Logística Operacional Interna

O objetivo desta obra é propiciar ao leitor um aperfeiçoamento em aspectos operacionais da Logística Interna, através de uma linguagem simples e pragmática, apresentando ferramentas poderosas para preparar o profissional para preencher a referida demanda por profissionais capacitados.

Por: R$ 69,00

Preço a vista: R$ 69,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 69,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

  • Glossário do Empreendedor - Uma Coletânea de Conceitos do Mundo Corporativo

    A importância de uma linguagem correta e apropriada do empreendedor é da máxima importância para a Administração de uma Organização. Assim, saber o conceito correto das palavras proporcionará ao dirigente empresário meios para exercer as funções administrativas e organizacionais, com eficiência, eficácia e efetividade. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Mirando Resultados

    Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Ensaios em Gestão: Dez Paradoxos para Reflexão

    ENSAIOS EM GESTÃO - DEZ PARADOXOS PARA REFLEXÃO, trata de temas vividos no diário esforço de administração de ativos; de pessoas e recursos, onde não apenas as técnicas são suficientes para bons resultados. São sobretudo relevantes para o entendimento dos mecanismos envolvidos nos modelos mentais das pessoas que conduzem ou são conduzidas, e na formação de ambientes produtivos e saudáveis. O texto procura abordar, de maneira simples, alguns mecanismos racionais e de percepção para a reflexão sobre gestão. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Pergunta Definitiva 2.0 - Edição revista e atualizada

    Na primeira edição deste livro, ponto de referência no estudo sobre lealdade de clientes, Fred Reichheld, especialista no assunto, revelou a pergunta fundamental para o futuro de sua empresa: “Você nos recomendaria a um amigo?” Ao fazer essa pergunta aos clientes, é possível identificar os detratores, que sujam o nome de sua empresa e não hesitam em mudar para a concorrência, e os promotores, que fortalecem sua empresa pelo boca a boca e ajudam a gerar crescimento sustentável e lucrativo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Business-Defined IT na Era dos Aplicativos - Inovando diariamente

    Em 2005, não existiam produtos como o iPhone, iPad, Galaxy Notes, empresas como o Facebook, Twitter, Uber, Instagram e soluções para desenvolver aplicativos como o MIT Inventor, Fábrica de Aplicativos etc. Em 2015, essas empresas viraram conglomerados bilionários e passaram a influenciar o comportamento de bilhões de pessoas. Isto significa que não é possível fazer planos para mais de dez anos. As mudanças são muito rápidas e radicais. Os planos em longo prazo devem ser, portanto, revistos a cada trimestre ou quadrimestre para que eles acompanhem o ritmo exponencial das mudanças. Muitos projetos vão morrer neste caminho e projetos atrasados vão ser substituídos. Os modelos de desenvolvimento precisam dos conceitos da colaboração. As empresas vão demandar por muito capital intelectual e o crescimento desta demanda será exponencial e contínuo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Metodologia para Gestão de Mudanças Organizacionais: guia prático de conhecimentos da Strategy Consulting

    Originada do grego, a palavra método significa “caminho para o resultado”. São as sequências de ações necessárias para alcançar o objetivo pretendido. Henry Kissinger, que foi secretário de estado norte-americano entre 1973 e 1977, tem uma frase apropriada a respeito desse assunto. Segundo ele, “o sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor. O insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior”. É por isso que os detalhes explicam a diferença entre um método eficaz e outro que pouco contribui. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Empresas Proativas 4.0 - Estratégias para vencer na Era Digital

    O mundo 4.0 é uma realidade presente. Nunca, em nenhum momento da história, sociedade, empresas e organizações foram tão bombardeadas pela mudança. Vivemos em uma era exponencial. Este mundo nos coloca diante de duas trilogias: de um lado, a conectividade, a digitalização e a informação extensiva. A par delas, a crescente simbiose das dimensões física, virtual e biológica. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Soft Skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos

    Neste livro apresentamos uma caixa de ferramentas que nos permitirá desenvolver alguns soft skills importantes. São elas: leitura de livros, leitura dinâmica, mapas conceituais e mapas mentais, redações e resumos, desenhos de ideias, apresentações orais, histórias, pensamento crítico e argumentação. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • E-book - Administração para Empreendedores - Um Estudo Introdutório da Administração no Mundo dos Negócios

    A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Antologia do Empreendedor - Uma Coletânea de Ensinamentos Úteis do Mundo Empresarial

    Uma biblioteca é como um manancial de sabedoria. Nela encontramos todos os tesouros culturais do passado, os progressos científicos e tecnológicos do presente e as previsões do futuro. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Como se Tornar um Grande Chefe, Patrão ou Gerente

    Você já teve um grande chefe? Todos deveriam ter um, mas isto nem sempre acontece. Se você é um chefe, ou espera tornar-se um, então este é o livro que pode mudar sua carreira - e sua vida. Nos dias de hoje, ser um grande chefe pode ser mais difícil do que nunca. Se você quer um conselho surpreendente e útil sobre como gerenciar uma equipe resistente - desde a ter de demitir um funcionário antigo a ser um novo chefe com uma equipe desmoralizada - as histórias, observações e conselhos neste precioso livro irão conduzi-lo pelo caminho certo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Empreendedorismo e Tecnologias Inovadoras - Avaliando para Transformar

    A participação no processo de produção se transforma rapidamente e engendra novas formas de relacionamento que prosperam à margem dos formalismos legais e geram novos modelos de negócio e novos modelos de participação no desenvolvimento dos negócios. Empreendedorismo e Inovação excitam Pequenos e Inovadores empresários no desenvolvimento de suas ideias e no protagonismo de suas iniciativas. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Introdução à Logística - O perfil do profissional

    O leitor encontrará nesta obra um histórico da evolução da atividade logística, os requisitos educacionais para atuar na atividade, modelos dos diversos cursos ofertados no mercado, classificação dos cargos e funções, competências e habilidades exigidas pelo mercado e uma breve apresentação de lógica. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • E-BOOK - Compliance e Ética Uma nova consciência em tempos de trabalho em redes

    Estamos vivendo um tempo intenso em conhecimento como fonte de riqueza e um processo crescente de comunicação e intercomunicação individual, social e econômica. Culturas diferentes se encontram em vários espaços de produção e de tomada de decisão e de realização de trocas de várias ordens, seja no campo politico, social, econômico com influência no cotidiano das pessoas através das inúmeras manifestações das redes sociais. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração de Produção e Operações

    “O dia-a-dia da Programação de Produção e Operações nas organizações é amplamente abordado, preenchendo uma lacuna de livros direcionados para esse fim. A experiência profissional do autor foi amplamente explorada neste livro” – Mairo Mazeu Silveira, Eng. Mecânico Gerente de Logística – Cooper Standard Automotive Ltda. “Com abordagem inovadora, explorando ricos estudos de casos e centrada na realidade das empresas brasileiras, este livro certamente será referência para os cursos de Administraçã0 e Engenharia de Produção. Seu conteúdo foi explorado em sala de aula, em várias faculdades, em 2007 e 2008, e sua formatação final contou com importantes contribuições dos alunos envolvidos. A experiência do autor possibilitou a elaboração deste conteúdo prático, que certamente agregará valores aos que consultarem esta obra” – Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira, EAESP / Fundação Getúlio Vargas São Paulo ... Ler mais +

    QUERO VER
  • A Comunicação na Gestão de Projetos

    Quer crescer na empresa e ser bem sucedido em seus projetos? A comunicação foi identificada como a maior razão do sucesso ou fracasso de um projeto (GUIA PMBOK, 2008, p. 338). ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Produtividade Industrial sem Investimentos

    O objetivo deste livro é colocar ao alcance do pequeno e do médio empresário, dos supervisores de produção, dos técnicos, engenheiros e dos estudantes, as técnicas básicas para melhorar a produtividade da empresa sem necessidade de novos investimentos, explorando os recursos já disponíveis. São abordados cinco temas considerados fundamentais para o aumento da produtividade: • Técnicas de Análise do Trabalho • Estudo dos Movimentos • Estudo de Tempo (Cronoanálise) • Sistemas e Técnicas de Apontamentos de Mão-de-Obra (Time-Keeping) • Redução dos Tempos de Preparação ... Ler mais +

    QUERO VER
  • 4 Rs das Relações Públicas Plenas - Proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios

    Fruto de mais de 30 anos de experiência obtida como consultor empresarial e professor, o modelo dos 4 Rs proposto por Manoel Marcondes Machado Neto representa um sopro de renovação teórica no campo das Relações Públicas, com vocação para propagar-se como um viral tanto nos círculos universitários quanto no mundo das organizações, independente do porte, em todos os segmentos. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • 4 Rs das Relações Públicas Plenas - Proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios

    Fruto de mais de 30 anos de experiência obtida como consultor empresarial e professor, o modelo dos 4 Rs proposto por Manoel Marcondes Machado Neto representa um sopro de renovação teórica no campo das Relações Públicas, com vocação para propagar-se como um viral tanto nos círculos universitários quanto no mundo das organizações, independente do porte, em todos os segmentos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração para Empreendedores - Um Estudo Introdutório da Administração no Mundo dos Negócios

    A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Logística Operacional Interna

    O objetivo desta obra é propiciar ao leitor um aperfeiçoamento em aspectos operacionais da Logística Interna, através de uma linguagem simples e pragmática, apresentando ferramentas poderosas para preparar o profissional para preencher a referida demanda por profissionais capacitados. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Organizações Caórdicas: Modelagem de Organizações Inovadoras

    As organizações atuais e seu ambiente mutante, o qual oscila entre o caos e a ordem e suas conseqüências e resultados, e principalmente como sustentar esse ambiente de forma estruturada e prática é o assunto do momento. Organizações Caórdicas – Modelagem de Organizações Inovadoras trata desse assunto de forma dinâmica, explicativa, para que o leitor possa visualizar soluções e compreender as diversas manifestações de competência e realidade que são produzidas na realidade das empresas modernas, e como entrosá-las de modo que se obtenha o melhor resultado produtivo. Citando o próprio livro: “tratando de temas tão complexos e abordando sob a ótica da visão contemporânea da ciência, o texto termina por produzir propostas concretas para apoiar a reflexão e decisão de gestores na condução de suas organizações”. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gestão A3 (Agíl, Arretada e Arrochada) de Projetos - Uma Visão Simples e Objetiva para PMI-ACP

    Um número crescente de profissionais de gestão tem visto os métodos ágeis como grandes alavancas para o sucesso em projetos baseados em conhecimento, ou seja, aqueles que, em linhas gerais, focam em criatividade, comunicação e inovação. Naturalmente, aumenta também o interesse em qualificação e obtenção de certificações que sejam apreciadas pelo mercado, a exemplo da PMI-ACP®, atualmente uma das mais relevantes desta área. “Gestão A3 de Projetos (Ágil, Arretada e Arrochada) - Uma Visão Simples e Objetiva para a PMI-ACP®”, não se trata apenas de um livro, mas um conjunto de instrumentos educacionais, com uso de histórias em quadrinhos e mapas mentais para que o aprendizado em Gerenciamento de Projetos seja simples e objetivo, tal como remete o título. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Introdução à Logística - O perfil do profissional

    O leitor encontrará nesta obra um histórico da evolução da atividade logística, os requisitos educacionais para atuar na atividade, modelos dos diversos cursos ofertados no mercado, classificação dos cargos e funções, competências e habilidades exigidas pelo mercado e uma breve apresentação de lógica. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Comunicação Empresarial: A Chave para Coordenar e Liderar um Empreendimento

    Após três revoluções industriais, chegamos a Era Pós-Industrial que, com um alto nível tecnológico e uma inundação de informações, fez-nos perceber que o problema maior é a falta de comunicação. Mas como aceitar esta premissa se vivemos num mundo globalizado e com uma economia Interligada? As organizações descobriram logo que uma comunicação para ser efetiva precisa ser restrita, e inteligente, interativa, motivadora relevante. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Antologia do Empreendedor - Uma Coletânea de Ensinamentos Úteis do Mundo Empresarial

    Uma biblioteca é como um manancial de sabedoria. Nela encontramos todos os tesouros culturais do passado, os progressos científicos e tecnológicos do presente e as previsões do futuro. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração de Produção e Operações

    “O dia-a-dia da Programação de Produção e Operações nas organizações é amplamente abordado, preenchendo uma lacuna de livros direcionados para esse fim. A experiência profissional do autor foi amplamente explorada neste livro” – Mairo Mazeu Silveira, Eng. Mecânico Gerente de Logística – Cooper Standard Automotive Ltda. “Com abordagem inovadora, explorando ricos estudos de casos e centrada na realidade das empresas brasileiras, este livro certamente será referência para os cursos de Administraçã0 e Engenharia de Produção. Seu conteúdo foi explorado em sala de aula, em várias faculdades, em 2007 e 2008, e sua formatação final contou com importantes contribuições dos alunos envolvidos. A experiência do autor possibilitou a elaboração deste conteúdo prático, que certamente agregará valores aos que consultarem esta obra” – Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira, EAESP / Fundação Getúlio Vargas São Paulo ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Como se Tornar um Grande Chefe, Patrão ou Gerente

    Você já teve um grande chefe? Todos deveriam ter um, mas isto nem sempre acontece. Se você é um chefe, ou espera tornar-se um, então este é o livro que pode mudar sua carreira - e sua vida. Nos dias de hoje, ser um grande chefe pode ser mais difícil do que nunca. Se você quer um conselho surpreendente e útil sobre como gerenciar uma equipe resistente - desde a ter de demitir um funcionário antigo a ser um novo chefe com uma equipe desmoralizada - as histórias, observações e conselhos neste precioso livro irão conduzi-lo pelo caminho certo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Soft Skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos

    Neste livro apresentamos uma caixa de ferramentas que nos permitirá desenvolver alguns soft skills importantes. São elas: leitura de livros, leitura dinâmica, mapas conceituais e mapas mentais, redações e resumos, desenhos de ideias, apresentações orais, histórias, pensamento crítico e argumentação. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • CBAP Master: Aprenda Análise de Negócios e conquiste a certificação CCBA / CBAP

    Este livro é dedicado aos profissionais que desejam aprender Análise de Negócios e conquistar a certificação CBAP®. Mais do que obter um certificado, o processo deve ser encarado como uma oportunidade de aprendizado. Este, se bem aproveitado, poderá resultar em benefícios duradouros para sua carreira profissional. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Empreendedorismo Criativo - A Nova Dimensão da Empregabilidade

    A expressão “inovação” ganhou notoriedade representando a perplexidade, o embaraço, a ansiedade e a insegurança de uma sociedade planetária que, na busca de sensações que a essas se contrapõem, começou a sentir nas crescentes pressões dos efeitos secundários e terciários de tudo que produziu desordenadamente – altíssima tecnologia com baixíssima freqüência sócio-moral – exatamente, o inverso. Muito embora ela nada mais seja do que a sinonímia do contemporâneo e do inédito, também é verdadeira a conclusão de que nunca se apresentou de forma tão desestabilizadora como o faz agora. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Produtividade Industrial sem Investimentos

    O objetivo deste livro é colocar ao alcance do pequeno e do médio empresário, dos supervisores de produção, dos técnicos, engenheiros e dos estudantes, as técnicas básicas para melhorar a produtividade da empresa sem necessidade de novos investimentos, explorando os recursos já disponíveis. São abordados cinco temas considerados fundamentais para o aumento da produtividade: • Técnicas de Análise do Trabalho • Estudo dos Movimentos • Estudo de Tempo (Cronoanálise) • Sistemas e Técnicas de Apontamentos de Mão-de-Obra (Time-Keeping) • Redução dos Tempos de Preparação ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Logística Operacional Interna

    O objetivo desta obra é propiciar ao leitor um aperfeiçoamento em aspectos operacionais da Logística Interna, através de uma linguagem simples e pragmática, apresentando ferramentas poderosas para preparar o profissional para preencher a referida demanda por profissionais capacitados.

    Acreditamos que os nossos leitores terão acesso ao conteúdo, de forma simples, direta e objetiva, que tem como objetivo, de forma prática, capacitar; entenderão os aspectos operacionais dos processos logísticos, que muitas vezes são apresentados de maneira macro; e, por isso, se incluirão em um seleto grupo de especialistas capacitados em atuar na área de Logística Interna.

    O livro situa a Logística Interna dentro de um contexto logístico mais amplo, tratando-a de forma simples enquanto ferramenta operacional e apresentando métodos e técnicas capazes de contribuir com a gestão eficiente das atividades correlatas.

    A linguagem é objetiva, direcionada à área de Logística. São apresentadas as ferramentas com potencial de aplicação em qualquer segmento do mercado, além de um glossário de termos técnicos.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorLuís Otavio de Marins Ribeiro

    Luís Otavio de Marins Ribeiro é mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela UNESA, Bacharel em Matemática Aplicada à Informática e em Administração de Empresas; pesquisador do LAMAE/NCE, Laboratório de Pesquisa de Multiaplicações; criador do curso de Logística do nível técnico da UNESA (PRONATEC); coordenador dos cursos de Marketing e Gestão Comercial do Campus Tom Jobim da UNESA e criador do curso de Logística EAD da Universidade Veiga de Almeida.

    Marco Aurélio Carino Bouzada

    Marco Aurélio Carino Bouzada é doutor e mestre em Administração (Operações) pelo COPPEAD/UFRJ, engenheiro de produção (UFRJ); pesquisador (com diversos artigos publicados); professor titular do programa de mestrado em Administração da UNESA e do COPPEAD/UFRJ (de especialização e MBA), ministrando cursos de Logística, Métodos Quantitativos e afins, e aplicando um business game de Logística.
    Organizador e principal autor dos livros “Jogando Logística no Brasil”, “Métodos Quantitativos Aplicados a Casos Reais” e "O Uso de Ferramentas Quantitativas em Call Centers".
    Informações TécnicasSUMÁRIO

    CAPÍTULO I

    INTRODUÇÃO - 1


    1.1. CONCEITUAÇÃO DA LOGÍSTICA - 2
    1.2. HISTÓRICO DA LOGÍSTICA - 4
    1.2.1. Evolução Logística Dentro das Décadas - 6
    1.3. TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES - 8
    1.3.1. Em Tecnologias - 8
    1.3.2. Em Informação - 9
    1.3.3. Assessoria Logística, com auxílio de consultoria - 9

    CAPÍTULO II

    A LOGÍSTICA ALÉM DA LOGÍSTICA OPERACIONAL INTERNA - 11


    2.1. LOGÍSTICA INTEGRADA - 12
    2.2. LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES - 16
    2.3. ESTRUTURAS DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA - 19
    2.4. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 22
    2.5. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT - 29
    2.6. TRANSPORTES - 34

    CAPÍTULO III

    PROCESSOS INTERNOS DA LOGÍSTICA - 41


    3.1. ORGANOGRAMAS E LAYOUTS DOS SETORES - 41

    3.1.1. Responsabilidade do Principal Executivo de Logística - 42
    3.1.2. Tipos de layout - 43

    3.2. FUNCIONAMENTO DOS PROCESSOS INTERNOS - 45

    3.2.1. Processo de Recebimento dos Volumes - 46
    3.2.2. Processo de Conferência e Etiquetagem Unitária - 47
    3.2.3. Processo de Armazenagem Unitária ou em Volumes - 48
    3.2.4. Processo de Separação para Entrega/ Abastecimento (Picking) - 49
    3.2.5. Processo de Carregamento nos Boxes/Rotas - 50
    3.2.6. Processo de Cargas dos Volumes nos Veículos - 51
    3.2.7. Processo de Entregas nas Lojas/Clientes - 52

    CAPÍTULO 4

    GERANDO O CÓDIGO DO PRODUTO A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO - 55


    4.1. COMO CLASSIFICAR UM PRODUTO - 55
    4.1.1. Controles para Criação da Classificação - 56
    4.1.2. Classificação de um Produto de uma Loja de Departamento - 60

    4.2. COMO CODIFICAR UM PRODUTO - 61

    4.2.1. Conceitos - 62

    4.3. ESTRUTURA DE CÓDIGOS DE BARRAS NOS PRODUTOS - 63

    4.4. CÓDIGOS DE BARRA BIDIMENSIONAL - 66


    CAPÍTULO 5

    INTEGRANDO A LOGÍSTICA COM A AUTOMAÇÃO - 69


    5.1. SISTEMA DE RETAGUARDA CENTRAL - 69

    5.1.1. Características Destes Sistemas - 70

    5.2. SISTEMA DE RETAGUARDA DE LOJA E DE PONTO DE VENDA - 71

    5.2.1. Sistema de Retaguarda de Loja - 72
    5.2.2. Sistema de Ponto de Venda (SPDV) - 72
    5.2.3. PDV em Rede para Captura de Dados (Retaguarda/Loja) - 73
    5.2.4. Integração dos Sistemas de Retaguarda Central com a Loja - 74

    5.3. INTEGRAÇÃO DAS BASES DE DADOS - 74

    5.3.1. Informações Gerenciais - 75

    5.4. SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE DEPÓSITOS - 77

    5.4.1. Sistema de Coletagem de Dados - 77
    5.4.2. Distribuição Eletrônica - 78

    5.5. PROJETO DE AUTOMAÇÃO DE DEPÓSITOS - 80

    5.5.1. Tecnologias de Informação (TI) mais utilizadas - 81

    5.6. OS 14 PONTOS-CHAVE DO EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) - 85

    5.6.1. No Gerenciamento da Demanda - 85
    5.6.2. Na Otimização dos Abastecimentos - 86
    5.6.3. Nas Tecnologias de Suporte - 88

    CAPÍTULO 6

    MUDANDO OS CONCEITOS DE COMO GERENCIAR OS PRODUTOS NAS LOJAS USANDO O GERENCIAMENTO DE CATEGORIA - 91


    6.1. O GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS - 91

    6.2. A NOVA ESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS - 93

    6.2.1. Estrutura Anterior ao Gerenciamento de Categorias - 93
    6.2.2. Estrutura Após o Gerenciamento de Categorias - 94

    6.3. ELEMENTOS-CHAVE PARA O GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS (GC) - 95

    6.3.1. Análise da Categoria como Unidade de Negócio Estratégica - 96
    6.3.2. Planejamento do Gerenciamento de Categoria - 96
    6.3.3. Análise de Preços, Merchandising, Promoções e Mix - 96
    6.3.4. Integração dos Setores Responsáveis - 96
    6.3.5. Colaboração dos Fornecedores - 97
    6.3.6. Planejando a Flexibilidade - 97
    6.3.7. Desenvolvimento Contínuo de Pessoal - 97
    6.3.8. Comprometimento Contínuo da Gerência - 98
    6.3.9. Avaliação Contínua dos Resultados e da Performance - 98

    6.4. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DO GERENTE DE CATEGORIAS - 98

    6.5. INTEGRAÇÃO DO GC COM A LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO - 99

    CAPÍTULO 7

    PLANEJAMENTO DE COMPRAS E RECEBIMENTOS COM ENTREGA FEITA PELO FORNECEDOR - 101


    7.1. PLANEJANDO A COMPRA - 102
    7.1.1. A Classificação pela “Curva ABC” - 102
    7.1.2. A Classificação pela Periodicidade - 104
    7.2. CARACTERÍSTICAS DE UM PEDIDO IDEAL - 105
    7.2.1. Características de um Pedido Ideal 106

    7.3. PROBLEMAS PELA FALTA DE PLANEJAMENTO NAS COMPRAS - 107

    7.3.1. Projeção dos Picos de Recebimento e Distribuição (Congestionamento) - 108

    7.4. FORMATAÇÃO DE DOCUMENTOS ÚTEIS - 112

    7.4.1. Relatório de Orçamento de Compras - 112
    7.4.2. Relatório de Pedidos a Receber - 113
    7.4.3. Relatório de Planejamento de Horários e Custos - 114

    CAPÍTULO 8

    PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE OS SETORES DE COMPRAS, VENDAS E RECEBIMENTO/DISTRIBUIÇÃO - 115


    8.1. SISTEMA INTEGRADO DE COMPRAS - 116
    8.2. SISTEMA INTEGRADO DE RECEBIMENTO - 117

    8.3. PROCESSAMENTO DE PEDIDOS PARA ENTREGAS - 119

    8.3.1. Compras Centralizadas - 119
    8.3.2. Compras Descentralizadas - 120

    8.4. O CAMINHO PERCORRIDO PELO PEDIDO - 121

    8.4.2. Esquema Gráfico dos Dois Procedimentos - 123
    8.5. A DISTRIBUIÇÃO REVERSA - 123
    8.5.1. Exemplos de Distribuição Reversa - 124

    CAPÍTULO 9

    SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E SEPARAÇÃO (PICKING) - 125


    9.1. O PROCESSO DE PICKING - 125

    9.1.1. Fases do Processo de Picking - 126
    9.1.2. Otimização do Processo de Picking - 129

    9.2. OS TIPOS DE PICKING - 130

    9.2.1. Picking Discreto - 131
    9.2.2. Picking por Zona - 131
    9.2.3. Picking por Lote - 132
    9.2.4. Picking por Onda - 132

    9.3. PROCESSO DE DOM BUCKET BRIGADES - 133

    9.3.1. Funcionamento do Processo Bucket Brigades - 134

    9.4. CONSEQUÊNCIAS SOBRE AS ESTRUTURAS CONVENCIONAIS DE ARMAZENAGEM - 136

    9.4.1. Otimização de Estoques - 137
    9.4.2. O Novo Foco da Armazenagem - 138
    9.4.3. As Novas Exigências para Operações de Armazenagem e os Impactos Causados - 140
    9.4.4. Custos Gerados com a Estocagem - 141

    GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS - 143

    BIBLIOGRAFIA - 191

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:208
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2017
    ISBN:9788539908813
    Encadernação:Brochura
    Autor:Marco Aurélio Carbino Bouzada, Luís Otávio de Marins Ribeiro
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!