Resolvendo Problemas de Análise Combinatória nos Anos Finais do Ensino Fundamental
De: R$ 0,00Por: R$ 129,00ou X de
Quem viu este produto , comprou
-
Raciocínio Lógico e Matemática Básica para Concursos Raciocínio Lógico e Matemática Básica para
-
Matemática Financeira ao Alcance de Todos Matemática Financeira ao Alcance de Todos
-
Análise Real - Funções de uma Variável Real Análise Real - Funções de uma Variável Real
-
Teoria dos Conjuntos - Sobre a Fundamentação Matemática e a Construção de Conjuntos Numéricos
A Teoria dos Conjuntos consagrou-se, nos últimos cento e poucos anos, como o principal ambiente matemático para uma sólida, rigorosa e aceitável Fundamentação da Matemática. ... Ler mais +
QUERO VER -
-
Entendendo Matemática com o Enem - Mais de 100 exemplos e questões detalhadamente explicados
-
-
Teoria Ingênua dos Conjuntos Teoria Ingênua dos Conjuntos
-
Cálculo Diferencial I e Aplicações Cálculo Diferencial I e Aplicações
-
Explicando Matemática Explicando Matemática Explicando Matemática Explicando Matemática
-
Curso de Probabilidade e Estatística Inferencial: Teoria e Prática - 2ª Edição Revista e Ampliada
-
Contabilidade Avançada para a Industria da Construção Civil e Empresa Imobiliária
-
Funções Reais de Várias Variáveis Reais, Limites e Continuidade GILMAR PIRES NOVAES Funções Reais de
-
Tópicos de Análise Real Tópicos de Análise Real
-
Cálculo e Aplicações II - Funções Vetoriais
-
Notas de Álgebra Linear Notas de Álgebra Linear
-
Questão de Matemática no Vestibular Volume 2
-
Teoremas Pitágoras -FERMAT Resolução dos Trios Pitagóricos Teoremas Pitágoras -FERMAT Resolução dos
-
Matemática e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Matemática e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
-
Matrizes e Sistemas Algébricos em Engenharia Matrizes e Sistemas Algébricos em Engenharia
-
Matemática Financeira para Educadores Críticos
Sabemos da necessidade de contextualização nas aulas da Educação Básica. Ocorre que a Matemática Financeira, tão presente no dia-a-dia de todos, ausenta-se dos livros didáticos, da formação dos docentes e, por conseguinte, das salas de aula. ... Ler mais +
QUERO VER -
-
-
Exercícios em Álgebra Linear II Exercícios em Álgebra Linear II
Quem viu este produto , também se interessou
-
Desafios e Enigmas: Uma forma descontraída de colocar à prova seu raciocínio
Você consegue cortar uma torta em oito pedaços fazendo apenas três cortes? Você sabe qual número tem raiz quadrada maior do que ele mesmo? Você conhece alguém cujo avô é mais jovem que o pai? Essas são apenas algumas das questões que o deixarão intrigado nesta obra. Com o livro Desafios e Enigmas, você poderá testar e aprimorar sua inteligência por meio da interpretação e resolução de desafios, enigmas, charadas e testes de lógica. O livro está repleto de problemas interessantes, muitos deles ilustrados e apresentados de uma forma totalmente descontraída. ... Ler mais +
QUERO VER -
Teoria dos Conjuntos - Sobre a Fundamentação Matemática e a Construção de Conjuntos Numéricos
A Teoria dos Conjuntos consagrou-se, nos últimos cento e poucos anos, como o principal ambiente matemático para uma sólida, rigorosa e aceitável Fundamentação da Matemática. ... Ler mais +
QUERO VER -
-
Matemática Financeira para Educadores Críticos
Sabemos da necessidade de contextualização nas aulas da Educação Básica. Ocorre que a Matemática Financeira, tão presente no dia-a-dia de todos, ausenta-se dos livros didáticos, da formação dos docentes e, por conseguinte, das salas de aula. ... Ler mais +
QUERO VER -
Cálculo e Aplicações II - Funções Vetoriais
-
Geometria Analítica e Álgebra Linear para Engenharias Geometria Analítica e Álgebra Linear para
-
Matemática para Vencer Matemática para Vencer Matemática para Vencer Matemática para Vencer
-
Curso Básico de Matemática Comercial e Financeira Curso Básico de Matemática Comercial e Financeira
-
Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Superior: Inovações, propostas e desafios
-
Noções de Lógica e Matemática Básica Noções de Lógica e Matemática Básica
-
Explicando Matemática Explicando Matemática Explicando Matemática Explicando Matemática
-
Notas de Álgebra Linear Notas de Álgebra Linear
-
Uma História da Matemática Uma História da Matemática
-
Matemática Financeira ao Alcance de Todos Matemática Financeira ao Alcance de Todos
-
Cálculo com Aplicações - Atividades Computacionais e Projetos Cálculo com Aplicações - Atividades
-
Cálculo e Aplicações I - Funções Reais Cálculo e Aplicações I - Funções Reais
-
Investigação Histórica no Ensino da Matemática
O principal eixo norteador das discussões presentes neste livro é a relação entre a História da Matemática, a cognição matemática e a aprendizagem matemática. Seu autor amplia o foco de discussão e faz a proposição de abordagens pedagógicas da Matemática apoiadas na História, considerando algumas já discutidas em outros trabalhos de sua autoria, publicados anteriormente. Nesse sentido, faz uma discussão centrada nos aspectos epistemológicos relacionados ao uso do desenvolvimento histórico da Matemática como uma possibilidade didática de exploração dos textos históricos no seu ensino. ... Ler mais +
QUERO VER -
Funções Reais de Várias Variáveis Reais, Limites e Continuidade GILMAR PIRES NOVAES Funções Reais de
-
-
-
Questão de Matemática no Vestibular Volume 2
-
Séries e Equações Diferenciais Ordinárias Séries e Equações Diferenciais Ordinárias
-
-
Evoluindo com a Matemática Financeira Evoluindo com a Matemática Financeira
- DescriçãoResolvendo Problemas de Análise Combinatória nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Alguns currículos de Matemática para a Educação Básica têm recomendado o ensino de noções básicas de análise combinatória e probabilidade desde os anos iniciais do Ensino Fundamental (estendendo-se ao Ensino Médio), desde que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram lançados. Nos dias de hoje, por meio das sugestões presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), tais recomendações se confirmam. Assim, é preciso que o professor desenvolva conceitos e procedimentos relacionados às técnicas de contagem para resolver problemas de combinatória e probabilidade quando propuser problemas próximos a situações possíveis de ocorrer no cotidiano de seus alunos, estendendo-os a situações mais gerais. Um dos motes que levou o autor a escrever este livro foi aproximar leitores, professores, alunos e formadores de professores com as duas temáticas, em conjunto, de modo que todos tenham condições de tomar decisões com segurança, propriedade e conhecimento, consoante as competências, procedimentos e estratégias necessárias à ampliação da visão conceitual relativa a estes conteúdos. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Paulo Jorge Magalhães Teixeira
Paulo Jorge Magalhães Teixeira é Doutor em Educação Matemática, (pesquisas na área de Formação de professores que ensinam Matemática; Ensino; Aprendizagem e Elaboração de Materiais Instrucionais para a Educação Básica). Mestre em Matemática (Álgebra Abstrata); Licenciado Pleno e Bacharel em Matemática; Bacharel em Engenharia Elétrica (Eletrotécnica). Atua na rede federal de ensino, ministrando aulas na Educação Básica, Graduação e Pós-graduação, e na orientação de trabalhos acadêmicos. É Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense e Professor Titular do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II.Informações Técnicas Sumário
CAPÍTULO 1 - Problemas de contagem e o raciocínio combinatório - 1
1.1 Problemas de contagem- 1
1.2 O que significa raciocínio combinatório? - 4
1.3 Como se apropriar do raciocínio combinatório- 9
1.4 O processo de transposição didática- 24
1.5 Retomando questões associadas ao exercício do raciocínio combinatório- 28
1.6 A importância do raciocínio combinatório na resolução de problemas de contagem- 39
CAPÍTULO 2
O que dizem os autores dos PCN e alguns documentos oficiais acerca do ensino e aprendizagem de problemas de contagem com alunos do ensino fundamental? - 41
CAPÍTULO 3
O que dizem as pesquisas acerca do ensino e aprendizagem dos problemas de contagem com alunos da Educação Básica e com professores que atuam neste segmento ? -.47
3.1 Resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores- 47
3.1.1 Considerações iniciais acerca da pesquisa- 48
3.1.2 As questões da pesquisa- 48
3.1.3 Os sujeitos da pesquisa- 49
3.1.4 Tipo de pesquisa - 49
3.1.5 A metodologia da pesquisa- 50
3.1.6 Resultados da pesquisa- 51
3.1.7 Considerações do autor em relação aos resultados da pesquisa- 53
3.2 Resultados da pesquisa feita com alunos dos anos iniciais- 59
3.2.1 Considerações iniciais acerca da pesquisa- 59
3.2.2 As questões da pesquisa- 60
3.2.3 Os sujeitos da pesquisa- 61
3.2.4 Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa- 62
3.2.5 Procedimentos para viabilizar a participação dos sujeitos de pesquisa- 62
3.2.6 Tipo de pesquisa - 64
3.2.7 Metodologia da pesquisa- 65
3.2.8 Resultados da pesquisa - 66
3.2.9 Considerações do autor em relação aos resultados da pesquisa- 70
3.3 Resultados das pesquisas de alguns autores acerca do ensino e aprendizagem da Análise Combinatória com alunos da educação básica. - 83
CAPÍTULO 4
Conhecimentos necessários ao professor para desenvolver atividades relacionadas com a resolução de situações-problema básicas de contagem (análise combinatória) com alunos do ensino fundamental- 89
4.1 Saberes do professor para sua prática- 89
4.2 Considerações preliminares acerca do ensino e aprendizagem dos problemas de contagem - 91
4.3 Considerações acerca da apropriação e exercício do raciocínio combinatório na resolução das primeiras situações-problema de contagem propostas no Capítulo 5- 94
4.4 Sugestões para o professor desenvolver os conteúdos básicos relacionados com a resolução dos problemas de contagem- 102
4.5 O recurso da metodologia da resolução de problemas- 104
4.6 Sugestões para introduzir alguns conteúdos de Matemática com o uso de conceitos da Análise Combinatória - 107
4.7 Sugestões para uma sequência de ensino com problemas de contagem. - 119
4.8 A resolução e a análise de uma situação-problema de contagem- 124
4.9 Retomando com questões relacionadas ao ensino e aprendizagem dos problemas de contagem- 130
4.10 Considerações concernentes às resoluções e às análises de outros tipos de situações-problema de contagem - 134
4.11 ...Resoluções e análises de algumas representativas situações-problema de contagem similares àquelas propostas no Capítulo 5- 137
4.11.1 Problemas que indicam a necessidade de considerar a ordenação de parte de objetos, letras, números etc. de um conjunto finito - sem que haja a repetição de alguns ou todos eles- 137
4.11.2 Problemas que indicam a necessidade de considerar a ordenação de todos os objetos, letras, números etc. de um conjunto finito em que nenhum de seus elementos se repete, ou seja, cada dois elementos do conjunto são distintos entre si- 139
4.11.3 Problemas que indicam a necessidade de considerar a ordenação de todos os objetos, letras, números etc. de um conjunto finito, considerando que há a repetição de pelo menos um dos objetos, letras, números etc. (ou todos). - 140
4.11.4 Problemas que indicam a necessidade de considerar a formação de grupos ou a simples escolha de um ou mais elementos de um conjunto finito formado por cores, objetos ou pessoas, considerando que todos os elementos disponíveis são distintos entre si e sem levar em conta a ordenação de seus elementos constituintes - 142
4.11.5 Formação de grupos ou a simples escolha de objetos, cores, letras, pessoas etc. de um conjunto que não possui elementos repetidos e, em seguida, a determinação do total de ordenações possíveis de todos os elementos que foram selecionados - 145
4.12 Os tipos de agrupamentos-solução e os conceitos básicos da Análise Combinatória para a resolução de problemas de ontagem - 146
4.13 Algumas práticas de alunos e professores presentes nas pesquisas desenvolvidas pelo autor - 150
4.14 Algumas dificuldades que os sujeitos das pesquisas tiveram quando da resolução dos problemas de contagem - 155
CAPÍTULO 5
Sugestão para a apresentação e o desenvolvimento de situações problema de contagem, de probabilidade e atividades com alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental - 165
5.1 Introdução - 165
5.2 Atividades para alunos do 4º ano do ensino fundamental - 176
5.2.1 Objetivos gerais e específicos - 176
5.2.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 4º ano - 178
5.3 Atividades para alunos do 5º ano do ensino fundamental - 200
5.3.1 Objetivos gerais e específicos - 200
5.3.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 5º ano - 200
5.4 Atividades para os alunos do 6º ano do ensino fundamental - 228
5.4.1 Objetivos gerais e específicos - 228
5.4.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 6º ano - 232
5.5 Atividades para os alunos do 7º ano do ensino fundamental - 251
5.5.1 Objetivos gerais e específicos - 251
5.5.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 7º ano - 254
5.6 Atividades para os alunos do 8º ano do ensino fundamental - 275
5.6.1 Objetivos gerais e específicos - 275
5.6.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 8º ano - 277
5.7 Atividades para os alunos do 9º ano do ensino fundamental - 295
5.7.1 Objetivos gerais e específicos - 295
5.7.2 Sequência didática contendo situações-problema de contagem que podem ser propostas aos alunos do 9º ano - 298
CAPÍTULO 6
Considerações finais - 317
Referências - 323
ANEXO A
Atividades a serem desenvolvidas com a utilização do material didático “Blocos Lógicos” - 331
Considerações para o professor - 331
ANEXO B
Respostas das situações-problema propostas no Capítulo 5 - 355
1. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 4º Ano Ensino fundamental - 355
2. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 5º ano do ensino fundamental - 367
3. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 6º ano do ensino fundamental - 380
4. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 7º ano do ensino fundamental - 391
5. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 8º ano do ensino fundamental - 408
6. Respostas para as atividades propostas para os alunos do 9º ano do ensino fundamental - 427Informações Técnicas
Nº de páginas: 480 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2018 ISBN: 9788539908974 Encadernação: Brochura Autor: Paulo Jorge Magalhães Teixeira - Informações



