Logística Operacional Interna

O objetivo desta obra é propiciar ao leitor um aperfeiçoamento em aspectos operacionais da Logística Interna, através de uma linguagem simples e pragmática, apresentando ferramentas poderosas para preparar o profissional para preencher a referida demanda por profissionais capacitados.

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  • Descrição
    Logística Operacional Interna

    O objetivo desta obra é propiciar ao leitor um aperfeiçoamento em aspectos operacionais da Logística Interna, através de uma linguagem simples e pragmática, apresentando ferramentas poderosas para preparar o profissional para preencher a referida demanda por profissionais capacitados.

    Acreditamos que os nossos leitores terão acesso ao conteúdo, de forma simples, direta e objetiva, que tem como objetivo, de forma prática, capacitar; entenderão os aspectos operacionais dos processos logísticos, que muitas vezes são apresentados de maneira macro; e, por isso, se incluirão em um seleto grupo de especialistas capacitados em atuar na área de Logística Interna.

    O livro situa a Logística Interna dentro de um contexto logístico mais amplo, tratando-a de forma simples enquanto ferramenta operacional e apresentando métodos e técnicas capazes de contribuir com a gestão eficiente das atividades correlatas.

    A linguagem é objetiva, direcionada à área de Logística. São apresentadas as ferramentas com potencial de aplicação em qualquer segmento do mercado, além de um glossário de termos técnicos.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorLuís Otavio de Marins Ribeiro

    Luís Otavio de Marins Ribeiro é mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela UNESA, Bacharel em Matemática Aplicada à Informática e em Administração de Empresas; pesquisador do LAMAE/NCE, Laboratório de Pesquisa de Multiaplicações; criador do curso de Logística do nível técnico da UNESA (PRONATEC); coordenador dos cursos de Marketing e Gestão Comercial do Campus Tom Jobim da UNESA e criador do curso de Logística EAD da Universidade Veiga de Almeida.

    Marco Aurélio Carino Bouzada

    Marco Aurélio Carino Bouzada é doutor e mestre em Administração (Operações) pelo COPPEAD/UFRJ, engenheiro de produção (UFRJ); pesquisador (com diversos artigos publicados); professor titular do programa de mestrado em Administração da UNESA e do COPPEAD/UFRJ (de especialização e MBA), ministrando cursos de Logística, Métodos Quantitativos e afins, e aplicando um business game de Logística.
    Organizador e principal autor dos livros “Jogando Logística no Brasil”, “Métodos Quantitativos Aplicados a Casos Reais” e "O Uso de Ferramentas Quantitativas em Call Centers".
    Informações TécnicasSUMÁRIO

    CAPÍTULO I

    INTRODUÇÃO - 1


    1.1. CONCEITUAÇÃO DA LOGÍSTICA - 2
    1.2. HISTÓRICO DA LOGÍSTICA - 4
    1.2.1. Evolução Logística Dentro das Décadas - 6
    1.3. TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES - 8
    1.3.1. Em Tecnologias - 8
    1.3.2. Em Informação - 9
    1.3.3. Assessoria Logística, com auxílio de consultoria - 9

    CAPÍTULO II

    A LOGÍSTICA ALÉM DA LOGÍSTICA OPERACIONAL INTERNA - 11


    2.1. LOGÍSTICA INTEGRADA - 12
    2.2. LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES - 16
    2.3. ESTRUTURAS DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA - 19
    2.4. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 22
    2.5. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT - 29
    2.6. TRANSPORTES - 34

    CAPÍTULO III

    PROCESSOS INTERNOS DA LOGÍSTICA - 41


    3.1. ORGANOGRAMAS E LAYOUTS DOS SETORES - 41

    3.1.1. Responsabilidade do Principal Executivo de Logística - 42
    3.1.2. Tipos de layout - 43

    3.2. FUNCIONAMENTO DOS PROCESSOS INTERNOS - 45

    3.2.1. Processo de Recebimento dos Volumes - 46
    3.2.2. Processo de Conferência e Etiquetagem Unitária - 47
    3.2.3. Processo de Armazenagem Unitária ou em Volumes - 48
    3.2.4. Processo de Separação para Entrega/ Abastecimento (Picking) - 49
    3.2.5. Processo de Carregamento nos Boxes/Rotas - 50
    3.2.6. Processo de Cargas dos Volumes nos Veículos - 51
    3.2.7. Processo de Entregas nas Lojas/Clientes - 52

    CAPÍTULO 4

    GERANDO O CÓDIGO DO PRODUTO A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO - 55


    4.1. COMO CLASSIFICAR UM PRODUTO - 55
    4.1.1. Controles para Criação da Classificação - 56
    4.1.2. Classificação de um Produto de uma Loja de Departamento - 60

    4.2. COMO CODIFICAR UM PRODUTO - 61

    4.2.1. Conceitos - 62

    4.3. ESTRUTURA DE CÓDIGOS DE BARRAS NOS PRODUTOS - 63

    4.4. CÓDIGOS DE BARRA BIDIMENSIONAL - 66


    CAPÍTULO 5

    INTEGRANDO A LOGÍSTICA COM A AUTOMAÇÃO - 69


    5.1. SISTEMA DE RETAGUARDA CENTRAL - 69

    5.1.1. Características Destes Sistemas - 70

    5.2. SISTEMA DE RETAGUARDA DE LOJA E DE PONTO DE VENDA - 71

    5.2.1. Sistema de Retaguarda de Loja - 72
    5.2.2. Sistema de Ponto de Venda (SPDV) - 72
    5.2.3. PDV em Rede para Captura de Dados (Retaguarda/Loja) - 73
    5.2.4. Integração dos Sistemas de Retaguarda Central com a Loja - 74

    5.3. INTEGRAÇÃO DAS BASES DE DADOS - 74

    5.3.1. Informações Gerenciais - 75

    5.4. SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE DEPÓSITOS - 77

    5.4.1. Sistema de Coletagem de Dados - 77
    5.4.2. Distribuição Eletrônica - 78

    5.5. PROJETO DE AUTOMAÇÃO DE DEPÓSITOS - 80

    5.5.1. Tecnologias de Informação (TI) mais utilizadas - 81

    5.6. OS 14 PONTOS-CHAVE DO EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) - 85

    5.6.1. No Gerenciamento da Demanda - 85
    5.6.2. Na Otimização dos Abastecimentos - 86
    5.6.3. Nas Tecnologias de Suporte - 88

    CAPÍTULO 6

    MUDANDO OS CONCEITOS DE COMO GERENCIAR OS PRODUTOS NAS LOJAS USANDO O GERENCIAMENTO DE CATEGORIA - 91


    6.1. O GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS - 91

    6.2. A NOVA ESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS - 93

    6.2.1. Estrutura Anterior ao Gerenciamento de Categorias - 93
    6.2.2. Estrutura Após o Gerenciamento de Categorias - 94

    6.3. ELEMENTOS-CHAVE PARA O GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS (GC) - 95

    6.3.1. Análise da Categoria como Unidade de Negócio Estratégica - 96
    6.3.2. Planejamento do Gerenciamento de Categoria - 96
    6.3.3. Análise de Preços, Merchandising, Promoções e Mix - 96
    6.3.4. Integração dos Setores Responsáveis - 96
    6.3.5. Colaboração dos Fornecedores - 97
    6.3.6. Planejando a Flexibilidade - 97
    6.3.7. Desenvolvimento Contínuo de Pessoal - 97
    6.3.8. Comprometimento Contínuo da Gerência - 98
    6.3.9. Avaliação Contínua dos Resultados e da Performance - 98

    6.4. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DO GERENTE DE CATEGORIAS - 98

    6.5. INTEGRAÇÃO DO GC COM A LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO - 99

    CAPÍTULO 7

    PLANEJAMENTO DE COMPRAS E RECEBIMENTOS COM ENTREGA FEITA PELO FORNECEDOR - 101


    7.1. PLANEJANDO A COMPRA - 102
    7.1.1. A Classificação pela “Curva ABC” - 102
    7.1.2. A Classificação pela Periodicidade - 104
    7.2. CARACTERÍSTICAS DE UM PEDIDO IDEAL - 105
    7.2.1. Características de um Pedido Ideal 106

    7.3. PROBLEMAS PELA FALTA DE PLANEJAMENTO NAS COMPRAS - 107

    7.3.1. Projeção dos Picos de Recebimento e Distribuição (Congestionamento) - 108

    7.4. FORMATAÇÃO DE DOCUMENTOS ÚTEIS - 112

    7.4.1. Relatório de Orçamento de Compras - 112
    7.4.2. Relatório de Pedidos a Receber - 113
    7.4.3. Relatório de Planejamento de Horários e Custos - 114

    CAPÍTULO 8

    PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE OS SETORES DE COMPRAS, VENDAS E RECEBIMENTO/DISTRIBUIÇÃO - 115


    8.1. SISTEMA INTEGRADO DE COMPRAS - 116
    8.2. SISTEMA INTEGRADO DE RECEBIMENTO - 117

    8.3. PROCESSAMENTO DE PEDIDOS PARA ENTREGAS - 119

    8.3.1. Compras Centralizadas - 119
    8.3.2. Compras Descentralizadas - 120

    8.4. O CAMINHO PERCORRIDO PELO PEDIDO - 121

    8.4.2. Esquema Gráfico dos Dois Procedimentos - 123
    8.5. A DISTRIBUIÇÃO REVERSA - 123
    8.5.1. Exemplos de Distribuição Reversa - 124

    CAPÍTULO 9

    SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E SEPARAÇÃO (PICKING) - 125


    9.1. O PROCESSO DE PICKING - 125

    9.1.1. Fases do Processo de Picking - 126
    9.1.2. Otimização do Processo de Picking - 129

    9.2. OS TIPOS DE PICKING - 130

    9.2.1. Picking Discreto - 131
    9.2.2. Picking por Zona - 131
    9.2.3. Picking por Lote - 132
    9.2.4. Picking por Onda - 132

    9.3. PROCESSO DE DOM BUCKET BRIGADES - 133

    9.3.1. Funcionamento do Processo Bucket Brigades - 134

    9.4. CONSEQUÊNCIAS SOBRE AS ESTRUTURAS CONVENCIONAIS DE ARMAZENAGEM - 136

    9.4.1. Otimização de Estoques - 137
    9.4.2. O Novo Foco da Armazenagem - 138
    9.4.3. As Novas Exigências para Operações de Armazenagem e os Impactos Causados - 140
    9.4.4. Custos Gerados com a Estocagem - 141

    GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS - 143

    BIBLIOGRAFIA - 191

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:208
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2017
    ISBN:9788539908813
    Encadernação:Brochura
    Autor:Marco Aurélio Carbino Bouzada, Luís Otávio de Marins Ribeiro
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Avaliação técnica sobre o livro

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