Investigação Histórica no Ensino da Matemática

O principal eixo norteador das discussões presentes neste livro é a relação entre a História da Matemática, a cognição matemática e a aprendizagem matemática. Seu autor amplia o foco de discussão e faz a proposição de abordagens pedagógicas da Matemática apoiadas na História, considerando algumas já discutidas em outros trabalhos de sua autoria, publicados anteriormente. Nesse sentido, faz uma discussão centrada nos aspectos epistemológicos relacionados ao uso do desenvolvimento histórico da Matemática como uma possibilidade didática de exploração dos textos históricos no seu ensino.

VITRINE Os TOP de vendas !!

Por: R$ 45,00

Preço a vista: R$ 45,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 45,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Investigação Histórica no Ensino da Matemática

    O principal eixo norteador das discussões presentes neste livro é a relação entre a História da Matemática, a cognição matemática e a aprendizagem matemática. Seu autor amplia o foco de discussão e faz a proposição de abordagens pedagógicas da Matemática apoiadas na História, considerando algumas já discutidas em outros trabalhos de sua autoria, publicados anteriormente. Nesse sentido, faz uma discussão centrada nos aspectos epistemológicos relacionados ao uso do desenvolvimento histórico da Matemática como uma possibilidade didática de exploração dos textos históricos no seu ensino. Propõe algumas formas de ação pedagógica para o uso da História da Matemática como um reorganizador cognitivo capaz de justificar as origens e os porquês matemáticos dos conteúdos ensinados na escola, considerando que as abordagens contribuirão para as atividades docentes junto aos alunos, sob um enfoque mais investigativo e problematizador da matemática escolar. Para o autor, essas atividades investigatórias, em suas múltiplas dimensões históricas, culturais e epistemológicas, favorecem o amadurecimento dos estudantes à medida que procuram colocá-los diante de situações desafiadoras no momento em que eles procurarem investigar a solução de determinados problemas históricos ou na tentativa de compreensão de certos fenômenos ligados aos aspectos cotidiano, escolar e científico da Matemática.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorIran Abreu Mendes

    Autor
    Informações TécnicasSumário

    1. Panorama geral - 1
    Primeiras considerações - 3
    Alguns Pressupostos - 10
    2. História e construção da Matemática - 17
    A propósito do conhecimento matemático - 19
    A perspectiva construtiva no conhecimento matemático - 46
    A perspectiva construtiva em Educação Matemática - 55
    Atividades investigatórias no ensino da Matemática - 58
    3. Investigação histórica no ensino da Matemática - 67
    História e construção da realidade matemática - 69
    A história no ensino da Matemática - 76
    Uma abordagem construtiva da história da Matemática - 82
    Sobre um modelo centrado na investigação histórica - 87
    O uso de projetos de investigação histórica - 96
    Orientações para a ação docente - 104
    Sugestão de tópicos matemáticos para a investigação histórica - 106
    Pela concretização da prática investigatória - 110
    4. Sugestões de atividades investigatórias para a sala de aula - 113
    Atividade 1: Os ponteiros do relógio - 115
    Atividade 2: Explorando as barras de Napier (Neper) - 120
    Atividade 3: Três e um pouco - 124
    Atividade 4: Área de quadriláteros pelo método egípcio - 127
    Estudo histórico 1: Uma investigação histórica sobre a circunferência e o círculo - 129 Estudo histórico 2 A relação pitagórica entre geometria e números - 151
    Estudo histórico 3 O teorema de Pitágoras nos Elementos de Euclides - 156
    Estudo histórico 4: Sobre os triângulos numéricos - 166
    5. Retomando pontos e traçando futuros rumos - 177
    Retomando as argumentações abordadas - 179
    Apontando novos caminhos - 180
    Recomendações aos professores - 182
    6. Bibliografia sobre a história da Matemática - 185
    Bibliografia comentada - 188
    Orientações aos professores - 242
    Home pages sobre história da Matemática - 244
    Bibliografia consultada e referências bibliográficas - 246

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:258
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2009
    ISBN:9788573938272
    Encadernação:Brochura
    Autor:Iran Abreu Mendes
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!