrutura organizacional da empresa
    1.7. Centralizar/descentralizar
    1.7.1. Modelo centralizado
    1.7.2. Modelo descentralizado
    1.7.3. Modelo híbrido
    1.8. Competências necessárias
    2. Conceitos de gestão e estrutura de processos
    2.1. Definição
    2.2. Gestão
    2.2.1. Gestão de processos versus gestão de projetos
    2.2.2. Gestão de processos versus gestão por processos
    2.3. Arquitetura
    2.3.1. Estrutura funcional e estrutura por processos
    2.3.2. Visão por arquitetura
    2.3.3. Visão da cadeia de valor
    2.3.4. Visão do modelo operacional
    2.3.5. Visão do portfólio de processos
    2.4. Gestão de desempenho
    2.4.1. Fatores de competitividade
    2.4.2. Indicadores de eficácia e de eficiência
    2.4.3. Indicadores de desempenho de processos
    3. Framework de planejamento, estruturação e implantação de um escritório de processos
    Framework I – Planejamento, estruturação e implantação

    3.1. Fase I
    3.1.1. Etapa Planejar implantação da governança
    3.1.2. Etapa Desenvolver projetos pilotos
    3.1.3. Etapa Gestão da mudança
    3.2. Fase II
    3.2.1. Etapa Definir processo de governança
    3.2.2. Etapa Definir arquitetura
    3.2.3. Etapa Definir componentes do portfólio de processos
    3.2.4. Etapa Definir métodos, técnicas e ferramentas – Abordagens para projetos de processos
    3.2.5. Etapa Mapear portfólio de processos
    4. Framework de operação e condução do escritório de processos
    4.1. Fase I – Pré-comitê
    4.1.1. Etapa Coleta de informações
    4.1.2. Etapa Avaliação do portfólio
    4.1.3. Etapa Seleção de oportunidades
    4.1.4. Etapa Avaliação de custo-benefício
    4.2. Fase II – Execução comitê
    4.2.1. Etapa Avaliação de iniciativas
    4.3. Fase III – Pós-comitê
    4.3.1. Etapa Gestão de portfólio de projetos
    5. Automação de processos
    5.1. BPMS (Business Process Management Suite)
    5.2. ERP (Enterprise Resource Planning)
    5.3. Workflow
    6. Estudo de caso – Implantando e conduzindo um escritório de processos
    6.1. Descrição da empresa e do negócio
    6.2. Histórico
    6.3. Produtos
    6.4. Estrutura organizacional
    6.5. Cadeia de valor
    6.6. Layout da loja matriz
    6.7. Principais indicadores (todas as lojas) monitorados pela administração central
    6.8. Principais problemas
    6.9. As demandas da alta administração
    6.10. Principais pontos identificados
    6.11. Planejar a governança
    6.12. Ações de gestão de mudanças
    6.12.1. Capacitação, comunicação e gestão de mudanças para implantação do escritório de processos
    6.13. Engajamento
    6.13.1. Franqueados
    6.13.2. Pares
    6.13.3. Colaboradores
    6.14. Execução do projeto piloto
    6.15. Estruturação do processo de governança
    6.16. Definição de componentes do portfólio de processos
    6.16.1. Definição de métricas de desempenho
    6.16.2. Definição de métodos, técnicas e ferramentas
    6.17. Mapeamento de riscos operacionais
    6.18. Realização e condução do primeiro comitê
    6.19. Coleta de informações
    6.20. Situação dos processos
    6.21. Avaliação do portfólio de processos
    6.22. Avaliação de oportunidades de inovação e melhoria em processos
    6.23. Avaliação de custo-benefício das ações propostas
    6.24. Avaliação das iniciativas
    6.25. As ações pós-comitê
    6.26. Exemplo – Redesenho do processo de atendimento e recebimento do pedido e implantação de um sistema de fila única para todas as filiais
    6.26.1. Planejamento
    6.26.2. Execução e controle
    6.26.3. Gestão de mudanças
    6.26.4. Gestão de comunicação
    6.26.5. Gestão da capacitação
    6.26.6. Gestão de stakeholders e engajamento
    6.26.7. Gestão de impactos das ações implantadas
    6.26.8. Avaliação de benefícios
    Referências bibliográficas
    Anexo 1. BPI (Business Process Improvement) – Kaizen
    Anexo 2. BPE (Business Process Engineering) – Inovação e redesenho
    Anexo 3. Método Seis Sigma
    Anexo 4. Avaliação de custo-benefício de uma ação

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:224
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Brasport
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2015
    ISBN:9788574527420
    Encadernação:Brochura
    Autor:Carlos Hiroshi Usirono
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!