Gerenciamento do Ciclo da Qualidade: Como gerir a qualidade do produto - da concepção ao pós-venda

A experiência de muitos anos dos autores na implantação de sistemas da qualidade e no ensino de disciplinas correlatas para alunos de Engenharia foi o fator motivacional para a confecção deste livro. Assim, os aspectos básicos da qualidade, aplicáveis em todas as etapas de realização do produto, foram tratados neste volume com informações suficientes para um aprofundamento no assunto, caso necessário. Para facilitar eventuais pesquisas sobre os vários aspectos da qualidade, uma bibliografia pertinente foi incluída em cada sessão. Neste livro foram incluídos temas presentes nas várias fases do ciclo da qualidade, que nem sempre são aplicados de forma correta, sendo, às vezes, nem lembrados. O ciclo é detalhado no primeiro capítulo. A seguir, são apresentados os conceitos de qualidade na manufatura e nos serviços, as ferramentas para controle e melhoria da qualidade e a sua utilização na análise e na identificação das causas raízes dos problemas. Conceitos como lean production, Seis Sigma, aspectos culturais relacionados à qualidade, gestão de stakeholders, gestão de processos, gestão de custos da qualidade, satisfação dos clientes, programa 5S e ISO 9001 e o ciclo da qualidade foram incluídos nesta edição pela sua importância em qualquer uma das fases do ciclo da qualidade. Espera-se que este livro seja útil aos estudiosos e aos praticantes da qualidade, em qualquer fase do ciclo de vida do produto em que atuem.

VITRINE Os TOP de vendas !!

+-

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Gerenciamento do Ciclo da Qualidade: Como gerir a qualidade do produto - da concepção ao pós-venda

    A experiência de muitos anos dos autores na implantação de sistemas da qualidade e no ensino de disciplinas correlatas para alunos de Engenharia foi o fator motivacional para a confecção deste livro. Assim, os aspectos básicos da qualidade, aplicáveis em todas as etapas de realização do produto, foram tratados neste volume com informações suficientes para um aprofundamento no assunto, caso necessário. Para facilitar eventuais pesquisas sobre os vários aspectos da qualidade, uma bibliografia pertinente foi incluída em cada sessão.

    Neste livro foram incluídos temas presentes nas várias fases do ciclo da qualidade, que nem sempre são aplicados de forma correta, sendo, às vezes, nem lembrados. O ciclo é detalhado no primeiro capítulo. A seguir, são apresentados os conceitos de qualidade na manufatura e nos serviços, as ferramentas para controle e melhoria da qualidade e a sua utilização na análise e na identificação das causas raízes dos problemas. Conceitos como lean production, Seis Sigma, aspectos culturais relacionados à qualidade, gestão de stakeholders, gestão de processos, gestão de custos da qualidade, satisfação dos clientes, programa 5S e ISO 9001 e o ciclo da qualidade foram incluídos nesta edição pela sua importância em qualquer uma das fases do ciclo da qualidade. Espera-se que este livro seja útil aos estudiosos e aos praticantes da qualidade, em qualquer fase do ciclo de vida do produto em que atuem.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorAilson Luiz de Oliveira

    Ailson Luiz de Oliveira Engenheiro eletricista, mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor da Escola de Engenharia da mesma universidade. Certified Quality Engineer (CQE) pela ASQ, possui certificação de Lead Assessor ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e é auditor OHSAS 18001:2007. Atualmente, é diretor técnico da Qualsystem Consultoria e Assessoria Ltda, tendo gerenciado a implementação de Sistemas de Gestão em diversas empresas nacionais e multinacionais.

    Osvaldo Ramos Tsan Hu

    Osvaldo Ramos Tsan Hu Engenheiro mecânico pela FEI, mestre em Engenharia Elétrica pelo Mackenzie e doutor em Engenharia Elétrica pela Politécnica da USP. É professor adjunto e pesquisador do Mackenzie. Foi executivo durante 23 anos em grandes empresas, atuando nas áreas de Finanças, T.I. e Qualidade e Processos.
    Informações TécnicasSUMÁRIO
    PREFÁCIO XVII

    1. INTRODUÇÃO 1
    Qualidade: Conceitos 2
    O que é qualidade? 3
    A qualidade no Brasil 10
    Os Gurus da Qualidade 14
    Dimensões da Qualidade 16
    Referências Bibliográficas 19

    2. QUALIDADE NA MANUFATURA E NOS SERVIÇOS 21
    Histórico e Evolução do Controle da Qualidade 23
    Fase do artesão 23
    Fase do advento da Revolução Industrial 24
    Fase do controle estatístico da qualidade 24
    Fase dos programas globais 26
    Controle da qualidade total (TQC) ou Controle
    da qualidade amplo empresarial (CQAE) 29
    Total Productive Maintenance (TPM) 32
    Hazard Analysis Critical Control Points (HACCP) 33
    Codex Alimentarius 35
    Referências Bibliográficas 37

    3. FERRAMENTAS PARA CONTROLE E MELHORIA DA QUALIDADE 39
    Classificação das Ferramentas da Qualidade 40
    As Ferramentas Básicas 42
    Fluxograma 42
    Diagrama de causa e efeito 46
    Diagrama de Pareto 48
    Lista de verificação 52
    Gráfico de tendências 53
    Histograma 54
    Diagrama de Scatter (diagrama de dispersão) 55

    x GERENCIAMENTO DO CICLO DA QUALIDADE
    Ferramentas Gerenciais 56
    Diagrama de afinidades 56
    Diagrama de relações 57
    Diagrama de matriz 58
    Diagrama de priorização 60
    Diagrama de setas 61
    Diagrama de árvore 62
    Diagrama de processos decisórios 64
    Ferramentas Estatísticas 65
    Gráficos de controle (CEP) 65
    O CEP como instrumento de redução de custo 66
    Capacidade de processos 66
    Parâmetro Z 68
    Projetos de experimentos (PDE) 68
    Ferramentas de Projeto 73
    Desdobramento da função qualidade (QFD) 73
    Análise dos modos de falhas e seus efeitos (FMEA) 75
    Fluxograma básico do FMEA 76
    Evolução documental 77
    FMEA de Sistema 77
    FMEA de projeto 78
    FMEA de processo 78
    Ferramentas de Medição 78
    Balanced Scorecard (BSC) 79
    Origem 80
    Balanced Scorecard e o planejamento estratégico 81
    Custos da qualidade 81
    Benchmarking 81
    Avaliação 85
    Auditoria 86
    Outras Ferramentas 88
    Estratificação 88
    As seis perguntas 5W + 2H 88
    Poka-yoke 90
    Ciclo PDCA 91
    Metodologia de análise e solução de problemas (MASP) 94
    Brainstorming 99
    Referências Bibliográficas 100

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:320
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550802053
    Encadernação:Brochura
    Autor:Ailson Luiz de Oliveira , Osvaldo Ramos Tsan Hu
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!