Gerenciamento do Ciclo da Qualidade: Como gerir a qualidade do produto - da concepção ao pós-venda

A experiência de muitos anos dos autores na implantação de sistemas da qualidade e no ensino de disciplinas correlatas para alunos de Engenharia foi o fator motivacional para a confecção deste livro. Assim, os aspectos básicos da qualidade, aplicáveis em todas as etapas de realização do produto, foram tratados neste volume com informações suficientes para um aprofundamento no assunto, caso necessário. Para facilitar eventuais pesquisas sobre os vários aspectos da qualidade, uma bibliografia pertinente foi incluída em cada sessão. Neste livro foram incluídos temas presentes nas várias fases do ciclo da qualidade, que nem sempre são aplicados de forma correta, sendo, às vezes, nem lembrados. O ciclo é detalhado no primeiro capítulo. A seguir, são apresentados os conceitos de qualidade na manufatura e nos serviços, as ferramentas para controle e melhoria da qualidade e a sua utilização na análise e na identificação das causas raízes dos problemas. Conceitos como lean production, Seis Sigma, aspectos culturais relacionados à qualidade, gestão de stakeholders, gestão de processos, gestão de custos da qualidade, satisfação dos clientes, programa 5S e ISO 9001 e o ciclo da qualidade foram incluídos nesta edição pela sua importância em qualquer uma das fases do ciclo da qualidade. Espera-se que este livro seja útil aos estudiosos e aos praticantes da qualidade, em qualquer fase do ciclo de vida do produto em que atuem.
+-

Quem viu este produto , comprou

  • Aprimorando Competências de Gerente de Projetos - Vol. 1: O Sucesso no Desempenho Gerencial

    O sucesso de um projeto depende do desempenho do seu gerente. Não basta dispor das melhores ferramentas, técnicas, softwares e computadores sofisticados. Computadores não gerenciam projetos; seres humanos o fazem. É preciso investir no aprimoramento das competências necessárias para se alcançar a excelência no gerenciamento de projetos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Aprimorando Competências de Gerente de Projetos - Vol. 2: O Sucesso no Desempenho Pessoal

    R$ 104,90 ou 2x de R$ 52,45

    O sucesso de um projeto depende do desempenho do seu gerente. Não basta dispor das melhores ferramentas, técnicas, softwares, e computadores sofisticados. Computadores não gerenciam projetos; seres humanos o fazem. É preciso investir no aprimoramento das competências necessárias para se alcançar a excelência no gerenciamento de projetos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • PMCD Framework – Estrutura de Desenvolvimento da Competência de Gerente de Projetos - 2ª Edição

    O PMCD Framework – Estrutura de Desenvolvimento da Competência de Gerente de Projetos (PMCD) Segunda Edição fornece um contexto genérico para a definição, a avaliação e o desenvolvimento da competência de gerente de projetos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciamento Projetos Via Web com Microsoft Project Server 2002

    Resultado de uma pesquisa desenvolvida por profissionais que trabalham com o gerenciamento de projetos colaborativos, trata-se de um material que apresenta inovações na forma de gerenciar projetos. O Gerenciamento de Projetos Colaborativo requer trabalho em equipe. A idéia é compartilhar as informações por meio da Internet em todo tipo de desenvolvimento de projetos, possibilitando um rápido e efetivo acesso ao mercado e, conseqüentemente, uma redução de custo dos produtos e projetos. O livro é destinado a Gerentes de Projetos, Administradores de Sistemas e todos os profissionais que trabalham com gestão de projetos. Utilizando uma abordagem prática, é essencial para administradores e usuários que necessitam explorar a instalação, configuração e customização do Microsoft Project Server 2002. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciamento de Projetos Aplicado - conceitos e guia prático

    O gerenciamento de projetos aplicado como você nunca viu! Neste livro você encontrará a apresentação e análise dos conceitos e melhores práticas do gerenciamento de projetos propostos no PMBOK® Guide do PMI e a demonstração passo a passo de como aplicá-lo em projetos reais. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • AMA - Manual de Gerenciamento de Projetos - 2ª Edição

    R$ 149,90 ou 2x de R$ 74,95

    Obra abrangente que reúne escritores dos principais tópicos em gerenciamento de projetos do momento atual, o AMA Manual de Gerenciamento de Projetos faz uma compilação de experiências e recomendações dos mais notáveis profissionais do ramo para apresentar uma visão completa de tudo o que você precisa saber como profissional de gerenciamento de projetos. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Análise de Valor Agregado 7ª edição

    O livro discute: Terminologia Avaliação dos Índices de Desempenho Previsões e Forecasting Aplicabilidade da técnica Termos e referências de Valor Agregado do PMBOK® Guide – 6ª Edição Utilização do Microsoft Project 2016 na Análise de Valor Agregado Estudos comparativos sobre modelos de projeção de custos finais do projeto ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Negócio Baseado em Projetos (NBP)

    Este livro sugere pensar e implementar o negócio por projetos, que implica em uma nova forma de gerenciar projetos, uma visão que integra os projetos à estratégia da organização. Sugere a utilização de um PMO mais robusto e estratégico, uma gestão dinâmica de projetos e o uso da maturidade como mecanismo natural de melhoria do sistema de gerenciamento de projetos. A gestão dinâmica de projetos soma a visão de simplicidade trazida pelo uso de técnicas baseadas em canvas com técnicas consagradas advindas de boas práticas. Ela torna o negócio baseado em projetos uma realidade. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Como Gerenciar Projetos de Construção Civil - Do orçamento à entrega da obra

    O livro traz as principais etapas do gerenciamento de projetos, com ênfase naquelas de maior importância na execução da obra, com exemplos e dicas para enfrentar os maiores desafios, desde as fases iniciais de elaboração de um orçamento e os meios de contratação até a sua entrega. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciamento de Projetos de Mapeamento e Redesenho de Processos - uma adaptação da metodologia Basic Methodware

    As reestruturações e implantações de processos nas organizações devem ser tratadas como projetos. Os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos não estão atendendo às expectativas dos clientes, conforme resultado da pesquisa PMSURVEY.ORG, que comprova que os problemas mais comuns dos projetos são de comunicação. Devemos, então, abandonar os métodos tradicionais? Na verdade, não. É impensável achar que não precisamos fazer cronogramas, gerenciar riscos ou até mesmo combinar escopo. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gestão de Projetos nas Melhores Práticas para Satisfazer o Consumidor 2.0

    Gestão de Projeto nas Melhores Práticas para Satisfazer o Consumidor é o mais completo livro para o profissional de Marketing e Gestão de Projeto que visa atualizar-se ou entrar na área que mais cresce nos últimos anos. O livro também visa especializar aqueles já profissionais do setor de Atendimento ao cliente. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica: Uma abordagem prática

    A estratégia desempenha um importante papel na realização dos objetivos de indivíduos, organizações, instituições e países. Sem uma consistente estratégia empresas e comunidades ficam reféns das circunstâncias, dos ciclos econômicos, dos movimentos competitivos, da limitação de recursos, da falta de imaginação e dos interesses menores de indivíduos e de políticos que não estão comprometidos com a criação de riqueza. Entretanto, o entendimento sobre a estratégia e sua execução não é uma tarefa simples. Isso exige o apoio de metodologias, ferramentas e aprendizado que facilitem seu domínio e aplicação por todos os indivíduos da organização. O Balanced Scorecard foi criado para suprir essa necessidade, e vem se transformando num dos principais sistemas de gestão estratégica da atualidade. Ele tem possibilitado a inúmeras empresas, instituições e governos no Brasil e no mundo todo traduzir suas estratégias competitivas em uma linguagem e em imagens – como o mapa estratégico – de fácil entendimento para a maioria dos colaboradores das organizações. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gerenciamento de Projetos de Preparação Esportiva - Passo a Passo para Elaborar um Plano de Projeto

    Conhecimentos e práticas da área de gerenciamento de projetos vêm dando mostras de sua capacidade de agregar valor a diferentes projetos em diferentes setores da atividade humana. Chegou a hora de empregar tudo isso no campo do esporte. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Gestão do Lazer e do Entretenimento

    Este livro inicia reflexões sobre o planejamento e a gestão de intervenções urbanas e organizacionais que atendam às atuais exigências da sociedade em um campo onde se concretizam o bem-estar, o intercâmbio de culturas e a sociabilidade. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Gerenciamento do Ciclo da Qualidade: Como gerir a qualidade do produto - da concepção ao pós-venda

    A experiência de muitos anos dos autores na implantação de sistemas da qualidade e no ensino de disciplinas correlatas para alunos de Engenharia foi o fator motivacional para a confecção deste livro. Assim, os aspectos básicos da qualidade, aplicáveis em todas as etapas de realização do produto, foram tratados neste volume com informações suficientes para um aprofundamento no assunto, caso necessário. Para facilitar eventuais pesquisas sobre os vários aspectos da qualidade, uma bibliografia pertinente foi incluída em cada sessão.

    Neste livro foram incluídos temas presentes nas várias fases do ciclo da qualidade, que nem sempre são aplicados de forma correta, sendo, às vezes, nem lembrados. O ciclo é detalhado no primeiro capítulo. A seguir, são apresentados os conceitos de qualidade na manufatura e nos serviços, as ferramentas para controle e melhoria da qualidade e a sua utilização na análise e na identificação das causas raízes dos problemas. Conceitos como lean production, Seis Sigma, aspectos culturais relacionados à qualidade, gestão de stakeholders, gestão de processos, gestão de custos da qualidade, satisfação dos clientes, programa 5S e ISO 9001 e o ciclo da qualidade foram incluídos nesta edição pela sua importância em qualquer uma das fases do ciclo da qualidade. Espera-se que este livro seja útil aos estudiosos e aos praticantes da qualidade, em qualquer fase do ciclo de vida do produto em que atuem.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorAilson Luiz de Oliveira

    Ailson Luiz de Oliveira Engenheiro eletricista, mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor da Escola de Engenharia da mesma universidade. Certified Quality Engineer (CQE) pela ASQ, possui certificação de Lead Assessor ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e é auditor OHSAS 18001:2007. Atualmente, é diretor técnico da Qualsystem Consultoria e Assessoria Ltda, tendo gerenciado a implementação de Sistemas de Gestão em diversas empresas nacionais e multinacionais.

    Osvaldo Ramos Tsan Hu

    Osvaldo Ramos Tsan Hu Engenheiro mecânico pela FEI, mestre em Engenharia Elétrica pelo Mackenzie e doutor em Engenharia Elétrica pela Politécnica da USP. É professor adjunto e pesquisador do Mackenzie. Foi executivo durante 23 anos em grandes empresas, atuando nas áreas de Finanças, T.I. e Qualidade e Processos.
    Informações TécnicasSUMÁRIO
    PREFÁCIO XVII

    1. INTRODUÇÃO 1
    Qualidade: Conceitos 2
    O que é qualidade? 3
    A qualidade no Brasil 10
    Os Gurus da Qualidade 14
    Dimensões da Qualidade 16
    Referências Bibliográficas 19

    2. QUALIDADE NA MANUFATURA E NOS SERVIÇOS 21
    Histórico e Evolução do Controle da Qualidade 23
    Fase do artesão 23
    Fase do advento da Revolução Industrial 24
    Fase do controle estatístico da qualidade 24
    Fase dos programas globais 26
    Controle da qualidade total (TQC) ou Controle
    da qualidade amplo empresarial (CQAE) 29
    Total Productive Maintenance (TPM) 32
    Hazard Analysis Critical Control Points (HACCP) 33
    Codex Alimentarius 35
    Referências Bibliográficas 37

    3. FERRAMENTAS PARA CONTROLE E MELHORIA DA QUALIDADE 39
    Classificação das Ferramentas da Qualidade 40
    As Ferramentas Básicas 42
    Fluxograma 42
    Diagrama de causa e efeito 46
    Diagrama de Pareto 48
    Lista de verificação 52
    Gráfico de tendências 53
    Histograma 54
    Diagrama de Scatter (diagrama de dispersão) 55

    x GERENCIAMENTO DO CICLO DA QUALIDADE
    Ferramentas Gerenciais 56
    Diagrama de afinidades 56
    Diagrama de relações 57
    Diagrama de matriz 58
    Diagrama de priorização 60
    Diagrama de setas 61
    Diagrama de árvore 62
    Diagrama de processos decisórios 64
    Ferramentas Estatísticas 65
    Gráficos de controle (CEP) 65
    O CEP como instrumento de redução de custo 66
    Capacidade de processos 66
    Parâmetro Z 68
    Projetos de experimentos (PDE) 68
    Ferramentas de Projeto 73
    Desdobramento da função qualidade (QFD) 73
    Análise dos modos de falhas e seus efeitos (FMEA) 75
    Fluxograma básico do FMEA 76
    Evolução documental 77
    FMEA de Sistema 77
    FMEA de projeto 78
    FMEA de processo 78
    Ferramentas de Medição 78
    Balanced Scorecard (BSC) 79
    Origem 80
    Balanced Scorecard e o planejamento estratégico 81
    Custos da qualidade 81
    Benchmarking 81
    Avaliação 85
    Auditoria 86
    Outras Ferramentas 88
    Estratificação 88
    As seis perguntas 5W + 2H 88
    Poka-yoke 90
    Ciclo PDCA 91
    Metodologia de análise e solução de problemas (MASP) 94
    Brainstorming 99
    Referências Bibliográficas 100

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:320
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550802053
    Encadernação:Brochura
    Autor:Ailson Luiz de Oliveira , Osvaldo Ramos Tsan Hu
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!