Resolvendo Problemas de Análise Combinatória nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Alguns currículos de Matemática para a Educação Básica têm recomendado o ensino de noções básicas de análise combinatória e probabilidade desde os anos iniciais do Ensino Fundamental (estendendo-se ao Ensino Médio), desde que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram lançados.

VITRINE Os Livros mais Vendidos !

De: R$ 129,00Por: R$ 105,00ou X de

Economia de R$ 24,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 105,00
  • 2X de R$ 52,50 sem juros
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

  • Análise Combinatória e Probabilidade para Concursos: Teoria e Questões Comentadas - 334 Questões Passo a Passo

    Os programas de Raciocínio Lógico exigidos nos concursos públicos têm sido muito abrangentes e seletos a cada exame. Em alguns, podemos até dizer que se criou uma fronteira que ultrapassa os limites do que poderíamos identificar como Raciocínio Lógico, abordando temas como: Trigonometria, Álgebra linear, Análise Combinatória, Probabilidade, Progressões, Geometria Plana e outros. Pensando nisso é que esta obra foi escrita, pois os assuntos Análise Combinatória e Probabilidade são juntos, sem sombra de dúvida, um dos temas mais intrigantes da Matemática, levando o aluno, de um modo geral, a boas conjecturas e reflexões. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Resolvendo Problemas de Análise Combinatória nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    Não obstante os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e alguns currículos recomendarem o ensino de noções básicas de Análise Combinatória para alunos - desde os anos iniciais, estendendo-se aos demais anos da Educação Básica -, o professor não dispõe de diversificado e atraente leque de sugestões de atividades e de situações-problema de contagem que o ajude no desenvolvimento desses conteúdos com seus alunos. Foi este o mote principal que levou o autor a escrever este livro. Ele entende que é fundamental que o professor disponha de uma diversidade de sugestões de atividades de contagem de modo a orientar seus alunos para que desenvolvam o raciocínio combinatório ... ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Resolvendo Problemas de Análise Combinatória nos Anos Finais do Ensino Fundamental

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    R$ 105,00 ou 2x de R$ 52,50

    Alguns currículos de Matemática para a Educação Básica têm recomendado o ensino de noções básicas de análise combinatória e probabilidade desde os anos iniciais do Ensino Fundamental (estendendo-se ao Ensino Médio), desde que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram lançados. ... Ler mais +

    QUERO VER

Quem viu este produto , também se interessou

  • Data Science para Programadores - Um Guia Completo Utilizando a Linguagem Python

    Um guia para estudantes e profissionais, utilizando a linguagem Python em todo o seu potencial. Você aprenderá os conceitos e fundamentos estatísticos que auxiliarão seu trabalho analítico. As bibliotecas são apresentadas de maneira prática, focando no que é mais importante para o seu trabalho do dia a dia. O livro apresenta um ferramental completo para você iniciar neste mercado lucrativo que a Data Science possibilita. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Como Resolver Derivadas e Integrais - Mais de 150 Exercícios Resolvidos

    “Como Resolver Derivadas e Integrais” é diferente de outros livros de Cálculo Diferencial e Integral porque, em cada exercício resolvido, há uma conversa simples e direta com o leitor, na qual se descreve o passo a passo de todas as etapas envolvidas na resolução de derivadas (de uma e de duas variáveis, incluindo funções simples e compostas) e de integrais (simples e duplas, tanto as imediatas como as que necessitam de mudanças de variáveis e do método da integração por partes). ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Resolvendo Problemas de Análise Combinatória nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    Não obstante os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e alguns currículos recomendarem o ensino de noções básicas de Análise Combinatória para alunos - desde os anos iniciais, estendendo-se aos demais anos da Educação Básica -, o professor não dispõe de diversificado e atraente leque de sugestões de atividades e de situações-problema de contagem que o ajude no desenvolvimento desses conteúdos com seus alunos. Foi este o mote principal que levou o autor a escrever este livro. Ele entende que é fundamental que o professor disponha de uma diversidade de sugestões de atividades de contagem de modo a orientar seus alunos para que desenvolvam o raciocínio combinatório ... ... Ler mais +

    QUERO VER
  • O Uso da Vírgula não é um bicho-de-sete-cabeças

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    A vírgula é um sinal de pontuação que, se utilizado indevidamente, pode mudar o teor de uma mensagem: escrever “não roubei” é uma informação exatamente oposta à “não, roubei”. Na primeira, nega-se o roubo. Na segunda, o sujeito afirma que roubou. Dependendo da mensagem, o uso indevido da vírgula pode provocar sérias consequências. No caso, o uso da vírgula faz da frase em que ela foi colocada uma confissão em que o sujeito confirma o roubo que realizou e que, por isso, é ladrão e deve ser preso. O livro “O Uso da Vírgula não é um Bicho-de-sete-cabeças” ensina - por meio de uma linguagem simples e de uma metodologia eficiente - quais são os casos em que o uso desse sinal de pontuação é obrigatório e quais são aqueles em que o uso da vírgula é proibido, o que faz com que o leitor se atenha apenas ao que importa saber sobre ela. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Curso de Análise Combinatória e Probabilidade - Aprendendo com a resolução de problemas

    Curso de Análise Combinatória e Probabilidades é uma obra que pretende ser um grande auxilio a estudantes e professores diante de uma das mais interessantes áreas da Matemática. O cálculo combinatório e as probabilidades aparecem em muitas situações do cotidiano, e isto é amplamente explorado neste livro. Os autores procuraram, através de uma linguagem simples e objetiva, transmitir os conceitos básicos e direcionar o estudante para a resolução das variadas situações que vão surgindo, à medida que ele caminha na leitura. Além de uma grande quantidade de exercícios resolvidos, alguns deles com mais de uma solução proposta, foi incluída, no final do livro, uma coletânea de exercícios e questões de Vestibulares para que o estudante faça uma revisão geral. O livro apresenta ainda diversos tópicos complementares com aplicações diversas sobre o tema (loterias, genética, paradoxos, etc) de modo a que o leitor possa aferir a grande aplicabilidade dessa fundamental área da matemática aplicada. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Introdução à Combinatória e Probabilidade

    A Análise Combinatória e a Probabilidade que são estudadas no ensino médio, ou mesmo nos primeiros semestres dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática, em geral apresentam uma teoria relativamente simples de ser entendida, por outro lado, há uma variedade infinita de problemas que o iniciante no assunto não tem ideia de como resolvê-los. Este livro, além de apresentar toda a teoria de modo bem detalhado, não exigindo qualquer conhecimento anterior sobre o assunto, traz dezenas de exemplos resolvidos ao longo dos seus 15 capítulos e também a resolução detalhada de cerca de 300 problemas propostos. Essas resoluções são verdadeiras aulas, onde cada detalhe é explicitado, cada passagem é minuciosamente justificada, o que, certamente, facilitará o aprendizado das principais técnicas para problemas clássicos de Combinatória e Probabilidade. Os problemas propostos, no decorrer do livro, foram compilados de provas de vestibulares de universidades brasileiras, ENEM, OBM, OBMEP, exames de escolas militares (ITA, IME), exames de Matemática pelo mundo afora, tais como ASHME, MIT, USAMO, PUTNAN, entre muitos outros. Ao final do livro, o leitor encontrará uma vasta bibliografia que consiste numa relação de clássicos sobre o assunto e que podem ser utilizados em estudos mais aprofundados, em momentos posteriores. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Equação do 2º Grau - a fórmula resolutiva e métodos alternativos de resolução

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Este livro apresenta, além de exemplos resolvidos, uma vasta quantidade de exercícios propostos e bem diversificados cuja finalidade é abordar os vários aspectos importantes relacionados com a equação quadrática e que são pouco explorados em livros didáticos, por exemplo: a soma, a diferença e o produto de suas raízes; as simplificações que podemos fazer em sua fórmula resolutiva; quando a equação quadrática apresenta certas características. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Uma Introdução à Teoria dos Números

    O Livro contém aspectos básicos da Teoria dos Números. O objetivo é mostrar a presença de números primos na Matemática e métodos mais práticos para estudá-los. Contém exercícios para uma melhor compreensão da Teoria dos Números. Destinado aos alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores interessados no ensino e pesquisas em Álgebra, Teoria dos Números, Ciência da Computação e demais áreas relativas aonde estes assuntos estão presentes, como na Física. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Introdução à Programação com PYTHON

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, de script, imperativa, orientada a objetos, funcional. Lançada por Guido van Rossum em 1991. Atualmente é uma das Linguagens de Programação mais utilizadas no mundo. Python foi criada para produzir código bom e fácil de manter, de maneira rápida e suporta múltiplos paradigmas de programação. A programação procedimental pode ser usada para programas simples e rápidos, mas estruturas de dados avançadas estão disponíveis para facilitar o desenvolvimento de algoritmos complexos. Grandes projetos podem ser feitos usando técnicas de orientação a objetos, que é completamente suportada em Python. Assim, o Python se aplica na solução de problemas de várias complexidades. Além disso, por ser uma linguagem livre e multiplataforma, possibilita que os programas escritos em uma plataforma sejam executados sem nenhum problema na maioria das plataformas existentes e sem nenhuma modificação. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Problemas Resolvidos de Combinatória - 2ª Edição

    Este livro de Problemas de Combinatória com soluções foi escrito com o objetivo principal de servir de complemento a textos básicos de Matemática Discreta adotados na graduação. Em particular, tivemos em mente o livro Introdução à Análise Combinatória, publicado pela Editora Ciência Moderna, (cujas três primeiras edições foram publicadas pela Editora da Unicamp), do qual o primeiro autor deste livro é um dos coautores, e que tem sido adotado em várias universidades, além da Unicamp. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • E-BOOK Estatística Aplicada à Educação com Abordagem além da Análise Descritiva - Volume 1 - Teoria e Prática Descritiva (envio por e-mail)

    *** ATENÇÃO ***
    PRODUTO DIGITAL PARA DOWNLOAD.
    RECEBERÁ O LINK E AS INSTRUÇÕES VIA E-MAIL EM ATÉ 2 DIAS ÚTEIS APÓS A CONFIRMAÇÃO DA COMPRA.
    NÃO REALIZAMOS DEVOLUÇÕES DESTE PRODUTO.
    ANTES DE COMPRAR VERIFIQUE SE SEU PC OU DISPOSITIVO ESTÁ APTO À BAIXAR O ARQUIVO. VEJA MAIS EM INFORMAÇÕES ABAIXO.
    *CASO TENHA ESCOLHIDO JUNTO AO E-BOOK UM PRODUTO FÍSICO, O MESMO APARECERÁ NO CARRINHO COM O PRAZO DE ENTREGA E O CUSTO DO FRETE
    NESTE CASO, A OPÇÃO ENVIO POR EMAIL DESAPARECERÁ , POREM NÃO SE PREOCUPE, POIS SEU E-BOOK SERÁ ENVIADO EM ATÉ 2 DIAS ÚTEIS PARA O SEU EMAIL .
    ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Explicando Matemática

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Neste livro, assuntos básicos da Matemática são apresentados de modo direto, o que permite a compreensão e a aplicação de conceitos. “Explicando Matemática” é um livro escrito com linguagem de fácil acesso e que apresenta, de forma simples, 28 tópicos de Matemática. Para facilitar o entendimento, são utilizados recursos de imagens, como figuras e gráficos. São abordados os seguintes conceitos “como probabilidades são associadas com jogos da Quina e da Mega Sena?”, “como calcular juros compostos?”, "como calcular áreas e volumes?" e "como se explicam e se aplicam as funções do 1º grau, do 2º grau e exponenciais?". Há, também, dois tópicos dedicados à lógica e ao uso do raciocínio lógico de forma indutiva e dedutiva. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Introdução à Análise Combinatória 4ª Edição

    Esta é a quarta edição revista deste livro. Os autores utilizaram a experiência adquirida ao lecionar a disciplina Matemática Discreta durante vários anos, para produzir um texto onde os conceitos são apresentados e fixados por meio de um grande número de exemplos (mais de 200), e de exercícios propostos (mais de 270). O livro apresenta noções de teoria de conjuntos, desenvolve as ferramentas básicas de contagem (princípios aditivo e multiplicativo, arranjos, permutações, combinações, princípio da inclusão e exclusão, relações de recorrência, princípio da “casa dos pombos”) e, finalmente, faz uma introdução à teoria dos grafos. Este livro é também de interesse para professores de segundo grau e de cursos preparatórios ao vestibular. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Introdução à Química Relativística

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Longe de constituir-se em mera curiosidade, afetando apenas uns poucos elementos, os efeitos/contribuição relativísticos são marcantes para cerca de 1/3 dos elementos da tabela periódica (os elementos mais pesados), não sendo impossível fornecer uma explicação correta para as propriedades desses elementos (e, por conseguinte, de seus compostos), sem levar-se em conta as contribuições relativísticas. O fato de o mercúrio ser líquido à temperatura ambiente, a cor do ouro e o potencial redox da bateria chumbo-ácido, são apenas algumas propriedades que são consequência direta das contribuições relativísticas. Destaque-se que a introdução aqui apresentada é de natureza didática, não adentrando no complexo formalismo matemático da mecânica quântica relativística, e focando essencialmente nas consequências/efeitos da contribuição relativística sobre as propriedades dos elementos e seus compostos. Não obstante, a fim de conferir um aspecto mais quantitativo ao texto, apresentam-se usos simplificados (didáticos) de cálculos relativísticos aplicados às propriedades dos elementos, o que inclui uma pequena lista de exercícios. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Explicando Física e Química

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Neste livro, assuntos básicos da Física e Química são apresentados de modo direto, o que permite a compreensão dos temas e a aplicação de conceitos. “Explicando Física e Química” é um livro de fácil leitura e que apresenta, de forma simples, 25 tópicos de Ciências. Para facilitar o entendimento, são utilizados recursos de imagens, como figuras, esquemas e gráficos. São abordados conceitos como força, leis de Newton, gravitação, teoria da Relatividade, estrutura atômica, íons, ligações químicas, estequiometria, Química Orgânica, polímeros, estrutura cristalina, nanomateriais, gases perfeitos, eletricidade, eletromagnetismo, radiação e o Big Bang (a grande explosão inicial que deu origem ao universo). ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Análise Combinatória e Probabilidade para Concursos: Teoria e Questões Comentadas - 334 Questões Passo a Passo

    Os programas de Raciocínio Lógico exigidos nos concursos públicos têm sido muito abrangentes e seletos a cada exame. Em alguns, podemos até dizer que se criou uma fronteira que ultrapassa os limites do que poderíamos identificar como Raciocínio Lógico, abordando temas como: Trigonometria, Álgebra linear, Análise Combinatória, Probabilidade, Progressões, Geometria Plana e outros. Pensando nisso é que esta obra foi escrita, pois os assuntos Análise Combinatória e Probabilidade são juntos, sem sombra de dúvida, um dos temas mais intrigantes da Matemática, levando o aluno, de um modo geral, a boas conjecturas e reflexões. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • 1000 Questões de Matemática - Escolas Militares e Ensino Médio

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    1.000 QUESTÕES DE MATEMÁTICA - Escolas Militares e Ensino Médio é um livro necessário e oportuno, que vai atender uma faixa específica de estudantes do Ensino Médio de todo o país. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Matrizes e Determinantes - Teoria e Exercícios Resolvidos

    A utilização do Cálculo Matricial faz parte efetiva da formação do profissional de áreas como Matemática Aplicada, Física, Química, Economia, Engenharia, Estatística, Informática, etc. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Invertendo Domínios - O Conceito de Transformada

    VITRINE Os Livros mais Vendidos !

    Este livro é uma viagem pelo país das transformadas, que são ferramentas matemáticas usadas por engenheiros e físicos para o tratamento de fenômenos do mundo real, embora elas mesmas não vivam no mundo real. Essa viagem, ainda que repleta de uma matemática às vezes envolvente, é rica em informações históricas e em problemas reais, que são resolvidos e elucidados pelo uso dessas ferramentas. A abordagem histórica não é apenas um requinte extra, sendo utilizada para dar ao leitor a noção exata do momento em que cada ideia nasceu e quem foi o parteiro. ... Ler mais +

    QUERO VER
  • Descrição
    Resolvendo Problemas de Análise Combinatória nos Anos Finais do Ensino Fundamental

    Alguns currículos de Matemática para a Educação Básica têm recomendado o ensino de noções básicas de análise combinatória e probabilidade desde os anos iniciais do Ensino Fundamental (estendendo-se ao Ensino Médio), desde que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram lançados. Nos dias de hoje, por meio das sugestões presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), tais recomendações se confirmam. Assim, é preciso que o professor desenvolva conceitos e procedimentos relacionados às técnicas de contagem para resolver problemas de combinatória e probabilidade quando propuser problemas próximos a situações possíveis de ocorrer no cotidiano de seus alunos, estendendo-os a situações mais gerais. Um dos motes que levou o autor a escrever este livro foi aproximar leitores, professores, alunos e formadores de professores com as duas temáticas, em conjunto, de modo que todos tenham condições de tomar decisões com segurança, propriedade e conhecimento, consoante as competências, procedimentos e estratégias necessárias à ampliação da visão conceitual relativa a estes conteúdos.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorPaulo Jorge Magalhães Teixeira

    Paulo Jorge Magalhães Teixeira é Doutor em Educação Matemática, (pesquisas na área de Formação de professores que ensinam Matemática; Ensino; Aprendizagem e Elaboração de Materiais Instrucionais para a Educação Básica). Mestre em Matemática (Álgebra Abstrata); Licenciado Pleno e Bacharel em Matemática; Bacharel em Engenharia Elétrica (Eletrotécnica). Atua na rede federal de ensino, ministrando aulas na Educação Básica, Graduação e Pós-graduação, e na orientação de trabalhos acadêmicos. É Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense e Professor Titular do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II.
    Informações TécnicasSumário

    CAPÍTULO 1 - Problemas de contagem e o raciocínio combinatório - 1

    1.1 Problemas de contagem- 1

    1.2 O que significa raciocínio combinatório? - 4

    1.3 Como se apropriar do raciocínio combinatório- 9

    1.4 O processo de transposição didática- 24

    1.5 Retomando questões associadas ao exercício do raciocínio combinatório- 28

    1.6 A importância do raciocínio combinatório na resolução de problemas de contagem- 39



    CAPÍTULO 2

    O que dizem os autores dos PCN e alguns documentos oficiais acerca do ensino e aprendizagem de problemas de contagem com alunos do ensino fundamental? - 41



    CAPÍTULO 3

    O que dizem as pesquisas acerca do ensino e aprendizagem dos problemas de contagem com alunos da Educação Básica e com professores que atuam neste segmento ? -.47

    3.1 Resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores- 47

    3.1.1 Considerações iniciais acerca da pesquisa- 48

    3.1.2 As questões da pesquisa- 48

    3.1.3 Os sujeitos da pesquisa- 49

    3.1.4 Tipo de pesquisa - 49

    3.1.5 A metodologia da pesquisa- 50

    3.1.6 Resultados da pesquisa- 51

    3.1.7 Considerações do autor em relação aos resultados da pesquisa- 53

    3.2 Resultados da pesquisa feita com alunos dos anos iniciais- 59

    3.2.1 Considerações iniciais acerca da pesquisa- 59

    3.2.2 As questões da pesquisa- 60

    3.2.3 Os sujeitos da pesquisa- 61

    3.2.4 Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa- 62

    3.2.5 Procedimentos para viabilizar a participação dos sujeitos de pesquisa- 62

    3.2.6 Tipo de pesquisa - 64

    3.2.7 Metodologia da pesquisa- 65

    3.2.8 Resultados da pesquisa - 66

    3.2.9 Considerações do autor em relação aos resultados da pesquisa- 70

    3.3 Resultados das pesquisas de alguns autores acerca do ensino e aprendizagem da Análise Combinatória com alunos da educação básica. - 83



    CAPÍTULO 4

    Conhecimentos necessários ao professor para desenvolver atividades relacionadas com a resolução de situações-problema básicas de contagem (análise combinatória) com alunos do ensino fundamental- 89

    4.1 Saberes do professor para sua prática- 89

    4.2 Considerações preliminares acerca do ensino e aprendizagem dos problemas de contagem - 91

    4.3 Considerações acerca da apropriação e exercício do raciocínio combinatório na resolução das primeiras situações-problema de contagem propostas no Capítulo 5- 94

    4.4 Sugestões para o professor desenvolver os conteúdos básicos relacionados com a resolução dos problemas de contagem- 102

    4.5 O recurso da metodologia da resolução de problemas- 104

    4.6 Sugestões para introduzir alguns conteúdos de Matemática com o uso de conceitos da Análise Combinatória - 107

    4.7 Sugestões para uma sequência de ensino com problemas de contagem. - 119

    4.8 A resolução e a análise de uma situação-problema de contagem- 124

    4.9 Retomando com questões relacionadas ao ensino e aprendizagem dos problemas de contagem- 130

    4.10 Considerações concernentes às resoluções e às análises de outros tipos de situações-problema de contagem - 134

    4.11 ...Resoluções e análises de algumas representativas situações-problema de contagem similares àquelas propostas no Capítulo 5- 137

    4.11.1 Problemas que indicam a necessidade de considerar a ordenação de parte de objetos, letras, números etc. de um conjunto finito - sem que haja a repetição de alguns ou todos eles- 137

    4.11.2 Problemas que indicam a necessidade de considerar a ordenação de todos os objetos, letras, números etc. de um conjunto finito em que nenhum de seus elementos se repete, ou seja, cada dois elementos do conjunto são distintos entre si- 139

    4.11.3 Problemas que indicam a necessidade de considerar a ordenação de todos os objetos, letras, números etc. de um conjunto finito, considerando que há a repetição de pelo menos um dos objetos, letras, números etc. (ou todos). - 140

    4.11.4 Problemas que indicam a necessidade de considerar a formação de grupos ou a simples escolha de um ou mais elementos de um conjunto finito formado por cores, objetos ou pessoas, considerando que todos os elementos disponíveis são distintos entre si e sem levar em conta a ordenação de seus elementos constituintes - 142

    4.11.5 Formação de grupos ou a simples escolha de objetos, cores, letras, pessoas etc. de um conjunto que não possui elementos repetidos e, em seguida, a determinação do total de ordenações possíveis de todos os elementos que foram selecionados - 145

    4.12 Os tipos de agrupamentos-solução e os conceitos básicos da Análise Combinatória para a resolução de problemas de ontagem - 146

    4.13 Algumas práticas de alunos e professores presentes nas pesquisas desenvolvidas pelo autor - 150

    4.14 Algumas dificuldades que os sujeitos das pesquisas tiveram quando da resolução dos problemas de contagem - 155



    CAPÍTULO 5

    Sugestão para a apresentação e o desenvolvimento de situações problema de contagem, de probabilidade e atividades com alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental - 165

    5.1 Introdução - 165

    5.2 Atividades para alunos do 4º ano do ensino fundamental - 176

    5.2.1 Objetivos gerais e específicos - 176

    5.2.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 4º ano - 178

    5.3 Atividades para alunos do 5º ano do ensino fundamental - 200

    5.3.1 Objetivos gerais e específicos - 200

    5.3.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 5º ano - 200

    5.4 Atividades para os alunos do 6º ano do ensino fundamental - 228

    5.4.1 Objetivos gerais e específicos - 228

    5.4.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 6º ano - 232

    5.5 Atividades para os alunos do 7º ano do ensino fundamental - 251

    5.5.1 Objetivos gerais e específicos - 251

    5.5.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 7º ano - 254

    5.6 Atividades para os alunos do 8º ano do ensino fundamental - 275

    5.6.1 Objetivos gerais e específicos - 275

    5.6.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 8º ano - 277

    5.7 Atividades para os alunos do 9º ano do ensino fundamental - 295

    5.7.1 Objetivos gerais e específicos - 295

    5.7.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 9º ano - 298



    CAPÍTULO 6

    Considerações finais - 317

    Referências - 323



    ANEXO A

    Atividades a serem desenvolvidas com a utilização do material didático “Blocos Lógicos” - 331

    Considerações para o professor - 331



    ANEXO B

    Respostas das situações-problema propostas no Capítulo 5 - 355

    1. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 4º Ano Ensino fundamental - 355

    2. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 5º ano do ensino fundamental - 367

    3. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 6º ano do ensino fundamental - 380

    4. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 7º ano do ensino fundamental - 391

    5. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 8º ano do ensino fundamental - 408

    6. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 9º ano do ensino fundamental - 427

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:480
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:9788539908974
    Encadernação:Brochura
    Autor:Paulo Jorge Magalhães Teixeira
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!