Resolvendo Problemas de Análise Combinatória nos Anos Finais do Ensino Fundamental
VITRINE Os TOP de vendas !!
De: R$ 0,00Por: R$ 129,00ou X de
Quem viu este produto , comprou
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Curso de Probabilidade e Estatística Inferencial: Teoria e Prática - 2ª Edição Revista e Ampliada
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Matrizes e Sistemas Algébricos em Engenharia Matrizes e Sistemas Algébricos em Engenharia
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Matemática para Vencer Matemática para Vencer Matemática para Vencer Matemática para Vencer
VITRINE Os Livros mais Vendidos !
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Raciocínio Lógico e Matemática Básica para Concursos Raciocínio Lógico e Matemática Básica para
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Investigação Histórica no Ensino da Matemática
VITRINE Os TOP de vendas !!
O principal eixo norteador das discussões presentes neste livro é a relação entre a História da Matemática, a cognição matemática e a aprendizagem matemática. Seu autor amplia o foco de discussão e faz a proposição de abordagens pedagógicas da Matemática apoiadas na História, considerando algumas já discutidas em outros trabalhos de sua autoria, publicados anteriormente. Nesse sentido, faz uma discussão centrada nos aspectos epistemológicos relacionados ao uso do desenvolvimento histórico da Matemática como uma possibilidade didática de exploração dos textos históricos no seu ensino. ... Ler mais +
QUERO VER -
Exercícios em Álgebra Linear II Exercícios em Álgebra Linear II
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Análise Real - Funções de uma Variável Real Análise Real - Funções de uma Variável Real
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Desafios e Enigmas: Uma forma descontraída de colocar à prova seu raciocínio
VITRINE Os TOP de vendas !!
Você consegue cortar uma torta em oito pedaços fazendo apenas três cortes? Você sabe qual número tem raiz quadrada maior do que ele mesmo? Você conhece alguém cujo avô é mais jovem que o pai? Essas são apenas algumas das questões que o deixarão intrigado nesta obra. Com o livro Desafios e Enigmas, você poderá testar e aprimorar sua inteligência por meio da interpretação e resolução de desafios, enigmas, charadas e testes de lógica. O livro está repleto de problemas interessantes, muitos deles ilustrados e apresentados de uma forma totalmente descontraída. ... Ler mais +
QUERO VER -
Problemas Selecionados de Matemática Problemas Selecionados de Matemática
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Álgebra de Dióides e Aplicações aos Sistemas Dinâmicos - Eventos Discretos
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Explicando Matemática Explicando Matemática Explicando Matemática Explicando Matemática
VITRINE Os Livros mais Vendidos !
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
O Pequeno Livro das Progressões O Pequeno Livro das Progressões
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Uma História da Matemática Uma História da Matemática
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Curso Básico de Matemática Comercial e Financeira Curso Básico de Matemática Comercial e Financeira
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Cálculo e Aplicações I - Funções Reais Cálculo e Aplicações I - Funções Reais
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Escólios Geométricos Escólios Geométricos Escólios Geométricos Escólios Geométricos
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Teoria dos Conjuntos - Sobre a Fundamentação Matemática e a Construção de Conjuntos Numéricos
VITRINE Os TOP de vendas !!
A Teoria dos Conjuntos consagrou-se, nos últimos cento e poucos anos, como o principal ambiente matemático para uma sólida, rigorosa e aceitável Fundamentação da Matemática. ... Ler mais +
QUERO VER -
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Desde Sequências Numéricas até Séries de Fourier Desde Sequências Numéricas até Séries de Fourier
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Matemática Financeira ao Alcance de Todos Matemática Financeira ao Alcance de Todos
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Noções de Lógica e Matemática Básica Noções de Lógica e Matemática Básica
VITRINE Os TOP de vendas !!
Quem viu este produto , também se interessou
-
Análise Real - Funções de uma Variável Real Análise Real - Funções de uma Variável Real
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Cálculo com Aplicações - Atividades Computacionais e Projetos Cálculo com Aplicações - Atividades
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Cálculo e Aplicações II - Funções Vetoriais
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Estudo Detalhado das Funções Afins e Quadráticas Estudo Detalhado das Funções Afins e Quadráticas
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Uma História da Matemática Uma História da Matemática
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Teoria dos Conjuntos - Sobre a Fundamentação Matemática e a Construção de Conjuntos Numéricos
VITRINE Os TOP de vendas !!
A Teoria dos Conjuntos consagrou-se, nos últimos cento e poucos anos, como o principal ambiente matemático para uma sólida, rigorosa e aceitável Fundamentação da Matemática. ... Ler mais +
QUERO VER -
Noções de Lógica e Matemática Básica Noções de Lógica e Matemática Básica
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Introdução à Gramática da Linguagem Matemática Introdução à Gramática da Linguagem Matemática
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Cálculo Diferencial I e Aplicações Cálculo Diferencial I e Aplicações
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Matemática Financeira ao Alcance de Todos Matemática Financeira ao Alcance de Todos
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Guia Mangá Análise de Regressão Guia Mangá Análise de Regressão
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Matrizes e Sistemas Algébricos em Engenharia Matrizes e Sistemas Algébricos em Engenharia
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Explicando Matemática Explicando Matemática Explicando Matemática Explicando Matemática
VITRINE Os Livros mais Vendidos !
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Curso Básico de Matemática Comercial e Financeira Curso Básico de Matemática Comercial e Financeira
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Superior: Inovações, propostas e desafios
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Tópicos em Métodos Computacionais Tópicos em Métodos Computacionais
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Raciocínio Lógico e Matemática Básica para Concursos Raciocínio Lógico e Matemática Básica para
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Teoria Ingênua dos Conjuntos Teoria Ingênua dos Conjuntos
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Cálculo e Aplicações I - Funções Reais Cálculo e Aplicações I - Funções Reais
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Séries e Equações Diferenciais Ordinárias Séries e Equações Diferenciais Ordinárias
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Evoluindo com a Matemática Financeira Evoluindo com a Matemática Financeira
VITRINE Os TOP de vendas !!
-
Desde Sequências Numéricas até Séries de Fourier Desde Sequências Numéricas até Séries de Fourier
VITRINE Os TOP de vendas !!
- DescriçãoResolvendo Problemas de Análise Combinatória nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Alguns currículos de Matemática para a Educação Básica têm recomendado o ensino de noções básicas de análise combinatória e probabilidade desde os anos iniciais do Ensino Fundamental (estendendo-se ao Ensino Médio), desde que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram lançados. Nos dias de hoje, por meio das sugestões presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), tais recomendações se confirmam. Assim, é preciso que o professor desenvolva conceitos e procedimentos relacionados às técnicas de contagem para resolver problemas de combinatória e probabilidade quando propuser problemas próximos a situações possíveis de ocorrer no cotidiano de seus alunos, estendendo-os a situações mais gerais. Um dos motes que levou o autor a escrever este livro foi aproximar leitores, professores, alunos e formadores de professores com as duas temáticas, em conjunto, de modo que todos tenham condições de tomar decisões com segurança, propriedade e conhecimento, consoante as competências, procedimentos e estratégias necessárias à ampliação da visão conceitual relativa a estes conteúdos. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Paulo Jorge Magalhães Teixeira
Paulo Jorge Magalhães Teixeira é Doutor em Educação Matemática, (pesquisas na área de Formação de professores que ensinam Matemática; Ensino; Aprendizagem e Elaboração de Materiais Instrucionais para a Educação Básica). Mestre em Matemática (Álgebra Abstrata); Licenciado Pleno e Bacharel em Matemática; Bacharel em Engenharia Elétrica (Eletrotécnica). Atua na rede federal de ensino, ministrando aulas na Educação Básica, Graduação e Pós-graduação, e na orientação de trabalhos acadêmicos. É Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense e Professor Titular do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II.Informações Técnicas Sumário
CAPÍTULO 1 - Problemas de contagem e o raciocínio combinatório - 1
1.1 Problemas de contagem- 1
1.2 O que significa raciocínio combinatório? - 4
1.3 Como se apropriar do raciocínio combinatório- 9
1.4 O processo de transposição didática- 24
1.5 Retomando questões associadas ao exercício do raciocínio combinatório- 28
1.6 A importância do raciocínio combinatório na resolução de problemas de contagem- 39
CAPÍTULO 2
O que dizem os autores dos PCN e alguns documentos oficiais acerca do ensino e aprendizagem de problemas de contagem com alunos do ensino fundamental? - 41
CAPÍTULO 3
O que dizem as pesquisas acerca do ensino e aprendizagem dos problemas de contagem com alunos da Educação Básica e com professores que atuam neste segmento ? -.47
3.1 Resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores- 47
3.1.1 Considerações iniciais acerca da pesquisa- 48
3.1.2 As questões da pesquisa- 48
3.1.3 Os sujeitos da pesquisa- 49
3.1.4 Tipo de pesquisa - 49
3.1.5 A metodologia da pesquisa- 50
3.1.6 Resultados da pesquisa- 51
3.1.7 Considerações do autor em relação aos resultados da pesquisa- 53
3.2 Resultados da pesquisa feita com alunos dos anos iniciais- 59
3.2.1 Considerações iniciais acerca da pesquisa- 59
3.2.2 As questões da pesquisa- 60
3.2.3 Os sujeitos da pesquisa- 61
3.2.4 Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa- 62
3.2.5 Procedimentos para viabilizar a participação dos sujeitos de pesquisa- 62
3.2.6 Tipo de pesquisa - 64
3.2.7 Metodologia da pesquisa- 65
3.2.8 Resultados da pesquisa - 66
3.2.9 Considerações do autor em relação aos resultados da pesquisa- 70
3.3 Resultados das pesquisas de alguns autores acerca do ensino e aprendizagem da Análise Combinatória com alunos da educação básica. - 83
CAPÍTULO 4
Conhecimentos necessários ao professor para desenvolver atividades relacionadas com a resolução de situações-problema básicas de contagem (análise combinatória) com alunos do ensino fundamental- 89
4.1 Saberes do professor para sua prática- 89
4.2 Considerações preliminares acerca do ensino e aprendizagem dos problemas de contagem - 91
4.3 Considerações acerca da apropriação e exercício do raciocínio combinatório na resolução das primeiras situações-problema de contagem propostas no Capítulo 5- 94
4.4 Sugestões para o professor desenvolver os conteúdos básicos relacionados com a resolução dos problemas de contagem- 102
4.5 O recurso da metodologia da resolução de problemas- 104
4.6 Sugestões para introduzir alguns conteúdos de Matemática com o uso de conceitos da Análise Combinatória - 107
4.7 Sugestões para uma sequência de ensino com problemas de contagem. - 119
4.8 A resolução e a análise de uma situação-problema de contagem- 124
4.9 Retomando com questões relacionadas ao ensino e aprendizagem dos problemas de contagem- 130
4.10 Considerações concernentes às resoluções e às análises de outros tipos de situações-problema de contagem - 134
4.11 ...Resoluções e análises de algumas representativas situações-problema de contagem similares àquelas propostas no Capítulo 5- 137
4.11.1 Problemas que indicam a necessidade de considerar a ordenação de parte de objetos, letras, números etc. de um conjunto finito - sem que haja a repetição de alguns ou todos eles- 137
4.11.2 Problemas que indicam a necessidade de considerar a ordenação de todos os objetos, letras, números etc. de um conjunto finito em que nenhum de seus elementos se repete, ou seja, cada dois elementos do conjunto são distintos entre si- 139
4.11.3 Problemas que indicam a necessidade de considerar a ordenação de todos os objetos, letras, números etc. de um conjunto finito, considerando que há a repetição de pelo menos um dos objetos, letras, números etc. (ou todos). - 140
4.11.4 Problemas que indicam a necessidade de considerar a formação de grupos ou a simples escolha de um ou mais elementos de um conjunto finito formado por cores, objetos ou pessoas, considerando que todos os elementos disponíveis são distintos entre si e sem levar em conta a ordenação de seus elementos constituintes - 142
4.11.5 Formação de grupos ou a simples escolha de objetos, cores, letras, pessoas etc. de um conjunto que não possui elementos repetidos e, em seguida, a determinação do total de ordenações possíveis de todos os elementos que foram selecionados - 145
4.12 Os tipos de agrupamentos-solução e os conceitos básicos da Análise Combinatória para a resolução de problemas de ontagem - 146
4.13 Algumas práticas de alunos e professores presentes nas pesquisas desenvolvidas pelo autor - 150
4.14 Algumas dificuldades que os sujeitos das pesquisas tiveram quando da resolução dos problemas de contagem - 155
CAPÍTULO 5
Sugestão para a apresentação e o desenvolvimento de situações problema de contagem, de probabilidade e atividades com alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental - 165
5.1 Introdução - 165
5.2 Atividades para alunos do 4º ano do ensino fundamental - 176
5.2.1 Objetivos gerais e específicos - 176
5.2.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 4º ano - 178
5.3 Atividades para alunos do 5º ano do ensino fundamental - 200
5.3.1 Objetivos gerais e específicos - 200
5.3.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 5º ano - 200
5.4 Atividades para os alunos do 6º ano do ensino fundamental - 228
5.4.1 Objetivos gerais e específicos - 228
5.4.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 6º ano - 232
5.5 Atividades para os alunos do 7º ano do ensino fundamental - 251
5.5.1 Objetivos gerais e específicos - 251
5.5.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 7º ano - 254
5.6 Atividades para os alunos do 8º ano do ensino fundamental - 275
5.6.1 Objetivos gerais e específicos - 275
5.6.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 8º ano - 277
5.7 Atividades para os alunos do 9º ano do ensino fundamental - 295
5.7.1 Objetivos gerais e específicos - 295
5.7.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 9º ano - 298
CAPÍTULO 6
Considerações finais - 317
Referências - 323
ANEXO A
Atividades a serem desenvolvidas com a utilização do material didático “Blocos Lógicos” - 331
Considerações para o professor - 331
ANEXO B
Respostas das situações-problema propostas no Capítulo 5 - 355
1. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 4º Ano Ensino fundamental - 355
2. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 5º ano do ensino fundamental - 367
3. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 6º ano do ensino fundamental - 380
4. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 7º ano do ensino fundamental - 391
5. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 8º ano do ensino fundamental - 408
6. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 9º ano do ensino fundamental - 427Informações Técnicas
Nº de páginas: 480 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788539908974 Encadernação: Brochura Autor: Paulo Jorge Magalhães Teixeira - Informações