Gestão Visual de Projetos: utilizando a informação para inovar

Gestão Visual de Projetos é uma proposta que busca evitar desperdício de dinheiro, tempo e energia em reuniões improdutivas, relatórios intermináveis, burocracia desnecessária, processos e projetos confusos... Se você e sua equipe precisam evitar tudo isso e ao mesmo tempo almejam desenvolver soluções inovadoras, vocês precisam conhecer Lemming! Podemos antecipar que Lemming é uma proposta que visa disseminar princípios, processos e ferramentas que preconizem a visualização de informações e o pensamento visual para promover a inovação no Processo de Desenvolvimento de Projetos (PDP).

VITRINE Os TOP de vendas !!

+-

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Gestão Visual de Projetos: utilizando a informação para inovar

    Gestão Visual de Projetos é uma proposta que busca evitar desperdício de dinheiro, tempo e energia em reuniões improdutivas, relatórios intermináveis, burocracia desnecessária, processos e projetos confusos...

    Se você e sua equipe precisam evitar tudo isso e ao mesmo tempo almejam desenvolver soluções inovadoras, vocês precisam conhecer Lemming!

    Podemos antecipar que Lemming é uma proposta que visa disseminar princípios, processos e ferramentas que preconizem a visualização de informações e o pensamento visual para promover a inovação no Processo de Desenvolvimento de Projetos (PDP).

    A proposta sugere que protótipos e testes sejam realizados o quanto antes para que se descubra os erros também o quanto antes. Neste sentido, criar relatos visuais desde a fase informacional do projeto ajuda a prototipar a informação, ou seja, ajuda a testar se as informações de projeto possuem nexo visualmente, pois ao agruparmos informações, nosso cérebro tende a procurar sentido. Funciona como uma espécie de experimentação conceitual das informações. Além disso, nossa tendência é responder visualmente quando somos estimulados de forma visual.

    Portanto, criar práticas e ferramentas visuais estimula a equipe a responder visualmente. Dessa forma, tende a se estabelecer um ambiente mais favorável ao engajamento, à participação e à inovação.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorJúlio Monteiro Teixeira

    Júlio Monteiro Teixeira é professor do Curso de Design e do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde pesquisa e leciona temas ligados à Gestão Visual de Projetos, Inovação Digital e Branding. Também atua como professor convidado em diferentes cursos de especialização e MBAs do país. O autor já atuou como sócio-administrador em escritórios de projetos por quase dez anos e como diretor de marketing, design e inovação, desenvolvendo projetos e consultorias em tais áreas.
    Informações TécnicasSumário

    APRESENTAÇÃO ----------------------------------------- 8
    de onde as coisas surgiram ----------------------
    capítulo 1: introdução
    SOBRE Os OMBROs DE GIGANTES- -------------------
    capítulo 2: fundamentos teóricos
    navegando no livro -10
    prefácio -13
    para quem é este livro? - 14
    onde aplicar a proposta? -17
    O que é Lemming? -19
    processos de desenvolvimento de projeto
    precisam de gestão? - 22
    - e por que visual?
    Principais dificuldades no gerenciaMento
    do projeto - 24
    PROPÓSITo do livro - 26
    - a dor que se pretende atender
    PROJETO, UMA DEFINIÇÃO - 32
    o pensamento VISUAL - 32
    Gestão visual DE PROJETOS - 33
    DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS - 34
    - CORPOS DE CONHECIMENTO
    - MODELOS DE PROCESSO
    - DESIGN THINKING
    - GERENCIAMENTO ÁGIL
    LEAN - 37
    - kANBAN: UMA FERRAMENTA IMPORTANTE
    PARA A gesTÃO visual DE PROJETOS
    Usabilidade - 38
    FERRAMENTAS e práticas QUE INSPIRARAM A PROPOSTA - 40
    20
    30
    colocando a informação no prumo ------------------

    capítulo 3: organização dA INFORMAÇÃO
    por que prototipar a informação - 46
    - perca o medo de errar
    como a ciência pode auxiliar o desenvolvimento de projetos - 48
    - DEVO APENAS CONFIAR NA LÓGICA?
    uma introdução à visualização - 51
    origens da visualização - 52
    - ESTUDOS COMPROVAM QUE A REPRESENTAÇÃO VISUAL
    TAMBÉM É MAIS EFETIVA PARA A CIÊNCIA
    dicas para fazer seu infográfico - 55
    - tipos de infográfico
    um caso prático DE VISUALIZAÇÃO na ciência - 60
    navegando POR mapas - 63
    aprendendo a pensar visualmente - 64
    - Mapas, VARIAÇÕES DE USO E TERMINOLOGIAS
    - mapas conceituais
    - mapaS mentaIS
    - mapaS cognitivoS
    Exercício: como fazer um modelo de mapa conceitual - 73
    Indicadores, dashboards e kpi's - 75
    - um pouquinho sobre indicadores
    - dashboards? o que é isso?
    - como usar esses recursos na gestão de projetos
    - e o kpi's?
    - nível avançado: big data
    visualiZE RESULTADOS - 87
    entendeu? ou quer que desenhe? - 88
    - a representação visual da informação
    - visualização de dados
    - visualização de informação
    - visualização de conhecimento
    - sabedoria
    44
    elementos estruturantes - 94
    - requisitos
    - Princípios de usabilidade
    Evolução conceitual - 96
    Modelo visual - ferramentas - 98
    - painéis visuais
    - fichas de projeto
    - caixas de projeto
    - pastas de projeto
    - arquivos digitais
    roadmap para um modelo visual - 104
    extra! a incrível sala de café - 105
    depoimentos de experiências práticas - 106
    mão na massa ---------------------------------------

    capítulo 5: DICAS E EXEMPLOS DE IMPLEMENTAÇÃO
    como implementar seu modelo - 110
    - a mudança deve começar por você
    - MAIS UM POUCO SOBRE PRAZOS
    recursos disponíveis no mercado -115
    - promovendo a comunicação no ambiente de projetos
    - por que não propor lemming como um modelo padrão
    para tudo?
    Case1: a criação e uso de ferramentas visuais junto ao godp - 123
    - conhecendo os casos
    - uma proposta de gestão visual de projetos
    feita sob medida
    - Aplicação nos estudos de caso
    - A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS
    - percepção dos alunos da ufsc
    108
    COMO MONTAR SEU MODELO ---------------------------
    capítulo 4: ORIENTAções DE CONSTRUÇÃO
    92
    - percepção dos alunos do ifsc
    - depoimento de profissionais
    - considerações sobre o case 1
    case 2: um painel visual para o sinapse da inovação -139
    - Um desafio Quantitativo
    - Primeiros passos
    - Primeiros resultados do case 2
    case 3: fluxograma - um exemplo de aplicação - 151
    - passo a passo do case
    - resultados alcançados
    Case 4: para escalar rápido; o relato de uma empresa que apostou
    em processos dinâmicos de gestão - 165
    - escalar, escalar e escalar
    - o modelo de gestão teve que se adequar ao desafio
    - considerações sobre o case 4
    Case 5: uma ferramenta visual para o time de criação - 175
    - conheça o caso
    - primeiros passos
    - entenda o nosso fluxo de trabalho
    - entrevistas com a equipe
    - desenvolvimento de alternativas
    - finalização da proposta
    - validação
    case 6: voltando às origens: a gestão visual na indústria - 183
    - toda empresa pode ser mais enxuta
    - o gerenciamento visual no chão de fábrica
    - o problema
    - a escolha da equipe
    - objetivos
    - principais ações do kaizen
    - principais resultados do case 6
    LEMMING: CONSIDERAÇÕES FINAIS -----------------197

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:208
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550801711
    Encadernação:Brochura
    Autor:Júlio Monteiro Teixeira
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!