Logística Operacional Interna

O objetivo desta obra é propiciar ao leitor um aperfeiçoamento em aspectos operacionais da Logística Interna, através de uma linguagem simples e pragmática, apresentando ferramentas poderosas para preparar o profissional para preencher a referida demanda por profissionais capacitados.

VITRINE Os Livros mais Vendidos !

Por: R$ 69,00

Preço a vista: R$ 69,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 69,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

  • E-book - Administração para Empreendedores - Um Estudo Introdutório da Administração no Mundo dos Negócios

    A administração é fator-chave neste momento, como, aliás, sempre foi. O ser humano está começando a perceber sua importância, na medida em que observa a falta de conhecimento administrativo dos homens públicos e a necessidade de gerir a própria vida e os negócios. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Administração 3.0: Por que e como "uberizar" uma organização tradicional

    O objetivo deste livro é auxiliar as Lideranças Estratégicas a pensar e agir de forma mais eficaz, racional, lógica e embasada diante da Revolução Civilizacional Digital em curso. O livro procura desenvolver um cenário consistente para ajudar a entender o que todos já sentem: estamos passando por mudanças inusitadas e profundas e algo precisa ser feito em alguns setores e organizações de maneira mais ou menos urgente. O presente texto sugere que nossas ferramentas de análise, prognósticos, cenários, estratégia, metodologia e inovação estão inadequadas para entender o atual contexto disruptivo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Business-Defined IT na Era dos Aplicativos - Inovando diariamente

    Em 2005, não existiam produtos como o iPhone, iPad, Galaxy Notes, empresas como o Facebook, Twitter, Uber, Instagram e soluções para desenvolver aplicativos como o MIT Inventor, Fábrica de Aplicativos etc. Em 2015, essas empresas viraram conglomerados bilionários e passaram a influenciar o comportamento de bilhões de pessoas. Isto significa que não é possível fazer planos para mais de dez anos. As mudanças são muito rápidas e radicais. Os planos em longo prazo devem ser, portanto, revistos a cada trimestre ou quadrimestre para que eles acompanhem o ritmo exponencial das mudanças. Muitos projetos vão morrer neste caminho e projetos atrasados vão ser substituídos. Os modelos de desenvolvimento precisam dos conceitos da colaboração. As empresas vão demandar por muito capital intelectual e o crescimento desta demanda será exponencial e contínuo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Mirando Resultados

    Existe uma grande deficiência que tem criado obstáculos ao sucesso de tantas iniciativas de e-Business: a falta absoluta de referências focadas em planejamento de ações para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras, teóricas e práticas. E como essa falta de referências tem atrapalhado as iniciativas? Atualmente, o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI) são fatores bem pouco desenvolvidos. São estes os principais pontos que esta obra pretende solucionar. Trata-se de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business, englobando todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Avaliação de Empresas Para Leigos

    Avaliar uma empresa é uma atividade que requer muitas habilidades. Elas podem ser adquiridas, mas poucos têm paciência de desenvolvê-las. Por qual razão? Numerosos e complexos conhecimentos são requeridos. Vamos conferir alguns deles; os principais. Um completo plano de negócios precisa ser desenvolvido, mas com certos conhecimentos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gestão A3 (Agíl, Arretada e Arrochada) de Projetos - Uma Visão Simples e Objetiva para PMI-ACP

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Um número crescente de profissionais de gestão tem visto os métodos ágeis como grandes alavancas para o sucesso em projetos baseados em conhecimento, ou seja, aqueles que, em linhas gerais, focam em criatividade, comunicação e inovação. Naturalmente, aumenta também o interesse em qualificação e obtenção de certificações que sejam apreciadas pelo mercado, a exemplo da PMI-ACP®, atualmente uma das mais relevantes desta área. “Gestão A3 de Projetos (Ágil, Arretada e Arrochada) - Uma Visão Simples e Objetiva para a PMI-ACP®”, não se trata apenas de um livro, mas um conjunto de instrumentos educacionais, com uso de histórias em quadrinhos e mapas mentais para que o aprendizado em Gerenciamento de Projetos seja simples e objetivo, tal como remete o título. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Introdução à Logística - O perfil do profissional

    O leitor encontrará nesta obra um histórico da evolução da atividade logística, os requisitos educacionais para atuar na atividade, modelos dos diversos cursos ofertados no mercado, classificação dos cargos e funções, competências e habilidades exigidas pelo mercado e uma breve apresentação de lógica. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciamento de Operações e de Processos - Princípios e Práticas de Impacto Estratégico - 2ª Edição

    R$ 210,00 ou 4x de R$ 52,50

    Livro ideal para que estudantes que estão cursando MBA na área de gerenciamento de operações e de processos ou pós-graduandos de outras especialidades, que vão descobrir no livro uma abordagem bem embasada e às vezes crítica do assunto. O equilíbrio entre exemplos de serviço e produção proporciona uma compreensão prática e ampla, mesmo para aqueles que não têm conhecimento acadêmico anterior na área. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Liderança Tóxica: você é um líder contagiante ou contagioso? descubra o que a neuroliderança pode fazer por você

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Liderança Tóxica é toda liderança capaz de gerar uma toxina que cause dor de qualquer tipo, seja ela física ou psicológica. O que transforma dor emocional em toxicidade, porém, é a resposta dada à dor de maneira nociva e não curativa. Para a condução de um processo saudável, o papel do líder é de fundamental importância, independentemente se estamos em uma empresa doente ou não. Quando líderes reconhecem a ocorrência da dor emocional e intervêm, conseguem reverter situações potencialmente letais no ambiente de trabalho. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Pai Rico, Pai Pobre - Edição de 20 anos atualizada e ampliada

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    A escola prepara as crianças para o mundo real? Essa é a primeira pergunta com a qual o leitor se depara neste livro. O recado é ousado e direto: boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém. O mundo mudou; a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aula sobre dinheiro, investimentos, juros etc. Ou seja, eles vão para a escola, mas continuam financeiramente improficientes, despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Algoritmos Algébricos - o Smart Brain e o Problema P versus NP

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    R$ 119,90 ou 2x de R$ 59,95

    Trata-se de um livro que une a Teoria da Computação com a Lógica Simbólica. Inicia-se o corpo do texto expondo um novo modelo computacional, composto pelo que o autor chama de algoritmos algébricos. Um algoritmo algébrico computa números reais, ao invés de cadeias. Isso possibilita que importemos para a Teoria da Computação todo o conhecimento adquirido em Álgebra, Cálculo Integral e Diferencial e Matemática Discreta. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Simetria de Circuitos Elétricos e Capacitores

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    R$ 119,00 ou 2x de R$ 59,50

    O livro divide-se em duas partes: A primeira tem como objetivo ensinar como utilizar a técnica da Simetria para simplificar circuitos resistivos complexos. A segunda parte também será constituída de níveis, porém, constará inicialmente de um embasamento teórico. Por fim, o livro também abordará algumas técnicas como delta-estrela, Norton e Thévenin, além de muitos exercícios de todas as partes com gabarito. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Java Fundamental - Aprenda como programar na linguagem Java usando boas práticas

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Neste livro o leitor entenderá o funcionamento dos mecanismos oferecidos da linguagem Java e também conseguirá visualizar e reproduzir os exemplos de códigos práticos, (os exemplos usados fazem parte de desenvolvimentos de sistemas reais que tive experiência no mundo Java), e será possível o leitor aplicar no cotidiano para os sistemas dos seus projetos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Matemática Aplicada à Informática - Série Tekne

    Com linguagem, conteúdo e projeto gráfico totalmente adaptados às necessidades de seu público-alvo, Matemática aplicada à informática aborda, de forma didática e contextualizada, conteúdos como lógica matemática, teoria dos conjuntos, relações, funções, matrizes, frações, análise combinatória e probabilidade. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Liderança Tóxica: você é um líder contagiante ou contagioso? descubra o que a neuroliderança pode fazer por você

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Liderança Tóxica é toda liderança capaz de gerar uma toxina que cause dor de qualquer tipo, seja ela física ou psicológica. O que transforma dor emocional em toxicidade, porém, é a resposta dada à dor de maneira nociva e não curativa. Para a condução de um processo saudável, o papel do líder é de fundamental importância, independentemente se estamos em uma empresa doente ou não. Quando líderes reconhecem a ocorrência da dor emocional e intervêm, conseguem reverter situações potencialmente letais no ambiente de trabalho. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Segurança e Auditoria em Sistemas de Informação - 2ª Edição

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    A informação é o bem mais precioso e estratégico do século XXI. A era da informação disponibiliza este bem em um volume significativo e sem precedentes na história. A preocupação com as ameaças à confidencialidade, integridade e disponibilidade também é crescente e o assunto tem sido tratado nas reuniões dos CIOs e CSOs das grandes corporações. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Aprendendo AutoCAD 2017 3D com o CADinho - um professor 24 horas

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Aprenda a usar o AutoCAD 2017 desenvolvendo objetos em 3D de forma simples e descomplicada. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Painéis e Relatórios do Excel Para Leigos

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    As empresas e organizações estão sempre interessadas na BI (inteligência de negócios) — dados brutos que podem ser transformados em conhecimento de ação. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Requisitos em projetos de software e de sistemas de informação

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Este livro se baseia em diversas temáticas relacionadas aos requisitos de sistemas de engenharia, sobretudo o levantamento, a negociação, a priorização e a documentação (seja em linguagem natural, seja por meio de modelos gráficos), com o objetivo de proporcionar ao leitor o acesso a métodos e técnicas que o ajudem a caracterizar, de forma sistemática, os requisitos dos sistemas que se pretendem projetar. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Viver pode ser mais fácil!

    Viver pode ser mais fácil! aborda 50 temas que estão presentes no cotidiano da maioria das pessoas e é um convite ao leitor para que se permita refletir sobre o viver. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Logística Operacional Interna

    O objetivo desta obra é propiciar ao leitor um aperfeiçoamento em aspectos operacionais da Logística Interna, através de uma linguagem simples e pragmática, apresentando ferramentas poderosas para preparar o profissional para preencher a referida demanda por profissionais capacitados.

    Acreditamos que os nossos leitores terão acesso ao conteúdo, de forma simples, direta e objetiva, que tem como objetivo, de forma prática, capacitar; entenderão os aspectos operacionais dos processos logísticos, que muitas vezes são apresentados de maneira macro; e, por isso, se incluirão em um seleto grupo de especialistas capacitados em atuar na área de Logística Interna.

    O livro situa a Logística Interna dentro de um contexto logístico mais amplo, tratando-a de forma simples enquanto ferramenta operacional e apresentando métodos e técnicas capazes de contribuir com a gestão eficiente das atividades correlatas.

    A linguagem é objetiva, direcionada à área de Logística. São apresentadas as ferramentas com potencial de aplicação em qualquer segmento do mercado, além de um glossário de termos técnicos.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorLuís Otavio de Marins Ribeiro

    Luís Otavio de Marins Ribeiro é mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela UNESA, Bacharel em Matemática Aplicada à Informática e em Administração de Empresas; pesquisador do LAMAE/NCE, Laboratório de Pesquisa de Multiaplicações; criador do curso de Logística do nível técnico da UNESA (PRONATEC); coordenador dos cursos de Marketing e Gestão Comercial do Campus Tom Jobim da UNESA e criador do curso de Logística EAD da Universidade Veiga de Almeida.

    Marco Aurélio Carino Bouzada

    Marco Aurélio Carino Bouzada é doutor e mestre em Administração (Operações) pelo COPPEAD/UFRJ, engenheiro de produção (UFRJ); pesquisador (com diversos artigos publicados); professor titular do programa de mestrado em Administração da UNESA e do COPPEAD/UFRJ (de especialização e MBA), ministrando cursos de Logística, Métodos Quantitativos e afins, e aplicando um business game de Logística.
    Organizador e principal autor dos livros “Jogando Logística no Brasil”, “Métodos Quantitativos Aplicados a Casos Reais” e "O Uso de Ferramentas Quantitativas em Call Centers".
    Informações TécnicasSUMÁRIO

    CAPÍTULO I

    INTRODUÇÃO - 1


    1.1. CONCEITUAÇÃO DA LOGÍSTICA - 2
    1.2. HISTÓRICO DA LOGÍSTICA - 4
    1.2.1. Evolução Logística Dentro das Décadas - 6
    1.3. TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES - 8
    1.3.1. Em Tecnologias - 8
    1.3.2. Em Informação - 9
    1.3.3. Assessoria Logística, com auxílio de consultoria - 9

    CAPÍTULO II

    A LOGÍSTICA ALÉM DA LOGÍSTICA OPERACIONAL INTERNA - 11


    2.1. LOGÍSTICA INTEGRADA - 12
    2.2. LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES - 16
    2.3. ESTRUTURAS DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA - 19
    2.4. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 22
    2.5. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT - 29
    2.6. TRANSPORTES - 34

    CAPÍTULO III

    PROCESSOS INTERNOS DA LOGÍSTICA - 41


    3.1. ORGANOGRAMAS E LAYOUTS DOS SETORES - 41

    3.1.1. Responsabilidade do Principal Executivo de Logística - 42
    3.1.2. Tipos de layout - 43

    3.2. FUNCIONAMENTO DOS PROCESSOS INTERNOS - 45

    3.2.1. Processo de Recebimento dos Volumes - 46
    3.2.2. Processo de Conferência e Etiquetagem Unitária - 47
    3.2.3. Processo de Armazenagem Unitária ou em Volumes - 48
    3.2.4. Processo de Separação para Entrega/ Abastecimento (Picking) - 49
    3.2.5. Processo de Carregamento nos Boxes/Rotas - 50
    3.2.6. Processo de Cargas dos Volumes nos Veículos - 51
    3.2.7. Processo de Entregas nas Lojas/Clientes - 52

    CAPÍTULO 4

    GERANDO O CÓDIGO DO PRODUTO A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO - 55


    4.1. COMO CLASSIFICAR UM PRODUTO - 55
    4.1.1. Controles para Criação da Classificação - 56
    4.1.2. Classificação de um Produto de uma Loja de Departamento - 60

    4.2. COMO CODIFICAR UM PRODUTO - 61

    4.2.1. Conceitos - 62

    4.3. ESTRUTURA DE CÓDIGOS DE BARRAS NOS PRODUTOS - 63

    4.4. CÓDIGOS DE BARRA BIDIMENSIONAL - 66


    CAPÍTULO 5

    INTEGRANDO A LOGÍSTICA COM A AUTOMAÇÃO - 69


    5.1. SISTEMA DE RETAGUARDA CENTRAL - 69

    5.1.1. Características Destes Sistemas - 70

    5.2. SISTEMA DE RETAGUARDA DE LOJA E DE PONTO DE VENDA - 71

    5.2.1. Sistema de Retaguarda de Loja - 72
    5.2.2. Sistema de Ponto de Venda (SPDV) - 72
    5.2.3. PDV em Rede para Captura de Dados (Retaguarda/Loja) - 73
    5.2.4. Integração dos Sistemas de Retaguarda Central com a Loja - 74

    5.3. INTEGRAÇÃO DAS BASES DE DADOS - 74

    5.3.1. Informações Gerenciais - 75

    5.4. SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE DEPÓSITOS - 77

    5.4.1. Sistema de Coletagem de Dados - 77
    5.4.2. Distribuição Eletrônica - 78

    5.5. PROJETO DE AUTOMAÇÃO DE DEPÓSITOS - 80

    5.5.1. Tecnologias de Informação (TI) mais utilizadas - 81

    5.6. OS 14 PONTOS-CHAVE DO EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) - 85

    5.6.1. No Gerenciamento da Demanda - 85
    5.6.2. Na Otimização dos Abastecimentos - 86
    5.6.3. Nas Tecnologias de Suporte - 88

    CAPÍTULO 6

    MUDANDO OS CONCEITOS DE COMO GERENCIAR OS PRODUTOS NAS LOJAS USANDO O GERENCIAMENTO DE CATEGORIA - 91


    6.1. O GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS - 91

    6.2. A NOVA ESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS - 93

    6.2.1. Estrutura Anterior ao Gerenciamento de Categorias - 93
    6.2.2. Estrutura Após o Gerenciamento de Categorias - 94

    6.3. ELEMENTOS-CHAVE PARA O GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS (GC) - 95

    6.3.1. Análise da Categoria como Unidade de Negócio Estratégica - 96
    6.3.2. Planejamento do Gerenciamento de Categoria - 96
    6.3.3. Análise de Preços, Merchandising, Promoções e Mix - 96
    6.3.4. Integração dos Setores Responsáveis - 96
    6.3.5. Colaboração dos Fornecedores - 97
    6.3.6. Planejando a Flexibilidade - 97
    6.3.7. Desenvolvimento Contínuo de Pessoal - 97
    6.3.8. Comprometimento Contínuo da Gerência - 98
    6.3.9. Avaliação Contínua dos Resultados e da Performance - 98

    6.4. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DO GERENTE DE CATEGORIAS - 98

    6.5. INTEGRAÇÃO DO GC COM A LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO - 99

    CAPÍTULO 7

    PLANEJAMENTO DE COMPRAS E RECEBIMENTOS COM ENTREGA FEITA PELO FORNECEDOR - 101


    7.1. PLANEJANDO A COMPRA - 102
    7.1.1. A Classificação pela “Curva ABC” - 102
    7.1.2. A Classificação pela Periodicidade - 104
    7.2. CARACTERÍSTICAS DE UM PEDIDO IDEAL - 105
    7.2.1. Características de um Pedido Ideal 106

    7.3. PROBLEMAS PELA FALTA DE PLANEJAMENTO NAS COMPRAS - 107

    7.3.1. Projeção dos Picos de Recebimento e Distribuição (Congestionamento) - 108

    7.4. FORMATAÇÃO DE DOCUMENTOS ÚTEIS - 112

    7.4.1. Relatório de Orçamento de Compras - 112
    7.4.2. Relatório de Pedidos a Receber - 113
    7.4.3. Relatório de Planejamento de Horários e Custos - 114

    CAPÍTULO 8

    PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE OS SETORES DE COMPRAS, VENDAS E RECEBIMENTO/DISTRIBUIÇÃO - 115


    8.1. SISTEMA INTEGRADO DE COMPRAS - 116
    8.2. SISTEMA INTEGRADO DE RECEBIMENTO - 117

    8.3. PROCESSAMENTO DE PEDIDOS PARA ENTREGAS - 119

    8.3.1. Compras Centralizadas - 119
    8.3.2. Compras Descentralizadas - 120

    8.4. O CAMINHO PERCORRIDO PELO PEDIDO - 121

    8.4.2. Esquema Gráfico dos Dois Procedimentos - 123
    8.5. A DISTRIBUIÇÃO REVERSA - 123
    8.5.1. Exemplos de Distribuição Reversa - 124

    CAPÍTULO 9

    SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E SEPARAÇÃO (PICKING) - 125


    9.1. O PROCESSO DE PICKING - 125

    9.1.1. Fases do Processo de Picking - 126
    9.1.2. Otimização do Processo de Picking - 129

    9.2. OS TIPOS DE PICKING - 130

    9.2.1. Picking Discreto - 131
    9.2.2. Picking por Zona - 131
    9.2.3. Picking por Lote - 132
    9.2.4. Picking por Onda - 132

    9.3. PROCESSO DE DOM BUCKET BRIGADES - 133

    9.3.1. Funcionamento do Processo Bucket Brigades - 134

    9.4. CONSEQUÊNCIAS SOBRE AS ESTRUTURAS CONVENCIONAIS DE ARMAZENAGEM - 136

    9.4.1. Otimização de Estoques - 137
    9.4.2. O Novo Foco da Armazenagem - 138
    9.4.3. As Novas Exigências para Operações de Armazenagem e os Impactos Causados - 140
    9.4.4. Custos Gerados com a Estocagem - 141

    GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS - 143

    BIBLIOGRAFIA - 191

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:208
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2017
    ISBN:9788539908813
    Encadernação:Brochura
    Autor:Marco Aurélio Carbino Bouzada, Luís Otávio de Marins Ribeiro
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!