Mapas Estratégicos - Balanced Scorecard: Convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis

Em média, mais de 75% do valor de mercado das empresas resulta de ativos intangíveis que não são captados pelos critérios de avaliação tradicionais. Com base no argumento de que não se pode gerenciar o que não se pode medir, Robert S. Kaplan e David P. Norton desenvolveram um sistema de avaliação do desempenho revolucionário, denominado Balanced Scorecard, que possibilita a quantificação desses intangíveis críticos, como pessoas, informação e cultura.
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  • Descrição
    Mapas Estratégicos - Balanced Scorecard: Convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis

    Em média, mais de 75% do valor de mercado das empresas resulta de ativos intangíveis que não são captados pelos critérios de avaliação tradicionais. Com base no argumento de que não se pode gerenciar o que não se pode medir, Robert S. Kaplan e David P. Norton desenvolveram um sistema de avaliação do desempenho revolucionário, denominado Balanced Scorecard, que possibilita a quantificação desses intangíveis críticos, como pessoas, informação e cultura.

    Agora, mais de uma década depois, milhares de empresas em todo o mundo adotaram o Balanced Scorecard não só como sistema de mensuração, mas também como sistema de gestão estratégica — com resultados extraordinários. Enquanto, em geral, de 70 a 90% das iniciativas estratégicas fracassam, as empresas do Balanced Scorecard executam de maneira consistente suas estratégias, com rapidez e sucesso. Como conseguem isso?

    Baseados em seu trabalho com mais de 300 organizações, ao longo de mais de doze anos, Kaplan e Norton criaram uma nova ferramenta que se revelou uma inovação tão importante quanto o próprio Balanced Scorecard: os mapas estratégicos. Da mesma maneira como não se pode gerenciar o que não se mede, dizem Kaplan e Norton, também não se pode medir o que não se descreve.

    Usando exemplos reais de dezenas de empresas, Kaplan e Norton mostram como criar mapas estratégicos sob medida, que permitem às organizações:

    • Esclarecer suas estratégias e comunicá-las a todos os empregados.

    • Identificar os principais processos internos que determinam o sucesso da estratégia.

    • Alinhar os investimentos em pessoas, tecnologia e capital organizacional, para que exerçam o maior impacto possível.

    • Expor as lacunas na estratégia e adotar medidas corretivas imediatas.

    Ao fornecer o elo perdido entre formulação e implementação da estratégia, Mapas Estratégicos é um projeto para descrever, mensurar e alinhar ativos intangíveis, a fim de alcançar desempenho superior.

    Depoimentos:

    “Em Mapas Estratégicos, Kaplan e Norton montaram uma caixa de ferramentas poderosa e prática para os gerentes gerais. Os métodos que desbravaram ajudam os gerentes a manter o controle sobre a complexidade e a manter o foco nos assuntos críticos, nos indicadores de sucesso e nas iniciativas estratégicas.”

    Chris Zook — diretor de Bain & Company

    “Após sua importante contribuição metodológica para o alinhamento estratégico de empresas complexas com a implementação do Balanced Scorecard em 1992, Kaplan e Norton retornam ao tema buscando identificar e incorporar ao processo aqueles ativos que todos sabemos serem fundamentais para o sucesso da empresa, mas que poucos conseguem efetivamente medir e explorar: os ativos intangíveis, tais como cultura, capital humano, processo, qualidade etc. Mapas Estratégicos é mais uma importante contribuição desses renomados autores para o moderno processo de gestão.”

    Pedro Moreira Salles — Chairman Unibanco
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorDavid P. Norton

    É co-fundador e presidente da Balanced Scorecard Collaborative/Palladium, empresa de serviços profissionais que facilita, mundialmente, o uso do método Balanced Scorecard para a execução da estratégia. Antes, foi presidente da Renaissance Solutions, Inc., empresa de consultoria que cofundouem 1992, e da Nolan, Norton&Company, onde ficou 17 anos como presidente.O Dr. Norton é consultor empresarial, pesquisador e palestrante nas áreas de gestão do desempenho estratégico.


    Robert S. Kaplan

    É professor de prática de gestão na Harvard Business School e um dos presidentes da Draper Richards Kaplan Foundation, uma empresa de filantropia global. Ao longo de toda a sua carreira, Kaplan trabalhou extensivamente com organizações sem fins lucrativos e organizações comunitárias. É fundador e presidente do Comitê Consultivo do Harvard NeuroDiscovery Center, um dos presidentes do Project ALS (para tratamento de esclerose) e fundador e presidente da TEAK Fellowship. É também codiretor do Comitê Executivo do Escritório de Sustentabilidade da Universidade de Harvard, além de membro dos conselhos diretores da Harvard Medical School e da Harvard Management Company.Como professor de prática de gestão na Harvard Business School, Kaplan ministrou um grande número de cursos de liderança no programa MBA e também deu aula para diversos líderes experientes, nos programas de educação para executivos de Harvard. É também autor de muitos vários casos relacionados a liderança.
    Informações TécnicasSUMÁRIO

    PARTE UM: VISÃO GERAL
    1. Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
    2. Mapas Estratégicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31

    PARTE DOIS: PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE VALOR
    3. Processos de Gestão Operacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
    4. Processos de Gestão de Clientes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 107
    5. Processos de Inovação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139
    6. Processos Regulatórios e Sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 167

    PARTE TRÊS: ATIVOS INTANGÍVEIS
    7. Alinhamento dos Ativos Intangíveis com a Estratégia
    da Empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 203
    8. Prontidão do Capital Humano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 229
    9. Prontidão do Capital da Informação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 255
    10. Prontidão do Capital Organizacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . 281

    PARTE QUATRO: CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS
    E DE MAPAS ESTRATÉGICOS
    Capítulo 11. Ajustamento do Mapa Estratégico à Estratégia . . . . 327
    Capítulo 12. Planejamento da Campanha . . . . . . . . . . . . . . . . . . 375

    PARTE CINCO: CASOS DOCUMENTADOS
    13. Organizações do Setor Privado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 409
    14. Organizações do Setor Público . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 425
    15. Organizações sem Fins Lucrativos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 445
    Os Autores. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 457
    Índice . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 459

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:496
    Origem:Internacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788550801179
    Encadernação:Brochura
    Autor:David P. Norton , Robert S. Kaplan
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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