Gerência de Projetos de Software
De: R$ 0,00Por: R$ 30,00ou X de
Preço a vista: R$ 30,00
Quem viu este produto , comprou
-
Gerenciando Privilégios em Tecnologia da Informação - Implementando a política de privilégio mínimo
Gerenciando Privilégios em Tecnologia da Informação vai ajudá-lo a estabelecer uma noção muito clara dos limites que permitem que seus usuários finais e aplicativos se comuniquem livremente dentro de um ambiente de TI, sem que você tenha de se preocupar com nenhum mau uso intencional, acidental ou indireto de privilégios. O livro detalha de forma completa como esse conceito de privilégio mínimo pode fornecer a segurança e o controle necessários à sua organização para que ela seja bem-sucedida. ... Ler mais +
QUERO VER -
Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)
Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
QUERO VER
Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering)... ... Ler mais + -
Bússola de Gestão para a Construção Civil
Este livro reúne a experiência de seus autores em uma visão consistente de gestão, aliada a uma visão prática, de quem vive o dia a dia da construção e que percebe a necessidade de mudanças. Trata-se de uma fonte de referência para empresários da construção, gestores de obras, engenheiros, projetistas, arquitetos, fornecedores e estudantes. ... Ler mais +
QUERO VER -
Manual de Sobrevivência para Gerentes de Projetos
Se você está cansado de enfrentar sozinho os constantes e difíceis problemas impostos pelos projetos e ao mesmo tempo se sente frustrado porque a teoria tradicional pouco o ajuda, este livro poderá interessá-lo. Através de uma linguagem franca e objetiva, aliada ao uso frequente de exemplos e uma boa dose de humor, este livro aborda experiências reais e se propõe a ser um verdadeiro manual de sobrevivência para gerentes de projetos de todos os níveis, ora alertando sobre possíveis armadilhas, ora mostrando uma saída para uma situação inesperada ou eventualmente ilustrando como se preparar para um desafio inevitável. ... Ler mais +
QUERO VER -
Análise de Sistemas Orientada ao Sucesso - Por Que os Projetos Atrasam?
Semana do Consumidor
A Metodologia de Sistemas deve ser dinâmica e acompanhar o ritmo frenético do desenvolvimento da tecnologia, buscando sempre novas e melhores soluções, mas sabendo “separar o joio do trigo”, sempre atenta para o marketing das empresas fornecedoras de soluções que não hesitarão em nos “empurrar” um produto que não precisamos. Na medida em que conseguir contribuir com as equipes de projetos em sua necessidade cada vez mais premente de encurtar os prazos e custos dos projetos; atender os requisitos das áreas de negócio que visam em primeiro plano contemplar o time to market; e colocar para que as pessoas possam realizar um trabalho produtivo e eficaz sem abrir mão da qualidade, o sucesso dos projetos será inevitável. ... Ler mais +
QUERO VER -
Gerência de Projetos de Software
A partir da experiência acumulada em desenvolvimento e em Gerenciamento de Projetos de Software (GPS) tanto em empresas como na academia onde atuam como pesquisadoras e docentes na graduação e pós-graduação, as autoras sentiram a necessidade de proporcionar, aos interessados da área, um livro que abordasse de forma integral o GPS, com a combinação de aspectos teóricos e práticos. ... Ler mais +
QUERO VER -
O presente livro nos brinda com uma abordagem simples e prática para o desenvolvimento de planejamento estratégico e priorização e seleção de projetos utilizando a contemporânea técnica de painel (canvas), que permite um trabalho colaborativo, ágil e de forte apelo comunicacional. ... Ler mais +
QUERO VER -
Lições Aprendidas em Projetos: depoimentos de quem aprendeu com os próprios erros
Este livro é um compilado de narrativas reais sobre lições aprendidas em projetos, contadas pelo foco de quem as viveu. As experiências aqui relatadas ajudaram a construir o perfil profissional dos autores e podem ajudar você a evitar situações parecidas. São histórias curtas e de fácil leitura, onde o leitor que não tem relação direta com o gerenciamento de projetos poderá conhecer um pouco mais do cotidiano da profissão, e certamente nossos colegas de profissão inevitavelmente se enxergarão em algum dos textos ou até mesmo terão seus déjà vu. ... Ler mais +
QUERO VER -
Seja qual for a sua profissão, toda vez que a natureza temporária do trabalho surgir, diferentemente do trabalho de rotina, você estará diante de um projeto. E gerenciar esse esforço é muito diferente de gerenciar a rotina. ... Ler mais +
QUERO VER -
Projetos de Infraestrutura de TIC - Basic Methodware
A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. Um número cada vez maior de pessoas divulga instantaneamente comunicados, fotos e vídeos sobre situações que vivenciam sobre sua empresa (a favor ou contra). O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity). ... Ler mais +
QUERO VER -
Sistemas de Informação para Administradores
O Mundo dos Negócios requer profissionais capacitados e antenados em todos os assuntos. Este livro aborda, através de uma linguagem cotidiana e bem-humorada, conceitos inerentes à T.I., mas com “aquele pezinho” na Administração, por exemplo: BI, CRM, ERP, Crimes Virtuais, etc. ... Ler mais +
QUERO VER
Quem viu este produto , também se interessou
-
Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide - 6ª Edição
O livro contém: Descritivo completo dos documentos de um projeto Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 6ª Edição Referência completa, trazendo mais de 50 exemplos e modelos de documentos (templates) Exemplo único de um projeto que pode ser acompanhado em todas as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, trazendo todos os processos de: Integração Escopo Cronograma Custo Qualidade Recursos Comunicações Riscos Aquisições Partes Interessadas ... Ler mais +
QUERO VER -
O presente livro nos brinda com uma abordagem simples e prática para o desenvolvimento de planejamento estratégico e priorização e seleção de projetos utilizando a contemporânea técnica de painel (canvas), que permite um trabalho colaborativo, ágil e de forte apelo comunicacional. ... Ler mais +
QUERO VER -
Sistemas de Informação para Administradores
O Mundo dos Negócios requer profissionais capacitados e antenados em todos os assuntos. Este livro aborda, através de uma linguagem cotidiana e bem-humorada, conceitos inerentes à T.I., mas com “aquele pezinho” na Administração, por exemplo: BI, CRM, ERP, Crimes Virtuais, etc. ... Ler mais +
QUERO VER -
40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento
Este livro aborda de forma clara e objetiva Ferramentas e Técnicas de aplicabilidade comprovada para o apoio e a melhoria do Gerenciamento. Apresenta uma visão geral e mostra os passos básicos de algumas dessas metodologias, tentando facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática. São ferramentas como Análise SWOT, Brainstorming, Modelo 5W2H, Balanced Scorecard, Análise do Valor Agregado e diversas outras técnicas que ao longo do tempo tornaram-se de uso universal, servindo ao apoio da gestão de diversas áreas de conhecimento da administração, a saber: ... Ler mais +
QUERO VER -
Métodos Ágeis e Gestão de Serviços de TI
Saiba como e por que montar equipes ágeis para gerenciar desenvolvimento, implantação e suporte de seus sistemas como serviço. Após anos estudando e aplicando diversas metodologias de desenvolvimento de projetos, o autor percebeu que as práticas ágeis eram aderentes aos processos de gestão de serviços de TI, pois os cenários apresentados raramente tinham um escopo definido e o contexto do mercado exigia rápida capacidade de resposta e adaptação, entre outros fatores. Os anos se passaram e grandes resultados foram alcançados. ... Ler mais +
QUERO VER -
Manual de Sobrevivência para Gerentes de Projetos
Se você está cansado de enfrentar sozinho os constantes e difíceis problemas impostos pelos projetos e ao mesmo tempo se sente frustrado porque a teoria tradicional pouco o ajuda, este livro poderá interessá-lo. Através de uma linguagem franca e objetiva, aliada ao uso frequente de exemplos e uma boa dose de humor, este livro aborda experiências reais e se propõe a ser um verdadeiro manual de sobrevivência para gerentes de projetos de todos os níveis, ora alertando sobre possíveis armadilhas, ora mostrando uma saída para uma situação inesperada ou eventualmente ilustrando como se preparar para um desafio inevitável. ... Ler mais +
QUERO VER -
Lições Aprendidas em Projetos: depoimentos de quem aprendeu com os próprios erros
Este livro é um compilado de narrativas reais sobre lições aprendidas em projetos, contadas pelo foco de quem as viveu. As experiências aqui relatadas ajudaram a construir o perfil profissional dos autores e podem ajudar você a evitar situações parecidas. São histórias curtas e de fácil leitura, onde o leitor que não tem relação direta com o gerenciamento de projetos poderá conhecer um pouco mais do cotidiano da profissão, e certamente nossos colegas de profissão inevitavelmente se enxergarão em algum dos textos ou até mesmo terão seus déjà vu. ... Ler mais +
QUERO VER -
ISO 21500 Orientações sobre gerenciamento de projetos: diretrizes para o sucesso
O sucesso dos projetos trará melhores resultados para todos, em todos os momentos. Como obtê-lo? A resposta está no modelo de gestão. Aplicando as diretrizes da ABNT NBR ISO 21500 é possível otimizar o uso de recursos, obter prazos menores, ampliar os benefícios desejados e atender às expectativas de todas as partes interessadas. ... Ler mais +
QUERO VER -
Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)
Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
QUERO VER
Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering)... ... Ler mais +
- DescriçãoGerência de Projetos de Software
A partir da experiência acumulada em desenvolvimento e em Gerenciamento de Projetos de Software (GPS) tanto em empresas como na academia onde atuam como pesquisadoras e docentes na graduação e pós-graduação, as autoras sentiram a necessidade de proporcionar, aos interessados da área, um livro que abordasse de forma integral o GPS, com a combinação de aspectos teóricos e práticos.
O GPS é tratado neste livro, de forma didática, em um texto de fácil leitura e compreensão, com exercícios de fixação de conteúdo e um mapa mental para permitir visualização dos tópicos estudados. Itens como gerenciamento de recursos humanos, estimativas e métricas de software, riscos, custos, elementos para apoio ao gerenciamento e aspectos éticos, os quais fazem parte do cotidiano do gerente de projetos de software, são descritos de forma a levar o leitor a possuir uma visão da integração de elementos técnicos e organizacionais. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor As autoras são docentes e pesquisadoras na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com projetos financiados pelo CNPq e Fundação Araucária.
Elisa Hatsue Moriya Huzita é professora titular, doutora em Engenharia Elétrica – USP e coautora do livro Desenvolvimento em Componentes: Conceitos e Técnicas.
Tania Fatima Calvi Tait é doutora em Engenharia de Produção – UFSC, autora do livro Arquitetura de Sistemas de Informação e coautora de Aspectos Sociais da Informática.
Gislaine Camila Lapasini Leal é mestre em Ciência da Computação – UEM e doutoranda pela UTFPR.Informações Técnicas Sumário
Introdução - XIII
Capítulo 1 – Gerência de Projetos de Software – 1
1.1 – Gerência de Projetos - 1
1.2 – O Papel do Gerente de Projetos na Visão de Líder - 3
1.3 – Gerência de Projetos e o Desenvolvimento de Software - 5
Resumo do Capítulo - 9
Exercícios - 9
Capítulo 2 – Gerenciamento de Recursos Humanos em Projetos - 11
2.1 – Gerenciamento de Recursos Humanos - 12
2.2 – Grupos de Trabalho - 13
2.3 – Divisão do Trabalho - 14
2.4 – Seleção de Recursos Humanos - 15
2.5 – Remuneração - 18
Resumo do Capítulo - 21
Exercícios - 22
Capítulo 3 – Estimativas de Projetos de Software - 23
3.1 – Custos - 23
3.2 – Gerenciamento de Custos - 24
3.3 – Estimativa de Custos - 26
3.4 – Ferramentas para Estimativas de Custos - 29
Resumo do Capítulo - 31
Exercícios - 31
Capítulo 4 – Métricas de Software - 33
4.1 – Métricas de Software - 33
4.2 – Classificação das Métricas - 35
4.3 – O Paradigma Goal Question Metrics (GQM) - 43
4.4 – Processo de Medição - 45
Resumo do Capítulo - 48
Exercícios - 48
Capítulo 5 – Gerenciamento de Riscos - 51
5.1 – Risco - 51
5.2 – Classificação dos Riscos de Software - 53
5.3 – Estratégias de Gerenciamento de Riscos - 55
Resumo do Capítulo - 58
Exercícios - 58
Capítulo 6 – Modelos para Melhoria em Projetos de Software - 59
6.1 – Modelos de Melhoria - 59
6.1.1 – Modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) - 60
6.1.2 – Modelo PMBOK - 61
6.1.3 – SCRUM - 64
6.1.4 – Comparação Entre os Modelos - 66
6.2 – Características Para Um Modelo de Gerenciamento de Projetos de Software - 67
Resumo do Capítulo - 70
Exercícios - 70
Capítulo 7 – Elementos para uma Ferramenta de Apoio ao Gerenciamento de Projetos de Software - 73
7.1 – Características Relevantes Para Automação do Gerenciamento de Projetos de Software - 74
7.2 – Elementos Para Uma Ferramenta de Apoio ao GPS - 76
7.2.1 – Planejamento do Projeto - 76
7.2.2 – Acompanhamento e Controle - 82
Resumo do Capítulo - 85
Exercícios - 85
Capítulo 8 – Ética e Gerenciamento de Projetos de Software - 87
8.1 – Ética - 88
8.1.1 – Conceito de Ética - 88
8.1.2 – Visões Sobre Ética - 89
8.2 – Ética Profissional - 91
8.3 – Ética e Gerência de Projetos de Software - 93
8.3.1 – Aspectos Técnicos e Humanos no Gerenciamento de Projetos de Software - 94
8.3.2 – Preocupações Éticas do Gerente de Projetos de Software - 95
Resumo do Capítulo - 99
Exercícios - 99
Referências - 103Informações Técnicas
Nº de páginas: 128 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2015 ISBN: 9788539906406 Encadernação: Brochura Autor: Elisa Hatsue Moriya Huzita , Tania Fatima Calvi Tait e Gislaine Camila Lapasini Leal - Informações