Scrum e Agile em Projetos - 2ª edição
De: R$ 0,00Por: R$ 120,00ou X de
Quem viu este produto , comprou
-
Sistemas de Informação para Administradores
O Mundo dos Negócios requer profissionais capacitados e antenados em todos os assuntos. Este livro aborda, através de uma linguagem cotidiana e bem-humorada, conceitos inerentes à T.I., mas com “aquele pezinho” na Administração, por exemplo: BI, CRM, ERP, Crimes Virtuais, etc. ... Ler mais +
QUERO VER -
Seja qual for a sua profissão, toda vez que a natureza temporária do trabalho surgir, diferentemente do trabalho de rotina, você estará diante de um projeto. E gerenciar esse esforço é muito diferente de gerenciar a rotina. ... Ler mais +
QUERO VER -
Gerência de Projetos de Software
A partir da experiência acumulada em desenvolvimento e em Gerenciamento de Projetos de Software (GPS) tanto em empresas como na academia onde atuam como pesquisadoras e docentes na graduação e pós-graduação, as autoras sentiram a necessidade de proporcionar, aos interessados da área, um livro que abordasse de forma integral o GPS, com a combinação de aspectos teóricos e práticos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Redes de Planejamento - Metodologia e Prática com PERT / COM e MS PROJECT
Semana do Consumidor
A implantação do método PERT/CPM com a utilização da informática como lastro tem se mostrado um processo recheado de desafios e quebra de paradigmas. Interfere diretamente nas culturas conservadoras do ambiente de trabalho, requerendo dos administradores do negócio (seja ele de qualquer tamanho) esforço vertical na tomada de decisões que, muitas vezes, passa por uma reciclagem da equipe. Quanto custa a implantação? Pela importância do processo para a sobrevivência da empresa, investe-se considerável soma em treinamentos específicos e paralelos. Certamente, todo esse dinheiro e tempo retornam em forma de eficiência e ganho. ... Ler mais +
QUERO VER -
ISO 21500 Orientações sobre gerenciamento de projetos: diretrizes para o sucesso
O sucesso dos projetos trará melhores resultados para todos, em todos os momentos. Como obtê-lo? A resposta está no modelo de gestão. Aplicando as diretrizes da ABNT NBR ISO 21500 é possível otimizar o uso de recursos, obter prazos menores, ampliar os benefícios desejados e atender às expectativas de todas as partes interessadas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Lições Aprendidas em Projetos: depoimentos de quem aprendeu com os próprios erros
Este livro é um compilado de narrativas reais sobre lições aprendidas em projetos, contadas pelo foco de quem as viveu. As experiências aqui relatadas ajudaram a construir o perfil profissional dos autores e podem ajudar você a evitar situações parecidas. São histórias curtas e de fácil leitura, onde o leitor que não tem relação direta com o gerenciamento de projetos poderá conhecer um pouco mais do cotidiano da profissão, e certamente nossos colegas de profissão inevitavelmente se enxergarão em algum dos textos ou até mesmo terão seus déjà vu. ... Ler mais +
QUERO VER -
Análise de Risco em Gerência de Projetos - 3ª edição
Se você tem interesse em gerência de projetos, então, provavelmente, já ouviu muitas histórias sobre projetos que foram entregues fora do prazo, acima do seu orçamento ou que falharam completamente no cumprimento de seus objetivos. ... Ler mais +
QUERO VER -
Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide - 6ª Edição
O livro contém: Descritivo completo dos documentos de um projeto Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 6ª Edição Referência completa, trazendo mais de 50 exemplos e modelos de documentos (templates) Exemplo único de um projeto que pode ser acompanhado em todas as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, trazendo todos os processos de: Integração Escopo Cronograma Custo Qualidade Recursos Comunicações Riscos Aquisições Partes Interessadas ... Ler mais +
QUERO VER -
Projetos de Infraestrutura de TIC - Basic Methodware
A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. Um número cada vez maior de pessoas divulga instantaneamente comunicados, fotos e vídeos sobre situações que vivenciam sobre sua empresa (a favor ou contra). O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity). ... Ler mais +
QUERO VER -
Métodos Ágeis e Gestão de Serviços de TI
Saiba como e por que montar equipes ágeis para gerenciar desenvolvimento, implantação e suporte de seus sistemas como serviço. Após anos estudando e aplicando diversas metodologias de desenvolvimento de projetos, o autor percebeu que as práticas ágeis eram aderentes aos processos de gestão de serviços de TI, pois os cenários apresentados raramente tinham um escopo definido e o contexto do mercado exigia rápida capacidade de resposta e adaptação, entre outros fatores. Os anos se passaram e grandes resultados foram alcançados. ... Ler mais +
QUERO VER -
Bússola de Gestão para a Construção Civil
Este livro reúne a experiência de seus autores em uma visão consistente de gestão, aliada a uma visão prática, de quem vive o dia a dia da construção e que percebe a necessidade de mudanças. Trata-se de uma fonte de referência para empresários da construção, gestores de obras, engenheiros, projetistas, arquitetos, fornecedores e estudantes. ... Ler mais +
QUERO VER -
Campo Minado em Projetos - 55 erros que o gerente de projeto não pode cometer
Todo projeto tem seus desafios e o aprendizado sobre as armadilhas de cada um deles é gradual, ocorrendo “em voo” durante o andamento de cada um deles.
QUERO VER
A questão-chave é:
“Como gerente de projeto eu preciso ter uma longa curva de aprendizado relativa aos problemas mais recorrentes, cujos efeitos negativos refletem rápida e diretamente nos projetos e na minha carreira?” Se você acredita que não, escolheu a leitura certa.
Campo Minado em Projetos tem como meta promover um boost na experiência em gerenciamento de projetos, acelerando o processo de criação de bagagem, a ser refletida no índice de sucesso dos projetos (e consequentemente da carreira do gerente de projeto). ... Ler mais +
Quem viu este produto , também se interessou
-
Bússola de Gestão para a Construção Civil
Este livro reúne a experiência de seus autores em uma visão consistente de gestão, aliada a uma visão prática, de quem vive o dia a dia da construção e que percebe a necessidade de mudanças. Trata-se de uma fonte de referência para empresários da construção, gestores de obras, engenheiros, projetistas, arquitetos, fornecedores e estudantes. ... Ler mais +
QUERO VER -
Projetos de Infraestrutura de TIC - Basic Methodware
A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. Um número cada vez maior de pessoas divulga instantaneamente comunicados, fotos e vídeos sobre situações que vivenciam sobre sua empresa (a favor ou contra). O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity). ... Ler mais +
QUERO VER -
Preparatório para Certificação PRINCE2® Foundation
PRESENTE EXIN! Inclui voucher com 6% de desconto para realizar o exame PRINCE2® Foundation.
QUERO VER
“O sucesso dos projetos está diretamente relacionado à capacidade que temos de usar as melhores ferramentas, metodologias e técnicas. Com uma leitura direta e objetiva, o livro apresenta e discute o alicerce do sucesso dos projetos através dos temas, dos princípios e dos processos do PRINCE2®. É uma leitura obrigatória para todo gerente de projetos de sucesso.” ... Ler mais + -
ISO 21500 Orientações sobre gerenciamento de projetos: diretrizes para o sucesso
O sucesso dos projetos trará melhores resultados para todos, em todos os momentos. Como obtê-lo? A resposta está no modelo de gestão. Aplicando as diretrizes da ABNT NBR ISO 21500 é possível otimizar o uso de recursos, obter prazos menores, ampliar os benefícios desejados e atender às expectativas de todas as partes interessadas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)
Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
QUERO VER
Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering)... ... Ler mais + -
Gerenciando Privilégios em Tecnologia da Informação - Implementando a política de privilégio mínimo
Gerenciando Privilégios em Tecnologia da Informação vai ajudá-lo a estabelecer uma noção muito clara dos limites que permitem que seus usuários finais e aplicativos se comuniquem livremente dentro de um ambiente de TI, sem que você tenha de se preocupar com nenhum mau uso intencional, acidental ou indireto de privilégios. O livro detalha de forma completa como esse conceito de privilégio mínimo pode fornecer a segurança e o controle necessários à sua organização para que ela seja bem-sucedida. ... Ler mais +
QUERO VER -
Análise de Risco em Gerência de Projetos - 3ª edição
Se você tem interesse em gerência de projetos, então, provavelmente, já ouviu muitas histórias sobre projetos que foram entregues fora do prazo, acima do seu orçamento ou que falharam completamente no cumprimento de seus objetivos. ... Ler mais +
QUERO VER -
O presente livro nos brinda com uma abordagem simples e prática para o desenvolvimento de planejamento estratégico e priorização e seleção de projetos utilizando a contemporânea técnica de painel (canvas), que permite um trabalho colaborativo, ágil e de forte apelo comunicacional. ... Ler mais +
QUERO VER -
Métodos Ágeis e Gestão de Serviços de TI
Saiba como e por que montar equipes ágeis para gerenciar desenvolvimento, implantação e suporte de seus sistemas como serviço. Após anos estudando e aplicando diversas metodologias de desenvolvimento de projetos, o autor percebeu que as práticas ágeis eram aderentes aos processos de gestão de serviços de TI, pois os cenários apresentados raramente tinham um escopo definido e o contexto do mercado exigia rápida capacidade de resposta e adaptação, entre outros fatores. Os anos se passaram e grandes resultados foram alcançados. ... Ler mais +
QUERO VER -
Seja qual for a sua profissão, toda vez que a natureza temporária do trabalho surgir, diferentemente do trabalho de rotina, você estará diante de um projeto. E gerenciar esse esforço é muito diferente de gerenciar a rotina. ... Ler mais +
QUERO VER
- DescriçãoScrum e Agile em Projetos - 2ª edição
Conquiste sua certificação e aprenda a usar métodos ágeis no seu dia a dia
PRESENTE EXIN!
Inclui voucher com 6% de desconto para realizar o exame Agile Scrum Foundation!
Como você escolheu este livro para leitura, presume-se que você é um profissional que está buscando entregar mais valor aos seus clientes e reduzir ineficiências na sua forma de trabalho. Este livro vai ajudá-lo nessa caminhada.
Neste segundo livro Fábio Cruz nos leva a uma jornada pelo mundo puro da agilidade, mostrando desde os princípios ágeis até o entendimento mais aprofundado do Scrum e complementando com um conjunto de técnicas ágeis.
Em uma estrutura bem divertida de leitura, o livro apresenta dicas, curiosidades, itens de atenção e exemplos. Também traz um conjunto de questões de fixação que permitirá ao leitor estudar para as várias certificações do mundo ágil.
Alguns destaques deste livro:
Conteúdo preparatório para as provas de certificação EXIN ASF, CSM, PSM I e parcialmente para o PMI-ACP
O Manifesto Ágil, seus princípios e valores
Planejamento Ágil de longo e médio prazo com Planning Onion, Versão de Entrega e Roadmap
Estimando de forma confiável com ágil
Monitorando e controlando os trabalhos com Scrum
Conceitos de refatoração, programação pareada e integração contínua
O valor do TDD e a aplicação de testes ágeis
Conceitos avançados de Scrum e contratos ágeis
Introdução a Crystal, FDD, DSDM, XP e AUP
Trabalhando com múltiplos times Scrum com Nexus e Scrum of Scrums - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Fábio Cruz
Possui mais de 26 anos de experiência profissional, trabalhando em diferentes papéis no desenvolvimento de produtos no gerenciamento do ciclo de vida de aplicação (ALM), com histórico comprovado como desenvolvedor, arquiteto de aplicação, líder técnico, analista de negócios, gerente de projetos, gestor de PMO, Product Owner e Scrum Master em diferentes nichos como educação, varejo, financeiro, energia e e-commerce em empresas nacionais e internacionais, incluindo times remotos ao redor do mundo. Autor, trainer, palestrante e voluntário. Atualmente é sócio-diretor e um dos principais consultores e agile coaches da Hiflex Consultoria atuando como agente de mudança implementando ágil e conduzindo transformações organizacionais. Autor de “Scrum e PMBOK unidos no gerenciamento de projetos” e “PMO Ágil – Escritório Ágil de Gerenciamento de Projetos”, ambos publicados pela Brasport.Informações Técnicas Sumário
Introdução
Abordagem
PARTE I. O MANIFESTO ÁGIL
1. As Origens do Ágil
O Manifesto Ágil
Os valores do Manifesto Ágil
Indivíduos e interações
Software funcionando
Colaborando com o cliente
Respondendo a mudanças
Os12 princípios do Manifesto Ágil
Princípio 1
Princípio 2
Princípio 3
Princípio 4
Princípio 5
Princípio 6
Princípio 7
Princípio 8
Princípio 9
Princípio 10
Princípio 11
Princípio 12
2. Questões de Fixação I
PARTE II. O FRAMEWORK SCRUM
3. Scrum na Teoria
Introdução
Scrummage
Framework
Teoria
Transparência
Inspeção
Adaptação
Valores do Scrum
Papéis e responsabilidades
Scrum Master
Product Owner (PO)
Time de Desenvolvimento
Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade
Time Scrum
Gerentes e o Scrum
Outros papéis
Artefatos
Backlog
Eventos Scrum
Sprint
Time-boxed
Planejamento da Sprint
Reunião diária
Revisão da Sprint
Retrospectiva da Sprint
Ciclo de vida Scrum
Sugestão de aplicação
4. Rodando o Scrum
Planejando a versão de entrega
Processo de planejamento iterativo
Ciclo Scrum – versão de entrega
Visão do produto
Backlog do produto
Montando o backlog do produto
Refinando o backlog do produto
O que são histórias?
Definindo as histórias
Priorizando as histórias
Definindo a importância
Aplicando a técnica MoSCoW como auxílio na priorização
Definindo o Time Scrum
Apresentando o backlog da versão de entrega
Limpando o backlog
Definindo o tamanho das histórias
Jogando o Planning Poker Card
Estimando com pontos por história
Triangulação
Definindo horas por pontos por história
Verificando a velocidade do time
Os papéis e suas responsabilidades no planejamento da entrega
Scrum Master
Product Owner
Time de Desenvolvimento
5. Planejando a Sprint
Sprint
Cancelando uma Sprint
Planejando a Sprint #0 – SP#0
Preparando o ambiente de trabalho
Identificando a velocidade do Time
Definindo o tamanho das Sprints
Definindo o conceito de pronto
O conceito de qualidade
Planejando a Sprint
O que pode ser pronto nesta Sprint?
Selecionando o backlog
Entendendo o backlog
Confirmando o tamanho das histórias – Parte 1
Definindo o objetivo da Sprint
Priorizando o backlog
Microgerenciamento
Como o trabalho selecionado será Pronto?
Trocas
Identificando as tarefas
Decompondo os itens do backlog
Estimativa homem/hora
Opinião especializada
Confirmando o tamanho das histórias
Montando o painel de controle
Quadro de Tarefas
Gráfico de Burndown
Burndown do produto
Burndown da versão de entrega
Burndown da Sprint
Objetivo ou meta da Sprint
Backlog da Sprint finalizado?
Correções e adaptações
Os papéis e suas responsabilidades no planejamento da Sprint
Scrum Master
O Scrum Master e o cliente
Product Owner
Time de Desenvolvimento
6. Executando a Sprint
O Time de Desenvolvimento na execução
O Scrum Master na execução
O Product Owner na execução
Atualizando e verificando o painel de controle
Quadro de Tarefas
Gráfico de Burndown
A transparência dos artefatos
7. Monitorando a Sprint
Reuniões diárias
Stand-up meeting
Orientando e removendo impedimentos
Atualizando o painel de controle
Os papéis e suas responsabilidades na reunião diária
Scrum Master
O Scrum Master e o desenvolvimento do Time Scrum
O Scrum Master e o Product Owner
O Scrum Master e o cliente
Product Owner
Time de Desenvolvimento
8. Revisando a Sprint
Reunião de revisão da Sprint
O que fazer a seguir?
Rejeitando itens de backlog
Importância da reunião de revisão
Inspecionando
Os papéis e suas responsabilidades na reunião de revisão
Scrum Master
O Scrum Master e o cliente
Product Owner
Time de Desenvolvimento
9. Voltando no Tempo da Última Sprint
Reunião de retrospectiva da Sprint
Participantes
Local apropriado
Gerando um painel de maturidade organizacional
Os papéis e suas responsabilidades na retrospectiva
Scrum Master
O Scrum Master e o cliente
Product Owner
Time de Desenvolvimento
10. Indo para a Próxima Sprint
Nova Sprint
Atualizando o painel de controle
Entregando valor
Orientando e acompanhando a homologação da entrega
Garantindo a entrega de valor ao cliente
Atualizando o painel de controle com o Kanban
Nova versão de entrega
11. Conceitos Avançados de Scrum
O Scrum com times distribuídos
Scrum dos Scrums
O Scrum em grandes projetos
Múltiplos Times Scrum
Líderes de Equipe
Múltiplos Quadros de Tarefas e Gráficos de Bundown
Dependências entre equipes e projetos
Sincronismo de Sprints
Escalando os trabalhos de Times Scrum com Nexus
O Scrum na manutenção e no suporte de sistemas
Atendimento a chamados não emergenciais
Chamados críticos e emergenciais
Time de Manutenção
Sprint de chamados
Planejamento da Sprint de chamados
Kanban de chamados
Reunião diária de chamados
Reunião de revisão e retrospectiva de chamados
O Scrum em projetos com preço fixo
Entendimento do escopo
Definindo as importâncias e priorizações
Planejamento das versões de entrega (Releases)
Estimando os itens
Determinando o prazo
Ajustando as versões de entrega
Desenvolvendo o produto contratado com preço fixo
Adaptando o projeto ao longo do desenvolvimento
A transição de times convencionais para o Scrum
Conscientizando
Por onde começar?
Como começar?
A transição dos papéis e responsabilidades
A mudança completa
Contratos tradicionais versus contratos ágeis
12. Impressões Finais sobre o Scrum
13. Questões de Fixação II
PARTE III. OUTRAS TÉCNICAS, FRAMEWORKS E MÉTODOS ÁGEIS
14. Planejamento em Vários Níveis
Anel 1 – Planejamento do portfólio
Anel 2 – Planejamento do produto ou projeto
Anel 3 – Planejamento da versão de entrega
Anel 4 – Planejamento da iteração
Anel 5 – Planejamento do dia
Planejando de forma ágil
Planejando a Release
Roadmap do produto
Mapeamento de histórias
Planning Onion e o Scrum
15. eXtreme Programming – XP
Valores
Comunicação
Feedback
Coragem
Simplicidade
Respeito
Princípios e práticas
Equipe unida
Jogos de planejamento
Entregas curtas
Testes de usuário
Padronização de código
Ritmo sustentável
Metáfora
Integração contínua
Programação em par
Propriedade coletiva
Desenvolvimento orientado a testes
Refatoração
Design simples
O XP e o Scrum
16. Crystal
Princípios e valores
O Crystal e o Scrum
17. FDD
O FDD e o Scrum
18. ATDD
O ATDD e o Scrum
19. DSDM
O DSDM e o Scrum
20. AUP
Fases do AUP
Marcos do AUP
Disciplinas do AUP
O AUP e o Scrum
21. Testes Ágeis
Testes convencionais
Testes ágeis
O valor do TDD nos testes ágeis
Testes ágeis e o Scrum
22. Radiadores de Informação
Radiadores de informação e oScrum
23. Boas Práticas Ágeis
Histórias INVEST
Tarefas SMART
Estimativa por afinidade
Dias ideais
Horas ideais
Espaço da equipe e sala de guerra
Defeito escapado
Calendário NIKO-NIKO
Tempo decorrido
Planejamento por sucessão
Self testing
Spike
24. Questões de Fixação III
PARTE IV. A CERTIFICAÇÃO AGILE SCRUM FOUNDATION
25. ASF – EXIN Agile Scrum Foundation
Como estudar?
Como fazer a prova?
A prova pelo EXIN Anywhere
O EXIN
26. Outras Certificações do Mercado
PSM I – Professional Scrum Master I
A prova
Scrum.org
ScrumGuides.org
CSM – Certified Scrum Master
A prova
Scrum Alliance
27. Simulado
Questões
Anexo
Respostas das questões de fixação I
Respostas das questões de fixação II
Respostas das questões de fixação III
Respostas do simulado
Referências Bibliográficas
Índice RemissivoInformações Técnicas
Nº de páginas: 440 Origem: Nacional Editora: Editora Brasport Idioma: Português Edição: 2ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788574528786 Encadernação: Brochura Autor: Fábio Cruz - Informações