Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Superior: Inovações, propostas e desafios

VITRINE Os TOP de vendas !!

Por: R$ 30,00

Preço a vista: R$ 30,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 30,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Superior: Inovações, propostas e desafios

    Em um ambiente educativo inovador, a educação matemática é constantemente desafiada a se reinventar, deixando de ser uma eficiente ferramenta de demonstração e comprovação de conceitos para se tornar uma poderosa plataforma de indução e de teste de novas ideias e soluções. Nesse sentido, os capítulos deste livro são resultado de trabalhos pautados em observações e experimentações científicas realizadas no âmbito dos cursos de graduação do Centro Universitário FEI de Administração, Ciência da Computação e Engenharia, com o mérito de desenhar um diagnóstico real dos desafios enfrentados na transição da educação básica para a educação superior, de compreender o papel da matemática nas etapas iniciais da educação superior e de avaliar a relação desta com as diferentes áreas de conhecimento, na perspectiva dos mencionados cursos, mas aplicáveis a outros cursos de graduação. O bom sequenciamento e a boa articulação dos assuntos refletem os esforços do departamento de matemática em alinhar os objetivos de seus docentes e potencializar as pesquisas em Educação Matemática em direções estratégicas para a instituição, que tem, sistematicamente, buscado induzir inovações metodológicas em todos os cursos que favoreçam à formação de competências em detrimento a uma educação excessivamente conteudista e que valorizem a autonomia do estudante e sua responsabilidade no processo de aprendizagem.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorElenilton Vieira Godoy

    Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).


    Fábio Gerab

    Mestre em Física Nuclear e doutor em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP); parcialmente desenvolvido na Universidade de Lund, Suécia; e pós-doutor junto ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Professor titular e chefe do Departamento de Matemática do Centro Universitário FEI. Líder do Grupo de
    Educação Matemática e Matemática no Ensino Superior — GEMMES, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
    Informações TécnicasSumário

    Parte I — O Ensino e a Aprendizagem de Matemática na Transição
    Educação Básica/Educação Superior............................................................. 1
    1. A Transição Ensino Médio – Ensino de Engenharia na Perspectiva do
    Aprendizado de Matemática: Um Diagnóstico sob a Ótica do Estudante.................3
    Elenilton Vieira Godoy
    Fábio Gerab
    2. Contribuição da Matemática no Ensino Médio para Despertar o
    Interesse pela Graduação em Engenharia................................................................29
    Custódio Thomaz Kerry Martins
    3. Despertando o Interesse pela Engenharia: O Ensino do Desenho
    Geométrico no Ensino Médio, com a Utilização de Softwares................................55
    Armando Pereira Loreto Junior
    4. As Atitudes e o Desempenho em Cálculo Diferencial e Integral
    de Estudantes de Engenharia ..................................................................................67
    Marcos Antonio Santos de Jesus

    Parte II — Experiências Pedagógicas nas Etapas Inicias da
    Educação Superior ...................................................................................... 87
    5. Geometria Analítica: Proposta de Abordagens com Exploração de
    Registros Semióticos nos Ambientes Papel e Lápis e Computacional ......................89
    Monica Karrer
    Tiago Estrela de Oliveira
    6. A Aprendizagem Significativa no Cálculo Diferencial e Integral: Relato
    de Experiência com a Abordagem de Problemas de Taxa de
    Variação na Formação de Engenheiros.................................................................. 115
    Cláudio Dall'Anese
    Paulo Henrique Trentin

    Parte III — Perspectiva Histórica no Ensino de Matemática .....................147
    7. Inquietações e Possibilidades: Excertos de Experiências no Ensino e na
    Aprendizagem das "Matemáticas" para uma "Educação Matemática"...................149
    Paulo Henrique Trentin
    8. O Curso de Engenharia Operacional da Faculdade de
    Engenharia Industrial (1963–1977) .....................................................................179
    Armando Pereira Loreto Junior

    Parte IV — Conexão entre o Aprendizado de Matemática e as Demais
    Áreas do Conhecimento na Educação Superior Matemática ......................199
    9. Utilização de Métricas Acadêmicas no Aprimoramento
    de Cursos de Graduação........................................................................................201
    Fábio Gerab
    10. Estudo de Caso com Abordagem Integrada de Técnicas de Cálculo
    Numérico em Curvas Tensão-Deformação de um Aço Inoxidável
    Ferrítico e Subsequente Projeto de Conformação Mecânica a
    Frio por Trefilação ..............................................................................................227
    Júlio César Dutra
    Tiago Estrela de Oliveira
    11. Modelagem Matemática Aplicada ao Estudo de Caso .........................................263
    Antonio Carlos Gracias
    Sobre os Autores........................................................................................................297
    Índice........................................................................................................................305

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:320
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Alta Books
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2018
    ISBN:978855080274-9
    Encadernação:Brochura
    Autor:Elenilton Vieira Godoy , Fábio Gerab
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!